domingo, 31 de maio de 2009

Comunidade russa de Braga pede regresso de Alexandra

Diário de Noticias
(31 Maio)

A comunidade russa de Braga manifestou-se, hoje, publicamente a favor da família de acolhimento da Alexandra, a menina russa que a mãe levou para o país, pedindo o seu regresso a Portugal.

Em declarações aos jornalistas, uma das imigrantes presentes, Nadia Yuzinkevyhc, disse que "o melhor que a mãe, Natália Zarubina, podia fazer era entregar, de novo, a menina à família, já que não tem condições para a acolher e lhe dar uma educação decente".

A manifestação, que decorreu na Arcada, no centro da cidade, juntou cerca de uma centena de pessoas de origem russa, ucraniana e portuguesa, com cartazes protestando contra a decisão do Tribunal da Relação de Guimarães de entregar a criança à mãe biológica.

No começo da concentração, um imigrante russo, médico de profissão, fez questão de queimar publicamente o passaporte da Rússia, dizendo "ter vergonha de ser russo" e acusando as autoridades da Rússia de terem contribuído para a provável desgraça futura da criança e de "nada fazerem para a ajudar".

Para Nadia Yuzinkevyhc, que se encontrava ladeada de outras cidadãs russas, a mãe não tem condições para educar a filha: "a casa não tem condições para viver, e a menina não tem cama".
"Eu tenho um café e ela vinha sempre pedir cerveja ou mesmo uma garrafa de brandy, nunca tendo pedido um rebuçado ou uma chiclete para a filha", afirmou.

Continua: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1249790&seccao=Norte

4 comentários:

  1. Peço à Nadia Yuzinkevyhc e outro amigos russos, pois dominam a língua, para interceder por esta causa junto da comunidade/entidades russas e mesmo da mãe Natália. É inaceitavel que a menina, só sabendo falar português, esteja totalmente dependente da mãe biológica, pois os restantes membros não falam pt. Está prestes a entrar para a primária, coitatinha... Por favor LUTEM Sempre. Peço constantemente a Deus e a Jesus por um MILAGRE! Dani

    ResponderEliminar
  2. Cada vez mais indignada com a lentidão do andamento das decisões para regresso da Alexandra....mas o que e isto ????De repente aparece um ser humano com um aspecto do mais descuidado, dizendo que é o pai biologico de Alexandra, que a visitava com frequencia, que assinou para ela ir para a Russia e que ira la de ferias mostrar lhe o mar,durante quatro anos nao houve pais biologicos,nunca se importaram se Alexandra estava doente, triste ou com fome....agora surgem do nada e mostrando se uns super herois....!!!!Mas que novela é esta???? Ainda diz que a menina daqui a três meses estara habituada e feliz,meu Deus que indignação, quando a fizerem esquecer de toda a vida boa que tinha, do amor e carinho....ja se esqueceram dos gritos de desespero de Alexandra que não queria ir....que desumano estão a espera que ela faça 18 anos para regressar????Todas as instituições de apoio a criança a nivel internacional movam se pela Alexandra, cada minuto que passa é história para a vida humana, não deixem que os de Alexandra sejam de esforço e contrariação psicologica.Uma mãe que ama de verdade quer o melhor para os filhos e Natalia e consciente que não tem nada, obriga a filha a pressões, será que a ama????Ou o interesse será na atenção publica e dinheiro facil????

    ResponderEliminar
  3. Não parem a luta pela Alexandra , a minha irmã é portuguesa e o meu cunhado , tiveram uma menina na Venezuela, isto a 21 anos....regressaram todos a 11 anos atras a Portugal e a minha sobrinha tem nacionalidade Venezuelana.Porque a Alexandra NASCIDA EM PORTUGAL NÃO TEM NACIONALIDADE PORTUGUESA?????

    ResponderEliminar
  4. està caindo mascra de algous e algumas portuguesas eu aovi o pai biologico a falar na sic nutiçias e eu estau completamente de acordo com a quilo que ele disse.nos portugueses somos inpostores batemos nos nossos filhos e sabemos isconder.quanto a pequena Alexandra deixena fazer a vida dela normal que ela depressa aprende alingua russa.eu tenho 6 filhos o mais velho tem 20 anos a mais nova 8 anos e todos eles nassserao im portugal e emegrei para este que me acolheu todos eles fassilmente se adapetarao a lingua do pais que nos aculheu melhor do que nos os pais......

    ResponderEliminar