sexta-feira, 29 de maio de 2009

Igreja Ortodoxa discorda do envio de criança para a Rússia

TSF
(29 de Maio)

A Igreja Ortodoxa de Portugal mostrou, esta quinta-feira, repúdio quanto ao envio da Alexandra para a Rússia juntamente com a mãe biológica e considerou injusto o facto de a embaixada russa não facultar vistos aos pais afectivos da menina.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1247040

6 comentários:

  1. Será que a Igreja Ortodoxa de Portugal pode sensibilizar a Ortodoxa Russa (penso que é a confição religiosa mais representativa na Rússia)?

    ResponderEliminar
  2. j.belsky@bbk.ac.uk
    Email do Professor de Psicologia especializado em Estudo de crianças, familias, e problemas sociais que disse não ser impossivel ter Alexandra de volta.
    Houve alguem que pediu o contacto. Eujá enviei email. Não parem de enviar cartas para Presidente Rússia e para Durão barroso.

    ResponderEliminar
  3. Desculpem que vos diga isto, mas tendo em conta que a criança não vai voltar de forma alguma para Portugal e para junto da família de Barcelos, é preciso ponderar bem as opções.
    Não acham que será melhor para a Alexandra que de ora em diante lhe demos todo o apoio possível - e à família russa - para evitar que ela passe por todo este trauma novamente?
    É que por aquilo que estou a ver, toda esta atenção e pressão mediática, é bem capaz de ter o efeito perverso de colocar Natalia sobre um escrutínio excessivo, e à mínima falha, retiram-lhe a Alexandra para a colocar numa instituição. E muito sinceramente, isso é algo que eu não desejo que aconteça. Quero ver a Alexandra feliz e não novamente enredada em teias burocráticas.
    Neste momento creio que prolongar eventuais animosidades e agir com o coração - algo que é inevitável em casos destes - será contra-producente. Não quero dizer com isto que ponhamos esta história de lado e esqueçamos a Alexandra. Nada disso. Vamos, isso sim, ajudar a Alexandra da melhor forma possível. Vamos torná-la feliz na sua nova realidade. Ela tem a cadelinha Lúcia, agora com cãezinhos, ela tem a irmã Valéria, a quem se afeiçoou desde o princípio. Creio que ela pode vir a ser feliz com o passar do tempo.
    Não vamos mais diabolizar a Natalia, esse tempo já passou e isso não produziu efeitos.
    Sugiro que centremos os nossos esforços em algo igualmente válido e importante: evitar que situações como esta voltem a acontecer.
    Aquilo que o Juiz de Guimaraes disse é grave, mas sucede mesmo nos Tribunais de Relação. Os recursos são julgados apenas através de papéis, de documentos, não há testemunhos, não há audições, não há o conhecer as pessoas e ouvir os factos e olhá-las nos olhos e perguntar às crianças com quem elas querem ficar. Isto porque a quantidade de trabalho que um juiz tem de ter para analisar processos é inversamente proporcional à hierarquia dos Tribunais...
    Ser promovido tem que ter as suas benesses, claro.
    Sugiro que se utilizem as assinaturas das Petições para criar um documento, elaborado por alguém idóneo ligado ao meio e que sabe de facto o que está a dizer - não me ocorre alguém mais capaz que o Dr. Luís Villas-Boas, do Refúgio Aboim Ascensão - e o ajudemos neste demanda, para que seja enviada à Assembleia da República, juntamente com as assinaturas, uma proposta concreta para que esta debata, com urgência, alterar e agilizar as leis e os procedimentos relativos à protecção de menores em risco. Para que as crianças sejam de facto protegidas, e o seu superior interesse seja expressamente colocado na lei como sendo algo mais importante que tudo o resto.
    Sugiro também que se crie uma conta em nome da Alexandra, para onde serão canalizadas as verbas obtidas com a conta que entretanto foi criada.

    ResponderEliminar
  4. Como posso enviar uma carta ou email ao Durao Barroso?

    ResponderEliminar
  5. Concordo com Aggio, pq não unimos esforços para dar um pouco de conforto a esta criança, tentar enviar não sei que organismo o q lhe faz falta, e incutir na natalia q não lhe tiramos a filha pq é impossivel, mas queremos ajuda-la a dar um pouco de conforto semelhante ao q tinha aqui. Unidos e bem organizados conseguimos q lhe seja entregue roupa, brinquedos, cama, ..., tudo o q ela precisa, quem sabe se a natalia vir q queremos ajudar ela tem confiança e não afasta a menina, pois só tem a ganhar se a manter proxima dos pais afectivos. Vamos acabar com os conflitos, pensem na ALEXANDRA.
    Deve haver maneira de lhe fazer chegar meios q vão ajudar a menina. Que acham? A igreja Ortodoxa têm mta força na Russia

    ResponderEliminar
  6. roupa e binquedos? e amor? já agora mandem uma clinica de desintóxicação. O PROBLEMA É AQUELA MÃE.

    ResponderEliminar