sexta-feira, 29 de maio de 2009

Menina Russa: UNICEF intervém

Correio da Manhã
(29 Maio)

A delegação russa da UNICEF considera que o caso da menina russa não deve ser resolvido apenas entre a mãe biológica, Natália Zarubina e o casal que a acolheu, João e Florinda Pinheiro e pede a intervenção de técnicos competentes.

De acordo com a UNICEF técnicos competentes da Segurança Social e psicólogos devem intervir neste processo. 'Eles que investiguem e que falem com a menina e aconselhem o que será melhor para ela', revelou a delegação russa da UNICEF.

A UNICEF disse ainda que 'defende sempre os altos direitos das crianças, que devem ser pensados acima de tudo'.

Esta intervenção da UNICEF surge após a cadeia de televisão russa NTV ter transmitido imagens do quotidiano da pequena Alexandra, nas quais se assiste à mãe biológica, Natália Zarubina, bater na filha quando esta chamava pela irmã mais velha, Valéria.

48 comentários:

  1. ha pouco na sic noticias 14:35 deu que o kremlim vai enviar uma delegaçao para resolver a situaçao em que vive a criança, parece que as pressoes internacionais estao a resultar, mas por favor nao se esqueçam de uma coisa, pode ser necessario tambem o apoio aquela "alegada" mae e ela estando bem a ALEXANDRA está melhor

    ResponderEliminar
  2. Ou seja .... o "pouco" que fazemos a enviar constantemente emails ... está a dar resultado!
    É PRECISO DAR CONTINUIDADE .... com moderação nos comentários

    ResponderEliminar
  3. aos poucos estão a dar-nos importância,
    Não podemos desisitir agora!!!

    ResponderEliminar
  4. Ok a Unicef pode ajudar, temos que entrar em contacto com a Marina Igorova que esta a favor que em primeiro lugar esta o interesse da criança! Temos que pedir ajuda a estas pessoas que nos podem ajudar e que parece estarem a concordar que a Alexandra estaria melhor com a familia em Portugal! Agora temos que continuar a lutar e não desistir porque quem sabe o milagre vem se deus quiser!Força para todos A UNICEF também já esta a lutar...Força para todos!!!

    ResponderEliminar
  5. Boas notícias.
    Como disse hoje de manhã, há que sensibilizar os técnicos atrávés dos russos. Neste momento, penso que não devemos dirigirmo-nos directamente aos decisores, sob pena de entenderem estarmos a afectar a sua soberania e melindrar o seu orgulho nacional - Têm que ser russos a sensibilizar os técnicos russos.
    Parabéns a todos os que dominando inglês e estando de corpo e alma no socorro à Alexandra, têm comunicado nos blogues russos.

    ResponderEliminar
  6. Também li essa notícia e já consegui sorrir... existe alguma esperança... estes últimos dias têm sido penosos... muito penosos!!

    Vamos continuar a divulgar e a pressionar!!

    Para quando intervenções públicas das nossas figuras VIP?!

    ResponderEliminar
  7. Miguel Macedo, opine sobre comentário acima - actuar através dos russos, nunca directamente aos decisores, neste momento.
    Definam-se estratégias de sensibilização assertivas e acertivas!

    ResponderEliminar
  8. Amigos,

    Sempre que contactem com entidades internacionais, informem-nas que está a correr uma petição internacional, que já conta com cerca de 17000 assinaturas!!

    ResponderEliminar
  9. Maria
    As nossas figuras públicas só intervêm se existir uma festa do "croquete" de borla e que dê presentinhos ou então que sejam pagas para virem nuas nas revistas.
    Neste momento como se trata de uma questão de solidariedade e como não são pagas para aparecer ficam quietas.
    São uma cambada de cínicos e oportunistas.

    ResponderEliminar
  10. Esta petição não pode ser já utilizada?!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo
    O que eu quero dizer, não é ficarmos à espera que os VIP's contactem, o que eu quero dizer é, falarmos só com os contactos russos que estão do nosso lado mas nunca dirigirmo-nos directamente aos que terão que tomar deciões (ex. chefe da "assistência Social", psicólogo que for lá a casa, etc.)
    Nós directamente não, os russos solidários contactarem esses decisores, sim, sempre!

    ResponderEliminar
  12. Pode, se as entidades consultarem o site já podem ver as assinaturas que existem. Para retirar as assinaturas para o PC e enviar para alguma instituição isso já é outro assunto. Requer o registo premium e eu criei apenas a conta normal.

    ResponderEliminar
  13. ver final do artigo:

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1383724&idCanal=62

    ResponderEliminar
  14. NÃO VAMOS PODEMOS DESISTIR, ACHO QUE JÁ ESTAR A DAR ALGUM RESULTADO, VAMOS CONTINUAR A MANDAR EMEIL. vOU IMPRIMIR A PRIMEIRA PAGINA DA PETIÇÃO E COLOCAR NAS CAIXAS DE CORREIO POR ONDE PASSAR. O QUE ACHAM?

    ResponderEliminar
  15. Boas tardes só para dizer que já tinha posto esta noticia no forum

    ResponderEliminar
  16. Olá a todos.
    Ontém enviei esta mensagem para a unicef em moscovo.
    "Please, help Alexandra Zarubina."
    Por favor enviem todos a mesma mensagem.
    o endereço é "moscow@unicef.org"
    Todos a Braga no domingo.
    Força Alexandra

    ResponderEliminar
  17. Alguém sabe onde o correio da manhã foi buscar essa notícia? é que não a encontro em lado nenhum... é estranho ser exclusiva!

    ResponderEliminar
  18. o lugar da Alexandra é em Portugal no concelho de Braga, cidade de Barcelos, aldeia de Coratos (não sei se é assim que se escreve)! e é por isso que vou continuar a Rezare a fazer o que puder. A Igreja Ortodoxa tem muitopoder na Russia

    ResponderEliminar
  19. Sou da opinião que devemos pressionar a UNICEF na Russia, para que este organismo possa zelar pelos direitos da criança, e para que se possível possam ir ao seu encontro e ouvir o que esta tem para dizer!!
    Não podemos ter medo nem receio pela notícia intimidatória feita pelo MNE da Russia.

    ResponderEliminar
  20. Concordo com a mensagem deixada pelo José Alexandre, e já enviei também um email para a UNICEF da Russia a solicitar que intervenham a favor da Alexandra e se possível que a possam devolver aos seus pais de acolhimento!
    FORÇA BARCELOS, LUTEMOS POR ESTE ANJO QUE MERECE SER FELIZ E SER AMADA!

    Sofia - Algarve

    ResponderEliminar
  21. Olá a todos os membros,

    Será que não era possivel a unicef ou outro organismo ouvir todas as partes. Seria muito bom todos poderem se reunir na russia e falar sobre o assunto calmamente. Cada um com a sua historia, mas principalmente ouvir a Alexandra. Até ao momento nada sabemos dela. só se ouve a mãe a falar e a dizer o que quer. Será que nenhum canal entrevista a criança e pergunta como se sente?
    Seria interessante saber o que é que a Alexandra sente....tamos aqui todos a especular mas o que sentirá ela. como nunca foi ouvida.....

    Alguém já se lembrou disso?

    ResponderEliminar
  22. eu vou escrever essa minha ideia para a Unicef de Moscovo

    alguém quer ajudar no texto?

    tipo....Por favor ouçam a menina e os pais afectivos. Não podem ficar com a versão apenas da mae biologica. Podia-se tb colocar o que os tribunais comentaram....que axam?

    ResponderEliminar
  23. ACHO QUE NOS DEVEMOS ORGANIZAR:
    INSISTIR NESTES 4 PONTOS:

    1 º Enquanto a situação da Alexandra não está definida : reunir ajudas ( roupas, brinquedos, dvds, livros) para que sejam entregues à Alexandra. Precisamos do apoio de alguém português na Rússia porque não o correspondente da RTP que até já foi visitar a menina?

    2º Manter a noticia nos media nacionais e internacionais – continuar petições, movimentos de solidariedade, emails para os vários canais de televisão a pedir que o assunto não fique esquecido. Pressionar a Opprah que pode ser uma excelente ajuda.

    3º Dirigir-mos aos organismos Russos sempre com respeito e espírito de colaboração e solidariedade. Não foi a Rússia que errou fomos nós. E só eles podem ajudar a Alexandra…nos comentários anteriores existe vários mails.

    4º Dirigir cartas e e.mails aos nossos organismos governamentais para que se reveja esta lei a bem das futuras Alexandras e famílias de acolhimento.

    Por favor Senhores do Blog informem no cabeçalho iniciativas.

    ResponderEliminar
  24. para quem pediu o link tá aki http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1383805&idCanal=62

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde.
    Existe no youtube o canal oficial da unicef
    www.youtube.com/user/unicef

    Neste canal tambem é possivel deixar mensagens para expor a situação e, sensibilizar não só a unicef como todos os que diariamente visitam este canal.
    Quero salientar que o canal da unicef no youtube tem milhares de subscritores em todo mundo,e que pode revelar-se muito positivo para a Alexandra.

    ResponderEliminar
  26. uma mensagem que se pode utilizar:

    With respect I ask you to appreciate the little girl situation. Our justice committed an injustice but you can fix it.

    This little girl was raised in our country with a couple that gives her the love that parents give to a daughter …

    She was happy here in Portugal with these parents. Unfortunately, because of a bad Court decision, a little girl was taken from her family to her biological mother without any adaptation period. The images of this separation were terrible she screams she cried…

    This little six years old girl now is suffering. She doesn’t speak Russian she doesn’t know this new family, she loves and miss her Portuguese family. She is scared and afraid.

    I do not know the Russian laws, but I know that you want the best for your children… you also have children you know what they feel what they need… so I beg you to give this little girl support and give her the opportunity to stay with this Portuguese family, she always be Russian and she always be proud of it, she will appreciate your support and return to Russia when she wants. We Portuguese made a big mistake… I hope that you, Russia people, can fix it.

    God Bless you..

    The good for the children is the good for the WORLD and HUMANITY!!!

    ResponderEliminar
  27. Acho que se pode enviar este texto para a UNICEF!
    Só quem não tem coração é que não vai fazer alguma coisa para agir!
    A UNICEF neste caso é muito importante e quem sabe acontece um MILAGRE com a AJUDA DE DEUS para lhes tocar no CORAÇÂO e ouvirem os pedidos desta nossa menina que se Deus quiser ainda vai ver o coração e o sorriso a brilhar assim hajam todos e Força para a Família Pinheiro e para a NOSSA XANINHA. Temos que lutar com a UNICEF!

    ResponderEliminar
  28. Refiro me ao texto que a pessoas antes do meu comentário escreveu!

    ResponderEliminar
  29. Alguém sabe colocar uma fotografia no google earth

    ResponderEliminar
  30. Srs membros deste movimento!!

    Porque não contactar Catarina Furtado?!

    Ela é embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para as crianças!!

    Concerteza poderá ajudar!!

    ResponderEliminar
  31. «o lugar da Alexandra é em Portugal no concelho de Braga, cidade de Barcelos, aldeia de Coratos (não sei se é assim que se escreve)!»

    Não é que a gente leve a mal, mas nada de despromover Braga a concelho lol

    A cidade de Braga é a Capital do Distrito ao qual percence o concelho de Barcelos, onde fica a Freguesia de Encourados.

    Concordo com o envio de emails para a UNICEF, podiam também falar-lhes na petição como argumento para dizer que existem milhares de pessoas preocupadas com a situação!

    ResponderEliminar
  32. eu já enviei a minha e coloquei 2 fotos, uma da alexandra agarrada ao pai e outra a sorrir antes da entrega....estas 2 fotos sensibilizam qualquer ser humano....

    ResponderEliminar
  33. Podem também enviar mensagens para a tenista Maria Sharapova atrvés da sua página na net (mariasharapova.com), pois ela tem uma fundação que ajuda crianças de todo o mundo.
    Podem também enviar para outras figuras públicas bem como desportistas russos.
    Eu já enviei.
    Força Alexandra

    ResponderEliminar
  34. Alguem sabe como contactar a Catarina Furtado?

    ResponderEliminar
  35. E se juntase mos uns quantos email importantes, para onde deviamos enviar a mensagem deixada atras ou outra, na pagina principal do blog e todos nos apelavamos aos nosso contactos de email para enviarem para as respectivas instituições o respectivo email

    ResponderEliminar
  36. A Dra. Manuela Eanes, o Psicólogo Eduardo Sá, também me parecem boas ajudas!!

    Quem tem poder e conhecimento que contacte estas grandes individualidades!!

    ResponderEliminar
  37. Ja enviei a mensagem escrita atras para a unicef e para a sharapova. é para mandar para mais algum email?

    ResponderEliminar
  38. Vejam o que li agora:

    Governo russo alerta para reportagens "provocatórias"
    por LusaOntem


    O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia pediu hoje aos meios de comunicação social russos e portugueses para deixarem em paz a família de Alexandra Zarubina, considerando que nos últimos dias foram divulgadas várias reportagens e artigos de "carácter provocatório".

    "Gostaria de dirigir-me aos jornalistas e órgãos de informação russos para darem a possibilidade à pequena russa, que devido à força das circunstâncias foi privada da possibilidade de contactar com a mãe e outros parentes, de se habituar calmamente ao novo meio e aos parentes novamente adquiridos", declarou Andrei Nesterenko, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Rússia, numa conferência de imprensa em Moscovo.

    Trata-se do destino de uma criança concreta, que não deve ser transformado em mais um reality-show", acrescentou.

    Nesterenko assinalou que "nos últimos tempos, nos órgãos de informação russos e portugueses, foram publicados numerosos artigos sobre o regresso à pátria da cidadã russa Zarubina com a filha Alexandra e alguns deles têm um carácter abertamente provocatório".

    O porta-voz da diplomacia russa não comentou o facto da Embaixada da Rússia em Portugal ter recusado o visto de entrada no país ao casal português que criou a criança e que deveria participar num programa de televisão.

    Andrei Nesterenko afirmou que a segurança social da Rússia está a adoptar todas as medidas necessárias para que os interesses de Alexandra não sejam violados.

    Este senhor, realmente, deve ser um poço de insensibilidade...
    Mandemos ainda mais mails para a Rússia. Já se sentem pressionados de alguma forma. E quanto à comunicação social, por favor, não ide nesta cantiga de alguns politicos russos e continuem a divulgar e a manter vivo este caso.
    Parabéns a todos os meios de comunicação social portugueses e russos que se uniram a nós por esta causa: PELA ALEXANDRA!!!

    ResponderEliminar
  39. Para quem quiser conhecer o "Bondoso" Juiz Gouveia Barros

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=7EDDAFFA-D77F-4B3B-AA8C-EA42A7BE6449&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

    ResponderEliminar
  40. Não vamos desistir, mas sim lutar pela felicidade desta criança. Acabei de enviar um Email a demonstrar a minha revolta e a pedir para salvar a nossa Alexandra para a unicef na russia. MOSCOW@UNICEF.ORG

    ResponderEliminar
  41. http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=46&visual=9&tm=8&t=Autoridades-russas-averiguam-condicoes-em-que-vive-Alexandra.rtp&article=223054


    Reportagem de jornalista português na Rússia sobre a Xana

    ResponderEliminar
  42. Sim, é optimo contactar figuras públias das instituições, do desporto, do intertenimento, Catarina Furtado,(talves falando com a RTP para chegara ela) Igreja Ortodox Portuguesa para contactos com a da Rússia, o jornalista Milharazes enfim insistir e não desistir.

    ResponderEliminar
  43. É necessário insistir e divulgar a petição internacional (esmagadoramente subscrita por russos)actualmente com mais de 20.000 assinaturas

    ResponderEliminar
  44. É lamentável. pelo menos podíamos ser mais solidários com a menina, sobretudo com ela, ninguém pode saber o que vai na sua cabecinha inocente. Isto foi terrível para ela, e com a fatalidade de ser quase irreversíval. Também não se sabe se a manifestação de efectuou ou se foi adiada, não se sabe nada, meu Deus!
    Desde que esta situção aconteceu não mais deixei de pensar na menina, na sua cadelinha. Esperança agora é a mãe se entender com o casal para que haja uma aproximação com ela, por isso devem ser evitados comentários ofensivos à família, é que agora que as coisas estão mais calmas a mãe precisa de ser tratada e vir para Portugal juntamente com a Alaxandra e a Valéria. Quanto a mim é uma pessoa que pode ser muito importante para a menina. Deve-se consistir nesta hipótese. Esperemos meu Deus que isto possa ser a solução para que a Alaxandra volte a sorrir.

    ResponderEliminar
  45. Temos que lutar pela defesa dos direitos desta criança, já que a nossa justiça não protege as nossas crianças! Já enviei uma mensagem para a Presidência da Republica Portuguesa no sentido de o nosso chefe de Estado tentar ajudar a remendar o mal que se está a fazer a esta criança. Penso que uma boa hipótese seria arranjar alguem na Russia que contactasse a mãe da criança e tentasse que a mesma regressa-se a Portugal, em troca de uma vida melhor para aquela gente e assim trazer a nossa menina.

    ResponderEliminar
  46. Só sei meus amigos que lutamos todos pela pequena Alexandra que a queremos de volta. Não deixei de pensar nela um só segundo e lamento que aqueles que se acham com poder de decidir façam sem ter em conta em primeiríssimo lugar que se trata de uma criança que foi abandonada mas reuniu numa família o conjunto de plena felicidade necessária e em segundo entre outras tanta razões o trauma de ir com alguém que nunca demonstrou afecto ou outro sentimento qualquer para o mais longe possível. assim o EX.mo pode daí lavar as mãos.
    Para se fazer justiça e começarmos pelos nossos amores mais pequeninos que deveriam contar com toda a nossa protecção e em nada temos podido opinar, para isso era mudar em primeiro lugar quem ocupa o lugar para decidir como entende e com as piores leis que favorecem a quem compete, isto é ... justiça injusta e a seguir pelos direitos de quem faz o bem e semre pensando no bem star das crianças.
    Já agora:-Uma criança que era e sempre foi bem tratada sem nunca lhe faltar nada e sabendo a linua do país que sempre conheceu não tem opinião? Foi uma vergonha o que fizeram aquela e a outras crianças. Façam justiça TRAGAM A NOSSA PEQUENA ALEXANDRA DE VOLTA!!!

    ResponderEliminar
  47. E preciso não desistir,as entidades responsáveis por favor ajudem esta menina ater um futuro feliz como deseja mos a todas as crianças elas são o que demais belo existe

    ResponderEliminar