sexta-feira, 29 de maio de 2009

"Não perdoo o juiz", garante mãe afectiva

Jornal Noticias
(29 Maio)

A mãe de "acolhimento" de Alexandra não perdoa a decisão do juiz Gouveia de Barros, da Relação de Guimarães, ao tê-la julgado e ao marido, João Pinheiro, "pela aparência" e "sem provas" suficientes.

"Não lhe desculpo. Nunca me viu nem falou comigo e acusou-me de tentar adoptar a Xaninha. Eu nunca o quis! Tenho dois filhos, um neto e uma neta. Na família somos nove irmãos, todos casados e com filhos. A minha mãe tem 83 anos e vários bisnetos. Adopção para quê?", reagiu ontem Florinda, em declarações ao JN.

O casal ainda não entende a "forma inacreditável" como foi caracterizado no acórdão do Tribunal de Guimarães (2008). "Ajudámos a Xana com pena e por termos algo para dar. O juiz tinha que avaliar o olhar, a carícia, a dedicação, em vez de tornar-nos 'maus da fita'. Só quisemos ajudar", lamenta Florinda, agradecendo o "apoio constante de milhares" de portugueses e russos e desculpando-se por não ir à manifestação em Lisboa. Tinha compromissos na TV: "Temos que estar disponíveis para a imprensa, senão a menina estaria esquecida".

Continua: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1247241

17 comentários:

  1. é pena como se verifica que as pessoas já se começam a esquecer da Xaninha.... grandes alaridos no início mas agora....
    enfim...

    ResponderEliminar
  2. Eu quero e vou lutar por ela, digam-me como consigo ter o contacto do professor russo que disse que ela pode ser adoptada pelos pais afectivos?

    ResponderEliminar
  3. Porque não aparecem os outros videos que se vê a menina a ser agredida?

    ResponderEliminar
  4. Sim, estou de acordo com a Catarina, os pais afectivos ou a quem de direito e com experiencia e que fale russo que entre em contacto com esse tal senhor Dr Russo. Eu conmtinuo a apoier a Alexandra, eu também sugiro que os pais afectivos forem a Russia que falem com a mae da Alexandra e que lhes toquem ao coração, ela que venha para Porugal com a menina que nós portugueses ajudamos com dinheiro ou com o que for preciso, só fasta e comunicarem e anunciarem que nós cá estamos para isso. NÂO DEVEMOS DE DESISTIR, HOJE PELA ALEXANDRA E AMANHÃ POR ALGUÉM NOSSO OU ATÉ NÓS. TEMOS QUE IR PARA A LUTA, NÃO DESISTAM DA MENINA, OLHEM PARA AS IMAGENS E FOTOS ANTES E DEPOIS E DE CORTAR O CORAÇÃO, VEJAM AONDE ELA DORME.....

    ResponderEliminar
  5. Eu quero mandar uma carta para esse sr. russo mas não tenho o contacto dele, ajundem-me a tentar falar com ele.

    ResponderEliminar
  6. Alguém falava em enviar DVDs infantis para a menina. Mas pelo que percebi a residência não tem electricidade instalada.
    Fico a pensar nos Invernos, para uma criança que não está habituada...

    ResponderEliminar
  7. EU TAMBÉM ACHO QUE NÃO DEEMOS ESMORECER. LÁ PORQUE DIZEM QUE É IRREVERSÍVEL (ONTEM NO AQUI E AGORA) QUEM SABE SE ESSE TAL DOUTOR RUSSO NÃO TERÁ MAIS CONHECIMENTO DAS LEIS DELES. QUANTO AO CASO DA NATÁLIA VIR OUTRA VEZ PARA CÁ...NÃO ME PARECE. PELOS VISTOS ELA NÃO GOSTA MUITO DE NÓS (OU SERÁ DE TRABALHAR?) AO QUE PARECE O SEF DIZ QUE DIVERSAS VEZES A INCENTIVOU A RELALIZAR-SE ATÉ DEPOIS DE TER A FILHA, E ELA RECUSOU SEMPRE. ACHO QUE COM CALMA O CASAL PINHEIRO DEVE CONTINUAR A TENTAR SABER DA ALEXANDRA, NÃO PRESSIONANDO MUITO, SENÃO O "PASSARINHO" FOGE...

    ResponderEliminar
  8. DESCULPEM NO COMENTÁRIO ANTERIOR COMETI UMA GRALHA...QUERIA DIZER "O SEF INCENTIVOU-A A LEGALIZAR-SE"

    ResponderEliminar
  9. O CASAL DEVE É CONQUISTAR A FAMILIA DA NATALIA
    PARA ELES SEREM MAIS RECEPTIVOS, E IREM AJUDANDO A MENINA PARA ELA NÃO ENTRAR EM DEPRESSÃO E TENTAREM TIRA-LA DAQUELE FORNO,

    ResponderEliminar
  10. E que tal se o casal Pinheiro oferecesse dinheiro à mãe para que esta deixasse vir a menina pelo menos passar férias a Portugal? O que acham?

    ResponderEliminar
  11. E que tal se oferecem dinheiro pela menina??? é o que aquela bêbeda quer.... e assim resolvia-se tudo...

    ResponderEliminar
  12. Catarina
    Fui eu quem divulgou esta informação. Ele é uma pessoa respeitável na Rússia e bom advogado, é o professor Belski, e lecciona na Universidade do Ministério do Interior da Rússia. Ele diz que os pais afectivos da menina podem pretender a adopção caso a mãe seja privada dos direitos maternais e têm hipóteses de conseguir o seu objectivo. A menina viveu com eles, a experiência é positiva. Diz ainda que eles têm possibilidades, não só do ponto de vista jurídico, mas também moral.
    Isto quer dizer alguma coisa, penso que ele está a pedir aos pais afectivos para lutarem pela menina, o problema e não querendo desfazer no trabalho do advogado que actualmente os representa, eles deveriam ter alguém experiente nesta área e que tivesse em conta as palavras deste professor. Afinal não é uma pessoa qualquer na Rússia, ele sabe o que fala. Também não sei até que ponto a familia Pinheiro tem condições monetárias para levar este processo em frente. E alerto também para o seguinte, ao contrário do que se quer fazer crer o caso não está assim tão perdido, isto é uma forma de o nosso governo e o governo russo fazerem as pessoas desistirem, esquecerem. Trata-se de uma questão diplomática, sobretudo para nós. E o alerta diz respeito à UNICEF russa e à Fundação Nacional de Defesa das Crianças da Violência na Rússia, que são organizações de peso naquele país.Pelos vistos consegue-se fazer muito mais do que aquilo que nós pensamos, bastaria é que os Pinheiro tivessem pessoas de "peso", sobretudo advogado que saiba mexer-se para ajudar e que quizesse seguir com o processo...porque devemos lembranos que a Xana, não tem um quarto, não tem casa-de-banho, não existe saneamento naquela aldeia e não tem luz eléctrica, mais parece que vive num país de terceiro mundo.

    Atenciosamente

    ResponderEliminar
  13. Estou em total acordo para se conctactar esse presigiado advogado. Creio que se as pessoas contribuires para conta aberta para a Alexandra os custos serão menores. Creio que a Alexandra merece tudo o que pudermos fazer por ela. Se for necessário outro advogado mais experiente creio que o que está de momento estará com toda a certeza disposto a ajudar. Em tudo o que for necessário estarei disponível e creio que muitas outras pessoas estarão. Se for preciso eu mesmo escreverei a esse Sr. se for necessário

    ResponderEliminar
  14. O bom seria o advogado dos Sr. Pinheiro entrar em contacto com esta senhor porque o meu medo é que se for eu ou A ou B a carta seja ignorada, se o casal Pinheiro não tiver condições finançeiras nós todos ajudamos pela conta da menina, na minha opinião o advogado do casal é um pouco negativo mas posso estar enganada claro. Eu estou mesmo empenhada em lutar por esta menina foi isso que ela pediu para nós lutar-mos por ela. Eu preciso apenas do contacto do Sr. Belski de certo que este sr. não é apenas professor, é humano, talvez pai e com coração e de certeza que nos vai ajudar se todos nós juntamente com o adogado da familia pinheiro o contactar-mos. POR FAVOR os administradores deste blog vão estar este fim de semana com a familia pinheiro e com o advogado certo? Por favor falem disto ao advogado por favor.

    ResponderEliminar
  15. Catarina
    Como disse ele é professor e advogado na Universidade do Ministério Interior da Rússia, é fazer uma pesquisa na Internet. Terá concerteza a morada.
    Continua a lutar,quanto ao escreveres talvez não seja má ideia tenta senssibilizá-lo ainda mais para esta questão. Nunca te esqueças, o não está sempre garantido o sim luta-se por ele.
    obrigada

    ResponderEliminar
  16. Miguel Macedo,

    Fale por favor com o Casal Pinheiro e com o Advogado para verificarem esta questão de contactar com o Professor Belsky...
    Digam-nos qq coisa

    ResponderEliminar
  17. não consigo percerb isto também... nunca a quis adoptar??
    então???
    não compreendo...
    ou sim ou sopas....
    ou ficam com a menina definitivamente....
    ou não ficam....
    o que pretendiam então??

    ResponderEliminar