sexta-feira, 29 de maio de 2009

Políticos e artistas russos divididos sobre futuro de Alexandra

TSF
(29 Maio)

A imprensa russa está a dar atenção ao caso Alexandra, com políticos e artistas a mostrarem-se divididos sobre o futuro da criança retirada à família de acolhimento portuguesa e entregue à mãe biológica.

O diário Komsomolskaia Pravda pediu a opinião de conhecidos políticos e artistas russos e obteve respostas diferentes à pergunta «Deve-se devolver as crianças aos pais desequilibrados?», tendo em conta o caso de Alexandra.

«Se se falar das condições de vida, então todos temos de nos mudar da Rússia para outro lugar», começou por responder Vladimir Soloviov, conhecido jornalista da rádio e televisão.
«Considero que a criança deve estar com a mãe, se ela não for alcoólica ou toxicodependente. O principal é o amor para com a filha, pois o aspecto material não é o principal nesta vida», acrescentou.

A consagrada artista Irina Smolina é peremptória: «Receio que, nesta situação, já não haja nada a fazer. Uma infância infeliz espera a criança na província».
«É preciso devolver a criança à família de acolhimento. Quatro anos de separação é muito tempo: a mãe jamais recuperará o tempo perdido», defendeu, por sua vez, Tatiana Ivanovskaia, mãe de dois filhos biológicos e 10 adoptivos.
«Para a menina, ela é uma tia estranha, que se tenta apresentar como mãe. Um trauma psicológico demasiadamente grande», disse.
«Os pequenos fragmentos da nova vida de Sandra mostrados pela televisão aterrorizam. A família bebe às claras. A casa está desarrumada. De um quarto de criança com papel de parede cor-de-rosa e Barbie, a Sandra foi transferida para cima de um forno: o colchão não tem lençol e a cortina está pendurada num fio metálico», escreve a jornalista Iúlia Kalinina.

«Mas o pior é que ela trouxe de Portugal a sua querida amiga: a cadela Lúcia. Pois é, esse maravilhoso animal, um labrador ruivo, que talvez antes dormia na cama da menina, foi preso a uma corrente...É o mesmo que prender um anjo a uma corrente», continua a jornalista.

«Sandra habituar-se-á de qualquer forma à nova família. Aprenderá a comer sopa, a dizer palavrões e a fazer as necessidades numa retrete de tábuas, tapando o nariz com os dedos. Depois começará a beber com a mãe para fazer companhia. Nada de horrível, pois, na Rússia, milhões de crianças vivem com os pais alcoólicos, levam murros e dormem em tarimbas. Mas crescem russos, nossos, e não uns portugueses quaisquer», sublinha.

Depois de constatar que é impossível salvar a menina porque a lei está do lado da mãe, a jornalista apela para a recolha de assinaturas para, pelo menos, salvar a cadela Lúcia.
«Mais fácil ainda será falar da Lúcia a Putin. Ele também tem um labrador. Ele sabe que esses cães não podem estar presos», ironiza a jornalista, concluindo de forma cáustica: «Claro que ele (Putin) não irá ajudar Sandra a regressar a Portugal porque é patriota, mas penso que conseguirá libertar Lúcia. Por isso, só nele depositamos todas as esperanças».

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1247656

15 comentários:

  1. VIRAM.TEMOS QUE CONTINUAR A TER FORÇAS.VAMOS FAZER BARULHO,QUE NA RUSSIA CONTINUEM A FAZER PRESSÃO E A NOSSA XANINHA AINDA IRÁ VOLTAR.VAMOS TER FÉ.

    ResponderEliminar
  2. Mãe afetiva, continue a lutar porque todos nós vamos ajudar para que tudo se resolva pelo melhor e a Xaninha vai voltar,....esse juís não deve ser pai ou se o é não tem sentimentos....nunca pensei chegarmos a uma situação destas...........FORÇA.........

    ResponderEliminar
  3. e a continua a jornalista Iúlia Kalinina…

    «Sandra habituar-se-á de qualquer forma à nova família. Aprenderá a comer sopa, a dizer palavrões e a fazer as necessidades numa retrete de tábuas, tapando o nariz com os dedos. Depois começará a beber com a mãe para fazer companhia. Nada de horrível, pois, na Rússia, milhões de crianças vivem com os pais alcoólicos, levam murros e dormem em tarimbas. Mas crescem russos, nossos, e não uns portugueses quaisquer», sublinha.
    Depois de constatar que é impossível salvar a menina porque a lei está do lado da mãe, a jornalista apela para a recolha de assinaturas para, pelo menos, salvar a cadela Lúcia.
    «Mais fácil ainda será falar da Lúcia a Putin. Ele também tem um labrador. Ele sabe que esses cães não podem estar presos», ironiza a jornalista, concluindo de forma cáustica: «Claro que ele (Putin) não irá ajudar Sandra a regressar a Portugal porque é patriota, mas penso que conseguirá libertar Lúcia. Por isso, só nele depositamos todas as esperanças»."

    Agora visitem http://www.correiomanha.pt e fikem de boca aberta com a arrogancia dakele juíz que se achou no direito de EXPULSAR a Alexandra de Portugal. Ele tem noção que tomou uma deci~sao irreversível!
    TEM LÁ A FOTO DELE, tirem as v/ conclusões apenas pela expressão dakela coisa k nem dá para descrever +
    Sr. Dr. juíz tenha vergonha na p... da cara e deixe as nossas crianças entregues nas mãos de pessoas (juízes) k têm sentimentos e kerem o melhor para delas.

    TEMOS K CONTINUAR A NOSSA LUTA. ATÉ OS JORNALISTAS RUSSOS SABEM K A MENINA ESTÁ A SOFRER NO SEIO DAKELA FAMÍLIA.
    COMO É POSSÍVEL OS PORTUGUESES SENTIREM O CHORO DAKELA CRIANÇA, A FALTA DE CARINHO K ELA TEM, A AGONIA DE "FALAR" APENAS COM UMA CADELA, BASTA VAMOS BÚSCA-LA...
    VEJAM NOVAMENTE AS IMAGENS TODAS DA XANINHA E REVOLTEM-SE!!!!!!!!!!!!!!

    Isto não e um incentivo à violencia, nem estou contra a Rússia só não podemos continuar de braços cruzados. Quantas "chapadas" tem levado a menina "por ser mal educada e não entender russo"?
    Passo os dias agarrada a este blog na ansia de ler " A Alexandra está de volta... Conseguimos mexer com os sentimentos do presidente russo através dos vários apelos que fizemos. A união fez a força"

    Obs.: Alexa, não podemos baixar os braços. Juntas vamos cseguir...

    ResponderEliminar
  4. No dia 31 de Maio em Belém vai haver um movimento pelos direitos das crianças, e , seria a meu ver uma boa oportunidade para falarmos deste caso e demonstrarmos a nossa revolta.
    O que acham?

    ResponderEliminar
  5. GOSTAVA DE DAR UMA IDEIA: É PRECISO DINHEIRO, MAS É UMA HIPOTESE: A RUSSIA NÃO ASSINOU A CONVENÇÃO DE HAIA, A NIVEL JURIDICO HÁ POUCO A FAZER MAS UM CASAL RUSSO(DE PREFERENCIA DA ZONA DE BRAGA) PODE ADOPTAR A CRIANÇA, CERTO? E PORQUE NÃO UM CASAL RUSSO IMIGRANTE AQUI EM PORTUGAL? DE PREFERENCIA COM DUPLA NACIONALIDADE.PRIMEIRO TRAZEMO-LA PARA PORTUGAL DE FORMA LEGAL E DEPOIS VE-SE PENSEM NISTO....

    ResponderEliminar
  6. Pois é, no dia 31 vai haver em Belém esse tal movimento, não há qualquer problema em aparecermos lá e lembrarmos determinado caso, tanto pode ser da Alexandra, como da Joana, da Vanessa etc.
    Mas, segundo vi no chat, há pessoal demasiado orgulhoso para aparecer num movimento que não é por nós organizado e que não tem directamente a ver "só" com a Alexandra.
    Além de orgulhosos são hipócritas e egoistas pois, sim muito bem, devemos centrar-nos na Alexandra, mas desde quando isso implica ignorarmos as outras crianças em geral?
    Já se esqueceram da Vanessa que foi morta pela familia biologica depois de ter voltado da familia de acolhimento???
    Esqueceram-se das centenas de casos iguais aos da Alexandra que há por este país fora????
    Querem dar nas vistas com isto, querem organizar manifestõezecas e vigilias por "conta propria" para se sentirem GRANDES e falarem para os Jornais!?.
    Se pensassem na Alexandra em 1º lugar não estava preocupadas com pormenores insignificantes.

    Hipocrisia, cinismo e falta de sensibilidade.
    Há gente que definitivamente não tem jeito para ser solidário. Esqueçam, a solidariedade fingida não vos vai levar a lado nenhum. Arranjem outra forma de dar nas vistas.

    ResponderEliminar
  7. Susana, acho que é uma excelente ideia, mas primeiro a menina teria que ser retirada à mãe biológica e isso, penso eu, só poderá ser feito se se comprovar que ela é efectivamente alcoólica e que n tem condições para a criar.

    ResponderEliminar
  8. Já se soube mais alguma coisa da Alexandra?
    Em Braga não há aquela Sra russa, que conhecia a estreloucada da natália? Será que ela não nos poderia ajudar?
    A ideia da Susana não era má.
    Não deixemos de lutar, não deios que caia em esquecimento. Força SR. João e D. Florinda

    ResponderEliminar
  9. já não sei o que dizer disto tudo...
    apenas me apetece chorar... de tristeza e de raiva...

    ResponderEliminar
  10. MAS NÃO PARECE QUE SEJA MUITO DIFICIL PROVAR QUE A CRIANÇA ESTARIA MELHOR NUMA FAMILIA RUSSA EM PORTUGAL E QUE PUSESSE TER CONTACTO COM A MAE E PAI DE ACOLHIMENTO.AS AUTORIDADES RUSSAS NÃO PODEM FICAR MAL NESTE CASO POR ISSO TEM QUE SER BEM ESTUDADO A FORMA COMO SE FAZ.TEMOS QUE DAR A IDEIA QUE SÓ ESTAMOS A PROTEGER A CRIANÇA, NÃO POR ELES NÃO SEREM CAPAZES, CERTO? TEMOS QUE RECORRER A JUSTIÇA RUSSA, PORQUE EM PORTUGAL NÃO HÁ NADA A FAZER JURIDICAMENTE. SE A MENINA FOSSE ADOPTADA POR UMA FAMILIA RUSSA COM DUPLA NACIONALIDADE PODIA PEDIR PARA ELA(SEI DO QUE FALO)E DEPOIS DE ELA SER PORTUGUESA É OUTRA COISA.

    ResponderEliminar
  11. Avaliando com sensatez este caso chego a conclusão no momento que o que podemos fazer é:

    1 º Enquanto a situação da Alexandra não está definida : reunir ajudas ( roupas quentes, calçado, brinquedos, dvds, livros) para que sejam entregues à Alexandra. Precisamos do apoio de alguém português na Rússia porque não o correspondente da RTP que até já foi visitar a menina?

    2º Manter a noticia nos media – continuar petições, movimentos de solidariedade, emails para os canais de televisão a pedir que o assunto não fique esquecido. Pressionar a Opprah que pode ser uma excelente ajuda.

    3º Dirigir-mos aos organismos Russos sempre com respeito e espírito de colaboração e solidariedade. Não foi a Rússia que errou fomos nós. E só eles podem ajudar a Alexandra…

    4º Dirigir cartas e e.mails aos nossos organismos governamentais para que se reveja esta lei a bem das futuras Alexandras e famílias de acolhimento.

    ResponderEliminar
  12. ESTA CAUSA ESTÁ A GANHAR TERRENO!! VEJAM ESTA REPORTAGEM NA SIC!

    http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pais/alexandra.htm

    FORÇA FAMÍLIA DO CORAÇÃO!!

    ResponderEliminar
  13. http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=E7FC7165-C0B4-47F1-9037-CDAFD24707E4

    Já viram a noticia da unicef.....Há esperança! A unicef está do lado dos pais de acolhimento....o que é muito bom...PUBLIQUEM POR FAVOR ESTA NOTICIA..é uma excelente noticia

    ResponderEliminar
  14. Já publiquei uma imagem com o link da petição internacional no meu blogue, mandei para as minhas mailing lists.

    Dêem uma saltada lá, para verem... A idéia é que passem a cada blogue amigo, para ele ter uma foto da alexandra no colo do PAI e com um link que direcciona para a petição internacional.

    Não vamos deixar isto morrer!

    ResponderEliminar
  15. LEMBREM-SE SEMPRE: A XANINHA É PORTUGUESA!! NÃO É RUSSA E NUNCA O SERÁ, NÃO NOS PODEMOS CALAR, NÃO PODEMOS DEIXAR ESQUECER, ELA É UMA CIDADÃ, CRIANÇA PORTUGUESA QUE FOI EXPULSA E ESTÁ AO ABANDONO, SUJEITA A MAUS TRATOS, PROVEM OS MAUS TRATAOS E MÁS CONDIÇÕES DE VIDA... OS PADRINHOS DELA PODEM PEDIR GUARDA/CUSTÓDIA DELA...

    ResponderEliminar