quarta-feira, 10 de junho de 2009

Barcelos admite apoio a Alexandra

A Câmara de Barcelos "oferece" tecto e parte da renda a Natália e Alexandra. Aceita ainda negociar o local, desde que enquadrado nos apoios sociais do regulamento municipal. Rejeita, portanto, tratamento de excepção.

A Câmara de Barcelos compromete-se a arranjar alojamento a Natália Zerubina e à filha Alexandra caso ambas regressem da Rússia para Portugal. Não está escolhida a casa, a freguesia ou sequer o valor monetário da ajuda, mas vai enquadrar-se nos apoios sociais previstos no regulamento municipal. Se for uma casa a custos controlados, há várias opções no concelho, desde a área urbana à rural ou, claro, perto da aldeia de Encourados, onde Alexandra viveu quatro anos a cargo de uma família idónea, Florinda e João Pinheiro.

"Ajudamos mensalmente 600 famílias carenciadas e no pagamento de rendas, inclusive a estrangeiros que cá vivem, temos uma política de ajuda às populações e aberta. A nossa colaboração para elas [Natália e Alexandra] insere-se neste âmbito", disse ontem ao JN o presidente da autarquia do galo. Fernando Reis frisou que neste caso "não haverá qualquer excepção, privilégio ou medida excepcional" eventualmente derivados do seu mediatismo internacional.

O responsável explicou que foi contactado para o efeito pelo homólogo da Câmara do Porto, Rui Rio, também ele social-democrata. "Falou-me da existência de um movimento formado por associações e empresas que tem o objectivo de criar condições que aliciem a senhora e a menina [Natália e Alexandra] a virem para Portugal. Pediu a colaboração da Câmara de Barcelos no alojamento e eu disse que sim", contextualizou.

Reis acentuou que "cada caso é um caso" e, portanto, "é uma questão de conversar e analisar" a situação da mãe e da filha russas. "Queremos colaborar, estamos disponíveis para isso. Mas não pode, nem deve, haver excepções ao regulamento municipal, não aceitaremos pressões nesse sentido".


Jornal de Notícias - 10 de Junho de 2009

58 comentários:

  1. Muito Boas noticias,
    Agora vamos esperar que as aceitem!~

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a recusa de um tratamento de excepção. Ajudas sim, mas não a qualquer preço.

    ResponderEliminar
  3. Este caso alterou completamente o meu dia a dia; Ainda hoje sofro com esta história e não consigo entender como é que isto foi possível. Como é que usurparam a vida de uma menina inocente, privando-a de tudo aquilo a que ela estava habituada e agiram contra a sua própria vontade e bem estar? Como é que se decide assim, em cima do joelho, o futuro de uma VIDA?
    Estou esperançada que tudo mude mas a meu ver não sei se a Natália aceitará as propostas (que a mim nada me incomodam, ao contrário de muitos egoístas que só lhes toca à parte deles), pois isso implicaria um mudar de vida radical: Natália teria de ser uma mãe responsável, dedicada e digna sob a mira de de todos, teria de provar que realmente a menina foi bem entregue. Não me parece que ela esteja à altura desse desafio. Tomara que eu esteja enganada.
    I.

    ResponderEliminar
  4. Finalmente algum político faz alguma coisa.

    ResponderEliminar
  5. Espero que esta situação tenha um final feliz. Mas eu creio que no meio disso tudo o dificil é convencer a Natália a ter que trabalhar.
    Creio que por isso é que ela talvés não virá.

    ResponderEliminar
  6. Como disse o anónimo das 14:14, este caso também modificou os meus dias. Na realidade, acho que o caso da Alexandra foi a gota d'água para nós cidadãos que há tempos ouvimos sentenças surreais deste tipo pelo país, fora aqueles que não são conhecidos. Eu trabalho com algumas crianças retiradas das famílias e cada uma delas têm uma grande história para contar... Mas definitivamente não há uma protecção coerente por parte dos que decidem, há uma burocratização dos seres envolvidos... Os juízes nem dizem o nome das crianças e sim o nº do processo!
    Em relação a querida Alexandra, fiquei triste ao ler que a Natália disse que se querem ajudar mesmo, pq não faziam isso na Rússia ao invés de ser em Portugal... Ou seja, as pessoas que se prestaram a ajudar comprariam a casa lá, montariam o negócio lá... Ela até diz que ia sair mais barato!!!!
    Espero que tenha sido boato... Mas hoje estou desanimada, triste e inconformada com os poderes deste país...
    Desculpem o "baixo astral" meus amigos.

    ResponderEliminar
  7. Pois, o problema deve ser precisamente esse, aquilo não deve ser criatura de gostar de trabalhar.
    Penso que todos nós nos sentimos um pouco responsáveis pelo o que aconteceu à Alexandra, uma vez que foi um Juiz Português que colocou a menina nesta situação, e todos nós gostaríamos de fazer algo para reverter essa situação, a maioria de nós pouco ou nada pode fazer, mas é de louvar que pessoas que têm meios e poder os usem para tentar remediar esta "cagada", claro que estas pessoas são criticadas caso façam alguma coisa ou caso não façam nada, isso já se sabe. Confesso que também me causa algum desconforto que se dê tudo de mão beijada à Natália, e ela vai fazer-se cara, por outro lado causa-me ainda mais desconforto tudo o que aconteceu a esta criança, e se a única maneira de favorecer a criança for através do favorecimento da mãe pois que seja, depois logo se vê. Ainda bem que há gente disposta a ajudar.

    ResponderEliminar
  8. Mais do que isto é praticamente impossível, aliás, muitos Portugueses gostariam de poder contar c/ este tipo de ajudas, resta-nos aguardar que a Natália possa aceitar esta oferta FANTÁSTICA..

    ResponderEliminar
  9. Hoje tive a ver a grande entrevista da RTP1 da jornalista Judite de Sousa com a Família Pinheiro (ainda não tinha tido a oportunidade de a ver), e realmente todo o apreço, carinho e admiração que já tinha por esta família é de novo reforçado. Estamos perante uma família atenciosa, altruísta (que deu amor a uma criança negligenciada, esquecida pela própria mãe), sem querer nada em troca e que acaba por sofrer com os erros de uma justiça alheia e cobarde.
    Qual será o futuro desta criança Sr Dr Juiz?

    ResponderEliminar
  10. " A justiça nada mais é do que a conveniência do mais forte " - Platão

    ResponderEliminar
  11. Esperemos que alguém consiga resolver, esperemos que a Natália ande vigiada, esperemos que esta criança não tenha que sofrer mais.
    Quanto à Justiça, nem faço comentários

    ResponderEliminar
  12. Boa citação anónimo 15:25

    Está na net o programa que a anónima 15:16 disse ter visto?

    Já agora... Porque vocês não postam com os vossos nomes? Era mais fácil na hora de nos comunicarmos.

    Abços

    ResponderEliminar
  13. Aqui vai o link da entrevista:

    http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/grande_entrevista/?k=1-parte-do-Grande-Entrevista-de-2009-05-28.rtp&post=1824

    :))

    ResponderEliminar
  14. D. Ana, conforme já aqui mencionei e sobre o que a senhora disse «é de louvar que pessoas que têm meios e poder os usem para tentar remediar esta "cagada", claro que estas pessoas são criticadas caso façam alguma coisa ou caso não façam nada, isso já se sabe», o problema deste País é que tem dido, ao longo de 35 anos, uma classe política corrupta, mentirosa, incompetente, que se tem governado e deixado o País e o Povo ao abandono e carregando nos mais desfavorecidos que os vão alimentando quando passam às reformas e indemnizações bilionárias por meia dúzia de meses de profícuo "trabalho" a Bem da Nação! É por isso que existem pessoas como eu que jamais vão acreditar nesta cambada quando algo surja de humanitário da parte deles. Não fui eu que criei esta "desconfiança" mas eles próprios com a sua actuação ao longo dos anos. Até admito que o sr. Rio tenha tido uns laivos de solidariedade, como ser humano que é, que aquilo que está a fazer é isento de qualquer oportunismo político, mas o certo e por tudo o que atrás disse, é que também poderei entender esse altruísmo no sentido contrário. Quanto à mãe da Alexandra - e já aqui foi dito o mesmo -, pertence á quela classe de gente que não gosta de trabalhar, de fazer sacrifícios, pretendendo a via mais fácil e estas ofertas todas (casa, café, viagens, etc.) seriam recebidas de braços abertos por compatriotas seus (russos) que andam em Portugal a vergar a mola para sobreviverem. Não fosse a menina e todo o processo que gira à volta dessa decisão execrável do magistrado que a exilou para a Rússia, nem sequer me dava ao trabalho de ligar a este caso. Quanto à família Pinheiro, que Deus os abençoe pela sua vontade de ajudar e pelo seu altruismo.

    ResponderEliminar
  15. Apesar da alexandra precisar de bens materiais,o que ela deve estar a precisar mesmo é de colo,amor,carinho dos pais que sempre a acolheram,isso nenhum de nós pode dar muito menos a natália que nunca lho soube dar.
    Ela quer as mesmas ofetas lá, mas não resolve o problema do afecto e o trauma de não estar no país que para ela é o dela.
    RAQUEL

    ResponderEliminar
  16. Açores ilha do Pico, como já disse sigo este assunto diáriamente e gostaria de saber se a UNICEF que «defende os altos direitos da criança» continua a intervir neste caso, e o Sr. NIKOLAI SVANIDZE, membro da Camara Social, orgão que aconselha o Presidente russo, que disse « se a mãe tratar mal a Alexandra, a menina deve ser entregue aos pais Portugueses», será que está a haver contactos com este Sr. para que isso seja feito, é porque era o melhor para a Alexandra, porque a Natalia não se sabe o que vai na cabeça dela, vamos sempre tentar por outras vias.Se alguem souber algo informe por favor.

    ResponderEliminar
  17. Continuemos nesta luta com todo o optismo do início. Bem hajam todos os que se preocupam e querem ajudar.
    Guimarães.

    ResponderEliminar
  18. Sim, vamos continuar a lutar e a acreditar que a vida da Xaninha vai melhorar, de preferência cá em Portugal.
    Estou ansiosa para saber novidades da menina!

    :)))

    ResponderEliminar
  19. Notícia da TVI:
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/tvi24-sociedade-alexandra-crianca-russia-televisao/1069221-4555.html

    ...

    ResponderEliminar
  20. Gostaria de saber se a familia Pinheiro irá ficar estes 15 dias sem falar com a Xaninha. Concordo com a Raquel, só quem é pai ou mãe sabe a falta que faz e quantos mimos e carinhos os nossos filhos requerem de nós e que nós damos com muito amor e será o que nesta altura falta à nossa xaninha. Nós estamos com ela sempre no coração.

    Solange

    ResponderEliminar
  21. http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/tvi24-sociedade-alexandra-crianca-russia-televisao/1069221-4555.html
    Maria . Guimarães

    ResponderEliminar
  22. Tenho resado todos os dias pela xaninha,espero que nunca desistam dela.Só espero que a familia Pinheiro tenha força para lutar pela xaninha,pois um filho vale tudo mesmo que seja só filho do coração.

    ResponderEliminar
  23. http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/tvi24-sociedade-alexandra-crianca-russia-televisao/1069221-4071.html

    Natália Zarubina, a mãe de Alexandra, a menina russa retirada à família de acolhimento de Barcelos, queixa-se de ter sido enganada pela estação russa que a convidou a participar num programa e que posteriormente a filmou a beber conhaque que lhe havia oferecido.

    A família de Natália Zarubina participou no programa da televisão russa «Que falem!», gravado na semana passada. A mãe de Alexandra mostrou-se indignada por ter sido filmada «a beber conhaque» e terem exibido as imagens, refere a Lusa.

    «Um dos convidados do programa gritou que eu sou alcoólica!», revela Natália Zarubina acerca da reacção de um dos convidados quando viu as imagens.

    «Fui enganada e apresentaram-me como alcoólica», lamenta.

    «Quando vieram ter comigo para me convencerem a participar no programa pediram para beber conhaque com eles, que tinham trazido consigo», acrescenta Natália, a quem o Tribunal de Guimarães entregou a filha de seis anos. A mãe de Alexandra revela ter sido enganada e tudo ter sido encenado de propósito.

    Natália Zarubina afirma ainda que está «muito zangada» com o casal que acolheu Alexandra. «Se Florinda e o marido tivessem devolvido a menina sem todos os julgamentos, manteria relações com eles», revela.

    A mãe de Alexandra promete contar-lhe a história do seu regresso à Rússia quando a menina for mais crescida. Natália reafirmou que não vai voltar a Portugal.

    «Vou organizar a minha vida aqui, dentro de pouco tempo vou inscrever-me num centro de emprego, a minha filha vai para o infantário. Quero que, no futuro, as minhas filhas terminem a universidade e possam encontrar um emprego normal, e não lavar o chão de alguém», remata.

    ResponderEliminar
  24. Sr. Fandral hoje foi publicado no jornal Expresso 1 comentario de Inês Pedrosa que seria interessante colocar neste blog.acho que espelha bem o que os Portugueses de bem sentem com tudo
    isto.
    havera imagens do programa russo?

    ResponderEliminar
  25. Procurem (OS DIREITOS DE ALEXANDRA-EXPRESSO.PT)

    ResponderEliminar
  26. Acabo de ler artigo do Expresso! Espetacular! Não tinha pensado no Tribunal Europeu dos Direitos da Criança! Será que não é possível recorrer a esse Tribunal?? Se não for,Deus queira que a Natália aceite! estou mt preocupada com a Xaninha. Continuo a rezar por ela. Bem haja a todos os que defendem esta causa!
    Pombal

    ResponderEliminar
  27. Anónimo das 21:15

    Essa opção é execuível, mas sem resultados práticos, porque a menina envontra-se em território russo, fora da jurisdição da União Europeia. Essa possibilidade já foi discutida.
    Mas MUITO OBRIGADO pela ideia.

    ResponderEliminar
  28. Eu não acredito que a Natália volte!
    Ela realça bem que não quer voltar e as razões!
    Afinal ela só vê as coisas do lado dela.
    Tem medo e ressentimento porque o casal Pinheiro falou mal dela e não lhe entregou a filha sem recorrer à justiça. Afinal, que garantias tem ela que se voltar para cá não voltam a mete-la em tribunais por causa da miuda?
    Primeiro insultaram-na, pintaram-na de alcoolica, prostituta, má mãe, e agora chegam e oferecem-lhe essas coisas todas???
    E porque só agora? Porque não lhe ofereceram essas ofertas quando ela estava cá? Quando ela disse que queria ir embora?
    Porque não confiaram nela. E agora já confiam? Depois de a terem pontapeado a torto e a direito, vão todos meiguinhos pedir que volte e dar-lhe essas regalias todas, e querem que ela aceite! Claro que a mulher não é burra! Ela vinha para cá e continuava a ser enxovalhada... É logico que é isso que ela pensa.

    Eu acredito que todas as intenções do casal Pinheiro sejam boas no sentido do bem estar da menina, não é isso que está em causa, mas deviam ter pensado nisto antes e não só agora.

    Eu não acredito que ela volte, não acredito mesmo.
    E se ela não voltar, se o casal Pinheiro gostar mesmo da menina e quiser ajuda-la, vai enviar ajuda para lá. Não gosto dessa estratégia de ajudar cá, mas lá não, afinal estão a pensar na criança ou estão a entrar num joguinho???
    Se realmente querem o bem estar da menina enviam ajuda para lá sim.

    Se ela não voltar, não voltou, aceitem. Toda a gente tem direito a uma 2 oportunidade e a recomeçar. Acredito que a menina não vá ter tudo o que tinha aqui, mas vai acabar por se habituar, vai para o infantário, vai conviver com outras crianças, além do mais tem a irmã mais velha que a vai proteger e acredito vá ser um grande pilar para ela, aliás, olho para a Valéria e vejo uma miuda adolescente perfeitamente normal, não acho que seja infeliz ou mal tratada, tem amigas, estuda. As crianças adaptam-se bem.

    E digo isto acreditando que a Natalia possa ser uma boa mãe dentro das suas possibilidades.

    ResponderEliminar
  29. Ema, desculpe mas está muito mal esclarecida sobre este assunto! Tente informar-se melhor e talvez, depois, mude a sua opinião.

    ResponderEliminar
  30. Tanto quanto eu saiba, a família Pinheiro ofereceu ajuda quando ela resolveu ir embora, ela nunca aceitou.
    É claro que esse movimento todo é pela Alexandra, tendo como ponte a mãe.
    Se fosse comigo eu mexia mundos e fundos também... Você não?

    ResponderEliminar
  31. A Natalia nao é,nem nunca sera boa mae,se o fosse pensaria sempre em primeiro lugar nas filhas.Deixava-s de orgulhos ,aceitava as propostas k estao a ser-lh feitas,para poder dar um futuro as filhas.Ela tambem sabe k se for uma boa mae,jamais alguem lhe tirarà a xaninha,talvez por isso tenha medo de voltar a Portugal?!!Na Russia nao terà tanto control....so espero k isto se resolva o mais rapido possivel para o bem da princesa,ela merece ter o sorriso verdadeiro novamente...Força familia Pinheiro ISABEL LUXEMBURGO

    ResponderEliminar
  32. Ok, eles ofereceram ajuda à Natália quando ela estava cá, mas ela não aceitou, e agora está lá vai aceitar? Continuo a não acreditar!!!

    Acho graça também quando dizem que a Natália não presta nem será boa mãe nunca, então que raio esperam dela? Se ela vier pra cá a filha CONTINUA COM ELA!
    Ou confiam nela para mudar, ou não confiam!
    Quer dizer, se ela voltar para cá, muito bem, confiam nela, vai ser uma óptima mãe, vai ter uma casa, um emprego... Agora se ela ficar lá,a lutar por uma vida melhor, por um emprego, por uma casa melhor, isso já não acreditam.
    Esperam que a mulher volte para cá para a poderem controlar e ao minimo deslize metem-na logo em tribunal para lhe tirarem a miuda?
    Sim eu sei que querem que a Alexandra volte para estar perto dos Pinheiro, que sempre conheceu como familia.
    A questão é que a Natália não quer e nesse caso acho que deviam continuar a confiar nela e a acreditar que ela quer melhorar a sua vida lá e oferecerem-lhe ajuda.. Se ela usar o dinheiro para se embebedar, inverte a situação e quem perde é ela, porque como já disseram alguns entendidos, se ela se revelar má mãe lá, tiram-lhe a filha e até houve quem afirmasse que volta para cá para os pais afectivos.

    ResponderEliminar
  33. Acabei de enviar um pedido de intervenção para o Tribunal Europeu dos Direitos da Criança.

    Não sei o que vai dar. Nem sei se vão fazer alguma coisa. Resta-me esperar.

    Pedi para entrarem em contacto com os autores deste blog para saberem todos os pormenores.

    Julgo que mais do que isto já não posso fazer.

    Sofro pela Alexandra, mas também tenho uma filha (Alexandra) para criar e não vou sustentar vicíos àquela fulana lá na Rússia. Ela que venha trabalhar para sustentar as filhas e endireitar a vida, mas penso que isso ela não quer fazer.

    Tem as oportunidades que muitas pessoas pobres e sem trabalho precisam e não as aceita porque sabe perfeitamente que não tem estofo para isso.

    Quanto ao comentário da D. Ema, só lhe tenho a dizer: felizmente parece que teve uma infância feliz e não tem traumas.

    Porque como diz as crianças habituam-se. Pois bem, eu sou filha de um pai que era alcoólico (já morreu) e fui entregue a outras pessoas porque a minha mãe não tinha condições para criar o meu irmão (mais velho) e a mim. Eu por sorte fui a escolhida para ser entregue.

    E garanto-lhe: NUNCA ESQUECI!! Por isso, às pessoas que nunca (e felizmente) tiveram que passar por uma infância com dor, com fome, com tareias, com pais alcoólicos e outras coisas pelas quais a Alexandra pode estar a passar (espero que não, mas pela amostra...)e já passou, em nome de pessoas como eu, FAÇAM O FAVOR DE NÃO DIZER QUE AS CRIANÇAS HABITUAM-SE!!

    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  34. Paula:

    Que lhe posso dizer???
    Faço parte daqueles que, felizmente, não precisei de passar por aquilo que passou. Os meus filhos, felizmente, até agora, não passaram por aquilo que passou!
    Mas estou consigo, Paula! As crianças não se habituam nem esquecem, sobrevivem! APrendem a sobreviver, com marcas que são autenticas feridas que em qualquer momento, abrem!
    Essa lição, aprendi com o meu afilhado que infelizmente, foi uma criança negligênciada, tal como os irmãos, e que só foi adoptado com 9 anos, porque a "Senhora" sua mãe conseguiu ludibriar a segurança social em vários momentos.
    Depois de adoptado, o meu afilhado contou-me com uma raiva que julgava impossível numa criança desta idade tudo o que lhe tinham feito!
    Acredite, Paula: sou daquelas pessoas que não acredita que as crianças se habituam e que esquecem!!!
    Um beijinho para si e obrigada por alertar quem pensa assim!

    ResponderEliminar
  35. s
    Sou mãe do coração de um menino de 12 anos criei-o desde os 2 anos de idade quando a mãe dele o deixou em minha casa por umas horas para ir fazer sei lá o quê, e voltou só passado uns meses.Ficava com ele um dia e deixáva-o um mês,até que decidi pedir a guarda dele, os pais são alcoolicos.resumindo, aos 6 anos também uma juiza decidiu entregar de novo o menino aos pais.
    LUTEI,LUTEI,LUTEI,SÓ, pois sou divorciada. passado 6 mêses outra juiza decidiu dar-me a guarda definitiva.Veio magrinho e todo picado das pulgas,agora é o meu orgulho, pois já deixou neste blog um comentário sobre a vida dele.vou escreve-lo outra vez



    Eu sou o Nuno tenho 12 anos vivo com a minha mãe do coração,que mesmo pobre me dá tudo o que preciso AMOR.Conheço os meus pais mas poucas vezes estou com eles, não que a minha mãe não me deixe mas não tenho vontade pois eles tambem bebem muito, e é horrivel.nem quero imaginar se me acontece-se a mesma coisa que a alexandra.APELO A TODAS AS AUTORIDADES QUE NÃO OLHEM PARA NÓS COMO OBJETCOS DEIXEM -NOS SER FELIZES



    DO QUE A ALXANDRA PRECISA É AMOR.
    GINA

    ResponderEliminar
  36. Estou a pensar em ti Alexandra, minha pequenita... e peço a Jesus por um Milagre, Ele pode surpreender por meios subtis e ao mesmo tempo grandiosos, com amor por todos. Acabem com as hostilidades à Natália, vamos ajudar. Eu também tive uma infância difícil, mas a minha mãe modificou-se e ela própria me salvou do abismo em que os meus pais me meteram.

    ResponderEliminar
  37. Gina: bem haja e muitas felicidades para si e para esse menino corajoso!!!

    ResponderEliminar
  38. Is it the truth, that Zarubina going to christen anew to Alexander in orthodox church??????!!!!!!! After all Alexander is the Catholic?! Do you know something abot it?

    ResponderEliminar
  39. the information about christen anew to Alexander in orthodox church from here
    http://community.livejournal.com/sandra_parents/22424.html?view=205720#t205720

    ResponderEliminar
  40. Bom dia,
    Alguem consegue traduzir resumidamente o que este Sr diz nesta entrevista?

    http://www.youtube.com/watch?v=9rjF-Ctjk1o

    Obrigada

    ResponderEliminar
  41. Pois é, está em russo. Seria óptimo uma tradução resumida.

    ResponderEliminar
  42. Tambem eu agradeço os vossos testemunhos para alertar que as crianças não esquecem.Vivo e trabalho em Lisboa mas toda a minha familia está no norte.A minha mama toma conta durante o dia do meu sobrinho que tem uma paralisia cerebral profunda,é um vegetal,mas sente respira e vive.Todos os dias ligo para casa ao meio da manha e á hora do lanche mas no dia que a Alexandra gritou por ajuda,ninguem me atendeu o telefone e comecei a ficar preocupada.È de vos contar que este menino já tem 18 Anos de sofrimento,e quando liguei á hora do lanche a minha mama chorava sem parar.Pensei o pior mas a dor dela era por olhar para o neto sem falar sem ver sem mexer uma mão para afastar uma mosca mas com muito amor e aquela menina que tinha tudo e que sabe dizer o que quer,tiram-lhe tudo.Já escrevi para todas as autoridades a solicitar ajuda mas infelizmente não obtive resposta.Mas com toda a força e todos juntos vamos lutar pela Alexandra.Acredito que volte para a familia de AMOR

    ResponderEliminar
  43. Para obtermos respostas, é necessário começarmos a agir colectivamente e a associar este grupo de pessoas como um verdadeiro colectivo, através da criação de comunicados de imprensa, por exemplo. Era isso que deveria ter sido feito quando muitos de vocês decidiram votar em branco nas eleições europeias, em nome da Alexandra. Claro que isso não funcionou, porque ninguém tratou de divulgar oficialmente tal posição e tal iniciativa. E estas coisas precisam de muita organização...

    ResponderEliminar
  44. Caro FPtrad, eu comecei por mandar para o correio da manhã e até postei aqui o texto. Depois mandei para as outras estações de televisão. Houve uma Senhora que também enviou e até disse que tinha aproveitado e copiado meu texto....

    ResponderEliminar
  45. Good afternoon.
    the community of of St.-Petersburg parents addresses to you. (We already wrote to you and earlier http://translate.google.com/translate? u=http%3A%2F%2Fxaninhanossa.blogspot.com%2F&sl=pt&tl=ru&hl=ru&ie=UTF-8 and now our blog is here http://community.livejournal.com/help_alexander/)We try to take part in destiny Alexanders that she would not lose touch with Portugal.


    Now it is necessary to take a small time-out. Now very important quiet and soberly to estimate a current situation, that to understand how really possible to facilitate destiny Alexandra and what steps to do in this direction, that and further not to do much harm, which has been already caused earlier.

    For ethical and other reasons we would not like to spread all information here on a blog for a general review — we need contact of a person who will inform the important information to the understanding and necessary people in Portugal.

    St.-Petersburg parents

    ResponderEliminar
  46. Responsáveis pelo blog: ainda podemos acreditar? É que está a tornar-se angustianta. Não se sabe nada e as notícias da comunicação social são contraditórias. Deêm uma palavrinha por favor, mesmo que curta!

    ResponderEliminar
  47. do Algarve, mais um grande abraço de apoio para todos os que nos bastidores fazem todos os possíveis pela Xaninha. Deus vos abençoe e guie o vosso caminho.

    Eugénia

    ResponderEliminar
  48. Boa tarde!

    Gostaria de saber se alguem responsavel pl blog ja contactou os pais de St. Petersburg? Penso que e do nosso interesse manter contacto com eles de modo a estabelecermos uma ponte entre Portugal e a Russia. Estao bastante interessados e preocupados com o assunto.
    Tb penso que as noticias do blog alem de portugues tb deveriam estar em Ingles de modo a facilitar a compreensao para as pessoas de outros paises. Se precisarem de ajuda para traduzir e so dizer!

    Ivete

    PS: Peco desculpa mas de momento o meu teclado esta desconfigurado e nao faz acentos!

    ResponderEliminar
  49. Suponho que aquelas noticias boas que se liam nas entrelinhas de alguns "comunicados" dos senhores do blog, as tais que não poderiam ser ditas, teriam a ver com as tais ofertas de casa e emprego desprezadas pela Natália.
    E agora? Voltámos à estaca zero ou ainda há razões concretas para ter esperança?

    ResponderEliminar
  50. Hummm.... acho bom desconfiar, de certo modo, muita cautela. Quem sabe se estes pedidos/trocas de informação não vêm da parte de alguém que tenta saber os passos que se estão a dar por cá?

    ResponderEliminar
  51. Ivete, eu gostaria era que alguém traduzisse do russo para aqui o que se vai passando por lá. Inglês mais palavra menos palabra ainda se percebe, agora russo... é chinês.

    ResponderEliminar
  52. Srs administradores do blog, os pais Pinheiro têm tido notícias da Xaninha? Como é que ela está? Os dias vão passando e nós sem conseguirmos ajudá-la. É mt angustiante continuar sem saber se ela se está aguentar, se está triste,... Só me resta rezar. Não sei o que mais posso fazer por ela!
    Pombal

    ResponderEliminar
  53. http://www.iacrianca.pt/

    Este é o link do Instituto de Apoio a Criança. Está instituição já pede uma clarificação da lei que determina casos como o da Alexandra, já há mais de um ano. Agora os partidos "admitem" reflectir e discutir sobre o assunto... Acho que seria de todo interesse, fazermos uma PRESSÃO junto à Assembleia da República, para que se mobilizem neste sentido. O IAC pede que seja clarificado os interesses supremos da criança, levando em consideração seus laços afectivos e seu bem estar, bem como a possibilidade de serem ouvidas a partir dos 5 anos como acontece em outros países.
    Nós votamos naqueles senhores, temos o direito de exigir mudanças!

    ResponderEliminar
  54. you need to understand that you have deal with the country-monster.
    Russia is today the same that Soviet Union (remember there was a country 20 years ago)!! Scenery a little others, but an essence like in USSR. To all newspapers have already explained WHICH news to write
    With Natalia work .....!!!
    YOU DO NOT LEARN THE TRUTH FROM RUSSIAN NEWSPAPER!

    ResponderEliminar
  55. Muita gente pediu a tradução do seguinte vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=9rjF-Ctjk1o) no YouTube, eis a minha tradução resumida:

    Título: Europa não precisa das crianças sujas russas

    Quem fala: Maksim Shevchenko, membro da Câmara Social da Rússia, jornalista. Pelas suas expressões faciais, pela linguagem pode-se concluir que é mais um jornalista / aspirante ao político, que pretende justificar qualquer coisa, que a Mãe – Rússia lhe pedirá para justificar... mas ao mesmo tempo, fazer a crítica social, deve ser a “oposição da esquerda” criada pelo Kremlin.

    Tradução curta:

    1. Os pensamentos ético – patrióticos: não somos um país caído tão baixo, para permitir, que as nossas crianças, tal como os pequenos chinesinhos ou negrinhos, sejam levados para fora do país.
    2. A avo e a filha mais velha são pessoas russas NORMAIS! Natália é uma pessoa com a vida trágica. Eu via a casa, é uma casa NORMAL, bem, um pouco torta.
    3. (N!B! Chama a Xaninha de Sasha Zarubina, mas ela é Tsyklauri!)
    4. O berro da dita cuja sociedade, ... que eu pessoalmente tenho o nojo dela (desta sociedade que reclama o retorno da Xaninha a Portugal)
    5. Temos que fazer algo ... quer dizer, mas nunca entregar as crianças ao “mundo civilizado”.
    6. Porque se fala tanto da Xaninha? “Por causa das negociações difíceis com a UE sobre o gás, sobre o trânsito do gás, com certeza isso é uma campanha das Relações Públicas encomendada”.
    7. Enquanto as crianças em Palestina, em Afeganistão...
    8. Qual é o alvo da campanha das RP? Mostrar que a Rússia é um país sujo, um país bárbaro, que as condições da vida dos seus cidadãos são mais baixos que qualquer patamar. E isso é verdade, sobre as condições da vida.
    9. Atingir a imagem da Rússia, ... aqui está o português Barroso, que levou um estalo no nariz do Medvedev e espanhol Solana, que também levou o estalo no nariz do Medvedev.
    10. Querem colocar as chefias de Federação Russa numa certa posição e as possuir, pelo tema do gás.
    11. Deve-se mandar as chefias das províncias, dos distritos para a Chechénia, para aprender com o Ramzan Kadyrov (líder checheno) como gastar os dinheiros no campo social.

    ResponderEliminar
  56. Jest nas Wielu : obrigada pela tradução!
    No mínimo, já bebeu uns copos a mais, este Senhor jornalista/aspirante a político! Só pode!!!

    ResponderEliminar