quinta-feira, 4 de junho de 2009

Família russa mata cães de Alexandra

Os familiares de Alexandra enterraram cinco das seis crias da cadela que a menina levou de Barcelos para a Rússia. Dizem não ter condições para ter mais cães, mas à menina disseram que tinham desaparecido durante a noite.

"As cinco cadelinhas desapareceram, ficou só um cãozinho", diz Alexandra. "A Lúcia está triste porque perdeu as filhas", lamenta a menina, enquanto a cadela uiva e procura, em vão, as filhotas dentro da casota. Alexandra entra pela pequena porta da casota, pega no único sobrevivente, um cachorro branco, abraça-o e diz: "Este vai ficar para mim."

Natália, a mãe biológica da menina, tem outra explicação: "Deitámos as cadelas fora porque crescem, têm filhos e nós não temos condições."

O irmão de Natália, Andrei, que mal se segura nas pernas depois de mais uma pesada dose de álcool, acrescenta que ele próprio enterrou os bichos. "Mas à menina dissemos que tinham desaparecido durante a noite, para não a incomodar", explica.

Depois de comer a sopa, Alexandra sai para a rua feliz porque a mãe a autorizou a libertar Lúcia. Livre da corrente, a cadela corre atrás da menina e dá voltas à mesa numa correria.

Enquanto conversa com os jornalistas e acende cigarro após cigarro, Natália vai dando à cadela pequenos pedaços de carne da sopa que acabara de fazer para a família. Alexandra vira a atenção para os álbuns de pintura, que tem no sofá, e tenta copiar as letras russas.

"Stenka, Stenka; Potolok; Dve- okochki; Triim, Zvonok" (Parede, parede; tecto; dois olhos; trimm, uma campainha), recita Alexandra.

Natália Zarubina sorri de contente ao constatar os êxitos da filha na língua russa.

"A Alexandra está a entrar bem na vida russa, ontem já brincou com uma menina da mesma idade", declara Natália, sublinhando uma vez mais que o seu objectivo é refazer a vida na Rússia.

AVISOU FAMÍLIA

No dia em que a cadela pariu, a menina ligou aos pais afectivos para lhes contar.

"TRISTE PELA MENINA"

"Fico triste pela menina que perdeu mais um laço com Portugal", disse ao CM João Pinheiro, pai de acolhimento.

José Milhazes, Moscovo, Serviço Especial da Agência Lusa para o CM

Correio da Manhã - 4 de Junho de 2009

164 comentários:

  1. Nao consigo ver uma luz ao fundo do tunel,alguem tem noticias do que a D. Florinda e o Sr. Pinheiro pretendem fazer?

    ResponderEliminar
  2. Estou com a sensação de que estão a começar a baixar os braços e creio que não pode ser. Estamos todos para ajudar. Digam-nos o que fazer

    ResponderEliminar
  3. O acórdão, que todos pudemos ler e as declarações posteriores do juiz, deram-nos a certeza que o nosso bom senso já nos tinha dado. Com esta criança tudo falhou, tudo o que tinha a obrigação de a proteger. Foi uma vergonha o que fizeram com esta menina inocente. Em nome de interesses diplomáticos russos, entregou-se a uma mãe que nem dela é capaz de tomar conta. Até o facto de ser bonita e de olhos azuis foi usado contra ela, os pobres não podem ser bonitos. Indignação é o que podemos sentir!

    ResponderEliminar
  4. De entre os e-mails dos famosos, deixem aqui endereços confirmados (cujo destinatário não dê erro), p.f.
    Enquanto não existem propostas concretas, algum psicólogo experiente (preferencialmente russo) pode falar com Natalia para a convencer a aceitar o melhor para a filha, i.e. o regresso?
    Russian friends, do you know any experienced psychologist to convince Natalia to want the best for her daugther?

    ResponderEliminar
  5. Impressionante a maneira como dizem a sangue-frio que mataram os cachorrinhos... Não os queriam? Havia concerteza muita gente que não se importaria de os adoptar...
    Tristeza!
    E essa Natalia, diz que quer ser independente...? Só me dá vontade de rir... Ao mesmo tempo quer ajudas financeiras! Se tivesse um pingo de amor pela filha, aceitava o emprego que os verdadeiros PAIS da Xaninha lhe estão a oferecer, sabe lá Deus com que sacrifício (porque ela não merece nada!). É pobre e mal agradecida! Verdadeiros actos de amor pela Xana, vejo-os no Sr João e na Dona Florinda, que cerraram os dentes e dispuseram-se mesmo a abrir um negócio para aquela ingrata, apenas para poderem ter uma hipótese de ver a menina que tanto amam! Só neste país mesmo... retirarem a uma menina os PAIS, as condições excelentes em que vivia, o amor e o carinho, e oferecerem-lhe um futuro incerto, com uma mãe daquelas, que fez aquilo que fez, uma casa degradada, sem canalização, sem as mínimas condições de vida, rodeada de pessoas com vícios e presentearem-na com a arrogância de Natalia, que nem vergonha na cara tem de maltratar a menina perante as cameras. Força PAIS, não desistam da Xaninha!

    ResponderEliminar
  6. Sera que eles nao deviam mudar de advogado?E que ja passou muito tempo e nao aconteceu nada

    ResponderEliminar
  7. O que fazer? Como fazer? A Quem pedir?
    Já escrevi para o Luis Figo, para o Presidente da República e para a tenista russa e ninguém responde... ninguém.
    É evidente que sem ajuda de alguém nada vai acontecer e é isso que me desanima, saber que esta história vai ficar como as outras ... vai-se esquecendo delas e daqui a um ano é que se lembram de voltar a falar porque faz um ano que aconteceu. É triste, muito triste e acho que o que resta fazer é rezar muito á Nossa Senhora para que ãmpare sempre a menina, que dê juizinho á mãe e a quem vive lá dentro. Se reparem no aspecto dela ontem na reportagem era de alguém consciente das coisas, e não pareceia má pessoa pois ao que parece e segundo li na reportagem ela não bebeu. Se Deus Nosso Senhor a iluminasse para deixar de beber as coisas podiam melhorar, porque sabemos muito bem que as pessoas com o vinho são diferentes, não pensam, agem por impulso, o infantário pareceu-me muito bem arranjado e pelo menos sabemos que vai almoçar como deve ser ... o que resta é rezar para que a Natália se endireite, queira mudar mesmo de vida, acho que se isso acontecer poderá muita coisa mudar... mas acho que ela também precisa de ajuda para deixar de beber. Será que alguém me pode dizer o que fazer para arranjar maneira de ela e os familiares dela frequentarem aquelas associações de alcoolismo?
    Para onde devemos apelar? Acho que pelo menos esta situação poderiamos tentar mudar, arranjando forma de os incentivar a deixar de beber e certamente que as coisas melhoras, arranjam trabalho e têm noção das coisas, da realidade, porque agora devem ter muito pouca noção do que é real. Se alguém tiver uma ideia, agradecia!

    ResponderEliminar
  8. Este caso acompanha-me noite e dia: de dia estou sempre a pensar na menina e à noite sonho com ela. Parece que já nem tenho vida própria.
    Vejam a coisa a partir da Russia: um bom advogado, diplomacia, muita pressão mas de modo a que a menina não seja retirada à mãe natália senão aí vai para uma instituição para adopção, onde os pais russos têm pripridade na adopção relativamente a pais estrangeiros.
    Sinto falta de respostas.
    Acredito piamente que a Natália queira sair dali mas enquanto sentir que está a ser foco de atenções dúvido que isso aconteça. Talvez queira vir para Portugal mas não sei se quererá voltar para a zona onde vivia anteriomente ou arredores como é o caso de Barcelos. O que interessa é que ela venha para cá, portanto a meu ver qualquer zona do país é viável para dar trabalho à mãe biológica.
    Um BOM advogado russo tb ajudaria a esclarecer o que de melhor fazer segundo as leis da Russia. O tempo passa...Talvez uma acção lá em tribunal pudesse mostrar a injustiça que foi feita pelos portugueses incompententes que desviaram Alexandra de uma vida harmoniosa. O estado tem de ser responsabilizado na minha opinião. Isto não não são assunto para serem tratados pelas autoridades com tanta ligeireza; A menina vai ter traumas para a vida futura e isso não é nada bom.
    MEXAM-SE. Acredito que muita gente pode ajudar.
    Vamos a engrossar o fundo porque o dinheiro pode e manda muita coisa.

    ResponderEliminar
  9. A natália com o passar do tempo, irá ver que o melhor mesmo é aceitar a proposta ...

    ResponderEliminar
  10. Aquela gente não bate mesmo bem da cabeça... como é que conseguem matar aquelas cadelinhas, sabendo que são umas das alegrias da Alexandra... e ainda conseguem dizer que as enterraram... depois ainda aparece o irmão armado em macho men a dizer que foi ele mesmo que os enterrou...
    Eles não são normais!

    Sandra

    ResponderEliminar
  11. O facto de matarem os cachorros não me surpreende! Sempre ouvi falar nisso por cá... A grande questão é que assim a "Família do Coração" já não tem argumento para lá poder ir... isso sim é que é grave!!

    A mim também ninguém se dignou responder... talvez julgem que a causa não mereça o esforço!! Afinal não estamos a promover nenhuma festa!! Estamos SÓ a divulgar um acto tresloucado de um juiz que achou que uma menina que nasceu sem sorte, viveu no inferno, depois viveu no CÉU, mas que afinal não tinha direito a viver no CÉU...

    ResponderEliminar
  12. Li na revista SABADO (está na NET) as declarações do pai biológico da Xaninha.
    Diz que a menina está muito bem som a ex-mulher na Russia, que nunca lhe bateu e que a menina gosta mais dele do que da mãe.
    O mais preocupante .... Diz que vai concender a Natalia a levar a meneina para onde ele quiser!! Meu Deus, o que quererá ele dizer com isto? que futuro espera este anjinho?
    Mais uma vez mostra que NÃO PRESTA.

    DEUS PROTEJA ALEXANDRA.

    ResponderEliminar
  13. Leiam

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1252854

    Creio que a Natália se está a fazer de díficil, mas quando vir que a Rússia não lhe vai dar quase dinheiro nenhum e se vir aflita volta logo para Portugal e aceita a ajuda dos Pinheiro.

    Por isso acho importante não mandar para lá dinheiro nem comida, por muito que nos custe. Isto numa primeira fase.

    Gostaria de perguntar aos srs do blog, para que se destina o dinheiro na conta, porque se for para enviar para lá penso que é um erro crasso.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  14. Tb concordo que não se deve enviar dinheiro para lá. Podemos manter o dinheiro disponível para Alexandra mas cá, em Portugal.
    Se a mãe biológica se apercebe que estamos dispostos a enviar ajuda monetária, bye bye Alexandra.
    Custa mas a meu ver é pelo bem da menina.

    ResponderEliminar
  15. Alguem sabe o que faz a Valéria? Trabalha, estuda?

    ResponderEliminar
  16. Simplesmente vos peço a vossa confiança!!

    Como entenderam, nós estamos em constante contacto com as vossas ideias, e com algumas acções que se estão a desenvolver, que por variados factores não são pertinentes mencionar

    Assim, peço-vos mais uma vez desculpa por muita das vezes não vos fazer chagar informação, mas acreditem que não estamos parados, se calhar um pouco calados, talvez...


    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Tem toda a razão Sr. Miguel Macedo há coisas que não devem ser divulgadas para que não sejam impedidas, bloquedas. Só peço a DEus que vos ajude a encontrar a melhor solução.

    Continuem com a paz de deus

    ResponderEliminar
  18. vamos pedir ajuda PRESIDENTE RUI RIO para uma casa e talvez um emprego para Natalia acho que o cafe do Sr.Pineiro nao é viavel pois só se for para se embebedar todos os dias como alcoolica que é

    ResponderEliminar
  19. Concordo com o que disseram há pouco, arranjar maneira de "tratar" da mãe biológica em termos de deixar o alcool. Já era um começo para que ela tivesse a noção das coisas, de como cuidar de uma criança, e de como uma criança também a pode ajudar a superar tudo e todos com amor carinho, afceto. O que se pode fazer neste aspecto?

    ResponderEliminar
  20. Há pessoas que têm problemas com o alccol e não querem admitir. Natália tem 34 anos e pensa que não é viciada em alccol, como outras pessoas que dizem o mesmo, mas a verdade é que já estão muito ligadas a ele e mais tarde ou mais cedo torna-se um vicio que consome a vida das pessoas.

    ResponderEliminar
  21. Sim anónimo das 11,31, vamos até ao sr. Rui Rio, parece que está sensibilizado, é de aproveitar, todas as sugestões que possam aliviar o sofrimento da menina. Em peso enviar emails ao sr. Rui Rio! Remos de salvar aquela criança.

    ResponderEliminar
  22. vamos todos mandar emails ao sr Rui Rio para obter uma resposta

    ResponderEliminar
  23. Os cãezinhos estavam destinados à morte, seriam sete cães, e, dar-lhes de comer? Optaram pela via mais simples o que nos choca muitíssimo, vá lá tiveram o senso de não dizerem a verdade à Alaxandra, era mais uma em cima. Também tenho muita pena da Lúcia, vai ser um bumbo de filhos, daqui a quatro meses, vêm mais. Não há dinheiro para comer como há-de haver para alimentar os animais? Como há-de haver pipetas para as carraças?, Como haverá para desparazitantes, vacinas, ração? Sim isto é também um problema para aquele pobre animal. Já sugeri que alguém pense quando enviar alguma coisa inclua também alimento para a cadelinha, eu advinhava isto!Como vão fazer chegar a menina o que lhe faz falta? Não se esqueçam destas necessidades para a cadelinha, pobre Lúcia, É tudo mau, meu DEUS!Espero que alguem se lembre deste pormenor da cadelinha.Pensem nisto!

    ResponderEliminar
  24. Por acaso leram a noticia do link acima?

    A Natalia vai levar a Alexandra e a familia toda ao programa de tv!

    A menina não vai perceber nada do que eles estão a dizer, vão poder dizer o que quiserem, e os Pinheiro não se podem manifestar....

    ResponderEliminar
  25. HOJE NA PRAÇA DA ALEGRIA NO CANAL DA R.T.P 1 VÃO FALAR NO CASO DA ALEXANDRA

    ResponderEliminar
  26. SERÁ QUE A FAMILIA PINHEIRO NÃO PODE ESTAR "PRESENTE" VIA INTERNET - ONLINE ?
    É POSSIVEL. ASSIM AS PARTES O QUEIRAM.

    ResponderEliminar
  27. Fazer chegar à Natália que tem que aceitar e admitir o regresso a Portugal, ela ainda não pensou, mas se nada de alterar que ela consigo um emprego, as condições vão-se degradar e então o risco da Alaxandra vai ser maior, institucionalizam e isso tem que ser evitado quanto antes!. Ninguém vai de férias ´para aquele local entretanto e que a possa contactar e sensisbililà-la? Seria muito bom. Tofos pela Alexandra!Avante!

    ResponderEliminar
  28. ....PRESENTE NO PROGRAMA RUSSO QUE A NATALIA VAI COM A FAMILIA

    ResponderEliminar
  29. Miguel Macedo, a familia Pinheiro sabe da ida de Alexandra à tv?

    ResponderEliminar
  30. O Sr. Milhazes e os amigos russos da Alexandra que se mantenham atentos ao programa!!
    Se possível alguém que esteja na assistência... para comprovar a veracidade da prova final!! Sim, porque haverão muitos cortes!!

    ResponderEliminar
  31. O unico contacto que eu encontrei para o Rui Rio foi o do Municipio - geral@cm-porto.pt

    ResponderEliminar
  32. Daqui: http://community.livejournal.com/help_alexander/2356.html

    04/06/09
    Source of info: Detirf.org Spb

    Yesterday Natalia, her mother and both daughters participated in the show "Pust govoryat" with Malahov.

    Participants:
    Journalists from Finland, GB
    Deti RF
    There were no Portuguese journalists, but one Russian guy who spoke in Portuguese.

    Foreign journalists were rather agressive to Natalia. Natalia looked adequate. Sandra looked hyper-active. At first she was scared by journalists, later on she smiled. The family looked very exausted by constant control and attacks of journalists and authorities.

    Deti RF think that they need some "pause" to adjust their life and diminish the family stress (which by all means affects Sandra). Personally I think, when mutual aggression and offences will reduce, families will be ready for constructive dialogue.

    However, this scandalous show, where everybody yells, only adds fuel to the fire.

    It's not cleat when we will be able to see it. I've checked the nearest schedule of the 1st channel:

    It can be 5, 9, 10, 11 of June. Please keep an eye on TV annaunces.

    ---------------------------------------------

    As per Deti RF - Russian governmental authorities will provide a psycologist for Sandra in order to help her to adapt.

    ResponderEliminar
  33. Será que a familia Pinheiro ou os autores do blog nos podem informar dos passos que estão a tomar ou do que pretendem fazer? É que estamos "fartos" de dar palpites e pela vossa parte estamos "às cegas" pois estamos aqui a sofrer sem saber que medidas pensam tomar ou se têm alguma coisa de concreto.

    Agradeço em nome de todos nós um comentário a este e-mail. Aliás tenho um contacto telefónico para vos dar e pedi que me contactassem através do meu e-mail, mas ainda não o fizeram. Já não será importante?

    ResponderEliminar
  34. O PAI DA MENINA AINDA PARECE MAIS PERIGOSO

    ResponderEliminar
  35. Ou seja, pelo comentário anterior ao meu não importa quantas petições mandemos, quantos apelos fizermos, as autoridades russas não vão intervir a favor de ela voltar a Portugal, pelo contrário, vão ajudá-a a se integrar na comunidade Russia.

    Adeus Alexandra.... até um dia.... só a veremos por TV enquanto o "show" durar...

    Com muito pesar digo isto, mas suponho que será um ponto final nesta questão.

    ResponderEliminar
  36. Vamos tendo esperanças, e conseguir chegar a Natália com garantias, para que ela tenha confiança e também a Valéria.

    Nossa Senhora de Fátima proteja Alexandra, e que a traga de volta .....

    ResponderEliminar
  37. Se calhar vao receber dinheiro do programa e entao adeus Alexandra.

    ResponderEliminar
  38. Neighbours about Zarubiny

    Elena Chirkova: “She is definitely a very vulgar woman. I have never seen her sober after her arrival from Portugal. Everyday she makes scenes and uses obscene language when she talks to her daughters. Elena added that they had 10 years conflict with this family.

    ResponderEliminar
  39. Sim mas o dinheiro não dura para sempre e só em tabaco eles devem gastar uma fortuna.

    ResponderEliminar
  40. O Sr. Miguel Macedo já disse em cima que não pode divulgar tudo mas para esperarmos e coniarmos que estão a fazer todos os possiveis. Sabemos que há coisas que não devem ser divulgadas para que não estrague as coisas.
    Vamos ter calma e acreditar que alguma coisa vai mudar.

    ResponderEliminar
  41. Desculpem. Afinal o programa já foi e eu a sugerir a presença do Sr. Milhazes ou de outros...

    Sr. Anónimo da 12.58, onde viu isso?!
    Talvez seja interessante o Sr. Miguel Macedo ter acesso a esse site! Se é que já não tem...

    ResponderEliminar
  42. Paula
    Eu tb gostaria de ter maior feedback, mas compreendo que se o núcleo duro (família Pinheiro e autores do blogue) trabalhar nos bastidores, será mais útil à Alexandra.

    Deixo-vos o e-mail que enviei ao Dr Rui Rio:
    "Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto
    Dr Rui Rio

    A decisão de enviar Alexandra e a forma como tal se processou, são inqualificáveis.
    Face à indignação de todos nós perante o caso Alexandra e que, publicamente, também V.Ex.a se mostrou indignado, venho por este meio solicitar-lhe ajuda atendendo a que:
    Temos a convicção de que Natalia (mãe da Alexandra) ponderará regressar a Portugal se lhe forem dadas "garantias" (termo por ela utilizado);
    Se Natália aceitar regressar, significa que Alexandra possa retomar os laços afectivos com os pais com os quais conviveu durante mais de 4 anos. Todos sabemos o quão importante é, para o desenvolvimento equilibrado de uma criança, os laços afectivos que se estabeleceram e que, em circunstância alguma deveriam ter sido interrompidos.
    Pelo exposto, apelo a V. Ex.a para que dentro das suas competências profissionais e/ou pessoais, possa contribuir para que Natália tenha entre nós as garantias (e.g. atribuição de uma habitação e/ou emprego), Alexandra ficar-lhe-á muito grata.
    Os erros dos homens não são inteligíveis para os adultos, quanto mais para as crianças.
    É triste saber que a criança continua a perguntar ao seu pai "Quando vens buscar-me?"
    Para mais informações http://xaninhanossa.blogspot.com/
    Com os meus melhores cumprimentos,
    Maria Ferreira"

    ResponderEliminar
  43. OSr. Miguel Macedo e a familia Pinheiro ja sabe que o programa ja foi, e o dizem sobre isso?

    ResponderEliminar
  44. Gostaria de enviar a mensagem abaixo á NATALIA, por favor alguem a pode traduzir fielmente e fazer chegar? desde já agradeço.

    Fernanda

    Mensagem:
    Olá Natália,

    Nao me conheces e possivelmente nunca me vais conhecer, o meu nome é Fernanda e vivo em Portugal. Tal como tu também sou mãe de lindas meninas. Por isso atrevi-me a escrever-te esta carta.
    Natália, só tomei conhecimento da tua existencia, á relativamente pouco tempo. Mas a tua historia de vida tocou profundamente a minha vida.
    Natália pelo que posso ver nas diversas reportagens a tua vida tem sido muito dura, e ao longo desta vida tiveste que tomar decisões, que acredito serem muito dificeis.
    Que idade tinhas quando deixaste a Russia em busca de um futuro melhor?
    O que sofreste por ter de deixar a tua filha Valeria e a tua mãe para tras?
    Que sentiste quando chegaste a um país onde não entendias o que te diziam?
    E parece que ao fim de alguns anos concluiste que no país que te acolheu também nao encotras-te a felicidade, que todos merecemos.
    Por mais que tente nao consigo imaginar todas as dificultades que passaste.
    Agora vou-te falar do motivo que me levou a estrever esta carta, a tua filha Alexandra de 6 anos.
    Quero acreditar que a menina é forte, mas tu Natalia o que queres para a tua filha Alexandra?
    A menina em Portugal, conheceu uma vida de “pão e mel”, e agora está a conhecer uma vida de “fel”.
    Quando a menina tinha 17 meses, tu conseguiste ter a lucidez de raciocinio que te levou a entregar a menina aos cuidados da familia Pinheiro. Mais uma vez tomaste uma decisão muito dura, mas acredito que no fundo do teu coração sabes que foi a decisão correcta. A Alexandra é hoje uma menina de 6 anos forte e saudavél como todas as mães querem que os seus filhos sejam.
    Acredito que tu, Natalia queres acreditar que a ida da menina para a Russia foi a melhor alternativa, mas quando olhas para a Alexandra vez feliciade nos seus olhos? Não me parece…..
    Volto a referir que sei que tens uma vida difícil, queres essa vida para a tua filha Alexandra?
    Queres que ela siga os teus passos e sofra o que tu sofreste?
    Quantos anos faltam para ela ir á procura do seu lugar noutro país?
    E sofrer o que tu sofreste…
    Certamente poucos, porque o tempo passa a voar…
    Sei também que é importante conhecermos as nossas origens, pois bem a Alexandra já conheceu as dela. Não a obrigues a amar, deixa que ela quando for maior queira voltar de novo as origens.

    Natalia porque acredito que no fundo do teu coração de mãe , sabes o que é melhor para a menina. Peço-te no dia em que leres esta carta, á noite quando te deitares pensa nestas palavras, elas são de uma mãe para outra mãe.

    Os Pinheiro tal como tu também amam a Alexandra, por favor fala com eles. Volta para Portugal, tras a Alexandra para onde la conheceu a felicidade, e pode ter um futuro diferente do que tu tiveste…..

    Obrigado

    ResponderEliminar
  45. Tenho-me apercebido que algumas pessoas começam a esmorecer por verem os dias a passar e os resultados práticos não serem muito visiveis. Contudo, temos que acreditar e continuar a insistir, não só com as figuras públicas, mas tb com a comunicação social. Ainda ontem o canal 1 e a sic transmitiram reportagens nos telejornais sobre a menina. O que é importante é continuar a manter o caso na ordem do dia até conseguirmos assegurar um futuro condigno à Alexandra.

    ResponderEliminar
  46. Sra. D. Fernanda,

    Concordo plenamente com a sua carta e acho que essa deve ser a postura que todos nós deveriamos ter para com a Natália. Chega de apedrejá-la, chega de a condenar. Temos que lhe estender a mão e mostrar-lhe que podemos, todos unidos, dar-lhe a vida que ela nunca teve.
    Vejo o quadro muito negro e por isso julgo que esta será a única luz que nós temos para que tudo corra pelo melhor.
    Mas para isso é preciso que toda a gente se una, de forma a ela sentir confiança para voltar.Se assim não for, acho que é pouco provável que volte.

    ResponderEliminar
  47. D. Fernanda, também faço minhas as suas palavras escritas na carta, concordo inteiramente com a sua carta, também sou mãe. Só que a Natalia nasceu e cresceu naquele ambiente, será que ela entende ? Contudo, não custa nada tentar. Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena, diz o Poeta. FORÇA A TODOS OS QUE ESTÃO NOS BASTIDORES A TENTAR RESOLVER ESTA SITUAÇÃO !!!

    ResponderEliminar
  48. Já disse no outro comentário que concordo profundamente com a D. Fernanda e com o anonimo das 13,46. E acrescento o seguiinte que também se devia falara à Natalia: Chamar-lhe a atenção que se ela vier para Portugal não lhe retiram a filha mas se continuar na Russia ái já não se sabe porque as condições e ambientes não saão os melhores e é isso que se deve chegar ao coração da Natália, alguém que se saiba exprimir em Russo lhe devia dizer, e as reportagens que tem aparecido que pode ser dada para adopção na Russia e ela nunca mais ver a Alexandra e não deve ser isso que ela quer, porque como ela gosta tanto da Alexandra ed certeza que quer o melhor para ela e para aValéria.

    Obrigada
    Isabel

    ResponderEliminar
  49. Sr Miguel Macedo, e todas as pessoas que possam ajudar,atentem à exposição em russo que aparece no seguinte jornal on line, é muitissimo importante.

    http://my.mail.ru/community/shaninja/journal

    Têem muito pano para mangas.
    Força Alexandra.
    Por favor não se pode desistir

    ResponderEliminar
  50. Alguém viu a Praça da Alegria no canal1 de manhã?Quando tive oportunidade de ver estavam a fala da xaninha e foi dito pelo Sr. que lá estáva que a Natália foi vista bebada um dia deste de noite o que quer dizer que agora bebe de noite para poder estar "bem" durante o dia

    ResponderEliminar
  51. Era importante fazer chegar esta explanação a todas as instâncias nacionais e internacionais que pudessem ajudar, principalmente às várias entidades russas que supervisionam o caso, a várias personalidades da mesma nacionalidade.

    ResponderEliminar
  52. Quem a pos nesta situaçao nao merece perdao MALDITO JUIZ

    ResponderEliminar
  53. Este caso é inqualificável a todos os níveis e uma vergonha para Portugal. Este teatro diário com a vida de uma criança que estava protegida e em segurança, desespera-nos e corrói-nos a cada dia que passa, os responsáveis estão calados, em vez de irem á Embaixada da Rússia chapar com os relatórios na tromba do Cônsul.Ele, o juiz e a Sra. advogada mereciam um castigo igual; serem obrigados a viverem em casa estranhos bêbados;levarem na tromba sempre que se queixassem, passarem fome e fazerem caca em cima de tábuas. Malditos sejam!

    ResponderEliminar
  54. Reparem nesta análise à participação da familia da Natalia no tal programa russo:

    http://community.livejournal.com/help_alexander/2356.html

    Atmosphere at shooting reminded cross-examination: annoying questions, insulting shouts ("Prostitute!). Natalia and her mother were offended that they were treated with unwanted familiarity. Fortunately, little Sandra didn't understand a word, and was rather calm, paying little attention to what was happening. Yet Natalia was protected by a lawyer, who said that Portuguese had their chance to be with Sandra.

    Grandmother noticed, that many people came to make a scandal, although some sympathized with them. Natalia was very nervous, she was about c rying, although she controlled herself. She said, she expected that she would be treated like that.

    NB. Portuguese were not present at shooting. They failed to get Russian visa.

    Agora em português:(tradução do google)

    Atmosfera em tiroteio lembrou interrogatório: irritante questões, insultuoso gritos ( "prostituta!). Natalia e sua mãe foram ofendidos que foram tratados com familiaridade indesejados. Felizmente, pouco Sandra não entendo uma palavra, e foi bastante calmo, pagando pouca atenção ao que estava acontecendo. Contudo Natalia foi protegida por um advogado, que disse que tinha Português sua chance de ficar com a Sandra.

    Avó notado, que muitas pessoas vieram a fazer um escândalo, apesar de alguns sympathized com eles. Natalia estava muito nervosa, ela estava prestes c lidade, embora ela própria controlada. Ela disse, ela esperava que iria ser tratado assim.

    NB. Português não estavam presentes na filmagem. Eles não conseguiram chegar Russo visto.

    -------------------------

    A Natalia foi "enxovalhada" pelos compatriotas!!
    Não é que não merecesse...
    Agora convinha que ela começasse a pensar em sair de lá para vir para cá!!

    ResponderEliminar
  55. Agora é altura de fazer novamente a OFERTA de trabalho e casa

    ResponderEliminar
  56. Sou das poucas pessoas que esteve em frente à Embaixada Russa pela Alexandra. Quero ajudar mas não sei como?! Acho que eviar e-mails é importante mas não chega.Tambem concordo que se deveria arranjar um advogado na Russia para este caso,uma vez que com as leis Portuguesas não se pode fazer muito mais.As imagens que mostraram na Russia de uma Mãe calma e atenciosa é só fachada, não devemos acreditar nelas. Acho que a vinda da Xaninha para Portugal passa por vir com a Natália e é importante que a familia Pinheiro mantenha uma boa relação com ela e lhe mostre provas concretas que a vida cá será melhor que na Russia.Quanto à ideia de enviar meios financeiros para a Russia não concordo pois provavelmente a Natália e sua familia gastará em Vodkas e cervejas. Srs. Administradores do Blog e familia Pinheiro: o que podemos nós fazer? Aqui em Lisboa estou disposta a TUDO mas é importante ter algum feed-back de vossa parte, para continuarmos a lutar pela Xaninha. Eu não vou desistir!

    ResponderEliminar
  57. Natalia's brother killed 5 babies of Alexandra's dog. But they said to Alexandra that babies had been stolen. Of course, after while, some kids will say to Alexandra that babies were killed!
    Poor girl! Portugal parents need to invite Alexandra with her sister valeria to Portugal for summer. Then Alexandra will fill better and Valeria will change her opinion! Please say that idea to portugal parents of Alexandra!

    ResponderEliminar
  58. Deixem aqui novamente e-mails confirmados de famosos.

    O aliciamento deve ser constante (a gravação foi na semana passada, certo? o maior choque para a família Zarubina foi nessa altura), mas por quem sabe (psicólogo?), e com as garantias em pano de fundo.

    O governo Pt deveria assumir por escrito nenhuma penalização em caso de regresso. Ontem ouvi que Natalia tem "contas" com justiça Pt. É o mínimo que os governantes podem fazer, já que diplomaticamente, parece nada acontecer...

    ResponderEliminar
  59. Por favor, divulguem o sitio e a hora da vigilia de amnhã.

    ResponderEliminar
  60. Sr miguel Macedo e família Pinheiro
    tive conhecimento deste caso através da imprensa. também eu já n tenho vida normal. passo o dia angustida, impotente sem saber o que fazer para ajudar a Xaninha. Tb eu sonho com ela à noite. quero ajudar e não sei o que fazer. por favor, digam-nos de que forma podemos ajudar. já enviei mail á Fátima Lopes e vou contribuir em dinheiro. por favor não desistam dela!! estarei sempre atenta e ajudarei como puder. vamos tooodos ajudar a salvar a Xaninha que foi Vítima da injustiça dos homens. Que Deus te proteja!
    Pombal

    ResponderEliminar
  61. amigos até agora não recebi resposta a nenhum dos mails que envieia não ser do gabinete do primeiro ministro mas só para me dizer que sim que recebeu o mai
    Aqui vão de novo:

    angela.lavinski@imgworld.com
    mmgrilo@unicef.pt
    pm@pm.gov.pt
    moscow@unicef.org
    flf@fundacaoluisfigo.pt
    fatima@sic.pt
    mail@embaixadadarussia.pt

    os mails de Catarina furtado e de Cristiano Ronaldo não estão a aceitar mensagens


    temos que ser diplomatas
    temos que passar das palavras á pratica
    temos que contar com os amigos da Russia que se estão a organizar
    temos que saber o que o casal Pinheiro quer que nós façamos
    TEMOS que conseguir chegar até VALÈRIA porque ela pode ser a nossa melhor aliada e o anjo da guarda da Alexandra
    Temos que conseguir mobilizar outros países
    OBAMA????ele tem pagina publica aberta!!!

    Maria Polar

    ResponderEliminar
  62. Se ela ja foi ao programa deve ter ganho dinheiro com isso e vai ser muito dificil ela voltar p/ Portugal ela vai querer ganhar dinheiro a custa da menina, cada vez acredito menos

    ResponderEliminar
  63. Já tentaram contactar com Garry Kasparov? Tentem o contacto é uma pessoa muito inteligente e bem posicionada... quem sabe se interessa e até ajuda?
    Não podemos desistir nunca...
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  64. Se o programa já foi, porquê é que a nossa comunicação social não fez referência ao vexame que eles passaram, com os compatriotas contra eles?
    Se este vexame do programa contra a Natália e família foi verdade, seria bom enviarmos mensagens para estes sites a pedir ajuda para eles senssibilizarem ainda mais a opinião pública, desta forma o governo russo tem mesmo de actuar e deixar voltar a Xana.

    Continuem a lutar, não vamos desistir agora.

    ResponderEliminar
  65. "Contudo Natalia foi protegida por um advogado, que disse que tinha Português sua chance de ficar com a Sandra."
    Esta é a tradução do google ao programa, será que existe uma esperança? Alguém me diga o que isto quer dizer.

    ResponderEliminar
  66. A tradução não é fiel. É melhor traduzir para inglês.
    Quer dizer que o português teve a sua chance de ficar com Alexandra

    ResponderEliminar
  67. Mesmo que ela tivesse ganho dinheiro este não dura sempre, sobretudo quando nesta família existe grande necessidade de alcoól e tabaco.
    E já viram como a tipa é esperta, a ser verdade bebe agora de noite para de dia estar sóbria e fingir que é uma excelente mãe.

    Lutem

    ResponderEliminar
  68. Pela Alexandra:

    05 de Junho

    Braga, Praça Conde de Agrolongo, 20,00h, vígília organizada pelos colegas de escola da Alexandra e respectivos familiares.

    JUNTEMO-NOS!!

    ResponderEliminar
  69. Atenção a todos os que querem lutar pela Alexandra:
    Temos uma boa oportunidade de nos vingarmos dos nossos governantes por nada fazerem em relação à Xana, Domingo dia de eleições votem no partido que querem e em seguida escrevam mensagens no boletim de voto sobre a Alexandra. Desta forma estarão a inutilizar o voto e a fazelos perceber que se tivessem ajudado a Alexandra esse voto seria deles e não teria sido desperdiçado.

    ResponderEliminar
  70. Сегодня поймала себя на мысли, что абсолютно все фотографии и съемки в доме семьи Зарубиной делаются в одной комнате, в той, где печка, плита, стол и диван дедушки. Если посмотреть на фотографию дома, то он очень большой. А что в других комнатах? Или они просто чем-то завалены. Как-то странно даже, что ребенок должен спать на печи чуть ли не на голом камне, если в доме достаточно места.

    ResponderEliminar
  71. Concordo com o anónimo das 16h37m... vamos inutilizar os votos em vez de votar em branco.

    ResponderEliminar
  72. "Atmosphere at shooting reminded cross-examination: annoying questions, insulting shouts ("Prostitute!). Natalia and her mother were offended that they were treated with unwanted familiarity. Fortunately, little Sandra didn't understand a word, and was rather calm, paying little attention to what was happening. Yet Natalia was protected by a lawyer, who said that Portuguese had their chance to be with Sandra.

    Grandmother noticed, that many people came to make a scandal, although some sympathized with them. Natalia was very nervous, she was about c rying, although she controlled herself. She said, she expected that she would be treated like that.

    NB. Portuguese were not present at shooting. They failed to get Russian visa."

    Tradução:

    Ambiente de "cortar à faca", fazendo lembrar interrogatórios: perguntas chatas, insultos (Chamavam-lhe protituta). Natália e a sua mãe ficaram ofendidas pois trataram-nas com grande frieza. Felizmente Sandra não entendeu uma palavra, estava bastante calma não ligando muito ao que se passava. Ainda assim, Natália foi defendida por um advogado que disse que a família portuguesa já tivera a sua oportunidade de estar com Sandra.
    A avó reparou que muitos vieram apenas para fazer escândalo, embora houvesse alguns que as compreendiam. Natália estava muito nervosa, prestes a chorar, mas controlou-se. Ela disse que já esperava que a tratassem daquela maneira.

    Os Portugueses não etiveram presentes no programa porque não conseguiram o visto para viajar para a Russia.

    ResponderEliminar
  73. O Sr. Jose Milhazes nao sabia do programa?Estranho

    ResponderEliminar
  74. http://community.livejournal.com/sandra_parents/
    há um advogado, Yelena Lebedeva.

    ResponderEliminar
  75. Ainda hoje fui a um hipermercado e estava a ler a revista sabado e dei por mim a esvair.me em lagrimas... Ninguem mostra pena da menina, ninguem das pessoas que falo parecem querer saber do caso. Estou deprimida. Muito deprimida mesmo, tudo passou para segundo plano na minha vida.

    ResponderEliminar
  76. Hoje peguei mim a pensar que todas as fotografias e filmagens na casa da família Zarubino feitos na mesma sala, em uma maneira, quando o fogão, fogão, mesa e sofá-avô. Se você olhar para a foto da casa, ele era muito grande. E, em outra sala? Ou eles apenas alguma sobrecarregado. É estranho, ainda, que uma criança deve dormir no forno quase nua na rocha, se a casa tem espaço suficiente.

    ResponderEliminar
  77. Sr Miguel Macedo a familia Pinheiro tem conhecimento do programa?

    ResponderEliminar
  78. Sr Miguel Macedo, e todas as pessoas que possam ajudar,atentem à exposição em russo que aparece no seguinte jornal on line, é muitissimo importante.

    http://my.mail.ru/community/shaninja/journal

    Têem muito pano para mangas.
    Força Alexandra.
    Por favor não se pode desistir

    ResponderEliminar
  79. http://community.livejournal.com/sandra_parents/
    há um advogado, Yelena Lebedeva.

    ResponderEliminar
  80. поговорить с г-н Андрей Малахов, он может помочь

    ResponderEliminar
  81. Sem desrespeitar a causa da Alexandra permitam-me um desabafo; é que isto dá a volta ao estômago de qualquer um!
    O que eu penso do juiz que mandou esta menina para a Rússia, não pode ser dito em público. Por isso, imaginem apenas. Gostaria muito de ajudar a família Pinheiro, (já contribui modestamente) mas sou um português pobre que há muito deixou de acreditar nas “Instituições”, essas entidades abstractas que destroem a vida de qualquer gajo, sem apelo nem agravo, principalmente se ele for pobre, na carteira e nas habilitações literárias.
    Eu até tenho uma teoria:
    Os teóricos com “Dr.” atrás do nome, que defendem a todo o custo a manutenção das crianças nas famílias biológicas, mesmo que elas desrespeitem os seus direitos fundamentais, devem ser pais tão maus, que morrem de medo que lhes tirem os filhos;
    Os magistrados que condenam as crianças a uma vida miserável, estão a defender os interesses da classe; é que algumas famílias biológicas são autênticas escolas de potenciais criminosos e se não houver pessoas para julgar eles perdem o emprego;
    Alguns daqueles que atacam as famílias de acolhimento são candidatos à adopção, vítimas de um sistema perverso, que os desgasta depois de anos à espera;
    Algumas famílias candidatam-se ao acolhimento, para arranjar dinheiro para a subsistência, muitas vezes sem qualquer formação para lidar com a complexidade e responsabilidade que lhes é posta nas mãos.
    Os pais biológicos envolvidos nas disputas, normalmente são tão pobres que os filhos são o único bem que podem chamar seu, assim lutam pela sua posse em nome de um egoísmo irracional.
    Como vêem todos têm o rabo preso, as crianças é que não, são inocentes! Quando caem nas mãos de pessoas que não as respeitam, estão desgraçadas, vão para a corda bamba e por lá ficam durante anos, até que um qualquer juiz as empurre para o abismo, sem bilhete de regresso!
    A família desta menina não era nenhuma destas coisas, felizmente! Pelos factos até agora conhecidos, parece ser a única entidade que se preocupa verdadeiramente o bem-estar desta criança.
    Acreditaram na justiça e desiludiram-se! Têm o consolo de ter ao seu lado a maioria dos portugueses.
    Que Deus perdoe os homens, porque eles não sabem o que fazem!

    ResponderEliminar
  82. Arranjem um advogado na Russia façam alguma coisa porque a sensaçao que da e que ninguem consegue fazer nada

    ResponderEliminar
  83. falar com o Sr. Andrey Malakhov, pode ajudar.
    Apresentador do festival da eurovisão de 2009.

    ResponderEliminar
  84. «Falar com sr Andrey Malakhov pode ajudar»

    Foi dito pelo anónimo em russo das 17.05

    ResponderEliminar
  85. Porque só mostram realmente 1 unica divisão da casa? Porque a menina tem que dormir em cima do forno, porque não dorme em quarto com a mae ou a irmã? Porue ela dorme onde cozinham, comem é onde ela dorme, imaginem de noite sem luz a menina esta mal disposta e precisa de alguém onde se encontram? E pode cair dali para baixo ou a familia e quem já foi visitar os orgãos sociais e a policia e médicos não viram isso e não se lembram disso. E os nossos reporteres também podem saber e perguntar o resto das divisões.

    Vamos continuar, fazer sentir à Natalia que aqui é que ela está bem, que não a vamos tratar mal.

    Queremos é a Alexandra cá....e a Valéria também pode vir, porque não?

    Força pais , teem todo o nosso apoio.

    Isabel

    ResponderEliminar
  86. A todos vocês que se preocupam com a Xaninha!

    Como já tive a oportunidade de dizer, acreditem que estamos bastante atentos e activos, contudo calados, mas é só isso (relativo silencio).

    Estamos a dar alguns passos importantes, que caso se confirmem, terão conhecimento nos próximos dias!!!

    Posso também informar, que a via judicial, é quase impossível!!!

    No entanto resta-nos a diplomática e outras…….


    Por favor entendam, que o importante agora não é vos por ao corrente, mas resolver-mos uma "trapalhada", dar novamente alegria à Xaninha

    Mais uma vez agradeço (e a família Pinheiro também) o vosso apoio! Mas por muito que nos custe sejamos pacientes

    É a altura da razão e não da emoção!!!

    ResponderEliminar
  87. Alguem sabe algo da familia Pinheiro?

    ResponderEliminar
  88. Obrigada Sr. Miguel. EU ACREDITO. A ALEXANDRA VAI SER FELIZ.

    ResponderEliminar
  89. Obrigada Miguel Macedo pelas suas palavras.
    Continuem assim silenciosos mas activos.
    Continuarei a rezar muito por esta causa, ainda nada está perdido.

    ResponderEliminar
  90. Sr. Miguel Macedo,

    Fiquei muito feliz com o seu cometario e concordo consigo de que tudo o que façam deve ser no maior sigilio possivel, para nao haver nenhuma má interpretação, mas o Sr. e a Familia Pinheiro tambem devem saber o qunto é importante para nós ter noticias da Alexandra.
    Por isso fico ansiosa à espera de boas noticias em breve e que todos estes esforços demonstrem ao mundo que por uma causa nobre todos nos unimos e lutamos.

    Quero apenas que saibam que podem contar comigo e connosco para tudo o que precisarem.

    Desejo-vos toda a sorte do Mundo e um especial abraço a essa especial Familia Pinheiro.

    Sofia Sobral

    ResponderEliminar
  91. Enquanto os responsáveis pelo blog, como o sr. Miguel Macedo, tentam resolver as coisas por outros canais, todos nós deveremos sempre enviar toda a informação que formos recolhendo, e continuar a enviar e mail's e contactar todas as pessoas quanto possível.

    ResponderEliminar
  92. obrigada Sr. Miguel pela sua resposta.Estou ansiosa p/ boas noticias.

    ResponderEliminar
  93. Confiamos em voçês Miguel Macedo e companheiros e também familia Pinheiro, o que fala é a nossa ansiedade, mas estamos todos cá para ajudar-vos.
    Obrigada pelas suas palavras.
    Força.Estamos juntos mesta causa.
    Isabel

    ResponderEliminar
  94. Obrigado Sr. Miguel pela mensagem estamos todos a torcer que o grande dia chegue rapido e que a Alexandre volte novamente a sorrir.

    ResponderEliminar
  95. Apesar de muito triste, todo este espectáculo mediático serviu para percebermos a hipocrisia e indignidade dos responsáveis pelas instituições públicas, das quais toda a gente fala em abstracto. Este caso tem rosto e uma vítima; inocente e indefesa que toda a gente tem o dever de proteger. Esta menina não é propriedade da Senhora Natália, é sua filha e ela tinha o dever de a proteger de qualquer agressão, tinha o dever de cuidar dela, amá-la e educá-la, não fez nada disto durante 6 anos. Este juiz diz que acreditou que ela era uma mãe com condições, porque os russos lhe garantiram isso, ignorou a prova que os seus colegas fizeram e num acórdão vergonhoso sentenciou a entrega da menina à “mãe Rússia”; se Portugal fosse respeitado, aquela mãe e aquela menina teriam à sua espera um paraíso, pelo menos aparente, mas não, para se rirem da nossa cara ainda nos mostraram as imagens que provam que aquela menina nunca deveria ter saído de Barcelos. É irónico e atordoador, de tal maneira que a nossa elite governativa, só consegue dizer que está chocada e que lamenta. É pouco, muito pouco para quem tem responsabilidades públicas, o povo espera mais de vós, se não sabem compreender o povo, vão para Pretchistoe! É lá que merecem estar, não votem nesta gente!

    ResponderEliminar
  96. Sr. Miguel Macedo obrigado por nos ter dado uma esperançazinha.
    Vamos continuar a escrever no blog e para outras pessoas para que a luta não acabe.

    Acho que já passou tempo demais para continuarmos a bater na mesma tecla de estarmos sempre a escrever de modo negativo em relação á Natália e sua família e ao Juiz.

    Vamos "esquecer" isso porque "águas passadas não movem moinhos" vamos continuar a escrever no blog mas construtivamente para que os animos não se esgotem.

    Vamos rezar para que alguma coisa boa aconteça, temos que mostrar que somos pessoas que sabem perdoar e que estamos de braços abertos para receber as pessoas.

    De coração agradeço mais uma vez ao Sr. Miguel e á sua equipa e a todas as pessoas que estão seriamente empenhadas em ajudar.

    Vamos construir e não destruir.

    ResponderEliminar
  97. Depois de tudo o que já aconteceu acho que tem toda a razão o que diz Patricia.

    Vamos continuar a encontrar soluções mas sem criticar ninguém, já criticamos que chegasse agora é tempo de simplesmente agir.

    Vamos á luta mas por uma luta saudável.

    ResponderEliminar
  98. Estou a ficar passada com o jornalismo que se faz em algumas estações televisivas, na TVI 24h a noticia é esta:

    "A menina russa que está a gerar uma onda de contestação em Portugal, por ter regressado à sua mãe biológica, vive numa casa humilde, está a aprender russo e fala regularmente com os pais afectivos ao telefone.

    O correspondente da agência Lusa em Moscovo, José Milhazes, foi a Pretchistoe, a pequena aldeia onde vive Alexandra e registou imagens que demonstram como é que a menina vive, juntamente com a mãe Natália Zarubina.

    Na localidade, já ninguém quer ouvir falar do caso, de tanto mediatismo registado nos últimos dias. Os habitantes rejeitam falar para os jornalistas e não escondem o incómodo. Isto, enquanto o infantário se prepara para receber a menina. "


    PELAS PALAVRAS DELES ESTA TUDO BEM, A CASINHA É SÓ HUMILDE... NAO TEM CAMA PARA A MENINA, NEM CASA DE BANHO... MAS TUDO BEM... NEM SE FALA NOS BEBADOS QUE ANDAM LÁ. ESTA TODA CONTENTE APRENDER RUSSO... SO SE VE A MENINA A FALAR COM OS ANIMAIS É SO TEATRO....

    PIOR ESTOU A TENTAR MANDAR UM COMENTARIO A NOTICIA E NAO CONSIGO FICOU INDISPONIVEL... QUE VERGONHA SENHORES JORNALISTAS....


    MANDAM AREIA PARA OS OLHOS DO ZÉ POVINHO!!!!!!!!!!!!!!!

    O GALO DE BARCELOS VAI CANTAR!!!!!!!!!!!!!!

    NOSSA SENHORA DE FATIMA VAI AJUDAR ESTA MENINA A LIVRAR-SE DAQUELA GENTE E VOLTAR PARA OS PAIS AFECTIVOS PORQUE SAO GENTE DE BEM. E NOS ESTAMOS AQUI...

    ResponderEliminar
  99. Não se esqueçam de que é quase impossível vir para Portugal; seria necessário a diplomacia portuguesa envolver-se e garantir-lhe apoio (está tudo mudo); seria necessário obter visto português na Rússia (será que lho dão);seria necessário pagar-lhe as viagens (talvez o mais fácil). Espero que aconteça este milagre, estou com a Alexandra diariamente, mas tenho a convicção de que sem pressão sobre os políticos nada conseguiremos! Oxalá esteja enganado!

    ResponderEliminar
  100. TEM TODA A RAZÃO ANONIMO DAS 17:49.
    VIVE NUMA CASA A CAIR, DORME NA COZINHA POR CIMA DO FORNO ONDE COZINHA ... COMEM ... BEBEM ... E ESTÃO SEMPRE A FUMAR.

    ACHO QUE É MESMO SAUDÁVEL PARA A MENINA, NÃO ACHAM?

    DEUS VAI AJUDÁ-LA E A NOSSA SENHORA TAMBÉM

    ResponderEliminar
  101. Vejo a Xaninha cada vez que olho para a minha filha!!!!

    Estes últimos dias não me reconheço...

    No trabalho, todas as interrupções que possa fazer, venho ao blog...

    Em casa o comando da tv já é meu e passo as notícias a saltar de canal em canal para saber de novidades... o meu marido vai compreendendo a minha angústia, já que ele como pai, também se preocupa com a causa, mas de uma forma mais contida...

    Todos sabemos e todos ouvimos dizer pelos menos apoiantes desta causa, que existem crianças em Portugal também a viver miseravelmente... mas esta criança se não tivesse sido salva pela "Família do Coração" já estaria morta há muito...

    A minha mensagem para todos é para sermos todos um pouco como esta família! Ajudarmos quando pudermos e no que pudermos!

    Muito obrigada pelo vosso exemplo!!
    Bem hajam!!


    MAS NUNCA SUBSTITUIR O ESTADO E AS SUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS!!! Estes têm de cumprir com as suas obrigações!! E neste caso FALHARAM!!!Falharam muito!!! E quem está a sofrer é uma criança.

    ResponderEliminar
  102. Boa tade a todos que lutam pela Xaninha.
    Peço-vos que confiem em nós (criadores deste Blog e família Pinheiro). Estamos de facto silenciosos mas não parados. Não podemos deitar tudo a peder... Toda esta nossa luta irá ser recompensada. Nunca iremos desistir e peço-vos para que também não desistam. Precisamos da vossa união, todos juntos temos ainda mais força.

    Esta nossa luta é alimentada por todos vós...

    Agradecemos o vosso empenho e dedicação.

    Por favor, sejam paciente. Em breve terão otimas notícias...

    ResponderEliminar
  103. Atenção não desviem as atenções para a pobreza extrema, ao tomarem essa posição estão a pôr esta causa em perigo, pobreza não é razão para tirar filhos às mães, em sítio nenhum do mundo!O que está em causa é a integridade psíquica e física da menina, que está a ser sujeita a uma desvinculação psicológica violenta, agravada pela falta de condições sociais que alguém prometeu.

    ResponderEliminar
  104. Acredito nos criadores do blog e na familia Pinheiro.
    Aguardo com anciedade boas notícias...
    Bem hajam
    e nunca desistam ... a Xaninha merece ser feliz.

    Manuela Gonçalves

    ResponderEliminar
  105. Boa tarde Sr Miguel e Dª Isabela


    Ficarei à espera de noticias vossas e pode crer que não vamos desistir de trazer a Alexandra de volta.

    Bem ajam por tudo o que têem feito.

    ResponderEliminar
  106. O sr. Miguel tem razão, nós por tanto querermos podemos estar a fazer mal. Claro, este sentimento é porque estamos todos anciosos pela menina e querermos vê-la feliz, e feliz só cá junto da família do coração, todas as crianças nos merecem o maior repeito a Alexandra porque só teve 4 anos de felicidade e quando era feliz foi arrancada, como se tivesse praticado um crime, como podemos esquecer os seus gritos lancinantes? Não se pode! Queremos a menina, venha com a mãe, venha sem ela,com a Valéria, mas que venha. Obrigada pelas palavras confiantes, estamos todos indignados.
    A nós os mais nervosos devemos ter calma e evitar comentários menos favoráveis. O sr. Miguel e outros estão em cima. Bem hajam e oo casal,muita força a menina é nossa!

    ResponderEliminar
  107. GOSTARIA DE DIZER QUE A ÚNICA FORMA DE TRAZER A ALEXANDRA COM A MÃE PARA PORTUGAL NÃO SÃO OS TRIBUNAIS MAS O APOIO FINANCEIRO QUE LHE POSSAM DAR, NOMEADAMENTE HABITAÇÃO.
    O MEU MARIDO É RUSSO, VIVI NA RÚSSIA VÁRIOS ANOS E EU PENSO CONHECER BEM OS RUSSOS: ELES GOSTAM DE ACEITAR AJUDA DE ESTRANGEIROS E ESTA MÃE MOSTRA QUE QUER AJUDA.
    O IDEAL SERIA UM CONTRATO DE COMODATO DE HABIOTAÇÃO PARA 5-10 ANOS, MAIS UMA PROMESSA DE CONTRATO DE TRABALHO, NEM QUE FOSSE A FAMÍLIA PINHEIRO, COMO EMPRESÁRIOS INDIVIDUAIS, A PROPOR A MÃE CONTRATO DE EMPREGADA (NO CAFÉ, POR EXEMPLO).
    aCHO QUETAMBÉM TERÃO DE SER DADAS GARANTIAS ESCRITAS À NATÁLIA DE QUE A FAMÍLIA PINHEIRO NÃO IRÁ DISPUTAR MAIS A ALEXANDRA NOS TRIBUNAIS. A MAE ACEITARÁ COM CERTEZA AJUDA PARA CRIAR A FILHA EM PORTUGAL, EM REGIME DE VISITAS DA FAMÍLIA OU OUTRO ESTABELECIDO PARTICULARMENTE. OUTRA COISA:NÃO INTERCEDEAM JUNTO DAS AUTORIDADES RUSSAS PARA QUE A ALEXANDRA VENHA PARA PORTUGAL: ELAS SÓ IRÃO DIFICULTAR. TUDO TEM QUE SER FEITO A TÍTULO PARTICULAR E, SE POSSÍVEL, SEM A IMPRENSA.

    ResponderEliminar
  108. Boa tarde, estive a ler os comentários, e acho que devemos fazer o seguinte:
    reunir casos bem sucedidos, tipo este, como fez o Miguel, expor situações que resultaram e levá-las à comunicação social.
    Porque se o fizermos estamos a mostrar à Justiça, a verdadeira justiça.
    E falaram na Fátima Lopes, acho que sim, mas se ela tivesse este tipo de informação, acho que se calhar pensaria fazer algo no programa, tipo debate, ou algo assim. Penso que seria muito mais fácil se houvesse alguém a contar a sua história, na primeira pessoa. Isto é só uma ideia, mas parece-me que podia 'arranjar mais votos', principalmente personalidades.Que dizem?

    ResponderEliminar
  109. Concordo inteiramente com o anónimo das 18h14 e com a??? que referia a necessidade de olhar para a frente e esquecer os factos passados, pela Alexandra.
    Interessa socorrê-la e não cravar mais "ferros".

    Entretanto, continuarei a enviar e-mails aos famosos, aos governantes portugueses e russos (ainda que não obtenha resposta, sei que recebem, pq não tenho mensagem de erro de retorno - excepto o Ronaldo).

    Havemos de conseguir. A Alexandra merece todo o nosso esforço!

    ResponderEliminar
  110. Tb concordo com a Sandra,
    Nos primeiros dias sugeri aos autores do blogue recolherem testemunhos de adultos hoje que em crianças, foram sujeitos a situações idênticas.
    Mas será mais proveitoso se for para mentalizar que os pais biológicos continuam a sê-lo, ainda que a orientação/educação esteja a cargo em parceria ou em exclusivo com outros pais. Nesta altura deveremos ser tolerantes.

    ResponderEliminar
  111. Entrevista dentro de alguns minutos na SIC ao pai biologico.

    ResponderEliminar
  112. Bem com este pai, tá bem tá...

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=3963FE7B-4948-42E4-A459-2FFA3B2C6529

    ResponderEliminar
  113. Inicialmente, a minha simpatia foi para com o casal que acolheu a criança. Posteriormente e após ler tanto dizer mal e tentativas de manipular, estou cada vez mais com a mãe.

    Cá,também batem em crianças, também matam cachorros que não deviam ter nascido e não somos melhor do que os outros.

    Se eu fosse a Natália, também não confiaria em promessas. Quando a criança partiu, ouvi o sr dizer que estava disposto a enviar dinheiro para a menina não passar dificuldades. Agora, só se a menina vier para Portugal.

    Tomaram conta da criança, porque a mãe, estrangeira ilegal não tinha condições para a criança, foi um acto nobre, mas quando a mãe tentou regressar ao seu país com a sua filha, a nobreza de sentimentos deu origem à posse.

    Ora...!!!

    ResponderEliminar
  114. ao sr anónimo anterior,
    digo-lhe desde já para por a sua mão na consciência!
    Mãe não deixa afilha no estado em qela estava quando foi entregue ao casal, com 5,200kg!Uma mãe normal compreenderia a dor da partida daquela menina que se habituou ao casal Pinheiro e não andaria a bater-lhe em frente de câmaras. É QUE NEM 24 HORAS ESTEVE COM ELA E JÁ LHE ESTAVA A BATER EM VEZ DE LHE DAR BEIJOS!
    Se fosse boa mãe estava a conchegá-la naquele momento difil para a criança.
    Não deve ter filho concerteza, daí a fazer essas obsrvações e comparações completamente ridiculas.

    ResponderEliminar
  115. http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2009/6/luis-vilas-boas-em-directo-de-lousada.htm

    vejam reportagem de luis villas boas pela alexandra!!!

    ResponderEliminar
  116. Das figuras públicas quero dar uma palavra de louvor a:
    - Manuela Eanes
    - Rui Rio
    - José Milhazes

    Pela coragem de dar a cara contra uma decisão da nossa justiça muito injusta.

    Uma criança que nasce em Portugal, é criada por uma família portuguesa até os 6 anos, só fala português e é mandada com sua mãe biológica, com nenhuma afinidade entre ambas, para uma casa em ruína, sem casa de banho e sem água canalizada, onde tudo falta, ninguém intende o que ela diz nem ela percebe ninguém. Tudo isto e ainda há pessoas que acham bem, certamente que não se colocam na pele da Alexandra, aquilo nem a um cão se fazia.

    ResponderEliminar
  117. Finalmente, alguém com poder fala alguma coisa de jeito. É pena os políticos estarem a dormir...
    Concordo com o que Luís Villas Boas disse: a Natália é uma ingrata, cospiu no prato que comeu, mas a tática para trazer a menina de volta é engolir muitos sapos, dar uma oportunidade à Natália de modo a convencê-la de que em Portugal terá uma vida melhor do que na Rússia. Agredi-la só a vai irritar mais e depois quem paga a fúria dela??
    Não vamos desistir!

    ResponderEliminar
  118. Natália voltar para Portugal para ser humilhada, vilipendiada, para a seguir dar a filha a duas pessoas para quem o amor se resume a uma birra, para quem o amor deles não contempla o amor dos outros .... isso não é amor, mas egoismo.

    Natália portou-se mal consigo e com a filha, é verdade.
    Mas, não tem ela o direito de se emendar, de arrepiar caminho, e de viver a vida, a sua vida, com a filha junto de si. Não tem direito a Alexandra a viver com a irmã e com os avós? E não estes também o direito a ter as netas com eles?


    Quem são os Pinheiros para impedir todos estes direito de serem exercidos?? Não têm filhos? Então deixem os filhos dos outros.

    Caso haja necessidade é o Estado (Rússia) que deve suprir tal necessidade.

    JÁ CHEGA DE TANTA PALHAÇADA?

    Se for um filho de um cigano que anda descalço, nu, ranhoso e com fome .... ninguém liga.
    Isto só demonstra a hipocrisia de toda esta gente.

    ResponderEliminar
  119. Sem comentários... O tempo de quem quer ajudar a Alexandra é precioso demais. Por isso, não percamos tempo com tamanha ignorância!!

    ResponderEliminar
  120. Ah! esqueci-me .... é que com os ciganos ninguém se mete.
    Mas também não são pessoas? Então?

    ResponderEliminar
  121. Macedo,
    Familia Pinheiro,
    faremos o que for melhor para a causa dalexandra.~
    Estamos solidários e dispostos a lutar.
    Aguardamos as vossas orientações.
    FORÇA E ESPERANÇA!

    permitam-me repetir que Valéria pode ser uma aliada e anjo da guarda da Xaninha....

    E jogar á defesa...declarações publicas controladas...porque...a razão tem que,nesta fase permanecer...
    tudo passa em todos os canais

    Dª florinda SEMPRE
    SR.PINHEIRO SEMPRE
    ALEXANDRA SEMPRE


    estamos cá!!!
    digam o que precisam de nos o que é melhor nós fazermos

    Maria polar
    polarmaria@gmail.com

    ResponderEliminar
  122. Força, animo, amor e fé pelo regresso da xaninha! Confio nos pais biológicos e também desejo bem à Natália.

    Espero que surja uma iniciativa popular de criar um site de participação livre (blog/wiki...) que permita às pessoas denunciar casos de atentado aos direitos das crianças, contendo informação sobre formas de luta e de pressão nas entidades que nos "(des)governam"

    ResponderEliminar
  123. Justiça?

    Que justiça?

    Quando se decide e se escreve um acórdão, atendendo ao superior interesse da criança, mandando-a para um país estranho, língua completamente estranha, viver com estranhos, comida estranha, numa casa em ruína, sem cama, sem colchão, sem casa de banho, sem água canalizada.

    Este indivíduo decidiu desta maneira porque aos olhos dele a Alexandra e a mãe biológica não passavam de duas russas ilegais em Portugal.

    Triste

    ResponderEliminar
  124. Natália voltar para Portugal para ser humilhada, vilipendiada, para a seguir dar a filha a duas pessoas para quem o amor se resume a uma birra, para quem o amor deles não contempla o amor dos outros .... isso não é amor, mas egoismo.

    Natália portou-se mal consigo e com a filha, é verdade.
    Mas, não tem ela o direito de se emendar, de arrepiar caminho, e de viver a vida, a sua vida, com a filha junto de si. Não tem direito a Alexandra a viver com a irmã e com os avós? E não estes também o direito a ter as netas com eles?


    Quem são os Pinheiros para impedir todos estes direito de serem exercidos?? Não têm filhos? Então deixem os filhos dos outros.

    Caso haja necessidade é o Estado (Rússia) que deve suprir tal necessidade.

    JÁ CHEGA DE TANTA PALHAÇADA?

    Se for um filho de um cigano que anda descalço, nu, ranhoso e com fome .... ninguém liga.
    Isto só demonstra a hipocrisia de toda esta gente.

    ResponderEliminar
  125. Correcção: Natália não queria levar a filha com ela.

    Ela só a levou porque a sua mãe disse que ela não aparecesse lá sem a miúda, pois não a deixaria entrar em casa.

    Sempre suspeitei disto e agora tive a confirmação

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  126. Tenho seguido este caso porque também sou pai de duas raparigas e avô de duas netas. Faz-me confusão os comentários seram na maioria de anónimos. Medo de colocarem aqui os nomes? Arranjem um nick, registem-no no Blogger.com (Blogspot) e pelo menos já sabemos com quem estamos a falar. Será assim tão difícil? Eu tenho um Blogue que possui notícias vindas a lume na C.S. sobre a Alexandra, tenho o link para este Blogue, a fotografia da menina em destaque logo no início e gostaria de quando pretendesse aqui dirigir-me a alguém, não fosse ao "anónimo das 12:30" mas ao José, ao Joaquim, à Ana, etc..

    ResponderEliminar
  127. "Natália voltar para Portugal para ser humilhada, vilipendiada, para a seguir dar a filha a duas pessoas para quem o amor se resume a uma birra, para quem o amor deles não contempla o amor dos outros .... isso não é amor, mas egoismo.

    Natália portou-se mal consigo e com a filha, é verdade.
    Mas, não tem ela o direito de se emendar, de arrepiar caminho, e de viver a vida, a sua vida, com a filha junto de si. Não tem direito a Alexandra a viver com a irmã e com os avós? E não estes também o direito a ter as netas com eles?


    Quem são os Pinheiros para impedir todos estes direito de serem exercidos?? Não têm filhos? Então deixem os filhos dos outros.

    Caso haja necessidade é o Estado (Rússia) que deve suprir tal necessidade.

    JÁ CHEGA DE TANTA PALHAÇADA?

    Se for um filho de um cigano que anda descalço, nu, ranhoso e com fome .... ninguém liga.
    Isto só demonstra a hipocrisia de toda esta gente.

    5 de Junho de 2009 1:07"

    Senor anónimo cobardolas (já que tem medo de se identificar),

    Permita-me um conselho, se não tem nada de construtivo para dizer, apenas lhe digo isto:
    CALE-SE.

    ResponderEliminar
  128. Natália voltar para Portugal para ser humilhada, vilipendiada, para a seguir dar a filha a duas pessoas para quem o amor se resume a uma birra, para quem o amor deles não contempla o amor dos outros .... isso não é amor, mas egoismo.

    Natália portou-se mal consigo e com a filha, é verdade.
    Mas, não tem ela o direito de se emendar, de arrepiar caminho, e de viver a vida, a sua vida, com a filha junto de si. Não tem direito a Alexandra a viver com a irmã e com os avós? E não estes também o direito a ter as netas com eles?


    Quem são os Pinheiros para impedir todos estes direito de serem exercidos?? Não têm filhos? Então deixem os filhos dos outros.

    Caso haja necessidade é o Estado (Rússia) que deve suprir tal necessidade.

    JÁ CHEGA DE TANTA PALHAÇADA?

    Se for um filho de um cigano que anda descalço, nu, ranhoso e com fome .... ninguém liga.
    Isto só demonstra a hipocrisia de toda esta gente.

    ResponderEliminar
  129. Sr. Anónimo.... mas já viu algum cigano abandonar um filho durante anos? Já viu alguma cigana perdida de bêbada e andar de homem em homem?

    os ciganos têm valores morais e culturais próprios.

    Não é o próprio estado que lhes dá pensões de sobrevivência e tem dado casas? Eu se tenho alguma coisa, casa e comer, tenho de trabalhar e pagar impostos que contribuem para dar pensões e casas aos tais ciganos de quem fala (aos ciganos e não só...) por tanto directamente com os impostos todos nós contribuimos para uma melhoria da vida deles.

    Pelo contrário, o Estado, que se preocupa com este tipo de solidariedade social está se borrifando para este caso que a Justiça (Estado, ele próprio) proporcionou acontecer. Não diz uma palavra, não promove qualquer tipo de diplomacia (os meus impostos também ajudam a pagar obom ordenado do Ministro que se ocupa destas coisas, mas deve ser só pelo nome, porque cada estado é soberano e não querem qualquer tipo de melindre).

    Além do mais estamos em tempo de eleições e só estão interessados com o seu umbigo e promover a imagem a este povinho que continua a ser cego e continua a votar. Escrever-lhes não adianta. A Justiça é cega, surda e muda.

    É como o juíz que se baseou em papéis. Que eu saiba aqui não entregam nenhuma criança sem verificar in loco quais as condições reais em que vive tanta a família de acolhimento, quer a familia biológica quando devolvem a criança. Porque não se fez agora o mesmo? Porque a segurança social não tem dinheiro para pagar uma ida à Rússia mas tem para pagar ordenados bilionários. Afinal de contas é só mais um número, mais uma criança entre tantas outras.

    Portanto Senhor Anónimo, se existe aqui alguém hipócrita é o Estado e repense sobre o que disse, porque o palhaço é você!

    Hipócrita é você que só vê um lado da questão.

    ResponderEliminar
  130. Pedimos que não respondam a comentários difamatórios. Cada um é responsável pelo que diz ou escreve e quem sabe no futuro aquilo que escreve aqui não lhe ficará muito caro.

    ResponderEliminar
  131. Natália voltar para Portugal para ser humilhada, vilipendiada, para a seguir dar a filha a duas pessoas para quem o amor se resume a uma birra, para quem o amor deles não contempla o amor dos outros .... isso não é amor, mas egoismo.

    Natália portou-se mal consigo e com a filha, é verdade.
    Mas, não tem ela o direito de se emendar, de arrepiar caminho, e de viver a vida, a sua vida, com a filha junto de si. Não tem direito a Alexandra a viver com a irmã e com os avós? E não estes também o direito a ter as netas com eles?


    Quem são os Pinheiros para impedir todos estes direito de serem exercidos?? Não têm filhos? Então deixem os filhos dos outros.

    ResponderEliminar
  132. Sr. Anónimo,

    O senhor não sabe ler? Não lhe disseram para calar o bico???

    DESAPAREÇA!!!

    ResponderEliminar
  133. Além disso, sr. anónimo, não acha que se está a repetir demasiado?
    Você acha que somos todos uma cambada de hipócritas. Óptimo. Já sabemos, não é preciso repetir.

    Agora, dê de frosques e não nos venha chatear!

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  134. Sr anonimo das 9:35 já todos nós percebemos a sua posição. Somos pessoas inteligentes e não precisamos que nos repitam constatemente o mesmo. Não tem nada mais proveitoso para fazer?

    ResponderEliminar
  135. Mais uma vez estamos a falar nos direitos da Natalia...

    Mais uma vez estamos a falar nos direitos da família Pinheiro...

    E a Alexandra?! Onde estão a ser cumpridos os tais "Superiores Interesses da Criança"?! A tal criança neste caso é a ALEXANDRA!!!!

    - "Pai, Vinde.me buscar!!"
    - "Estão-me a raptar!!"
    ... além dos GRITOS a pedir SOCORRO...

    Mas isso não interessa... POIS NÃO?!

    ResponderEliminar
  136. FPtrad.. gostei do dê de frosques... ha muito que não ouvia essa espressão... que é da minha geração.

    E realmente não vale a pena responder a frustrados que vêm para aqui descarregar as emoções virtualmente porque estão escondidos atrás de um écran.

    Além do mais, o que vem de baixo não me atinge.

    Um bom dia para todos.

    ResponderEliminar
  137. Temos que unir força para um regresso seguro de Natalia e as filhas para Portugal, seremos unidos pelo bem da criança e pelo bem de Natalia, afinal sofreu em Portugal, a Alexandra foi uma bilhete de regresso a Russia que já não via a 7 anos onde deixou uma filha de 9 anos na altura, sejamos humanos esteve mal , mas sentui-se sozinha sem prottecção em Portugal....todos juntos podemos ajudar no regresso pedindo ajuda a comunidade russa e alguem de confiança dela, para demonstrar que estamos dispostos a ajudar .......QUERMOS NATALIA DE BEM COM PORTUGAL, COMO O NOSSO POVO PARA PODER VER ALEXANDRA SORRIR NOVAMENTE.......
    Bem Haja a todos , pelo bem de ALEXANDRA

    ResponderEliminar
  138. BOM DIA
    EU ESTAREI LIGADA PELO CORAÇÃO A TODOS OS QUE POR AMOR DE ALEXANDRA SE ENCONTREM PRESENTES NA VIGILIA DESTA NOITE.
    QUE DEUS ILUMINE O CAMINHO DE TODOS AQUELES QUE, NOS BASTIDORES, ESTÃO A FAZER TODOS OS POSSÍVEIS PARA TRAZER DE VOLTA O SORRISO ABERTO DESTA MENINA.

    EUGÉNIA
    (ALGARVE)

    ResponderEliminar
  139. NãO FALEM DO TEATRO QUE JÁ PASSOU.

    Onde estão agora os Gritos? A criança está onde deve estar. Está com a mãe.

    Podia estar melhor, se a mãe fosse rica? Mas há pessoas ainda mais pobres e nem por isso deixam de poder ter os filhos consigo.

    Um dos direitos da Alexandra é deixarem-na viver com a sua família em paz. Já pensaram nisso? Ou querem arranjar uma família para cada criança a vosso belo prazer?

    Vocês não têm filhos? Deixem os filhos dos outros.

    ResponderEliminar
  140. Senhor anónimo,

    Você deve estar mal informado, porque a Natália deixava a filha ao Deus dará, enquanto se ia prostituir. Você sabe em que estado estava a miúda quando foi entregue ao João e à Florinda Pinheiro? Sabe? Leu os artigos publicados neste blog? Então leia e deixe-se de disparates.
    Os laços biológicos não valem nada se não houver amor. Percebeu ou precisa que lhe faça um desenho???

    ResponderEliminar
  141. Não falem do que já foi ... do que já passou.

    Falem do agora .... isso é que interressa.

    As pessoas podem errar, mas todos têm direito a 2ª. oportunidade.

    Mas independetemente de tudo, nada dá direito a alguém querer tirar a filha à sua mãe. Muito menos quem não tem qualquer legitimidade para tal.

    Só o Estado, ou os Tribuais, podem tirar o poder paternal a alguém.
    Não são vocês que o podem fazer.
    Estava o mundo bonito, se isto andasse à deriva de cada um.

    ResponderEliminar
  142. O senhor anónimo das 9.55 e que nao deva ter filhos e deve ser uma pessoa fria e sem sentimentos se nao dizia esses disparates, concordo c/ o sr. FPtrad.

    ResponderEliminar
  143. Anónimo das 10:05 - modere os seus comentários p.f. tem direito á sua opinião. Mas não passa disso ... opinião. Respeite a dos outros para ser respeitado. E já agora inteire-se dos factos em vez de mandar baboseiras...

    ResponderEliminar
  144. "
    Mas independetemente de tudo, nada dá direito a alguém querer tirar a filha à sua mãe. Muito menos quem não tem qualquer legitimidade para tal.
    Só o Estado, ou os Tribuais, podem tirar o poder paternal a alguém.
    Não são vocês que o podem fazer.
    Estava o mundo bonito, se isto andasse à deriva de cada um."

    Se a família biológica não cuidar convenientemente dos seus filhos, o Estado tem não só o direito, mas também o DEVER de lhe tirar as crianças.
    Além disso, estamos a lutar para que não voltem a ocorrer casos destes.
    Percebeu, seu grande imbecil?

    ResponderEliminar
  145. Bom dia vejam este video de ontem na RTP


    http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Probabilidade-de-Alexandra-regressar-a-Portugal-e-reduzida.rtp&headline=20&visual=9&tm=8&article=224627

    ResponderEliminar
  146. LEIAM:

    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/pai-menina-russa-tvi24-alexandra/1068247-4071.html

    ResponderEliminar
  147. As leis têm graves erros, sobretudo porque são feitas por homens que analisam o interesse da criança do seu ponto de vista e não do ponto de vista delas.

    Pergunte-se às crianças com quem querem ficar (vide Convenção dos Direitos da Criança), elas são os melhores juízes do bem querem para si, para o seu equilíbrio emocial, para que não sejam adolescentes desequilibrados e adultos frustrados.

    ResponderEliminar
  148. Na reportagem, o pai biológico ainda não leu a Convenção dos Direitos da Criança - muitos decisores tb não - o lugar da filha é junto da mãe porque assim pode visitá-la.
    O egoísmo dos adultos fala mais alto...

    É altura de um psicólogo independente perguntar à Alexandra com quem quer ficar.
    Quando é que os direitos das crianças vão ser respeitados?

    ResponderEliminar
  149. Pela reportagem da RTP ela nao vai voltar p/ grande tristeza minha e pelos vistos os jornalistas ja estam a dar dinheiro o que para a Natalia que gosta de ganhar dinheiro facil e bom e assim vai continuar.

    ResponderEliminar
  150. A esse sr anonimo: quem disse que querem tirar a menina à mae? só queremos que elas venham para ajudarmos e que ela cresce onde nasceu. ainda não percebeu? anda no mundo da lua o sr anonimo?não se meta aonde não é chamado, o sr é um anormal concerteza
    Isabel

    ResponderEliminar
  151. Senhor anónimo...
    Até concordo consigo na teoria. Mas na prática sabemos que a menina foi muito mas muito negligenciada pela mãe! A criança foi posta ao cuidado de pessoa idónea pelo estado e pelo tribunal.
    Agora foi a ineficácias de várias entidades em conjunto com o tribunal que não se deram ao trabalho de atestar essa mudança na mãe! A mãe para todos os efeitos pode voltar a fazer tudo outra vez: deixar a filha largada em qualquer lado, não alimentá-la, negligenciar a sua higiene etc.
    Como é óbvio não será agora que o fará, uma vez que tem os olhos do mundo em cima! Mas e depois?? Quando esses olhos se fecharem? Mais... sabendo ela disso não se inibiu de "repreender" (assim mais bruscamente) a filha ainda não estava com ela à uma semana! E em frente às tvs. Uma mulher que reaveu uma filha, so o tivesse feito com real vontade de a acarinhar teria concerteza muito mais paciência, carinho e afecto para demonstrar! Essa rispidez natural entre pais e filhos viria naturalmente mais tarde, quando a filha a encarasse como mãe. Ponho os olhos em Baltazar, por exemplo, que tem sido um primor para a sua menina! Brinca, acarinha-sa, é paciente, educado e tudo mais...duvido que as suas repreensões tenham passado por lambadas e empurrões!
    Para mim foi a ineficácia de todas as instituições, técnicos e afins...tudo junto que funcionaram muito mal mesmo! Para depois fechar com chave de ouro, um tribunal que meio à pressa decidiu sem pedir mais esclarecimentos! As provas contidas no processo, para mim, eram mais que evidentes e suficientes para que o tribuna abrandasse a sua decisão e ponderasse melhor. Pedisse mais provas de que a mãe realmente mudara!
    PARA MIM ERRARAM...e não se trata para mim de afecto versus biologia!!! Mas biologia sem afecto para uma criança é algo muito perigoso!
    Fizessem-se os testes de personalidade à Natália, que quase aposto que os resultados explicariam muito mesmo!!

    Ass. Nayzé

    ResponderEliminar
  152. Sr. Anónimo das 9:48 (isto do Sr. Anónimo não deixa de ter piada...):

    Para bem da Alexandra até sou obrigada a concordar com a Natália vir para Portugal. Mas não deixa de ser uma prostituta e uma bêbada. E não foi por se sentir sózinha e desamparada em Portugal. Não é desculpa porque na Rússia já fazia o mesmo antes de vir para portugal. Se não estou em erro, a 1ª filha dela também é filha do "acaso", entre outras coisas.

    Vir dizer que o que se passou, passou não é bem assim. Os factos são o que são e o passado não se pode alterar. E ela também não altera os hábitos do presente (pelo menos de bebida), apenas disfarça porque sabe que está a ser vigiada.

    Claro que todas as pessoas têm direito a uma 2ª oportunidade. Mas Deus me livre de ter uma filha longe de mim durante anos e assim que a tivesse ao pé de mim começasse a trata-la mal. Assim se vê a moral e personalidade das pessoas. Agora sim, agora é que começou o teatro.

    O próprio pai que só diz baboseiras, é o 1º a dizer que ela não é boa mãe.

    E não é só pela pobreza... mas a pobreza dela é extrema... de dinheiro e de espírito.

    ResponderEliminar
  153. Ontem, quando via a entrevista da SIC, com o pai biologiaco, senti um grande aperto no coração. Posso estar equivocada mas tive a sensação de que estavam a tentar encerrar o caso, de uma forma "elegante"...
    Tive a sensação que já tinham agendado um progarma para daqui a 10 anos com a Alexandra. Esse progarma teria o nome de PERDIDOS e ACHADOS....

    Que por agora iam abandonar a Alexandra.


    Será que fui só eu a ter esta sensaçao?
    Espero estar equivocada...

    Fernanda

    ResponderEliminar
  154. Tradução para russo da carta de uma leitora à Natália
    ПЕРЕВОД ОТКРЫТОГО ПИСЬМА НАТАЛЬЕ ЗАРУБИНОЙ
    Я тоже мать, португалка, и тебе пишу.
    Ещё что хочу тебе сказать.
    Мы не можем и не должны никого судить, мы должны поддерживать.
    Поэтому я здесь, чтобы помочь тебе от всего сердца, а не судить или критиковать.
    Я тоже мать мальчика 16 лет и девочки 5 лет.
    Хотела бы я, чтобы в тишине и глубине твоего сердца ты решила, что действительно будет лучше для твоей дочки.
    Если у тебя есть желание возвратиться в Португалию, хочу чтобы ты знала, что двери открыты для тебя и будешь очень хорошо встречена, ты знаешь что это правда…
    Здесь много людей, которые хотят тебе помочь, чтобы у тебя был дом со всеми условиями, работа, для того, чтобы ты жила в спокойствии и достойно жила с твоей семьей, дабы ты была счастлива.
    Мой муж твой соотечественник и, по его мнению, здесь ты можешь дать больше спокойствия твоей дочери, как в психологическом, как и в материальном плане.
    Конечно же, деньги не самое главное в жизни, но они нам нужны, чтобы жить.
    Твоя дочь, настоящая принцесса, стоит в сердце на первом месте. Она уже много потерпела, а всего-то ей 6 лет.
    Спокойно, проверь твой разум и твоё материнское сердце и хорошо подумай насчёт того, что будешь делать в будущем.
    Возвратись с твоей принцессой, МЫ ЗДЕСЬ ВСЕ ГОТОВЫ ТЕБЯ ПОДДЕРЖАТЬ.
    Мы все один народ, мы все братья, Бог создал землю, но Бог не создал границы, это люди создали границы.
    Для меня границы не существуют, МЫ ВСЕ ОДИНАКОВЫЕ. МЫ ДОЛЖНЫ ВСЁ ВРЕМЯ ПОМОГАТЬ НУЖДАЮЩИМСЯ, И Я НА ТВОЕЙ СТОРОНЕ, НЕ ЗАБУДЬ…
    ВОРОТА ПОРТУГАЛИИ ОТКРЫТЫ ДЛЯ ВАС, И НАШИ СЕРДЦА ТОЖЕ.

    ResponderEliminar
  155. O pai diz que quer ter mais dois filhos mas que não tem companheira.

    Bem se é para depois deixar a mãe e ela que se vire sozinha mais vale ficar sentado.

    Gosta tanto da miúda que só agora é que quer ajudar monetariamente na sua subsistencia.

    Quer enganar quem ... a que é que lhe cheira ...

    ResponderEliminar
  156. O que o pai disse não se escreve: é outro igual ou pior do que a Natália: bem o diabo escolha!
    Tenho pena de não ter comparecido à Vigília. No passado domingo estive em Braga na manifestação. Foi bom ter podido ouvir a D. Florinda, as irmãs e amigos partilharem histórias da nossa menina. Foi bom ver tantas pessoas juntas pela mesma causa: obrigada portugueses, russos, ucranianos...
    Espero quer na vigília desta noite estejam muitas mais pessoas; estou ansiosa por ver na Tv.
    Não desistiremos de lutar!
    No domingo teremos outra oportunidade de mostrar a nossa UNIÃO E PERSISTÊNCIA: VOTAREMOS EM BRANCO!!
    Não desanimem amigos!
    Obrigada.
    Maria (Guimarães)

    ResponderEliminar
  157. VOTAR!
    VOTAR!
    VOTAR!
    VOTAR!
    VOTAR!

    EM BRANCO!
    EM BRANCO!
    EM BRANCO!

    EM BRANCO! EM BRANCO!

    PELA ALEXANDRA

    ResponderEliminar