segunda-feira, 1 de junho de 2009

João Pinheiro apela a Medvedev

"Vamos apelar ao presidente russo para que tenha compaixão pela Alexandra e que a mande para Portugal para junto de nós."
O anúncio foi feito ontem, por João Pinheiro que criou a criança russa desde os 17 meses. Para João Pinheiro, já não há nada a fazer juridicamente e, por isso, só resta pedir a intervenção do presidente russo para que a Alexandra, que recentemente foi repatriada para a Rússia com a mãe, regresse para a sua casa, em Barcelos. "A Natália vai acabar por abandonar a menina", acusou João Pinheiro que nunca mais esteve com "a filha" desde que a viu embarcar no avião, no passado dia 20. "Ela saiu daqui à força e está a viver com a mãe como uma prisioneira", acusou João Pinheiro.

Diário de Notícias - 1 de Junho de 2009

13 comentários:

  1. Para divulgar pelo estrangeiro:

    A russian women name Natalia came to Portugal illegally to work, to Guimarães. She was a prostitute that had a child, a baby girl named Alexandra. I know prostitutes can love their children but unfortunnatly this was not the case. During one year that she had the baby with her she didnt treated her well. When the child had one year she asked a portuguese cuplle, Florinda and João, to take care of that girl. And so it was.
    She was loved for them, she went to school, had friends, had a dog name Lúcia, had a pink room with Barbie things.
    A couple of weeks ago Natalia was still ilegal in Portugal and she was caught by the police that ask her to go back to her country.
    She tried to save herself saying that she had a portuguese daugher but when that case went to trial a judge (and I dont know the names I want to call that man) decide that also Alexandra should go back to Russia.
    So that little girl living happy in Portugal is now in a house with no water, no electricity, no love, with an alcoolic mother, empty bottles everywhere, not knowing a word in russian (she only speeks portuguese), and dont understanding what happen to her.
    A tv video passed on our tv with her crying saying in portuguese that she wants to come back and her mother beating her. It is heart breaking! http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1243589

    Her only friend, Lúcia the dog that used to sleep next to her, is now stuck with chains in the backyard of the house.

    I also send you a blog we create http://xaninhanossa.blogspot.com/ and the link of the petition we have in order to try to have her back http://www.gopetition.com/online/28077.html

    Could you please see this images, and sign this petition. And maybe send this email to some friends. Just ask them to imagine themselfes with 6 years old, being taken away from your family for a foreign country, not knowing the language, crying to come back, and having a strange woman beating you for that.
    HELP!

    ResponderEliminar
  2. Isto já é uma questão de orgulho e de ego por parte da Natalia:

    http://diario.iol.pt/sociedade/alexandra-russia-menina-russa-braga-joao-pinheiro-tvi24/1067457-4071.html

    ResponderEliminar
  3. URGENTE
    Preciso de saber o nome da aldeia onde vive a Alexandra. Srs administradores ou alguém. Tenho um contacto de uma empresa na Russia que quer ajudar a Alexandra, com roupas e brinquedos. Perguntam-me como contactar a mãe.

    ResponderEliminar
  4. Este caso mediático dá uma péssima imagem de Portugal na Europa, é por isso que os responsáveis estão calados à espera que a Alexandra caia no esquecimento.Vão dizendo que lamentam, que estão chocados,...Hipocrisia e demagogia! O juíz desculpa-se com os factos ou com a falta deles, a segurança social com o tribunal, etc. Todos fazem o costume, nada se assume, ninguém é responsabilizado, as crianças são desrespeitadas nos direitos que estão consagrados na lei e é só isto que têm a dizer?
    Esta menina foi arrancada da sua casa e do seu contexto afectivo e cultural. Tiram-lhe a sua família afectiva, a sua língua, a sua casa, os seus amigos e mandaram-na com o seu cão para um país estranho,para uma língua estranha, para casa de estranhos, que partilham com ela o ADN. Sim, porque está escrito no ADN que as mães amam os filhos, mesmo que não os alimentem, mesmo que os abandonem, mesmo que lhes batam, mesmo que os agridam psicologicamente, são "as mães possíveis", um novo conceito de mãe inventado por um juiz português do Tribunal da Relação de Guimarães! A culpa é do ADN! Isto daria para rir se não fosse trágico!

    ResponderEliminar
  5. atenção precisamos de responder a esta comentadora quanto a localização da menina para a ajudar no imediato, enquanto não resolvemos a situação dela.

    Depois é enviar mails para p Presidente da Russia apelar a sua ajuda. Pelo menos ele pode convencer a mãe a regressar com a menina para Portugal. O E.mail dele é http://www.kremlin.ru/eng/articles/send_letter_Eng1a.shtml - presidente Russo

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente não acredito que a mãe de Alexandra volte com ela. Foi pressionada pelas autoridades russas para voltar e dificilmente a deixarão vir. Não acredito que tenha forças para enfrentar o regresso, é uma mulher muito fragilizada pelas circunstâncias da vida. De qualquer modo, não devemos desistir pela Alexandra, não se esqueçam que ela implorou "luta pai", estas palavras, bem como os seus gritos não me saem da cabeça. Neste caso complexo que envolve sentimentos profundos que as leis não podem resolver, resta-nos lutar com a humildade, a ética, a compaixao e o amor e esperar que movam montanhas, às vezes isso é possível. Pela Alexandra e por todas as crianças que sofrem e pagam pelos erros dos adultos que deviam protegê-las, não cruzemos os braços!

    ResponderEliminar
  7. Por favor digam o que devemos fazer?
    Tenho familiares na Suissa estou a pedir ajuda para divulgação da mensagem.
    O que temos que fazer é urgente.

    ResponderEliminar
  8. A aldeia chama-se Oblast, na região de Yaroslavl a 300 quilómetros de Moscovo (Tirei daqui: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=D1B408C8-411C-4F2B-865E-795042145F89&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009)

    TS

    ResponderEliminar
  9. Toda a ajuda optima neste momento contudo o que a Alexandra precisa é de voltar a sorrir em Portugal, não creio que os brinquedos e roupas que lhe possam levar atenuem a sua profunda tristeza... temos de continuar a unir esforços para trazer a Alexandra de volta.

    ResponderEliminar
  10. Fátima,
    A aldeia é perto de uma cidade de Iaroslavl, chama-se Prechistoe

    ResponderEliminar
  11. A pressão que Natália está a sofrer por parte da Imprensa também não ajuda à serenidade, neste caso todos erraram muito, é preciso conversarem civilizadamente, pondo o interesse da menina acima de tudo, se o fizerem ela agredecerá e compreenderá os erros dos adultos. O que vimos, jamais deveria ter acontecido, mas aconteceu! Por isso é preciso reflectir e tentar apanhar os cacos provocados por esta tragédia que, infelizmente, é igual a tantas outras. Mesmo que não consigamos trazer a pequena Alexandra, se conseguirmos evitar que em Portugal a justiça cometa erros semelhantes, já terá valido a pena o esforço. Bem hajam todos aqueles que lutam pelos direitos fundamentais das crianças!

    ResponderEliminar
  12. Fátima
    nao é boa ideia mandar brinquedos e roupa pelo menos por agora porque o governo russo vai fazer uma visita a casa da natália para ver as condiçoes em que se encontra a menina e nao era bom que visse muita roupa e muitos brinquedos pelo menos para já porque a mae podia dizer que tinha sido ela a dar-lhe

    ResponderEliminar
  13. ACHO QUE DEVIAMOS ENCHER O MAIL DO PRESIDENTE RUSSO COM APELOS PARA QUE A MENINA VOLTE,APELEMOS AO CORAÇÃO DELE,NUNCA SE SABE!AINDA MAIS AGORA DEPOIS DAS DECLARAÇÕES DESTE SR. Nikolai Svanidzé, membro da Câmara Social.EU JÁ ENVIEI 1 MAIL...FORÇA, ESCREVAM E ENVIEM...

    ResponderEliminar