segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mãe biológica disponível para receber casal português

"Por mim ia já hoje, tenho muita vontade", afirma com emoção a mãe afectiva da pequena Alexandra, Florinda Vieira, ao saber que Natália Zarubina garantiu estar disponível para receber o casal português que durante cinco anos tomou conta da menina russa.

"Na nossa vila há um hotel com condições e estou disposta a receber o João e a Florinda. Eles podem visitar a Sandra [nome pelo qual trata Alexandra] quando quiserem", declarou a mãe biológica em entrevista à Lusa, quando questionada sobre a possibilidade de regressar a Portugal. Natália, a quem já foi dada a possibilidade de trabalhar num café e viver em Portugal numa casa sem pagar qualquer renda, preferiu não responder directamente à pergunta e revelou que tem recebido algumas ajudas inesperadas de cidadãos russos.

Passada a emoção do primeiro impacto causado pelo convite de Natália, Florinda cai na realidade. "Nesta altura ainda não temos a certeza de poder lá ir." É preciso fazer as coisas com calma, porque o que ela diz hoje amanhã já não é verdade", afirmou Florinda, sublinhando as saudades da menina que há mais de um mês partiu para a Rússia.

"ELA JÁ TEM TRAUMAS SUFICIENTES"

Na entrevista à agência Lusa dada em Pristchistoe, onde a família de Alexandra vive, os familiares da menina quiseram demonstrar que a criança está feliz e já prefere a vida na Rússia àquela que tinha em Barcelos. "Ontem, por telefone, João e Florinda [os ‘pais’ portugueses] perguntaram-lhe se queria voltar a Portugal e a Sandra respondeu que não, que aqui estava melhor", disse o avô, Serguei. A mesma ideia foi corroborada pela irmã, Valéria.

Florinda disse ao CM que essas declarações são falsas. "Jamais íamos fazer essas perguntas à criança, até porque não é ela que decide. A ‘Xaninha’ já tem traumas suficientes e não lhe íamos causar mais um", revelou. "A menina é que me disse que estava a comer muita sopa para crescer rápido e depois voltar para Portugal."

ALEXANDRA MISTURA PALAVRAS RUSSAS COM PORTUGUESAS

"Não me admira que ela diga cada vez mais palavras em russo. Já lá está há algum tempo e é uma menina muito esperta. Mas também posso dizer que a irmã dela, a Valéria, já diz muitas coisas em português", disse ao CM Florinda Vieira, quando confrontada com o crescente vocabulário russo de Alexandra. Na casa da aldeia de Pritchistoe a menina não pára de brincar e vai soltando frases em que mistura as duas línguas. "Eu levo o kochka lá na verkh", grita Alexandra, enquanto pega num gatinho (kochka, em russo) siamês e o leva para cima (na verkh) do forno russo.

"Por enquanto, ainda é Sandra mas, daqui a pouco tempo, já será Chura [um dos diminutivos russos de Alexandra]", disse à Lusa o avô Serguei.

PORMENORES

PETIÇÃO

Cerca de 450 russos assinaram uma petição em que se pede ao Comissário para os Direitos Humanos da Rússia que esclareça se os direitos de Alexandra Zarubina não foram violados quando foi retirada à família portuguesa.

FALTA DE AJUDA

Natália Zarubina não é agora tão categórica a negar um possível regresso a Portugal. As dificuldades em encontrar um emprego e a ausência de ajuda por parte do Estado russo aumentaram as dúvidas.

Correio da Manhã - 29 de Junho de 2009

172 comentários:

  1. Lembro-me de ti, xana, todos os dias... temos-te no coração e estamos aqui à tua esperça. Que Deus te abençoe e te ampare, para que estejas bem e para que prepare o caminho do teu regresso. Um beijo com muito carinho. Daniela

    ResponderEliminar
  2. Princesa vamos todos lutar por ti para que regresses para junto da Familia Pinheiro.

    Nunca vamos desistir,pois acredito que ainda vais ser muito feliz.

    Força familia Pinheiro,tenham calma e pensem muito bem o que fazer pois este momento parece ser o mais dificil e decisivo e não cabe a nenhum de nós aqui dar conselhos,mas sim estar ao vosso lado.

    Srs do Blog muito obrigado pelas novas da nossa Xaninha pois sem vós nada disto seria possível o meu muito obrigado.

    Eu e toda a minha familia e amigos estamos sempre cá prontos para ajudar e aguarda-mos por directivas vossas.Estamos sempre a postos para ajudar no que voces deliberarem.

    ResponderEliminar
  3. Força Xaninha, estamos tds a torcer pelo teu regresso.
    Força Familia Pinheiro
    Força Srs do Blog, para que possam continuar esta caminhada
    Jinhos pa tds que estão juntos nesta Batalha

    ResponderEliminar
  4. Faço figas para que o vento mude a favor de um entendimento entre as duas famílias para que, juntas, possam proporcionar todo o bem-estar à Alexandra.
    Ela é uma menina bem bonita e tenho a certeza de que ela vai ser uma mulher linda quando for adulta.

    ResponderEliminar
  5. Pelas notícias tudo parece estar bem encaminhado, talvez leve mais tempo do que desejaríamos, mas certamente chegaremos a um FINAL FELIZ.
    Aos organizadores deste movimento dou mais uma vez os parabéns pela iniciativa. Para além disso, gostava de pedir novamente que ponderassem a organização de outro encontro para que aqueles que não vão poder estar presentes dia 11 terem a possibilidade de participarem.

    Bjns a todos.
    Marta GMT

    ResponderEliminar
  6. COMENTEM A NOTÍCIA NA PÁG DO CORREIO DA MANHÃ.

    QUANTO MAIS COMENTÁRIOS, MAIS PROBABILIDADE DE ELES CONTINUAREM A ACOMPANHAR O CASO.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia a Todos.

    Parece que a Natália começa a mudar um pouco o seu discurso, será que está a tomar consciência do que a espera lá na Russia?

    Rezo todos os dias para que Nossa Senhora a ajude a ver que o regresso é melhor para todas (incluo a Valéria), que parece ser um pilar de equilibrio da nossa menina.

    A imprensa voltou a falar do caso.

    que milagre, o avó já entende as conversas da nossa Princesa com o casal Pinheiro,santa ignorância, srs. jornalistas, que barbaridades vocês publicam com o unico objectivo de grandes vendas e não de ajudar a nossa Princesa.

    Que Nossa Sra. te dê mta força minha Princesa até ao teu regresso.

    Um abraço familia Pinheiro.

    Obrigado fundadores deste blog, nunca desistam.

    Obrigados a todos q acreditam e que aqui estão diariamente.

    Nina.

    ResponderEliminar
  8. Ola Bom dia,

    finalmente uma luzinha ao fundo do tunel...

    Peço a Deus, paz entre as familias e que o regresso da Xaninha esteja para breve.

    Não acredito nas palavras do avô da menina, quando disse que ela não queria voltar. E lamento o jornalismo deste país que ainda faz referência a um comentário deste.

    Sei que o dia mais votado para o nosso encontro foi 11 de Julho mas sei que muita gente trabalha ao sábado e prefere dia 12 de julho (domingo) que não apareceu no inquérito. Pergunto, é possivel agora colocar entra sábado ou domingo.

    Obrigado a todos aqueles que lutam pela felicidade da menina e assim se manifestam contra as injustiças que as crianças são sujeitas.


    Xaninha, Valéria, Natália até breve Se Deus Quizer...

    ResponderEliminar
  9. Bom dia!
    Mais uma réstia de esperança!
    Obrigado a todos por esta força e esta união.
    Agora sim acho que a Natália começa a aperceber-se da dura realidade que é viver na Rússia, as ajudas do governo não chegam e ela começa a entender isso.
    Todos os dias rezo e peço para a Xaninha voltar.
    É normal que a menina se sinta baralhada, já há um mês e meio que esta é a realidade que conhece...
    Desejo que regresse rapidamente mas se isso não acontecer a curto prazo, oxalá o casal Pinheiro consiga ir à Rússia, seria muito bom para ambas as partes, seria uma lufada de ar fresco para continuar a luta e talvez a Natália ficasse mais convencida estando com eles pessoalmente.
    De qualquer forma continuo aqui e agradeço a este maravilhoso grupo a força!
    Obrigado Teresa por me tranquilizares na sexta feira, és uma querida!

    ResponderEliminar
  10. Força Xaninha.... ainda vais ser muito feliz no nosso PORTUGAL!!!

    Casal Pinheiro, vão com muita calma. Façam ver à Natalia que entre todos vão conseguir fazer da Xaninha uma pessoa feliz!

    Obrigada mais uma vez aos senhores do blog por tudo o que têm feito

    ResponderEliminar
  11. Mais uma semana de luta. Força meus amigos (acho que os posso chamar assim)! continuamos deste lado!

    Susana Barreiro

    ResponderEliminar
  12. Bom dia a todos!!

    Sendo verdade que a Xaninha diz que não quer voltar, depois de os pais do coração lá chegarem e depois de uns dias de convívio, quero ouvir o que a criança vai dizer...

    Vai recordar todos os momentos de verdadeiro amor que passou com eles, reviver todos os momentos em Portugal com a sua restante família do coração, os amiguinhos da escola... Vai sofrer... A Xaninha vai continuar a sofrer, porque a isso foi condenada pelo Sr. Juiz de Guimarães...

    Beijos a todos!

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  13. Olá bom dia
    Não vos parece que o facto da Natália convidar a família Pinheiro a ir à Rússia ver a Xaninha seja uma forma de a Natália querer conversar com os Pinheiro, para aceitar a oferta?
    Quer-me parecer que ela já está a entar na realidade russa. Ou seja, achava ela que a Xana iria ser a galinha dos ovos de ouro, pois bem enganou-se. Agora começa a ver que o melhor é manter os Pinheiro por perto, não vão eles também "desaparecer" com as ajudas.
    E acham mesmo que a menina não quer voltar? Quem lhe dera.

    Vamos continuar esta luta, mais tarde ou mais cedo ela vai ceder, voçês vão ver.

    A todos que lutam por esta causa um abraço.

    CJ

    ResponderEliminar
  14. Bom dia a todos.

    Não é à toa que tantos sentimentos comuns esta caso despertou em milhares de pessoas por todo o mundo.

    É claro que a nós, portugueses, a culpa e o remorso, nos tocou muito mais fundo pois foram os nossos tribunais que mudaram radicalmente a vida desta menina.

    Apesar de a menina se estar a adaptar à sua nova vida, todos nós torcemos para que ela volte ao nosso país, pois apesar de todas as dificuldades da vida cá, temos um país cheio de sol, com um bom clima e onde existem corações solidários e amigos para ajudar no que for preciso.

    O mais difícil de aceitar é que a esta menina nada faltava, desde carinho, abraços e a alimentação adequada à sua idade.
    Agora quando vemos e sabemos que para além das falta de condições em que vive, a alimentação deixa muito a desejar e é certo que não será a que estava habituada.

    É fundamental que o casal Pinheiro não perca o contacto com ela para que se sinta apoiada e não desanime nunca.

    E a este grupo que tudo está a fazer para a felicidade deste anjo, desejo toda a força e coragem necessários para que nunca baixem os braços, e que Deus esteja convosco.

    Força amigos, pois sabemos que esta batalha não será facil, mas o nosso objectivo é a felicidade da Alexandra. Que Deus vos abençoe.

    Bem hajam

    ResponderEliminar
  15. Felizmente, o casal Pinheiro é bastante mais sensato e coerente do que as agências noticiosas.
    Não é por acaso que Alexandra é o que é, deve-o aos seus pais afectivos.
    E, fico por aqui...

    Outro aspecto: ser linda não tem qualquer relevância. Conhecemos pessoas fisicamente feias que são fantásticas (robustas psicologicamente) porque tiveram a sorte de crescer no ambiente correcto e aconselhável de afectos, apoio, reforço positivo, etc.
    Gostaríamos que Alexandra viesse a ser uma mulher "linda por dentro".
    Um bom dia!
    MF

    ResponderEliminar
  16. Espreitem o bloG do Sr MIlheiro...tem, fotos da Xaninha, suponho que recentes.

    ResponderEliminar
  17. Peço desculpas, não é Milheiro mas sim Milhazes, José Milhazes "da Russia"

    ResponderEliminar
  18. Bom dia, obrigado a todos os que estão a lutar pelo regresso da Alexandra, nunca desistam desta luta

    Natalia por favor regresse a Portugal com as suas filhas irá ver que será a melhor escolha, pois vai ver que no futuro elas lhe irão agradecer por estar a lutar por um bom futuro para elas e nos, mães nem sempre podemos fazer o que achamos melhor para nós o nosso dever e obrigação é simplesmente lutar pela felicidade do bem mais precioso que deus nos deu que é os nossos filhos ... quando chegar a Portugal e vir um sorriso de alegria na cara da xaninha seja ele por que motivo for o seu coração vai ficar cheio de alegria pois esta a fazer o que é correcto

    ResponderEliminar
  19. Neste momento faz-se impossível assinar petição russa aparece erro 404 gostaria de saber porque??

    ResponderEliminar
  20. bom dia
    Natalia o seu regresso com as suas filhas é um bem haja nestas terras de Portugal, estamos e vamos estar sempre a ajudar pense e reconsidera ira ter a vida que sempre sonhou e nunca pode ter....A vida são dois dias e oportunidades destas nem sempre existe , e os grandes nomes que estão a fazer fé na sua resposta aguardam por ela da forma positiva....Diga-nos irei voltar e verá como somos Portugueses aconhedores.....
    Bem haja

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Amigos

    Vamos acreditar que estamos muito perto da ter a nossa Xaninha ao pé de nós.

    D. Florinda e Sr. João, força, não estão sózinhos têm aqui um grupo de amigos, mas amigos verdadeiros que estão convosco.

    Acredito que a Natália os vai ouvir, compreender e aceitar todo o apoio que lhes queremos dar.

    Natália, aceita estes amigos como uma família que tanto vos quer bem, à Alexandra, a si e à Valéria.

    Vem Natália, não te vais arrepender!

    Estamos à vossa espera!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  22. Senhores do Blog
    Não ajudem só a Natália e a Xaninha, ajudem também a valéria que quer estudar arquitectura (refere José Milhazes no seu blog), o problema da Valeria é ter dinheiro para proceguir os estudos nesta área como ela mesma refere.
    É também nestas coisas que voçês devem adoçar o coração da Natália, ajudar a Valéria a concretizar o seu sonho (ser arquitecta),nós temos óptimas faculdades de arquitectura e não se esqueçam a Xaninha parece gostar da irmã, seria um crime agora separa-las.
    Estejam atentos a todos estes promenores, que podem parecer insignificantes mas não são, fazer entender a Valéria destas oportunidades é ter uma nova aliada nesta luta.
    Não se esqueçam disto, esta família não tem condições financeiras para prosseguir os estudos da Valéria na faculdade.

    Bem hája a todos

    CJ

    ResponderEliminar
  23. Bom, claro que a estamos também a pensar na valéria, mas a Natália também ter que pensar em trabalhar para ajudar. Já que vai ter casa e trabalho e vai ter ajudas (claro.... pela Xaninha), a Natália vai ter que ser a 1ª a pensar na valéria... Penso eu de que....

    ResponderEliminar
  24. Parabéns a Florinda!! Achei espectacular a sensibilidade que teve em primeiro dizer que jamais faria uma pergunta( se ela queria voltar) destas à Alexandra e o porque, e em segundo de fazerem notar que a Xaninha é esperta e capaz de aprender o Russo com facilidade mas que notassem que a Valéria já também ia aprendendo algum português! Óptima presença de espírito da Sra. Florinda.

    Olhem eu até fico emocionada!!!

    Já falei aqui, que acho o Sr. João uma pessoa hábil no seu discurso, simples, directo e persuasivo (no bom sentido) e acho que ele iria conseguir convencer sim a Natália a voltar se fosse lá e falasse pessoalmente com ela.

    É só esperar a fervura baixar como já está baixando... Vcs vão ver, elas vão vir para cá!

    Só pelo facto da Natália nunca ter impedido da Xaninha falar ao telefone com a família Pinheiro já é um sinal verde e acho que ela não vai retroceder no "convite" a família ir lá.

    Já agora, será que a família tem condições para issi? As passagens são caríssimas não? O fundo que andamos a contribuir será eventualmente usado para isto???

    ResponderEliminar
  25. Se a Natália aceitar realmente o regresso a Portugal, também será importante ajudar a Valéria a aprender português. Ela vai precisar disso.

    ResponderEliminar
  26. Olá a todos!

    Quero apenas dizer Muito Obrigado à D. Florinda e ao Sr. João Pinheiro pela forma como educaram e amaram a pequena Alexandra!

    Penso que é por todo o carinho, confiança e protecção que sempre dedicaram à Alexandra, que ela tem suportado esta alteração na sua vida!

    Para eles mando um grande abraço!

    Para a Alexandra - estaremos sempre a lutar por ti!

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  27. Tive uma ideia talvez um pouco irrealizável... (mas todos estes acontecimentos, a começar pela decisão do tribunal, também nunca deveriam ter acontecido).

    Qual a hipótese de conseguir que uma Universidade Privada, oferecesse um curso de Arquitectura à Valéria?!
    Já se conseguiu um apartamento e um local de trabalho para a Natalia...

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  28. Bom dia!

    Xaninha, não vamos desitir de ti!

    Pombal

    ResponderEliminar
  29. Paula,

    Calma aí.
    Em primeiro lugar, seria preciso saber se a Valéria deseja realmente estudar arquitectura, pois pode vir a mudar de ideias e querer estudar outra coisa... depois, há que ver qual a universidade, mesmo privada.
    Por isso, é melhor não pormos o carro à frente dos bois, visto que, antes de tudo, é preciso termos a certeza de que a Natália quer mesmo regressar.

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde a todos e um Bem Ajam

    Concordo com o que tem sido dito aqui, referenciando tambem os estudos da Valéria, tem que haver sensibilidade neste campo para a Natália perceber que aqui tem mais possibilidades das filhas estudarem, porque nos aqui ajudamos.

    Continuamos nesta luta, não vamos desistir.

    Obrigada aos srs do blog e á familia Pinheiro por tudo o que teem feito.

    beijinhos Alexandra, Valéria e Natália

    Isabel

    ResponderEliminar
  31. E antes disso, a Valéria precisaria de aprender português e de ter uma excelente preparação ainda no ensino secundário.

    ResponderEliminar
  32. Penso que todos temos a missão de opinar, já que mais não podemos, de momento.
    Do meu ponto de vista, não me parece necessário a ida pessoalmente da família Pinheiro para convencer Natália - há outras formas (faladas, escritas, gravadas, etc.) e seria muito preocupante para a Alexandra, estar com os pais e não poder regressar com eles...

    ResponderEliminar
  33. Bom, quanto à ida da família Pinheiro à Rússia, a última palavra é deles.

    Agora, é melhor não começarmos a fazer castelos no ar, pois nada está garantido.

    ResponderEliminar
  34. Não se esqueçam que o nível educacional das escolas dos países do leste, costumam ser muito boas, "viajando" neste assunto agora, acho que a Valéria não teria o menor problema em se engajar aqui... Fora a questão de que as pessoas do leste aprendem com uma rapidez surpreendente o português, muito melhor do que os nossos irmanos...

    ;)

    ResponderEliminar
  35. Venho ao blog muitas, muitas vezes por dia mas nem sempre deixo um comentário.

    Estive as ver as fotos da Xaninha no blog do Milhazes.
    Sabe sempre muito bem ter notícias da menina, principalmente quando elas não são tão más como nós imaginamos.
    Quanto mais conheço esta menina, mais a admiro. Admiro a sua força, a sua coragem, a sua capacidade de adaptação (ou sobrevivência), a forma como está a lidar com a realidade em que se encontra, a forma ternurenta como defendeu a sua cadelinha e o cuidado que tem com a sua imagem (usa quase sempre fio, pulseira, anel,…), não se deixando cair no desespero de estar "sozinha" num fim de mundo.
    Continua assim, Xaninha! Nós também vamos continuar a lutar até que te seja devolvido tudo o que te roubaram!

    Pombal

    ResponderEliminar
  36. boa tarde amigos mais um dia e nao esquecemos a nossa menina as palavras da natália sobre a f pinheiro é uma luz ao fundo do túnel vamos dar a oportunidade de mostrar que pode ser boa mae não sabemos todos erramos mas um dia quem sabe e talvez esse dia chegou mas com a f pinheiro por perto e sempre atentos fico tranquila e um dia o tempo o dirá o que a xandinha vai fazer da vida dela quanto aos estudos da valéria tambem podemos ajudar penso eu o que nao se faz por duas crianças que ao fim sofreram da mesma forma um abraço do algarve maria

    ResponderEliminar
  37. Ola a todos ver as imagens da Xaninha, faz-me acreditar que a nossa oração já esta a surtir efeito senão como esta criança consegue ainda sorrir como sorri, obrigada meu Deus por dares força a esta pequenina...

    Agora, espero que a Natália entenda que o melhor que pode fazer a toda a familia é voltar para Portugal. Dificuldades existe por todo lado mas aqui tem mais ajuda. Todos estamos solidários com a menina.

    Gostava de saber uma coisa porque é que o programa em que a Natália participou ainda não foi para o ar?

    O nosso encontro será 11 ou 12 Julho?

    ResponderEliminar
  38. Boa tarde amigos

    Penso que as noticias são animadoras, por mais que nos pareça dificil creio que é tudo uma questão de tempo. Ao casal Pinheiro digo que são excepcionais e que podem contar conosco para o que der e vier

    Um Bem Ajam

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde amigos!

    Fptrad,

    Foi apenas uma ideia! Tal como referi, talvez irrealizável... mas tenta-se tudo!

    Pela Xaninha!

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  40. Olá amigos

    Concordo com a Maria F. Podemos também (já o tinha sugerido anteriormente) através de um vídeo a Natália ver que as pessoas que a querem ajudar são verdadeirase que toda toda esta ajuda e esta familia de amigos não é uma história, mas sim pessoas reais que se mostram para ela acreditar o quanto lhes queremos bem e queremos ajudar.

    Mas, estou solidária com a família Pinheiro. E o facto da Natália os querer receber lá pode relamente indiciar que quer falar com eles e aceitar regressar.

    Esta notícia veio dar-nos mais esperança.

    Alexandra, querida estamos todos contigo.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  41. Acredito que a Natália voltará pois é o melhor para ela e para as meninas.

    Se o casal Pinheiro for lá para a Xaninha vai ser uma alegria e quererá vir com eles,

    poderá ser que a Natália reconheça que o melhor é vir também.

    Força casal pinheiro voces vão conseguir.

    Raquel

    ResponderEliminar
  42. Todos queremos o bem e a felicidade da nossa menina, e a ída da família Pinheiro lá, pode trazer mais um momento de trauma se não puder vir com eles. E não queremos concerteza que ela sofra mais.

    Sobre este aspecto vou falar com um amigo psicólogo clínico, é sempre a opinião de um especialista, ainda que quem tenha a última palavra seja a Família Pinheiro.

    Estamos ansiosos que tudo isto acabe em bem, e não pomos na nossa cabeça que a menina sofra mais.

    Mais uma vez um bem haja a todos, administradores do blog e esta família de amigos que tudo fazemos para a felicidade da nossa menina do coração.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  43. Estou muito confiante que esta história vai ter um final feliz.

    ABRAÇOS

    PAULO

    ResponderEliminar
  44. olá GRAÇA:

    lembro-me de ver o programa do Gocha aonde estava o casal e o d.Quintino, e ele dizia que era muito importante o casal manter com regulariedade contacto com a menina,e se possivel ir lá visitá-la, para ela não pensar que foi abandonada pelo casal Pinheiro.

    Ela pode pensar que os pais desistiram dela, por isso acho que é bom eles irem lá mesmo para toda a familia da Natália os conhecer e ver que realmente a intenção é ajudá-los.

    Compreendo-a realmente se ela não vier vai sofrer,mas vamos acreditar que com a ida deles a Natália vai ceder.

    Uma proposta feita pessoalmente tem outro valor, podendo acertar-se promenores.

    Eu estou muito confiante.

    RAQUEL

    ResponderEliminar
  45. CONCORDO COM A RAQUEL, FORÇA CASAL PINHEIRO.

    GINA

    ResponderEliminar
  46. Concordo Raquel.

    O que eu mais quero é o bem desta menina.

    Gosto muito de ouvir o Dr. Quintino e considero-o um grande profissioanl.

    Por isso, vamos acreditar que a sua ída lá vai ser bom para a menina, para todos. Já é um bom indício a Natália querê-los lá.

    D. Florinda, Sr. João estamos convosco.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  47. Olá

    Concordo om a ida do casal Pinheiro à Russia.Quem sabe se é isso mesmo que a Natália quer, para poder falar com eles e não haver outras pessoas a meterem-se. Não sei, estou eu a pensar, não sei se todos acham....?
    Se assim fôr era um passo em frente. Vamos todos rezar e fazer uma forcinha para que seja verdade.

    Força casal Pinheiro e amigos do blog.

    Beijinhos Xaninha, Valéria e Natália

    Isabel

    ResponderEliminar
  48. Vi o blog do Milhazes.
    Sinceramente a menina não me parece mal!!!
    Acredito que esteja a ser bem tratada!! Independentemente do sitio onde vive, sabemos que há muitos pobres felizes!
    Julgo que a menina tem uma boa avó, a senhora parece-me ser uma boa pessoa e a Valéria, irmã, também me parece ser uma menina bastante inteligente e educada, e foi criada pela avó.
    Por isso acredito que a Alexandra, se não voltar, conseguirá viver dentro do razoável, na Russia. Quanto á Natália, talvez esteja a aprender a ser mãe.

    Ao primeiro todos ficamos chocados com aquela imagem de familia e aquela casa, pareceu-nos impossivel que a criança conseguisse ser feliz lá. Mas talvez porque não conhecemos bem as pessoas. São humildes, disso não tenho duvida. Têm formas de pensar diferentes talvez de acordo com os seus valores e culturas, mas não me parecem os monstros que inicialmente pintaram.
    O avô embora alcoolico, parece gostar da menina (até a ajudou naquela história dos corações á volta da casota da Lucia).

    Se a Alexandra voltar óptimo, mas se não voltar, não acho que seja um drama tão grande como algumas pessoas o fazem.
    A menina está bem dentro do possivel para a situação, corre feliz , mistura o português com o Russo, já está naquela fase em que se adaptou, as crianças são assim, daqui a 2 meses tem o vocabulário russo quase todo completo e pouco precisará de palavras portuguesas.

    Disse que não quer voltar, e eu muito sinceramente espero que tenha sido muito sincero vindo de dentro do seu coraçãozinho, é sinal que não está tão mal assim lá.

    Eu, ao contrário de muitas pessoas, fico feliz por ver que a menina está a adaptar-se lá, tenho pena de ver que algumas pessoas parece que ficam "tristes" por perceberem que a menina já está a integrar-se lá e não está tão mal como inicialmente.

    Boa sorte Alexandra, que consigas ser feliz.

    ResponderEliminar
  49. Familia Pinheiro:
    Sinto uma profunda admiração por vocês, mostram uma sabedoria e sensatez extraordinária
    Que sortuda é a Xaninha em ter uns Pais assim

    Ideia da Paula de Coimbra:
    Não acho descabida a sua sugestão, de fazer uma oferta «concreta» à Valéria: um curso de arquitectatura numa Universidade Privada.
    Perto de Braga existe o ISMAI (na Maia)que é privado e tem o curso de arquitectura.
    A Natália já o afirmou várias vezes que não vai em promessas, ela quer factos concretos e se lhe dessem essa GARANTIA para a filha mais velha, poderia ser mais um incentivo tanto para ela como para a Valéria. Que futuro a espera na Russia?

    Mas é preciso não ir com muita sede ao pote, deixar passar algum tempo, NÃO EXERCER MUITA PRESSÃO e sobretudo, que a Natália não julge que os tem na mão e os pode manipular

    ResponderEliminar
  50. Maria,
    Já ouviu falar sobre o Sindrome de Estocolmo?

    A D.Florinda disse que no dia em que levaram a Alexandra esta disse que a estavam a raptar. Ela viu «aquilo» como um rapto, com hora e local marcado.
    Ora, de acordo com o Sindrome de Estocolmo, o raptado desenvolve uma relação emocional com o raptor que se confunde com afectos e fá-lo como um mecanismo de defesa psicológico, pois sabe que está nas maos do raptor, sente-se inseguro e vulnerável e então procura não só agradar ao raptor como para si próprio, numa tentativa de sobrevivência aos caos emocional que o invade.
    É preciso não confundir «sobrevivência» emocional com «adaptação bem sucedida» e nenhuma criança deveria ser sujeita a esta provação.

    ResponderEliminar
  51. Amigos

    A vinda da Xaninha da mãe e da Valéria para Portugal tem que ter o nosso suporte e a família Pinheiro já demostrou serem pessoas de princípios, de valores, os quais se espelham na maneira como têm tratado todo este assunto e na educação que esta menina maravilhosa tem e bondosa como já demostrou ser.
    Obviamente que à valéria serão todoas as oportunidades para se integrar, estudar e ser feliz.

    A natália perceberá que o equilibrio da estrutura familiar passará por ela trabalhar também, para além de todo o apoio e ajudas que este grupo está empenhado e fazer.

    No entanto, parece-me e é só a minha opinião, devemos pensar em integrá-la (Valéria) no ensino do português. Depois disso e após um período de permanência perceber então que curso gostaria de tirar e aí mover-mos esforços nesse sentido.

    Parece-me que um passo de cada vez.

    Parece-me importante a Natália acreditar (e è verdade) que este grupo de amigos está cá mesmo para as ajudar e que quanto mais cedo vierem para Portugal mais cedo começam uma nova vida e a sua felicidade.

    Para isto, D. Florinda e Sr. João conte connosco.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  52. é sempre bom receber novidades da xaninha,e saber k tds nos estamos do lado da princesa.
    Mas algo me preocupa,se a Alexandra disse,(COISA K EU NAO ACREDITO!!!),k nao ker voltar para Portugal,de duas uma,ou esta a ser obrigada pela familia ou esta a sentir k foi abandonada pelos pais Portugueses,( é a maneira de as crianças reagirem qd se sentem maguadas pelos adultos,como nao sabem discutir negam o mimo,um bjs,um vamos passear,...),visto k as ferias ja acabaram e ela continua la...
    é mais k normal ela aprender o russo,as crianças aprendem rapido,mas acho k lhe faz falta o colo e proteçao de uma mae !!!
    DOU TD A MINHA FORçA AO CASAL PINHEIRO,NAO DESISTAM DESSE ANJO,ELA PRECISA DE VOçES...obrigada por td ISABEL


    LUXEMBURGO

    ResponderEliminar
  53. Estou com fé que faltará muito pouco para nós vermos a Xaninha a Natália e a Valéria.

    Nós somos a educação que nos deram e isso faz me pensar um pouco na Natália, ela é o que lhe ensinaram, se a vida foi complicada, isso reflete-se hoje enquanto mulher, se calhar nunca lhe foi transmitido com o verdadeiro sentido da expressão o bom do mau, o certo de errado e acho que ela vindo para Portugal com a Xaninha e a Valéria ainda pode vir a ser uma grande mulher e viver feliz.

    Um bem haja, que Deus a ilumine e lhe mostre o melhor caminho.

    Namasté

    ResponderEliminar
  54. Tenho uma menina da idade da Xaninha e não dia que eu olhe para a minha filha e não pense na Xaninha, no quanto aquela criança podia continuar a ser feliz, mesmo junto da Natália e da mana Valéria, mas aqui, em Portugal.

    ResponderEliminar
  55. Concordo com a Graça e acho que, acima de tudo, não devemos criar demasiadas expectativas e não fazer castelos no ar.

    ResponderEliminar
  56. Maria

    Respeito a sua opinião mas permita-me que diga a minha.

    Quando em circunstâncias da vida perdemos alguém que nos é muito querido (ou porque morreu ou porque se afastou de forma a não podermos estar com essa pessoa como gostariamos) passamos por várias fases, a primeira das quais com choro, desânimo, manifestações estas provocadas pela dor que nos assolou.

    Com o passar do tempo já não choramos tanto, nem mostramos publicamente as nossas emoções, não significa que a ferida no nosso coração tenha sarado. Estamos resignados às evidências.

    A Alexandra é uma criança de 6 anos, que brinca todo o dia, conforme as notícias nunca está quieta e tem um dia muito activo.

    Isto é excelente, só mostra a personalidade forte que ela tem.

    No entanto, não me parece que nesta fase e com tão pouco tempo de permanência lá, se possa afirmar que está bem e que já não quer voltar.

    Toda esta actividade extrovertida da xaninha, mostra, por um lado, o seu lado alegre e por outro, que é na brincadeira e nos animais que tem o seu refúgio para se resignar ao meio.

    Toda a criança tem o direito a viver e a desenvolver-se num ambiente que lhe seja saudável física e psicológicamente.


    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  57. Caros amigos, ver a Xaninha feliz alivia o nosso coração. Apesar de tudo a menina está bem tratada. E, especial como é, já conquistou a sua familia russa.

    Não acredito que ela tenha dito que não quer voltar para Portugal, aliás é um comentário que nem devia ter sido mencionado na reportagem... o avô dizer que ouviu a menina a dizer que não quer voltar para Portugal é cómico como se ele percebe-se português...

    O meu desejo mantêm-se. Quero que volte a Portugal. Quero que haja paz entre as familias. Quero que esta menina seja feliz, se já o é, é graças a sua força por ser uma criança especial, mas de certeza que deve ter os seus momentos de saudade e de tristeza e se todos podem viver cá em paz e harmonia porque não?

    Obrigada a todos pela força, a vossa oração por esta menina é que lhe tem dado forças e tem amolecido o coração de todos que convivem com ela...

    Obrigada Meu Deus, N. Senhora de Fátima é evidente a V/Presença na vida destas familias.

    O nosso encontro é para quando??

    Paula Odivelas

    ResponderEliminar
  58. Donde vens tu "Maria disse:"? Dá ideia que estás a justificar a argumentação da advogada e do juíz...!
    Experimenta ir morar para aquela cabana, só que seja 1 mês no inverno, leva teus filhos, se os tiveres, e leva a advogada, o juíz e o Consul ou Embaixador Russo, causadores de tanto sofrimento a esta criança indefesa. E comam a comida igual à que aquela criança come. Depois logo dão parecer do vosso conforto e da vossa felicidade.

    Todos temos de lutar por uma vida melhor para a Xaninha, Valéria e Natália. Quem achar que elas estão lá bem que vá para lá!

    Marina Costa

    ResponderEliminar
  59. Em resumo

    No ambiente onde cresceu, onde já ganhou raízes, juntamente com a irmã que parece que tem uma grande afinidade com ela, e que facilmente se integrará, estão reunidas as condições para ter um desenvolvimento saudável e feliz.

    Por isso aqui estamos.

    Xaninha querida, nunca te deixamos!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  60. Graça Lobato,

    Faço das suas as minhas palavras! (perdoe-me o abuso)

    Não acredito que a Alexandra tenha esquecido a familia que a acolheu durante a vida!
    Não acredito que ela não queira voltar!
    Acredito que ela esteja a aprender a viver nas circunstancias que lhe foram proporcionadas de repente, da melhor forma que sabe e pode, para uma criança de 6 anos.

    Uma coisa é certa, é uma criança forte!com um coração enorme!

    À familia Pinheiro, muita força, não desistam desta menina, que apesar de não nos conhecer e não a conhecer-mos, conseguiu juntar um grupo de pessoas amigas dela!

    Pela Alexandra e para a Alexandram sempre, sempre, sempre!

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  61. Maria,
    Penso que não podemos concluir que Alexandra já está adaptada pelo que vêem os nossos olhos e pelas "traduções" do avô...
    Existirão muitos outros factores a analisar - os psicólogos (eu não sou) explicam o "adaptar-se". Existem várias formas: fechar-se sobre si própria, ocupar-se e/ou "fugir para a frente"...
    Enfim, Alexandra encontrou/está a encontrar a melhor forma para si própria. Daí a preferir viver como vive, com quem vive e onde vive, vai uma grande diferença.
    Nada como ouvirmos adultos que em criança se "adaptaram" a situações semelhantes (e não conheço nenhuma tão dramática pela mudança e corte tão brutal com o passado).
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  62. Paula de Odivelas concordo consigo.

    Estamos a ver que a nossa princeza vai ser o elo entre as duas famílias e fazer com que as duas famílias se entendam.

    Que maravilhosa é esta criança!

    È bom que haja haormonia e entendimento entre todos, para bem de todos.

    E parece-me que esse é o objectivo que elas (famílias)pretendem e nós.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  63. Quanto a sindrome de Estocolmo, é sim senhora verdade e até pode ser por isso que a Alexandra dá a parecer que está a adaptar-se bem, mas isso não justifica que ela diga que quer lá ficar e não ir embora, porque uma pessoa raptada mesmo com essa sindrome, foge à primeira oportunidade (recordemos o caso da Natasha rapariga austriaca,8 anos raptada, já mantinha uma "boa" relação com o raptor mas à 1ª oportunidade fugiu).
    Por isso acredito que não é isso que leva a menina a dizer que não quer voltar.
    Alguma coisa leva a menina a dizer que não quer voltar. Se não é por se sentir lá bem, é porque tem medo de dizer que quer voltar em frente aos familiares, seja por estes a repreenderem, seja para não os desiludir.
    Aquilo que eu disse foi que a menina não me parece MUITO MAL e continuo a achar o mesmo, e que desejo que quando ela diz que não quer voltar seja mesmo sincero, porque desejo mesmo, se ela conseguir estar feliz eu também estou, não me interesse se lá ou aqui.

    Agora uma coisa também é certa:
    Estamos aqui todos a discutir o estado psicologico da Alexandra, mas no fundo todos mandamos apenas palpites e conclusões que não sabemos se são verdadeiras, apenas um psicólogo em contacto com a menina nos poderia dizer qual é a sua situação, e admira-me como é que alguém ainda não pensou nisso. Primeiro como é possivel a proteccção de menores na Russia não ter disponibilizado um psicologo para acompanhar a menina. Mas se não disponibilizou e já que vão a casa da menina tantos jornalistas e que recebe tantas ajudas, porque é que não mandam, mesmo os pais afectivos, lá um psicologo à menina? Em mais de um mês como é que ninguem se lembrou ainda de dar ajuda psicologica à menina enquanto ela lá está. Por aqui todos se preocupam mais em traze-la de volta.

    ResponderEliminar
  64. Boa tarde a todos,
    Quero dizer que depois de ler estas ultimas noticias , a minha esperança aumentou, e estou confiante de que esta história vai ter um final feliz.
    Desejo a todos muita força...
    Desejo ao casal Pinheiro força e sabedoria para poder lidar com esta situação.
    Tambem fiquei feliz por ver no blog do Sr.José Milhazes as fotos da Alexandra que apesar desta situação parece que está a ser bem tratada e que têm um ombro amigo naquela casa , a Valéria ...a avó tambem me parece ser boa pessoa e gostar da netinha ...
    Que Deus proteja a Xaninha e lhe dê forças , desejo que ela venha a ser uma criança muito feliz.
    Nunca te vou esquecer minha linda menina.
    CM

    ResponderEliminar
  65. A Xaninha nunca , mas nunca vai esquecer a familia Pinheiro, ela sabe o que é receber amor...
    A familia Pinheiro, acredito que nunca se vai deixar esquecer, porque amam aquela menina...e acredito tambem que irão fazer de tudo para estar sempre em contacto até ela voltar , seria muito bom.

    Para saber como a menina se sente neste momento só um psicólogo, que converse com a Xaninha e veja o que lhe vai na mente.
    Fico realmemnte admirada , tendo a Embaixada russa ajudado a Natália em tudo , deixar chegar aquela criança á Russia e não colocar um Psicologo á disposição da menina, para conversar com ela , de certa maneira tentar ver como ela está e ajudá-la na medida do possível.
    Não compreendo este mundo, está completamente virado do avesso...o amor a comprensão,o diálogo, a caridade a ajuda... deveriam estar acima de tudo, mas não estão...são sempre outros interesses...
    CM

    ResponderEliminar
  66. Maria,

    Há algo estranho nesta história: o avô e a Valéria afirmam a pés juntos que a Alexandra disse à família Pinheiro que não queria voltar. Ora, que eu saiba, eles não percebem nem uma palavra de português. O que é que se passa, afinal? Será que a Natália ouviu a conversa e lhes disse? E como explicar o desmentido da Florinda? Há algo que não bate certo nesta história.

    ResponderEliminar
  67. FPtrad, aqui neste blog, num post abaixo, nos comentários, um dos colaboradores do blog confirmou que a um jornalista que lhe perguntou se queria voltar a Portugal a Alexandra respondeu não.
    Deve ter sido isso que aconteceu e o avô com os copos é que não entende bem as coisas (digo eu).

    ResponderEliminar
  68. Oh Maria vai para a Rússia, com a tua família toda, viver nas mesmas condições que aquela família vive. Nem precisas de ir para a Sibéria, vai só para aquela aldeia e para aquela casa onde vive Alexandra. LÁ APRENDERÁS O QUE É A MISÉRIA; AS BEBEDEIRAS; A FALTA DE COMIDA; O QUE É NADA TER! TALVEZ NEM O TEU CÃO LÁ QUISESSE VIVER.
    SE NÃO QUERES AJUDAR, NÃO CRITIQUES QUEM O QUER FAZER! NINGUÉM TE ESTÁ A PEDIR NADA.
    JÁ CALCULAMOS DE QUE LADO VENS! TALVEZ ESTEJAS A SER PAGA PARA JUSTIFICAR A INJUSTIÇA PRATICADA CONTRA UMA CRIANÇA, QUE TUDO TINHA PARA TER UM FUTURO RISONHO, E TUDO PERDEU POR TER SIDO DEPORTADA PARA A RÚSSIA, POR SENTENÇA DE UM JUÍZ DE GUIMARÃES.

    Serguei M.

    ResponderEliminar
  69. A Xaninha foi vitima de uma injustiça. Foi vitima de um Mau Trato - afastar abruptamente a criança dos seus pais, amigos,ambiente familiar e cultura devia ser crime neste país. Se tem dúvidas do seu sofrimento assista novamente as imagens da entrega damenina.

    Ninguém sabe o que vai no coração da menina e perdoe-me ao jornalista que fez esta reportagem tambem não deve mostrar tudo como é... a menina quando vê um jornalista português reage com alegria é o elo dela ao país que nasceu e cresceu e a familia. Por isso é que a vemos sempre contente.
    Para além disso é uma criança especial, forte, a vida foi dura com ela e ela sabe se defender. E defende-se com resignação.

    Se a Alexandra estivesse num ambiente saudável, com familia sem vicios numa casa mesmo que pobre com CASA DE BANHO E CAMA o essencial de cada casa e se não passasse fome e até estava menos ansiosa e preocupada ... mas para mim a criança que estava para entrar no primeiro ano com amigos e familia em Portugal e com a nossa cultura e lingua DEVE SER CRIADA EM PORTUGAL na companhia harmoniosa das duas familias para a bem estar fisico e psicológico da menina.

    Mesmo que ela nas imagens não parece triste isso não quer dizer que o dia a dia dela seja assim...

    Desejo muita força ao casal Pinheiro por tudo o que esta a fazer pela pequenina e pela mãe, isso revela que são pessoas de bom coração.

    Apelo a todos que rezem por estas familias para que se entendam e possam viver em paz em Portugal para bem da menina.

    Até breve Xaninha, Natalia e Valéria, Se Deus Quizer.

    Paula Odivelas

    ResponderEliminar
  70. Serguei M., nem vou perder o meu tempo a responder e a explicar as minhas palavras que concerteza entendeu mal. Você deve ser daqueles que estão a torcer por ver a menina mal e a morrer à fome para que a tragam de volta, como uma vitória.
    Lamento, mas eu não sou assim. Fico muito feliz se a menina estiver bem na Russia e foi somente isso que eu quis dizer.
    Entendam como quiserem, o meu ponto de vista.
    Para a Alexandra quero o bem, seja aonde for!

    ResponderEliminar
  71. D. MARIA, O BEM QUE A SRª. QUER PARA A MENINA É QUE ELA SÓ COMA SOPA, E TENHA QUE DORMIR EM CIMA DUM FORNO? QUE NÃO TENHA CASA DE BANHO, NEM ÁGUA NEM LUZ, E FAÇA NECESSIDADES FISIOLÓGICAS NUM BALDE, QUE VIVA COM UMA MÃE, UM TIO, E UM AVÔ ALCOÓLICOS, COMO ESTÁ A ACONTECER? POIS EU NÃO DESEJO ISSO! O MEU DESEJO É QUE A MENINA OU AQUI OU NA RUSSIA TENHA CONDIÇÕES DIGNAS PARA VIVER, COMO TINHA AQUI!
    TEMOS QUE LUTAR PELO SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA, E NÃO NOS RESIGNAR À TIRANIA FEITA PELA JUSTIÇA PORTUGUESA A UMA CRIANÇA INDEFESA! SE TEM FILHOS OU NETOS CONCERTEZA QUE NÃO GOSTAVA QUE VIVESSEM NAS CONDIÇÕES DE ALEXANDRA.

    Irina

    ResponderEliminar
  72. Paula concordo plenamente com o que disse e se me permite faço minhas as suas palavras.

    Quanto ao comentário da Maria, fiquei perplexa, porque pareceu-me que está a insinuar que a Xaninha é um troféu que queremos à força, mesmo que para isso tenha que passar fome? Francamente, o que nós queremos é o bem estar da Xaninha.
    Acha bem que estejamos a sustentar a Xaninha se não estiver perto de nós? Acha que conseguiriamos saber de facto se as ajudas (monetárias) se destinavam mesmo para ela? Onde acha que ela e a família vão ter melhores condições de vida e melhores oportunidades?
    Discorda que se tente melhorar a vida de uma criança e de uma adolescente?

    Continuo a lutar pelo bem da Xaninha e espero que esta causa continue em frente porque tem "pernas para andar" e dar frutos.

    Um bem haja a todos que acreditam.

    Força Família Pinheiro.

    Obrigado administradores do Blog e continuem a acreditar.

    ResponderEliminar
  73. Pessoal...

    Então? Se a Alexandra está a se adaptar à família e a ser enfim, bem tratada e demonstrando estar feliz é algo para nos deixar felizes. Se ela pode ter uma mãe que finalmente está a dar passos para ser capaz de cuidar das filhas, maravilhoso. Se ela puder ter tudo isto somando melhores condições de vida e perspectivas melhores para o futuro e mais a continuidade dos laços afectivos da família Pinheiro, aí teremos alcançado o que de melhor desejamos para ela, não é mesmo?

    ResponderEliminar
  74. D. Irina não sei aonde leu isso vindo das minhas palavras.
    Eu somente falei nas pessoas que estão a cuidar da Alexandra, e disse que me parece que até estão a cuidar bem dela: a avó principalmente e a irmã Valéria. Acho que a Natália está a aprender a ser mãe. Eu somente falei nos afectos, que é o mais importante nisto tudo, muito mais importante que a casa e que a falta de condições materiais!
    Eu vivi os primeiros 8 anos da minha vida numa casa com o tecto a cair e onde chovia no inverno, fria, com paredes "descascadas", pequena, tomava banho numa bacia, mas fui feliz, posso garantir-lhe fui muito feliz porque as pessoas que cuidavam de mim, meus familiares, me davam carinho e amor.
    Fique a saber que eu não conheço um rico que seja feliz. Mas conheço muitos pobres felizes.

    Como é obvio a Alexandra estava muito melhor aqui com o Casal Pinheiro, disso não há duvidas. Mas a Alexandra agora está com a mãe na Russia e há fortes probabilidades dela ficar lá para sempre (ou pelo menos até atingir a maioridade) e sendo assim é bom que a menina se esteja a adaptar bem e a aprender Russo facilmente.

    Já estive uma vez no chat onde li alguém dizer, que desejava que a menina aparecesse com maus tratos e mal cuidada, só para a trazerem de volta para Portugal.
    Vamos lá ver, tudo tem limites, e isso já passa de todos os limites do bom senso. Como pode alguem desejar que a menina apareça mal tratada para assim voltar????? É uma criança e a isso não chamo boa vontade, chamo capricho por toda esta situação!!!!!

    ResponderEliminar
  75. Fui eu qu escrevi acima...

    Mas, não quero ficar aqui conjecturando... Mas agora estar a dizer que até que a avó deu uma boa educação e isso e aquilo... Sei lá. Eu fico desconfiada. Nós somos frutos da nossa educação, o facto da Natália não ter conseguido ser uma mãe cuidadora e afectiva para as suas duas filhas até há bem pouco tempo atrás me deixa confusa sim. Acho bastante significativo.

    Algum psicólogo de plantão?

    ResponderEliminar
  76. Boa noite!

    Mais uma vez, quero deixar aqui a minha admiração pelo Sr. João e pela D. Florinda! Que GRANDES pais! Um abraço tamanho do mundo para estes pais maravilhosos!
    Acredito perfeitamente na D. Florinda: nenhuma mãe (mãe à séria) perguntaria a um filho nesta situação se quer voltar! Nenhuma mãe à Séria punha uma criança nesta posição e neste sofrimento adicional.
    Parabéns, pelos pais que são!
    Um abraço também para os criadores do Blog. Continuamos convosco até ser necessário!
    Teresa

    ResponderEliminar
  77. Estou um pouco mais aliviada, mas ainda assim ansiosa. Parece que de facto há uma luzinha, lá no fundo do túnel. Também acho, como sempre achei, que será o tempo a resolver isto, nós só podemos fazer pequenas pressões, mas com persistência e cuidado, para não magoar! No fundo, parece-me que é o que os adm. do blog têm feito.
    Penso que algumas pessoas perdem tempo demais a responder a pormenores sem interesse. Concentremo-nos apenas no que de facto tem valor: o bem estar da Alexandra e, por conseguinte, da Natália e da Valéria, sem esquecer os amiguinhos de 4 patas!
    Talvez fosse bom um encontro entre as duas famílias, agora que as fogueiras já estão apagadas e apenas umas brasas ainda fomegam. As coisas já não queimam e aquela restia de calor, pode até tornar-se agradável e ajudar o barco a entrar nas nossas águas. Concordo com alguém que dizia que o Sr. João tem alguma facilidade de persuasão no seu discurso. Pelo que sei a Natália ouvia mais o Sr. João. Talvez uma conversa amena, mas bem dirigida, dê alguns frutos. Uma vez que a Natália se mostra disposta a recebê-los e isso partiu dela, deve aproveitar-se. A Alexandra ficará feliz por ver os pais do coração. Claro que se não regressarem juntos, ela sofrerá um pouco, mas revê-los irá avivar-lhe a memória e o coração. A decisão é do casal, pois melhor que nós, eles sabem em que pé estão as coisas. Boa sorte!
    Srs. do blog, vão aparecendo, precisamos de vos sentir desse lado, acalma os ânimos.

    ResponderEliminar
  78. Pois é m.o.
    Você está certa. Não é preciso perder tempo com alguns pormenores... Ainda por cima são pormenores que dão asas a muitas visões e explicações. E mais. pode parecer que há uma torcida contra o bem estar da Alexandra lá na Rússia, o que não é verdade, digo por mim e por tanta gente que vem aqui.

    ResponderEliminar
  79. Subscrevo as palavras da Teresa.
    Essa familia foram uns pais excepcionais para a Alexandra, daí se vê que ela é uma menina forte que manifestou e protestou com o maior desespero quando a separaram desses ententes queridos e do seu ambiente familiar. Novamente ela mostrou que tem carácter quando apesar dos açoites, insistiu que queria ir ter com a Valéria! de quem começou logo a gostar e que também parece ser muito querida!
    Agora, coitadinha, adapta o seu corpinho às novas condições de vida e reage como todas as crianças, ganha afecto a quem lhe dá atenção e alimentação. Todas as crianças pequenas reagem assim porque não têm outra hipótese, tem de gostar de quem cuida delas. Faz parte da aprendizagem das crianças, gostar de alguém. E naturalmente que quando os jornalistas aparecem, ela fica feliz por ter visitas e apresenta-se toda arranjadinha.
    Nesta luta a Alexandra mostra alegria de viver quando está com os animais, que são os seus companheiros, é uma reacção de criança que quer e sabe brincar. Ela está a criar um ambiente para ela, com animais,flores, etc. As crianças não pensam no futuro, ela não pensa que as condições não são muito boas porque as crianças têm a particularidade de brincar e assim criam o mundo que elas desejam. As coisas complicam-se quando se aproximam da adolescencia, ai começam a faltar as bases de um bom enquandramento familiar e podem aparecer situações mais graves por exemplo quando há bebidas alcoólicas por perto, e ou falta de dinheiro para que a criança tenha uma vida saudável e um bom percurso escolar.
    Os nossos votos para que a Natália considere a oferta que lhe fazem de poder criar as suas filhas num país que apesar de ter alguns juízes que não merecem o lugar que ocupam, é um país maravilhoso para se viver.
    Alexandra, querida, espero que compreendas a nossa revolta.

    ResponderEliminar
  80. Boa noite amigos

    Estamos aqui todos pela nossa Alexandra pois ela é um pouco de cada um de nós. Mais um dia chegou ao fim e menos um que falta para ela voltar temos que manter a esperança de que tudo vai acabar bem. E quando ela voltar vai ver que tem uma familia muito maior que somos todos nós.
    Beijinhos Xaninha

    ResponderEliminar
  81. Meua amigos

    O que nos uniu foi o sofrimento de uma criança, que nasceu em Portugal, criou laços em Portugal, foi amada em Portugal e de um dia para o outro vê-se noutro ambiente completamente diferente.

    A partir daí todos conhecemos os factos.

    O que se pretende é restituir a esta criança toda a alegria de viver, a felicidade entretanto interrompida e trazê-la para o meio onde ela viveu toda esta vida. Este país, a cidade onde vivia, os amigos, os pais a escola são tudo os valores de referência para ela.

    Daí nós querermos legitimamente restituir-lhe todo este mundo que era o dela, e que já se identificava com ele.

    Os pais Florinda e João tiveram um papel fundamental na construção desta criança e isso vê-se como ela age lá.

    È uma criança maravilhosa.

    Por isso espero que todos os esforços que se façam traga de novo a felicidade e a esperança a esta menina.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  82. Finalmente uma luz ao fundo do túnel: força casal Pinheiro.
    Continuo a ter esperança que tudo há-de correr pelo melhor.
    Alexandra,por ti sempre!!
    Carla
    Guimarães

    ResponderEliminar
  83. D. Maria, se ser pobre e necessitado a fez, e a faz, assim tão feliz, desprenda-se de todos os bens materiais que possuir, e da sua casa, entregue-os a instituições de caridade, e vá viver para uma cabana de madeira, nas mesmas condições que Alexandra e família vivem actualmente, sem água sem luz, sem nada, e volte a lavar-se numa bacia.
    NÃO ESTAMOS A LUTAR POR UM CAPRICHO OU POR QUALQUER TROFÉU, MAS SIM PELO SUPERIOR INTERESSE DE UMA CRIANÇA, OU MELHOR DE DUAS CRIANÇAS, JÁ CONTAMOS COM VALÉRIA. TAMBÉM CONTAMOS COM NATÁLIA E A CADELINHA LUCIA E O FILHOTE.
    PODE CRER QUE QUANDO VEJO INJUSTIÇAS, OU ENCONTRO ALGUÉM A NECESSITAR DE AJUDA, CÁ EM PORTUGAL, AJUDO NO QUE PUDER, COM A MESMA DETERMINAÇÃO QUE O FAÇO POR ESTA FAMÍLIA.
    QUANTO AOS RICOS NÃO SEREM FELIZES - PALAVRAS SUAS - NÃO SEI PORQUE NUNCA FUI RICA.
    MAS NUNCA VI NENHUM RICO ENTREGAR OS SEUS BENS PARA VIVER MAIS FELIZ NA POBREZA.

    AQUI O QUE INTERESSA É A UNIÃO DAS PESSOAS QUE ESTÃO DISPOSTAS A LUTAR PARA QUE SEJA DEVOLVIDA A ALEXANDRA A DIGNIDADE E O BEM-ESTAR, QUE ELA TEVE E QUE A JUSTIÇA PORTUGUESA LHE ROUBOU.
    BEM HAJA AOS AUTORES DO BLOGUE!

    Olinda

    ResponderEliminar
  84. Boa Noite
    para todos os que assiduamente "frequentam" este blog para, de alguma forma, poder ajudar,
    para os administradores do blog,
    para a família Pinheiro, por quem eu nutro grande admiração, e, em especial,
    para a nossa linda princesa!
    Não te esqueceremos!

    Há por aqui muitas Marias, eu "assino" sempre Pombal.

    ResponderEliminar
  85. Meus amigos

    No mundo que vivemos, materialista, perda de valores, o que estamos a fazer por uma criança, melhor, por duas crianças e uma mãe, é de louvar.

    Acredito que vamos ser recompensados.

    Xaninha, um beijo grande querida.

    Estamos contigo.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  86. Meus amigos


    Ainda sobre a notícia da Natália garantir estar disponível para receber o casal português, acredito que será um bom indício.

    Acredito que ambas as familias se vão entender, a Natália poderá querer dizer, ainda que com medo ou vergonha, que gostava de voltar.

    Nada como as pessoas falarem umas com as outras. Por certo ela sabe que a querem ajudar.

    Estive a ver as fotos no blog darrussia e parece-me uma pessoa diferente (não só para a fotografia).

    Não quererá ela mostrar isso ao casal Pinheiro?

    Não quererá ela mostrar-lhes uma pessoa mais confiante e responsável?

    Acredito e tenho muita fé que tudo vai correr bem, para bem da nossa Xaninha.

    Aliás a nossa menina merece tudo o que façamos por ela, para que seja feliz com a mãe a irmã ao pé de nós.

    Enquanto isso não chega, peço muito a sua protecção.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  87. Estou mais tranquila agora, acho que vai haver uma reaproximação gradual. A Alexandra merece.

    Boa noite e até amanhã!

    ResponderEliminar
  88. Senhores do blog:
    ao ler o blog do Sr José Milhazes fiquei muito preocupada, com a história do vizinho estacionar o camião quase em da casota!! Como se não bastasse o perigo que corre a cadela, o que écerto é que a Xaninha também por lá anda!! Será que é tão difícil mudar a a casota de lugar (já que o vizinho é osso duro de roer), ou aquela família está à espera que aconteça uma desgraça???
    Por favor, o casal Pinheiro tem de alertar a Natália!!
    Façam qualquer coisa, pelo amor de Deus.

    ResponderEliminar
  89. Um grande beijo de boa noite, Xaninha.
    Eu estou a tentar dormir...
    Não sei como seres tão pequeninos como tu, podem sofrer assim...
    Deixo aqui uma pergunta a Deus: PORQUÊ??
    Talvez haja um fundamento.
    Se Deus não puder responder.. pelo menos SUPLICO!.. ajuda-me a apenas entender...

    Um beijinho a todos
    E todos conseguiremos.
    Um beijinho Paula
    Um beijinho Dália.
    Obrigada.
    Um grande beijinho em VÓS!!

    Sofia Ribeiro

    ResponderEliminar
  90. Boa noite, Xaninha. Dorme bem.
    No céu, uma estrela brilha para ti.

    Acendeu-se a esperança de regressares à tua rotina, à tua vida de menina feliz.

    Todos nós rezamos para que tudo corra bem.
    Um dia, ouvirás falar de um grupo maravilhoso que se uniu por amor de ti, lutando para devolver-te a felicidade que é tua por direito próprio.

    Dorme bem, meu anjo, amanhã será outro dia, ainda melhor que este que terminou (digo isto todas as noites também à minha filhinha de 4 anos).

    Que Deus te abençoe, proteja e te guarde sempre e para sempre.

    Um abraço do tamanho do mundo.


    Muita força e coragem, família Pinheiro !
    O verdadeiro Amor vence todas as barreiras!


    um abraço para todos

    do Algarve,
    Eugénia

    ResponderEliminar
  91. Peço a todos que por favor continuem a comentar a notícia na página do Correio da Manhã. A notícia já está novamente em destaque.

    Quantos mais comentários, mas hipóteses de a imprensa continuar atenta ao caso da Xaninha. Comentem aqui:

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=C117CBD1-1412-4E67-A8D8-D79FF9E70FC1&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

    Obrigada,

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  92. ola ...mais um dia de esperança.força para o sr jose milhases por nos dar noticias da menina esta tao lindas as fotos temos que ter esperança .um grande abraço para a familia pinheiro e coragem .um abraço para todos .vou sair para trabalhar volto mais tarde.ate logo paula do luxemburgo

    ResponderEliminar
  93. Bom dia a todos,

    Ontem, ao observar as fotografias da Alexandra e da Natália, tive a impressão de ver pela primeira vez, no olhar e no sorriso da Natália, ternura e até um certo orgulho em relação à Alexandra. Talvez esteja enganada, mas, pela primeira vez, tive essa impressão.
    Por isso, acho que já chega de diabolizar a Natália. Ao fim e ao cabo, ela foi enganada pelo Estado russo, pois prometeram-lhe ajuda e até agora não se viu nada (sim, pagaram-lhe uma semana numa casa de repouso, como se isso resolvesse alguma coisa). Por agora, as coisas vão andando por estarmos no verão, mas quando chegar o inverno, as coisas podem vir a ser muito difíceis.
    Outra coisa: é melhor não começarmos a cantar vitória, pois não sabemos qual vai ser o desfecho desta história. Tudo depende da vontade da Natália e da família Pinheiro. Seja qual for a decisão das duas famílias, respeitêmo-la.

    ResponderEliminar
  94. Bom dia amigos

    Mais um dia que passa contigo no pensamento, meu anjo.

    Tens aqui um grupo de amigos a fazer tudo para a tua felicidade.

    Continua com esse sorriso lindo!

    Alexandra não te vamos esquecer nem deixar nunca!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  95. bom dia cá estou eu mais um dia e com a alexandra no pensamento sempre bjs do algarve maria

    ResponderEliminar
  96. Bom dia amigos
    Mais um dia de luta pela nossa Xaninha.
    Quando é que fica o nosso encontro em Fátima? Sempre fica para dia 11 de Julho?
    Eu propunha que as pessoas da zona de Lisboa se encontrassem num local à saída de Lisboa.
    O que acham?
    Um beijinho a todos.
    Susana Martins - Sintra

    ResponderEliminar
  97. Bom dia
    Também estive a ver as fotos. Fiquei contente de ver umas caras sorridentes (penso que não fossem fingidas).
    Estou muito confiante num bom desfecho para esta história: já temos a Princesa, façamos votos que o Principe seja encontrado entre nós!
    Um beijinho para a Alexandra.

    VAMOS TODOS REZAR EM FÁTIMA PELA NOSSA MENINA.

    O dia já está mesmo acertado para 11.07?
    E a hora?

    Sei que ainda faltam uns dias, mas é sempre preciso acertar certas coisas antes.

    Um bom dia para todos.

    ResponderEliminar
  98. desculpem que na mensagem anterior não me identifiquei, é que Isabeis há umas poucas.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  99. Sobre o Encontro 11/Jul.,
    Estarei em Vilarinho (Anadia - Bairrada), mas delocar-me-ei a Fátima.
    Tenho que regressar a Vilarinho relativamente cedo para o almoço da aniversariante - sou a madrinha.
    Peço-vos que combinem tão cedo quanto vos seja possível.
    Tomo a liberdade da 1ª sugestão: 9:00h ou 9:30h parece-vos bem?
    Quem vai de longe (Braga, Guimarães, Barcelos, Algarve, etc.) opine p.f.
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  100. Olá Amigos

    Proponho que nos encontremos pelas 11.00 ou 12.00 horas.

    No entanto, quem vier de mais longe poderá dar melhor opinião.

    Eu estou receptiva a qualquqer hora. O que quero mesmo é estar convosco para falarmos da nossa Xaninha.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  101. Olá amigos

    Como o meu comentário só apareceu depois do da Maria Ferreira entendo a razão dela, por isso, estou de acordo com o horário que acharem melhor.

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  102. Bom dia a todos,

    Ao ler as noticias de hoje encontrei esta no Jornal de Noticias, em Sociedade:

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1282161

    Pela Alexandra e para a Alexandra! sempre, sempre, sempre!

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  103. Por mim, pode ser a qualquer hora.
    As pessoas que vêm de longe devem dar a sua opinião.

    Pombal

    ResponderEliminar
  104. Obrigada, Maria Eiriz.

    Pela Xaninha...
    Pombal

    ResponderEliminar
  105. No Link que a Maria Eiriz deixou na reportagem diz que a Natália não quer voltar para Portugal...

    ResponderEliminar
  106. Pois é Solange.

    Mas vamos ter calma hã?

    Muita água ainda vai rolar debaixo da ponte. O importante é que a Alexandra esteja se adaptando a sua nova família e que esta a esteja tratando bem. As coisas vão se compôr... Vamos ter paciência.

    Abços

    ResponderEliminar
  107. Bom dia a todos !
    É com muita pena minha que não me poderei deslocar dia 11.07 a Fátima... mas o meu pensamento vai estar com vocês e, quem sabe, muito em breve se possa ir agradecer à Sra. de Fátima o que mais desejamos ???

    Estou a tentar enviar comentário para Correio da Manhã, mas diz que sistema está sobrecarregado... Vou tentanto, estou em pleno horário de trabalho.

    Xaninha, estás no meu pensamento e nas minhas preces.
    Mil beijinhos para ti.

    ResponderEliminar
  108. Meus amigos,

    Existem neste momento dois jornalistas Portugueses na Rússia que tem feito reportagens sobre a Alexandra.
    Eduardo Guedes do JN, e o José Milhazes da Lusa. Esta reportagem do Eduardo Soares, relata o facto da Alexandra ter ido com a avo para o trabalho, isto ocorreu à cerca de 15 dias, por isso, o que é relatado nesta noticia já se passou à duas semanas!!
    Neste momento as noticias "oficiais" mais recentes são as do Milhazes!!!
    Temos de ter em conta a data em que são feitas as declarações. Como nós já nos apercebemos, as informações alteram-se com alguma rapidez....

    ResponderEliminar
  109. Eu que sou de Lisboa, achava que por volta das 11horas estava bem. Ainda demoro algum tempo a chegar.Pelo menos uma hora e meia.
    Sr. Miguel Macedo e restantes admnistradores do Blog? Gostaria de saber a vossa opinião?
    Um beijinho a todos
    Susana Martins - Sintra

    ResponderEliminar
  110. Obrigada Miguel Macedo


    Temos que acreditar e continuar a acreditar, acreditar.

    Um abraço a todos, pois a nossa união é muito forte.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  111. FPtrad

    Obrifada por ter respondido ao comentário do blog na russia.

    Também recebo os e-mails.

    Um abraço.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  112. D. Florinda e Sr. João

    Quero mais uma vez manifestar o meu reconhecimento por tudo o que fizeram pela nossa menina e desejar-lhes do fundo do coração que tudo corra como desejarem.

    A Xaninha é uma criança maravilhosa, queremos-lhe tanto como aos nossos filhos.

    Sabem que têm o apoio desta família de amigos que estão convosco a contribuir para a felicidade da Xaninha.

    Estamos convosco sempre.

    Um abraço.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  113. Obrigado ao Miguel Macedo pelo esclarecimento.

    Desculpem-me aqueles a quem afligi, mas tambem não me tinha apercebido que a noticia era antiga.

    Pela Alexandra e para a Alexandra, sempre, sempre, sempre!

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  114. Amigos

    Também na TSF está uma notícia de que a igreja ortodoxa em Portugal discorda da ída da criança para a Russia.

    A notícia diz que a embaixada russa em Portugal não pode ser intansigente quando recebemos emigrantes russos de braços abertos.

    Leiam se puderam.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  115. Olá,

    É tão bom e reconfortante quando venho ao blogue e vejo que o ânimo e a vontade pela luta ainda prevalecem.

    Estivemos, estamos e sempre estaremos unidos para que a Alexandra nunca seja esquecida.

    Obrigado Amigos

    ResponderEliminar
  116. Alexandra ajuda avó a colher morangos
    00h30m
    EDUARDO GUEDES, CORRESPONDENTE EM MOSCOVO
    Há uma semana que a Alexandra regressou à aldeia de Pretchistoe, com a mãe e com a irmã, do "sanatório" onde as autoridades locais lhes ofereceram um período de férias. "Agora, às vezes ajuda-me a colher os morangos", referiu a avó Olga ao JN, sublinhando que a Alexandra não conhece o nome russo dos morangos mas diz que é "vkusno" (saboroso).

    Segundo a avó a menina, já vai percebendo o que se lhe diz, mas vai misturando palavras russas no meio de frases em português. "Levei-a comigo ao orfanato onde trabalho, e ela esteve o dia todo a brincar com as crianças de lá e iam-se entendendo", adiantou ainda Olga Ivanovna. A própria Alexandra, que foi a primeira a atender o telefone, confessa que não fala russo, e começa a puxar pela lista das palavras que aprendeu. "A mãe não está, passo-te a 'babuchka' (avó)", conclui duma forma despachada. A avó conta ainda que a Alexandra passa horas a brincar com o gato, com a cadela Lúcia e com o único cãozinho que ficou da ninhada desta. Nos próximos tempos a Alexandra vai ter de fazer exames médicos para estar pronta para entrar no infantário em Setembro.

    Por seu lado Natália Zarubina disse ao jornal Komsomolskaia Pravda que não quer ir nem para Portugal nem para mais lado nenhum e que pretende arranjar uma máquina de costura para começar a trabalhar naquilo que sabe fazer.


    Jornal de Notícia - 30/6/09

    ResponderEliminar
  117. Boas Sr.Miguel Macedo e Admn.do Blog

    Sempre que for possivel digam como vai a nossa Princesa,pois as vossas palavras acalmam os nossos coraçoes.

    Familia Pinheiro muita força,pois estamos todos sempre ao vosso lado.

    Tambem toda a minha familia e amigos está convosco,ao dispor para lutar Pela Alexandra

    ResponderEliminar
  118. A Sra Natália sabe que numa Vila pequena o trabalho de costura é muito pouco,não deve dar para comprar comida.

    Sra Natália,este Portugal espera que volte,para aqui trabalhar com as meninas.

    A Familia Pinheiro,fez tudo e deu tudo à Alexandra sem nada pedir.Agora é a sua vez de fazer tudo pela Alexandra.Muito Obrigado.

    ResponderEliminar
  119. boa tarde amigos no que se refere á hora do encontro seria melhor entre as 11 ou 12 horas eu vou da algarve mas o srº miguel e o resto do grupo é que sabe espero mais noticias do algarve maria

    ResponderEliminar
  120. Boas mais uma vez,
    Em relação à possível hora para o encontro em Fátima, para mim parece-me que por volta da 11h, e não mais cedo. Eu por exemplo terei de ir de Vigo (Espanha), pois nesse dia estarei lá de férias. E como eu, haverá muita gente dos vários "cantos" de Portugal.
    Embora ainda seja cedo para começarmos a coordenar este encontro, volto a sugerir que o mesmo não seja mais do que um encontro! É importante alguma descrição!
    Para a semana, iremos dar com mais detalhe as referencias para o encontro, e como tudo indica (questionário) será no dia 11.

    Já agora, hoje a família Pinheiro voltou a falar com a xaninha. Continua tudo, de um modo geral, bem.

    ResponderEliminar
  121. Obrigada Miguel Macedo

    È sempre reconfortante e saber que a nossa menina está, de um modo geral, bem.

    O nosso coração sossega mais um pouquinho.

    Deus abençoe esta criança!

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  122. Obrigado Sr. Miguel

    As sua palavras são sempre um conforto para nós.
    Em relação ao horário do encontro para mim pode ser o que vocês escolherem apesar de ainda não ter a certeza se posso ir mas apenas domoro cerca de uma hora a lá chegar.

    ResponderEliminar
  123. Olá boa tarde Amigos!!

    Que grande tristeza a minha... mas dia 11 tenho uma casamento de uma grande amiga minha... não posso mesmo faltar!!

    Faço votos para que a vossas preces sejam ouvidas!! Eu farei as minhas com a mesma devoção como se estivesse convosco!

    Fico mesmo só com um desgosto enorme de não ficar a conhecer tão ilustre grupo... Mas outras oportunidades surgirão!!


    Sr. Miguel Macedo,

    Muito obrigada pela sua atenção connosco! As notícias do "pessoal" do Blogue são sempre as mais ansiadas...

    Pela Xaninha.

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  124. Obg Miguel por nos ir tranquilizando.
    Qt ao encontro concordo com as 11h.
    Jinhos pra tds e um especial pra Familia Pinheiro e pra Xaninha que tanto precisam da nossa Força.

    ResponderEliminar
  125. Boas,Sr.Miguel Macedo

    Muito,muito obrigado pelas noticias da nossa Princesa,pois só de sabermos que a familia Pinheiro falou com ela ao telefone é um consolo tão grande.Espero que para ela sirva de muito Amor e miminhos ouvir essa familia tão Boa e especial.

    Obrigado por lutarem pela XANINHA

    ResponderEliminar
  126. obrigado miguel pelas suas palavras de conforto para conosco agradeço de coraçao
    mas agora vi as fotos da xandinha no blog do ze milhases e parece bem aquele sorriso entra dentro de nós para nos fazer felizes apesar de tudo mas reparei que onde a menina dorme ainda não tem colchão e para os dias mais frios será que tem cobertores tudo mais o precisa para se aquecer será que nao podemos ajudar nesse sentido para se sentir melhor ninguem dorme bem sem colchao isto fez-me pensar um pouco aguardo o seu comentário estou desponivel para ajudar no que for preciso quanto o seu comentário do encontro concordo consigo temos de ser discretos depois arranjamos uma maneira entre tanta gente de nos conhecer-mos uns aos outros a hora é boa pois vou do algarve / maria um abraço

    ResponderEliminar
  127. Para mim 11 horas acho que está bom.... quanto ao sitio, o Miguel que combine um ponto de encontro. Quanto a nos reconhecermos e como julgo que vamos todos de carro, que tal um balão cor-de-rosa no carro/antena... passa despercebido...parece um casamento ou um batizado....

    ResponderEliminar
  128. Paula

    Acho uma boa ideia a do balão.
    Então será às 11hoo? É uma boa hora.

    ResponderEliminar
  129. Paula

    Concordo coma ideia do balão.

    Até lá que a nossa xaninha fique o melhor possível, pois estamos todos a lutar pela sua felicidade.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  130. Obrigada Miguel por nos ir mantendo informados. Fico tão contente que a familia Pinheiro vá conseguindo falar com a Xaninha.
    Quanto às horas do encontro parece-me bem às 11h, uma vez que vou de Lisboa.Até lá ainda temos tempo para combinar mais pormenores. No entanto volto a sugerir: quem vai de Lisboa encontrar-se num sítio à saída de Lisboa. Alguem me pode responder quem é que é de Lisboa e que vai no dia 11?
    Beijos a todos
    Susana Martins-Sintra

    ResponderEliminar
  131. Miguel obrigado pelas suas palavras, é sempre bom saber noticias da nossa Xaninha. Que Deus a proteja.

    Se Deus quiser no dia 11 estarei presente no nosso encontro em Fátima.

    Susana Martins eu vou de Sintra e podemos combinar encontramo-nos no local a combinar.

    Beijos a todos

    Fátima Dias - Sintra

    ResponderEliminar
  132. Ok Fátima

    Finalmente alguem que me responde :)
    Vamos combinando então.
    Um beijinho e até amanha.

    Susana Martins

    ResponderEliminar
  133. a notícia da TSF sobre o caso Alexandra e a posição da Igreja Ortodoxa de Portugal está neste link (a notícia é de 28 de Maio):

    LINK: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1247040

    Muito interessante (e, sobre tudo, muito relevante, acho eu) é esta posição do Comité Português para a UNICEF, a notícia é de 29 de Maio:

    LINK: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1248232

    Outra coisa que merece ser vista é o tema, no melhor interesse das Crianças", neste link:

    http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1251273

    obrigado por terem lido.
    VCD

    ResponderEliminar
  134. Infelizmente não poderei estar em Fátima, para conhecer esta família maravilhosa.
    Outras oportunidades surgirão.
    Pela Xaninha, sempre!!

    ResponderEliminar
  135. Alguém me sabe dizer se há possibilidade de ler (e onde) a entrevista do juiz Gouveia Barros, concedida ao Expresso?

    Estive a pesquizar no Expresso e tudo o que encontro é o seguinte:

    LINK: http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/517353

    Porém, a sequente entrevista, não aparece para ser lida on-line.

    VCD

    ResponderEliminar
  136. Sr. Miguel Macedo,

    Não existe neste Blog um link para a sentença da Snrª Juíza do Tribunal de Barcelos.

    Para quem quizer ler e documentar-se, a sentença de Barcelos pode ser lida neste link (ficheiro Adobe Reader Acrobat):

    LINK: http://static.publico.clix.pt/docs/sociedade/sentencabarcelos.pdf

    Caso o link directo acima fornecido não funcione bem, podem ir para este link (Jornal Público) e cliquem em cima de, "Sentença do Tribunal de Barcelos" que está no ecran, em azul claro,

    LINK (PÚBLICO): http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1383452

    VCD

    ResponderEliminar
  137. Obrigada Miguel por nos ir mantendo informados. Lamento não poder ir a Fátima, mas espero um dia poder encontar-me com todos (espero que no aeroporto). Fico muito contente por a família conseguir falar com a Xaninha. Por favor vão dando notícias, pois o silêncio mata.

    Beijos para todos

    ResponderEliminar
  138. Ola a todos,

    Contem comigo dia 11 de Julho, se Deus Quizer.

    Ontem ganhamos todos mais um bocadinho de fôlego... contudo não escondo que anseio o regresso da menina... quero muito que ela vá para o primeiro ano com os seus coleguinhas.

    Tenho um desejo, que até considero realizável... quero que a Alexandra regresse a Braga e que viva harmoniosamente com as duas familias.

    Lanço o desafio para ideias que sirvam para pressionar o governo a rever a lei que rege as familias de acolhimento que nesta altura só tem deveres e não direitos. E, inclusive são bastante prejudicadas emocionalmente com estas separações. O intuito desta revisão que se propõe é que seja realmente salvaguardado o superior interesse da criança. São múltiplos os casos de crianças que crescem no seio de uma familia de acolhimento, que a reconhece como familia e que estão em tribunal para entrega à familia biológica. Pois, se os pareceres dos psicologos são sempre desfavoráveis a entrega da criança à familia biológica, porque razão não consideram a opinião destes técnicos... então porque estão a trabalhar?
    A minha sugestão é que devia de existir uma comissão autónoma com psicologos e sociologos cuja responsabilidade é de avaliar cada caso e que os tribunais sejam obrigados a considerar os seus pareceres nas suas decisões.

    è só uma ideia que lanço para o ar ... a Xaninha é a prioridade do momento, devolve-la a sua cidade, aos seus amigos, a sua cultura, a sua familia é apenas uma justiça que se faz... que não apaga a dor dela, da sua familia, amigos e do povo português que assitiu aquela tragédia e muito sofreu por isso. O seu regresso é compensar a luta de todos que abraçaram esta causa e que acreditaram na fé.

    Mas a luta continua. E nós não queremos mais Alexandras , por isso no nosso encontro temos que unir esforços para fazer ouvir a nossa voz que grita por VERDADEIRA justiça para as crianças.

    Natália despacha-te e aproveita cá o Verão!!!
    Ofereço-te bilhetes para a KIDZDANIA para ti e tuas filhas!!

    Xaninha e Valéria, Lucy e filhote até breve!!! SE DEUS QUIZER!!!

    Paula Odivelas

    ResponderEliminar
  139. marilia albufeira se ler este comentário diga só se vai ao encontro eu quero ir mas se haver mais alguem podemos ir juntos tambem não consegui mais falar com uma rapariga de portimao no chat ela tambem queia ir se ver a m msg comente estou sempre aqui do algarve maria

    ResponderEliminar
  140. Boa noite amigos

    O tempo passa a correr. Já mais um dia passou e digo novamente que é menos um que falta para a Alexandra voltar. Não a conheço mas tenho muitas saudades dela. Tenho fé que brevemente a vou conhecer.

    ResponderEliminar
  141. Concordo com o que li num comentário sobre as fotos recentes, que a Natália parece olhar para a filha com algum carinho, será que está a aprender a ser mãe? Será que assim considera o que será uma vida melhor para as filhas e será de aceitar a oferta que lhes estão a fazer?
    Acredito que esta maravilhosa menina consiga sensibilizar de algum modo o coração da Natália, que talvez um dia venha a aceitar a excelente educação, e a alegria de viver, que foi transmitida à Alexandra pela família Pinheiro e não como ela dizia que a menina estava "estragada".
    Sentimos uma grande revolta pelas decisões tomadas por gente do poder, que não se convence que o seu dever é proteger as pessoas e fazer com que vivam felizes garantindo segurança e bem estar (e não aplicando leis sem ter em conta quaisquer valores)muitas vezes provocando a infelicidade de crianças inocentes.

    não queremos mais que isso aconteça!

    ResponderEliminar
  142. Olá amigos

    Gostei tanto de ver as fotos da nossa menina bo blog. Cada vez que olha para ela sinto-a cada vez "mais nossa".
    È um amor que vai crescendo. Tenho tanta vontade de a abraçar, dar-lhe tantos beijos, oferecer-lhe tanta coisa

    Esta menina entrou na minha vida, no meu coração e nunca mais a vou deixar.

    Xaninha, um beijo grande desta tua amiga que te quer tanto.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  143. Boa noite!
    Xaninha, tu não sabes, mas tem uma família enorme a lutar por ti!
    Que Deus te proteja!
    Dorme bem, princesa!
    Pombal

    ResponderEliminar
  144. Acabei de ler a sentença da juíza de Barcelos, o ink foi postado por VCD.
    Que diferença de percepção e sensibilidade desta para o de Guimarães.
    Juízas assim deveriam trabalhar em tribunais especializados para as questões dos menores e jovens...
    No Brasil, existem as chamadas Varas de Família, onde só os casos envolvendo as questões relativas à menores são julgados. Eu não estou bem certa, mas acho que esta é uma das posições do IAC, a criação de tribunais especializados para casos assim. Faz todo o sentido não?

    ResponderEliminar
  145. Amigos


    Hoje no Telejornal ou na SIC, não sei ao certo, deram conhecimento de estudo que foi feito em Portugal e tem um livro publicado sobre, existirem ou não valores na nossa sociedade,(Portugal) mais ou menos isto.

    Resumidamente o estudo indica que os Portuguese são tolerantes e que gostam de ter como vizinhos povos de outras culturas.

    Pensei como é bom os outros terem esta ideia de nós. Nem todos somos iguais mas se muitos fossem como nós o mundo estaria concerteza melhor.

    Estamos no caminho certo!

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  146. Boa noite a todos,estou a fazer os possiveis para ir ao encontro pois o meu marido trabalha e eu tenho uma bébé e para ir sozinha com ela é dificil.
    Sou de perto de viseu mais precisamente de canas de senhorim, não sei se haverá alguem destes lados por aqui, se houver podiamos nos organizar.

    RAQUEL

    ResponderEliminar
  147. Pois é Graça somos um povo tolerante a outras culturas, gostamos de conhecer outras mentalidades, somos acolhedores.
    Tenho uma amiga que é russa, e ela vive cá á 20 anos desde que casou com um potugués desde então nunca mais foi á russia e não vê os pais e irmãos esde então.
    Ela fala nas saudades que sente deles mas a vida não lhe permite ir, pois é muito caro.
    Ela diz-me que ao inicio foi dificil adaptar-se mas as pessoas ajudaram tanto que considera-se mais portuguesa que russa.
    Conseguimos dividir o pouco que temos por os outros, o que nos faz grandes.
    RAQUEL

    ResponderEliminar
  148. Eu também concordo que o povo Português é acolhedor com outros sotaques e nacionalidades. Digo por mim própria. Existem países na Europa que há tanta xenofobia, como a Itália por exemplo.
    Eu adoro quando vou a Lisboa, gosto daquela cidade, mas reconheço que o norte é mais caloroso. Gosto da maneira despachada e "desbocada" de falarem... às vezes parecem que estão a brigar!! Mas não, é o jeito mesmo.
    Só fico triste que o nosso país esteja perdido em falsos valores, as panelinhas, os lobbies, a impunidade... Uma verdadeira fogueira das vaidades quando chega no sector político. Acho que Portugal merecia mais, por tudo o que passou.
    Abços

    ResponderEliminar
  149. Bom dia,
    Continuamos cá...pela Alexandra

    Relativamente ao encontro em Fátima:
    É preciso haver condições de acolhimento de um grupo significativo de pessoas, portanto sugiro que se arranje um espaço coberto onde possamos dialogar com algum conforto e privacidade. Sugiro que se entre em contacto com o Centro João Paulo II no sentido de disponibilizarem uma sala ou anfiteatro para o nosso encontro.
    Poderia fazê-lo pessoalmente mas não quero «ultrapassar» quem está na organização do encontro, mas estou disponivel para o fazer.

    ResponderEliminar
  150. O Centro João Paulo II, no santuário de Fátima, está preparado para receber grupos organizados, oferecendo boas condições fisicas (salas, cadeiras, acustica, casas de banho, etc) para as pessoas poderem «estar umas com as outras em diálogo e partilha» de uma forma organizada.
    Penso que a intenção de muitos de nós é precisamente entrar em diálogo e partilha de ideias, emoções, contactos, etc.

    ResponderEliminar
  151. Houve aqui alguém que falou em balões para que as pessoas possam reconhecer-se umas às outras. Que tal balões cor-de-rosa? A Alexandra parece gostar muito desta cor.

    Como vivo no estrangeiro, não posso juntar-me a vocês. Por isso, ficarei à espera de um "relatório completo" do vosso encontro.
    :-)

    Agora, aqui vai uma recomendação: é melhor não tomarmos os nossos desejos por realidades, pois a procissão ainda vai no adro...

    ResponderEliminar
  152. FPtrad, fui eu que sugeri os balões e que fossem em cor-de-rosa :P

    Beijos e bom dia para todos

    Xaninha.... tem um dia feliz

    ResponderEliminar
  153. Olá Paula,

    Pelos vistos, estamos bem sintonizadas! :-D

    ResponderEliminar
  154. Bom dia novamente.... esta espera de resposta é deveras enervante, não achas?

    Já agora para quem eventualmente for do Barreiro a Fátima diga.... poderemos nos encontrar e fazer caravana :P

    ResponderEliminar
  155. Bom dia amigos
    `
    Mais um dia pela Alexandra

    Beijinhos Xaninha

    ResponderEliminar
  156. BOM DIA

    ESTOU A CONTAR COM A IDA A FÁTIMA MAIS ALGUNS ELEMENTOS DA FAMILIA. QUANTOS MAIS A PEDIR E A FAZER UMA FORCINHA MELHOR.
    ACHO BEM OS BALÕES MAS,(DESCULPEM SE ESTOU A DIZER ASNEIRA), NÃO REBENTARÃO PELO CAMINHO COM O VENTO NA AE?
    E SE QUEM VAI DE LISBOA SE JUNTASSE NA ÁREA DE SERVIÇO DE AVEIRAS (COSTUMA SER UM PONTO DE ENCONTRO EM MUITOS CASOS).
    SE ALGUÉM QUIZER SUGERIR OUTRO LOCAL...
    EU NÃO POSSO ESTAR MT TEMPO AQUI PQ O MEU TRABALHO NÃO PERMITE, MAS DAQUI A BOCADO VENHO VER O QUE SE COMENTOU ENTRETANTO.
    ATÉ JÁ.
    UM BOM DIA PARA A XANINHA É O QUE MAIS DESEJO.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  157. Bom dia a todos e mais um dia pela Xaninha.

    Concordo com a Paula Barradas quando diz que esta espera é enervante, mas o pensamento positivo mantém-se e a esperança também.

    Quanto ao encontro em Fátima também conto ir, vou de Lisboa e se todos concordarem podemos encntrarmo-nos na área de serviço de Aveiras, como sugerio a Isabel Ferreira. Fico a aguardar orientações.

    Fátima Dias

    ResponderEliminar
  158. Não quer dizer que se vá já do destino com os balões ihihihih

    ResponderEliminar
  159. Bom dia

    Sim eu tambem tinha sugerido encontrarmo-nos num ponto à saída de Lisboa. Parece-me bem a área de serviço de Aveiras.
    Quanto aos balões penso que só é necessário pôr quando chegarmos lá.
    Um bom dia para esta nova familia
    Susana Martins - Sintra

    ResponderEliminar
  160. Para a Sofia Ribeiro:

    "Que os sonhos se transformem em flores
    Os medos em bons desafios
    Porque vás para onde fores
    Terás que sorrir e vencer os momentos mais sombrios"

    Mais uma vez agradeço a todos por esta união.
    Tenho pena de não poder ir a Fátima...

    Para ti Xaninha um beijinho de muita força, que essa luz não te abandone nunca.

    ResponderEliminar
  161. Bom dia!!
    Não vejo a hora de ver neste blogue uma contagem diferente:

    Alexandra chegou a Portugal a 1 dia...

    Estamos tão ansiosos... pelo regresso da menina... a nossa ida a Fátima vai ser o empurrão final e elas vão voltar...

    Vamos rezar pelo seu regresso e para que a vida destas familias se refaça em paz e harmonia... será uma lição para todos que acreditar e lutar compensa!!!

    Em Fátima o balão cor de rosa identifica o carro e nós podiamos levar uma peça de roupa branca... o que acham?

    Quem for de Fátima podia saber se há missa ao 12.00 na capelinha das aparições e pedir intenção de paz entre as familias da Alexandra e o seu regresso e por todas as outras crianças.

    Posso pediar a Lea uma comentadora de Fátima... mas se houver mais alguém...

    fica o pedido.

    Até breve Xaninha...
    Paula Odivelas

    ResponderEliminar
  162. Olá. Estive a ler com toda a calma a 1ª sentença deste caso e gostaria de dizer algo ao Sr. Juíz que teve a decisão final. (se alguém tiver o email dele...)

    Sr. Juíz,
    Quando o ouvi a falar sobre este caso, confesso que fiquei com pena sua. Pensei que não teria tido acesso à informação necessária. Mas depois de ler a primeira sentença onde está lá tudo dito tintin por tintin, bolas!! Onde estava a dúvida?
    O sr além de não entender nada de sentimentos aparentemente também não sabe ler!! Que pese para sempre na sua consciência.

    Fátima (de Gaia)

    ResponderEliminar
  163. Paula

    Podemos confirmar, mas suponho há missa ou às 12.00 ou 12.30 horas.

    Se a Lea pudesse confirmar.

    Estou ansiosa para nos reunirmos para podermos rezar e pedir muito por estas familias.

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  164. p.raquel gomes e Carla Buarque concordo convosco.

    Conheço aqui na minha zona tantos emigrantes que vieram à procura de melhores condições de vida. Hoje vivem integrados, já cá estão à tantos anos.

    Houve um caso em que primeiro veio o senhor, depois quando já tinha a vida mais equilibarada veio a mulher e o filho.

    È um gosto vê-los cá, totalmente inseridos, e como falam connosco na rua, nos supermercados, em todo o lado.

    Quando nos encontramos comprimentamo-nos, às vezes paramos a falar um bocadinho.

    Isto é maravilhoso, ninguém os regeita, ninguém os escorraça, pelo contrário, tratamo-los como iguais a nós.

    È isto que os outros povos deveriam ver e aprender.

    Podemos ser pobres em relação a muitos países, mas ainda preservamos valores que nos fazem viver com tranquilidade e sabemos aceitar e conviver com outros que apenas têm outra cultura que nós.

    È pena que aqueles que não pensam assim, vejam pelo racismo, xenofobia e não pela riqueza intercultura.

    No fim todos ganhamos.

    È só a minha opinião.

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  165. Graça também concordo consigo. Na minha zona também há muitas pessoas de fora, algumas que têm filhos junto com a minha filha na pré escola, estão aqui muito bem integradas e comunicam muito conosco, por isso com a Natália será igual e nós estaremos aqui para a receber

    ResponderEliminar