terça-feira, 9 de junho de 2009

Mãe de Alexandra aceitou pensar no regresso

Depois de um político e um empresários terem oferecido casa e emprego à mãe biológica da Alexandra para que regresse a Portugal, Natália Zarubina prometeu, ontem, ao pai afectivo da menina, que "iria pensar na proposta". Foi esta a resposta que deu a João Pinheiro ao telefone depois da sua insistência para que aceitasse a oferta que inclui ainda o pagamento de todas as despesas inerentes à viagem de regresso com as duas filhas.
Apesar de Natália ter começado por dizer que não queria aceitar a proposta por ter medo de perder a filha, João Pinheiro diz acreditar que ela vai acabar por ceder: "É uma proposta para ela recomeçar a vida dela com as duas filhas, pois na Rússia vivem numa situação precária." O pai afectivo relembra as más condições da casa onde a mãe biológica e Alexandra moram, há mais de 15 dias, na vila de Pretchistoe, com os avós, tio e irmã da menina.
Ontem, ao telefone, João Pinheiro tentou convencer Natália a regressar a Portugal, onde terá uma casa com as mínimas condições de habitabilidade e higiene. A habitação será oferecida, a título gracioso, e faz parte de uma proposta de um político e de um grupo de empresários anónimos que inclui ainda a abertura de um café de que Natália será proprietária.
Este grupo, que, numa primeira fase, contactou o advogado do casal de Barcelos, disponibiliza-se igualmente a pagar as despesas inerentes ao regresso de Natália e das filhas assim como à sua instalação em Portugal.
Os mentores destas ofertas querem manter o anonimato, para que o caso não seja utilizado politicamente, e quer João Pinheiro quer o seu advogado, João Araújo, recusam-se a identificá-los.
O pai afectivo de Alexandra receia mesmo que tal "prejudique todo o processo". Entretanto, o DN apurou junto de fonte da Câmara de Barcelos não ser esta a autarquia envolvida.
"Disse-lhe para aproveitar esta oportunidade, porque ninguém lhe vai tirar a menina", contou João Pinheiro, que criou a criança dos 17 meses aos seis anos.
Este é precisamente o maior receio de Natália. Mas o advogado de João Pinheiro, João Araújo, referiu que só depende dela que tal não aconteça. O pai afectivo também a convenceu de que iria "ficar com a vida mais organizada", pois, em princípio, na Rússia não terá qualquer perspectiva de emprego.
Esta é mais uma tentativa para que a Alexandra regresse depois de, nos últimos tempos, o casal de Barcelos ter tentado tudo nesse sentido. João Pinheiro já se disponibilizou para também abrir um café, em Braga, e uma casa, mas ela recusou aos jornalistas que a contactaram na Rússia.
O advogado João Araújo acredita que a advogada dela, Aline Campos, lhe irá explicar a proposta para ela saber que não há risco de perder a filha. Mas a advogada disse ontem ao DN que não vai contactá-la e nem sequer tem falado com ela ultimamente. "Quando a Natália precisar, ela que me contacte", referiu, justificando: "O meu trabalho neste caso já terminou."
Entretanto, Alexandra vai hoje de férias com a mãe e a irmã. As três vão descansar num local a cerca de 50 quilómetros da aldeia onde vivem, a convite da autarquia local. "Ela vai aliviar a cabeça, porque foi maltratada no programa televisivo", contou o pai afectivo. O mesmo onde João Pinheiro também era para participar e não foi porque lhe foi recusado o visto.


Diário de Notícias - 9 de Junho de 2009

87 comentários:

  1. Será que vejo uma luz ao fundo do túnel?????
    Ana rocha

    ResponderEliminar
  2. Boas notícias!
    Vamos fazer uma 'corrente de pensamento positivo' para que a Natália queira recomeçar a sua vida dignamente.
    Estou de dedos cruzados, todos eles!!!

    ResponderEliminar
  3. Bem hajam todos aqueles que são solidários e que desejam proporcionar a esta menina tudo o que ela teve até agora e que um erro da justiça lhe retirou. São homens como estes que noa fazem acreditar que o ser humano tem salvação, basta querer!
    Muitas felicidades para a Alexandra e para as suas duas famílias.

    ResponderEliminar
  4. Meus Deus, será que as boas noticias estão para chegar!!!!!! Pensamento positivo!!!!! Xaninha, a tua vida ainda vai voltar a sorrir minha linda!!!! Vou pedir muito a Deus para que isso aconteça

    ResponderEliminar
  5. Que bom!!!!!!!!!!!!!!!!

    Mas ela deu algum data para dar a resposta..........por favor digam-nos qualquer coisa estamos todos em pulgas.

    Sinceramente estou ansiosa por ver o reencontro daqueles pais com a nossa Xaninha, vai ser de veras emocionante.

    Vamos fazer uma corrente positiva e rezar para quem acredita pois se Deus quiser o regresso estará para breve.

    ResponderEliminar
  6. Realmente e depois de ler estas noticias, fico mais optimista, vamos lá acreditar que é possivel.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde

    Que bom chegar aqui, (venho sempre que posso para saber novidades) e leio esta noticia maravilhosa.

    Espero dentro em breve chegar aqui e ler que a Natalia e as filhas vêm para Portugal, PARA FICAR.

    Temos que ter muita fé... bem hajam a todos os que têm ajudado para que a Natalia volte

    ResponderEliminar
  8. Ela não vai conseguir recusar.
    Só precisa de ganhar confiança. Porque é normal que não aceite logo a primeira, afinal como se costuma dizer, quando a esmola é muita o pobre desconfia. E acredito que ela não guarde boas recordações de alguns momentos passados cá.
    Mantém-se a esperança!

    ResponderEliminar
  9. Vamos todos torçer para que a Natália perceba que é o melhor para ela e para as filhas.

    Vamos acreditar que brevemente vamos ter uma óptima notícia.

    Vamos manter a fé e fazer uma corrente positiva

    ResponderEliminar
  10. Tb venho sempre que posso saber notícias. continuo muito angustiada. espero que a menina regresse. todos os dias, rezo por ela. Força minha linda. Que Deus te proteja!
    Pombal

    ResponderEliminar
  11. Vamos continuar a acreditar!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pensar positivo e/ou fazer uma prece!
    O poder das pessoas ainda é capaz de mover o Mundo

    ResponderEliminar
  12. Eu não quero cortar o bom ambiente gerado...

    Mas e se lá na Russia também lhe oferecem as mesmas condições, para não darem sinal de fraqueza?! Por um lado seria bom para a Xaninha, que teria um tecto ao qual poderia chamar de casa, mas não haveria o apoio da "família do coração" e desta onda enorme que aumenta diariamente...

    ResponderEliminar
  13. Que Deus ilumine aquela cabeçinha da Natália, e que ela decida voltar. Só espero que estas férias delas não façam decidir o contrário. Vou continuar a rezar para que isso não aconteça e para o regresso delas. Vamos manter a fé e fazer uma corrente positiva. Tenho a certeza que com esta força toda ainda vamos ter mais boas notícias.

    ResponderEliminar
  14. Estou muito contente com as noticias que tnho vindo a ler rezo todos os dias pela xaninha ainda bem que ha pessoas com bom coraçao...Tenho fé que elas vão voltar

    ResponderEliminar
  15. Achei!!!

    Aqui está a causa no facebook:

    http://apps.facebook.com/causes/289782/39773797?m=646ae194

    Participem!

    ResponderEliminar
  16. Fiquei emocionada com o que li, a ansiedade de poder ver a nossa princesinha cá novamente é muita,unidos vamos conseguir traze-las pa cá e ajudar no que puder, pois aqui elas serão acolhidas com carinho, tudo irá depender da Natália.
    Bjinho para a familia Pinheiro, e que existam mtas familias iguais no Mundo!!

    ResponderEliminar
  17. vamos todos enviar uma estrela a xanda a mãe vai pensar já é muito bom esta palavra dela
    vem natália e traz as tuas duas filhas alexandra e valéria vamos ajudar-te

    ResponderEliminar
  18. desde españa muchos ánimos! seguro que la pequeña regresa!

    ResponderEliminar
  19. Estou muito feliz c/ as noticias,mas ansiosa pelo seu regresso,XANINHA ESTAMOS CONTIGO

    ResponderEliminar
  20. Paula disse...
    percebo pouco disso do facebook...

    9 de Junho de 2009 14:44


    Olá Paula, boa tarde, eu também não percebo nada, mas dá para colocar em Portugues, eu inscrevi-me só com a finalidade de ajudar a Xaninha, faça o mesmo, inscreva-se, ja vai em 632 membros.

    Fique bem, um bom feriado

    ResponderEliminar
  21. Só agora tive oportunidade de vir ao Blog e estou feliz por saber que a nossa luta não foi em vão.

    Agora é ter esperança de que tudo vai correr bem.

    Vamos-nos deixar de hipoteses ... e se ela fizer isto ... e se ela fizer aquilo ... vamos esquecer os se, se, se ...

    VAMOS PENSAR POSITIVO PORQUE ATRAI AS COISAS BOAS.

    VAMOS ACREDITAR, ACREDITAR.

    MAS SEMPRE A LUTAR.

    FORÇA

    ResponderEliminar
  22. Paula

    Pelo o que entendi o Facebook é uma comunidade onde existem várias causas que podem ser apoiadas. Achei interessante, vou me associar.
    Abços

    ResponderEliminar
  23. Seria a hora exacta da sr. advogada Aline Campos entrar em campo, passo o trocadilho.
    Esta senhora poderia, se quisesse, fazer agora qualquer coisa pelo bem da criança. Não sei se tem vontade ou se terá de pedir autorização à embaixada russa.

    ResponderEliminar
  24. Que boas noticias, bem hajam esses seres que podem e fazem algo pela felicidades desta princesa.

    Elas aqui vão ter mais qualidade de vida e a xaninha pode viver com a mãe biologica e ao mesmo tempo partinhando o amor que a Familia Pinheiro lha continuará a dar, até para a Valéria o seu futuro poderá ser mais feliz aqui em Portugal.

    Que Deus ilumine essas pessoas, sejam ou não deputados ou politicos, são acima de tudo boa gente se realmente se realizar o pretendido.

    Bem hajam

    ResponderEliminar
  25. E com a Alexandra os pais falaram, como ela está, o que diz. Será que alguém pode dizer? Gostaria de saber como ela se sente....
    E mais uma vez vamos ter esperaça que a princesa volte.

    ResponderEliminar
  26. Como faço para aceder ao facebok, tb quero ajudar

    ResponderEliminar
  27. Alexandra no facebook:

    http://apps.facebook.com/causes/289782/39773797?m=646ae194

    ResponderEliminar
  28. Amara
    Gracias por tu apoyo, por tu solidaridad.
    Alexandra necesidades de nuestro pensamiento poositivo.
    Gracias por la difusión de la barbarie que el portugués hizo justicia a esta niña.
    Muchas gracias!

    ResponderEliminar
  29. AM - É só ir a este mail e registar-se


    http://apps.facebook.com/causes/289782/39773797?m=646ae194

    ResponderEliminar
  30. REZEM A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA PARA QUE A XANINHA VOLTE COM A MÃE!

    ResponderEliminar
  31. Desculpem, mas por aquilo que já li depois desta noticia publicada, a Natália recusou tudo aquilo que lhe ofereceram, quer ficar na Russia, quer que se mande dinheiro para ela comprar lá uma casa.Devia-se falar com ela a dizer que ninguem lhe tira a filha, e ela pode ir sempre que quizer à Russia ou a familia vir cá, qual é o problema, nós só quermos ajudar. Mas estou a ficar muito desenimada, e chocada, eu bem quero acreditar que ela venha, mas já ponho muitas duvidas.
    Isabel

    ResponderEliminar
  32. Mãe de Alexandra reafirma que não quer abandonar a Rússia
    09.06.2009 - 10h41 Lusa
    Natália Zarubina, a mãe de Alexandra, a criança que viveu vários anos com um casal português, recebeu “três propostas extremamente atraentes” de Portugal, mas reafirma que não pretende abandonar a Rússia, escreve hoje o diário “Komsomolskaia Pravda”.

    “O caso [Alexandra] emocionou Portugal inteiro. Agora, os portugueses propõem à mãe e filhas habitação e emprego, apenas para que ela [Natália] regresse a esse país com a filha. Porém, ela, que reside na vila Pretchistoe, distrito de Iaroslavl, não tenciona abandonar a Rússia”, acrescenta a jornalista Olga Kuznetsova, de Iaroslav, que tem acompanhado de perto este caso.

    “Uma câmara municipal de uma das principais cidades de Portugal propôs a Natália, à sua família e à família do irmão habitação grátis. Uma empresa prometeu montar um café para Natália poder trabalhar. Um dos homens mais ricos do país prometeu pagar as despesas de transporte da família”, escreve. “Zarubina olha com desconfiança para a proposta de regressar a Portugal. Ela afirma recear que os portugueses iniciem um novo processo para lhe retirar a criança, que a acusem de prostituição e maus tratos da criança”, continua a jornalista, citando declarações de Natália.

    Mas Natália não recusa ajuda material dos portugueses, pois vive à custa da mãe e só poderá começar a procurar emprego em Setembro. “Ela propõe aos pais afectivos portugueses que enviem dinheiro para comprar uma casa com boas condições, uma casade banho, para que Sandra não precise de nada”, sublinha o Komsomolskaia Pravda. O diário electrónico newsru.com lembra que “os rendimentos da avó e avô, que são o sustento da família, são de cerca de 20 mil rublos (cerca de 450 euros) por mês”.

    ResponderEliminar
  33. Caros colegas de "luta"

    Vou ausentar-me até sexta feira. Como tal vão deixar de ver comentarios meus. Mas o meu pensamento vai estar sempre com a Xaninha. Força a todos. Na sexta feira a primeira coisa que vou fazer é entrar neste blog para saber noticias. E espero que sejam óptimas. Força a todos. Viva a nossa Xaninha!!! Nunca desistam!

    ResponderEliminar
  34. agora resta-nos a fé, Deus, Jesus, Nossa Senhora de Fátima, Santo Expedito e São Judas Tadeu iluminem o caminho de volta da Alexandra e sua familia.

    Até breve Xaninha!!!!!

    ResponderEliminar
  35. Também não se pode acreditar em tudo o que dizem os jornais. Eu prefiro acreditar naquilo que o Sr. Pinheiro disse. Vamos esperar. Mas o melhor será não enviar dinheiro. Ela pode estar a tentar essa solução e só se não obtiver sucesso é que acaba por aceitar o regresso. Vamos aguardar!

    ResponderEliminar
  36. A felicidade exige valentia.
    "Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
    Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
    Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
    É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
    É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
    É saber falar de si mesmo. É ter coragem para
    ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
    Pedras no caminho?
    Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
    Fernando Pessoa
    Para nos animar a todos!
    A esperança existe ... temos de continuar a ter fé, ideias e não desistir nunca.

    ResponderEliminar
  37. Vamos lá ver no que isto vai dar.
    Já começam os "velhos do restelo" a dizer e a eles quem os ajuda? e às outras crianças?
    Parece que um acto de solidariedade não vale nada, parece que ou se ajuda toda a gente ou não se ajuda ninguém.
    Não se percebe.

    ResponderEliminar
  38. Achei boa idea enviar mail à Oprah,mas o ideal seria quem soubesse,introduzir o video juntamente com a historia da separação da menina da familia adoptiva.Uma imagem vale por mil palavraa

    ResponderEliminar
  39. Estou a ficar desiludida, depois do que pareciam ser boas notícias hoje de manhã, afinal o jornal russo diz que a Natália não aceita as propostas e pede dinheiro aos Pinheiro, quer-me parecer que existe chantagem da parte dela e está a usar a menina para isso.
    Não sei o que se está a fazer nos bastidores para que tudo isto tenha um final feliz, só desejo é que se consiga trazer a Xana, não quero parecer pessimista mas creio que já será muito dificil. Quem será burro ou maluco para negar propostas destas!
    Só me resta continuar a rezar.
    Vou de férias mas prometo continuar aqui nesta luta.

    Cristina

    ResponderEliminar
  40. Listen, in Russia say that Natalia Zarubina HAS refused ALL offers of your family...:(

    ResponderEliminar
  41. Boas,

    a Natalia deve achar que somos a santa casa da misericordia e só está a olhar para ela. Estamos a fazer isso pela Alexandra pois ela já sabe o que é ter conforto, educação....

    Ela está a ser egoista e pretensiosa. Acho que não se deve ajudar monetariamente...NUNCA...ela não vê que o pais tb está em crise e que a queremos ajudar! Quantas familias precisam desta ajuda e não têm...

    Valha-me Deus.....que mulher ignorante!

    Para se ter tb é preciso dar....

    ResponderEliminar
  42. 09 Junho 2009 - 02h00

    Drama: Autarcas e empresários unidos pelo regresso da menina a Portugal
    Rui Rio dá mão à mãe de Alexandra
    Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, e Fernando Reis, autarca de Barcelos, estão dispostos a ajudar Natália Zarubina para que esta regresse a Portugal com Alexandra. A mãe biológica da menina russa está entusiasmada com a proposta e, caso venha, com ela viajará também a filha mais velha, Valéria, fruto de uma primeira relação que teve na Rússia.

    Conheça todos os pormenores na edição de terça-feira do jornal 'Correio da Manhã'.

    ResponderEliminar
  43. Patricia,

    não leu o comentario de 16,25? A natalia recusou a proposta!!!!!

    ResponderEliminar
  44. Eu comprei o Correio da Manhã de hoje, diz lá que perante as propostas apresentadas (casa vitalícia sem pagar renda e um café para trabalhar), Natália "mostrou-se muito entusiasmada até porque percebeu que é uma grande oportunidade para recomeçar a sua vida com grandes ajudas" e disse a João Pinheiro que ía "falar com a advogada para que ela trate de tudo".
    A advogada Aline Campos disse "nunca mais falei com ela desde que saiu de Portugal. Mas estou sempre disponível para ajudar".
    Quanto a Alexandra a menina está bem e segundo o jornal refere "estava bem disposta" e disse ao Sr. João Pinheiro que "ia sair com outros miudos da mesma aldeia (...) para um campo de férias de 15 dias".

    Espero que Natália pense bem nesta oportunidade e no que ela poderá trazer de bom para as suas filhas.

    Vamos ter pensamento positivo!!!

    Ivete :)

    ResponderEliminar
  45. In the Russian newspapers write that наталья WILL not go

    http://www.kp.ru/daily/24306.5/500709/

    ResponderEliminar
  46. Creio que será uma oportunidade única para a Natália e as filhas que não deverá recusar pois não voltará a ter. Se ela aceitar voltar e apesar de eu já ter feito a minha contribuição para a conta aberta se for necessário como tenho uma loja de electrodomésticos oferecerei de boa vontade um electrodoméstico para a nova casa.

    ResponderEliminar
  47. Bom, já não sei no que acreditar. As notícías são completamente contraditórias. Já estou como o S. Tomé: Ver para crer.

    A mulher tão depressa diz que vai pensar, como diz que não.

    Também não será especulação dos jornais russos?

    De qualquer modo fico triste. Para a Natália não vamos enviar dinheiro directamente. E temo que os alimentos que se comprem para a menina sejam mas é para alimentar os outros todos e ela pouco beneficie deles...

    ResponderEliminar
  48. Ainda um comentário: ou estou muito enganada, ou as autoridades russas estarão a fazer também muita pressão sobre ela (o que é tipico deles...)

    ResponderEliminar
  49. Estive a ler o Blogue do Prof. José Milhazes sobre a última notícia vinda a lume num jornal russo e seria bom que o sr. João Pinheiro esclarecesse o que eles publicaram a dada altura: «Num artigo publicado hoje na edição electrónica do jornal Komsomolskaia Pravda, chama-se a atenção para as declarações contraditórias feitas por João Pinheiro, pai afectivo de Alexandra, à imprensa portuguesa: "a um dos jornais ele afirma que falou com Natália e ela recebeu com entusiasmo a proposta de se transferir. Mas, a outro jornal, João declarou que Natália apenas prometeu pensar, expressando receio face à possibilidade de lhe virem a retirar novamente a criança".» É que não colocando ou estando a por em causa o que o sr. João disse, seria bom esclarecer esta "contradição" para também o tal jornal russo poder ser esclarecido da verdade dos factos...

    ResponderEliminar
  50. Eu até creio que lhes irá fazer bem este repouso para assentar as ideias. Mas será que a familia Pinheiro não vai falar com a xaninha nestes 15 dias? Como será penoso para a menina e para estes pais. Ainda hoje, ao fim de mais de 15 dias não consigo ver uma fotografia da xaninha sem que chore de saudades e de revolta apesar de não a ter conhecido conto vê-la em Portugal brevemente

    ResponderEliminar
  51. My 4 years older son has seen yesterday photos Alexanders in Portugal and has told «What princess!!»
    in Russia all newspapers told that Zarubina has answered all your offers negatively.
    She traded her body, now she trades by the CHILD. It is SHAME and the SHAME.
    No any money to her personally. Only through official representatives. Only through the Portuguese or foreign representatives, but not the Russian representatives — will steal...

    ResponderEliminar
  52. Aquele juiz é mesmo... vergonhoso!!!!!
    Não providenciar técnicos para acompanharem a criança...

    Era isso que o Conselho Superior de Magistratura devia averiguar!!! Não era o facto de ele se ter manifestado aos jornais!!!!!!!

    Vergonhoso!!!

    Revoltante!!!



    Sr. Fandral ou outro amigo desta causa:

    Os pais do Coração têm hipótese de conseguir um psicólogo/a que acompanhe a Xaninha, mas que obviamente fale português?! Talvez através do Sr. Milhazes ou dos Pais de S.Peterburgo...

    ResponderEliminar
  53. A meu ver a Xaninha deve andar bem disposta. Ela continua a pensar que em breve virá ter com o casal Pinheiro. Que são apenas umas férias. E como tem recebido vários presentes e ainda por cima vai de férias com outros meninos (segundo li num jornal) anda bem disposta (também li no jornal que o Sr. Pinheiro falou com ela e que estava entusiasmada com estas férias). A pobre menina ainda não "caiu" na realiadade. E quando as saudades começarem a apertar e ela continuar por lá..... Nem quero pensar nisso. Minha menina linda! espero pelo teu regresso

    ResponderEliminar
  54. Concordo com a Paula
    Meretíssimos do CSM,
    Os portugueses e todos os cidadãos dos restantes países, indignados com o caso Alexandra aguardam que V.Ex.as tomem uma decisão exemplar sobre o grave desrespeito pela Convenção dos Direitos da Criança.
    A vontade da "menor" - de seu nome Alexandra - consta nos autos, por que razão não foi atendida?
    O juiz sentindo-se parcial, não pediu excusa do processo porque...

    ResponderEliminar
  55. Por favor não desistam, peço a todo mundo e também ao caal pinheiro para não pararem de insistir para que Alexandra volte para Portugal.
    Na Rússia ela apenas tem uma vida de miséria e aqui com o casal Pinheiro que a ama do fundo do coração, como todos já vimos, esta criança terá um futuro risonho, com tudo de bom.
    Por favor vamos todos pedir e unir todas as forças para que a Xaninha regresse a Portugal.

    ResponderEliminar
  56. A desconfiança do anónimo das 17:43 deveria ser averiguada e caso a família russa seja realmente isenta/idónea, para além das facturas devem existir, no mínimo, fotos das entregas dos mantimentos à família Zarubina e que a Alexandra veja, que não pense que estão a "nascer" no quintal dos avós.
    Precisamos ver para crer!

    ResponderEliminar
  57. Uma pergunta:
    No passado domingo, dia 8/06, fomos votar e votamos em branco pela Alexandra.
    A percentagem dos votos brancos foi grande... não notei na Comunicação Social qualquer associação dos votos em branco ao caso Alexandra.
    Alguém sabe porquê? esta informação não passou para os media?

    Manuela

    ResponderEliminar
  58. É simples: houve muita gente que votou em branco por razões que não têm nada a ver com a Alexandra.
    Para terem visibilidade, se calhar deveriam ter feito um comunicado de imprensa a indicar isso...

    ResponderEliminar
  59. As coisas feitas na internet são bonitas e interessantes mas, neste tipo de iniciativa, a internet não chega. É preciso fazerem-se comunicados de imprensa, por exemplo, redigirem-se newsletters e coisas desse género...
    Não sou especialista em comunicação, mas acho que é esse o problema da falta de visibilidade dessa vossa iniciativa de votar em branco pela Alexandra.

    ResponderEliminar
  60. Já agora mandem tambem para cá os vizinhos sa Natália!
    A valéria está a pensar fazer o quê? Seguir as pisadas da mãe? Se ela cá puser os pés os tugas vão dar cabo dela pelo que ela disse de nós!

    ResponderEliminar
  61. Ao anónimo das 20:29
    P.F. Não iniciem novas guerras...
    O objectivo é que a Alexandra regresse... se a irmã tiver de vir a reboque que venha... e será bem recebida... ela é apenas uma criança de 15 anos que não sabe ao certo o que diz e não tem conhecimento de causa... também ela foi abandonada pela mãe... e será uma boa "ajuda" para Alexandra se regressar a Portugal e ficar a viver com a mãe biológica...
    Por isso julgo que está "perdoada" por todas as bacoradas que disse...

    Manuela

    ResponderEliminar
  62. bacoradas o caraças! Há cámuita gente para ajudar assim como muitas crianças. Alguma autarquia ajuda a familia e essas crianças?
    Cada vez que há estrangeiros envolvidos temos d lhes lamber os pés?

    ResponderEliminar
  63. Todos sabemos que existem muitas Alexandras para ajudar...
    O objectivo deste blog é ajudar, para já, a xaninha...
    Acho que nos devemos concentrar nesse objectivo senão não faz sentido esta união de forças...
    Ninguém acede a este blog "obrigado" por isso quem não partilha do objectivo comum "ajudar a Xaninha"... P.F. não aceda...

    Manuela

    ResponderEliminar
  64. Vejam a reportagem da TVI sobre as propostas apresentadas à Natália:


    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/alexandra-portugal-russia-natalia-oferta-tvi24/1068997-4555.html

    ResponderEliminar
  65. Anónimo das 20:34

    vejamos:

    1 - Portugal viu nascer e crescer esta menina em Portugal, portanto, apesar dos pais serem de outra nacionalidade, ela para nós é Portuguesa.

    2 - Talvez não esteja lembrado, ou não lhe apeteça lembrar que com os impostos que pagamos, andamos a dar casas a ciganos, a pessoas que vieram de África, a pessoas que vivem em barrracas e são realojadas. Penso que as autarquias ajudam.... ou não será? Também posso dizer o mesmo que você... se eu tenho casa e preciso de a pagar porque não me dão uma casa de borla a mim que trabalho e pago impostos e vão dar a outros que além de não trabalharem, muitas vezes ainda recebem subsidios do Estado? Também é injustiça, pelo seu ponto de vista.

    3 - Há que ajudar independentemente da cor, raça ou religião a quem precisa. Aqui juntámo-nos por uma causa, por uma pessoa em especial, uma criança que foi desterrada para a russia para o meio da miséria quando aqui tinha qualidade de vida? Ela não é de cá? Então segundo as suas próprias palavras precisa de ajuda.

    Fazemos isto pela menina, não por mais ninguém. Mas se quiser convidar os vizinhos da Natália para irem para sua casa.... esteja à vontade.

    ResponderEliminar
  66. Pelo que li na publicação de José Milhazes, em darussia.blogspot.com, a avó Olga também não está a ajudar muito, porque questionava o seguinte: "O que vou fazer em Portugal na minha velhice? Vou ficar sentada entre quatro paredes?" Estes comentários juntamente com os receios de Natália levam à decisão que nós não queremos. Se calhar todo o trabalho de convencer Natália a regressar, deve ser alargado à restante família, propondo-lhes que venham passar umas férias no Verão, para experimentarem, verem que as propostas são reais e verem como a vida cá é melhor. Os pais de Natália, se estão a pensar vir, mas receiam não se adaptar, poderiam vir, ajudavam no café, ficavam cá durante o rigoroso inverno da russia e iam lá passar os meses de verão, com umas poupanças de cá. O importante é a Natália sentir segurança nas propostas e acima de tudo, que não lhe será retirada a filha, mas que esta deve conviver com a família Pinheiro. Será muito saudável para a menina, ela regressar ao ambiente com o qual se identifica. Até a irmã Valéria vai gostar de cá estar. Sou professora, já tive alguns alunos de leste e todos gostavam muito de cá estar. Vive-se melhor e são mais livres, fundamnetalmente é isto que referem. Quem pode fazer este trabalho alargado à toda a família, para que não baralhem a Natália, é alguém de nossa confiança, o Sr. José Milhazes. Desejo que seja possível o regresso a Portugal. Tudo seria encarado como umas férias e não haveria traumas! Anseio por esse dia para poder respirar de alívio. Bem hajam aqueles que gostam de ajudar os outros. Já se sabe que não falta quem critique e também queira para si. Não podemos valorizar isso. É o igoísmo do ser humano a vir à tona!

    ResponderEliminar
  67. Acrescento ao comentário anterior: relativamente à família de Natália, eles também não são de lá. Pelo que li algures, quando tudo isto começou, eles eram refugiados do Casaquistão. Deslocaram-se para ali há cerca de 10 anos e com todo o dinheiro que tinham, compraram aquela casa. Ou seja, esta gente tem tido sempre uma vida desgraçada. Eles não sabem o que é viver razoavelmente, por isso não acreditam facilmente no que dizemos. Acham muita fartura! E desconfiam!

    ResponderEliminar
  68. Opa eu acho que a Natalia deve vir com as filhas, sim mas não vamos exigir à senhora sua mãe que venha nem por as culpas nelas.
    Se vocês forem a uma aldeia aí no fim do mundo deste Portugal, e tentarem convencer uma senhora idosa que lá viva a vir para Lisboa ou para o Porto com certeza não aceitava.
    As pessoas idosas já não têm "forças" para essas mudanças bruscas de vida... Muito menos pessoas que sempre viveram em aldeias pacatas no meio da pobreza e humildade. É perfeitamente compreensivel que a senhora não queira vir e ela tem razão: vinha para cá fazer o quê?

    Penso que a Natalia deve vir apenas com as filhas, afinal ela quando veio pra ca veio sozinha, não trouxe a familia nem sequer a filha que ja tinha, portanto penso que o facto da mãe dela e do pai não quererem vir não será motivo para ela não vir.

    ResponderEliminar
  69. realmente! porque não oferecer um Mercedes tambem á SENHORA para que ela traga a criança? né?
    Vale tudo agora!


    O anonimo das 20:29 tem razão!

    ResponderEliminar
  70. Porque ela não tem carta de condução....

    ResponderEliminar
  71. Olá sou dos Açores ilha do Pico, tenho acompanhado este caso diariamente com muito sofrimento, gostaria de saber se afinal a Natalia aceitou vir e para quando o seu regresso, fiquei confussa com as novas noticias, rezo todos os dias por esta menina que Deus a Ilumine e á famila Pinheiro. MUITA FORÇA

    ResponderEliminar
  72. Olá anónimo dos Açores.

    As notícias são confusas e algumas controversas. Na verdade, ainda não sabemos o que a Natália vai decidir. Vamos deixar aquela cabeça descansar 15 dias e após isso ela terá de decidir em dar uma resposta.

    Vontade de ajudar aqui a Alexandra não falta, portanto está tudo nas mãos dela. Ela tão depressa diz que vai pensar como depois recusa.

    Na verdade, ela estaria à espera que ´lhe enviassemos dinheiro para ela lá comprar uma casa melhor (em prol da Alexandra, claro) mas isso não vai acontecer.

    Ou ela decide vir para cá, ou ajudas monetárias para ela não há.

    Por enquanto resume-se a isto.

    Obrigada pelo seu interesse.

    ResponderEliminar
  73. acredito que se ela tivesse carta lhe dariam o Mercedes!
    Pode ser que lhe paguem tambem a carta!

    ResponderEliminar
  74. se querem tant bem á xaninha mandem o dinheiro ´mãe qu ela lá compra uma casa nova

    ResponderEliminar
  75. ola,ao ler esta noticia,senti um alivio no coraçao.nao deixa de ser uma esperança para k a menina volte pro seu lar,(de onde nunca deveria ter saido...).Vamos fazer uma corrente positiva,esta menina vai voltar a ser feliz,ao lado de kem a ama realmente.Força familia Pinheiro,nao dessanimem,nos tambem nao...k nossa senhora te cubra com o seu manto,para te proteger,bjs grandes xaninha. ISABEL LUXEMBURGO

    ResponderEliminar
  76. Estou muito feliz com as noticias,sempre acreditei e acredito que a xaninha vai voltar...agora é que não pode haver ondas de pessimismo,vamos todos acreditar e rezar para que ela volte.no fundo esta menina é um pouco filha de todos nós que continuamos a ouvir todos os dias os gritos de desespero dela quando a separaram brutalmente dos pais afectivos,o que esta menina deve sofrer...em todas as imagens que vi da rússia vi sempre uns olhinhos tão tristes que cortam o coração,olho para a minha filha e penso no que eu sentiria se lhe visse aquele olhar.força xaninha,acho que em breve vais recuperar o sorriso e o olhar lindo que nos mostram as fotos de portugal...vou continuar a rezar a nossa senhora de Fátima...até breve,linda

    ResponderEliminar
  77. Acho que temos que ter calma e pensamento positivo,neste momento acredito que a natália esteja indecisa, mas ela vai ver que é o melhor para ela e para as filhas,não queriam que aceita-se logo. vamos acreditar.
    Raquel

    ResponderEliminar
  78. espero eu que Alexandra vai voltar para Portugal.mas nao acredito que Russia vai deixar sair Zarubina do pais.e mais uma coisa:para nos pessoas quem trabalha,tem filhos e imprestimos para pagar,esta proposta podia ser OPTIMA,mas para Natalia ter um imprego ou um cafe e uma DOR DE CABEçA!!!sera voçes ao pereceberam ainda que Natasha nao quer trabalhar.acredito mais que ela vinha para ca mais rapido se alguem dizia a ela que em Portugal ela vai ter tudo DEBORLA e nao vai trabalhar.

    ResponderEliminar
  79. Será possivel alguém me explicar como é que acusando a Natália de ser alcoólica, inclusivé é uma das acusações que os Pinheiro mais lhe fazem, das propostas que lhe fizeram está incluído um café para ela gerir. Então se ela é alcoólica e lhe dão um café, não estará a Natália mais perto do que lhe é proibido?

    Desculpem, há qualquer coisa aqui que não está a fazer sentido, ou estará?

    ResponderEliminar
  80. Não seria mais lógico oferecer-lhe um pronto a vestir do que um café? Faria mais sentido ou não?

    ResponderEliminar
  81. Absolutamente, Anónimo das 15:05 / 15:07. Entregar um café, a quem é alcoólico, é uma perfeita tentação para continuar o vício. Seria preferível dizer a essa senhora que iria fazer primeiro um tratamento contra o alcoolismo (se é que ela é mesmo alcoólica) e depois entregar-lhe uma loja mas tudo menos um café. O pronto-a-vestir ou uma loja de roupas para criança seria o mais indicado.

    ResponderEliminar
  82. Eu penso que lhe ofereceram um café porque ela percebe bem de copos, e não há nada melhor do que conhecer bem o ramo para ter sucesso :)))

    ResponderEliminar
  83. Ivete,adorei ler este comentario!!!sr Pinheiro escalhar sabe pontos fracos da Natalia.ela deve conhecer mesmo bem este ramo.

    ResponderEliminar
  84. Penso que todos nós aqui temos de agradecer a todos que têm dado o contributo pela continuidade e pela insistência diária de pedirmos que a Xaninha volte e ainda agradecer ao Sr. Presidente Rui Rio por se demarcar dos restantes políticos e dar a cara por uma causa bem nobre. Um bem haja para ele´.
    Vamos torcer todos para que aquela cabeça da Natália seja iluminada e que veja que realmente Portugal poderá oferecer um futuro prospero à Xaninha.

    ResponderEliminar
  85. Olá. Não há dia em que não venha ver este site. O facto de saber que nem tudo pode ser dito, faz com que me sinta melhor, faz com que sinta muita esperança. Do meu ponto de vista, em primeiro lugar temos de fazer tudo para que a menina volte para Portugal, perto dos pais afectivos, temos de pensar na criança. Depois aos poucos temos de tratar da mãe, fazer com que este se transforme numa pessoa melhor.
    Peço todos os dias a Santa Clara, a Santa das crianças, para que ilumine a mãe de Alexandra.
    Se a Alexandra não vem ter connosco, este magoa vai permanecer sempre em mim.
    Por favor continuem a dar noticias.

    ResponderEliminar