domingo, 7 de junho de 2009

Natália "muito desiludida" com programa da TV russa

Natália Zarubina, a mãe da menina russa criada pelo casal de Barcelos, mostrou-se "muito desiludida" com o programa do Canal 1 da televisão russa, em que participou junto com a Alexandra, assim como com a avó da menina, Olga, e a irmã, Valéria.

O programa "Pois que falem", que vai para o ar quatro vezes por semana, no horário nobre e que goza de uma das mais altas taxas de audiência, é conhecido por conseguir apresentar situações chocantes perante as câmaras, onde se chega por vezes à troca de insultos e confrontos físicos.

"As pessoas que lá vão dizem o que as mandam dizer, são pagas para isso", disse ao JN Natália, admitindo que foi vítima de várias acusações, por parte de pessoas que, no máximo, conheciam o caso através da Imprensa.

Uma fonte anónima que esteve presente na gravação confirmou ao JN que os produtores fazem pressão sobre alguns dos presentes para se pronunciarem de forma chocante. Apesar da oposição que Natália diz ter feito, o programa deverá ir para o ar no princípio da próxima semana.

Entretanto, a mãe da Alexandra lamenta-se de estar sempre debaixo da observação dos meios de comunicação e diz que lhe parece estar a viver numa "montra" em que "observam continuamente o que fazemos, o que comemos, para onde vamos". Natália afirmou ainda que tinha recebido telefonemas de Braga a propor o seu regresso e de toda a família, mas que actualmente ela não estava a pensar em voltar e diz recear que, voltando a Portugal, lhe "tirem a criança".

Recorde-se que a Alexandra vive actualmente na aldeia de Pretchistoe, 350 quilómetros a norte de Moscovo, numa velha casa de madeira, onde faltam muitas das comodidades a que a menina se tinha habituado, quando vivia com o casal João Pinheiro e Florinda Vieira.

Jornal de Notícias - 7 de Junho de 2009

105 comentários:

  1. Eu continuo a dizer a mesma coisa. Deixem o dinheiro, que ela ganhou a ir a esse programa de televisão, (e uma ou outra entrevista) acabar...

    Quando acabar a fama e coemçar a sentir dificuldades, aceita logo a ajuda dos Pinheiro.

    ResponderEliminar
  2. Notícia de há um anos atrás, mas com dados que assustam:

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=00245321-3333-3333-3333-000000245321&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

    ResponderEliminar
  3. POR FAVOR DEIXEM COMENTÁRIOS NESTA NOTÍCIA A PEDIR AO RONALDO QUE SIRVA DE INTERMEDIÁRIO ENTRE A MÃE BIOLÓGICA E OS PAIS AFECTIVOS.

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=AC754BEC-DB13-431A-AD7B-5C8F46BEFF09&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009


    Curiosidade de um site russo:

    http://politura.livejournal.com/114528.html

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  4. somos muitos
    somos fortes temos esperança
    APOIAMOS ALEXANDRA VE SEUS PAIS

    amanhã
    VOTO BRANCO
    Maria Mendes

    ResponderEliminar
  5. Pelo que li, o José Milhazes pensa que as dificuldades da Natália e da família são, neste momento, de tal forma graves, que podem já estar a passar fome. No entanto, ele pede que se ajude com urgência, mas não concretiza como. Por outro lado, li também algures, que o Sr. João Pinheiro já estava a enviar ajuda para a Russia, atravês de um vizinho cujo contacto teria sido dado precisamente pelo João Milhazes.

    Preocupa-me ainda o facto da família Pinheiro não ter conseguido falar com a Alexandra nos ultimos 4 dias.

    Será possível os responsáveis do Blog confirmarem a veracidade destas situações, e mais uma vez indicar o que é que se pode fazer para enviar ajuda a Alexandra, que não passe por enviar dinheiro directamente para a Natália, porque sou radicalmente contra.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. pessoal ponham,quem puder os desenhos de politura sobre sasha zarubina...eu já vi mas será de dificil acesso p/alguns
    merecem ser vistos

    XANINHA ESWTAMOS CONTIGO


    votamos branco!!!!

    VOTO BRANCO

    NÃO DESANIMAR NEM DESISTIR


    Maria Polar

    polarmaria.polar@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. sim amigos deem-nos noticias por favor---é angustiante...

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Em primeiro lugar espero que não levem a mal a minha opinião!
    Também eu fiquei muito sensibilizada com esta Historia da Alexandra e aqueles choros e gritos dela, partiram-me o coração, como a muitos portugueses.
    Concordo em absoluto que a Xana estava bem era aqui e na casa dos pais afectivos e que não deveriam te-la mandado para a Russia assim.

    Mas, também tento colocar-me não só no lado dos pais afectivos mas da mãe biológica.
    Não há perdão para uma mãe que mata, uma mãe que espanca, um pai que viola.
    Mas, há perdão para uma mãe que erra.
    A Natália veio para Portugal iludida, achando que ia conseguir uma boa vida, um bom emprego e muito dinheiro, deixando pra traz uma filha. Ou acham que ela deixou aquela casa na Russia para vir para Portugal viver nas ruas à fome?
    Chegou cá e... deparou-se com uma realidade que não era o que esperava. Afinal, o dinheiro que se ganha aqui nem é tanto assim, afinal, até para os de cá as coisas estão dificeis, quanto mais para os de fora.
    No meio disto tudo, é mãe. Nasce-lhe uma filha, que não pode criar, que não pode tomar conta.
    Sim, ela pode ter errado, pode ter vestido roupa suja á filha, pode não a ter alimentado bem por falta de condições, pode-lhe ter dado grandes palmadas desde pequena, mas vamos lá ver, ela teve o bom senso de ao menos, entregar a criança a alguém para cuidar, enquanto tentava refazer a vida e melhorar as condições.

    Não importa onde ela trabalhou, com quantos homens andou, as asneiras que fez, nem nada disso.
    Na vida todos erramos. Por momentos perdemos a cabeça, perdemo-nos a nós proprios.
    Ela nunca, em momento algum, manifestou a vontade de entregar a filha para adopção, e sempre a quis de volta.

    Eu não estou com isto a querer dizer, que isto são atitudes dignas de uma GRANDE MÃE, estou apenas a querer dizer, que a Natália, apesar de tudo, nunca se esqueceu da filha. Ela podia ter ido embora sem ela!

    Todos erramos, bem como todos temos direito a uma segunda oportunidade. E a Natália, TEM ESSE DIREITO!
    O problema é que as pessoas julgam-na porque ela bebe - ok, não sei se bebe, mas se bebe, isso é provavelmente um vicio que tem de ser tratado, um vicio como o tabaco também é um vicio, ela fuma mas, aí, ninguem toca.
    Julgam-na porque ela educa a filha com palmadas - quantos de vós não foram educados assim? Eu... levei muitas palmadas no rabo, e não morri, e não condeno os meus pais por isso, educaram-me , fizeram o trabalho dele, foram excelentes pais, recebi palmadas quando mereci. Quantos de vós não dão palmadas no rabo aos vossos filhos? Ah... não venham dizer que não. Toda a mãe, nem que seja uma vez na vida, dá uma tereiazinha no filho.
    Julgam-na pela casa onde vive e pela pobreza... Que concordo, é uma casa sem o minimo de condições,só entra dinheiro de uma pessoa naquela casa, é pouco, não chega, mas não é a casa nem a falta de dinheiro que nos diz se a Natalia é ou não boa mãe.


    Portanto a meu ver, estas coisas não são razão para julgar a Natália e apontar-lhe o dedo.

    A razão pela qual eu acho que a Xana e a Natália devem ser ajudadas, é pela pobreza em que vivem. É pelo estado psicologico em que deve estar a Alexandra. É pela falta de condições, de mantimentos.

    Ajudem-nas, a elas AS DUAS, a pensar na Alexandra. Vamo-nos reunir e tentar arranjar condições para ELAS AS DUAS, quer seja na Russia, quer seja cá.

    O Sr João Pinheiro disse que mesmo que elas viessem para cá, não quer tirar a Xana à mãe, elas viveriam as duas, numa casa delas, a mãe com o seu emprego, com condições, e com a ajuda deles.

    O caminho de tirar a Xana de lá sem a mãe não é o mais certo, e penso que até a maioria já percebeu isso.

    Vamos acreditar que a Natália pode ser uma boa mãe.
    Eu acredito que ela esteja muito tentada a voltar, pelas coisas que ela diz. Têm de a fazer acreditar que a ajudam, e que não lhe tiram a criança, pois li agora um artigo, onde ela também manifesta esse medo.

    Boa noite e bem hajam

    ResponderEliminar
  9. Se quiserem podem ver aqui: http://cidadaniaresponsavel.blogspot.com/2009/06/imagens-de-um-site-russo.html

    ResponderEliminar
  10. Fátima,tanto quanto me é dado a observar os apoiantes de Alexandra não estão contra Natália!
    Estamos contra a maneira como o processo foi conduzido.contra a decisão do juiz(esse carrasco), contra a manira como a criança se viu privada dos seus mais elementares direitos,e tudo isto num país dito dsenvolvido,democrático e que assinou a convenção mundial dos direitos das crianças!!!

    Alexandra tem direitos!!!
    Tem direito ao amor
    a educação a uma vida condign
    aos amigos e afectos

    Natália terá o perdão a segunda oportunidade a nossa ajuda...
    Albina

    ResponderEliminar
  11. D. Fátima, o que eu tenho lido por aqui é que TODA a gente pretende ajudar mãe e filha e até a irmã!!! Na essência até concordo consigo, todos nós erramos na vida, uns mais que outros, todos fazemos disparates, uns mais que outros, ninguém é perfeito, apenas Deus! E não li por aqui, nem sequer senti, animosidade para a mãe da Alexandra a não ser comentários pela espécie de vivência que ela deu à menina desde que nasceu. Deixar uma criança numa cabina telefónica para se prostituir? Conheci prostitutas com filhos mas que os deixavam ao cuidado de alguém de família enquanto faziam a sua vida! Mas com certeza que a mãe se é alcoólica como as notícias referem, existe tratamento para isso desde que ela tenha força de vontade principalmente, porque só tratar não chega! Ela é toxicodependente? Desde que ela queira, existe tratamento para isso! Ela é ou foi prostituta para angariar dinheiro para se manter e à filha? Essa "doença" não tem tratamento mas cura-se, se ela assim quiser com bastante força de vontade, trilhando um caminho sério e honesto e recebendo ajuda de quem já lhe abriu as portas de casa e lhe ofereceu trabalho para deixar essa vida! É assim tão angustiante? Tomara muita gente ter tido as oportunidades que se ofereceram à Natália, D. Fátima! Eventualmente, muitos compatriotas dela estão em bem piores situações e condições, pensando que Portugal seria um Eldorado quando para cá vieram... Não falo em nome de ninguém a não ser por mim próprio mas penso que a generalidade de quem vem aqui escrever é a favor de dar uma segunda oportunidade à mãe da Alexandra para trilhar uma vida digna e honrada, na companhia da sua filha ou mesmo até das duas filhas. Não subentendi, do que aqui já foi escrito, um sentido contrário a esse tipo de ajuda a não ser que esteja a traduzir mal o pensamento de quem escreveu. E também nunca traduzi em qualquer comentário deste Blogue que a família Pinheiro quisesse a menina para ela. Será assim tão difícil de entender? Eu sou pai de duas filhas e avô de duas netas e posso garantir-lhe que nunca as minhas mãos ou as de minha esposa cairam sobre elas. E olhe que quando era miudo, bem traquinas, fartei-me de levar porrada com cabos de vassoura, chinelos e tamancos, a minha avó um dia partiu-me um tacho de barro na cabeça e não morri por causa disso, além das reguadas que levava na primária! Desde que se saiba levar a água ao moinho de uma criança seja ela o ou a mais traquinas, não é necessário qualquer tipo de violência física, mesmo que sejam umas simples e leves palmadas no rabo. Desculpem o "testamento"...

    ResponderEliminar
  12. Esta luta além de ser "pela Alexandra" é também por todas as Alexandras!!

    Para que casos como este não se repitam!!

    Para que os "VERDADEIROS INTERESSES DAS CRIANÇAS" sejam respeitados!!

    Para que o Estados e as suas Entidades Públicas funcionem!! (Segurança Social, Tribunais)

    Sras e Srs Assistentes Sociais: Cumpram com a vossa obrigação!!

    1 mês numa criança corre à velocidade da luz... imaginem 6 meses, 6 anos...

    Tudo bem, a Natalia errou, afinal todos erramos... mas a Natalia errou demais... e como todos os que erram, merecia um castigo!!
    Mas apareceu alguém que achou que não!! AFINAL NÃO MERECIA SER CASTIGADA APESAR DE CONFIRMADO O ERRO...

    Afinal quem merecia ser castigada era a criança!!
    A criança merecia ser arrancada aos pais do coração, para ir ter com a mãe biológica que via ocasionalmente (SEM A TAL PREPARAÇÃO E ADAPTAÇÃO QUE ACABA POR SER A BASE DESTA CAUSA) e embarcar num avião para a Rússia!! A 5 mil kms de distância... sim, sem o conforto que tinha cá em Portugal... encontrar pessoas que não conhece de lado nenhum... ouvir "ruídos" à volta dela sem ela perceber o que falam... sim, são ruídos...
    A mãe nunca esteve tempo suficiente com a filha a ponto de lhe ensinar uma única palavra em russo...

    Minhas Sras e meus Srs:

    Uma criança não tem um botão ON/OFF!!!!!!!

    Que casos como este não se repitam!!!!

    Foi por isso que assinei a petição!!

    É por isso que apoio este movimento!!

    Que a Xaninha volte e que cá sejam cumpridos os seus direitos enquanto criança!

    Já agora, só um pequeno video para os que acham que as crianças devam ficar SEMPRE com os pais...

    http://www.youtube.com/watch?v=GQS6ZoX6kA8&feature=related


    E para que não hajam dúvidas:

    http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101111&m=2

    ResponderEliminar
  13. Que o caso Alexandra faça com que o povo português pressione os políticos para mudarem a lei, por forma a que não volte a acontecer outro caso como este, em que uma menina nascida em Portugal, criada por um casal português até aos 6 anos, só fala português e um juiz decide deporta-la para a Rússia onde ela não entende ninguém.

    ResponderEliminar
  14. Apesar da pobreza ser um problema, penso se estão a esquecer do essencial: o trauma psicológico que a criança deve estar a sentir de ter sido "raptada" dos pais + trauma de estar num país em que não percebe nada do que eles dizem!

    Então acho que os primeiros socorros são sim salvar a saúde mental da Alexandra e não enviar para lá comida, porque assim a Alexandra nunca mais sai de lá.

    Se eles virem que com a Alexandra têem sempre a despensa cheia, a Alexandra passa a ser a galinha dos ovos de ouro.

    Se começarem a mandar comida,a Natália nunca virá para Portugal e a miúda vai continuar a sofrer com o desenraizamento!

    Mais: vai achar que os pais não fizeram o suficiente para ficar com ela, que não lutaram por ela e isso vai deixar traumas para toda a vida, segundo dizem os psicólogos.

    Acreditem que o mais importante não é a fome. Não há dinheiro que pague a saúde mental!

    ResponderEliminar
  15. Vejam:

    http://www.youtube.com/watch?v=RcuJy4YDxM4

    Enviem para todos os contactos, precisamos sensibilizar e dar a entender que não estamos de braços cruzados.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo das 00:46....!!!!!!!! Grande estalo que me deu logo de manhã!! Não tinha conhecimento dessa notícia. Absolutamente chocada!Como é que com factos comprovados como este existe um "representante" da justiça que entregue uma criança assim de um dia para outro áquela coisa que se insinua como mãe??? Depois venham-me dizer que o lugar da Alexandra é com a mãe....

    Se tpdas as mulheres que se prostituem deixassem os filhso abandonados em cafés, estes chamar-se-iam creches. Já para não falar das cabinas telefónicas.

    Pobre Alexandra, veio da fome, foi para o aconchego de um lar e mandaram-na de volta para a fome!

    Sem comentários....

    ResponderEliminar
  17. Hoje, voto em branco. Não vamos desitir de ajudar uma menina de 6 anos que foi condenada sem ter cometido nenhum crime!!
    Que Deus te proteja!
    Pombal

    ResponderEliminar
  18. Xaninha, tu não me conheces e se calhar nunca me vais conhecer. A tua história marcou-me profundamente. É por isso que rezo por ti todos os dias e que não me conformo com a sorte que te foi ditada, primeiro, pelo destino e ,depois, pelos homens. Vou continuar atenta para poder ajudar naquilo que puder. Srs administradores do blog, pf, mantenham-nos informados. a angústia é mt grande. É verdade que já n há notícias da menina há vários dias?

    ResponderEliminar
  19. Alguém pode ir ao blog russo tentar saber notícias da Alexandra?

    ResponderEliminar
  20. Não votem em branco. Há partidos à direita e à esquerda! Também pelas crianças votem em partidos que as defendam. Vejam o caso da casa Pia. O suspeito de pedofilia continua na política. Votem para mudar a situação do nosso pais. Há partidos novos! Votem! O pior da democracia é a abstenção.
    Quanto à Alexandra é terrivel e infelizmente não é o último caso. É necessário alterar a lei, de modo a que se previlegie os afectos e não a família biológica. É necessário, obrigatório que a criança também seja ouvida. O juiz não deve decidir baseado apenas em realtórios que, por vezes,não traduzem fielmente a realidade. Continuem a divulgar e a depositar dinheiro na conta criada para ajudar Alexandra, pois ela e a familia vão precisar. Se a Natália souber que há dinheiro em Portugal para a ajudar, ela volta.
    Vamos continuar a acreditar nesta onda de solidariedade e a não deixar esquecer a Alexandra. Que ela seja o primeiro passo de mudança na vida das crianças em Portugal.
    marlene

    ResponderEliminar
  21. A Inês Pedrosa, na sua "Crónica feminina", no Expresso desta semana, fala na atrocidade feita à Alexandra.
    Ainda não está on line, só lá para meio da semana, ide ler.

    ResponderEliminar
  22. Estou convencida que as noticias que a familia Pinheiro nos vai dar serão boas. Creio que o melhor seria virem as duas para Portugal e sentirem que estão apoiadas e quem sabe se a Natália não está disposta a mudar, toda a gente tem direito a uma segunda oportunidade e seria exelente para a Alexandra pois teria duas mães para a ajudar e acompanhar pela vida fora com todo o amor que precisa.

    ResponderEliminar
  23. -Instituto de Apoio da Criança:

    Há uma petição com assinaturas "importantes" para que o artigo 4º da lei de protecção de menores que fala sobre a importância do vínculo biológico seja interpretada pela óptica da criança e não do adulto. Já que os laços afectivos, a integridade moral, física e psicológica da criança deve estar em primeiro lugar e já que o laço biológico por si só não assegura nada disso e não faz (ou não deveria fazer) dos progenitores os proprietários dos filhos.

    Defesa dos animais no Canadá:

    Sei de um caso no Canadá que um dono de um cão o esqueceu na varanda durante algumas horas numa tarde de inverno... Bem, foi-lhe retirado o cão e foi uma grande confusão. Exagero? Eu acho que não... É assim que se constrói uma cidadania responsável. Nem preciso falar que se com os direitos dos animais é assim, imaginem no que se refere as crianças.

    - Errar é humano?

    Sem dúvida. Mas o problema são as consequências desses erros. Todos aceitamos as penas impostas para os assassinos, para os pedófilos, para os terroristas, etc. Eu não percebo porque a negligência e os maus tractos familiares também não são considerados crimes. Penso que vivemos com uma mentalidade em que isto ainda é considerado algo natural e de difícil combate. A pedofilia já foi considerada assim, a escravatura também... Mudam-se as mentalidades, muda-se o mundo!

    - O caso da Alexandra

    Ao meu ver foi dramático pela irreversibilidade da sentença judicial. Mas já tivemos outros casos ainda piores, onde as crianças depois de devolvidas foram encontradas mortas, aqui em nosso civilizado país.
    Cumpriu-se a tão 'humana e elevada' noção de que os laços biológicos são prioritários.

    - De forma prática:

    Ao meu ver, a única maneira da querida Alexandra, que é o rosto de tantas outras crianças que sabemos existir, voltar, será através de um acordo entre famílias.

    Por isso meus amigos, muito cuidado com os emails à Embaixada Russa, nada ajuda hostilizarmos a Natália.

    ResponderEliminar
  24. Hoje dia de eleições, lembrei aos políticos que lutam pelos nossos votos que devem também lembrar-se de defender os direitos da criança, independentemnte da sua nacionalidade e do seu nome.
    Enviei Pres. Rep., 1º MIn, e partidos políticos:
    "Ex.mos Senhores
    Este dia é muito importante para o Mundo, para a Europa, para o País, para Vós e... para nós, cidadãos (quase) anónimos.
    Este dia, mais do que nos anteriores, deveria ser também importante para Alexandra Tskilauri/Zarubina.
    Deveremos reflectir:

    1. O que estamos a fazer para que a Convenção dos Direitos da Criança, ratificada também por Portugal, seja respeitada?
    2. O que estamos a fazer para que as crianças que manifestam explicitamente a sua vontade sejam ouvidas?
    3. O que estamos a fazer para que os sentimentos das crianças sejam atendidos?
    4. O que estamos a fazer para que as crianças de hoje sejam adultos equilibrados amanhã?
    5. O que estamos a fazer para minimizar o trauma imputado à Alexandra?


    Penso que poderemos fazer muito mais.
    Não se esqueçam - todas as "Alexandras" merecem ser felizes!

    Com os melhores cumrpiemntos,"

    Hoje, é um bom dia para os lembrar...

    ResponderEliminar
  25. Aqui está umas das primeiras notícias sobre a Alexandra:

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010&contentid=00244805-3333-3333-3333-000000244805

    Relata bem a vida que a menina tinha antes de ter estabilidade.

    Eu não me esqueço, nunca esquecerei nem perdoarei o mal que lhe fizeram.

    Esta menina é pequenina mas já passou por muita coisa junta, coisas que muita gente que fala sem saber e sem entender. Coisas que jamais se apagarão daquela memória.

    Tenho pena daqueles que criticam o facto de querermos o bem da Xaninha. É Por aí se vê porque é que há certos "autores" destas decisões tão cruéis. Manipulam uma vida como se de um boneco se tratasse. São os humanos desprovidos da verdadeira parte humana e nobre: a sensibilidade e compaixão para com terceiros; não pensam em mais nada senão neles próprios.

    Continuo triste mas também muito esperançada que esta história tenha um final feliz. Um final digno de uma verdadeira princesa como é a Xaninha.

    Ivete :)

    ResponderEliminar
  26. Ivete,
    Acabei de ler a noticia cujo link colocou acima.
    Nem tenho palavras.
    A minha incredulidade nunca mais acaba, é uma tristeza, espero sinceramente que aquele juiz nunca mais tenha paz na vida, embora isso de nada sirva a esta menina,é uma tristeza.

    ResponderEliminar
  27. Já o disse anteriormente e volto a repeti-lo. Este movimento, esta solidariedade e esta vontade de mudar as coisas pode vir a ter efeitos reais. Utilizem as assinaturas recolhidas nas Petições para apresentar propostas reais de alteração às leis e aos mecanismos de funcionamento de tribunais e instituições que lidam com menores na Assembleia da República. A Assembleia será forçada a debater o assunto.
    Quanto à Alexandra, o tempo de diabolizar a mãe e/ou a família russa terminou. Esse lavar de roupa suja tão próprio de processos de menores em tribunal (falo com conhecimento de causa, pois exerço funções num tribunal), devia ter terminado assim que terminou o processo. A realidade da Alexandra agora é outra, mas todos nós podemos ainda ajudá-la. Não tem condições? Vamos ajudar a criá-las. Vamos lutar por isso, deve ser isso a mover-nos agora. Vamos esquecer quem fica com quem, e vamos ajudar a ALEXANDRA a ser feliz, independentemente de onde ela esteja.

    ResponderEliminar
  28. Concordo com o Aggio Piaggio. Acima de tudo, o mais importante é que ambas as famílias se reconciliem e se ajudem, para que os laços da Alexandra com Portugal e com a família Pinheiro não desapareçam.

    ResponderEliminar
  29. vamos ter esperança,eu acredito que se há-de fazer luz na cabeça da natália,todos a vamos ajudar se ela voltar e quiser mudar de vida,vamos todos fazer força.
    raquel

    ResponderEliminar
  30. ADMNISTRADORES DO BLOG,

    Queria por favor pedir que respondessem aos emails da sra do outro blog russo que tem conhecimentos e se ofereceu para ajudar a Alexandra. Por favor vejam as vossas caixas de email.

    O site russo que elas criaram:

    http://community.livejournal.com/sandra_parents/

    Obrigada,

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  31. NATÁLIA NÃO VOLTES ... FICA LONGE DESTES MALUCOS TODOS.

    ResponderEliminar
  32. Caro anónimo das 16.14,

    Viva a loucura!!! Pela Alexandra, sempre!!!
    Se o que estamos a fazer é de loucos, então assumo a minha loucura com todo o prazer!
    Viva a loucura!

    ResponderEliminar
  33. Votei em branco por ti Alexandra e por todas as Alexandras deste mundo.
    Aguardo ansiosamente que voltes para a tua verdadeira familia para que voltes a seres feliz.
    Infelizmente o mundo está povoado de gente má, mal formada, anormais, como por exemplo os remetentes dos 2 anteriores comentários.

    Bem hajam todos aqueles que apoiam esta causa.
    Paula

    ResponderEliminar
  34. De facto há gente muito estupida. Concordo consigo, se é loucura querer a Alexandra de volta então eu estou completamente louca.
    VIVA A LOUCURA.

    ResponderEliminar
  35. Paula,

    O meu comentário é uma boca ao idiota que nos chama de malucos.

    ResponderEliminar
  36. retifico que a minha indignação era com os anónimos das 16.14

    Sr. FPTAD SUBSCREVO NA INTEGRA A SUA RESPOSTA A ESSES "SERES"

    Paula

    ResponderEliminar
  37. A sic esteve muito bem, agora.

    AS PESSOAS GOSTAM, DELIRAM ATÉ, COM ESTES CIRCOS MEDIÁTICOS, ESQUECENDO-SE QUE FAZEM MAIS MAL QUE BEM.

    Dizem que querem ajudar ,,, mas só estorvam mais que ajudam.


    TENHAM TINO.


    Gostam de ser malucos??? Então viva a loucura.

    ResponderEliminar
  38. Desculpem, mas acho que não devem responder a essa gente, porfavor ignorem.Estão a dar-lhe importancia.
    RAQUEL

    ResponderEliminar
  39. Estes anónimos cobardes... Sois tristes e pobres de espírito. Quem não se comove com a tragédia alheia só pode ser um anormal, acéfalo, digno de pena.
    Quem me dera a mim que isto nunca tivesse acontecido.

    ResponderEliminar
  40. Ah e esqueci-me de dizer: o que não nos mata só nos torna mais fortes...

    ResponderEliminar
  41. Subscrevo a Raquel
    Fiquei triste, que ontem tenhamos derivado tanto do alvo: felicidade da Alexandra!

    Sejamos assertivos: gastemos as nossas energias a enviar e-mails a quem tem poder de decisão. A Alexandra agradece.

    ResponderEliminar
  42. Estão a ver?

    É assim mesmo. Talves a Alexandra fique mais forte.

    ResponderEliminar
  43. Por acaso a Sic esteve mal agora. O único que disse alguma coisa de jeito foi o careca. Ele que me perdoe mas não me relembro do nome do sr.

    Ele falou que uma criança não pode estar desde um ano até aos 6 com uma família de acolhimento. Isto tem de ser mudado. Ainda bem que algum falou algo de jeito.

    O circo mediático á volta deste caso é exagerado? Sim, é. Mas se não fosse a comunicação social e este circo mediático então nunca nada do que está mal seria exposto e nada mudaria.

    Por isso apesar dos exageros eu agradeço à comunicação social. Agradeço denunciar estas situações.

    Custa-me que desta vez quase todos os srs comentadores sejam quase tão insensíveis como os magistrados.

    Estamos a falar de uma criança que não merecia ter passado por todo este trauma. Ao mesmo tempo, ela representa muitos outros casos que se evitariam se não fosse esta absurda lei.

    Tenho realmente pena que sejam pessoas arrogantes e insensíveis que estejam à frente da tomada de decisões.

    Ainda bem que votei em branco.

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  44. Eu também votei em branco, pela Alexandra e por todas as outras "alexandras" deste país. Porque já é tempo de se mudar e de se terem em conta os direitos das crianças

    Paula

    ResponderEliminar
  45. De facto, foi impressionante a frieza com que este programa tratou o caso da Alexandra.
    Ainda bem que os filhos destes senhores são pessoas privilegiadas, que jamais estarão sujeitas a semelhante situação!!!
    Oxalá nunca precisem de nenhuma onda de solidariedade!!!
    Eu que via semanalmente este programa, vou deixar de o ver. Mais um Tacho!!!
    É impressionante!!!
    O que vale e que não vamos precisar deles para te trazer de volta, minha querida Alexandra.
    Gostava que alguém me informasse se é verdade que os pais afectivos não falam com a menina há quatro dias.
    A ser verdade, é lamentável.

    ResponderEliminar
  46. Infelizmente, é verdade, na sexta feira estive c o Sr. Pinheiro e ele disse k a Natalia já há 4 dias k não atende o telem.

    Hoje e amanhã poderão ser decisivos para a resolução feliz deste caso.

    Temos que unir-nos e concentrar as nossas energias positivas no sentido de voltar a ver o sorriso da Alexandra.

    Espero amanha termos boas noticias.

    Paula

    ResponderEliminar
  47. Mas vocês ainda ligam os canais nacionais de TV? Prefiro deleitar-me com o National Geographic, pelo menos lá vejo macacos e gorilas nos seus habitats naturais e não em cidades, vestidos de pseudo seres humanos...

    ResponderEliminar
  48. New life: http://morang.livejournal.com/59709.html

    ResponderEliminar
  49. Querida Alexandra, e apoiantes desta causa.

    Hoje num direito que me assiste decidi votar em branco pela primeira vez.

    Pensei em ti nesse momento, pensei em todas as crianças que tem sofrido horrores pela ignorancia e egoismo dos adultos. Mas tu minha querida, gritas-te, gritas-te muito e foi aí que eu dei uma cara as injustiças que se praticam neste país tendo as crianças como vitimas.

    Quero te dizer que tives-te e para sempre tens uma familia portuguesa que te amou e estas a conhecer uma nova familia que tambem te pode amar. O que nós gostariamos para ti que tambem te amamos é que vivesses em paz com as tuas familias, isso é possivel muitas criançaS têm duas familias e vivem em paz. Mas o ideal é que a tua mãe acreditasse e entendesse que tu és mais portuguesa e o teu ambiente mais saudável é aqui. E até para ela e para tua irmã.

    Quero dizer a tua familia Russa, ao teu povo que por ti façam a opção de regressar a Portugal onde tu podes ser mais feliz.

    Por amor a ti todos vão dar nova oportunidade a tua mãe de refazer a vida, ela que agora deve entender melhor o que é o calor humano portugues.

    Voltem queridas serão bemvindas e felizes.

    Estou muito angustiada com a falta de noticias tuas... rezo diariamente pelo teu regresso mas acimade tudo que estejas bem.

    Estás no meu pensamento no meu coração.

    Que Deus,Nossa Senhora de Fátima. Anjo da Guarda, Santo Expedito e São Judas Tadeu te iluminem o caminho de volta.

    Somos um povo de fé tenho a certeza que este milagre vai acontecer. Tu vais regressar. Little Angle...

    Por esta hora já deves estar a adormecer dorme bem...

    Anjo da Guarda
    Sua Companhia
    Guarda a alma da Alexandra
    De Noite e de Dia.

    Até breve...

    ResponderEliminar
  50. A Natália não é burra de todo.

    ELA NÃO SE DEIXA ENGANAR.

    PUDERA, DEPOIS DO QUE ELA PASSOU.

    QUANTOS ANOS ANDOU NOS TRIBUNAIS PARA REAVER A SUA FILHA???

    já conhece os Pinheiros melhor que ninguém.

    ResponderEliminar
  51. Meu querido anónimo das 18:53,

    Já leu o Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães?
    Então leia e compreenderá tudo. Pode ser que fique menos distraído...

    ResponderEliminar
  52. Compreendo muito muito bem. Oh se compreendo.

    ResponderEliminar
  53. O senhor das 18.53 deve ter sido algum dos amantes da natalia.... deve estar com saudades.
    porque não vai viver una tempitos lá para a cabana? Fazia-lhe bem......

    ResponderEliminar
  54. hehehehehehehe... excelente boca, a do anónimo das 19:41!!

    ResponderEliminar
  55. há determinado tipo de comentários que não merecem perda de tempo a responder. há muita gente ignorante, insensível, que nem sequer merece resposta!
    Ignorem e não se dêm ao trabalho,de responder!

    ontinuamos todos aqui a lutar pela Alexandra e não há ninguém que nos impeça ou demova desta causa!

    NÃO PERCAM TEMPO COM GENTE TÃO PEQUENINA!!!!!

    FORÇA ALEXANDRA!!!! PORTUGAL ESTÁ CONTIGO!!!!

    ResponderEliminar
  56. Please, do not react to idiotic statements - do not waste time also force! Do not surrender!

    ResponderEliminar
  57. Alexandra sempre no nosso pensamento .....
    Até finalmente regressar a Portugal .....

    ResponderEliminar
  58. ALEXANDRA,
    PROMETEMOS-TE QUE SÓ VAMOS ABRANDAR QUANDO CHEGARES A PORTUGAL, MINHA QUERIDA!
    ESTAMOS À TUA ESPERA!

    ResponderEliminar
  59. votei em branco, pela Xaninha. Continuo a rezar por ti, minha linda. Estou mt preocupada com a falta de notícias. Por favor, digam-nos se ela já deu notícias.
    Que Deus te proteja!
    Pombal

    ResponderEliminar
  60. Devem ter aconselhado a dita "mãe" a não atender o telefone, para tentar cortar os únicos laços que ainda iam restando com a família biológica. Ela só deve atender se souber que é para lhe darem dinheiro. Por isso eu dúvido muito que ela venha para Portugal. Oferecerem-lhe trabalho? Dúvido que ela queira trabalhar. Deve ser a última coisa que lhe passa pelo pensamento. A Nátália tem medo de vir para cá porque ela própria deve duvidar da sua capacidade para levar uma vida decente apesar de lhe eventualmente lhe oferecerem todas as condições conforme já foi sugerido pelo casal Pinheiro, os tais que chamam de oportunistas e egoístas. Se é pela mãe? Claro que não, mas pela Alexandra lá terá que ser...
    Vamos lá ver se a Natália tem força para superar as suas fraquezas e deita mão à obra ou então continua no marasmo a que se submeteu nestes dois últimos anos, subsidiada pelo estado russo (e se calhar habituou-se a isso). Sempre quero ver quem é que afinal é oportunista.

    ResponderEliminar
  61. Perdão... com a família de acolhimento....

    ResponderEliminar
  62. A história já ganhou vida própria na Rússia. Outra caricatura:

    http://community.livejournal.com/sandra_parents/18207.html

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  63. Este blog é de apoio à Alexandra.
    Se não estão de acordo, não venham aqui.
    Se não acham bem que se apoie a Alexandra e a mãe a regressar, não venham aqui.
    Fiquem no vosso cantinho, não gastem tempo com os vossos comentarios de treta.
    VAMOS AJUDAR A ALEXANDRA SIIIM!

    Ana

    ResponderEliminar
  64. Isto é tudo muito assustador, pobre menina.
    Evidentemente que muito boa gente acha, que o melhor é assobiar para o lado e pronto, eles que se amanhem. Há inclusivé muita gente que nem se enteirou bem do caso, ouviram falar por alto, como por exemplo uma amiga minha com quem hoje falava sobre o caso e nem se mostrava muito chocada porque não conhecia bem os contornos do caso, então dei-lhe o acórdão para ela ler. Ela é mãe, tal como eu, de duas crianças, ficou estarrecida, porque nem se tinha apercebido dos contornos sórdidos da expulsão da Xaninha, porque foi disso que se tratou de um expulsão, foi condenada ao degredo.

    ResponderEliminar
  65. Na Sic um comentador acabou de dizer que houve uma grande subida dos votos em branco.

    Diz que estava muito espantado, porque foram pessoas que se deram ao trabalho de ir lá para votar em branco.

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  66. Isto tá muito parado.
    Estamos a desmoralizar.
    Alguém sabe alguma coisa?
    Há alguma maneira de ajudar?

    ResponderEliminar
  67. Menina russa vai ficar em Portugal
    É um final feliz para já. A bebé russa alvo de processo de extradição de Portugal, juntamente com a mãe, vai ser devolvida à família de acolhimento, em Barcelos, abandonando esta manhã o centro de detenção do Serviço de Estrangeiro e Fronteiras, no Porto.

    O Tribunal de Barcelos foi sensível aos interesses da pequena Alexandra Tsyklauri, que há quatro anos nasceu em Braga, no seio de uma família de risco.
    “É um momento de grande alegria. Valeu a pena sofrer e passar por estes dias de angústia e muitos nervos para lutar pelo futuro de uma menina que ajudámos a crescer e que não podíamos deixar que voltasse a uma vida de miséria e grande desgraça”, disse ao CM Florinda Vieira, secundada pelo marido João Pinheiro, um industrial que ficou fortemente emocionado e que vincou a promessa de ajudar a mãe de Alexandra “a sair do buraco sem fundo em que caiu a sua vida”.
    Natália Zarubina, de nacionalidade russa, está detida desde há duas semanas no SEF, entidade que já tinha marcado viagem de repatriamento de mãe e filha para sexta--feira. O processo está agora suspenso, já que Zarubina pode requerer visto de permanência, por forma a acompanhar Alexandra, que beneficia do direito a manter-se em Portugal por ter nascido no nosso país.
    “É uma nova porta que se abre e que Zarubina vai ponderar, mas espero que aproveite a oportunidade”, adiantou Aline Campos, advogada oficiosa da cidadã russa, que se manifestou “revoltada” com as acusações de abandono, maus tratos e alegada violação de Alexandra.
    Caso confirme o pedido de visto de permanência, Zarubina manterá contactos bissemanais com a filha e poderá mesmo vir a receber um emprego e uma casa em Vila Seca, Barcelos, junto à residência da família de acolhimento, conforme prometeu ontem João Pinheiro, proprietário de uma fábrica de lingotes de metal.
    “Era fundamental salvaguardar o futuro da menina, independetemente de ficar ou não em minha casa. Nunca quisemos tirá-la da mãe, bem pelo contrário, porque sabemos que é importante também para uma criança ter direito à sua família biológica”, explicou João Pinheiro, que conta com a colaboração do amigo e empresário brasileiro Francisco Souza, que foi quem desafiou a família de Vila Seca a acolher Alexandra, face à “vida de prostituição, toxicodependência e alcoolismo da mãe e dos problemas de vício de jogo do companheiro”, um ucraniano em situação ilegal e paradeiro desconhecido.
    essas marcas – entre as quais se incluíam hematomas na cabeça – sustentaram as denúncias de maus tratos, a par dos problemas de subnutrição. A suspeita de violação foi motivada pela actividade da mãe e pela degradação do pai biológico, alegadamente viciado no jogo e no álcool. Por outro lado, a menina, por várias vezes, fez referência a actos sexuais a que assistiu.
    FOME
    Até ao primeiro ano e meio de vida, Alexandra enfrentou várias situações de fome. Apresentava problemas de subnutrição e descrevia actos sexuais a que alegadamente assistiu em casa. Quando foi entregue à família de acolhimento, teve grande dificuldade em controlar a avidez pela comida ou por um simples pão. Chegava a empurrar alimentos com os dedos pela boca adentro.

    ResponderEliminar
  68. Não podemos ir a baixo.pela Alexandra temos de continuar a lutar.Se alguém já tiver noticias,por favor diga alguma coisa...

    ResponderEliminar
  69. D.Fátima a progenitora da Alexandra errou e muito ,provávelmente se a Alexandra está viva e sem maselas fisicas e psicológicas deve a esta familia espectacular que a acolheu e ajudou em tudo a ser como é "ainda" hoje .Os adultos devem tratar-se ,equilibrar-se se assim o entenderem e só depois com algum projecto de vida credivel é que podem tentar remediar o que fizeram ...se ainda forem a tempo...Os progenitores da Alexandra nao têm qualquer projecto de vida válido para ela,consideram-se apenas seus proprietários e em nenhum momento se preocuparam com os seus sentimentos e vontade. Pior demonstram uma total ingratidao e falta de respeito por quem tudo fez pela Alexandra que sao os seus verdadeiros pais. Tenho muito medo deste sentimento de seguranÇa que esta mulher tem no refazer da sua vida na Rússia,conseguiu todo o "apoio" para levar a filha para ali...apoios na realidade nenhuns na vida por lá,de trabalhar parece nao gostar muito,vicios e maus hábitos vários,as condiÇoes ecnómicas e oestado da casa seriam um problema menor apesar de dificilse ouvesse um ambiente saudável naquela casa que nao considero um lar.Que alguem perdoe tanto egoismo ,eu nao sou capaz! Provávelmente também alguem é capaz de considerar que sendo Alexandra propriedade de quem a pariu pode ser "transacionada" como bem esta entender D. fátima? Nao admito erros graves sobre inocentes:crianÇas ,idosos,etc.A isso chamo cobardia e desumanidade que raramente tem cura!

    ResponderEliminar
  70. Agradecia aos Srs do blog que nos vão dando noticias, estamos com o coração aos pulos para saber novidades da alexandra!

    ResponderEliminar
  71. POR FAVOR, LEIAM ESTE TEXTO DO JORNALISTA JOSE MILHAZES, QUE VIVE HÁ IMENSOD ANOS NA RUSSIA:
    http://darussia.blogspot.com/
    Parece que a cidadania de Alexandra não está ligal na Rússia...

    ResponderEliminar
  72. «legal» era o que queria dizer...

    ResponderEliminar
  73. A Alexandra é um dos muitos casos do mau funcionamento da justiça em Portugal.

    Cada um de nós é livre de exercer o direito de voto como bem entende.

    Se estamos decepcionados com todos os partidos e não nos revemos em nenhum temos o direito de expressar a nossa revolta.

    Estupidez é tentar condicionar o livre arbítrio do outro...

    Nem a abstenção se deveria criticar. Deveria-se sim tirar ilações da mesma abstenção.
    Talvez se os políticos fossem mais honestos as pessoas confiassem neles para ir votar.

    Sofia

    ResponderEliminar
  74. Now on our teleimage show "the washed" and "brushed" N.Zarubinu. Show as it ostensibly cares of Alexander. It is clear that it is the SCENARIO, first of all for you. BUT. But, while it under supervision of television cameras and official representatives -may be at you is chance to agree from N.Zarubinoj.

    from russia.

    ResponderEliminar
  75. OH minha querida queria tanto que estivesses bem, o teu caso tem me tirado o sono!! Não peço para que te tirem da tua mãe, mas sim que reunamos condições para vos poder ter cá, e viverem com melhor qualidade de vida.
    Bjinho minha linda.
    Paços de Ferreira

    ResponderEliminar
  76. Bom dia. A família Pinheiro falou com a menina neste sábado último. Ela encontrava-se razoavelmente be. Disse ter muitas audades e não falou muito mais. Mais uma vez vos peço para continuarem connosco, estamos a tentar que as coisa corram pelo melhor. Desde já o nosso muito obrigada.

    ResponderEliminar
  77. Por favor vão nos mantendo informados, visto a comunicação social está a desaparecer um pouco com este assunto. precisamos saber como está a ALEXANDRA, se pelo menos desse uma nova imagem para se vêr se esta bem na realidade......
    Por favor vão dizendo algo mais........

    ResponderEliminar
  78. Isabela, obrigada pelas notícias... mesmo que vagas, pois acredito que não haja muito mais a dizer!!

    Porque não fazermos um concerto para angariação de fundos para conseguirmos as condições para a vinda da Alexandra e família para Portugal?! Obviamente que me refiro Alexandra, Natalia e Valéria.

    Será irreal este pensamento meu?!

    ResponderEliminar
  79. Paula, de modo nenhum. Caso venhamos a precisar, será uma das hipóteses a ser discutida.
    Obrigada mais uma vez pela ajuda.
    Continuem connosco e principalmente, NÃO DESISTAM!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  80. Se calhar até é bom a cominucação social começar a desaparecer! A Nova Gente desta semana tras uma reportagem a dizer "Afinal a mãe já não é um monstro" A Natalia tem que começar a sentir-se sozinha para aceitar ajuda do casal Pinheiro!!! E com a comunicação social por perto ela parece outra e começa a criar uma imagem dela FALSA!!!!!! Por isso, apesar de ser através da comunição social que vamos vendo a menina, se calhar não será de todo mau que eles se comecem a afastar... Espero que a Isabela continue a dar noticias da Xaninha

    ResponderEliminar
  81. Cumprimentos a todos.
    A vida desta inocente em que estará em causa a felicidade da sua infancia e possivelmente o seu futuro foi decidida por um qualquer juiz que se achou no direito de decidir a sua vida. Todo este sofrimento e angustia poderia ter sido evitado. Quem não desejaria que este caso tivesse um desfecho diferente? Todos nós que temos filhos, ou não, sabemos que a Alexandra que tudo tinha, tudo lhe foi tirado. Os pais adoptivos estão a sofrer, mas são adultos e tem capacidade para se defenderem, enquanto que esta menina está totalmente desprotegida, pois a pessoa que mais a deveria proteger não o faz. Sou mãe e tenho duas filhas, uma com 12 anos e outra com 2. Sempre que cuido delas, que lhes dou banho, que as alimento ou que as abraço, depois de as ver sorrir,lembro-me desta menina russa, que tal como as minhas filhas também já foi feliz e já sorriu. Ninguém pôde ficar indiferente aos gritos angustiantes desta menina no aeroporto. Como eu gostaria de a abraçar e de a devolver ao seu lar, aos seus amigos, à sua escola, ao sol do nosso País. A minha angustia é tanta que todos os dias, a todas as horas, consulto a internet à procura de notícias da Alexandra, e peço a Deus e à Nossa Senhora para que devolva à esta menina a felicidade que ela merece. Apelo aos seus pais afectivos que não desistam desta sua filha pois ela precisa de sentir que eles não a abandonaram e que estão cá para a apoiarem sempre que necessitem.
    Por último espero que nos mantenham informados de como vai a Alexandra na´Rússia.

    Cumprimentoa para todos.

    Paula

    ResponderEliminar
  82. Pais adoptivos??? Onde?

    Mas afinal a Alexandra era adoptada?

    Cambada de burros.

    Pais afectivos? O que é isso?
    Pais afectivos são os adotivos e os biológicos ou naturais, que gostam a amam as suas crianças.

    ResponderEliminar
  83. "Pais afectivos" é uma maneira de caracterizar os laços afectivos entre a Alexandra e a família Pinheiro.
    Evidentemente que eles não são os pais dela, nem naturais, nem adoptivos, mas eles educaram-na, cuidaram dela e deram-lhe muito amor. Por isso, podemos chamar-lhes "pais afectivos".

    Percebeu, seu burro (ou burra)?

    ResponderEliminar
  84. Seu burro (ou burra) pais afactivos não existem.

    Não existe tal denominação em compêndio algum, e no Direito muito menos.

    Chamem tudo o que quiserem ... pais é que não, pois não são pais de ninguém

    ResponderEliminar
  85. Por favor não alimentem insultos. Este Blog foi criado para dar apoio à Xaninha, quem não o fizer, simplesmente deve ser ignorado. Obrigada a todos que estão do nosso lado.

    ResponderEliminar
  86. Car anónimo pseudo-inteligente,

    Não há nenhuma demoninação legal de "pais afectivos", mas os laços do coração permitem que se utilize este termo, pois o João e a Florinda Pinheiro foram uns verdadeiros pais para esta criança.
    Agora, se não tem mais nada que fazer do que vir tecer considerações sobre a "nomenclatura legal", vá para o bilhar grande e não volte.

    ResponderEliminar
  87. Muitos votos em branco, e abstensões,nas eleições que decorreram ontem, foram contra o PS, por ter metido na gaveta a proposta do Instituto de Apoio à Criança para alterar lei de modo que proteja criança. Eu fui uma que votou em branco, por isso, e tenho conhecimento de outras pessoas que fizeram o mesmo.
    Os afectos têm de ter mais importância que laços de sangue. Do que serve ser pai ou mãe de um filho se o abandona ou maltrata?
    Lei de Protecção à Criança tem de ser alterada nesta legislatura!

    ResponderEliminar
  88. Não tenho tido muita oportunidade de participar, mas continuo atenta e nunca desmobilizarei. Outro aspecto que gostava de sublinhar aqui é a necessidade de nos mantermos atentos mas, em simultaneo, que os meios de comunicação se afastem agora um pouco do caso para premitir a comunucação e entendimento entre as duas familias. No entanto, apelo ao Sr. José Milharez para continuar com o seu trabalho que tanto nos tem tranquilizado.
    "Paula: disse para termos esperança que em breve haverá novidades." Esta frase que li no Chat tb me deixa mais tranquila.

    ResponderEliminar
  89. A criação deste blogue tem por objectivo ajudar ao regresso da menina Alexandra e não pretende ser um forum de discussão entre os participantes. Haja moderação e elevação. Para baixo nível, chegou a figura triste dos n/políticos durante a campanha.
    Quem não vier ao blogue com intensão de contribuir com ideias positivas, que vá usar o seu tempo noutros espaços da net.

    ResponderEliminar