segunda-feira, 8 de junho de 2009

Natália Zarubina não aceita voltar a Portugal


Por José Milhazes
darussia.blogspot.com

Natália Zarubina receia perder a filha se voltar a terras portuguesas e recusou várias propostas de trabalho para voltar. A mãe de Alexandra Zaburin, a menina russa que viveu com uma família de Barcelos durante quatro anos, diz que recebeu várias propostas de trabalho e ajuda caso regressasse a Portugal, mas recusou-as por recear que lhe tirem a filha.
Uma câmara municipal ofereceu-se para dar à família Zarubin um apartamento perto da terra do casal Pinheiro, que acolheu Alexandra, uma empresa portuguesa ofereceu-se para abrir um café para a mãe da menina gerir e um conhecido homem de negócios português prontificou-se ainda a pagar todas as despesas com a viagem dos Zarubin para Portugal se Natália Zaburin voltasse com a filha, disseram à Lusa fontes próximas das duas famílias (Zaburin e Pinheiro). A câmara municipal, a empresa e o homem de negócios em causa pediram anonimato para que este caso não seja utilizado politicamente, nem seja visto como oportunismo político, segundo as mesmas fontes.
Porém, Natália recusou a proposta, sublinhando que teme perder a filha: "Eu regresso e a família portuguesa começa outra vez a recorrer aos tribunais para me retirarem a menina, voltam a acusar-me de alcoólica, prostituta... Não, não posso aceitar essa proposta", disse à Agência Lusa. "Além disso, os meus pais são pessoas idosas, nada terão a fazer em Portugal. São idosos e não se irão sentir bem, estão habituados à vida na Rússia, não querem ir para lado nenhum", acrescentou.
Porém, Natália não recusa apoio material dos portugueses: "Se querem ajudar a Alexandra e a mim, que enviem apoio material. Eu assim poderei melhorar as condições de vida aqui, na Rússia, arranjar uma casa normal, etc.".
Serguei Zarubin, avô de Alexandra, revelou à Lusa que as autoridades locais de Pervomaisk, onde fica a vila de Pretchistoe, onde a família vive, ofereceu quinze dias de férias a Natália e às duas filhas numa casa de repouso. "Elas partirão amanhã [terça-feira] e irão descansar quinze dias. Natália está neste momento a receber essa oferta da Junta de Freguesia, pois precisa de descansar", sublinhou o avô.
Alexandra, de seis anos e filha de uma imigrante russa, estava à guarda de uma família de Barcelos há quatro anos quando uma decisão do Tribunal da Relação de Guimarães, confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça, determinou a sua entrega à mãe.
A criança passou a viver recentemente com a mãe e os avós numa cidade russa, a 350 quilómetros de Moscovo.



46 comentários:

  1. Bom, penso que nada mais há a fazer.
    Isso tudo foi feito e ela não aceita?
    Não vejo que mais possamos fazer.
    Nós tentamos. Penso que se não a convencerem, o melhor mesmo, é ajudarem-nas lá.
    Chegou a hora de aceitar que a Alexandra fique na Rússia.
    Peço a Deus que Alexandra consiga ser feliz!

    ResponderEliminar
  2. Estou completamente desmoralizada.....

    ResponderEliminar
  3. Digam-me por favor que n vão desistir...que há outras alternativas. Não me conformo com isto!

    ResponderEliminar
  4. Estou muito triste, nao ha mais nada a fazer, é o que eu sempre pensei vai querer viver a custa da Xaninha, e o pai da xaninha que concorda que ela fique la que na Russia ela esta bem é manda-lo embora para lá pessoas como ele nao fazem ca falta.

    ResponderEliminar
  5. Não se preocupem. Ninguem faz tenções de desistir do que é correcto.

    Bem ajam...

    ResponderEliminar
  6. Vou citar o que a Isabela colocou aqui no Blog depois da notícia sair: tenham calma!
    Isabela disse...
    Por favor, tenham mais paciência. Entendam que há assuntos que têm de ser tratados com o máximo sigilo, mas desde já vos digo que grandes passos estão a ser dados. Onde vamos chegar com ele, ainda não sabemos mas acreditamos que tudo que estamos a fazer é para o bem da Xaninha.

    Ainda acreditamos que a vanos ver em Portugal.

    Mantenham-se connosco.

    8 de Junho de 2009 14:46

    ResponderEliminar
  7. TAMBEM EU ESTOU DESANIMADA, NÃO SEI O Q. PODERA SER FEITO P/ ALTERAR ESTA SITUAÇÃO CADA DIA Q. PASSA ACHO MAIS DIFICIL ESTA SITUAÇÃO SER ALTERADA, SÓ ESPERO Q. A ALEXANDRA SEJA FELIZ

    ResponderEliminar
  8. Tenho imensa pena desta menina, e vivo profundamente desiludida com a justiça portuguesa.
    Monstros

    ResponderEliminar
  9. Claro que não devemos desanimar .... se a Natália aceita a ajuda para lá..... há-de ver que estando cá.. terá ainda mais ajudas!
    FORÇA .... Nunca desistir

    ResponderEliminar
  10. Vamos continuar a ter fé e esperança que no fim tudo vai correr como a Alexandra merece.

    Paula

    ResponderEliminar
  11. Apesar dos bugs que aqui vêm penso que a aprovação de comentários tira espontaneidade à troca de ideias. Quanto às idiotices devem ser apagadas e quem aqui vem por bem devia abster-se de dar troco.
    É a minha opinião.

    ResponderEliminar
  12. Depois desta notícia não sei mais o que dizer ou pensar. Desculpem mas acho que já não tem volta, para grande desespero meu e de muitos que apoiam a xana.
    Deus queira que haja alguém por trás a fazer melhor...

    ResponderEliminar
  13. Alguém do movimento que nos diga se há algo a fazer...Por favor...Se as vossas expectativas vão além do que está descrito n o blog do José Milhazes ou se ofertas referidas eram a v/última esperança...Precisamos de acreditar...

    ResponderEliminar
  14. sim, estamos cnvosco. pela Xaninha
    Pombal

    ResponderEliminar
  15. VAMOS ACREDITAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ninguém vai desistir, um pensamento positivo ou uma prece, seja qual for a nossa confissão religiosa, é o que podemos fazer neste momento.

    O CORAÇÂO de todos os que são pais está, certamente, com a ALEXANDRA.

    Mais uma vez reafirmo: EU ACREDITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Este é um processo que tem de ser feito com passinhos de bebé, por muito que custe toda a incerteza, a falta de notícias o ver passar os dias, as semanas...há que ter calma, paciencia e ir levando as coisas racionalmente e sem precipitações. Antes de um possível regresso o importante é que se mantenha o contacto entre familias, de forma civilizada, sem acusasões, sem pressoes, só assim acho possivel a viagem da Alexandra chegar a bom porto e com o minimo de "sequelas" possivel.
    Antes de mais, e sabendo das ofertas já disponibilizadas a Natalia, convém esperar que a situação acalme, a pressão dos Media não é saudavel para nenhuma das partes envolvidas, e acredito que por muita vontade que a Natalia tenha em voltar, contando com tantas garantias, ela propria deve estar sob uma pressao enorme e enquanto nao tiver tempo para reflectir calmamente não conseguirá decidir nada. Nem para bem dela, nem das filhas.

    ResponderEliminar
  17. Este monstruoso juiz que faÇa alguma coisa.Nao sei como consegue dormir encima da desgraÇa alheia,imagino as atrocidades que tem feito ao longo daquilo que considera carreira de magistrado e aquilo que lhe permitirao fazer os que nao o souberem punir devidamente que é tao só ser afastado das suas funÇoes .Ele que vá exercer por conta própria na defesa das máfias que entender e ai sim pode ser por elas devidamente "remunerado" como seu patrono.Nao gostou da cara da D.Florinda ,mas gostou da cara e de todas as informaÇoes que teve ao seu alcance sobre a vida e personalidade da Natália (como me custa custa usar ainda de educaÇao para colocar um "n" maiúscula neste nome),nao me admiraria que nos locais de "casamentos e batizados " por onde ela "trbalhou" este senhor também nao tivesse assistido a algum destes eventos tao "solenes" e dai ter tao boa impressao desta mulher.Nojo é o que sinto disto tudo.

    ResponderEliminar
  18. será que não há esperança desta menina voltar para Portugal???
    Estou a ficar desanimada mas não podemos baixar os braços.

    Tudo pela Xaninha...

    ResponderEliminar
  19. Não por favor, não me digam que ela vai ficar por lá!!! Eu nem consigo imaginar isso!!! Ainda continuo com esperanças no que disse a Isabela "grandes passos estão a ser dados". Por favor tragam a menina de volta!

    ResponderEliminar
  20. Uma pergunta: já resolveram o problema da petição internacional, que tinha um virus? É que eu queria divulgá-la no twitter.

    ResponderEliminar
  21. Vocês são bondosos mas ingénuos.
    Claro que a Natalia não ia aceitar voltar para Portugal trabalhar depois de estar lá na Russia á boa vida e só fala nos papeis para o subsideo da Alexandra e em aceitar ajudas vindas de Portugal. É só nisso que ela fala, quando lhe perguntam se procura emprego inventa desculpas e diz que ainda não procurou porque está tratar das coisas para a Alexandra ...
    É o que ela quer, não fazer nenhum e aproveitar-se do João e da Florinda lá! Ainda se espantam...
    Digam-lhe que pode vir pra Portugal que tem casa, comida e tudo pago e que viverá às custas deles sem ter que fazer nenhum a ver se ela não vem logo a correr!!
    Depois de tudo, vocês ainda acreditam que estão a lidar com uma mulher "normal"!

    Ainda por cima, a julgar pelo que li, parece que se acabou de instalar aqui uma "guerra da paises"... Portugal tudo faz para recebe-las com condições e convencer a voltar... e a Russia tudo faz para as manter e até paga férias de 15 dias.
    Não há duvida que já entramos numa estúpida disputa.

    Enfim.

    ResponderEliminar
  22. Ela diz que aceita dinheiro, isso e o que ela quer vida facil,sou completamente contra,BOA SORTE XANINHA QUE BEM PRECISAS

    ResponderEliminar
  23. Pela Xaninha não vamos desistir.
    Sintra

    ResponderEliminar
  24. Amigos por muito que nos custe não vamos nos vamos deixar abater pelo q têm sido publicado, vamos acreditar nos Administradores deste Blog, e todas as pessoas envolvidas, para devolverem o Soriso á Xaninha.

    Apelo aos Srs. Administradores que coloquem um novo comentário, para tranquilizar as pessoas, pois as ultimas noticias não são nada animadoras.

    Assim, não nos vamos calar, nem tão pouco baixar os braços.

    NÃO DESISTAM PELA XANINHA, POR FAVOR.

    ResponderEliminar
  25. Casal Pinheiro desejo-vos tudo de bom, pelo que voces foram e pelo que sao.

    ResponderEliminar
  26. O que creio é que a Natália não quer vir porque aqui terá de trabalhar e crê que lá os Portugueses ajudarão a Alexandra e ela assim não terá de se esforçar muito. Se eu não estou enganada ela disse uma vez que não se legalizou em Portugal porque tinha que trabalhar 3 meses e pagar impostos e ela não queria pagar impostos por isso creio que trabalhar está fora de questão. Mas estou plenamente convencida que quando a situação piorar e vir que não é como tinha imaginado que não terá outro remédio que não seja voltar.
    Fiquei com o meu coração pertido mas pela xaninha vou lutar até ao fim

    ResponderEliminar
  27. Apesar de até á data não ter recebido nenhuma resposta ao meu pedido de ajuda para a menina a todas as Instituições e Presidente da Republica,vou continuar a enviar os meus pedidos.E como tinha referido votei em BRANCO pela menina,como forma de protesto.
    Vou continuar a escrever pois por uma criança nunca se desiste

    ResponderEliminar
  28. Toda a minha familia e amigos estão todos muito sentidos com toda esta trite situação e queremos ajudar,estamos a enviar e-mail todos os dias a todos os ditos importantes do nosso pais,e vamos continuar convosco pois todos juntos e com muita fé vamos trazer a Xaninha para cá

    ResponderEliminar
  29. Meus amigos, tenham calma que ainda muita tinta vai correr. Ainda existem esperanças.

    Trabalha-se nos bastidores. Faltam-nos algumas informações a confirmar para saber os passos a seguir. Mas creio que nem tudo pode aqui ser dito, até porque nem todas as pessoas estão aqui com boas intenções, como já se pode verificar.

    Pensem que até talvez seja bom elas irem descansar para um sitio sem estar a ser pressionadas e que a Natália chegue a outra conclusão.

    Que ela não quer trabalhar já se percebeu. Mas em prol de uma vida melhor pode ser que reconsidere.

    Vamos aguardar o desenrolar das coisas.... com tranquilidade, que é coisa que nos vai faltando, mas há que ter paciência.

    As cartas ainda não acabaram, existem mais no baralho.

    Penso que se as entidades russas não lhe fizerem uma lavagem cerebral, ela pode reconsiderar.

    Com uma coisa eu não concordo: ir sustentar aquela família à custa da Xaninha. Por muito que me doa, por muito que chore, não admito que façam da menina o pão da boca deles, porque sei que a menina em nada lucrará com a situação, porque para ela estar bem, então todos terão que ter uma boa vida. Isso é dormir à sombra da bananeira.

    Enfim.... aguardemos

    ResponderEliminar
  30. Apartir deste mês a TAP vai começar a voar para a Russia,e estou a pensar seriamente em tratar dos Vistos para nas minhas folgas dar lá um saltinho,pois pode ser que mais de perto se consiga fazer ainda mais,temos que tentar tudo,mas o que me deixa mágoa é o estado não intervir com o Direito da Diplomacia como fez no caso do cineasta a fumar marijuana no Dubai.

    ResponderEliminar
  31. Tenho a certeza de que a Alexandra vai regressar! Pode ate demorar um pouco mais, mas a Natalia vai voltar com a menina. Basta deixar de ter, basta que a Russia deixe de a acompanhar... E isso vai acontecer pq ha infelizmente mtas Alexandras na Russia!!! E se ha para uns, outros tb vao querer...e depois como é? A Russia salta fora, cada um por sua conta, até pq se os outros estão mal ela tb poderá estar... Ela não terá alternativa... É só uma questão de tempo... Têm duvidas??? Eu nao! DEUS TARDA MAS NÃO FALHA!

    Beijinhos para todos

    Manuela

    ResponderEliminar
  32. Concordo inteiramente com a Susi!!!

    Os nossos diplomatas, quando acontece casos como esse, em que são apanhados com droga noutros países... tratam logo de os salvar...e num caso destes em que uma criança é assim condenada... escondem-se!!!

    Vergonhoso srs diplomatas!! Vergonhoso!!

    ResponderEliminar
  33. Enfim, vamos esperar qeu tudo se resolva em bem, e quea Natalia mude de opinião.Tenho esperança que sim, alias a esperança é a ultima a morrer.

    Ninguém vai baixar os braços, penso eu.
    O CAMINHO E SEGUIR PARA A FRENTE.

    ResponderEliminar
  34. Queria saber se alguem me pode dizer o que a xaninha mais gosta de bonecos, quais? roupa, calçado,filmes de desenhos, etc... é que tenciono lhes comprar algumas prendas mas lhas entregar pessoalmente com um enorme beijinho meu e da minha filha quando ela voltar....
    Se me puderem ajudar, agadeço...

    ResponderEliminar
  35. Natália não aceita voltar...
    e a Alexandra? A UNICEF já lhe perguntou onde quer viver, com quem quer ficar?
    Ou a criança é uma mercadoria cujos donos são os pais biológicos e a Convenção dos Direitos da Criança não interessa?...
    Contactem a igreja ortodoxa russa, não creio que defendam o sofrimento de uma criança (cujo referencial está distante do ambiente que tem actualmente).

    ResponderEliminar
  36. A Natalia não quer voltar...
    e a Alexandra?
    A UNICEF já lhe perguntou, ou a Convenção dos Direitos da Criança não interessa?...
    Contactem a Igreja Ortodoxa Russa.
    Bom trabalho, pela Alexandra.

    ResponderEliminar
  37. Pois, Susi, mas obter um visto é super-difícil, pois é preciso indicar para onde vai e por que razão, se por convite (é preciso ter a prova desse convite), ou devido a questões profissionais (mais uma vez eles exigem provas) e também onde vai ficar alojada (convém reservar previamente um quarto de hotel)... Digo isto porque quis viajar à Rússia em 1997 e, quando pedi os impressos para os vistos, vi que a coisa era complicadíssima... E, sinceramente, não acredito que as coisas tenham melhorado...

    ResponderEliminar
  38. Baixar os braços, nunca!
    Pela Xaninha!
    Que Deus te proteja!
    Pombal

    ResponderEliminar
  39. Apesar destas noticias, não podemos desistir. Vamos ter esperança e fé para que tudo corra bem a nossa Xaninha.
    FORÇA A TODOS, NÃO PODEMOS DESANIMAR.
    Mónica Pereira Leal

    ResponderEliminar
  40. É preciso ter calma. Como o próprio pai afectivo disse.
    Muitos casos semelhantes são resolvidos entre as famílias, é preciso deixar baixar a fervura.

    ResponderEliminar
  41. FPtrad : fico estupfacta com a dificuldade que a Russia põe para a passagem de vistos. Estive na Roménia há 27 anos, como turista, e...era convidada do governo! Nessa altura, fartei-me de rir! Hoje, dá-me vontade de chorar pensar que essas coisas, afinal, ainda existem num mundo global! Nem queria acreditar!!!

    ResponderEliminar
  42. Estou agora reflectindo sobre a notícia das férias pagas... Estranho. Isso significa um prémio? Ajuda mesmo seria trabalho, casa... Não é esquisito??
    Juro que não entendo...

    ResponderEliminar
  43. O primeiro grande passo foi dado:as ofertas de casa e emprego à Natália. Em pouco tempo conseguiu-se esta proeza louvável.
    Agora, o segundo passo é a Natália aceitar.
    Vamos ter fé.
    Guimarães.

    ResponderEliminar
  44. PARABENS a todos os envolvidos nesta missão de salvar a pequena Xaninha.Não se pode desistir apesar de existirem muitas maldades para com os mais pequeninos temos que tentar de tudo para a trazer de volta,pelo menos esta pequenina vamos conseguir dar lhe um futuro feliz.Muita fé bem hajam

    ResponderEliminar
  45. Deus permita que a menina regresse para o conforto e amor que cá tinha.Entende-se a preocupação da avó materna mas era bom que ela aceita-se a ajuda que querem dar á sua familia.Bem haja quem esta ajudar.Todos deseja mos um final feliz

    ResponderEliminar