segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pedido

Caros amigos da Alexandra,

Como entenderão, cada vez fica mais “enojado” com tudo o que fizeram a esta menina.
Como alguns saberão, hà 15 dia atrás eu não conhecia este caso; este foi-me despoletado com as imagem (fotos) de um abraço desesperado de uma menina (que à data eu nem sabia o nome), com aquela que para ela é a sua mãe!!!
Por favor imaginem o pânico que sentiriam, se vos arrancassem dos braços da vossa mãe!!!
Assim sendo, e porque também me sinto cada vez mais com as mão atadas, peço-vos que continuem a intervir neste caso.
Este movimento vai tentando, com as suas limitações (somos 6 pessoas de vários pontos do pais), mas estou a sentir que não somos suficientes!!

Assim sendo apelo-vos que também, na medida do possível se organizem em grupos e intervenham. Na minha opinião em 2 frentes:

Em Portugal, para obrigar este assunto ser debatido e resolvido (dentro do possível), por aqueles que tem responsabilidade social, refiro-me:
Assembleia da republica, magistrados, UNICEF, etc.

Na Rússia, para dar-mos continuidade ao apoio que a população tem manifestado neste assunto, por exemplo:
Intervir em sites e blog’s Russos, pressionar o não esquecimento deste assunto, e principalmente transmitirem informação fidedigna de como a Xaninha esta a viver!

Já agora e para aqueles que não conhecem, junto envio o acórdão do tribunal de Guimarães (Ler os factos provados): http://www.dgsi.pt/jtrg.nsf/c3fb530030ea1c61802568d9005cd5bb/3f15b684ad7384368025744a004f8834?OpenDocument


Por favor, organizemos a nossa indignação, pois digo-vos de fonte segura que a Alexandra está a precisar!!!!!

93 comentários:

  1. Colei em letras garrafais no vidro traseiro do meu carro..."Pelo regresso da Alexandra" e colei tb o endereço do blog da Xaninha, pode ser que consiga mobilizar algumas pessoas a fazerem o mesmo...(já me vão faltando ideias e n sei se esta será a mais indicada) :(

    ResponderEliminar
  2. Depois de ter lido o acórdão, sinto-me com nó garganta.. esta gente ou gentinha.. esse juiz como é possível dados os factos ser arrogante e dar-se ao luxo de comportar-se como um ignorante e penso q cobarde também como todos os outros q se escudam na chamada "PREVALÊNCIA DA FAMILIA" por não terem coragem de decidir o que está certo, por não defenderem os interesses dos cidadãos, por respeitarem o conceito de familia, q todos nós conhecemos. TER FILHOS NÃO É PARA QUEM QUER É PARA QUEM PODE E SABE CRIA-LOS.

    ResponderEliminar
  3. Divulguem aos vossos contactos

    Caros amigos

    A Alexandra é uma menina russa que nasceu em Portugal e que foi colocada numa ama de confiança da sua mãe, em Barcelos, para que a ajudasse a criá-la, pois não tinha condições para isso. Sem emprego, sem condições de subsistência, com frequentes episódios de alcoolismo e prostituição a sua vida era errática. A pequena Alexandra foi recolhida, aos 17 meses, em condições deploráveis de subnutrição e negligência. A família que a recebeu, comunicou o caso à Segurança Social e à CPCJ e foi-lhe atribuída a guarda da criança com base na figura jurídica de “confiança a pessoa idónea”. A mãe visitava a filha com alguma regularidade, mas sem lhe manifestar afecto e sem se preocupar em ensinar-lhe a sua língua materna, o russo. O tempo foi passando e esta menina passou a amar esta família, que a amava também, a sua língua materna é o português e não fala outra língua, frequentava a escolinha e tinha os seus amigos, portanto uma vida equilibrada igual à dos nossos filhos que tanto amamos. A mãe da menina continuava a sua vida errante sem se preocupar com a filha, até que o SEF lhe dá ordem de expulsão, pressionada ela agarra-se à filha e diz que não pode partir sem ela. Daqui ao tribunal foi um passo: o tribunal de Barcelos reconhecendo o perigo para esta criança, atribui a sua guarda à família que acolheu a menina. A mãe apela ao Tribunal da Relação, o Consulado Russo intervém dizendo que a menina teria boas condições de vida na Rússia (sabemos hoje que nada disso é verdade, pelo contrário). O juiz decide com base em factos não comprovados (relatórios russos) e anulando a prova feita em Barcelos, ordena a partida da menina para a Rússia, sem um plano estruturado de desvinculação progressiva, a família de acolhimento ainda tentou lutar contra a crueldade da sentença, mas nada conseguiu. No dia 19 de Maio, a menina foi retirada à força do colo da sua família, num quadro de extrema violência psicológica, que marcou para sempre todos as pessoas de bem, que tiveram oportunidade de ver aquelas imagens na televisão. Lá está ela, num país distante, numa casa estranha, com pessoas que não entende e, a julgar pelas reportagens que têm chegado da televisão e da opinião pública russas, sem afecto, sem condições económicas, e num quadro de possível alcoolismo. O seu futuro é, portanto, incerto e precário. Está a sofrer, pois sente-se abandonada por aqueles que considera a sua família, foi arrancada do seu lar e este trauma marcará para sempre a sua vida. Existe um movimento de solidariedade para com a pequena Alexandra, para tentar reverter este quadro de sofrimento e para fazer pressão para que não haja mais “Alexandras em Portugal e no Mundo.
    Por favor, visite o site da pequena Alexandra, dê o seu contributo se puder, assine as petições e passe esta história dramática aos seus amigos!
    Em nome da Alexandra,


    Muito obrigada!


    Maria M.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde;
    Também gostaria de ajudar, mas não sei como...Se tiverem alguma ideia de como possa contribuir, ficarei receptiva a qualquer pedido. Obrigada
    Sandra L.

    ResponderEliminar
  5. Neste momento acredito que não devemos calar a nossa revolta, para que este caso não seja esquecido pelas autoridades. Pela Alexandra, individualmente, pouco poderemos fazer, mas podemos continuar a apoiar a família Pinheiro. Eles poderão ir à Rússia visitar a menina, dialogar com a mãe e tentarem que a família perceba que o bem estar da menina tem que estar acima dos seus interesses pessoais.Será por aí que se conseguirá o milagre! Será que o pai biológico desistiu definitivamente da menina?

    ResponderEliminar
  6. Rui Rio fala sobre o Caso Alexandra "mostra a incapacidade do sistema judicial português"


    http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Caso-Alexandra-mostra-a-incapacidade-do-sistema-judicial-portugues.rtp&article=223704&layout=10&visual=3&tm=8

    ResponderEliminar
  7. Àqueles que dizem que a família não tentou arranjar trabalho antes à Natália, leiam o acordão. Se ela nem quis ser ajudada pela mãe e saiu de lá abandonando a filha mais velha doente, acham que ela quer mesmo trabalhar e sustentar as filhas? Eu não acredito em milagres! Esta mulher é um perigo para as filhas, não tarda que a mãe deseje que parta outra vez. Agora que apareceram mais duas bocas para sustentar tudo se tornará mais difícil.Mas, não há problema o Sr, juiz enviará um terço do seu salário para limpar a sua consciência.

    ResponderEliminar
  8. VAMOS VOTAR DIA 7 EM BRANCO E ESCREVER NO BLOTIM DE VOTO ALGO ALUSIVO A ALEXANDRA, PARA VER SE OS NOSSO GOVERNATES 'ACORDAM' PARA ESTA REALIDADE. MANDAVA MOS PARA TODOS OS NOSSOS CONTACTOS A APELAR AO VOTO PORS ALEXANDRA
    O QUE ACHAM?

    ResponderEliminar
  9. Alguém enviou a reportagem do Metro aos russos? Qual a opinião deles?

    Quanto às eleições,
    componham uma folha A4 e enviem /disponibilizem em .pdf
    para imprimirmos e colarmos nas instalações de voto

    ResponderEliminar
  10. nesta altura temos uma boa oportunidade para fazer ouvir este caso no dia 7 dia de eleições escrevam Pela alexandra inutilizando o voto mas este movimento deve ser divulgado por sms como se tivessemos a desejar BOM NATAL por sms é muito melhor....

    texto pode ser +ou- assim ALEXANDRA AINDA ESTA A SOFRER escrevam PELA ALEXANDRA no boletim enviem sms

    ResponderEliminar
  11. Até o facto de chamarem a Alexandra de "menina russa" me revolta.

    Filha de mãe russa, filha de pai ucraniano, nascida em Braga, criada em Portugal por uma família portuguesa até aos 6 anos, só fala português.

    Alguém consegue explicar porque é que é "menina russa", bolas.

    O colo de uma mãe devia ser o local mais seguro do mundo para uma filha.

    ResponderEliminar
  12. Esta menina sobreviverá em condições muito duras, acredito que nunca se esquecerá dos primeiros anos da sua vida,(eu lembro-me bem dos episódios violentos que marcaram a minha infãncia, antes de entrar na escola). Ela não esquecerá, oxalá a família de acolhimento tenha forças para aceitar a realidade e continuar a apoiá-la, telefonando-lhe e escrevendo-lhe com frquência, o perigo maior será se a mãe a levar dali, para um sítio ainda pior. Provavelmente a família russa dir-lhe-á horrores dos portugueses, mas ela poderá querer voltar quando for maior de idade, ela tem um passado português muito mais doce que a sua vida na Rússia, se continuar a ser amada pela família de acolhimento, não o esquecerá.

    ResponderEliminar
  13. SMS é uma excelente ideia para divulgar !!!!

    DIA 7 escrevem no boletim de voto: QUEREMOS A ALEXANDRA

    ResponderEliminar
  14. Este "diz que" de um lado e do outro, o ataque que as partes fazem uma à outra, a interpretação diversa do conceito de supremo interesse da criança, os factos que cada um deturpa em proveito próprio, enojam e levam a uma conclusão: as crianças precisam de alguém isento que as defenda; as crianças não podem confiar em todos os adultos que dizem amá-las; as crianças precisam de uma justiça que comprove no terreno o seu bem estar presente e futuro; as crianças precisam de ver respeitados os seus vínculos afectivos prolongados. A justiça não pode estregar crianças a mães e pais que, comprovadamente, não conseguem cuidar delas, nem garantir-lhe uma vida digna (sem afecto, equilíbrio psicológico, cuidados básicos, educação) em nome de interesses paternais egoístas.

    ResponderEliminar
  15. Não se sabe do pai biológico, não seria de consultar os Serviços de Fronteiras Espanhol? Até pode ser que o homem esteja legalizado e também tenha tido alguma informação do caso e possa estar sensibilizado, somente, esperando contacto, é verdade , se ele quisesse já o tinha feito, bem não há como tentar, penso eu.
    Quanto à Natália de não querer trabalhar, primeiro deveveria ter tido a vontade de se recuperar e penso que nos centros não há questões de ilegalidade, a pessoa entra e trata-se, mas será que tinha algun insentivo? Enfim, é complicado compreender as recusasm da Natália. Como tenho dito, nesta altura poder-se-lhe -á dar o benefício da dúvida e uma segunda oportunidade.Neste momento é importante que seja obordada pelos técnicos russos e seja feita avaliada para depois abordá-la hipótese regressar a Portugal, e ter uma vida menos infeliz e porque não na compamnhia também de Valéria? Parece uma menina com caractér. Seria a união da família e ter o sr. João como suporte. Pela Xaninha ele fará tudo, e também se mostra interessado em abrir um negócio e dar trabalho à Natália, seria muito bom para ela. As pessoas às vezes não atinam porque o horizonte é negro e sentem-se escorraçadas. O sr. João e D. Florinda mostram uma nobreza de carácter muito grande, têm um coração do tamanho do mundo, tudo pela Xaninha.Este sentimento tem que passar para que a Natália sinta que é bem aceites, não à hostalidade, tem que ser chamada à razão e não ter medo de voltar. O Filho pródigo voltou e foi perdoado. Com ela terá que ser assim e quem sabe se ela não vai ser uma mulher diferente, tem que estar num ambiente diferente, e sentir que a amam, ninguém gosta de ser humilhada, apeser do que fez.
    A sua mãe será a que melhor a conhece, porque não trabalhar a ideia com ela?
    Muita coisa se poderá fazer e Deus queira que se vá dislumbrando o regresso delas, temos de pensar nisto.
    Sugiro às pessoas que a conhecem, que lidaram com ela que se apróximem deste sentimento e muito poderá acontecer e não lhe recordar o que foi, mas sim o que poderá ser.Não se esqueçam às vezes somos o retrato da Sociedade. Peço desculpa àqueles que estão magoados com a Natália, mas pela Xaninha esqueçam...Vamos a isto! Força aos contactos e muito sabederia,descernimento tudo pela Xaninha.
    Como é um caso melindroso e a com a Rússia não é facil. Talvez ir minando subtilmente todos os que podem ter alguma influência nisto. Só quero o bem da Alaxandra neste Dia Mundial da Criança, como terá sido o teu dia minha querida?
    É preciso precionar...precionar... até à exaustão.

    ResponderEliminar
  16. Acabei de ver o video sobre a manifestação Pela Alexandra em Braga. E, posso dizer, fiquei muito angustiada. O sr. João tem muita razão no que diz. Realmente ele tem é tido algum apoio da Rússia, mas do governo português nem uma palavra ouviu.Isto deixou-me angustiada mesmo...que Portugal o meu!!!
    Época de eleições e não querem saber de mais nada.
    Srs. políticos, candidatos ou não às europeias, parem um pouco para pensar. Seria tão bonito se falassem do que realmente interessa, do que o país precisa de momento, do que uma criança, nem que seja uma, precisa com urgência.
    A XANINHA merece que parem um pouco, que repensem o modo de actuar nos Tribunais, na Segurança Social, na própria Lei.
    Uma coisa, porém, lhes digo: Comigo não contem com voto nenhum, podem sim contar com a minha presença em algum local das eleições, mas como protesto por nada terem feito até agora por este caso, por ignorarem completamente a destruição da vida de uma criança, por só quererem votos interesseiros que vos enchem os bolsos de dinheiro e vos cobrem de status social. Pois comigo não contem para essa fantuchada, não merecem que nos desloquemos por causa de vós, mas sim que nos movamos por uma causa justa que pretende ser de algum modo reparadora dos vossos erros, do modo como procedem para com a lei, como as fazem.
    Peço a quem me leia que se desloque a um local de voto, mas não para votar, mas sim como forma de protesto, com cartazes e fotos da menina.
    Não deram uma palavra os senhor João, pois bem, vamos ver se dão ou não. Não se esqueçam que a união faz a força; juntemo-nos nesta data para manifestarmos a nossa revolta pela indiferença que os "poderosos" políticos têm para com a NOSSA XANINHA, para com as futuras Xaninhas independentemente da sua nacionalidade.
    JUNTEMO-NOS NO DIA DAS ELEIÇÕES!!!
    FORÇA E CORAGEM!!!!

    Vamos enviar por SMS esta ideia...

    "Pela Alexandra,a menina que foi obrigada a ir para a Rússia, para que a justiça se torne justa, não votes. Junta-te a nós em frente aos locais de voto, como forma de protesto pelo silêncio até agora de quem quer o teu voto."

    ResponderEliminar
  17. Como disse o Sr. Rui Rio, esta sentença é inaceitável do ponto de vista dos direitos humanos. Retirar uma criança do seu ambiente familiar estável e afectivo, do colo dos seus pais (não é por culpa dela que os reconhece como pais), dos seus irmãos, primos, amigos, escola, lingua e mandá-la para um país distante, para uma casa de gente estranha, que não fala a sua língua é um sofrimento a que nunhuma criança do mundo deveria estar sujeita, mas foi um tribunal português que o fez, foi um juiz que, sem pudor, diz que o faria novamente,por favor indignem-se, não deixem que isto aconteça outra vez...

    ResponderEliminar
  18. Gostaria de saber se já foram feitos contactos com o grupo de pais da Rússia, que diretrizes estão a ser tomadas,Se o casal vai mesmo ver a menina. Ela pediu que fossem lá buscar um cãozinho, só é possível quando tiver o boletim de vacinas e passaporte. Tem que pensar nisto e se forem lá não se esqueçam de levar ração para a Lúcia, desculpem este patrenalismo. O desejo de saber tudo é tão grande, a ansia é enorme, amigos!

    ResponderEliminar
  19. Já enviei para todos os meus contactos a SMS

    ResponderEliminar
  20. Agora percebo melhor, depois de ter lido este artigo no Correio da Manhã:

    http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=F9E3BF09-C7CF-421A-A4DE-39321CF41236&channelid=00000019-0000-0000-0000-000000000019

    ResponderEliminar
  21. Sr. Miguel Macedo, penso que é consigo que quer falar, estou a pensar que se façam listas para a petição a fim de se poder fazer um trabalho de rua, se achar a ideia boa, peço-lhe para fazer um esboço para uma lista para começar-se então com esta acção. Não sei se se tem que estar credênciada ou não, espero que diga algo. Fico a aguardar...MC

    ResponderEliminar
  22. Acabei de saber que o Sr. Ministro Vieira da Silva disse a este propósito que "errar é humano"...O que será que ele quis dizer com isto? Foi o juiz que errou? Os pais de acolhimento? A mãe? A segurança Social? A pequena Alexandra que escolheu amar a família errada? Mas como pode esta gente querer que acreditemos neles, com afirmações destas! Precisamos de saber quem errou, para que se possa corrigir o erro, se este não pode ser corrigido, então é preciso haver o compromisso de que não o voltam a cometer. Os pais de acolhimento acreditaram que a justiça salvaria esta criança do infortúnio, foram enganados. Já alguém pensou em pedir desculpa a estes Senhores? Não brinquem com os sentimentos das pessoas, não as pisem mais, já chega, queremos uma justiça que sirva os cidadãos e que os trate com dignidade! O casal de acolhimento, que foi a família desta criança nos últimos quatro anos, foi enxovalhado por este juiz, para agradar à Embaixada da Rússia, que estava a ficar incomodada com este caso. Ninguém se importou com o que esta criança tinha em jogo nesta contenda, provavelmente o seu futuro. Que leviandade! que injustiça sem tamanho!

    ResponderEliminar
  23. o assunto não podecair no esquecimento... é uma "batalha" que não quero perder... o Acordão do Tribunal tem que ser anulado, e menina resgatada das mão daquele que diz fugir com ela mas quem ela chama "monstro da guerra"! querira desculpar sr administrador do Blog... senti na sua mensagem, e espero profundamente estar enganado, um "baixar de braços"... pois, mas não pode... levante a cabeça e faça alguma coisa... Que tal o Juiz anular o maldito Acordão?! se o Ministro Russo vem dizer que e se provar que a mãe é desiquilibrada... Mais provas?! Nâo tem o Advogado do pais os documentos que provam a entrada dela no hospital embriagada?! e que o S. Dr. Juiz portugues, va-se lá saber porque ignorou?! Não tem ja vidos onde se vê a alexandra a ser maltratada brutalmente tendo em conta o enquadramento psicologico desta criança?! que provas querem mais, digam srs. Ministros Russos, Sr Dr Juiz, srs Ministros Portugues?! è preciso mais?! tipo... a Alexandra morrer... Acordem!!! Acordem antes que seja tarde demais... e não tenham medo... eu não tenho... assino como Anónimo por opção minha, porqe é um direito que tenho, tanto com a Alexandra tem direito a SER FELIZ!!! quem olhar para as petições vai perceber!!! a UNICEF está contra... a altas individualidades portuguesas estão contra.... que espera o Sr. Dr. Juiz para anular o malvado Acordão e esgatar a Alexanda da russia?! é quando nada poder ser feito?! quem pode que intervenha... quem pode que se mexa...

    ResponderEliminar
  24. Sr. Miguel Macedo, e mais lhe digo, não li o Acordão ne vou ler... porque tenho vergonha do que lá está escrito... porque tenho vergonha do mal que o meu país do qual tanto me orgulho e pelo qual os meus antepassados tanto lutaram fizeram!!! O SR. DR. JUIZ QUE ANULE O MALVADO ACORDÃO!!! QUE O FAÇA DE LIVRE VONTADE QUE SE MEXA

    ResponderEliminar
  25. quem errou, que mostre alguma dignidade, algua humildade e corrija o erro!!! Vamos lá Sr. Dr. Juiz... acorde...

    ResponderEliminar
  26. Que se saiba que o consulado russo em Portugal funciona como uma organização mafiosa trata os seus compatriotas abaixo de cão e todo o sistema está montado para lhes roubar o pouco dinheiro que ganham em Portugal. É uma triste realidade, e de repente aparecem como muito humanistas a ajudar a sua compatriota contratando-lhe advogados e pagando-lhe todas as despesas. podiam poupar esses gastos usando-os onde são necessários e começarem a comportar-se civilizada mente e não a extorquir dinheiro aos compatriotas. É que isso de consulado só tem o nome na realidade é uma associação de bandidos.Quem nunca contactou com eles não conhece a realidade. A mim não me surpreendem que negassem o visto à família pinheiro. Quem pensa que na Rússia existe uma democracia anda muito enganado 95% ou mais da população russa vive como a família da Alexandra ou seja para os portugueses perceberem o salário da senhora dá para comprar pão uma semana e mais nada. que viva como quiser cada dia é uma luta pela sobrevivência. Quando fazem alusão à segurança social da Rússia mais parece uma anedota de humor negro. Alguém no planeta terra sabe o que é a segurança social na Rússia? eu também não . A Rússia é uma selva em que cada um cada dia tenta sobreviver mais um dia.

    ResponderEliminar
  27. FALTA O DESPACHO DE ACLARAÇÃO DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO ---- SÓ ASSIM O ACÓRDÃO FICA COMPLETO.

    ResponderEliminar
  28. Não esqueçam a pequena Alexandra, obriguem esta gente a pedir desculpa, eles não merecem o nosso respeito, não se preocuparam com a menina, desrespeitaram quem tratou dela, não cuidaram de garantir a sua integridade física e psíquica. Deixaram-na acreditar que a felicidade era possível e, em nome da lei, mandaram-na para um ambiente hostil e paupérrimo e para um futuro extremamente incerto e precário. Além de que violaram os seus direitos, privando-a definitivamente da sua família, para ela, aquela não é a sua família, as crianças não têm que compreender as leis, as leis servem para as proteger, senão o fizerem não faz sentido que existam.

    ResponderEliminar
  29. Este caso mediático dá uma péssima imagem de Portugal na Europa, é por isso que os responsáveis estão calados à espera que a Alexandra caia no esquecimento. Vão dizendo que lamentam, que estão chocados...que errar é humano.Hipocrisia! O juiz desculpa-se com os factos ou com a falta deles, a segurança social com o tribunal, etc. Todos fazem o costume, nada se assume, ninguém é responsabilizado, as crianças são desrespeitadas nos direitos que estão consagrados na lei e é só isto que têm a dizer?
    Esta menina foi arrancada da sua casa e do seu contexto afectivo e cultural. Tiram-lhe a sua família afectiva, a sua língua, a sua casa, os seus amigos e mandaram-na com o seu cão para um país estranho, para uma língua estranha, para casa de estranhos, que partilham com ela o ADN. Sim, porque está escrito no ADN que as mães amam os filhos, mesmo que não os alimentem, mesmo que os abandonem, mesmo que lhes batam, mesmo que os agridam psicologicamente, são "as mães possíveis", um novo conceito de mãe inventado por um juiz português do Tribunal da Relação de Guimarães! A culpa é do ADN! Isto daria para rir se não fosse trágico!

    ResponderEliminar
  30. cabe a quem de Direito, a quem pode NÃO O DEIXAR CAIR NO ESQUECIMENTO...já agora... onde anda "FALTA O DESPACHO DE ACLARAÇÃO DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO ---- SÓ ASSIM O ACÓRDÃO FICA COMPLETO."? algue sabe? alguem já o viu? isto até parece mentira... é assim que se decide a vida de UMA CRIANÇA?! E ASSIM QUE SE DECIDE O FUTURO?!

    ResponderEliminar
  31. a culpa não é do ADN... a culpa è de quem decide na base do "despacha"... a culpa é de quem não procura e não investiga... a culpa é de quem não consegue corrigir e assumir o erro cometido... a culpa... a culpa... que importa, se a Alexandra lá continua?! que importa se aquela criança se está a fecar para o mundo e como ela diz a viver com "monstros"?! acordem as consciencias...

    ResponderEliminar
  32. Uma sugestão: coloquem em destaque a reportagem que saiu no Correio da Manhã, esta:
    Reportagem/Imprensa
    A vida interrompida de Alexandra, a pequena russa
    Na escola estão os desenhos. No quarto onde dormia, os peluches. Florinda não esquece, nem esquecerá, o dia em que a sua menina de olhos azuis lhe chamou mãe.
    Os olhos estão cansados de chorar. Florinda envelheceu anos em duas semanas sem Alexandra, a menina a quem chamava filha.
    Xana está na Rússia. A reportagem da televisão do país que mostra as palmadas da mãe biológica à menina partem o coração de Florinda. As imagens perpetuam a sua angústia. O que será feito de Alexandra? Que vida é que a obrigaram a aceitar?
    A mãe afectiva não percebe a Justiça portuguesa. Não entende como se pode dizer que ela deveria ter preparado a filha para o regresso às origens. Como é que juristas defendem que ‘Xana’ não devia ter estado mais do que 18 meses em sua casa. Que eles não tinham direitos de adopção.
    A família lembra o drama. Desde bebé, Alexandra dormia ao relento nas ruas de Braga, alimentavam-na dos restos dos restaurantes, da generosidade das pessoas. A mãe biológica, Natália, nunca pareceu que se importava. Nem recentemente, já depois da Justiça determinar que a filha era sua. Recusou as ofertas de ajuda, manteve-se afastada da menina sem criar laços de afecto. Reclamou apenas a sua posse, como um objecto. E os tribunais deram-lhe razão.
    A dor de Florinda e João é partilhada por amigos de longa data. Como Francisco, dono de uma mercearia e amigo do casal, que conhecia ‘Xana’ desde bebé. Casado com Laryssa, cidadã russa, o merceeiro ajudava no que podia. 'A menina aparecia muitas vezes arranhada, tinha hematomas no corpo. Dava pena olhar para ela. A Natália deixava a menina a dormir sozinha em cabinas telefónicas durante toda a noite', recorda.
    Os problemas de alcoolismo da cidadã russa eram cada vez mais evidentes. Moradores do centro de Braga dizem que passava o dia nos cafés, e a menina era abandonada numa rua qualquer. A Natália já bebia muito antes da menina nascer. Vinha para aqui e passava a tarde toda a beber cervejas. Tive que a expulsar várias vezes do café porque chegou a insultar e a agredir clientes. Nunca a ouvi falar da filha, nem percebi que se preocupava com ela, conta Nádia, proprietária de um café que Natália costumava frequentar.

    ResponderEliminar
  33. acham, ou sequer que os pais desta criança vão esquecer o desespera na hora da entrega?! acham que ela se vai esquecer?! ela pode fingir... porque as crianças conseguem fechar-se no seu mundo e não ligar, ouvir ou sequer ver os adulto... e depois?! como é?

    ResponderEliminar
  34. ja agora caros senhores... onde estão as imagens da Alexandra a ser maltratada pela mãe?! não aquelas que todos vimos... as outras!!! divulguem-nas ao mundo!!!

    ResponderEliminar
  35. Cansado de ver Alexandra sofrer, Francisco propôs a Natália que deixasse um casal seu amigo tomar conta da menina. Perante a proposta, Natália não disse nada. Primeiro ficou calada, depois foi embora. Ao fim de duas semanas entrou na mercearia de Francisco, deixou lá a filha e durante meses não a procurou. Com Alexandra deixou Lúcia, a cadela que também viajou para a Rússia.
    FILHA DO CORAÇÃO
    Florinda não esquece o dia em que viu Alexandra pela primeira vez. Com 17 meses, a menina pesava 5,700 kg. Estava suja, maltratada, gritava de cada vez que alguém lhe tocava. Florinda teve receio em pegar naquela criança tão frágil e pequena que quase lhe cabia nas mãos. Foi Rosa, a irmã de Florinda, que lhe deu banho pela primeira vez. 'Quando a vi achei que ela me ia morrer nos braços. Estava muito fraquinha, era tão magras que se notavam as costelas. A minha irmã estava com medo de a magoar de tão pequenina que era conta.
    Passaram quatro anos. João e Florinda deram a Alexandra todo o amor e o carinho que a menina conhece. Cuidaram dela, trataram-na como uma 'princesa'. Todos os dias, Alexandra retribuía-lhes o amor com o sorriso da criança feliz. 'Fecho os olhos e vejo-a rir-se para mim'.
    Acolher Alexandra na sua casa não foi um capricho, nem a vontade de ter a menina que nunca tiveram. Aos cinquenta anos, Florinda e João têm dois filhos e netos. Uma família que amavam e que agora também chora a sorte de Alexandra.
    A nossa família estava constituída, não pensávamos ter mais filhos. Não foi o desejo de ter a filha que nunca tive. No primeiro dia em que vi aquela menina soube que não a podia abandonar. Se o fizesse, ela morria', explica Florinda.

    ResponderEliminar
  36. SITUAÇÃO FINANCEIRA DIFÍCIL
    A família passou por uma situação financeira muito complicada. A fábrica de que eram proprietários abriu falência. Tiveram que despedir empregados, pagar as dívidas e arranjar outro emprego enquanto carregavam uma menina de um ano e meio nos braços. Alexandra não dormia, comia pouco, chorava a noite toda.
    Florinda não desistiu. Mudou-se com a menina para casa da irmã Rosa. Era necessário que Alexandra recuperasse a confiança nos adultos. Era imprescindível que percebesse que também ela tinha direito a ser amada.
    Aos poucos, Alexandra tornou-se a alegria da casa. As brincadeiras com a prima Ana e o sobrinho Bruno, as horas passadas no quarto a brincar com a mãe e os serões a ver televisão com o pai são agora, apenas, recordações. Cheguei a passar horas deitada aqui no quarto com ela. Brincávamos, ríamos, pintávamos. Quando estava com a minha princesa não dava pelo tempo passar', conta Florinda.
    Quem conhecia Alexandra diz que bastava olhar para os seus olhos para ver que era feliz. E essa foi sempre a preocupação do casal: fazer com que Alexandra fosse uma menina igual às outras.
    A nossa preocupação sempre foi fazer com que vivesse feliz. Nunca quisemos dinheiro. Ver o sorriso dela, poder abraçá-la não tem preço. Só queríamos que ela tivesse uma oportunidade na vida. Agora tiraram-lhe tudo', desabafa João, revoltado com uma justiça que ignora os afectos.
    ERAM ‘PAIS EMPRESTADOS’
    O casal sempre fez questão de explicar a Alexandra que ela tinha duas famílias: a família biológica e a família do coração. Nunca lhe esconderam que não eram os seus verdadeiros pais. João e Florinda sempre tentaram que Alexandra tivesse uma relação de proximidade com mãe verdadeira. A russa chegou a dormir na casa da família portuguesa.
    Chegámos a trazer a Natália para aqui. Dissemos-lhe que lhe dávamos um quarto para morar e lhe arranjávamos trabalho. Ela nunca quis. Ficava dois, três dias e desaparecia, diz Florinda, que guarda – e guardará – na memória o dia em que a criança lhe chamou mãe.

    ResponderEliminar
  37. A Xaninha perguntou-me por que é que não tinha nascido da minha barriga como os irmãos. Disse-lhe que isso não era importante porque a amava como aos meus outros filhos. Foi quando a minha menina me disse que eu podia não ser a sua mãe de barriga mas que era mãe do coração, diz Florinda. As lágrimas correm-lhe pela face.
    Tudo correu bem até 2007. Natália não queria a filha, Alexandra já não reconhecia a mãe, Florinda e João amavam a criança como sua. A reviravolta aconteceu quando roubaram o telemóvel de Natália. A mulher fez queixa à polícia, que imediatamente percebeu que esta se encontrava ilegal no País, pelo que teria que ser extraditada para o país de origem, a Rússia.
    Natália contou que tinha uma filha entregue a uma ama e que a queria levar consigo. A informação deu início a uma batalha judicial. Alexandra chegou a estar onze dias no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Braga com a mãe, à espera da extradição. O Tribunal de Guimarães determinou que Alexandra deveria ser entregue à mãe biológica. Decisão polémica que foi concretizada no dia 18. Xana foi entregue à Segurança Social. Chorava compulsivamente, pedindo ao pai que lutasse por ela.
    COMUNIDADE RUSSA REVOLTADA
    Laryssa e o marido Francisco são amigos do casal há já mais de 25 anos. Foram eles que pediram a Natália que entregasse Alexandra, na altura com 17 meses, a João e Florinda. As declarações da mãe biológica sobre a má educação da menina em Portugal revoltaram a comunidade russa. Somos muito bem tratados aqui, nunca tivemos queixa, explica.
    A ANA ERA UMA IRMÃ PARA A MENINA
    Quem sofre muito com a separação é a prima Ana, de 9 anos. Era para Alexandra "como uma irmã". A menina chora noite e dia com saudades da Xaninha. "A Ana não come e dorme muito pouco. Ela e a Alexandra eram muito ligadas, está a sofrer muito", explica Florinda. Ana e Alexandra já estiveram ao telefone mas a dor que sentem por estarem longe uma da outra não pode ser expressa em muitas palavras. "A Ana tinha tanto para lhe dizer, mas não conseguiu. Desataram as duas a chorar", conta Florinda.
    TRISTEZA NA HORA DA PARTIDA
    Amanhã faz duas semanas que, de coração partido, João e Florinda entregaram a menina na Segurança Social de Braga. O sorriso contagiante de Alexandra apagou-se naquele dia. Os gritos da menina ouviram-se por todo O lado. Três dias depois, a menina partiu para a Rússia com a mãe biológica, Natália.

    Fim da reportagem

    ResponderEliminar
  38. Claro que dá, mas há outros e com responsáveis a frente de instituições estrangeiras, isso não interessa para a defesa da Alaxnadra. O que temos que fazer é chamar à responsabilidade e já não se concebe porque razão lavam anos a decidir a vida de uma criança que está em risco, lavam as mãos e põem as crianças em familias que criaram laços de afecto, então dá-se o drama. Isto tem que acabar! A legislação tem que ser mudada, façam trabalho é para isso que ganham bem, ah, é verdade! As crianças não dão votos, mas serão homens e os hão-de julgar.Força pela Alexandra! ESte movimento não pode parar.

    ResponderEliminar
  39. Eu sei que não é por mal, é por bem, mas cuidado com a constante cópia de notícias de sites ou jornais com conteúdos protegidos por lei (copyright) e com a indicação "Todos os direitos reservados".

    Também não é por mal que estou a dizer isto, mas é expressamente proibida a copia e reprodução total ou parcial desses comteúdos sem permissão...

    ResponderEliminar
  40. O pecado de Alexandra foi ser filha de uma russa , se ela fosse portuguesa este juiz não teria chegado tão longe, se ele tivesse convicto da decisão que tomou, não teria tentado retratar-se, ainda que timidamente, ele limitou-se a fazer um favor à Rússia, que estava incomodada com o assunto. Não acredito que o SEF e a Segurança Social tenham tentado ajudar esta mãe em nome do bem estar e da segurança da filha, devem tê-la humilhado e ameaçado. De outra forma não se compreende tanto ódio em relação a Portugal. Não se importaram com a pequena Alexandra, era estrangeira e agora é pobre, dois pecados imperdoáveis para estas elites que só se importam com o seu umbigo. E ainda nos pedem que votemos! Só de for para os mandar para o outro lado do mundo sem bilhete de volta! Não consigo calar a minha indignação!

    ResponderEliminar
  41. Acho que nos haviamos de organizar para sabermos como agir porque creio que estamos a perder algum tempo sem medidas concretas.
    Gostaria de saber o que os pais afectivos da xaninha estão a pensar fazer para que nós os possamos ajudar.
    Digam-nos o que fazer pois há muitas pessoas que querem ajudar só não sabem como.

    ResponderEliminar
  42. sou contra a violencia... sem dúvida. mas, a história é feita de herois, dos que se sacrificaram... a história confirma que foi necessário "guerra" para fazer justiça. ara termos os direitos que temos hoje foi necessário grandes bem-feitores que deram a vida e arriscaram para serem ouvidos. infelizmente, penso que as manifestações pacificas de pouco serve. apenas para demonstrar solidariedade. mas, nenhum politico nem nenhuma instituição vai fazer nada enquanto não houver confusão. apenas dizem palavras de solidariedade. o problema é que a xaninha não precisa de palavras de solidariedade mas sim de acção. no dia que fossemos cortar a auto-estrada do norte ou boicotar as eleições, nesse dia eles faram alguma coisa... pensem nisso...................
    .........................
    .......................................
    eu, sou daquelas pessoas que não me importo de ficar na história... por ter interrumpido a auto-estrada.... se isso significar devolverem a xaninha a quem a ama.

    ResponderEliminar
  43. RESPOSTA AO ANÓNIMO E A TODOS,

    Já passei os contactos dos pais de St Petersburg aos srs do blogue. Está tudo encaminhado para que eles possam ajudar, na medida do que puderem.

    Para quem quiser visitar o blogue:

    http://community.livejournal.com/help_alexander/

    Agora vou falar a título pessoal. Concordo com o comentário acima da Carla Susana. Mais vale um boicote às eleições do que escrever isso no boletim de voto, porque ninguém vai saber o que escrevemos no boletim de voto.

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  44. O Sr. Rui Rio referiu que 10 milhões de portugueses não se conformam com a situação, eu atrevo-me a corrigi-lo, excepto a equipa que condenou a pequena Alexandra ao sofrimento, advogada incluída.
    Uma sugestão aos administradores do blog, copiem os todos os comentários que focam esta injustiça e enviem-nos para os jornais, para os comentadores dos jornais, para as televisões, para as sedes dos partidos políticos, para o Presidente da República, para a Dra. Maria Barroso, etc. para provarem que os portugueses estão indignados!

    ResponderEliminar
  45. Estou disposta a fazer o que for preciso para que a nossa xaninha volte para nós. Concordo com a senhora que escreveu antes, se calhar é preciso tomar medidas drásticas para que algém ouça.
    Será que alguém me sabe informar qual é a opinião do Sr. Presidente da Republica sobre esta situação?

    ResponderEliminar
  46. Se se fizesse um boicote às Eleições Europeias creio que isso trazia um grande impacto quer a nivel nacional que nos restantes Países ficando os mesmos (para quem não sabe) a saber o que se passou realmente e que país é Portugal que não se preocupou minimamente com este assunto milhares de vezes mais importante que as Eleições

    ResponderEliminar
  47. Outra medida para chamar a atenção para esta causa poderá ser fazer panfletos com a história da Alexandra e distribui-los à entrada dos locais de voto, a apelar à solidariedade.Não podemos desistir, pela Alexandra!

    ResponderEliminar
  48. Porque não aproveitara ideia de um anónimo e arranjar um padrinho para esta causa como é o caso de Luís Figo que pelo que parece anda por Lisboa? Está aqui o contacto dele através da sua fundação flf@fundaçaoluisfigo.pt

    ResponderEliminar
  49. Como se pode sentir uma mãe que sente que a sua filha vai precisar dela e que não a pode ajudar!
    Que crueldade, eu tenho que me beliscar para acreditar que isto aconteceu mesmo! Como puderam fazer isto a uma criança?

    ResponderEliminar
  50. Por favor, autoridades russas, respeitem os direitos desta criança, já que a justiça portuguesa não foi capaz de o fazer! Deixem a Alexandra ter duas mães, porque é cruel de mais ela perder a única que sente como tal!A Natália nunca demonstrou amar a sua filha e não tem condições para a criar, ela não foi criada nesse país e foi afastada dos seus laços afectivos, que são os que contam para as crianças!

    ResponderEliminar
  51. BOICOTE ÀS ELEIÇÕES. Esta malta da politica não tem vergonha e não tem qualquer atitude. Cobardes só fazem parte das manifestações na tentativa de angariar votos e terem grandes vidas à custa de quem trabalha. Se este caso fosse de tal forma mediático já com grandes manifestações de rua, pois certamente a cambada politica fazeria-se acompanhar para obter votos. Vale tudo!!
    O que se passou com a Xaninha não tem qualquer justificação quando ainda muito decidido por um qualquer individuo cuja sua profissão diz ser juiz. O Senhor não sabe e não tem qualquer perfil para decidir pela vida dos outros. Provocou uma indignação no Mundo inteiro, se não sabe vá a http://www.gopetition.com/online/28077/signatures.html e verá que cada segundo que passa cada vez mais gente assina a petição a favor da xaninha que volte para quem a realmente a AMA e quem realmente lhe quer bem e lhe pode proporcionar um futuro. Era o senhor que devia ir para a Rússia dormir em cima de um forno, era o senhor que devia ir para Rússia comer à mesa e levar com periscas e fumo de tabaco. São pessoas como o senhor e restantes demais politicos que nos fazem sentir uma revolta tal que não são dignos de habitarem nestes País que se chama Portugal.
    NÃO DEIXEM CAIR NO ESQUECIMENTO E CONTINUEMOS TODOS A LUTAR PARA QUE A XANINHA VOLTE PARA PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  52. A injustiça para com a Alexandra não poderá fical impune! Exigimos que nos expliquem como puderem escrever no acordão que era do supremo interesse da criança regressar à Rússia!Expliquem-nos porque devemos ser muito burros para não entendermos isso! Que lei é esta que pode ser usada contra uma criança, em vez de a defender acima de tudo!

    Expliquem-nos, porque não nos calaremos!

    ResponderEliminar
  53. Será que estão a baixar os braços? Temos que andar para a frente pela nossa Alexandra. Quando ela vier que eu tenho a certeza que virá ela nos dará o seu maior sorriso e a sua maior alegria pois estará com quem verdadeiramente a ama pois com certeza que terá muitos mais "pais e mãe" aqui á espera dela para a recompensar deste tempo perdido.

    ResponderEliminar
  54. Por favor alguem nos diga o que fazer?

    ResponderEliminar
  55. Realmente dá vontade de ser menos pacífico e começar a partir loiça. Isto é demasiado doloroso para digerir...

    Mas, pelo bem da xaninha, talvez o/a pessoa que postou às 18:43 tenha razão... se conseguirem a confiança da Natália pode ser que regressem, já que lá não têm condições. A fé e o amor cristão podem mover montanhas.

    ResponderEliminar
  56. Foi um juiz português que enviou uma menina de seis anos para um país estranho, para uma família estranha, para uma língua estranha, sem dó nem piedade! Retirou-lhe toda a estrutura da sua vida, casa, escola, amigos, pais, terá que reaprender tudo, até a língua, em condições de vida que nenhum ser humano deveria experimentar.
    Quando este senhor tiver netos, compreenderá melhor o mal que fez, como a sua filha é crescida, já não se deve lembrar como é uma criança de seis anos.
    Não me conformo com esta injustiça!

    ResponderEliminar
  57. Não seria melhor criar uma página ou um wiki (ferramenta colaborativa - onde todos podem ir acrescentado informação) sobre as acções a que cada um pode aderir: as manifestações/vigílias, as petições, o envio de cartas (com respectivo(s) modelo(s) e os vários contactos nacionais, russos e internacionais, de políticos, juizes, orgãos de estado, associações etc.), o modelo de poster a colar no carro, o apoio financeiro, o boicote à votação, os blogs russos (onde tb se pode participar), correntes de oração em dia/hora marcados para pedirmos a Deus que a menina volte, etc. Tudo organizado para ser mais fácil divulgar.

    ResponderEliminar
  58. Considero a ideia anterior exelente pois estou um pouco confusa não sabendo bem o que fazer

    ResponderEliminar
  59. Este sistema judicial está podre, enterrem-no!
    Não vale a pena dizerem que compriram o dever, em nome da Lei, uma Lei que não protege as crianças, e que apenas serve os interesses egoístas dos adultos que as maltratam é uma má Lei. O tempo das crianças não é igual ao dos adultos, esta criança tem voz e calaram-na, literalmente, porque a mandaram em condições terrríveis para um lugar onde nem tem com quem desabafar as mágoas que enchem o seu pequeno coraçao. Não sei como foi possível acontecer esta injustiça!

    ResponderEliminar
  60. ACHO QUE DEVIAMOS ENCHER O MAIL DO PRESIDENTE RUSSO COM APELOS PARA QUE A MENINA VOLTE,APELEMOS AO CORAÇÃO DELE,NUNCA SE SABE!AINDA MAIS AGORA DEPOIS DAS DECLARAÇÕES DESTE SR. Nikolai Svanidzé, membro da Câmara Social.EU JÁ ENVIEI 1 MAIL...FORÇA, ESCREVAM E ENVIEM...

    ResponderEliminar
  61. Em Portugal, há milhares de crianças a ser mal tratadas e os pais sem quaisqueres condiçoes financeiras. Porque motivo a comunicação social, não vê antes, ou também os interesses dessas crianças portuguesas ?

    ResponderEliminar
  62. Pela Alexandra, boicote às eleições, SIM.
    Vamos tentar, nada custa.

    Apostemos no recurso ao SMS e vamos enviar a tal mensagem:

    "Pela Alexandra,a menina que foi obrigada a ir para a Rússia, para que a justiça se torne justa, não votes. Junta-te a nós em frente aos locais de voto, como forma de protesto pelo silêncio até agora de quem quer o teu voto."

    ResponderEliminar
  63. nao sei leram este artigo mas na Russia têem de o ler!:





    http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=F9E3BF09-C7CF-421A-A4DE-39321CF41236&channelid=00000019-0000-0000-0000-000000000019

    ResponderEliminar
  64. eu voto,


    as eleiçoes nao têem nada a ver!

    Um juíz fez porcaria e agora o país é que paga?

    estão tdos marados sinceramente!

    Para o Socrates ainda deve ser um favor se nao votarem! pfffffff! grande ajuda que lhe dão!

    ResponderEliminar
  65. De pleno acordo. Vamos tentar o boicote às eleições.
    Já enviei o sms aos meus contactos (não esqueçam, foi assim organizada a grande manifestação de professores e teve adesão brutal).
    Vamos em frente!!!
    Enviei todos:

    "Pela Alexandra,a menina que foi obrigada a ir para a Rússia, para que a justiça se torne justa, não votes. Junta-te a nós em frente aos locais de voto, como forma de protesto pelo silêncio até agora de quem quer o teu voto."

    ResponderEliminar
  66. se querem pôr os politicos contra a parede vamos votar em branco!

    Se a maioria votar em branco os candidatos a eleger serão eliminados!
    As eleições têem de ser repetidas mas com outros candidatos!

    Isso é que era uma grande bofetada para os politicos que lá estão!
    Não é deixar de votar que os vai arreliar!

    ResponderEliminar
  67. anonimo que gosta de palmadas, quem as deveria levar eras tu, mas era umas boas bolachadas!

    ResponderEliminar
  68. O das 0:45 VOCE É QUE É UM PALHAÇO, a menina vou retirada das ruas com 17 meses e com 5,5k, como um bicho do mato. Os brinquedos dela deviam ser garrafas de vodka. Uma mãe que quer reatar laços, não começa com palmadas, mas com muita paciencia, muito amor e mimos (não chapadas). Nem gasto mais latim com semelhante parvalhão...

    ResponderEliminar
  69. "...José Saramago, defende que, se o número de votos em branco for significativo, se convocam novas eleições, porém com outros rostos e personalidades a liderar as forças políticas...."




    http://badigital.blogspot.com/2009/05/voto-em-branco.html

    ResponderEliminar
  70. DESCULPEM, MAS AS PESSOAS GOSTAM DE BRILHAR AFECTO, CARIZ HUMANITÁRIO E ESSAS MERDAS TODAS, MAS ACHO QUE NÃ DEVEM FAZER JUIZO DE VALOR DE NINGUÉM!!! qUER DIZER SÓ POR UMA MÃE NÃO TER UMA CASA IGUAL À DE UM COMUM PORTUGUÊS NÃO É DIGNA DE TER UMA FILHA? EU NÃO CONHEÇO OS CONTORNOS TOODOS DESTA HISTÓRIA, MAS TENTEM VER OS DOIS LADOS.
    uM EXEMPLO FEOITO PELOS ALEMÃES NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: UMA MULHER GRÁVIDA DEU À LUZ NAS INSTALAÇÕES DAS SS E ELES INJECTARAM UMA SUBSTÂNCIA REGULARMENTE NA CRIANÇA PARA ELA NÃO ADORMECER E TER IMENSAS DORES AO PONTO DE NÃO PARAR DE CHORAR.A MÃE FEZ DE TUDO PARA CONSOLAR A CRIANÇA E AO FIM DE UM TEMPO MATOU O PRÓPRIO FILHO CONTRA A PAREDE!!! QUE VACA AQUELA MULHER...MATOU O FILHO!!!!....
    TENTEM VER MAIS ALÉM DOS VOSSOS HORIZONTES, AS CULTURAS SÃO DIFERENTES E O PAÍS DOS ANALFABETOS É EM PORTUGAL E NÃO NA RUSSIA!!!
    EU CONCORDO QUE AS COISAS DEVIAM SER FEITAS COM MAIOR DIPLOMACIA E VER O MELHOR PARA A CRIANÇA. AS LEIS SÃO BASEADAS NO BOM SENSO, CULTURA, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS É PENA QUE OS JUIZES NÃO ENTENDAM QUE ISSO SÃO PARAMETROS PARA PESSOAS COM FALTA DOS VALORES ANTERIORES. AS LEIS SÃO FLEXIVEIS E AS PESSOAS TAMBEM....

    ResponderEliminar
  71. Eu continuo a não compreender como podem defender a entrega das crianças a famílias biológicas que as negligenciaram durante anos a fio, que não aceitaram ajuda para se reabilitarem e melhor as poderem proteger e que nunca demonstraram afecto por elas.
    Mas o que se entende que é uma criança? Um ser vazio que pode ser sujeito a todo o tipo de crueldade psicológica e física? Para que defendem os direitos das crianças? O que é verdadeiramente ser pai e ser mãe?
    Tendo os pais biológicos (e bem) direitos legais sobre as crianças, onde acabam esses direitos?
    Qual é o limite que uma criança pode suportar?
    O juiz decide o destino de uma criança sem equacionar o perigo que representa devolvê-la àqueles que a negligenciaram?
    Quantos filhos uma mãe tem que abandonar para se considerar incapaz de os criar?
    Existem pais que são incapazes de criar os filhos, todos sabemos disso, mas como pode isso ser comprovado?
    Questões e mais questões que vamos fazendo a nós próprios para tentarmos racionalizar esta injustiça. Será que este juiz é o único iluminado e todos os especialistas nacionais e internacionais que manifestaram a sua opinião sobre o assunto estão errados (Xavier Urra, por exemplo)?

    ResponderEliminar
  72. Ao anónimo das 00.45h:
    Você é que me parece uma aberração. Com certeza deve pertencer aquele grupo dos mal amados, com certeza nunca recebeu verdadeiro amor de quem lho devia dar e por isso não sabe o que isso é, por isso, muito menos sabe dar amor a uma criança.
    Se não é para ajudar neste movimento de apoio, então cale essa boca, pelo menos por aqui, neste blog.
    Vá para a Rússia dormir em cima de um forno depois de ter experimentado dormir a vida toda numa cama de lençóis lavados, num quarto arrumado; vá viver nestas condições num país que não conhece, onde até a língua lhe soa a nada porque não a entende. Vá para lá, já que os admira tanto, e depois, na pele aprenderá quem são os cordeiros e quem são os lobos.
    Realmente, há pessoas que de tanto olharem só para elas esquecem-se que existe mais alguém para além deles.
    Precisa de aprender muita coisa, sr. anónimo...quem sabe sofrer um dia na pele o que este casal está a passar não fosse mau para si.
    Faça mas é uma análise de si e deixe de dizer tolices, por favor.

    ResponderEliminar
  73. Não defendemos nem pais biológicos, nem afectivos, defendemos as crianças, aquelas que são amadas pelos seus progenitores, e são a maioria, felizmente, não precisam da nossa compaixão, mesmo que sejam pobres, serão felizes.
    Aqui o caso é outro, esta criança é que está a pagar o erro dos adultos, as crianças não podem sofrer "choques emocionais" que ninguem sabe bem o impacto que têm nas suas vidas, por causa dos erros dos adultos!

    ResponderEliminar
  74. ok
    votemos em branco...é bem pensado, desde que o demonstremos que é pela Xaninha.
    Votamos em branco e vamos para fora das instalações, em silêncio com cartazes alusivos à situação, só assim saberão o motivo de tais votos.

    sms:
    "Pela Alexandra, menina que enviaram para a Rússia, vamos todos votar em branco."

    ResponderEliminar
  75. Por favor não respondam a comentários provocatórios, ignorem-nos não merecem a nossa energia, este blog é pela Alexandra, querem provocar, se não lhes responderem ir-se-ão embora!

    ResponderEliminar
  76. Mas, por favor, vamos pôr este movimento a andar, famos fazer algo prático e com consequências, vamos marchar por esta causa.
    VOTEMOS EM BRANCO SIM E EM FORÇA.
    Vamos dar voz a este movimento!!

    ResponderEliminar
  77. Em marcha, pela Alexandra, contra os políticos do nosso país, que nada fizeram até agora.

    EU VOU VOTAR EM BRANCO E TU?
    E TU AÍ QUE ME ESTÁS A LER?
    E VOCÊ TAMBÉM...
    VAMOS JUNTOS PELA MENINA, TALVEZ SEJA UMA OPORTUNIDADE IMPERDÍVEL.

    VOTO EM BRANCO POR UMA CAUSA JUSTA!!!

    ResponderEliminar
  78. Realmente o sr. 0.45 é gentil com uma criança, se fosse deportado ....

    ResponderEliminar
  79. eu sou um ultra,estou com esta grande onde pela menina alexandra que so tem de ser ela escolher com quer ficar e ponto final!! num estadio de futebol esse juiz , tecnicos da treta e governo que temos nos gritariamos assim: uma vergonha voces sao uma vergonha. sou um ultra nao voto em filhos da puta

    ResponderEliminar
  80. Sou de opinião que se manifeste a nossa indignação e que tenha sim senhor efeitos nas urnas, por esta incúria e indiferença pelos direitos de uma criança, que é ser feliz. À Alexandra já lhe cortaram as asas do sonho, MAS EM BRANCO NÃO, por favor! Isso NUNCA é favorável à maioria, ainda agradecem , eles tem sempre vantagem. votos em branco seriam votos à esquerda. Quem não quiser votar â esquerda, pode fazê-lo em personilidades prá cidadania. As caras têm de mudar para que algo mude, com estes estamos sempre na mesma,acotevelando-se para ficarem no "pódiun" pataca a ti...pataca a mim... e não passamos disto. Eu passo esta ideia porque não L.....A....? Está no plotão da JUSTIÇA SOCIAL, seria uma grande voz no Parlamento Europeu. Gostava da Ana Gomes, mas acho que já faz parte da pataca a ti...pataca a mim...O Saramogo tem razão, mas tinha que ser a maioria absoluta e não acredito que acontecesse, ainda estamos na fase de precisar de padrinhos e de se tirar o chapéu.

    ResponderEliminar
  81. VEJAM LÁ COMO PODEM FAZER COM A CONTA BANCÁRIA PARA QUE QUEM A TIVER NÃO TENHA DE FAZER DESCONTOS PARA AS FINANÇAS!
    NÃO SEI SE ESTÁ EM NOME DO SR JOÃO OU DE UM BLOGGER DAQUI PORQUE QUE POSSUIR A CONTA PODE TER DE JUSTIFICAR DE ONDE VEM O DINHEIRO.
    NO IRS DO ANO QUE VEM PODERÁ TER DE DECLARAR COMO UM RENDIMENTO.
    SE CALHAR HÁ MANEIRA DE DAR A VOLTA Á SITUAÇÃO.


    TALVEZ UM ADVOGADO OU ESPECIALISTA EM FINANÇAS POSSA DIZER ALGO.

    Desculpem, estou a tentar ajudar.

    ResponderEliminar
  82. os votos em branco descem sim as percentagens do PS e PSD automaticamente! A outra alternativa seria de votar no Bloco de Esquerda para que nem PS ou PSD consigam de certeza a maioria absoluta.


    maioria absoluta = ditadura

    ResponderEliminar
  83. Parece-me que na "estória" dos votos/não votos, estamos para lá do que se vê. Não alinho em manobras políticas de favorecimento esquerda, direita, centro, etc.

    Alinho em cartazes e/ou posters colados à porta das instalações de voto.
    Já dei a ideia e já mais alguém referiu, componham um cartaz/poster (A4, digo eu para mais facilmente se imprimir)

    Eu voto na Pontinha/Serra da Luz (lisboa).
    Se cada um de nós imprimir um cartaz e o colar no seu local de voto, estamos a divulgar o caso, sem alinhar em favorecimentos políticos

    ResponderEliminar
  84. cada caso é um caso, tem havido muitos semelhantes pelo mundo fora e nem nos preocupamos, Voçes conheçem a historia da Nadia, uma menina inglesa, que foi vendida pelo pai aos 14 anos para o Iemen?
    Porem penso que este é uma caso especial por se tratar de uma criança em tenra idade, numa altura em que começa a aprender a ler, escrever e ja deve ter uma mentalidade particialmente formada, vivia num berço de ouro e vive agora num berço de palha. teve azar, ela nao teve asolutamente culpa de nada a nao ser uma advogada ( os tais advogados mafiosos que fala Marinho Pinto ) e um Juis Austrolopiteco, que lhe atraiçoaram o destino. porém vistos as coisas nao estarem faceis, eu sugeria aos pais uma visita o mais rapido possivel,para a criança nao se sentir abandonada, em 2º lugar a inscriçao num colegio internacianal em que possa aprender a escrever o portugues outra soluçao seria falar com a Avó e apelar ao seu bom censo ,tentar acenar com dinheiro, por ex, recontruir a casa delas ou tentar a todo custo que a mae venha para cá e lhe tentar seriamente dar uma oportunidade. neste momento penso que sao as unicas opçoes, se tal nao for possivel e segundo o que ja li e pelas minhas memorias, a criança nunca esquecerá pelo menos totalmente as memorias de vivencia em barcelos pelo que se um dia ela puder voltar seria de certeza bem aceite.pena que serao muitos anos de ausencia, neste ponto a internet é um nosso aliado pk quem sabe a alexandra possa aprender computadores e a gente possa contacta la daqui a uns anos, espero poucos.
    quanto as eleiçoes, é muito simples, nao adinata o voto branco , ou nao votam ou escolhem um partido pequeno, está mais que visto que PS/PSD é tudo da mesma laia e só se "interessam" pelos portugueses nestas alturas, depois de eleiçoes ganhas safa-te se puderes.
    outro coisa era fazer um boicote aos serviços da advogada que defendeu a natalia, ela é tao responsavel como o austrolopiteco.infelizmente nao sou rico, tenho um modesto t2 a pagar ao banco e uma filha de 3 anos, mas ha muita gente que poderia certamente se quisesse verdadeiramente ajudar a miuda, as tais figuras do jet set, que só aparecem quando é para a televisao, onde estao o herman e companhia aundo é preciso deles?

    ResponderEliminar
  85. Não concordo com o votar em branco, concordo sim em colocar nem que seja o nome da Alexandra no boletim de voto para este ficar nulo. Um voto em branco qualquer pessoa pode colocar uma cruz e não se esqueçam que os votos em branco normalmente não entram nas estatisticas,mas os nulos sim.
    Sugiro cartas para as entidades portuguesas e russas, quando digo cartas, falo em papel e se possivel com textos diferentes. Os textos iguais vão ser tratadas como: ''quem leu uma já leu todas''. Os emails não valem a pena, pois nem sequer são abertos, são apagados directos, fazendo com que os mesmos nunca cheguem a quem de direito. Mas se enviarmos cartas ninguém as vai poder ignorar, pois vão ser tantas que alguem vai ter de ler :)
    Gostaria de pedir aos responsáveis do blog para publicarem uma foto da Xaninha sem nada escrito para podermos imprimir e colocar nas nossas viaturas. São estas as minhas sugestões espero que ajudem.

    Cumps:


    Alexa

    ResponderEliminar
  86. Porque acredito que este lamentavel caso não pode cair no esquecimento, gostaria de sugerir o seguinte, na semana passada no blog alguem falou em recolher assinaturas a nivel nacional, mas só se falou e não se avançou para nada, temos que passar das palavras ás acções, peço desculpa pelo termo mas a continuar assim nao passamos de uma centema de pessoas que envia mensagens á espera que alguem faça algo. Eu tenho falado deste caso, cara, a cara com muita gente que desconhece o que se está a passar, sabem quantos portugueses não tem net, não conhecem este meio de comunicação?
    Sao centenas e todos eles dispostos a apoiar esta causa. Algem que faça um texto unico para todo o pais que se possa imprimir para se efetuar a recolha de assinaturas, vamos envolver muito mais gente. Quando houver esses texto eu posso participar na recolha de assinaturas, acho que consigo algumas centenas. Apelando á igreja católica, envagelica e a toda a gente que conheço. Temos de dar mais VISIBILIDADE á Alexandra.

    ResponderEliminar
  87. O Jornal Expresso distribuio bandeiras quando foi do Europeu, porque não ver com eles ou com outros, para saber o que é necessário para distribuirem fitas brancas com o nome da Menina para se por nos caros??????

    ResponderEliminar
  88. Concordo em colocar no boletim de voto o nome da Alexandra. Em branco eles não vão saber por quê...

    ResponderEliminar
  89. Acho que uma boa ideia, é escrever para o Embaixador da Rússia em Portugal, Sr. Pavel Fyodorovich Petrovsky, para lhe dizer que a decisão da embaixada em entregar a Xaninha para a mãe biológica é errada...
    mail@embaixadarussia.pt

    ResponderEliminar
  90. Já somos muitos que queremos e vamos provocar estragos nestas eleições. Assim e desta forma os bandalhos da politica de A a Z vão pensar que realmente deveriam dar atenção à Xaninha e antes de a mandar para a Rússia deveriam saber a real situação. Assim e mais uma vez do Portugal deixa andar e com um Juiz e ainda a pedalar fizeram o que fizeram a esta docil menina. Pois muito bem para o Juiz espero que se queime bem queimado até por ter falado o que não devia.
    Este movimento que se está gerar não pode parar e todos juntos podemos mostrar a Portugal e ao Mundo que somos um povo humilde, unido e o que queremos e não permitimos é que gentinha de merda nos governe e decida um futuro inglório por nós.
    "Pela Alexandra, menina que enviaram para a Rússia, vamos todos votar em branco."

    ResponderEliminar