segunda-feira, 8 de junho de 2009

Reconciliação para ajudar a Alexandra




Por José Milhazes


Continuo a receber dezenas de mails, alguns deles muito emocionados, cujos autores pretendem ajudar Alexandra, a menina russa que foi entregue pelo Tribunal de Guimarães à mãe biológica russa e que reside actualmente na vila Pretchistoe.
Neste caso, as duas partes que disputam a menina já disseram tudo o que tinham a dizer uma da outra, parecendo estar esgotadas todas as acusações, principalmente depois do pai biológico ter também dito "da sua justiça" em numerosos órgãos de informação.

Agora, é urgente ajudar concretamente a Alexandra, mais, essa ajuda já deveria ter começado a chegar à longínqua vila russa.
Em casos complicados e dramáticos como este, é necessário, em primeiro lugar, prestar uma ajuda urgente, ser uma espécie de INEM que presta os primeiros socorros, sendo depois necessário dar passos para encontrar uma solução mutuamente aceitável para as partes do conflito.
As condições de vida da família Zarubina são más, há falta de dinheiro e, por conseguinte, de alimentos. Por isso, talvez não fosse má ideia enviar alguma ajuda.
Alguns receiam que essa ajuda poderá ser desviada para o álcool, mas será que não existem organizações sociais e pessoas idóneas que possam controlar esse processo?Depois de se prestar os "primeiros socorros" e, paralelamente, pôr fim às acusações mútuas, pode-se começar a dar passos no sentido da aproximação das famílias Zarubina e Pinheiro e, neste caso, devem tomar uma atitude semelhante à mãe verdadeira do relato bíblico sobre o Rei Salomão, ou seja, pôr os interesses supremos da criança acima de tudo.Superadas as duas etapas, as duas famílias poderão decidir onde e com quem Alexandra deverá viver.
Aqui, há várias possibilidades: a menina pode viver na Rússia em condições decentes e ir passar férias com a mãe a Portugal; a família Pinheiro poderá visitar Alexandra, a família de Alexandra poderá ir viver para Portugal e visitar a Rússia, etc., etc.
Paralelamente a isso, as autoridades portuguesas e russas deverão explicar como é que acontecem situações destas e tomar medidas para que não se repitam.Li na empresa que a Assembleia da República Portuguesa irá rever a lei para aumentar a protecção das crianças. Muito bem, mas também não seria mau se a Rússia assinasse, finalmente, a Convenção de Haia.
É urgente aproximar as legislações da Rússia e da União Europeia no campo da defesa dos direitos da criança.Este caso mostrou claramente que a justiça portuguesa falhou, mas parece não ter sido a única instituição a falhar.
Alguns advogados russos consideram que foram violadas leis russas no processo de atribuição da cidadania russa a Alexandra, e isto deve também ser esclarecido.
E nunca podemos esquecer que há muitas Alexandras na Rússia e Portugal, que necessitam também de ajuda urgente.

52 comentários:

  1. Agora, a seguir à vigilia .. qual o proximo passo que devemos tomar ?

    Esta semana é complicada mas para a outra semna será mais fácil organizar qualquer coisa

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o José Milhazes! Vamos acabar com a "guerra" e unir esforços para o bem da Xaninha. Pelos visto no programa de televisão em que a Natalia participou não lhe faltaram criticas. Sem o opoio da opinião pública da Russia ela fica mais fraca e por isso será mais facil conversar com ela! O melhor será que ela aceite voltar para Portugal, com a garantia de trabalho, casa e co~m a possibilidade de ficar com a filha. Assim será mais facil vigiar e actuar se for necessario. Agora ela não pode pensar que se voltar para Portugal lhe tiram a filha. Assim ela não regressa!!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o José Milhazes. Obrigada. Também concordo com a Manuela, a Natalia não pode pensar que se vai tirar a filha, é isso que lhe teem que comunicar, quem conseguir falar com ela, dizer-lhe isso, e pode também trazer a Valéria, que também devia ter tido uma infancia pouco saudável, mas o que lá vai lá vai, temos que pensar no futuro, sem ressentimentos e dar confiança a Natália que ela aqui está bem melhor com as filhas, por favor comuniquem isso á Natalia.
    Obrigada
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Esse sr. anónimo é um intriguista, deve ser uma pessoa traumatizada, tem que se curar, pode contactar connosco e se precisar de ajuda, também o podemos ajudar, devia era estar calado, é uma pessoa sem sentimentos, pode ser que um dia tenha a paga....

    ResponderEliminar
  5. Se existem advogados Russos que dizem que no processo de atribuição de cidadania Russa à Alexandra houve violação das leis Russas, existirá algum advogado que queira abraçar esta causa? O que se pode fazer? Alguém consegue ir ao blogue Russo pedir ajuda a algum advogado que queira ajudar? Julgo que seria um passo muito importante, pois se houver alguns elementos que evidenciem que a legalização da Alexandra não é legal pode haver um dado mmuito importante para a menina voltar para Portugal.... digo eu ...Por favor, alguém pode traduzir esta mensagem para russo e por no blog de apoio à Alexandra?

    ResponderEliminar
  6. Casal Pinheiro, administradores do blog.... já falaram com algum advogado no sentido de esclarecer a situação que referi acima?

    Há que saber quais as ilegalidades cometidas para se saber quais os passos que se podem tomar.

    Agradeço o V/ comentário.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia
    Só agora pude entrar no blog pois tenho me dicado muito e tenho algum trabalho acumulado que tive de orientar mas estou sempre convosco e com a Alexandra no coração.
    Fico muito feliz porque a familia Pinheiro conseguiu falar com a xaninha e que ela aparentemente está bem apesar das saudades.
    Estou ttalmente de acordo como já aqui mensionei várias vezes em a Natália voltar para portugal com as filhas e aqui continuar com elas tendo um tecto para morar e trabalho também que será concerteza apoiada por toda agente

    ResponderEliminar
  8. Eu também concordo que se pode "convencer" a Natália a vir para Portugal e ter uma vida melhor, basta ela aceitar e também querer que as coisas começem do principio para poder dar o melhor ás suas duas filhas.

    É evidente que não devemos exigir que a menina lhe seja tirada porque então ela vai entrar novamente em conflito, é preciso que ela sinta o apoio sincero das pessoas que a querem ajudar e a Alexandra sempre se vai sentir melhor porque está no pais que nasceu e que conhece.

    O que podemos fazer?

    ResponderEliminar
  9. Como algumas pessoas já disseram em vários blogues relacionados com a Alexandra, as questões psicológicas não devem ficar para 2º plano, porque estas atormentam a vítima o resto da vida.

    A UNICEF Russa, Embaixada Pt na Rússia, etc. estão a tomar providências? Espero que sim, para bem da ALexandra

    ResponderEliminar
  10. Bom dia,

    Sou a favor de se mandar mantimentos para a Rússia e não dinheiro, poderiamos mandar aquelas coisas que têm um prazo de validade razoável com por exemplo, Leite, cereais, bolachas, arroz, massas, Azeite, Oleo, sal, todo o tipo de leguminosa como o feijão e o grão, algumas conservas, só não sei muito bem o que eles na Russia têm por hábito comer, não conheço a gastronomia.

    Teriamos de arranjar um meio seguro para fazer chegar estas coisas para que não fosse desviado metade pelo caminho, talvez a Unicef poderá ajudar.

    Sei que fazendo isto a Natália poderá pensar 2 vezes antes de aceitar uma proposta para vir para Portugal, mas depois ela vai chegar á conclusão que esta ajuda não é assim tanta e para além disto terá de comprar muito mais coisas, como a carne o peixe, legumes, iogurtes e muitos mais alimentos que têm de ser comprados frescos (a família Pinheiro tem de a convencer que a menina precisa destes alimentos para crescer saudável).

    Acho que agora só com uma boa relação entre as famílias, este caso será resolvido de uma forma feliz, tentando fazer ver à Natália que aqui em Portugal terá todo o apoio dos pais afectivos e que não lhe querem tirar a filha de forma nenhuma, mas apenas continuar a dar o Amor e Carinho que sempre deram até agora, e que cá em Portugal toda a família (Natália, Alexandra e Valéria)terá mais condições e ainda poderá ajudar a restante família.

    Bem ajam a todos que estão nesta causa!!!
    Vamos conseguir trazer o sorriso da Xaninha de volta!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Penso que parte do problema é que na Rússia estão habituados a um certo tipo de alimentação e se sobreviveram assim e vivem assim, então a Alexandra que querem que cresça na Rússia também sobreviverá (apesar das carências nutricionais que possa ter e de estar habituada a um tipo de alimentação completamente diferente) e se calhar não se importam com isso...

    ResponderEliminar
  12. Porto,8 deJunho de 2009

    Maria Manuela Sousa

    Li o texto de JOSÉ MILHAZES e considerando que ele tem mais capacidade para falar sobre Legislação Portuguesa, Russa e Europeia que eu,só posso concordar que é necessário legislar para que a CRIANÇA seja sempre e em qualquer circunstância a PRIORIDADE e que a Leipasse a vigorar nos três países com a maior urgência. No futuro poder-se-ão evitar casos como estes. No imediato e no que respeita ao envio de ajuda material para a família da ALEXANDRA, se me fosse possível fazê-lo, fá-lo-ia, dentro de certos condicionalismos e pessoalmente controlados por mim. Aproveitaria para estar com a Menina e levar-lhe também um pouquinho do afecto Português que nunca deixará de ter da nossa parte. Infelizmente o que não me falta em boa vontade falta-me em dinheiro. Mas creio que é uma questão de ponderar em tudo antes ser tomada qualquer decisão. Afinal ela está tão longe! É óbvio que esxistem ainda pessoas idóneas para vigiar a aplicação duma eventual ajuda financeira à Família da ALEXANDRA. Mas será realmente a melhor opção? E se se verificar um certo oportunismo por parte da Mãe e restantes membros? Será que a ajuda " INEM " sem a Ajuda Continuada será suficiente? Concordo com o comentário que me antecede, e, no meu ponto de vista, a NATÁLIA sabe que tem em Portugal uma oportunidade que muitos emigrantes gostariam de ter no sentido de poder refazer a sua vida aqui com a ALEXANDRA. O facto de ter aqui problemas com a Justiça não significa que não possa corrigi-los e ter um futuro bom. Para si, NATÁLIA, para as suas Filhas e para a sua Família, voçê poderá ter todas as condições para os ajudar e vir a ser uma Mulher Feliz. Ainda é muito nova. Aproveite esta oportunidade. Depois de ter condições, poderá ir ao seu País e ajudar melhor os que são seus. Eu já sou Avózinha! Tenho bastante experiência da vida. E não preciso sequer de falar com a D. FLORINDA e com o Sr. JOÃO para ver que eles são pessoas que prometem e fazem. E tudo farão pela Alexandra e por si. Aqueles em quem agora voçê não acredita podem provar-lhe que poderão vir a ser um dia mais do que grandes amigos seus. Reconsidere e não diga " nunca! ". E digo também por si! Com respeito a novas manifestações, estou pronta a juntar-me a elas desde que informem aqui no blogue local, dia e hora. Um último e grande apelo a todos: Escrevam todos os dias. Não deixem esquecer este caso. A teimosia vence sempre desde que aplicada no sentido construtivo. Comentem. Montes de beijinhos XANINHA. Estamos contigo.
    Maria Manuela Sousa

    ResponderEliminar
  13. Caro anónimo daso 11:09,

    Cobarde é você, que nem sequer se identifica e vem para aqui gritar alarvidades.

    Agora, para os outros internautas,

    Sinceramente, não acredito que a Natália mude de ideias, pois os psicólogos russos que têm acompanhado a Alexandra dizem que um possível regresso a Portugal traumatizá-la-ia ainda mais...
    O melhor mesmo é que ambas as famílias se reconciliem para que os laços afectivos da Alexandra com o João e a Florinda Pinheiro não se quebrem...

    ResponderEliminar
  14. Anonimo das 11.09,

    Voce e completamente louco,espero que a Xaninha volte.

    ResponderEliminar
  15. HÁ CERTO TIPO DE ALIMENTOS QUE SE COMEM EM TODO O MUNDO.
    Também pode até ser interessante o resto da familia, nomeadamente Val´eria tomar contacto com alguns sabores" nossos",acho que deviamos aceitar a sugestão do nosso amigo Milhases pk ele está no terreno e também pk me parece mesmo muito lógica além de poder ser um passo no sentido de Natáli e restante família ACREDITEM na nossa boa vontade e vontade de ajudar...
    Precisamos de saber se a Fam. PINHEIRO está de ACORDO.

    Como nos organizamos para esta tarefa!ALGUÉM PODE COORDENAR???
    Maria Mendes

    Já agora pk não pressionamos os orgãos de comunicação no sentido de divulgarem melhor os votos brancos???

    ResponderEliminar
  16. Você não só é louco, mas também BURRO!!

    Ninguém quer tirar a menina à Natália!

    Ponha isso na sua cabeça, que só deve ter sumaúma em vez de miolos!!!!

    ResponderEliminar
  17. ESTE SENHOR ANONIMO É DOIDO!!! VA PARA LA VOÇE

    ResponderEliminar
  18. Para os administradores do blog,

    Vocês são mesmo teimosos em não quererem barrar os comentários de quem vem aqui insultar-nos!!! Isso não pode ser!!! E não me venham com a ideia da liberdade de expressão, pois quem a utiliza para fazer mal, desestabilizar e lançar o seu veneno deve ser silenciado!
    Lamento, mas é a mais pura verdade!

    ResponderEliminar
  19. Enquanto continuarem a dar conversa a este ou esta cobarde que nos insulta diariamente, estão a promover que se divirta cada vez mais.
    Este ou esta criatura ainda não percebeu que não nos desmobiliza e que, como todos os doidos, acha que a loucura reside nos outros!
    Não lhe respondam porque "VOZES DE BURRO NÃO CHEGAM AOS CÉUS"!

    ResponderEliminar
  20. O que é que você tem visto? Diga lá!
    E porque é que estamos a mentir? Vai ter de nos provar isso, porque você está a difamar-nos e isso pode custar-lhe muito caro.
    Por isso, tenha cuidado com o que diz.

    ResponderEliminar
  21. Pergunta: Mas porque é que continuam a responder? Lá vem a sabedoria Portuguesa: Vozes de burro não chegam ao céu. Se responderem tamos a dar troco a quem não merece. Volto a repetir o meu pedido: Não respondam a provocações baratas.

    Já repararam que quando começamos aqui a debater os interesses e ideias para as ajudar entra alguém para destabilizar e nos desviar dos assuntos? Pensem bem... enquanto respondemos, perdemo-nos nos assuntos e eles ficam todos contentes.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  22. Este gajo está a cometer o delito de difamação. Alguém deveria castigá-lo.

    ResponderEliminar
  23. Ignorar é a melhor resposta.

    Que a Xana e familia voltem ....

    ResponderEliminar
  24. "Alguns advogados russos consideram que foram violadas leis russas no processo de atribuição da cidadania russa a Alexandra, e isto deve também ser esclarecido".

    Oxalá que estas palavras sejam um sinal positivo de que algo bom possa estar para acontecer.
    Se já vivia triste e chorei muito pela menina, agora sabendo que ela pode estar a passar fome mais me doi o coração, e este sentimento de impotência destroi-me completamente.
    Sinto também que este caso está a morrer, já quase não se fala dele, só espero que os Pinheiro não baixem os braços e nós aqui neste blog também não. Porque enquanto aqui viermos a luta pela Xana continua.
    Por favor não vanos desistir.

    QUANTO AO ANÓNIMO QUE AQUI VEM ESCREVER PARVOIÇES, DE ANÓNIMO NÃO TEM NADA. MAS DE BURRO SIM, NÃO ESQUEÇA QUE O SEU IP PODE SER DESCODIFICADO.

    Cristina

    ResponderEliminar
  25. Exacto, caro anónimo!

    Tenha cuidado, porque se se descodificar o seu IP, isso poderá custar-lhe MUITO CARO!

    ResponderEliminar
  26. Por favor não alimentem insultos. Este Blog foi criado para dar apoio à Xaninha, quem não o fizer, simplesmente deve ser ignorado. Obrigada a todos que estão do nosso lado.

    ResponderEliminar
  27. Porque é que o advogado dos pais da Alexandra nao procura ajuda de um colega russo ,mesmo através da nossa embaixada? Ou nós nao temos lá embaixada ou embaixador á altura do seu cargo? Que se mexam todos com competência! Vamos parar de ter tanto medo de gente a quem pagamos com os nossos impostos para nos representar e nao para levarem vidas de faz de conta,que cumpram a suas obrigaÇoes ou se demitam.Haveriguem o porquê da decisao deste "juiz"e ele que também preste contas e se ponha em campo porque errou muito profissinalmente,será que é só incompetente ? Eu suspeito que a questao seja bem pior, este senhor tem muito que se lhe diga em termos de formaÇao moral. No minimo deveria ser obrigado institucionalmente e para exemplo de todos a deslocar-se á Rússia pedir oficialmente explicaÇoes Sobre o conteúdo do relatório que supostamente o "enganou" na sua "brilhante" decisao.Ou que fale oficiosamente com os mesmos e lhes diga que infelizmente este caso tomou proporÇoes publicas que obrigam a que O rumo desta crianÇa nao seja o que lhe "queriam" traÇar.Que se chamem as coisas pelos nomes e as pessoas também. Tenho todo o respeito e admiraÇao por todos os profissionais que trabalham para todos nós exemplarmente e nenhum por aqueles usam ,abusam e deixam abusar dos "pequenos e grandes poderes".Ontem fiquei um pouco feliz e finalmente com vontade de votar(que nao tenho tido),porque parece que talvez valha a pena acreditar que somos um povo com capacidade de se mexer no sentido de mostrar que outros têm que ser os rumos. Concordo com diplomacia e solidariedade neste caso ,mas em simultaneo com acÇoes de caracter legal e de direitos humanos a serem accionadas. Os progenitores da Alexandra nao sao seus donos e tèm o dever de cuidar dela como deve ser e nao voltar a colocá-la em situaÇao identica a quando a abandonaram negligenciada.Parece que em termos oficiais e legais podem haver brechas de ilegalidades cometidas quer em portugal quer na rússia que devem ser devidamente exploradas. Espera para o bem de todas as pequenas Alexandras se demonstre nao só a nossa indignaÇao e dedicaÇao de carácter solidário,mas também a forÇa do direito ,da justiÇa e sobretudo o direito das crianÇas que é primordial para que possamos ter uma sociedade constituida por seres humanos bem formados.

    ResponderEliminar
  28. É, é mentira.
    Você está a mentir com quantos dentes tem. Que actos pouco dignos viu? Acha que tentar enviar mantimentos é pouco digno? Acha que o facto de nos preocuparmos com o bem-estar da Alexandra é pouco digno?
    Em vez de criticar, que tal ajudar e propor iniciativas?

    É tão fácil dizer mal e lançar veneno...

    ResponderEliminar
  29. Por favor... Este blogue está precisando de um moderador! Ou então ignorem os insultos. Não vale a pena sequer responder...

    ResponderEliminar
  30. Então, Isabela, por favor, filtrem os comentários. Para o bem de todos, especialmente da Alexandra!!

    ResponderEliminar
  31. Alguém sabeo que se passa com a petição internacional? É que cada vez que tento aceder dá-me alerta de virus...

    ResponderEliminar
  32. Também me aconteceu isso ontem. É melhor verificarem o que se passa...

    ResponderEliminar
  33. There is Very big difference between that story and king Solomon judgment. Solomon judged regarding just born child who can't be asked. 6-years old girl easily can be asked where she wants to stay. I guess nobody dubious what would be her answer. So, the main problem is cynical and cruel position of Russian authorities. What kind of reconciliation we can speak if real Sandra's parents do not allow nether come to see their child no even call her by phone! Of course we should support Sandra's life in Prechistoe as far as it goes, but in the same time we should fight Internationally for her return to Portugal. Or at least for the Russian visa for her parents as first step.

    Yuri

    ResponderEliminar
  34. Concordo com o José Milhazes, toda a roupa suja já foi lavada em público!! É imperativo ajudar.

    UNICEF- Será que através deles não conseguimos saber como chegar ajuda lá?
    CASAL PINHEIRO- Alguém aqui conhece-os? Será que através deles a ajuda não poderia chegar?
    CAMPANHA "VOLTE NATÁLIA" Eu sei que parece surreal... Mas seria importante ela sentir que se voltasse ninguém a iria escorraçar, que seria uma atitude aplaudida e apoiada por muita gente.

    ResponderEliminar
  35. Mais um dia que passa e esta angustia não me passa, desejo tanto solução para este caso. Quaria tanto que a Natalia chegasse a conclusão que o melhor para ela e para a filha é o regresso a Portugal... o que detem lá?

    Será que quando o prgrama for para o ar e ela vir a sua reputação ainda mais abalada pelo seu país ser´+a que aí se decide??

    Haja paz nestas conversas entre as familias e que se decida pelo bem da menina e o seu regresso esteja para breve.

    Agora que pouco mais posso fazer agarro-me à oração e aguardo serenamente o milagre da paz e que esta criança possa regressar a sua terra, PORTUGAL.

    Acredito que vai acontecer, força e luz divina aquem esta mais interviniente neste caso.

    Força Alexandra, vai-te distraindo, sê feliz o teu regresso está para breve... Se Deus Quizer...

    Fica com Deus, minha pequenina.

    Até breve...

    ResponderEliminar
  36. Yuri

    Acho que é perigoso envolver os países nesta questão. Poderia haver um incidente diplomático e piorar tudo. A Rússia não teve culpa, apesar de não dar as informações reais das condições de vida da família, isso incluía 2 agregados que pelo o que ouvi são alcoólicos.
    Portugal agiu em nome da "lei" (patético) e a Rússia idem, fora que os Russos são bem nacionalistas...
    Na minha opinião a via deveria ser através das campanhas dos cidadãos dos dois países...
    O que acham?

    ResponderEliminar
  37. Nesta altura, a quem está a distancia de um computador e pouco mais pode fazer, resta-lhe a fé. Por isso, partilho com quem tambem ama esta criança e deseja o regresso dela a oração que eu lhe dedico.

    Oração de Santo Expedito
    Meu Santo expeidto das Causas JUSTAS e URGENTES. Socorrei-me nesta Hora de Aflição e Desepero, intercedei por_____ junto ao nosso Senhor JESUS CRISTO!
    Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santos dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Justas e Urgentes. Protegei_____. Ajudai_______. Dai Força, Coragem e Serenidade a _______.

    Atendei ao meu pedido________. Ajudai____ a superar estas Horas Dificeis, protegei_____ de todos a que possam prjeudicar, Protegei a _____ Familia, atendei ao meu pedido com Urgencia. Devolvei a ________ Paz e a Tranquilidade. Serei Grato pelo resto da minha vida e levarei seu nome atodos os que têm fé.

    REZO Pai Nosso e Santa Maria com Sinal da cruz.

    que o milagre aconteça... até breve Alexandra.

    ResponderEliminar
  38. Qual incidente diplomático...? Portugal está se borrifando para esta questão, que foi erro do nosso sistema, portanto estão caladinhos para não levarem da Russia a boca de que o "erro foi vosso". Já lá têm a pequenina por isso nem dão qualquer resposta... Ou seja, quando um não quer, dois não discutem.

    Além do mais, um ministro (já não me lembro qual foi) disse que cada estado é soberano e não não podemos meter nos seus assuntos internos (portanto, lavaram as mãos...).

    Tudo o que se poderá fazer é mesmo a nível de comunidades e se a Natália disser não é não mesmo e não há nada a fazer.

    ResponderEliminar
  39. Já nao sei mais o que fazer, rezo todos os dias pela Alexandra. Nunca um caso me tocou tanto no meu coração. Os gritos dela nao me saiem da cabeça. Concordo que devemos mandar mantimentos e roupa quentinha para ela. Talvez alguma coisa para a Irmã Valeria para ela mudar a opiniao em relação a nós. Mas se depois a Natalia habitua-se a isso e decide ficar na Russia? o que devemos nós fazer? Há alguem deste Bolg que já tem alguma coisa estruturada para podermos enviar ajuda? O casal Pinheiro já conseguiu entretanto falar para a menina?

    ResponderEliminar
  40. o grande problema não é a falta de dinheiro mas sim a falta de afecto. não existe dinheiro para comer mas as garrafas de vodca reinam na casa desta familia. e as ajudas monetárias apenas serviram no momento, não seram eternas. só existe uma coisa a fazer: recuperar a xaninha. e se as vigilias pacificas não resultarem há que fazer mais. se cortassemos a autoestrada do norte, ai sim, acredito que alguem lá no poder fizesse alguma coisa... e mais... assim, talvez os politicos tivessem algum comentário a fazer.

    ResponderEliminar
  41. José milhazes peÇo desculpa ,mas tenho que lhe dizer que as suas reportagens televisivas nao estao a mostrar tao concretamente aquilo que diz e eu acredito naquilo que diz,o problema é que as pessoas nao estao a ver toda essa realidade e entao perdesse o impacto necessário para que as pessoas se sintam... Acredito que talvez seja o medo de poder perder o contacto com a Alexandra,mas procure que a realidade nao seja branqueada e que a Alexandra saiba de todos nós e fale connosco qualquer coisa,sinto tristeza por tanta impotência.Nao é só os problemas materiais ,é também e muito mais a liberdade desta crianÇa

    ResponderEliminar
  42. Carla

    I'm a Russian and read whole Russian press through. You should understand clearly what that case is already political for Russia. Citizens (non-political) campaigns does not exist in Russia. (By the way absolute majority of comments by "simple" Russians are the girl has return to Portugal). Meanwhile child was terribly traumatized and still be in suffering!
    I do not see extra-danger to involve politicians. In any case Russian politicians like to have "good face". So it will be certain guaranty what they will control what goes on in Prechistoe meanwhile, do not allows, for instance, Natalia to beat Sandra as she did or to kill her dog as they did with puppies.

    Yuri

    ResponderEliminar
  43. Acabei de ler isto, notícia da Lusa e estou cada vez mais preocupada!
    "Alexandra: Mãe recusa oferta de trabalho e casa em Portugal por temer perder a filha
    08 de Junho de 2009, 13:01

    Moscovo, 08 Jun (Lusa) - A mãe de Alexandra Zaburin, a menina russa que viveu com uma família de Barcelos durante quatro anos, diz que recebeu várias propostas de trabalho e ajuda caso regressasse a Portugal, mas recusou-as por recear que lhe tirem a filha.

    Uma câmara municipal ofereceu-se para dar à família Zarubin um apartamento perto da terra do casal Pinheiro, que acolheu Alexandra, uma empresa portuguesa ofereceu-se para abrir um café para a mãe da menina gerir e um conhecido homem de negócios português prontificou-se ainda a pagar todas as despesas com a viagem dos Zarubin para Portugal se Natália Zaburin voltasse com a filha, disseram à Lusa fontes próximas das duas famílias (Zaburin e Pinheiro).

    A câmara municipal, a empresa e o homem de negócios em causa pediram anonimato para que este caso não seja utilizado politicamente, nem seja visto como oportunismo político, segundo as mesmas fontes".

    ResponderEliminar
  44. Por favor informem-nos se existem alguns desenvovimentos esperanÇosos relativamente á unicef,luis figo,catarina furtado, advogado,entidades russas,entidades portuguesas,organizaÇoes de direitos humanos,etc.Estamos a ser houvidos e considerados os interesses de Alexandra? Como me sinto muito empenhada e participativa nesta causa também sinto o direito de saber um pouco mais sobre como estao as coisas.

    ResponderEliminar
  45. Meus Senhores e Minhas Senhoras se o objectivo de todos Nós é tentar ajudar a MENINA e por consequência a Família, porque não juntamos a Uma Só Voz, esforços para assim acontecer. Todos Nós somos pessoas Civilizadas e o Sentimento/Dôr que circula nos Nossos Corações é Muito Forte! Porque NÃO GRITAMOS FORTE E BOM SOM, "XANINHA QUEREMOS FAZER-TE FELIZ"! Beijinho Linda!!!

    ResponderEliminar
  46. Esta Natália já sabia que nao reunia nenhuma condiÇao ,nem lar ,nem condiÇoes fisicas ,nem psicológicas, nem monetárias ,nem projecto de vida ,enfim nada para oferecer a esta crianÇa tal como quando a abandonou negligênciada.Pior,nem amor,pelo menos numa concepÇao saudavel daquilo que se considera amor.Nem valores para lhe transmitir.O que é que se espera deste tipo de "pessoa"? Será que ninguem vê que tem que acontecer algo muito forte para a resoluÇao deste caso e nao sao panimhos quentes á volta desta mulher.

    ResponderEliminar
  47. Tem sido muito desgastante para mim esta situaÇao ,nao imaginam o quanto me tem tocado ,a dificuldade em dormir ,em deixar de ouvir os gritos da pequena Alexandra que legalmente e em frente a todos foi "raptada" como ela disse. Ao ponto de indignidade humana a que chegamos,imaginem os gritos que nao ouvimos de tantas crianÇas...Tal como o choro de Alexandra nao moveu politicos ,nem responsáveis pelas mais diversas instituiÇoes e individualidades públicas,assim ficaram as coisas.Preciso de me ausentar do assunto porque nao suporto mais tanta maldade e hipócrisia .A comunicaÇao social ficou satisfeita com as declaraÇoes de um progenitor irresponsável e com as imagens da Rússia da Alexandra muito contente a correr e a apanhar flores com a sua progenitora agora muito carinhosa.A Alexandra ,também acreditam que nao teve nada para dizer aos jornalistas,nem mandar um beijinho aos seus pais (isto nao é normal)?Palavras para quê? Está tudo visto.Espero que nao censurem este meu comentário final.Deus queira que eu e os que me sao queridos nunca tenham nenhum problema judicial com injustiÇas destas porque comeÇo a sentir vontade da JustiÇa pelas pròprias maos para todos os que nao a praticam ou defendem.

    ResponderEliminar
  48. Que fazer?
    Vejam o que Jose Milhazes escreve:
    http://darussia.blogspot.com/2009/06/natalia-zarubina-nao-aceita-regressar.html

    ResponderEliminar
  49. Eu acredito que a natália vai pensar melhor pois só tem a ganhar. Sou de perto de viseu e acreditem que se ela voltar eu irei a braga para lhe ajudar em bens alimentares, roupas e no que eu poder. volta natália iremos-te ajudar,queremos ajudar-te.
    raquel

    ResponderEliminar
  50. Yuri

    Mas neste caso, o movimento envolvendo políticos, deveria partir da Rússia não é mesmo?
    Porque o que acontece é que o governo tem os seus poderes separados. Ou seja, o executivo não pode "mandar" no judiciário. O Juiz, baseado na legislação, julgou (mal) e determinou a entrega em última estância e pronto. Neste caso concreto não há o que fazer, não se pode revogar sentenças, ainda mais uma desse tipo, onde a criança já até saiu do país.
    O que fazer ao nível político??? Só se for a partir daí... O que acha?
    Escreva em português!! Please!!

    ResponderEliminar
  51. Sorry, I cannot write in Portugese, but in my opinion, it MUST be that russian law of giving citezenship were violated and that it could be good route to explore. I was waiting for months to get my passport renewed and was giving a citezenship within hours is unseen! people waiting for ages to register their children!

    All thoughts are with you, and I wish I could do more than to sign petition.

    ResponderEliminar