segunda-feira, 1 de junho de 2009

Russos juntam-se à luta por Alexandra

Comunidade russa e ucraniana do Norte do País reuniu-se em apoio à família de acolhimento de Alexandra
Sónia Caldas

Braga: Cem pessoas manifestaram-se se pelo regresso da menina

Uma centena de pessoas, na sua maioria cidadãos russos e ucranianos, juntaram-se ontem no centro de Braga numa manifestação pelo regresso da pequena Alexandra.

Uma bandeira russa cosida à portuguesa, cartazes a apelar ao regresso de Alexandra e t-shirts com fotografias da menina coloriram durante horas o centro da cidade. "Estamos aqui a apoiar a família portuguesa e a lutar pelo regresso da Alexandra. Só queremos que ela esteja bem, a Natália não tem o direito de ser mãe", disse Olga Ibanova, representante da associação de ucranianos em Portugal.

O mote para o início da manifestação foi dado por um médico russo, Alexandre Afanasiev, que num discurso revoltado explicou o objectivo do movimento. "Hoje não temos nacionalidade, estamos aqui pela Alexandra e para lhe mostrar que estamos com ela. A menina deve voltar o mais rápido possível para junto dos pais", disse.

Num tom de voz cada vez mais exaltado, Alexandre explicou que "um juiz pode enganar-se, mas o Governo não". Dito isto, retirou o passaporte russo do bolso e queimou-o perante os manifestantes.

"Sempre tive dupla nacionalidade, mas a partir de hoje sou só português. Vou queimar o meu passaporte porque tenho vergonha dos governadores russos", acrescentou o médico.

Foi de lágrimas nos olhos e sempre abraçados à sobrinha Ana, que João e Florinda Pinheiro assistiram à manifestação.

"É reconfortante sentir que os russos estão do meu lado, a Rússia está connosco. O nosso Governo está tão preocupado com as eleições que nem quer saber da menina. Não querem saber das nossas crianças, até porque elas não votam", afirmou o pai de acolhimento.

A cada dia que passa as forças de Florinda diminuem. Ontem, a mãe de acolhimento confessou que já não consegue ver a televisão russa pois não aguenta mais "ver a menina sofrer".

PORMENORES

CARRO

No protesto foi também usado um carro com imagens de Natália a dar palmadas na menina.

PETIÇÃO

A petição internacional pela Alexandra reúne já mais de 20 mil assinaturas: 60% são de cidadãos russos.

Correio da Manhã - 1 de Junho de 2009

53 comentários:

  1. Tanta gente preocupada com a menina e os políticos só se vão lembrar dela quando acontecer alguma coisa. Agora estão mais interessados em gastar o dinheiros dos contribuintes em panfletos e promessas que nunca cumprem, quando se lembrarem do assunto esperemos que não seja tarde.

    ResponderEliminar
  2. Hoje é o dia mundial da criança!

    Até quando teremos que ver pais negligentes e maltratantes, que abandonam os seus filhos, recuperarem-nos como se de um troféu pessoal se tratasse?
    Até quando teremos que ouvir os gritos de crianças como a Alexandra?
    Até quando teremos que ouvir juízes dizer “são as mães possíveis para estas crianças”?
    Até quando teremos que ver os direitos das crianças desrespeitados por causa da incapacidade das instituições que foram criadas para as protegerem?
    Até quando teremos que ver a indiferença de políticos e outros responsáveis, que ignoram o sofrimento das crianças?
    Até quando teremos que ver crianças condenadas a uma vida de sofrimento e de miséria, por culpa e por incúria daqueles que as geraram, sem que a justiça nada faça?
    Por ti Alexandra, para que possas perdoar a quem te causou tanto mal!

    ResponderEliminar
  3. Enviem aos vossos contactos:

    Caros amigos

    A Alexandra é uma menina russa que nasceu em Portugal e que foi colocada numa ama de confiança da sua mãe, em Barcelos, para que a ajudasse a criá-la, pois não tinha condições para isso. Sem emprego, sem condições de subsistência, com frequentes episódios de alcoolismo e prostituição a sua vida era errática. A pequena Alexandra foi recolhida, aos 17 meses, em condições deploráveis de subnutrição e negligência. A família que a recebeu, comunicou o caso à Segurança Social e à CPCJ e foi-lhe atribuída a guarda da criança com base na figura jurídica de “confiança a pessoa idónea”. A mãe visitava a filha com alguma regularidade, mas sem lhe manifestar afecto e sem se preocupar em ensinar-lhe a sua língua materna, o russo. O tempo foi passando e esta menina passou a amar esta família, que a amava também, a sua língua materna é o português e não fala outra língua, frequentava a escolinha e tinha os seus amigos, portanto uma vida equilibrada igual à dos nossos filhos que tanto amamos. A mãe da menina continuava a sua vida errante sem se preocupar com a filha, até que o SEF lhe dá ordem de expulsão, pressionada ela agarra-se à filha e diz que não pode partir sem ela. Daqui ao tribunal foi um passo: o tribunal de Barcelos reconhecendo o perigo para esta criança, atribui a sua guarda à família que acolheu a menina. A mãe apela ao Tribunal da Relação, o Consulado Russo intervém dizendo que a menina teria boas condições de vida na Rússia (sabemos hoje que nada disso é verdade, pelo contrário). O juiz decide com base em factos não comprovados (relatórios russo) e anulando a prova feita em Barcelos, ordena a partida da menina para a Rússia, sem um plano estruturado de desvinculação progressiva, a família de acolhimento ainda tentou lutar contra a crueldade da sentença, mas nada conseguiu. No dia 19 de Maio, a menina foi retirada à força do colo da sua família, num quadro de extrema violência psicológica, que marcou para sempre todos as pessoas de bem, que tiveram oportunidade de ver aquelas imagens na televisão. Lá está ela, num país distante, numa casa estranha, com pessoas que não entende e, a julgar pelas reportagens que têm chegado da televisão e da opinião pública russas, sem afecto, sem condições económicas, e num quadro de possível alcoolismo. O seu futuro é, portanto, incerto e precário. Está a sofrer, pois sente-se abandonada por aqueles que considera a sua família, foi arrancada do seu lar e este trauma marcará para sempre a sua vida. Existe um movimento de solidariedade para com a pequena Alexandra, para tentar reverter este quadro de sofrimento e para fazer pressão para que não haja mais “Alexandras em Portugal e no Mundo.
    Por favor, visite o site da pequena Alexandra, dê o seu contributo se puder, assine as petições e passe esta história dramática aos seus amigos!
    Em nome da Alexandra,


    Muito obrigada!


    Maria M.

    ResponderEliminar
  4. Já sabemos que não se pode contar com este país para o que quer que seja, por isso resta-nos apoiar nos Russos, Esses sim, podem-nos ajudar a trazer a Alexandra de volta!
    Não vamos desistir dela!!!!

    Há um comentário importante que está na reportagem do dia 31 de maio ( autora Susana Fevereiro) que era urgente que tivessem conhecimento do que lá diz. Quem os conhecer que os informe por favor!

    ResponderEliminar
  5. esqueci-me de dizer que a reportagem é para dar conhecimento aos pais da Alexandra

    ResponderEliminar
  6. Não podemos contar com os nossos representantes para nada é certo, então façamos algo..... VOTAR NULO no dia das eleições ... eu vou escrever no boletim de voto: REMEDEIAM O VOSSO ERRO FEITO Á ALEXANDRA

    ResponderEliminar
  7. GOSTARIA QUE OS SRS. DO BLOGUE ME INFORMASSEM POR FAVOR SE JÁ ENTRARAM EM CONTACTO COM O SR. JOÃO E A D. FLORINDA E LHES TRANSMITIRAM A PERGUNTA DOS PAIS DE ST. PETERSBURG

    ELES OFERECERAM AJUDA, TANTO COM UM REPRESENTANTE RUSSO, COMO PSICÓLOGA PARA A MENINA.

    ELES ENTRAM EM CONTACTO COMIGO A PEDIR AUTORIZAÇÃO E DEPOIS NÃO LHES POSSO RESPONDER NADA, PORQUE DAQUI DO BLOGUE NÃO ME RESPONDEM.

    RUSSOS QUEREM AJUDAR E NÃO TÊEM RESPOSTA.

    SOFIA FEVEREIRO

    ResponderEliminar
  8. Acabei de fazer a minha contribuição para a conta de ajuda à Alexandra. E fica o amargo de boca de sentir que é pouco, que gostaria, tal como todos, de mover o mundo para trazer esta menina de volta o mais rapidamente possível.
    Cada dia que passa é mais um dia de sofrimento para esta menina. E, os ILUSTRES homens deste planeta não se dão conta disto?
    Aos pais afectivos, ou melhor dizendo, aos pais, um beijo de força e solidariedade, pois o amor que demonstram por esta menina, esse sim, é o verdadeiro amor de pais!

    ResponderEliminar
  9. Hoje Dia da Criança, desejo que a nossa Alexandra tenha pelo menos o que comer, já que não tem por perto os pais (Florinda e João) para lhe darem um beijinho, um miminho.
    Força... sem luta nada se consegue, infelizmente a vida é assim... muito ingrata... são as injustiças da vida...

    ResponderEliminar
  10. infelizmente o nosso pais é assim , a menina estava muito bem com a familia de acolhimento aki em portugal, a mae nao kria saber dela por isso nao estava com ela e de uma hora para a outra é retirada á familia k a kriou e mandada para a russia junto da mae k nao se importou cm ela , é lamentavel so vao fazer alguma coisa kando nao ouver mais nada a fazer, a culpa nao ´´e so da russia mas do nosso pais k deu autorizaçao para a kriança ir com a sua mae , em vez de se preocuparem com muitas crianças aki em portugal k todos os dias sofrem de maus tratos !
    sinceramente tou desiludida com o meu pais e com a russia pois ninguem vai fazer nada !
    e a menina no meio disto tudo? deve estar completamente confusa pois de uma hora para a outra metem na num pais k nao conhece a lingua nem as pessoas e afastada de km a kriou ! pois é ninguem se importa kmo bem estar desta criança e com o seu psicologico...
    lamento e espero k alguem faça algo antes k seja tarde pois se a ame em frente as camaras bateu na criança o k sera por detras ....

    ResponderEliminar
  11. Sofia Fevereiro,

    Reencaminhei a tua mensagem para as pessoas que estão em contacto com os pais da Alexandra.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. A via do diálogo e da compreensão é a única possivel para resolver este drama, esta mãe não tem qualquer projecto de vida para a pequena Alexandra, se for ajudada talvez aceite regressar com a menina.Como pode a justiça ser tão cega e injusta?

    ResponderEliminar
  13. I am from Russia, Moscow. I want to say that it is so mean and disgusting what you do here. You are trying to manipulate whith public opinion in your own selfish interest, though it hurts the child and her mother. I think such people have no right to bring up children at all, you are cruel and heartless. Besides you have no any legal right to take away this child from her mother. You want to be kidnaper? Stop before it's too late. Russia is not whith you!

    ResponderEliminar
  14. Estou convencida que a Alexandra regressará a Portugal. Creio também que temos de analizar todas as opções que já foram colocadas e fazer um plano de organização para darmos andamento à situação visto que cada dia que passa é mais um dia de infelicidade da xaninha.
    Gostaria de saber quais são os planos dos pais afectivos para que os possamos ajudar e se eles têm conhecimento das informações que nos tem sido indicadas por aqui.
    Creio que já Há algum material para podermos trabalhar creio que só presisavamos de um pouco de organização e que nos informassem mais sobre o que devemos fazer

    ResponderEliminar
  15. Anonimo from 10:55 from Russia:

    Read about this case with a clean thought and after that, and after realize that in this moment there is no such thing as a Russia/Portugal case, after that, you can speak.

    ResponderEliminar
  16. Fandral,

    Eu já enviei mail para o pelaalexandra@gmail.com ontem.

    Se quiser contactar comigo, o meu mail: anampc8@hotmail.com

    Obrigada

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  17. A TODOS:

    Por favor ignorem esse comentário em inglês dessa russa.

    Ela costuma escrever neste site que os srs do blogue indicaram:

    http://radulova.livejournal.com/

    É a única que está contra nós e se lhe respondem consegue ser muito agressiva.
    Ignorem-na por favor. O que ela quer é atenção.

    Tenho recebido imensas mensagens de apoio dos russos, uns fizeram um blog de apoio à Xana e já me pediram ajuda com artigos portugueses.

    Tenho enviado tudo o que vem nos nossos jornais e agora convidaram-me a escrever lá, apesar de eu só poder escrever em inglês e não em russo. A maioria está do nosso lado.

    Os pais de St Peterburg, que ofereceram ajuda também criaram um site para ajudar a Xana:

    http://community.livejournal.com/help_alexander/

    Quem for ao gogle consegue traduzir o russo para português, apesar de não ficar perfeito.


    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  18. Será que se os pais afectivos da Alexandra não conseguiriam convencer a mãe da Alexandra a voltar para Portugal com algumas garantias. Porque não falar com o Presidente da Camara de Braga para arranjar um emprego para a Natália(a não ser que ela não queira trabalhar) e um lugar para morar. Eu vejo por outros Municipios que ajudam assim algumas familias.
    Com estas garantias e arranjando um visto de residência ela com certeza aceitaria pois sempre iria viver melhor que na Russia. Tentaria se integrar novamente na comunidade Russa existente que estou confiante que a aceitaria a bem da Alexandra

    ResponderEliminar
  19. SOFIA FEVEREIRO,

    Acho que para contactar com os pais da Xaninha poderia contactar a Sic ou outro orgão de comunicação social que eles de certeza têm o contacto do Sr. João ou da D. Florinda, penso que se explicar a situação eles darão o contaco, ou entram eles próprios em contacto com eles.

    Força não vamos desistir, Vamos trazer a Xaninha para junto de nós. Se for preciso qualquer coisa o meu mail é luisacarina@iol.pt estou disposta a ajudar (tenho pena de não ser grande coisa em inglês.

    ResponderEliminar
  20. O que nos move é o direito da Alexandra a ser respeitada e ouvida, nada disso aconteceu, ninguém lhe perguntou o que queria, ninguém escutou o seu coração, para uma criança de seis anos as leis não interessam, interessa o afecto estruturante e o aconchego.Ela não deve ser privada do contacto com a sua mãe, mas também não deve ser privada do contacto com aqueles que sente como seus pais!

    ResponderEliminar
  21. Olá. Gostaria de saber se já é possivel fazer alguma coisa com a petição uma vez que já têm cerca de 20 mil assinaturas. SErá que já se pode agir?

    ResponderEliminar
  22. http://www.expert.ru/columns/2009/06/01/naulitsepravdy/
    Last text from very popular russian journalist

    ResponderEliminar
  23. SR.S POLÍTICOS QUANDO ACABAR A PALHAÇADA DAS ELEIÇÕES LEMBREM-SE DE ALTERAR AS LEIS DE PROTECÇÃO DOS MENORES PARA QUE OS SEUS INTERESSES ESTEJAM EM PRIMEIRO LUGAR.

    ResponderEliminar
  24. Poderá ser impossível trazer a Alexandra de volta, mas não devemos desistir, devemos em nome dela lutar para que isto não aconteça com outras crianças em Portugal. Os laços biológicos são o desejável, felizmente a maioria das pessoas ama e protege os seus filhos, mas há uma minoria que não é capaz de o fazer, mesmo quando é ajudada. As crianças não podem continuar a sofrer, em nome de direitos absurdos dos pais sobre a tutela dos filhos. Os filhos não são propriedade dos pais, os filhos têm direito a uma família que os protega, eduque, sustente e ame.seja ou não biológica!Sempre!

    ResponderEliminar
  25. Este é o tipo de comentários que graças ao nosso Governo os portugueses têem que aguentar dessa russa maluca que deixou o comentário em cima.

    "What a phycotic country. I am glad I go to spain on holidays and not to portugal. I am glad the child is not in that hell any more ether. Where is Madlen McCane by the way? She looked suspiciously like Alexandra. Where are you hiding her pedos?!"

    "Wake up you, silly, Sasha is finally back with her mother and can be happy now. It is about country now. Your country seems to have a big fetish for blond little girls and keeps kidnapping them, I sure wouldn’t want to go there. Where is Madlen McCane?! "

    E há pior. Por isso é melhor ignorar.

    ResponderEliminar
  26. Luisa,

    Vou tentar, mas duvido que alguma televisão me dê um nº de telefone particular.

    Eu também não sou muito boa a inglês, mas o gogle ajuda nas palavras que não sei.

    Quanto à ideia que têem dito de pôr nos boletins de voto:" Queremos a Xaninha de volta " penso que não terá grande impacto, porque serão contados em branco e ninguém saberá o que lá está escrito.

    O que era realmente importante era as pessoas concentrarem-se à porta dos sítios de votos com cartazes a dizer qualquer coisa como que não votam por causa da indiferença do governo à Alexandra e às crianças.

    Aí até podiam ser entrevistadas e isso seria concerteza motivo de discussão pelos comentadores de todas as TVs, já que eles discutem sempre o problema da abstenção.

    Eu lembro-me que principalmente quando são eleicções europeias vai muito pouca gente votar e eles fartam-se de falar da abstenção.

    Penso que Braga poderia organizar algo. Unirem-se todos e não irem votar, mas estarem à porta dos sítios de voto com cartazes.

    Isso seria excelente para dar visibilidade ao caso da Xana.

    Sofia

    ResponderEliminar
  27. Ignorem estes comentários, são tão absurdos que nem merecem resposta, se lhes responderem retirarão toda a dignidade a este blog!
    O que pretendemos é defender os direitos das crianças, estão definidos e foram subscritos por Portugal, aceitamos e respeitamos que a Rússia tenha opções diferentes. Não foi a Rússia que desrespeitou os direitos desta criança, foi um tribunal português que não a soube preteger! A família biológica que está na Rússia também é inocente, a Alexandra deveria ter-lhe (caso a aceitassem)sido devolvida logo que a mãe a negligenciou,o erro é que Portugal tenha permitido que reconhecesse e amasse outra família e a tenha arrancado dela à força sem um plano de transição que salvaguardasse os sentimentos desta criança e a sua integridade psiquíca.Por favor, precisamos de racionalizar ao máximo esta luta, senão não seremos ouvidos e outras "Alexandras" se sucederão a esta!

    ResponderEliminar
  28. Juntemos esforços para que os decisores possam socorrer Alexandra.
    1. Anybody knows the direct email of First Lady of Russia (Svetlana Vladimirovna MedvedevaEnviei), please?
    2. Enviei um email adaptado ao que está abaixo à UNICEF Russa - moscow@unicef.org e à entidade responsável pela acustódia... rono@pervomay.adm.yar.ru
    3. O email abaixo enviei ao Presidente Russo e ao Director of the Presidential Executive Office(não é o primeiro que envio, mas podemos adaptar o nosso pedido à medida que os russos vão percebendo e apoiando o drama da Alexandra)- sorry the portuguese words, make the translation, please:
    Mr President of Russia /
    Mr Director of the Presidential Executive Office,
    Children’s day is celebrated on 1 June, today.
    Let Alexandra/Sandre come back to her persons who she calls father and mother and lived with them more than four years. She was very happy with this family, but a big mistake don't heared or respected what she wanted.
    Alexandra / Sandra is russian citizen but she never will feel russian citizen because her biological mother don't care her or teach her russian language, before. Today is too late, Alexandra is 6 years old.
    She is living a psychological hell by brutal cutting ties with her emotional family.
    Give to the world a great lesson in humanity.
    With respectful regards,
    Maria Ferreira
    Mr President of Russia,
    Children’s day is celebrated on 1 June, today.
    Let Alexandra/Sandre come back to her persons who she calls father and mother and lived with them more than four years. She was very happy with this family, but a big mistake don't heared or respected what she wanted.
    Alexandra / Sandra is russian citizen but she never will feel russian citizen because her biological mother don't care her or teach her russian language, before. Today is too late, Alexandra is 6 years old.
    She is living a psychological hell by brutal cutting ties with her emotional family.
    Give to the world a great lesson in humanity.
    With respectful regards,
    Maria Ferreira
    automatic translation:
    Детский день отмечается 1 июня, в настоящее время.
    Пусть Александры / Sandre вернуться к ней лиц, которые она называет отца и матери, и жила с ним более четырех лет. Она была очень счастлива с этой семьей, но большой ошибкой не слышали и не уважать того, что она хотела.
    Александра / Сандра является гражданином России, но она никогда не будет чувствовать себя гражданином России, поскольку ее биологическая мать не волнует ее или преподавать свой русский язык, до этого. Сегодня слишком поздно, Александра составляет 6 лет.
    Она живет в психологических черт путем жестокой резки связи с ее эмоциональной семьи.
    Дать в мире большой урок человечности.
    С уважением С уважением,
    Aumentemos o nosso esforço. A imoralidade foi tal para com Alexandra que os governantes russos devolverão a felicidade à inocente.
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  29. SOFIA PINHEIRO

    NO FORUM UMA DAS CRIADORAS DO BLOG PEDE QUE LHE ENVIE POR EMEIL O SEU CONTACTO PARA QUE POSSAM FALAR CONSIGO

    eMEIL:
    pelaalexandra@gmail.com

    ResponderEliminar
  30. Eu vou votar nulo e escrever, ''façam alguma coisa pela Alexandra, esta menina tem de voltar''

    ResponderEliminar
  31. Os países mais desenvolvidos do mundo têm poucas crianças institucionalizadas, as famílias de acolhimento e a adopção são as opções mais frequentes para dar às crianças o projecto de vida que as famílias biológicas não podem ou não querem dar.Para chegarmos a este patamar, ainda teremos que percorrer um longo caminho, o problema é cultural e não se soluciona por decreto, é preciso mudar as mentalidades, para que as crianças não passem por aquilo que a Alexandra está a passar!A família biológica é preferencial quando protege e ama as crianças! Quando lhe são dadas oportunidades e não consegue alterar o seu comportamento, a justiça deve definir para a criança um projecto de vida. Este processo não pode prolongar-se indefinidamente, com disputas cruéis que se arrastam pelos tribunais anos a fio. Lutemos para alterar esta realidade!

    ResponderEliminar
  32. Aos organizadores do blogue penso que seria importante colocarem um menu contendo os links mais oportunos, para cada um enviar no seu inglês (o meu é o possível...) ou "minutas" em inglês correcto para cada link.
    O Blogue (dos St Peterburg Parents?) -
    http://community.livejournal.com/help_alexander
    - tem vários links, destaquem-nos, p.f.
    Encontrei da Igreja Ortodoxa Russa, sediada nos USA?... englishinfo@russianorthodoxchurch.ws
    Sensibilizar a Igreja Ortodoxa Russa através da Ortodoxa Portuguesa seria mais uma ajuda:
    http://www.igrejaortodoxa.pt/contactos.html

    Só a felicidade da Alexandra interessa. O seu sofrimento (sobretudo psicológico tem que terminar). Face ao erro atroz de que foi vítima, acredito que as autoridades russas corrigi-lo-ão e darão uma grande lição ao Mundo e a nós (Tribunais portugueses e governantes) os principais culpados.

    ResponderEliminar
  33. Por favor informem o casal da importãncia que é aproximar-se deste grupo de pais na Rússia eles querem ajudar. PASSEM ESTA MENSAGEM AO SR. JÔAO NÂO DESPERDUCEM OPORTUNIDADES, È URGENTE!

    SOFIA ENTRE NO BLOG QUEREM CONTACTÁ-LA, Obrigada!

    ResponderEliminar
  34. Pela Alexandra, que simboliza todas as crianças maltratadas em Portugal, é necessário clarificar o conceito de superior interesse da criança, para que não haja juizes que confessem o seu embaraço depois de tomarem decisões irreversíveis que podem condenar crianças inocentes a uma vida de angústia e de sofrimento!

    ResponderEliminar
  35. Anónimo do 12:35 não se preocupe. Já falei com eles.

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  36. Mesmo que a Alexandra não volte, os pais afectivos devem continuar a manter contactos, escrevam-lhe em russo para que possam ler-lhe as cartas, digam que a amam, se ela se sentir apoiada, será mais fácil superar este choque emocional. Não condenem a sua mãe, ajudem-na a ser capaz de proteger e a amar a sua filha, dêem-lhe a oportunidade de nos mostrar que estavamos enganados.Se ela não quiser voltar a Portugal, duvido que de outra forma seja possível ajudar a pequena Alexandra.

    ResponderEliminar
  37. Uma vez que estiveram com os pais afectivos da Xaninha durante o fim de semana, saberão nos informar o que estão a pensar fazer???
    Como é que podemos continuar a apoiar a nossa xaninha?

    ResponderEliminar
  38. Este caso mediático dá uma péssima imagem de Portugal na Europa, é por isso que os responsáveis estão calados à espera que a Alexandra caia no esquecimento.Vão dizendo que lamentam, que estão chocados,...Hipocrisia e demagogia! O juíz desculpa-se com os factos ou com a falta deles, a segurança social com o tribunal, etc. Todos fazem o costume, nada se assume, ninguém é responsabilizado, as crianças são desrespeitadas nos direitos que estão consagrados na lei e é só isto que têm a dizer?
    Esta menina foi arrancada da sua casa e do seu contexto afectivo e cultural. Tiram-lhe a sua família afectiva, a sua língua, a sua casa, os seus amigos e mandaram-na com o seu cão para um país estranho,para uma língua estranha, para casa de estranhos, que partilham com ela o ADN. Sim, porque está escrito no ADN que as mães amam os filhos, mesmo que não os alimentem, mesmo que os abandonem, mesmo que lhes batam, mesmo que os agridam psicologicamente, são "as mães possíveis", um novo conceito de mãe inventado por um juiz português do Tribunal da Relação de Guimarães! A culpa é do ADN! Isto daria para rir se não fosse trágico!

    ResponderEliminar
  39. Hoje nas noticias do meio dia reparei que o senhor Pires de Lima do C.D.S. num comicio falou sobre o problema da XANINHA alguém viu? É bom que se vá falando da XANINHA nos meios de comunicação.

    ResponderEliminar
  40. Eu gostava de poder ajudar no que fosse possível. Ontem fiz centenas de kilometros para estar na concentração e sinto-me impotente por não poder fazer nada. Já mandei email para todos os endereços aqui mensionados.
    Digam que mais se pode fazer?

    ResponderEliminar
  41. Viram uma notícia que vem no DN?
    Sr. João e D. Florinda estão a pensar em abrir uma café em Braga para a mãe da Alexandra ter emprego para que possam vir para Portugal. creio que é uma exelente ideia

    ResponderEliminar
  42. Caros amigos e amigas, estou a desanimar!! Vejam só esta notícia:

    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/alexandra-russia-menina-russa-braga-joao-pinheiro-tvi24/1067457-4071.html

    O que interessa é a menina!! Qual é a mãe que vendo uma perspectiva de vida melhor, não a agarraria?!?!?
    Uma hipótese para que a filha vivesse num meio com alguma qualidade de vida... E ainda diz que ama a filha...

    ResponderEliminar
  43. Nao podemos deixar que a Alexandra caia no esquecimento, as pessoas que estão com participaçao mais activa que nos digam o que devemos fazer para dar cada vez mais notoriedade a este caso, eu sugiro para tentarmos atrair figuras mediaticas convida-las a dizerem o que pessam desde Bono a Sting, passando pelo Tony Carrera, Julia Pinheiro, Fatima Lopes são só alguns dos nomes que me recordo de momento, muitas vezes eles estão disponivem para apoiar uma causa do CORAÇÃO

    ResponderEliminar
  44. Eu estou de acordo que a mãe da Alexandra esteja desconfiada desta situação mas creio que se conseguirá convencer-la a voltar a Portugal.Porque não contactar o Cristiano Ronaldo um figura tão mediática?
    Eu creio que se dermos garantias palpaveis, pelo que já nos apercebemos do seu temperamento, creio que conseguimos

    ResponderEliminar
  45. Estou a mandar mails para todas as pessoas que conheço e moram fora de Portugal. Em Espanha, Bélgica não se ouviu falar disto. Se fosse divulgado seria ainda mais pressão. Mandei para os vossos contactos, peçam-lhes para fazer circular e enviar para rádios e televisões dos seus países. Os nossos emigrantes poderiam dar uma ajuda...

    ResponderEliminar
  46. que o destino preserve a xaninha. ainda bem que a manifestação de braga teve aderencia. estavamos lá muitos e bons portugueses e russos. aliás até falei com espanhois, uma familia que veio em peso. pela xaninha e por todas as xaninhas que possam vir a existir. podemos não conseguir mudar o mundo ou salvar todas as crianças, mas salvar uma já é de honrar.

    ResponderEliminar
  47. Acabei de ver o video sobre a manifestação Pela Alexandra em Braga. E, posso dizer, fiquei muito angustiada. O sr. João tem muita razão no que diz. Realmente ele tem é tido algum apoio da Rússia, mas do governo português nem uma palavra ouviu.Isto deixou-me angustiada mesmo...que Portugal o meu!!!
    Época de eleições e não querem saber de mais nada.
    Srs. políticos, candidatos ou não às europeias, parem um pouco para pensar. Seria tão bonito se falassem do que realmente interessa, do que o país precisa de momento, do que uma criança, nem que seja uma, precisa com urgência.
    A XANINHA merece que parem um pouco, que repensem o modo de actuar nos Tribunais, na Segurança Social, na própria Lei.
    Uma coisa, porém, lhes digo: Comigo não contem com voto nenhum, podem sim contar com a minha presença em algum local das eleições, mas como protesto por nada terem feito até agora por este caso, por ignorarem completamente a destruição da vida de uma criança, por só quererem votos interesseiros que vos enchem os bolsos de dinheiro e vos cobrem de status social. Pois comigo não contem para essa fantuchada, não merecem que nos desloquemos por causa de vós, mas sim que nos movamos por uma causa justa que pretende ser de algum modo reparadora dos vossos erros, do modo como procedem para com a lei, como as fazem.
    Peço a quem me leia que se desloque a um local de voto, mas não para votar, mas sim como forma de protesto, com cartazes e fotos da menina.
    Não deram uma palavra os senhor João, pois bem, vamos ver se dão ou não. Não se esqueçam que a união faz a força; juntemo-nos nesta data para manifestarmos a nossa revolta pela indiferença que os "poderosos" políticos têm para com a NOSSA XANINHA, para com as futuras Xaninhas independentemente da sua nacionalidade.
    JUNTEMO-NOS DIA DAS ELEIÇÕES!!!
    FORÇA E CORAGEM!!!!

    ResponderEliminar
  48. Vamos mostrar que somos muitos, apartir de amanha vamos começar a por fitas brancas nos nossos carros, este movimento pela ALEXANDRA tem de ter muita visibilidade publica. Vamos la fazer isso pela nossa menina. Podemos também oferecer fitas brancas a amigos....

    ResponderEliminar
  49. O Figo está por Lisboa, alguém têm contactos que nos levem até ele?
    Era importante que a Alenxandra conseguise um "padrinho" para divulgar a sua causa com notoriedade do Sr. Luis Figo.

    ResponderEliminar
  50. Yo también he firmado la petición y la he pasado a todos mis amigos en Rusia y España. A ver si sirve de algo. Que sean fuertes.

    ResponderEliminar
  51. Estou muito preocupada com a Alexandra, assito a todas as noticias e cada vez mais desiludida com o que vejo, uma cas degradada, uma mae que espera pelos subsidios da filha para viver, trabalhar nao lhe interessa por isso e que nao quer aceitar a proposta do Sr. Joao Pinheiro. A alimentaçao de Alexandra nao e correcta, so aqueles caldos pretos que a mae lhe da...onde esta o leite, os iogurtes...etc. Peço que aja uma instituição que consiga arrancar a "nossa portugues do coraçao" Alexandra da russia e traze la para o seu verdadeiro lar e para os seus verdadeiros pais. Peço que nao se esqueçam que Natalia tam antecedentes criminosos, tentou esfaquear um ex companheiro, que por sinal eram muitos, tambem tenham em conta o seu tio alcoolico que matou os caes pequenos filhotes da Lucia, a unica amiga que "os montros" de Guimaraes permitiram a menina levar para a russia...o que podera ele fazer a Alexandra???? Tenham atençao e nao deixem passar muito tempo....ajudem na por favor....A menina ja nao sorri, fala de maneira tao triste...consegue se vencer tantas coisas por favor consigam esta luta....Sr Joao e Sra Florinda nao desistam recorram a todas as instituiçoes, amaioria esta do vosso lado...todos unidos conseguiremos. O meu coração nao descansa enqunto alexandra nao regressar a sua nacionalidade PORTUGAL...onde tem todo o amor....nao se apaga assim a vida de uma criança e lamentavel...

    ResponderEliminar
  52. A Alexandra nao merecia tudo isto, o porquê destes adultos serem tão crueis ao darem este destino a Alexandra.Espero que aja alguem soberano em Portugal que se deixe de BLA BLA BLA e aja antes de que a menina fique mesmo doente, vesse que esta triste e sobrenutirda...ajudem na.Natalia se amasse de verdade a sua filha nao queria este destino para ela, viria para Portugal com ela, nao lhe daria este trauma de a afastar de tudo o que ama. Natalia pensa mais na Alexandra e nao em ti propria.

    ResponderEliminar