sexta-feira, 17 de julho de 2009

Barcelos: Família afectiva alugou casa junto ao local onde mora

Natália já tem casa em Portugal

O regresso de Alexandra a Portugal está cada vez mais próximo. João e Florinda, pais afectivos da menina que está na Rússia com a mãe por decisão judicial, não desistem. O casal alugou uma casa a poucos metros do local onde vive e onde Natália poderá morar com as duas filhas, caso decida voltar.
Ontem o casal falou com a mãe de Alexandra e contou-lhe a novidade. Apesar de continuar um pouco hesitante, Natália mostrou vontade em regressar.
"Contei-lhe que alugámos uma casa. Ela ficou contente e disse que estava a pensar voltar", contou ao CM Florinda.
Os dias do casal são agora ocupados com a restauração da casa, que possui mais de 6000 m2. Na moradia estão já a ser feitas obras para que quando Alexandra regresse tudo esteja pronto.
"Vamos fazer algumas obras na casa, queremos que a Xaninha volte a ter todo o conforto a que estava habituada, queremos dar-lhe todo o amor que temos e construir uma família" afirmou João Pinheiro.
Após falarem com Natália, João e Florinda estiveram ainda alguns minutos ao telefone com Alexandra. A menina, que desde anteontem começou a frequentar o infantário, revelou alguma tristeza. "Estava triste e disse que não tinha amigos. Não consegue comunicar com as outras crianças e sente-se sozinha", contou João.

Correio da Manhã, 17Jul09

194 comentários:

  1. Vá Xaninha!!!

    Anda ter connosco!!!
    Tá quase. Não estejas triste!!

    Um beijinho, meu amor

    Sofia Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Aie espero mesmo que a nossa princesa volte!!! estou anciosa por voltar te a ver Xaninha.....

    Beijo do fundo do corasçao

    ResponderEliminar
  3. Estes pais são fantásticos!! A Alexandra apesar dos maus tempos que tem corrido vai ser uma criança muito feliz! E espero do fundo do meu coração que sejam todos uma grande família!

    Um beijinho minha linda, falta pouco!

    ResponderEliminar
  4. A Natália deve dar graças a Deus pelo que o Sr. João e a D. Florinda estão a fazer não só pela Xaninha, por ela e pela Valéria.
    Isto é que é amor.

    Se o mundo tivesse mais pessoas como o Csal Pinheiro seria muito mais agradável para se viver. São um exemplo para muitos.

    Tu vais voltar Xaninha.. para junto de quem te ama e para o conforto que tu mereces.. e aqui sim terás uma vida mais feliz.

    Pela Xaninha.

    Ana Rocha

    ResponderEliminar
  5. Kiduxinha, nao fiques triste, falta pouco para voltares a ser Feliz junto de uma Enorme familia que te adora
    Mts beijinhos Princesa

    Um enorme beijinho ao Casal Pinheiro que cada dia que passa sobe mais na nossa consideração.

    ResponderEliminar
  6. Coragem Xaninha.... já falta pouco para estares perto daqueles que tanto te amam!!!
    Parabéns casal Pinheiro, voçes são realmente pessoas fantasticas. Devia haver mais pessoas assim! Mas o vosso esforço vai ser recompensado e em breve irão abraçar a vossa menina.

    Força!

    ResponderEliminar
  7. O Amor é lindo!!!!!!!!

    Vem Xaninha! Vem Natalia! Vem Valeria!

    A NOSSA XANINHA VAI SER FELIZ!! TEM DE SER... TEM DE SER...

    (que bebé chorona que eu sou!)

    Pela Xaninha.

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  8. O que a familia Pinheiro está a fazer pela Xaninha e familia é fantástico.
    Xaninha meu amor é só mais um pouco de paciência que em breve á estarás junto de que te adora.

    É só mais um bocadinho...

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos

    Estou sem palavras. Realmente este casal, tem que ter uma recompensa muito grande e essa recompensa é ter a menina delas "Xaninha" cá, claro com a mae e a irmã.
    Fico emocionada e comovida com estas atitudes do casal Pinheiro. Deus lhes dê muita saude e muita alegria porque eles merecem tudo de bom, teem um coração de ouro, Bem ajam e muitos beijinhos e muita coragem e fé para o casal Pinheiro.

    Natália como vês este casal adora-vos, traz as tuas filhas para cá, de certeza que vão ser muito felizes.

    Xaninha como vês a tua familia continua unida por ti...tudo....beijinhos grandes muita querida e não estjas triste, só de pensar nisso eu pareço uma fonte "a chorar", mas tu tens que ter fé e coragem, nós também temos que ter.

    Bem ajam a todos
    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Agora sim, uma luz ao fundo do túnel.
    Vamos lá todos a contribuir para a conta da Alexandra, para ajudar este casal a construir o lar para a Xaninha.

    Fátima de Gaia

    ResponderEliminar
  11. A esta mulher saiu-lhe a sorte grande e bem grande. Eu que trabalho no duro não tenho uma casa tão grande, nem que se pareça.É preciso gostar muito e claro, haver dinheiro para isso. Por mim, e em prol da Alexandra, dentro das minhas fracas possibilidades vou ver se engordo um cadinho a conta.

    ResponderEliminar
  12. Xaninha não fiques triste.

    Já falta pouco para estares junto daqueles que te adoram.

    Vem Xaninha, Vem Natália, e Valéria. Vão ser tão felizes aqui.

    Vão ser uma grande família e feliz.

    Têm muitos amigos cá.

    Pela Xaninha, sempre!

    Muitos beijos, querida.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde!

    Todos os pais, normais, entenda-se, para os seus filhos querem o melhor! É isso que o casal Pinheiro quer para a sua filha de coração: o melhor!
    Eu não compreendo, FPTrad, pela simples razão que também trabalho, também tenho filhos, também pago impostos e também não tenho uma casa assim. Mas tenho serenidade, paz, os meus filhos comigo e felizes e isso basta-me.
    Para mim, à Natalia, não lhe saiu a sorte grande: saiu-lhe, infelizmente, um percurso de vida que não invejo!
    À Alexandra, saiu-lhe uma vida complicada, que nenhuma criança devia ter.
    Ao casal Pinheiro, saiu-lhes um coração tamanho do mundo e um amor por esta criança que não tem limites! FELIZMENTE!
    Teresa

    ResponderEliminar
  14. Pois é, Teresa...
    A Natália teve uma vida complicada e não queria estar no lugar dela.
    O João e a Florinda Pinheiro deram-lhe uma oportunidade que muita gente não desdenharia...

    ResponderEliminar
  15. Força Alexandra! Continuo a acreditar que cada dia que passa está mais perto o teu regresso!

    ResponderEliminar
  16. Tens razão Teresa...

    Alexandra, continua sendo forte ok? Tu és uma guerreira e sobrevivente.

    Para o casal: Vocês são a prova viva, que para o amor, não há limites. Parabéns pela vossa maneira de ser, perseverantes e lutadores.

    Abços

    ResponderEliminar
  17. A ser verdade acho esta noticia fantastica, nao que duvide que os Pinheiro alugaram a casa, qdo menciono o " a ser verdade" é a vontade da Natalia voltar.
    Eu fui, e sou, das que acredita que ela volta, mais tarde ou mais cedo.
    Nunca a julguei, sei que há emigrantes que são explorados em Portugal, ela pode ter escolhido caminhos errados, mas será que antes destes tentou os correctos e lhe fecharam as portas?
    Indignei-me com a forma como a Xaninha foi entregue à Natalia, nao julgo se foi boa mae ou ma, mas considero que ter tido a ombridade de entregar a Xaninha aos Pinheiro foi tb um gesto de amor. Nao quero imaginar a dor de ter de entregar um filho a terceiros pq nao se tem condiçoes. Tb reconheço que ao ser deportada, pode ter usado a filha como moleta, mas prefiro acreditar que , ainda que á maneira dela, ame a menina e por isso a tenha querido levar consigo. Infelizmente o caso nao teve o acompanhamento que merecia, os superiores interesses da criança, tao proclamados por todos, nao foram tidos em consideraçao pelo tribunal e pelos magistrados que assumiram o caso e despacharam a coisa( desculpem o termo) para não ter outro caso Esmeralda e mau protagonismo.
    Infelizmente saiu-lhes o tiro pela colatra, mas pior que isso foi o sofrimento que causaram a esta menina,ja para nao falar nas restantes pessoas envolvidas, e que para o bem e para o mal, e qualquer que seja os desfecho desta historia, certamente ninguem o podera apagar da memoria daquela menina inocente e vitima dos erros dos adultos.
    Podem dizer que a Natalia é oportunista, que a Alexandra é a galinha dos ovos de ouro para ela,eu prefiro acreditar que ela ama a filha, que quer o melhor para ela e que quando a mágoa passar e aclarar as ideias vai lutar pela felicidade da Xanhinha, dela propria e da Valeria.
    Tb entendo e admiro a atitude dos Pinheiro em nao ter entregue a menina a Natalia quando esta foi deportada, a menina estava bem e eles sabiam que com a mae nao ia para uma vida facil, e sabendo do estilo de vida que a Natalia levava, temeram pela menina. Admiro a coragem e a persistencia deles, sao uns seres humanos maravilhosos. Eles tem uma coraçao do tamanho do mundo, isso ninguem pode negar.
    So tenho pena que as coisas nao tenham sido resolvidas entre as partes, e que as instituiçoes so se tenham mobilizado agora, mas como se costuma dizer, mais vale tarde que nunca e tomara que ainda va a tempo.

    Tudo isto para dizer que acho que ambas as partes terao a sua razao, mas o imporetante é que a Xaninha seja feliz.

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde a todos.
    Não há palavras suficientes para descrever este gesto de "AMOR" do casal Pinheiro para com a Xaninha. Tudo o que se diga não é suficiente, é lindo demais, não necessita de palavras. Este casal merece tudo o que há de bom na vida e nunca se esqueçam que "Amor com Amor se paga". Tenho a certeza que vão ser recompensados por tanto "AMOR" que dão à vossa menina.
    Quando alguém nos ama com esta intensidade podemos ter uma certeza,não estamos sós no mundo, que é como a nossa Princesa se deve sentir neste momento, perante este novo desafio.
    Deus queira que este sofrimento termine rápido.
    Obrigado por nunca desistirem.

    ResponderEliminar
  19. Estamos cá a esperar que em breve possamos desejar as boas vindas à Alexandra, Natália e irmã,
    O casal Pinheiro tem um coração tamanho do mundo. Bem hajam.
    Ao povo russo que se comove com a história desta menina e que apoia a reunião desta grande familia, um muito obrigado.
    Não merecemos essas decisões de (in)justiça que tantas vezes nos envergonham.
    Todas estas pessoas que se revoltam, mostram ser cidadãos com alma e coração. As crianças são o melhor do mundo.Não deveriam ser transladadas consoante dilemas dos adultos. Que Deus as proteja.
    Que a Xaninha e família venham em breve visitar o Algarve.
    Um grande abraço a todos os portugueses e russos e outras nacionalidades, que com amor apoiam o regresso da Xaninha.
    Angela

    ResponderEliminar
  20. Não há soluções perfeitas infelizmente.
    Não adoro a Natália e isso não é novidade para ninguém.

    Mas se esta é a maneira para salvar a Alexandra de todo aquele sofrimento na Rússia, então que seja.

    Nos omentários do Correio da Manhã há cada vez mais gente contra, o que não é bom. De todo.

    Quem for a favor, comente por favor:

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=780468F0-9537-4671-B68F-506EE36BF20B&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  21. Haverá sempre gente para criticar quer chova quer faça sol.
    No entanto todos ganhamos com uma sociedade mais justa e mais fraterna.
    O que muito me decepciona é não ver quaisquer comentários por parte dos nossos representantes de organizações humanitárias, Catarina Furtado, Antonio Guterres
    não saberão como navegar com o politicamente correcto?
    ....

    ResponderEliminar
  22. Sofia Fevereiro,
    Obrigada pelo alerta - leio só alguns sítios e sempre na diagonal. Neste momento não consigo comentar, mas voltarei a tentar.

    Nós temos que estar acima de sentimentos de alguma inveja, pela Alexandra. Provavelmente nenhum de nós teria a oportunidade que estão a oferecer à Natália, mas o que nos move e alegrará q.do elas voltarem é a felicidade de Alexandra que não queria ir e nenhuma criança merece a separação que lhe causaram.
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  23. Angela,

    Políticas...

    Não é politicamente rentável, apontar o dedo à legislação, juízes, assembleia...

    ResponderEliminar
  24. Sofia Fevereiro

    No meu ponto de vista quem faz esse tipo de comentários é quem tem dor de cotovelo, pois a familia Pinheiro não está a roubar previlégios a ninguém. A família Pinheiro está a fazer pela Alexandra o que muitas pessoas não farão à própria familia e é com isso que muitas pessoas se sentem incomodadas. São pessoas que têm um coração pequenino.
    Desejo tudo de bom à Familia Pinheiro e que o seu esforço seja recompensado com aquilo que únicamente querem neste momento que é a Felicidade da Alexandra que foi roubada de uma forma cruel.

    ResponderEliminar
  25. Mais uma citação que vale a pena reflectir:

    Pouco importa o julgamento dos outros.Os seres são tão contraditórios que é impossivel atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro...
    Dalai Lama

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde!

    É fantástico o que este casal está a fazer. Dão uma excelente lição de solidariedade ao mundo.

    Meretíssimo Juiz, ainda acha que fez justiça quando retirou a Alexandra a este casal e a colocou nas condições em que vive há dois meses???????
    Não tenho palavras para exprimir a revolta que sinto.

    Deus há-de fazer justiça!

    Xaninha, tens sido tão forte, aguenta um pouquinho mais! Coragem, linda!

    Força Familia Pinheiro e restantes "lutadores".

    Se precisarem de nós, sabem onde nos encontrar: aqui, assiduamente!

    Pela Xaninha, SEMPRE!

    Pombal

    ResponderEliminar
  27. Mais uma vez, Olá a todos!

    Estamos todos muito felizes, não é????
    O "casal maravilha" é um exemplo para todos nós,sobretudo, para os que se dizem cristãos, solidários mas depois, não ajudam a fazer nada e ainda criticam quem o quer fazer.

    Um abraço gigantesco cheio de carinho desta vossa amiga que nem vos conhece mas que vos tem em pensamento a todas as horas do dia.

    BEM HAJAM. OBRIGADA POR EXISTIREM!!!!

    Aos restantes, comentem a notícia do CM.

    ResponderEliminar
  28. ola,boa noite a tds,
    kero dizer k eu continuo aki,sempre,tds os dias,nao comento mas leio tds as opinioes...
    nao peço nada aos responsaveis do blog,escepto o regresso da xaninha,
    apesar de as vezes sentir um aperto no peito,(qd leio noticias menos boas),nao deixo de acreditar no regresso da menina,o casal Pinheiro acredita,por isso meus amigos vamos acreditar tb sem pedir nada em troca....é lindo ver k ainda a ser HUMANOS COMO ELES,k apesar de ter uma familia biologica nao se esquecem de um ser vivo,(k eles criaram e amaram),k precisa de carinho e condiçoes de vida,podiam simplesmente acatar a ordem do "juiz",...mas nao,eles sabem k a criança precisa de apoio em tds os aspectos,nao descem os braços....ESTAO DE PARABENS E NOSSA SENHORA DE FATIMA VAI OUVIR OS VOSSOS APELOS....EU ACREDITO,SEMPRE PELA XANINHA

    ISABEL , LUXEMBURGO

    ResponderEliminar
  29. Ola a todos,

    Este gesto do Casal Pinheiro que tanto é comentado é um gesto nobre que nos ensina muito...

    EU,
    Nasci e cresci numa familia humilde, a nossa maior riqueza estava nos nossos valores... honestidade e respeito pelo outro...

    a minha mãe era daquelas que em cada frase punha um provérbio... isso sempre me irritou.... "guarda que comer mas não guardes que fazer"... "filho és pai serás..." mas havia outros ditados que ditaram a minha maneira de ser... " faz o bem sem olhares a quem", " ajuda e serás ajudado"... e criei.me assim, dentro da minha modesta vida sempre ajudamos os outros e fomos ajudados...

    esta noticia desperta sentimentos. Para alguns é admiração e respeito para outros inveja e revolta... enfim, somos assim, somos humanos... mas acreditem ninguem ganha nada com a desgraça alheia e eu fico sempre muito mais feliz de ver os outros bem do que mal...

    Não censuro ninguem, o sentimento inveja é proprio do ser humano... não deve é comandar a nossa vida pois se assim for, atrasa a nossa vida...

    Eu não sou perfeita, a vida tem-me ensinado muita coisa... passei um periodo que sentia muita inveja... mas depois a vida ensinou-me que há valores mais importantes do que aqueles que invejava... foi uma lição dura... mas hoje digo apesar de tudo valeu a pena, cresci como ser humano e tornei-me numa pessoa muito melhor.
    Foi um desabafo. desculpem...

    Casal Pinheiro, sois fantásticos!!!

    Natália, finalmente a vida está a ser tua amiga, aproveita estes braços que se abrem para te receber em paz.

    Xaninha, querida sê forte.. está quase...

    ANJO DA GUARDA
    ALEXANDRA COMPANHIA
    GUARDAI A SUA ALMA
    DE NOITE E DE DIA

    E GUIA-A ATÉ NÓS, PORTUGAL, BRAGA.

    ASSIM SEJA.

    ResponderEliminar
  30. mas porque será que tentam sempre deturpar a opinião dos outros ou pôr outros sentidos nas frases?

    Ninguém disse que a natália teve uma vida fácil. Ninguém disse que a Alexandra devia ter esse percurso de vida.

    Também não invejo nada a casa que lhe vão dar para viver.

    Pela maneira como a Teresa fala parece que agora a natália é um anjinho, coitadinha dela. Mas qual é a pessoa que não percebe, que neste momento, e graças à Alexandra lhe saiu a sorte grande?

    A mim a casa que tenho felizmente também me satisfaz, já basta ter um tecto onde me acolher que muitas pessoas não têm.

    Se não compreende o que eu pretendi dizer com o meu comentário,ou não quis perceber, ou quer distorcer, ou seja lá o que for, ou se é apenas para "correr" daqui para fora com pessoas com dão a sua opinião, que não foi critica, não foi ofensa, mas apenas uma constatação é melhor dizer logo.

    Agora pergunto-lhe: uma pessoa que vive na miséria, que depois de tudo o que fez á filha, depois do que tem andado a fazer, que não tem "onde cair morta" se tudo o que lhe estão a oferecer não é a sorte grande. Vá perguntar a quem não tem nada a ver o que lhe respondem.

    Realmente.... é vontade de implicar com os outros!

    ResponderEliminar
  31. Boa noite!

    Obrigada pelo testemunho, Paula!

    Pela Xaninha... sempre!

    Pombal

    ResponderEliminar
  32. Ai Paula Barradas, deixe lá.
    Há por aqui muitas armadas em Madres Teresas de Calcutá. Qualquer dia têm mais pena da Natália do que da Alexandra.

    ResponderEliminar
  33. Boa noite a todos

    Xaninha para ti muitos muitos muitos beijinhos.

    Queremos ver-te depressa ao pé de nós.

    ResponderEliminar
  34. Sim Carla,

    é frustante que demasiadas vezes não nos reconhecemos nas acções ou comportamentos dos nossos eleitos ou representantes!
    Sobre algum sentimento de inveja, a família Pinheiro está a fazer o que prometeu à sua filha do coração, uma simples criança. Estão a lutar, estão a utilizar as suas posses para terem a alegria de a ver regressar e com perspectivas de um melhor presente e futuro.
    Outras situações em Portugal poderiam merecer alguma "inveja" visto utilizarem dinheiros públicos e niguém (nem eu claro)as põe em causa, tipo o rendimento mínimo garantido, reformas para quem pouco ou nada descontou, subsidios de desemprego, e talvez mais duvidosas, todo o tipo de benesses auto-atribuídas por quem tem poder para tal... e isso com altos custos em termos de impostos para trabalhadores e empresas, mas que tornam a sociedade mais justa.

    Também gostaria de salientar que vejo com ternura que a família Pinheiro terá transmitido os seus valores à Alexandra´. É ver com que carinho ela cuida dos dois cãezinhos, sobretudo do mais pequeno, quando por vezes, os miúdos que estão contrariados "despejam" alguma da sua "revolta" no cachorrinho mais próximo, e a Alexandra tem com eles um comportamento protector. Vê-se que é uma criança que acumulou um importante capital de sentimentos positivos.
    Parabéns familia Pinheiro!

    ResponderEliminar
  35. Mais uma notícia sobre a Xaninha.

    link: http://www.darussia.blogspot.com/

    Pombal

    ResponderEliminar
  36. é de rir... pensar que por dar-se uma casa a uma pessoa é revoltante... e nós que com os nossos impostos pagamos grandes casas e carros de alta cilindrada e férias de sonhos ... e eu contribuo bastante....

    preferiria pagar o aluguer da casa da natalia do que descontar o q desconto todos os meses sabe-se lá para que....

    ResponderEliminar
  37. Александра,
    не забыть о вас

    Alexandra,
    não nos esquecemos de ti

    Alexandra,
    not to forget about you

    ResponderEliminar
  38. Sr. João Pinheiro / D. Florinda Pinheiro

    Sois fantásticos ! Que Deus vos recompense e vos abençoe !


    A vós dedico as palavras magníficas de São Paulo :

    « Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor,
    serei como o bronze que soa, ou como
    o címbalo que retine.
    Ainda que eu tenha o dom de profetizar
    e conheça todos os mistérios
    e toda a ciência;
    ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montanhas,
    se não tiver amor, nada serei.

    (...)

    O amor é paciente, é benigno
    o amor não arde em ciúmes,
    não se ufana, não se ensoberbece,
    não se conduz inconvenientemente,
    não procura os seus interesses,
    não se exaspera,
    não se ressente do mal;
    não se alegra com a injustiça,
    mas regozija-se com a verdade.
    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera,
    tudo suporta

    O amor jamais acaba
    (...)


    Agora, pois, permanecem a Fé,
    a Esperança e o Amor
    Estes três.
    Porém, o maior deles é o Amor.»



    O Amor permanece.




    Querida Xaninha,
    Dorme bem.
    Mil beijinhos



    Queridos(as) amigos(as) deste Blog,
    Desejo-vos sonhos felizes.
    (vou dormir também, amanhã tenho um dia de muito trabalho... a partir das 8h...


    do Algarve
    Eugénia

    ResponderEliminar
  39. Anónimo 22h48,
    Tb estou nesse "barco", se pudesse seguir o rasto dos meus descontos, muitas más surpresas haveríamos de ter.

    Q.to ao gesto generoso do casal Pinheiro, temos que crescer um pouco mais. Aquele casal já disse publicamente e repetiu-o em Fátima, deram à Alexandra o que não deram aos filhos. E os filhos estão melindrados/invejosos com isso? Claro que não, não lhes faltou amor e afecto.

    Os nossos filhos terão uma casa como a que Alexandra poderá receber? Provavelmente não. E qual é o problema? Têm a g.de sorte de não terem passado por todo o sofrimento que Alexandra já passou com apenas 6 anos.

    Ajudar Alexandra, sem ajudar Natália é um lirismo e, c/o tal, impossível.

    Não esqueçamos os gritos desesperados de Alexandra na separação dos pais afectivos. Se tivermos isso presente talvez consigamos pensar que toda a genorosidade é pouca para remediar o erro atroz sobre aquela inocente.
    Uma boa noite e bom fim de semana,
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  40. Só hoje voltei a ter net em casa, desde há cerca de duas semanas. Estou um pouco perdida no desenrolar dos acontecimentos. Afinal a Xaninha foi para o infantário, que era para frequentar só em Setembro e a Natália já se inscreveu no Centro de Emprego. Se tenciona voltar, isto não faz muito sentido! Bom, quero acreditar que se trate só de um proform. Vi a notícia sobre a casa que o casal alugou para elas, na tvi, anteontem, penso eu. Esclareçam-me, por favor!

    Por ti, Xaninha!

    ResponderEliminar
  41. Se a D. Paula Barradas não concorda com o que a família Pinheiro está a fazer por Alexandra, Valéria e Natália, isso é lá consigo. Ninguém lhe pediu nada! Nem sequer opinião.
    Só não tem que criticar quem sacrifica a sua vida para ajudar os outros.
    Está provado que por amor a uma criança, que criaram desde os 17 meses, esta família é capaz de dar tudo.
    É inacreditável que perante a desgraça de vida de Natália, e consequentemente das filhas, alguém inveje o que lhe estão a oferecer para dar um futuro digno às filhas, e a ela própria.
    Fosse Natália aquilo que fosse quem é a D. Paula Barradas para a julgar?
    A inveja é muito má companheira...
    Peça o pão nosso de cada dia e saúde para si e para os seus e que nunca se veja na situação de Natália.

    Bem haja família Pinheiro, que Deus vos abençôe e que vos dê o dobro do que dais aos outros.

    um abraço solidário

    Maria Goretti

    ResponderEliminar
  42. Olá m.o.

    A Xaninha foi para o infantário para começar a se habituar à escola e a Natália teve 2 propostas de trabalho lá na Rússia, e aceitou (não sei qual das duas). Acontece que fala-se que há uma grande pressão da segurança social para que ela trabalhe, como é óbvio.Ao mesmo tempo, o casal tomou a iniciativa da casa e já comunicou à Natália e ela confirma que quer vir e ver, inclusive já comunicou a vinda à Xaninha....
    Não sei se era este esclarecimento que queria.

    :)

    ResponderEliminar
  43. grande coração deste casal, quem falou com eles percebe que o amor que eles sentem pela a Alexandra é enorme,um pai e uma mãe pelos seus filhos fazem tudo até mesmo humilharem-se.

    SÓ MESMO QUEM AMA MUITO.

    FORÇA AMIGOS NÓS ESTAMOS SEMPRE CONVOSCO.

    beijinhos para todos os que acreditam que a Alexandra ainda vai ser feliz.

    PELA A ALEXANDRA SEMPRE

    ResponderEliminar
  44. Mas vale a pena vc voltar ao tópico anterior, já com mais de 200 posts e dar uma lida para vc situar-se melhor e inclusive ir aos links.

    Abços

    ResponderEliminar
  45. paula eu sempre admirei os seus comentários, mas agora acho-a muito brusca nos seus comentários, desculpe a ousadia, o quê que modou?

    ResponderEliminar
  46. Até amanhã!

    Ah, a propósito... Por onde anda o Miguel???


    Abços

    ResponderEliminar
  47. Cara Paula Barradas,

    O que tenho para lhe dizer é o seguinte:
    - Deve estar equívocada porque não quero, nem deixo de querer "implicar" ou "correr" seja com quem for daqui. Aliás, não tenho aqui outro papel, senão o seu e de tantas outras pessoas que aqui comentam.
    - Limitei-me a responder ao comentário da FPTrad, que me parece ter percebido o que quis dizer.
    - Não faça das minhas palavras aquilo que eu não disse pois, em momento algum, disse aquilo que acha que eu disse.
    - Não me parece que tenha vitimizado a Natalia dizendo que não lhe invejo o percurso de vida. Se assim entendeu, entendeu mal.
    - Todos os meus comentários são assinados e, portanto, por mim assumidos. Nessa perspectiva, não me parece, que tenha de lhe dar grandes explicações sobre a opinião que tenho sobre as coisas.
    - Se se sentiu atingida, lamento. Não estou aqui para trocar opiniões consigo, mas sim para participar num blog sobre a Alexandra.
    - Não tem de concordar comigo nem eu consigo porque não somos NINGUÉM aqui. Somos apenas duas pessoas que não se conhecem de lado nenhum e que estão aqui para apoiar a Alexandra e o seu regresso.
    - E para finalizar, como não sou, infelizmente a Santa Teresa de Calcutá, tal como o anónimo, a seguir a si, me chamou, não deixo de lhe dizer que o seu comentário foi infeliz. Entenda como quiser!
    Aqui só há uma vítima. E essa vítima chama-se Alexandra!
    Teresa

    ResponderEliminar
  48. Meus amigos


    O que sinto por este casal é dificil de dizê-lo em palavras pois as mesmas podem não representar a verdade absoluta.

    O que este casal está a fazer por esta criança e um gesto de AMOR de uns pais para um filho.

    Na sociedade de hoje onde a inveja, a competição e o individualismo reinam é dificil aceitar noticias como estas.

    Como pode o amor de uns pais por uma filha ser invejado por outros, e criticado?

    Porquê questionar a luta pela felicidade de uma filha.

    A Alexandra merece toda a felicidade e todo o amor que estes pais tem para lhe dar.

    Àqueles que desdenham experimentem passar pela experiência, ainda que em pensamento.

    È doloroso não é?

    Ainda bem que há seguidores de Madre Teresa de Calcutá.

    Alexandra, querida estás sempre no nosso coração.

    Que os caminhos se iluminem para te trazer de volta e que encontres a felicidade e tranquilidade que tanto mereces.

    Xaninha, já falta pouquinho, querida.

    Um beijo do tamanho do mundo.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  49. Caros,
    Afinal o que nos move?
    Não é o regresso da Alexandra?

    Eu ainda não esqueci os gritos de desespero daquela menina e sei, porque tenho filhos que já passaram por uma separação/afastamento do pai, que a menina está a sofrer...ninguém se iluda com as imagens de uma Alexandra hiperactiva, sempre a brincar...a menina sente muito a falta do amor e carinho dos pais que a criaram.
    E começa agora a verbalizar alguma dessa tristeza...à mãe.

    Portanto,
    Concentrem-se na Alexandra e «esqueçam» a Natália, ou melhor, aceitem que a felicidade da Alexandra está presa à Natália.

    O que nos une, não nos pode separar,
    NÃO ESQUEÇAM.

    Vá lá, façam algo, sejam pro-activos e deixem o vosso comentário no Correio da Manhã, CONTRARIEM as vozes da gente contra:

    Quem for a favor, comente por favor:

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=780468F0-9537-4671-B68F-506EE36BF20B&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

    Como se pode ser CONTRA a tentativa de devolver a felicidade e uma menina?

    ResponderEliminar
  50. Aos pais e irmãos de afecto da Alexandra e restante familia Pinheiro,

    De facto, vocês AMAM profundamente aquela «vossa» filha e lutam pela sua felicidade...
    Comportam-se como VERDADEIROS pais

    Força...pela vossa menina

    ResponderEliminar
  51. Boas,amigos NÃO vamos desistir NUNCA do regresso da nosssa PRINCESA.

    Obrigado por lutarem pela Xaninha.

    Força e muitos beijinhos para a Familia Pinheiro e Srs Admin do Blog.
    São os meus Herois.Juntos somos mais fortes.

    Exmo.Sr.Juiz o Sr receba em dobro o que fez a esta menina.

    ResponderEliminar
  52. Querida XANINHA, os teus amiguinhos esperam cá por ti para brincarem muito,por favor não fiques triste.

    Vamos rezar muito ao teu Anjinho da Guarda,para te proteger e trazer até nós.

    ResponderEliminar
  53. O blog do Sr Jose Milhazes é para mim o mais fiável!

    Faz-me pena saber que a menina não tem com quem falar, por outro lado sinto-me muito feliz por saber que a Natália vem a Portugal com as meninas!

    ResponderEliminar
  54. Esta troca permanente de galhardetes entre as pessoas que visitam este blog não cai nada bem, parece que andam todos a lutar uns contra os outros em vez de andarem juntos na obtenção de um objectivo comum.
    DEIXEM-SE DISSO POR FAVOR, CADA PESSOA TEM DIREITO A OPINAR sem que lhe caiam depois todos em cima, por AMOR DE DEUS!

    ResponderEliminar
  55. Olhem, desculpem lá...ainda não percebi porque dizem que eu estou com inveja! Ainda não percebi porque cairam em cima do meu comentário quando digo que saiu a sorte grande à Natália.

    Eu até digo que vou engordar um cadinho a conta para ajudar!

    Não percebo, sinceramente porque a Teresa caiu em cima do comentário da FPtrad quando disse que compreendia o que eu queria dizer.

    Teresa, eu nem lhe vou responder porque sinceramente não vale a pena.

    Parece que aqui algumas pessoas julgam-se donas da verdade e mais ninguém pode ter uma opinião.

    Se eu tivesse inveja fosse do que fosse não estava aqui desde o principio para apoiar a Alexandra. E o que eu disse não é mentira nenhuma!

    Já devem ter esquecido os meus comentários contra quem para aqui veio como anónimo reclamar de irem dar uma casa à família. Têm memória curta.

    Realmente, aqui ou faz-se um comentário como anónimo ou é melhor nem dizer nada.

    Desculpem lá, mas quem me acusa de estar com inveja, é gente mesquinha que não tem mais nada para fazer senão pôr rótulos na testa dos outros.

    Passem bem.

    ResponderEliminar
  56. Gostaria de partilhar convosco algumas considerações sobre a Natália e a Xaninha e sobre as últimas notícias publicadas no blogue do José Milhazes. Tudo agora se tornou para mim mais claro.
    Primeiro, a Natália pôs a Xaninha no infantário agora e inscreveu-se no Centro de Emprego porque está a ser "controlada", como ela própria disse, pela segurança social local, ou seja, foi obrigada a isso. Pela primeira vez, oiço da boca dela que quer vir a Portugal com as filhas e o irmão (graças a Deus!). Tenho um presentimento que, quando vier, será para ficar.
    Mas, o que para mim me causou mais surpresa e, diria, agradável surpresa, foram as declarações do Sr. Anatoli Kutcheren, da Câmara Social junto do Presidente da Rússia.(Ver último post no blogue do JM - www.darussia.blogspot.com)
    Este senhor não é um advogado qualquer. É um membro da Câmara Social, um órgão criado para ser uma espécie de "Parlamento" informal, espelho da opinião pública, fórum de notáveis e personalidades conhecidas nas várias áreas, incluindo ciência, cultura, Igreja, etc. Naturalmente, ele é uma pessoa influente junto das autoridades russas e da opinião pública. Estas declarações mostram que, a nível oficial, os dirigentes russos, embora sendo a favor de a Xaninha continuar com a mãe biológica, reconhecem que a sua retirada brusca de Portugal foi prejudicial para a menina. Ou seja, não haverá provavelmente uma oposição oficial ou uma campanha de propaganda se a Natália vier para Portugal. Tudo isto são excelentes notícias para nós.
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  57. Esperando não estar a maçar ninguém, gostaria ainda de reflectir convosco sobre uma outra questão que ainda não se falou desde que a Xaninha foi entregue à Natália.

    Nós sabemos que a Xaninha sofreu com a separação dos pais afectivos. Mas, daqui a uns dez anos, quando ela entrar na adolescência, ela irá certamente procurar a mãe biológica, querer saber as suas origens, conhecer a fundo o seu passado, o que se passou nos primeiros anos de vida. Isso acontece com todos os adolescentes que foram abandonados ou entregues pelos pais biológicos a outras pessoas. O que eu quero dizer é que esta luta judicial da Natália pela recuperação da filha (ainda que não tenha sido por vontade própria da Natália, mas pelas circunstãncias), a ida da Xaninha com a mãe biológica para a Rússia, se por um lado foi traumatizante, por outro poderá vir a ter um papel positivo na adolescência da Xaninha. Nessa altura ela saberá que, embora tivesse sido abandonada pela mãe biológica, esta quis levá-la consigo para a Rússia, lutou por ela em tribunal e deu-lhe a conhecer a irmã e a avó.
    Com certeza, para a Xaninha,agora e no futuro, o importante é saber que a família Pinheiro a continua a amar. Mas, daqui a dez anos, será bom para ela saber que a Natália e a avó se importaram com ela, que a quiseram ao pé de si. A Xaninha precisa de manter os laços com a Natália e a família Zarubina, pois na adolescência ela precisará desses laços.
    Certa do amor da família Pinheiro, o melhor para a Xaninha será poder viver com (ao pé)as duas famílias, saber que nenhuma delas a rejeita, e saber que não há conflitos entre todas as pessoas que ama.

    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  58. Vejam a notícia que acaba de sair no jornal Sol.

    Estão confirmadas as minhas conjecturas sobre o conflito entre a Natália e a mãe e sobre a avó da Xaninha querer fazer tudo para manter a menina na Rússia. Vamos ver se a Natália é suficientemente forte para se opor à mãe.

    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  59. Bom dia!

    Mais um dia, ou melhor, prefiro dizer assim, menos um dia!

    Obrigada Cristina Mestre por partilhar a sua opinião connosco. Gosto muito de ler os seus comentários.

    Pela xaninha... sempre!!!

    Pombal

    ResponderEliminar
  60. noticia no SOL:

    «Ninguém tenciona ir a lado nenhum. Eles confundem o sonho com a realidade», declarou a avó de Alexandra, Olga Zarubina, numa entrevista à agência noticiosa Ria-Novosti, comentando as notícias de que a mãe da criança tenciona visitar Portugal com as duas filhas e o irmão.

    Contactada anteriormente pela Lusa por telefone, Natália Zarubina, mãe de Alexandra, admitiu a possibilidade de visitar Portugal para ver as propostas de residência e emprego que lhe tinham sido oferecidas por entidades públicas e privadas portuguesas.

    Segundo a avó, «os portugueses querem tentar fazer regressar Natália a todo o custo, para lhe tirar Sandra».

    «Eles (família de acolhimento) não precisam da Natália. Tentam atraí-la juntamente com a Sandra para Portugal, porque a menina está inatingível para eles na Rússia», acrescenta a avó, sublinhando que as intenções da parte portuguesa estão longe de ser «boas».

    «Se eles realmente quisessem ajudar, há muito poderiam ter feito isso. Eu não sei para que precisam disto, mas não se trata de amor pela menina», diz Olga Zarubina, insinuando haver «interesse» da parte da família que acolheu a criança.

    A avó reconhece que os «portugueses» telefonam constantemente a Natália para a convencer a regressar com Alexandra, mas mostra-se categoricamente contra isso.

    «Não excluo que Natália vá a Portugal para legalizar um documento, mas não permitirei que Sandra vá com ela. Se ela for, vai sem a filha», frisou.

    «Depois de conseguirem o seu objectivo, eles farão com Natália o que quiserem, não podemos excluir isso», considerou.

    Alexandra encontra-se na Rússia há quase dois meses e, na segunda-feira passada, passou a frequentar um infantário da vila de Pretchistoe, onde vive a família Zarubin.
    "

    ResponderEliminar
  61. Amigos, pelos vistos, a avó não se importa que Natália venha a Portugal, mas "sozinha"...
    Neste mundo egoísta, onde falta humanismo, a avó não percebe que haja seres humanos capazes de dar tudo por amor a uma criança, como a família Pinheiro está a fazer.
    Deus vai iluminar Natália, e ela vai voltar com as filhas, é preciso ter fé e não desistir nunca!
    Um abraço
    Pela Xaninha Sempre,

    Maria T.



    Notícia do Jornal Expresso de hoje.

    Alexandra: Avó quer impedir que a criança viaje para Portugal
    Moscovo, 17 Jul (Lusa) - A avó de Alexandra Zarubina, a criança russa entregue à mãe após quatro anos com uma família de Barcelos, tenciona impedir que a menina viaje para Portugal, apesar de a mãe já ter admitido fazê-lo.
    Lusa
    8:29 Sábado, 18 de Jul de 2009

    Comente [225 visitas]

    Link permanente: x

    Partilhe

    Moscovo, 17 Jul (Lusa) - A avó de Alexandra Zarubina, a criança russa entregue à mãe após quatro anos com uma família de Barcelos, tenciona impedir que a menina viaje para Portugal, apesar de a mãe já ter admitido fazê-lo.

    "Ninguém tenciona ir a lado nenhum. Eles confundem o sonho com a realidade", declarou a avó de Alexandra, Olga Zarubina, numa entrevista à agência noticiosa Ria-Novosti, comentando as notícias de que a mãe da criança tenciona visitar Portugal com as duas filhas e o irmão.

    Contactada anteriormente pela Lusa por telefone, Natália Zarubina, mãe de Alexandra, admitiu a possibilidade de visitar Portugal para ver as propostas de residência e emprego que lhe tinham sido oferecidas por entidades públicas e privadas portuguesas.

    Segundo a avó, "os portugueses querem tentar fazer regressar Natália a todo o custo, para lhe tirar Sandra".

    "Eles (família de acolhimento) não precisam da Natália. Tentam atraí-la juntamente com a Sandra para Portugal, porque a menina está inatingível para eles na Rússia", acrescenta a avó, sublinhando que as intenções da parte portuguesa estão longe de ser "boas".

    "Se eles realmente quisessem ajudar, há muito poderiam ter feito isso. Eu não sei para que precisam disto, mas não se trata de amor pela menina", diz Olga Zarubina, insinuando haver "interesse" da parte da família que acolheu a criança.

    A avó reconhece que os "portugueses" telefonam constantemente a Natália para a convencer a regressar com Alexandra, mas mostra-se categoricamente contra isso.

    "Não excluo que Natália vá a Portugal para legalizar um documento, mas não permitirei que Sandra vá com ela. Se ela for, vai sem a filha", frisou.

    "Depois de conseguirem o seu objectivo, eles farão com Natália o que quiserem, não podemos excluir isso", considerou.

    Alexandra encontra-se na Rússia há quase dois meses e, na segunda-feira passada, passou a frequentar um infantário da vila de Pretchistoe, onde vive a família Zarubin.

    JM.

    ResponderEliminar
  62. A noticia não me assusta ela não tem poder sobre a filha... acredito que a Natalia esa verdadeiramente arrependida de ter voltado para a Russia e esta a tentar sair o mais depressa possivel. Considero que seria importante alguem na russia de confiança que ajudasse a natalia a tratar de tudo longe do controlo da avó.

    Meu Deus ilumina esta gente e ajuda-os no seu regresso....

    paula odv

    ResponderEliminar
  63. Bom dia a todos

    Cristina Mestre aprecio muitos os seus comentários que nos ajudam imenso. Poderia dar-me o Link onde vem esta notícia?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  64. Obrigada, Cristina. Já fui ler a notícia.

    Parece-me fundamental que a Natália sinta o apoio de cá para ter força para contrariar a mãe. O facto do irmão querer vir também poderá ajudar. Começo a acreditar que ela diz que vem apenas ver por causa da mãe e que no fundo já decidiu que vai ficar.

    Xaninha, talvez seja desta que tu regressas ao teu mundo!

    Pombal

    ResponderEliminar
  65. O link é:

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=142391

    ResponderEliminar
  66. Rectifico:

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Default.aspx

    Peço desculpa pelo lapso.

    Pombal

    ResponderEliminar
  67. Creio que a Natália se vier para Portugal trará a menina pois ela sabe que só terá os benefícios aqui propostas se trouxer a menina. Quem tem autoridade sobre a Alexandra é a Natália e se ela quiser vir com ela virá pois se ela já afrontou a mãe anteriormente quando emigrou para Portugal sem o consentimento da mãe o fará outra vez. Posso estar enganada mas este é o meu ponto de vista.

    ResponderEliminar
  68. é mãe esta com medo de ficar sozinha, só com o marido... são os "velhos do restelo" com resitencia a mudança... a Natália sempre foi rebelde não é agora que vai acatar a decisão dá mãe... preocupa-me mais a Valéria criada pela avó deve estar num misto de emoções...

    As relações humanas são tão dificeis... mas cada vez acredito mais no regresso delas.

    O casal da Russia que esteve em Fátima pode ser uma boa ajuda para os orientar na papelada...

    Até breve Xaninha, Deus e Nossa Senhora de Fátima te proteja.

    Um beijinho GRANDE
    Paula ODV

    ResponderEliminar
  69. FULANO DE TAL disse...
    Olá Paula de Coimbra, foi no Jornal da Noite da SIC, que viu a reportagem?
    Caso tenha sido na SIC canal aberto e no dia 16, basta dar uma olhadela a estes dois links:

    Edição de 16-07-2009 (1ª parte)
    LINK: http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Jornal+da+Noite/2009/7/edicao-de-16-07-2009-1-parte.htm

    Edição de 16-07-2009 (2ª parte)
    LINK: http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Jornal+da+Noite/2009/7/edicao-de-16-07-2009-2-parte.htm

    Se foi no dia 17 que viu, então seleccione a mesma coisa (Telejornal do dia 17, 1ª parte e 2ª parte).

    Qualquer dos videos é muito grande, e não há hipótese de fast-forward patra tentar localizar rapidamente, em que segmento se encontra a notícia com a casa para Alexandra.

    Se se lembra do dia exacto e em que parte do telejornal foi dada a notíca (no princípio ou no foi) diga alguma coisa. 8^)

    ResponderEliminar
  70. No blog do Milhazes falam num advogado muito conceituado e respeitado na Russia que defende a entrega da Alexandra a mãe biológica mas critica o afastamento abrupto que foi alvo.

    Penso que este senhor seria uma boa influencia para agilizar o processo de regresso desta familia, agora que esta tudo esta a postos para os receber, casa e trabalho.

    Como se consegue o mail deste advogado? Seria boa ideia enviar mensagens a pedir a sua ajuda ou não vale a pena pois esta tudo encaminhado?

    Alguem se pode pronunciar?


    Deus te proteja Alexandra

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  71. Olá Fatinha de Gaia, a mesma que indicou o link com a notícia do Jornal SOL e LUSA. Essa notícia tem declarações do Anatoli Kutcheren, que também estão transcritas no Blog do Snr. Milhazes. As declarações desse cavalheiro, são duma imbecilidade atroz. Contradições ao estilo russo.
    E em tempos, ele disse coisas de sinal contrário. Anda aos zigue-zagues.
    E o pior, é que tem influência junto do presidente russo.
    Deve ser mais um ex-comunista, reciclado. :^§
    Nada de bom se deve esperar dessa criatura. =:^|

    ResponderEliminar
  72. Penso que dá ao 10.º minuto, na 2.ªparte.

    ResponderEliminar
  73. Não acho boa ideia envolver pessoas conhecidas da Rússia, personalidades oficiais russas etc.
    Naturalmente, todas elas são contra a Natália voltar a Portugal, por uma questão de patriotismo. Na Rússia,o interesse colectivo (do país) sobrepõe-se sempre ao interesse individual, mesmo que neste caso, seja o de uma criança.
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  74. Parece que se confirma que as negociações irão, ... dar em nada.
    Ainda não entendí bem, sequer, se a Natália julga que lhe estão a arranjar aquí uma casa mobilada e com renda paga e tudo (para todo o ano evidentemente) para vir aquí passar umas meras férias com a filha ou apenas uns meros dias até -segundo ela diz, no Natal, que é altura boa para ir para a praia :)))
    Quanto ás notícias da velhota Olga, pessoa saturnina e de belo estilo Brejnev, parece confirmar-se o que se dizia na Blogosfera russa: a Natália está detida em casa da mãe, Olga, e dependente monetariamente, dela. Está por assim dizer, refém da mãe. E a miúda (transformada em galinha dos ovos de ouro) é a "refém portuguesa", utlizada pela mãe. E, ao que tudo indica agora, pela avô, também. Querem sacar o máximo. Dinheiro e ajuda para lá? Nada, não enviem absolutamente nada !!!

    ResponderEliminar
  75. Sr. Fulano de Tal
    Não seja tão cínico. Ninguém quer sacar nada. A Natália é uma pessoa dividida, dependente de quem tem mais força, pronta a aceitar a ajuda de alguém.
    A avó é uma idosa de mentalidade russa ("cada povo deve viver no seu país", como ela disse) que naturalmente deseja manter a filha e as netas junto a si. São as contradições normais nas famílias que têm emigrantes...
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  76. Totalmente de acordo consigo, Cristina Mestre, de acordo, a 100% e até, a 200% !!!
    Pois é, todas elas são contra a Natalia voltar a Portugal ...

    Então, há que ir lá acima, e rectificar o post seu, em que diz isto:

    " Mas, o que para mim me causou mais surpresa e, diria, agradável surpresa, foram as declarações do Sr. Anatoli Kutcheren, da Câmara Social junto do Presidente da Rússia.(Ver último post no blogue do JM - www.darussia.blogspot.com)
    Este senhor não é um advogado qualquer. É um membro da Câmara Social, um órgão criado para ser uma espécie de "Parlamento" informal, espelho da opinião pública, fórum de notáveis e personalidades conhecidas nas várias áreas, incluindo ciência, cultura, Igreja, etc. Naturalmente, ele é uma pessoa influente junto das autoridades russas e da opinião pública. Estas declarações mostram que, a nível oficial, os dirigentes russos, embora sendo a favor de a Xaninha continuar com a mãe biológica, reconhecem que a sua retirada brusca de Portugal foi prejudicial para a menina. Ou seja, não haverá provavelmente uma oposição oficial ou uma campanha de propaganda se a Natália vier para Portugal. Tudo isto são excelentes notícias para nós.
    Cristina Mestre "

    Excelentes, Cristina?
    Péssimas !!!
    E ainda bem que V. rectificou a sua opinião.
    Aliás, V, esteve lá, e deve saber bem, como são os russos, nestas matérias.

    ResponderEliminar
  77. Cristina mestre, não sou cínico, sou realista.

    Essas suas análises que faz da realidade russas (que são verdades de La Palisse) adiantam alguma coisa quanto ao regresso e para a causa do regresso, da Alexandra?

    Você diz que é normal que elas (as pessoas russas que estão em controle da Xana) queiram que ela fique lá, então, só poderemos constatar que, será anormal João Pinheiro e Florinda Vieira quererem o regresso da miúda?

    Em que é que ficamos?

    ResponderEliminar
  78. O snr. Kutcheren, dá uma cravo, e outra na ferradura, mas o que importa reter para o caso, e quanto ao mesmo, coloca um ponto final, é bem esclarecedor, (e estarrecedor !!!):

    Cito o dito cavalheiro KUTCHEREN: «Claro que agora não se trata de devolver a criança à família portuguesa»

    Ora bolas !!!

    ResponderEliminar
  79. Leio sempre com muito interesse os comentarios da Cristina Mestre que nos ajuda a conhecer alguns pontos da realidade da Russia.
    Penso que a mae da Natália tem um comportamento de "antigo patriotismo" sem ligar aos interesses da Alexandra nem aos objectivos da Natália.
    É certo que poderá querer que elas fiquem para ter companhia, mas nunca menciona que gosta da filha e da neta, nem qualquer tipo de sentimentos, só profere acusações e desconfianças em relação aos Portugueses.
    Poderá a Natália ter tido uma mae altamente autoritária que sempre a dominou? Não raras vezes esse tipo de maes sem grande afeto, impedem que os filhos evoluem para um comportamento adulto que lhes permita assumirem as responsabilidades e compromissos da vida, o que muitos confundem com rebeldia. Terá sido o caso da Natália?
    Finalmente não se trata de trazer uma menina da Russia que nasceu lá, mas sim devolver o ambiente de vida a uma menina a quem roubaram a felicidade de criança.
    Angela

    ResponderEliminar
  80. A notícia também já passa em rodapé na sic e vem aqui:

    http://diario.iol.pt/sociedade/alexandra-russa-avo-barcelos-tvi24/1076498-4071.html

    Fulano, concordo com o seu comentário das 12:27. Parece ser verdade que a Natália está refém da velhota como eu sempre recei.

    Por favor não insultem as pessoas só por terem uma opinião contrária.

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  81. Pois é D., Angela, é possível que a Natalía seja, uma criança, de 34 anos de idade.
    O que me interessa a mim, é a Alexandra (que não é, nem nunca será, Russa !!!, ela é Portuguesa, metam isso na cabeça). Os problemas da família Zerubim, devem ser resolvidos pelas autoridades russas.
    Não há direitos maternais, há DEVERES MATERNAIS.

    ResponderEliminar
  82. Sofia, eu não estou a insultar ninguém, e até agora, ninguém me insultou. Espero bem, que isto continue, em tom cordial.
    Caso tal não suceda, retiro-me, é só o que tenho a fazer.

    ResponderEliminar
  83. Bom dia amigos


    Cristina Mestre é sempre um prazer ler os seus comentários.

    Acredito que a Natália já percebeu e já decidiu que quer o melhor para a filha, para as filhas, e isso passa por regressar a Portugal.

    Fico muito feliz com esta decisão dela.

    Para mim a felecidade desta criança é uma prioridade e dar a mão à irmã da Xaninha e à sua mãe biológica não me ofende nada.

    Como já se disse anteriormente até para o bom e saudável desenvolvimento da Xaninha será melhor ela crescer junto dos pais que a criaram, aos quais ela criou todas as referências, e por outro lado não deixar de conviver com a mãe.

    O que mais desejo é que as duas familias convivam com serenidade como uma grande familia para bem das meninas e de todos.

    Este grupo de amigos que tanto querem a felicidade da Xaninha estão a contribuir para isso.

    Estamos cá para ajudar no que for preciso.

    A Natália já percebeu que ninguém lhe quer tirar a filha, o que querem é dar-lhe uma vida condigna e a ela também.

    Aceitar esta ajuda não é vergonha para ninguém, é reconhecer que tem cá tantas pessoas que lhes querem bem.

    Não tenho problema nenhum em pensar assim, nem fazer tudo para ajudar.

    Como diz o poeta:

    "O mundo só pode ser melhor do que até aqui, quando consigas fazer mais P'los outros que por ti."

    Ou se preferirem:

    "Devemos dar como queremos receber".

    Meus amigos, para mim o que quero receber neste caso é saber que as familias se uniram em prol da felicidade de uma criança de 6 anos, em prol da felicidade e harmonia entre as duas familias.

    Apenas quero receber isto para me sentir feliz.

    Que todo o meu contributo, moral e material seja em prol desta felicidade.

    Natália, és uma mulher adulta, tens duas filhas, olha e pensa na felicidade delas e na tua.

    Está a um passo de a conseguir!

    Tens as portas abertas, uma familia que te quer dar a mão e um grupo de amigos que vos querem ajudar.

    Vem Natália, trás as tuas filhas e vem para junto de nós.

    Pela Xaninha, SEMPRE!

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  84. Sr. Fulano de Tal
    Peço desculpa se fui inconveniente em relação a si, não era minha intenção.
    Esclareço a pergunta que me fez.
    Eu disse achar natural que a avó se oponha ao regresso da Natália e da Alexandra porque é isso que por vezes acontece em muitas famílias quando um filho decide emigrar. Isso não quer dizer que eu ache bem, é claro que é lamentável ela controlar a vida da filha adulta e não ter sensibilidade para compreender o que é melhor para a neta...
    Por isso, não acho anormal a família Pinheiro lutar pelo regresso da Alexandra, todos nós estamos de acordo que é o seu amor pela Alexandra que os leva a ajudar a Natália.
    Não concordo é que seja iniciado novo processo judicial para retirar a Alexandra à mãe biológica e entregá-la à família Pinheiro.
    O que estamos a fazer (um acordo informal entre as duas famílias)é o melhor caminho e aquele que melhor ajudará a Alexandra no futuro.
    Deus queira que a Natália tenha forças para voltar...
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  85. P.S. Concordo plenamente com a Graça Lobato
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  86. Meus amigos

    Cristina Mestre

    Acredito que a Natália sabe que a felicidade dela e das filhas passa por vir para Portugal.

    Percebo que a mãe esteja relutante, mas a Natália saberá ser forte e ultrapassar isso.

    Assim o espero!

    A avó também quererá concerteza a felicidade da filha e das netas.

    A natália é como os outros filhos, chega um dia em que temos que sair de pé dos pais, ter a nossa vida própria com os nossos filhos, onde temos melhores condições de vida, ainda que isso seja longe dos pais.

    A Natália não vai abandonar os pais, vai sim criar melhores condições de vida para as filhas, para ela e lógicamente para os pais.

    Concerteza que irá haver possiblidades de os ver, mas as coisas hão-de acontecer normalmente.

    O importante é criar a base e é isso que estes pais maravilhosos da Xaninha estão a fazer.

    E este grupo de amigos a contribuir também.

    Acredito que o nosso apoio moral e material contribua para esta felicidade e que a avó aceite a felicidade da filha e das netas.

    Quem puder mais perto do terreno ajudar neste sentido, ficariamos eternamente agradecidos e gratos.

    Um abraço a todos que lutam pela felicidade e vinda da Xaninha.

    Um abraço.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  87. Boa tarde!

    Graça, infelizmente, não acredito que a avó coloque em primeiro lugar a felicidade e o bem-estar da filha e das netas. Tal como já alguém disse hoje, ela nunca falou dos seus sentimentos nem dos da neta (Alexandra). Acho que vai continuar a exercer a sua autoridade, tentando impedir o regresso da Natália a Portugal com as filhas.

    Por outro lado, também acho que esse autoritarismo já está a sufocar a Natália e que ela já percebeu que só em Portugal terá liberdade. Aqui terá alguém que ajudará a criar a menina (casal Pinheiro) e que não pretende controlar a sua vida.

    São só conjecturas minhas.

    Penso que num ponto estamos todos de acordo: queremos que seja devolvido a esta menina o seu universo de afectos.

    Força para todos e muito obrigada por não desistirem de lutar por esta linda princesa.

    Pela Xaninha... SEMPRE!!!

    Pombal

    ResponderEliminar
  88. Quero agradecer também a todos os cidadãos de nacionalidade russa, uns residentes na Rússia, outros em Portugal, e que apoiam esta causa. O seu contributo tem sido fundamental.
    Muito obrigada por nos ajudarem a lutar pela Xaninha.

    Pombal

    ResponderEliminar
  89. JUNTOS, pela felicidade da Xaninha!

    Deus queira que a avó pense muito bem e facilite as coisas... para que a Xaninha tenha sempre uma boa recordação dela.

    Certamente que a avó poderá vir a Portugal e ver in loco (tipo fiscal) as condições que a família vai ter! ... o problema seria regressar a casa, se calhar iria preferir ficar cá e ir a casa de férias... porque não ?

    Eu tive a felicidade de ter uma avó maravilhosa, nem sempre estive junto a ela, e ontem comemoraria o seu 100º aniversário, mas já não se encontra entre nós... Gostaria que a Xaninha um dia pudesse sentir o mesmo amor e as mesmas saudades que eu sinto.

    Vamos todos ter FÉ e CONFIANÇA que tudo se vai resolver.
    PENSAMENTO POSITIVO!

    Bom fim-de-semana a todos


    do Algarve
    (do calor e do stress...
    muito trabalho, pouca praia...)

    Eugénia

    ResponderEliminar
  90. tenho esperança que a natalia consiga libertar se da sua mae com o devido respeito ela deve dominar a natalia.acredito que ela venha com as miudas sem que a sua mae saiba .um abraço afamilia pinheiro por serem uma familia com tanto amor para dar.osenhor miguel macedo ha bastante tempo que nao participa .abc a todos paula do luxemburgo

    ResponderEliminar
  91. É isso tudo Graça,eu acedito que a Natália não vá aguentar a mãe comandar-lhe a vida, regreçará em breve e com a menina pois quem manda é a mãe a avó não pode decidir a vida da Alexandra.

    ResponderEliminar
  92. Olá a todos!

    Este caso á cabo de qualquer um...um dia estamos felizes, no outro angustiados. Haja coração...
    Mas se a xaninha aguenta, nós ainda mais...POR ELA!!!!!
    Tal como a Cristina Mestre diz, vamos ter esperança que a Natália consiga ter forças para voltar. Também tenho muito receio que ela não o consiga sozinha. Tal como alguém sugeriu há pouco, será que o casal russo que esteve em Fátima não a poderá ajudar????

    ResponderEliminar
  93. Acabei agora de ler o artigo da RIA Novosti (www.rian.ru), ao qual o José Milhazes se referiu e nele a Natália diz que não consegue legalizar a certidão de nascimento da Alexandra, por esta estar escrita em português e não ter um carimbo exigido (apostilha). Nesse mesmo artigo é feita uma sondagem aos leitores: Concorda ou não com o regresso da Alexandra a Portugal?
    Resultados: 69,6% - SIM 30,4% - NÃO
    Palavras para quê?

    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  94. Tenho a opinhao pouco diferente sobre mãe da Natalia...posso considerar como pessoa infeliz e conhecedora da propria filha...mãe(no este caso - mãe da Natalia), sabe muita coisa sobre filha desmiolada e não confia na endireitamento da filha...por isso ela esta contra a saida Natalia para qualquer lado...

    ResponderEliminar
  95. Eu penso que é no seio da familia que as crianças criam os alicerces que permitirão que se tornem adultos fortes e responsáveis.
    A Xaninha tinha tudo isso, Deus queira que volte em breve para que não se percam as suas bases, porque mesmo uma boa escola não substitui as bases do enquadramento familiar.

    Parece-me que a familia da Natália, sendo ela também deslocada, terá tido dificuldades de adaptação no local onde vive. Vimos vários comentarios sobre os vizinhos e a sua instalação na casa que lhe foi oferecida. Parece-me também que não terão dado hipóteses à Natália para que se tenha tornado numa pessoa adulta e responsável , daí que talvez não consiga facilmente se enquadrar em regras de sociedade como trabalhar diariamente e com horarios fixos, etc. É um grande esforço que ela tem de fazer para sair do dominio da mãe e ajudar as filhas a integrarem-se numa sociedade com alguma cultura e orientação para com os outros. Talvez a Cristina Mestre concorde.
    Acredito que há famílias russas fantasticas que poderão ajudá-la.
    Penso também que deveria haver uma maior divulgação da actividade das associações de ajuda à integração dos estrangeiros em Portugal. Há sempre pessoas mais "frágeis" que precisam de muita ajuda.
    Não queremos mais ver casos de justiça que em vez de defender, condena.

    Angela

    ResponderEliminar
  96. a reportagem na SIC sobre a casa para a Alexandra está no link a seguir. Esta reportagem mostra um pouco sobre o interior da casa, enquanto a da RTP não. Eu gravei a da RTP. Fui lá agora para ver, e não conseguí descobrir o local onde está em arquivo, provavelmente, sendo reportagem do Jornal do dia, já "evaporou" e foi substituida por notícas mais recentes.

    LINK DA SIC, a notícia começa às 20:42 no relógio por baixo do logotipo da SIC no campo superior esquerdo:

    http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Jornal+da+Noite/2009/7/edicao-de-16-07-2009-2-parte.htm

    ResponderEliminar
  97. Cristina Mestre, Angela, e demais acompanhantes.
    Cristina: não tem nada que me pedir desculpa, não vejo onde tenha sido inconveniente para comigo.
    Angela: o seu post está bastante equilibrado. Os cidadãos russos com quem podemos comunicar, são aqueles com mentalidade mais aberta, isto é, mentalidade moderna. Os que ainda têm a mentalidade antiga (sejam os chamados "nacionalistas" sejam os que ainda escolheram manterem-se "comunistas"), é um problema. Veja-se a lista enorme de defensores dos direitos de cidadania, e de direitos humanos, russos, mortos. Ou foram envenenados com substâncias radioactivas, como Polónium 120, Tálio e outras, ou esfaqueados, ou mortos com uma bala na cabeça (v.g. o recente assassinato na Chechénia, da jornalista, defensora dos direitos humanos).
    Não conheço com exactidão a história da Natália. Pelo que lí, emigrou para Yaroslav, primeiro que a família. Em Yaroslav, lí que trabalhou num bar night-club. A lavar pratos. Sinceramente, não sei se é versão suave. Pratos, ou copos? Depois emigrou para Espanha, sem consultar a mãe. Esteve lá 4 meses (ou 4 anos) consoante as fontes. A Sábado Magazine refere, 4 meses. Depois decidiu vir para Portugal, porque, alguém lhe terá dito, que aquí ganharia num ano, o suficiente para comprar uma casa na Rússia. Ela contou à avó, que foi enganada. Mas não se sabe por quem, nem, onde. Em Yaroslav, em Barcelona, em Portugal? Também não se sabe ao certo e ao pormenor o que andou fazendo por aquí. Embora haja várias versões. Tudo visto, uma história de emigração fracassada. Duas filhas para trás, por não ter condições para as criar.
    Não importa aquí estar a apurar, se foi por culpa dela (falta de mentalidade) se por força das circunstâncias (falta de emprego). Interessa encontrar uma solução boa para a criança. O Blog é para a Alexandra.
    PARTE 1 - CONTINUA)

    ResponderEliminar
  98. PARTE 2 - CONTINUAÇÃO
    Uma mãe, tem DEVERES para com os filhos, e, quando não tem condições para os criar (seja porque motivo fôr) é-lhe retirado o poder (eu prefirira dizer, DEVER) maternal, e as crianças são colocadas com pessoas e em condições, onde possam ser criadas.
    Sem dúvida, que, é um drama pessoal para uma mãe, não ter condições para poder criar os filhos (sendo pobre e tendo capacidade maternal) mas a Lei, nestes casos, olha para os SUPERIORES INTERESSES DA CRIANÇA, ou seja, entre duas situações (a infelicidade da mãe biológica, e o bem-estar da criança) entende que em primeiro lugar, está o bem-estar da criança. Esta, é que é a vítima, sem culpa alguma, e que interessa, sem nenhuma margem para dúvidas, proteger.
    Infelizmente, não foi isso que sucedeu com a lastimosa sentença de Guimarães, que está na origem de toda esta trapalhada.
    Uma criança, quando é muito pequenina, cria laços de afecto com quem cuida bem dela, isto é, quem lhe dá, protecção, e em especial, amor e carinho. Enquanto é muito pequenina, ela seleciona ou escolhe, tendo por base esses pontos de referência. É mãe, quem cuida bem dela, laços biológicos (de sangue) não são, nessa tenra idade, muito importantes para ela. E quanto maior fôr a separação em relação à mãe biológica, menos importnates são os laços afectivo-biológicos. Mais tarde, quando fôr adolescente, ou já adulta, pode sentir alguma tristeza com relação ao passado, mas não tanto assim, sentir trauma, pelo menos, não trauma grave.
    Já a situação muda de figura, se fôr uma criança pequena, que anda dum lado para o outro, como está a suceder à Alexandra. Aos seis ou sete anos, já é uma idade sensível, em que as coisas são bastante bem apreendidas, e ficam na memória. Escusado será dizer que estes factos, extremamente desagradáveis, não só causam angústia e ansiedade, como comportam o perigo, quase certo, de causar dramas de infância, que podem conduzir mais tarde, a problemas de infelicidade pessoal, ou, até mesmo, a problemas comportamentais.
    Por conseguinte, é melhor ter só dois parentes (pai e mãe, nem que sejam adoptivos, ou de acolhimento, ou como se quira chamar), do que uma quantidade de figuras parentais. Especialmente quando são figuras parentais, que só evocam à memória da criança, conflitos. Por isso, e por outros motivos, eu não acredito lá muito, na solução, "uma grande família para a Alexandra" como sendo, a melhor.
    Mas a minha opinião, não importa para o caso.
    (CONTINUA

    ResponderEliminar
  99. PARTE 3 - CONTINUAÇÃO e CONCLUSÃO
    Como todos sabem, o sistema de Justiça, que não é infalível, procura uniformizar soluções (decisões, que se chamam, sentenças) e assim é contruída uma coisa que se chama, Jurisprudência. Paralelemente, Os "teóricos" estudam, e nasce outra coisa, que se chama, Doutrina. Doutrina, e Jurisprudência, portanto. Uma vez estabelecida Jurisprudência, passam todos a decidir no mesmo sentido, da mesma maneira. Até, claro, que venha alguém e mude a Jurisprudência. Se a Jurisprudência é menos boa, estão, por assim dizer, quase em idêntica situação, à de um bando de perús, que se arremessa em massa contra a vedação de arame, por, um, ou mais de um deles ter decidido fazê-lo.

    Como todos têm lido nos jornais, a "tendência" mais recente (Jurisprudência) parece ser: entrega à mãe biológica. Não sei se isso foi em larga medida ditado pelo facto de se terem detectado graves problemas de maus-tratos em instituições que falharam (v.g. Casa Pia e outras, de que apenas se murmura) mas é possível. E isso sucedeu atá a nível internacional (Irlanda, com escândalos em Instituições religiosas que falhavam há mais de 50 anos, idem nos Estados unidos, Inglaterra, e com o problema gravíssimo no Orfanato das Ilhas Jersey, onde até crianças desaparecem e foram encontradas enterradas).
    Ocorreram entregas aquí em Portugal, a mães e pais biológicos, que acabaram muito mal, como todos sabem.

    Quanto às negociações: As negociações, são, desde logo, muito difíceis, e, não garantem nada. A meu ver, não é, a melhor solução, para a Alexandra.
    Por exemplo, garantem, que a Alexandra, fica cá, digamos, até aos 16 ou 17 anos?

    Uma solução excelente, seria a Alexandra ser entregue aos pais com os quais há fortes laços (Casal João e Florinda). São as figuras parentais, de quem a miúda gosta, e com quem quer estar.
    A Segurança Social daria o devido acompanhamento, e todos nós, e muitos mais, que não estão aquí presentes, ajudariam.

    O problema, é, como fazê-lo.
    E parece que não existem, nem meios (nem legislação nem bom-senso, seja por parte dos Tribunais nacionais, seja por parte dos Tribunais Russos), nem vontade, (seja por parte das autoridades portuguesas e das autoridades russas, que parecem alheadas duma resolução internacional para o caso), que, favoreça a única e exclusiva interessa: A ALEXANDRA.

    Esse, é o drama maior.

    Tudo o resto, são algumas divergências entre nós, quanto ao rumo a seguir, o que é fruto do nosso desespero.

    ResponderEliminar
  100. Boa tarde a todos,

    Mais uma reviravolta, mas penso que agora tudo está se revelando de facto.

    Concordo com o Fulano (desculpe, mas é tão estranho chamar alguém de fulano!) quando diz que o Sr.KUTCHEREN dá uma no 'cravo e outra na ferradura' também fiquei com uma impressão de contradição da parte dele. Talvez pq irrita-me muito a fácil justificação em entregar crianças de risco usando a legitimidade dos laços biológicos.

    Em psicologia costuma-se dizer, que pessoas que não conseguem deixar de ser filhos, nunca conseguem ser pais. Faz sentido... E novamente isto nos leva a observar que há naquela família muitos nós ... mas pelos vistos poucos são de afecto. Lembram-se quando a Natália bateu na Alexandra? Notaram a reacção da avó? Impavida. Ah... É cultural... Bater de cinto em crianças era comum em muitos países até bem pouco tempo, hoje já é visto como crime... Mas era cultural não era? O que eu quero dizer, é que até podemos 'traduzir' atitudes e sentimentos, ou a falta deles, mas daí a justificar, não. Não consigo deixar de julgar, por mais politicamente incorrecto que isto seja.

    Fiquei revoltada com as declarações da avó com relação às intenções da família. Se nós ficamos magoados, como estará o casal?

    ResponderEliminar
  101. Ao Sr. Fulano e a toods os restantes, boa tarde!

    Infelizmente, para a doce Alexandra, a ultima parte do seu comentário parece-me muito pertinente!
    Caso esta negociação com a Natália falhe, o que fazer? que caminho tomar?
    A verdade é que isto é mesmo um desespero!!!!!

    Confiar só no bom senso da Natália e na sua força para voltar é como andar no fio da navalha, mas é só o que temos (assim parece).

    Eu também sei que não há vontade por parte das Instituições e das entidades competentes de fazer algo para mudar o rumo que a maldita setença de Guimarães criou. As cartas que enviei, ainda hoje, estão á espera de resposta, ou que mais não fosse, de um sinal em como foram recebidas. Mas não dou o tempo como perdido, pelo contrário, foi a forma que encontrei de apoiar a xaninha e o casal Pinheiro.

    Aguardar...aguardar!!!!
    Infelizmente,é só o que podemos fazer por agora!!!

    ResponderEliminar
  102. Carla Buarque, já fui "Fulano de Tal" depois por economia de texto, passei apenas a "Fulano" :))
    O nome não importa, o que interessa, é o conteúdo, a substãncia, aquilo que se diz.
    Pode-me tratar por Beltrano, ou César ou Ernesto, não importa. :)

    ResponderEliminar
  103. Sr. Fulano de tal
    todos os nossos comentários ajudam no apoio à familia Pinheiro e à Xaninha cujo destino nos entrou por portas dentro pela televisão.Foi para todos nós que ela gritou o seu desespero e pediu ajuda. Não podemos esquecer.
    O facto é que não saiu num recurso de nenhuma cartola como costuma acontecer, e as duas foram deportadas como criminosas.
    A embaixada russa terá optado pelo politicamente correcto confirmando que as condições na Rússia seriam boas, e o juíz português despachou o assunto nesse sentido. Não me parece ser só jurisprudencia por o tribunal anterior tinha dado outro parecer. Talvez um assunto a menos em cima de uma mesa!
    Daí eu pensar que o consenso seria muito bom,se a Natália pudesse viver perto do casal Pinheiro. O coração deles também optou por uma situação de compromisso. Até sabemos que a Natália estava por perto e que a Alexandra vivia feliz inserida na comunidade da família Pinheiro que não impedia que a mãe a visitasse. Não será agora que a reunião da família seja um mal maior, pelo contrário. As crianças gostam de viver com com famílias numerosas, desde que haja paz e harmonia. Adultos conflituosos é que provocam angústia e traumas nas crianças. Vemos cada vez mais filhos de pais separados cuja familia se encontra dilatada com outros meios irmãos e padrasto ou madrasta, e haverá casos de sucesso se houver respeito pela estabilidade dos meninos.
    É o que temos, e é para isso que o casal Pinheiro está a lutar.
    As autoridades não se manifestam, não se expõem, e se tal acontece, não é raro que bom senso e pessoas sejam sacrificadas por interesses mais altos e obscuros. Portanto contar com isso? Será melhor não.

    ResponderEliminar
  104. Bem .... toda esta incerteza nos incomoda , não sabermos com exactidão o que vai na cabeça da Natália e com a mãe a pressiona la é sem dúvida algo que esperemos que não venha a deitar tudo a perder.

    Compreendo em parte, o receio que a avó Olga possa ter de ver a filha e as netas partirem para longe, mas nao posso aceitar caso sejam veridicas estas informações, que o casal pinheiro tem " interesse " e más intenções para com a menina .

    Por mais conservadora e resistente á mudança,esta senhora deveria levantar as mãos pro céu e agradecer o que estas pessoas fizeram pela sua neta, graças a eles a Alexandra não passou necessidades e teve amor, carinho e atenção o que Natália não teve capacidade nem competência para lhe dar.

    O casal Pinheiro , tem interesse , pois tem mas é interesse no bem estar desta criança com tudo aquilo que ela tem direito e que de um momento para o outro lhe foi retirado .

    Espero que ela volte e possa ser reintegrada do local de onde ela nunca deveria ter saido.

    FORÇA!!! Esta menina tem que ser feliz outra vez e perto daqueles que a amam e so querem a sua felicidade.

    zeza

    ResponderEliminar
  105. César (melhor assim hã?)

    Realmente os SEs são muitos, tem toda a razão. Gosto do seu pragmatismo, mas neste caso, temos que contar mesmo é com o empenho emocional do casal. Há muitos casos, em que as famílias afectivas conseguem através de 'negociações' chegar a entrar de novo na vida das crianças, que lhes foram literalmente arrancadas. Não me parece que este caso tenha hipóteses de ser diferente.
    Em relação ao porque, da biologização, também gostaria de entender a origem. No Brasil, acontecia e acontece ainda, em lugares remotos, crianças desaparecerem para o tráfico de adopção, não sei se isto foi uma realidade aqui. Se esta tendência da lei é para proteger as crianças da pedofilia nas instituições, então, não há comentários, de tão absurdo! ao invés de moralizar as instituições, devolvem-se aos pais dos quais foram retiradas por constituir um risco.... O facto é que os casos onde há disputa entre famílias de acolhimento e pais biológicos com um desfecho muito duvidoso para a criança, se amontoam. O último que ouvi foi de uma menina de 3 anos, filha de uma brasileira e de um português, este queria ficar com a menina,já que havia fortes indícios de maus tractos por parte da mãe, inclusive marcas de cigarro pelo corpo. A juíza de Setúbal despachou o caso a favor da mãe, mas esta já até havia fugido do país.
    Continuo a crer que a família é que vai ter hipóteses em trazer a Xaninha de volta, depois... O que vai acontecer? Ninguém sabe... Mas é um dia de cada vez.

    Abços

    ResponderEliminar
  106. Obrigada Carla Buarque, por me esclarecer. Fiquei mais a par da situação, mas preocupa-me um pouco o facto da Natália ter aceite uma proposta de trabalho lá. A fonte desta informação será fidedigna?

    Quanto ao que se passa relativamente ao domínio que a avó Olga exerce, não me espanta, pois ela deve entender que se é ela que põe dinheiro em casa, é ela que manda. Aliás, parece ter uma mentalidade muito autoritária. Também concordo, em parte, que esta senhora provavelmente nunca deu espaço à Natália e ela tornou-se rebelde. Penso que a Natália está a sufocar com o controle da mãe e talvez das autoridades russas e deve estar mortinha por sair dali. O problema agora é como e com que dinheiro trata dos papéis? Precisa de ser ajudada por alguém de lá que se movimente bem naquelas águas e a oriente ou até lhe trate de tudo sem a mãe saber, porque aquela senhora, como sabem é bem capaz de pôr mãos ao caminho. Se bem se lembram foi ela que escreveu ao presidente russo a expor a situação da filha e da neta, o que levou à atribuição atabalhoadamente, da nacionalidade russa à Alexandra. Elas até embarcaram com o passaporte caducado. Imaginem! Foram sempre muito correctos, os russos desde o início! Até disseram para o tribunal que as condições lá eram boas. Está visto que eles fazem tudo pelo patriotismo. Por isso concordo que o melhor é não envolver autoridades nenhumas e tratar disto só entre as famílas.

    Não tem havido fotos novas?

    Por ti, Xaninha!

    ResponderEliminar
  107. Cara Angela,
    Concordo, embora, politicamente correcto, isso aí já depende do ponto do ponto de vista de cada um. Politicamente correcto, correcto, na verdadeira asserção da palavra, seria um serviço consular, não emitir documentos que certifiquem factos que não têm correspondência com a realidade, tal como dizer que há boas condições, quando elas, na verdade, não existiam, nem existem. As condições (económicas e parte habitacional) são fracas, não são boas.
    Rapidez a mais para tirar serviço de cima da mesa, talvez. Também por isso mesmo, e para ver se agitámos um pouco as consciências, no sentido de se reformar, o, muitas das vezes, bafiento e até obsoleto sistema de justiça português, estamos aquí, para que tais coisas, se não voltem a repetir. É que, se é para decidir, com base em papéis, sem sequer olhar para as pessoas, então, uma máquina, onde se introduzam correctament os dados, faz o mesmo serviço, e por vezes até, com vantagem. Acontece por exemplo, com o multibanco. Nunca se engana.

    ResponderEliminar
  108. Meus amigos

    Vou de férias esta semana, parto daqui a pouco.
    Levo tudo isto no pensamento, nem quiz ir sem dizer algumas palavras.
    Fico feliz com o casal Pineiro pelo que tem feito.
    Ficaria muito muito feliz se quando voltar (é só 1 semana) já tivessem boas noticias.

    XANINHA VAIS COMIGO TAMBÉM.
    UM BEIJINHO GRANDE
    Lá não tenho computador mas vou andar muito atenta a notícias que possa haver na comunicação social.
    Uma boa semana para todos
    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  109. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Xaninha.

    Temos que ter esperança e força porque desistir NUNCA.

    Para ti Xaninha muitos muitos muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  110. Boas,força familia que ajuda a XANINHA.

    Pela Xaninha muito obrigado.

    Estamos aqui sempre,unidos somos fortes.

    ResponderEliminar
  111. Boa tarde,

    Mais um dia, mais um domingo nos encontramos por aqui para apoiar este movimento.
    Um abraço à família Pinheiro.
    Um grande beijinho para a Xaninha.

    Até logo,

    ResponderEliminar
  112. A avó é uma senhora maternal, muito forte dada as vicissitudes da vida... ela sabe que se a Natália voltar para Portugal e com o resto da familia não vai ser de visita e está com medo de perder a companhia dos filhos e netas.

    Até acredito que já gosta da Alexandra e não se quer afastar dela... mesmo sabendo no intimo que a menina precisa dos pais afcetivos...

    A avó neste momento esta assustada porque sente que tudo se esta a decidir... os filhos já decidiram vir para Portugal.

    Ela esta com medo da solidão e de ser "falada".

    penso que é um comportamento natural que nada tem a ver com a sua cultura ( á excepção da sua ingratidão para com a familia Pinheiro). Qualquer matriaca portuguesa agiria da mesma maneira.

    Do meu ponto de vista, esta tudo decidido elas vão voltar e é obvio que a Natália vai trazer a filha... ela é doida mas não tanto... não passava do aeroporto.

    A mãe não exerce poder sobre a filha Natália, ela é rebelde.

    A Natalia esta mais do que arrependida de ter voltado para a Russia. Todos lhe apontam o dedo é pessoa non grata.

    Elas vão voltar. Mas mais uma vez penso na Alexandra... como se deve estar a sentir no meio desta guerra.... e a ver a avó triste e muito provavelmente a chantagea-las para que não viajem.... eu at´acredito q a pequenina já goste da avó pois a senhora apesar de tudo é maternal...e sua amiga.

    Meu Deus, Nossa Senhora de Fátima ajuda a Alexandra a regressar a Portugal e poupa-a destas guerras... que ela seja feliz.

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  113. Boa tarde!

    César: adorei o seu comentário da 1h20m!
    Tem toda a razão: qualquer máquina faria melhor do que esta "justiça"!
    Um abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
  114. ola a todos nao importa o que as pessoas pensam de nos dos nossos comentarios .o que importa e a xaninha o bem estar dela lutaremos ate ao fim so por ti minha princesa ja mandei a minha ajuda em dinheiro este mes nao e muito mas e dado com a esperança de te ver feliz de novo.bjs a todos.paula do luxemburgo.

    ResponderEliminar
  115. boa tarde a todos
    Aqui estamos pela Alexandra

    o que eu quis dizer por "politicamente correcto" não é o que acho que está certo, mas sim critérios nos quais se baseiam eleitos, representantes, juizes, etc tanto na Rússia como em Portugal e que têm por base ideias de patriotismo, defesa da própria classe, receio da exposição do caso, etc tudo menos o interesse supremo de uma criança.
    Vimos o conselho superior da magistratura que nao gostou do comentario feito pelo juíz e que o ameaçou com um inquérito. Portanto se expoem ideias "livres e segundo a sua consciência" podem pôr a carreira em risco e há poucos prontos para tal!

    Um grande beijinho Xaninha!
    Angela

    ResponderEliminar
  116. Boa tarde!

    Tal como disse ontem, hoje é "menos um dia". Pelo menos assim o espero.

    César, ex-fulano, gosto muito de ler os seus comentários. Diria até que reconheço o discurso e a opinião de VCD, que sempre considerei serem muito pertinentes, mas nem ouso arriscar fazer qualquer afirmação.

    Pela Xaninha... sempre! Espero que a sua alegria esteja para breve. Já lá vão dois meses, pobre menina... Que Deus te dê força e te proteja!

    Pombal

    ResponderEliminar
  117. È uma terefa difícil, mas não impossível, alem disso, a Natália é a mâe da Alexandra e a avó não deve ter qualquer direito civil sobre a criança, penso eu, por isso a mãe pode decidir se quer ou não voltar, trazendo as filhas e quanto mais cedo melhor!
    Também me parece que as autoridades não estão acima da lei, e não devem interferir na decisão de um cidadão querer sair do país, penso que não hã essa ditadura, embora as mentes ainda funcionem um pouco em "flashback".
    A Natãlia terá que ter alguém na rectaguarda e ajudá-la a desenvolver os passos que exigem dinheiro, como se sabe, não tem poder econõmico e, aqui é que a matriarca , pode exercer alguma pressão, não facilitando nada, chantangiando a filha e as netas se se pode chamar a isto chantagem. Pode dar-se o caso que esta sua atitude, seja também por conhecer a filha, usando este estratagema por pensar que não será bom para a Alexandra e para a Valéria, talvez o seu seisto sentido a funcionar, quando, a Natália não acatava as suas ordens de mãe, o que não quer dizer que a filha não seja agora mais responsável. As pessoas também apredem com os pontapés que a vida lhes dá. Agora que há uma possíbilidade de melhorar a situação dela e das meninas esteja mais atenta ao futuro das filhotas e tome uma boa decisão de deixar a Rússia, mas se tudo correr bem à Natália, ela também poderá ser beneficiada. Penso que ela vai confrontar-se com a mâe Olga, para tal, tem que ter daqui ou lá o suporte para o confronto.
    A família Pinheiro (que daqui mando um abraço de solidariedade) sabe por que caminhos anda, deixemos isso para eles e nós em força pela Alexandra ajudaremos no suporte psicológico, para a frente é que é o caminho.
    Caros bloguistas, há comentários extraordinários, de bom senso e sentido solidário, outros que à primeira impressão podem deixar dúvidas, mas também são louváveis. Cada um tem a sua interpretação num caso tão melindroso, porém de certeza absoluta,que todos estão com a ALEXANDRA, com a família Pinheiro e com a Natália.
    No princípio insurgi-me contra a Natália, foi o coraçáo ao pé da boca, hoje muito mais certa de que há passos na vida de uma pessoa que têm marcas atrazadas e levam ao desespero e afoga-se este na bebida, na droga...., no entanto a minha maior raiva foi contra as entidades envolvidas nisto, agiram com o pé sobre a rama. É verdade que há coisas que não se podem evitar, porque escondem outras, que para se atingiram têm que trazer sofrimento e dor, neste caso a uma criança que não entende nada dos adultos.
    Caros companheiros de luta, continuemos a fazer força para que o epílogo seja rápido e feliz. O amor não tem fronteiras, nem línguas mas pode ser global e este AMOR chega à Rússia.Até breve e tudo pela Alexandra, e também pelos seus pequeninos amores a Lúcia e filhote.

    ResponderEliminar
  118. nao se esqueçam de lhe dar um Porche!

    ResponderEliminar
  119. A avó da Alexandra não terá razão em desconfiar dos Portugueses???
    Eu acho que tem. Eu também desconfiava.
    E a Natália também dsconfia .... e com razão. Ou não??

    Não foi preciso andar anos nos Tribunais para reaver a filha???

    As boas intenções de agora são iguais às boas intenções de antigamente.

    ResponderEliminar
  120. Acha que sim, Sr. Anónimo? Alguém que não goste verdadeiramente e que tem uma vida estável e famíla, estava para se "chatear" com os problemas dos outros? Olhe eu não! Só mesmo por amor e piedade é que o faria. Penso que é o que se passa com os "Portugueses". Depois de terem salvo aquela criança da miséria, de lhe proporcionarem uma vida boa e de conviverem com ela 4 anos e 2 meses, incluindo toda a dedicação e privação que isso implica, é óbvio que se criam fortes laços afectivos. Ou será que não? Temos que reconhecer que a faceta que a Natália mostrou cá, não foi a melhor e percebo perfeitamente os receios dos "portugueses" em devolver a menina à mãe. Estavam a atirar a menina para uma arena! E penso que a Alexandra manifestou bem a sua vontade, ou o Sr. não a entendeu?
    Também me parece que a Natália já está bem arrependidinha de ter voltado para a Rússia. Acho que agiu de cabeça quente e também queria ver a família, o que é compreensível.
    Também acho que a mãe está é com receio de ficar só.
    Espero que a Natália venha rapidamente ver o que a espera e que tenha agilidade suficiente para tratar de tudo.

    Por ti,Xaninha, que não te esqueço desde o dia 19 de Maio, quando tive conhecimento do teu drama. Que alguém superior te aconchegue enquanto dormes, para que tenhas um soninho tranquilo e sonhes com Portugal.

    Ah, já agora, o Sr. quer dar um porche à Natália, é? Ou quer um para si? Tente jogar no euromilhões, quem sabe?!

    ResponderEliminar
  121. Boa noite!

    Para todos os que directa ou indirectamente lutam pela Xaninha, contem com o nosso apoio (já que não podemos fazer mais do que isso).

    Pela Xaninha... SEMPRE!!!

    Pombal

    ResponderEliminar
  122. Se a Natália soubesse o que a espera cá, ficava lá na Rússia. Mais vale ser pobre do que andar a mando de gente desmiolada ...

    ResponderEliminar
  123. Anónimo da 01h41,tu é que parece que não tens miolos, nem civismo, nem respeito por uma família a quem tudo falta e outra que o único objectivo É FAZER BEM A ALEXANDRA, E SUA FAMÍLIA!
    Ninguém te pede nada, DESAPARECE!
    A JUSTIÇA DIVINA HÁ-DE ENCARREGAR-SE DE MOSTRAR A QUEM GOZA COM O SOFRIMENTO DOS OUTROS, QUE UM DIA PASSARÁ PELO MESMO.
    NÃO PENSES QUE NÃO PODES AINDA NECESSITAR DE AJUDA, TU OU A TUA FAMÍLIA.
    SABES O QUE DISSE O ENGENHEIRO QUE CONSTRUÍU O TITANIC, AO VANGLORIAR-SE DA SUA OBRA?
    "NEM DEUS O AFUNDARÁ"! E VISTE O QUE ACONTECEU? PODES TIRAR DAÍ A CONCLUSÃO, QUE NINGUÉM ESTÁ ACIMA DE DEUS! E A VOLTA QUE A TUA VIDA PODE DAR...

    Joaquim Batista

    ResponderEliminar
  124. Boa noite,

    Estou a ler agora, a horas tardias da madrugada, os últimos comentários deste quadro.

    Em resposta a todos aqueles e aquelas que vieram aquí tecer comentários atribuindo as piores intenções do Mundo ao casal Pinheiro, apenas direi que o pior mal, não está naquilo que as pessoas pensam, mas sim naquilo que dizem, ácerca dos outros.

    VCD

    ResponderEliminar
  125. Que eu saiba, a Natália é maior e vacinada. Por isso, a mãe dela não tem nada que lhe dizer o que ela deve fazer ou não.
    Sinceramente, até acho que é boa ideia a Natália arranjar um emprego na Rússia, pois só assim poderá realmente emancipar-se; é que quem não tem emprego nem dinheiro fica sempre dependente dos outros (falo por experiência própria...).

    Quanto à família Pinheiro, a iniciativa deles é bastante louvável e vê-se que eles fazem tudo pela Alexandra... só que... até onde é que eles poderão ir? Confesso que fico perplexa...

    ResponderEliminar
  126. Bom dia FPtrad.

    Bom dia Xaninha....

    Fp... liga o teu msn sff

    ResponderEliminar
  127. Gostaria de me dirigir à família Pinheiro:
    Seria muito bom para todos que fossem à Rússia falar com a família Zarubin, explicar as vossas boas intenções, fazendo-se acompanhar de uma pessoa que fale russo e viva aí próximo (talvez uma senhora russa emigrante em Portugal vossa conhecida). Assim, poder-se-im estabelecer laços entre as duas famílias, a avó da Alexandra poderia obter informação mais objectiva, poderia ficar mais descansada e receber garantias que não lhe querem tirar a neta. O diálogo não pode ser só pelo telefone e só em português. A avó da Alexandra tem que saber as coisas da parte de uma pessoa independente (a tal acompanhante russa)e na sua língua.
    A Alexandra precisa que não haja conflitos entre as duas famílias!
    Só contacto directo entre todos permitirá chegar a algum acordo.
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  128. Bom dia

    Querida Xaninha continuamos unidos pelo teu BEM ESTAR. Não importam os comentários absurdos, importa sim a nossa intenção e a nossa União.Força Casal Pinheiro, continuamos convosco digam o que disserem.
    Força pessoal do Blog
    Xaninha Temos FÉ de que falta pouco. Beijinhos mt grandes para ti e para tds os que lutam por esta causa

    ResponderEliminar
  129. Mais uma vez, concordo com a Cristina Mestre. É preciso que as duas famílias se reconciliem, para o bem da Alexandra.

    ResponderEliminar
  130. Concordo com a Cristina Mestre. É preciso que a avó da Alexandra perceba quais as intenções da família Pinheiro. Mas tenho tanto medo da reacção da Xaninha quando eles tivessem de vir embora e ela percebesse que não vem com eles.... seria mais uma grande dor para a menina, tal como aquele que sofreu quando foi entregue à mãe na segurança social.Sinseramente já não sei o que pensar! Confesso que já estou novamente a perder as forças e a esperança!!! Tadinha da nossa menina linda...
    Um beijinho a todos e bom começo de semana
    Susana Martins - Sintra

    ResponderEliminar
  131. O João e a Florinda Pinheiro que decidam o que fazer: de qualquer maneira, é preciso saírem deste impasse.

    ResponderEliminar
  132. Acho que a Alexandra, se fosse bem preparada, iria entender isso. A viagem e estadia da família Pinheiro deveria (caso isso alguma vez venha a acontecer) ser o mais prolongada possível, um mês ou dois por exemplo, de forma a estabelecer alguns laços com a família Zarubin. Uma boa ideia seria levar recordações para todos, os russos gostam especialmente de dar e receber prendas, é um sinal de amizade.
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  133. Bom dia, a todos os que lutam pela nossa Xaninha.

    Durante o fim de semana, não tive oportunidade de ver o que se passava no blog. Só digo que é de lamentar, haver tanta discissõa, tratam-se mal uns aos outros,afinal, qual é o nosso objectivo? QUE A XANINHA REGRESSE, PARA ELA REGRESSAR COMO É OBVIO A MÃE TB TEM DE REGRESSAR, por isso tem-se de criar condições, ninguém está a dar mundops a Natália, nem assim com tanta pena dela, mas SIM DA ALEXANDRA, isto tudo é por ela.
    Também li no Jornal regional de Barcelos (Barcelos Popular)que a familia Pinheiro ia esperar até este fim de semana que passou por uma resposta favorável da Natália quanto ao regresso, e, que caso não houvessem noticias da parte dela, que esta semana iriam viajar para a Russia.

    Só espero que não haja de necessidade, de eles lá irem, mas que ela e a familia regressem.

    E como já li, aqui em comentários, a mãe da Natália, não quer que lhe tirem a neta, Porque não ela vir também??????

    Afinal a casa deles lá tb n é alugada, ou emprestada?

    Que regressem TODOS.

    PELA XANINHA.

    ALEX.

    ResponderEliminar
  134. Bom dia a todos..

    As noticias até agora têm sido boas... a Natália com vontade de regressar e trazer as filhas e irmão.. Certamente que será para ficar.
    O pior é a Avó que não quer de forma nenhuma que a Xaninha volte... vamos rezar para que as coisas corram bem e rapidamente.

    por ti Xaninha. Sempre

    Um abraço muito especial ao Casal Pinheiro e administradores do Blog

    Ana Rocha

    ResponderEliminar
  135. Bom dia amigos.

    Bom dia Xaninha querida.

    Cristina Mestre mais uma vez concordo com as suas palvras.

    Defendo que essa situação seria muito importante para as familias se entenderam. È a falar, a conviver que náos nos entemos, que conhecemos as pessoas e as suas intenções.

    Acredito que esta vivência entre as familias lá, iria proporcionar um bom entendimento entre elas e esclarecer muita coisa.

    Concerteza que a avó da Xaninha irá entender que o casal Pinheiro são duas pessoas maravilhosas, bondosas qu tanto bem fizeram à sua neta, trataram-na como uma filha, pelo que o seu maior desejo é vê-la feliz, onde nasceu, cresceu.

    Acredito que a senhora perceberá que estamos dispostos a proporcionar uma vida condigna a todos.

    Se fosse com más intenções já tinham tido oportunidade no entanto, deram tanto amor, cuidaram da Natália.

    Como já se disse anteriormente, também temo pelo sofrimento da Xaninha quando eles regresarem, mas acredito que tudo irá correr bem e ter o final que esperamos.

    Cristina Mestre, concordo completamente consigo e sempre defendi que alguém que esteja mais perto é importante no diálogo entre as familias.

    Tudo se consegue fazer e resolver, assim haja boa vontade, entendimento e todos rumam no mesmo sentido.

    Boa vontade, determinismo e muita força é o que não falta.

    A todos os que estão pela Xaninha o meu bem haja de agradecimento por tudo o que se está a fazer.

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  136. Bom dia a todos

    Concordo com a Cristina Mestre, mas eu sempre fui da opiniao do Casal Pinehiro ir à Russia para vereificarem se a Natália está a tratar dos papeis, agora avó tem medo de perder a Xaninha, é normal, qualquer pessoa se apixona por uma criança como ela. Mas temos que ter fé, e pensar que ela mude de opiniao, que aqui as netas vao ser mais felizes, e ela também pode vir cá visitá-las

    Bem ajam a todos

    Beijinhos grandes para ti Xaninha
    Isabel

    ResponderEliminar
  137. Ao casal Pinheiro um grande abraço.

    Estamos convosco SEMPRE!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  138. Bom dia,

    Parece que, afinal, o obstáculo para o regresso da Alexandra está na avó Olga.

    Concordo plenamente com a sugestão da Cristina Mestre:
    seria muito benéfico o casal Pinheiro ir à Russia, por um tempo prolongado, para que a avó Olga pudesse ver pessoalmente a relação de amor entre eles e a Alexandra...e dissipar a sua desconfiança.

    Até a própria Valéria poderia «sentir» esse afecto e sentir-se mais segura e confortável.

    Pai João e Mãe Florinda,

    Só é vencido quem deixa de lutar

    ResponderEliminar
  139. Uma sugestão: seria bom ideia se os administradores do blog entrassem em contacto com a administradora do blog russo, para que ela (ou alguém que ela conheça) possa ajudar a família Pinheiro, na Rússia.

    ResponderEliminar
  140. Boa tarde amigos

    Só agora pude aceder ao Blog mas a Xaninha está sempre no meu pensamento.

    Muitos beijinhos para ti Xaninha

    ResponderEliminar
  141. Boa tarde,

    Apesar de não comentar nada faz algum tempo, todos os dias aqui venho a espera de encontar a noticia que todos esperamos....
    Já passaram dois meses é muito sofrimento para uma criança de 7 anos, que não sabe o que fez para ser afastada do amor de quem a criou.

    Tenho esperança que o regresso seja para breve.

    Força casal Pinheiro.

    Beijinhos

    Fernanda (Mafra)

    ResponderEliminar
  142. Boa tarde a todos,

    A ideia de, em alternativa da certeza da Natália vir a Portugal, a família ir lá, parece-me a mais sensata e tenho certeza de que os Pinheiros já contavam com esta possibilidade. Seria uma reaproximação e talvez assim as barreiras fossem quebradas. Mas o ideal seria ir alguém que falasse ambas as línguas e que fosse uma espécie de mediador, apesar da Natália falar bem o português, estando mais uma pessoa ao lado da família Pinheiro e acostumada com a 'etiqueta' Russa seria de grande valia.
    Eu espero muito que a família tenha condições para tal esforço financeiro.

    Abços

    ResponderEliminar
  143. Carla Buarque
    Tal como já tinha sugerido antes, penso que deve ser esse o caminho, estou de acordo consigo.
    O ideal é que esse mediador fosse uma pessoa RUSSA que vivesse cá e conhecesse bem a família Pinheiro e que, para além disso, fosse uma pessoa compreensiva, diplomática e que não defendesse abertamente uma das partes....
    Talvez assim a avó da Alexandra ganhasse alguma confiança nos portugueses...
    Vamos ter esperança
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  144. De facto, a questão do «esforço financeiro» deve ter um certo peso na decisão, pois a familia Pinheiro não é rica nem «nós», até esta data, conseguimos angariar grande fundo financeiro.

    Não seria o caso de «incomodarmos» os ricaços para darem uma ajudinha?

    Luis Figo, Scolari, empresários, Ricardo araúgo(gatos), etc?...

    Sugestão:
    Talvez constituir um Grupo de Trabalho que possa dedicar-se a esta mobilização, pois os administradores deste Blog já têm trabalho de sobra.

    Talvez os administradores deste blog pudessem dar uma ajudinha para se formar esse Grupo de Pessoas com essa missão especifica:
    angariar um fundo financeiro razoável.

    Se os McCaine (caso Maddie) conseguiram uma autentica fortuna, não poderemos nós angariar o necessário para esta causa?

    Que acham?

    ResponderEliminar
  145. Nela,

    Já existe uma conta bancária aberta pelos administradores deste blog.

    ResponderEliminar
  146. Além disso, vamos angariar fundos junto de quem? As personalidades do mundo do futebol, do espectáculo e da televisão estão-se nas tintas, pois já muita gente lhes enviou mensagens e não houve qualquer resposta.
    Junto do grande público? Ainda nos mandam para um certo sítio!!

    ResponderEliminar
  147. Nela,

    Acho uma ideia sim! Maluca ou não, se não tentarmos nunca saberemos se poderia dar certo ou não!

    ResponderEliminar
  148. Mas primeiro é preciso saber através dos administradores do blog se a família concordaria com esta iniciativa.

    ResponderEliminar
  149. Mais um dia pela Xaninha!

    As noticia que nos têm chegado têm sido de certo modo uma lufada de ar fresco. Se as coisas continuarem neste rumo, parece-me que chegaremos a bom porto.
    Nao me parece que a opinião da avó olga vá mudar alguma decisão que a Natalia já tenha tomado. Parece-me sim, que a Natalia esteja a tratar discretamente da sua "escapadela" para Portugal, sem que a avó Olga tenha muito tempo para pensar. E quando ela der por isso "já se fez tarde".
    Na minha humilde opinião, a decisao da Natalia já está tomada há muito ...e essa decisão passa pelo regresso para Portugal.
    Caso contrario o que a levaria a ser tão vigiada e controlada, assim como por que estaria ela a "aturar" tanta pressão? Já teria posto um ponto final no assunto e seguido a sua vidazinha.

    Continuemos unindo os nossos esforços e elevando os nossos pensamentos a Quem nos pode ajudar!

    Pela nossa linda princesa, quero ainda agradecer os sempre bem vindos e genuinos comentarios da
    CRISTINA MESTRE,
    sempre lúcida e aplicada nos momentos oportunos.

    È um prazer ter a sua companhia!

    Um abraço sincero a familia Pinheiro, assim como a todos os que diariamente passam por este blog deixando suas palavras encorajadoras a todos os que trabalham para a Causa.

    o meu Beijinho especial vai para ti: Xaninha!

    ResponderEliminar
  150. Cara Nídia,

    Eu bem gostava de ter as certezas de que você tem, palavra que gostava... o problema é que, neste momento, não tenho a certeza de nada...

    ResponderEliminar
  151. Boa tarde!

    Concordo com a sugestão da Nela.
    Concordo com as palavras da Nídia.
    Considero os comentários da Cristina Mestre sempre muito pertinentes, mas receio a reacção da Xaninha se o casal Pinehiro fosse à Rússia. Como sobreviveria a outra separação?

    Pela Xaninha... sempre!

    Pombal

    ResponderEliminar
  152. Estimado FPtrad,

    Certezas ninguem as terá,mas se reflectirmos em tudo o que nos tem chegado e para o bem da Xaninha, não temos outra forma de pensar.

    Temos que acreditar que as coisas estão a seguir o trajecto normal mas lento numa situaçao deste calibre.
    Estamos a falar da Russia onde tudo é complicado e bem complicado.
    Só peço a Deus que a Ntalia tenha alguem do seu lado que lhe possa dar uma ajuda, antes que ela sofra mais pressões negativas e deixe tudo pelo que está.

    Esta parece-me ser a altura certa (altura que ela se deve estar a sentir confiante)para dar um avanço na resoluçao do problema.

    CONFIEMOS NO PROXIMOS TEMPOS!
    eu acho que tudo se vai resolver, e bem antes do fim do ano.

    Que Deus nos ouça a todos, que preces não faltam!

    Até mais,

    ResponderEliminar
  153. FPtrad,

    Eu confesso que ando também angustiada. Parece uma coisa de loucos essa história. Eu acredito no sentimento de família da avó e não o desvalorizo, mas caramba! Ninguém pensa nos sentimentos e na possibilidade de um futuro melhor da Xaninha?

    ResponderEliminar
  154. Olá, boa tarde a todos!

    Também concordo com a ida do casal Pinheiro à Rússia, mas certamente eles saberão se é o melhor a fazer. Penso que já tomaram a sua decisão. Resta-nos apoiá-los. O que poderemos fazer para ajudá-los ?

    Xaninha querida, que tenhas coragem e muita força ! Que Deus te proteja, te guarde e te abençoe!

    ResponderEliminar
  155. Pombal,
    Percebo a sua preocupação.
    Quando eu era criança, por força de algumas circunstâncias eu tive que passar 1 ano a morar na casa de umas tias minhas muito queridas, e apesar de eu gostar tanto delas, acabei por ficar muito deprimida com o afastamento dos meus pais. Eu lembro-me bem, que a cada 'visita' da minha mãe era uma grande alegria, era como se eu me enchesse de forças novamente.
    Mas é claro que a situação é diferente. Apenas achei válido este pequeno depoimento, pois já tantos anos se passaram, mas o que eu senti na época ainda é muito forte hoje em dia. Lembro-me perfeitamente da sensação de abandono, mesmo sabendo que não se tratava disto.

    Abços

    ResponderEliminar
  156. Uma visita á Xaninha neste momento seria uma grande ajuda para a pequena.

    Penso que essa visita poderia ser devidamente preparada, mesmo telefonicamente, de modo a que a Xaninha entendesse que se trataria de uma visita,e que o certo para já seria que ela nao voltaria na companhiada familia Pinheiro.

    A Xaninha tem tido um percurso de vida que a tem "forçado a crescer há pressa".
    Desta forma ela iria entender que esta visita iria ser a oportunidade de os rever nos tempos mais proximos.

    Eu acredito que a Xaninha iria entender e aceitar que teria de aceitar para já vê-los regressar a Portugal sem a sua compania.

    Só o facto de ele saber que a vão visitar já fará com que ela se sinta aliviada por saber que os vai rever...fará com que comece a contar os dias e viva esses dias com algum entusiasmo e volte a acreditar em ter esperança no fururo; que ninguem a esqueceu e que todos lutam por ela.

    Por favor tentem localizar esse casal russo que se dispôs a ajudar. Tenho a certeza que serão uma peça fundamental neste "jogo"

    Até, mais

    ResponderEliminar
  157. Olá

    Esta situação é muito complicada, porque na minha opinião, se a familia Pinheiro fossem à Russia, claro que a Xaninha era a criança mais feliz do Mundo, isto se no regresso da familia Pinheiro, a Xaninha também regressase claro com a mãe, caso contrário, para a Xaninha o trauma ainda será maior, vai ser outra separação.

    Mas como já referi hoje de manhã, li no Jornal Popular de Barcelos, da semana passada, que a familia Pinheiro viajaria para a Russia caso a Natália, não decidisse nada até ao fim de semana.

    Agora também não sei, pelos vistos ou não agora o entrave é a avó Olga.

    Esperemos, que este entrave se fácil de ultrapassar.

    Que Xaninha regresse o mais rápido possível.

    Bjs
    Alex

    ResponderEliminar
  158. Também concordo que o Casal Pinheiro vá até à Rússia ver a nossa Xaninha. Acho que será uma lufada de ar fresco na vida dela.
    Até eles (Natália, Xaninha, Valéria,irmão??) virem para Portugal deve demorar algum tempo e entretanto a nossa princesa mata saudades dos pais do coração...

    relativamente à viagem, e como não sabemos se irão precisar de dinheiro porque não contactar a TVI (se bem me lembro o casal foi lá) para que no programa do Goucha possam ganhar a referida viagem... todos os dias vemos como o programa ajuda a pessoas. certamente não ficaram indiferentes.. é só uma opinião.

    ResponderEliminar
  159. Obrigada, pelo testemunho Carla Buarque.

    Este assunto é muito delicado, nunca saberemos o que é melhor.

    Que Deus proteja a Xaninha!

    Pombal

    ResponderEliminar
  160. Mais uma vez, boa tarde a todos.

    Nunca saberemos a melhor maneira de lidarmos com este assunto, nem qual a melhor forma de agir.
    O certo é que, a Natalia tem que se decidir depressa para bem de todos, principalmente da Xaninha!

    Até mais,

    ResponderEliminar
  161. Caros apoiantes do regresso da Xaninha

    Queria mencionar o seguinte:
    acho extraordinário que alguém ainda consiga questionar o amor da família Pinheiro por essa menina que criaram como se fosse a própria filha.
    Então não se lembram que até o pai biológico disse que a menina gosta mais dele do que da mãe?
    Quer isto simplesmente dizer que esses pais afectivos contribuiam para que a menina gostasse também dos pais biológicos!
    Se esse pai parece muito "estranho", o certo é que aparecia de vez em quando, e quando o entrevistaram gabou-se dessa parte. Com certeza que não foi ele que ensinou à filha a ter essa abertura e confiança na vida e nos outros.
    Só com carinho tamanho do mundo se consegue que a criança tenha tanta ternura para oferecer. Vê-se nas fotos de Portugal, como os seus olhos brilham, como ela estava feliz e segura no seu ambiente.
    Muitos parabéns familia Pinheiro. Tenham muita força.
    Angela

    ResponderEliminar
  162. Que estranho...
    Primeiro a casa ia ser oferecida pela Camara Municipal... Até davam à Natália a escolher entre Porto e Barcelos ...
    Agora já foi alugada pelo casal Pinheiro... Assim mesmo coladinha à casa deles (iam agora deixa-la ficar no Porto, pois pois)
    Em que ficamos????

    E o extracto bancário actualizado não?
    Ou não me digam que gastaram o dinheiro no aluguer da casa...

    Muito, muito estranho...
    Mas, já que já têm a casa, que tal começarem a montar o café?????

    ResponderEliminar
  163. Caro anónimo "desconhecido",

    Sinceramente, nós não temos que 'ficar' ou deixar de 'ficar', quem decide é a família e ninguém tem nada com isso não é mesmo?
    Se por acaso o dinheiro que foi angariado tiver sido usado para isso, fico feliz da vida, pois a partir do momento que eu dei a minha contribuição não esperava que me consultassem se seria usado quando e onde, era pela Alexandra e isso bastava para mim, além de que, se eu não confiasse nos gestores da conta, não teria colocado lá nenhum cêntimo.
    Cinismo... de novo??? Por favor.

    ResponderEliminar
  164. O anónimo das 21h05 está a lançar suspeição, será que está a soldo do ...? Pensei que já tivesse acabado. Penso que não conhece os autores do movimento de opinião, não deve lançar este tipo de surpeição.Será que contribuiu para engordar a conta? Será que alguém o está a dirigir para tais afirmações? Senhores do blog, esclareçam este anónimo. Parecem comentários de dor de ...É isso mesmo!Não percebe ou não sabe o que é solidariedade. Qual o interesse do casal Pinheiro estar a manipular a opinião das pessoas que escrevem neste espaço? O sr anónimo diga, seja claro, avance do que sabe, ou então não comente mais. Você não sabe que e Natália nesta altura, precisa da cana e do peixe? Pois precisa, o que não quer dizer que se lhe o "porche" como alguém sugeriu, por isso o seu comentário merece o lixo, não passo exactamente de lixo. Amigos bem intencionados, vamos a isto, pela ALEXANDRA

    ResponderEliminar
  165. Alexandra,

    ANJO DA GUARDA
    ALEXANDRA COMPANHIA
    GUARDAI A SUA ALMA
    DE NOITE E DE DIA

    DEUS TE GUARDE NOSSA SENHORA DE FATIMA TE PROTEJA

    QUE O TEU REGRESSO ESTEJA PARA MUITO BREVE.

    UM BEIJO
    PAULA ODV

    ResponderEliminar
  166. Boa noite, gostava de deixar um comentário, não sobre a notícia mas sobre a informação das novas regras de acesso ao chat. Neste momento, julgo que mais valia encerrarem o chat, pois, por melhores que sejam as intenções desta medida, ela de nada vai adiantar; qualquer pessoa pode registar-se com o nome que quiser, quantas vezes quiser.

    De qualquer maneira, nesta altura o chat não passa de uma espécie de MSN usado pela mesma meia dúzia de pessoas para conversar sobre a vida pessoal e trocar imagens de animaizinhos e sobremesas. Estas pessoas alienam completamente qualquer pessoa que tente intervir se não estiver registada com um nome ou, mesmo que esteja registada, se manifestar alguma opinião minimamente diferente da dominante ou algum comentário mais pessimista.

    A justificação que dão são as brincadeiras necessárias para aliviar o stress da situação, o que é compreensível, mas nesse caso seria preferível trocarem emails e conversarem, até muito mais à vontade, por MSN. Não se esqueçam que este chat pode ser acedido por qualquer pessoa, jornalistas, por exemplo; imaginem a imagem que transmite a um jornalista se entrar e se deparar, como eu hoje vi, com gatinhos, fotografias do Pinto da Costa vestido de Cristo, etc. E não é por se obrigar ao registo que estas pessoas deixam de entrar, se quiserem.

    Por outro lado, revolta-me a quantidade de comentários que lá vi do género «Dêem uma garrafa de vodka à Natália que ela volta logo», por parte de pessoas muito bem identificadas e comentadoras habituais, talvez as mesmas que noutras alturas dizem «Volta Natalia que cá te esperamos de braços abertos.»

    Eu não costumo comentar nem participar no chat pois não é a minha maneira de ser. Contribui para a conta e fiz o que estava ao meu alcance para chamar a atenção para este assunto quando era essa a estratégia. Neste momento, venho aqui apenas para saber se há novidades e cada vez me sinto mais distante de um movimento que, ao princípio, me cativou e sensibilizou. Parece-me que se criou uma clique de pessoas com uma mentalidade a roçar o fanatismo, que em nada ajudam uma causa tão nobre. Já vi comentadores de longa data deste blog serem quase crucificados e terem mensagens apagadas por se afastarem do «status quo».

    Atenção, que estou a excluir completamente de tudo isto o casal Pinheiro; não os conheço mas acredito que são pessoas com um coração do tamanho do mundo e cheios de boas intenções e amor. A única coisa que se lhes pode apontar, na minha opinião, é uma certa ingenuidade; não que não estejam a partir de uma boa base moral, mas receio que o futuro lhes traga ainda muitos amargos de boca, infelizmente.

    Esta é apenas a minha opinião, que vale o que vale, deixo ao vosso critério julgarem-na como entenderem (mas não gostaria nada de a ver eliminada...)

    Cumprimentos

    Patrícia G.

    ResponderEliminar
  167. Eeeeeeeeeepaaaaaaaaaaaaaaa!
    Eu já sabia que me iam todos achincalhar!!!!!
    Mas que ninguém me ia responder na verdade!!!!
    Fiz alguma pergunta sem nexo?!?!?
    Fiz uma pergunta com todo sentido.
    Não era a Camara Municipal que ia dar a casa???
    Então porque foi alugada pelos Pinheiro??
    A Câmara arrependeu-se? Ou os Pinheiro não quiseram porque a casa era longe deles e eles querem ter a Natalia de baixo de olho?????
    Se a Câmara Municipal oferecia alojamento à Natália de borla ou até mesmo uma por uma mensalidade simbolica, porque não aceitaram antes essa hipotese e guardaram o dinheiro da casa alugada para encher a conta que estes prezados senhores do blog abriram para ajuda-las futuramente noutras coisas?!?!?!?!?

    Caramba, é alguma duvida impertinente???
    Julgo que não!!!!

    Agora respostas... É que nem vê-las!

    ResponderEliminar
  168. OU NUNCA HOUVE CAMARA MUNICIPAL NENHUMA A QUERER OFERECER A CASA E ISSO FOI UME PÊTA PREGADA A TODOS PARA A NATALIA CAIR ???????????

    VÁ, DIGAM!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  169. Sr Anónimo,
    os administradores do blog, grupo no qual me incluo, respondem a questões pertinentes e sensatas. Nunca a meras divagações sem qualquer sentido.
    Quanto á actualização do extracto bancário, não se preocupe que ele será publicado. Sabe como é: Quem não deve não teme!!
    Mais alguma questão?
    Comece a contribuir positivamente, se está interessado nesta causa.
    Caso contrário.....
    Melhores cumprimentos.
    Dália Liberato

    ResponderEliminar
  170. Boa noite!

    Hoje, permitam-me que cite a Paula ODV:

    "ANJO DA GUARDA
    ALEXANDRA COMPANHIA
    GUARDAI A SUA ALMA
    DE NOITE E DE DIA

    DEUS TE GUARDE NOSSA SENHORA DE FATIMA TE PROTEJA

    QUE O TEU REGRESSO ESTEJA PARA MUITO BREVE."

    Força para todos os que lutam por esta causa.

    Pela Xaninha...SEMPRE!

    Pombal

    ResponderEliminar
  171. Caro anónimo...

    Se o casal resolveu arrendá-la desde quando isso é de sua conta? Pode gostar ou não... Mas questionar exigindo respostas?????????

    Este blog tem como sentido ajudar... Todos ajudar-mos... não sermos ajudados...

    Custa a perceber?

    E já agora relativamente ás ajudas que foram dadas oficialmente por elementos com alguma preponderância no nosso país... Se dúvida tambem delas... Bom... você acredita em alguma coisa? Olhe-se ao espelho... que calhar nem você próprio existe... eu duvido que você exista muito honestamente. Ou pelo menos alguêm com tão baixo nível... Mas infelizmente no meio de 90% de pessoas decentes e responsáveis existem 10%... imagine em que percentagem você se situa.

    Esforce-se em ser boa pessoa. Eu sei que custa mas tente.

    Luís Filipe

    ResponderEliminar
  172. Pois... blá blá blá...
    Eu até era a favor desta estratégia...
    Mas a partir do momento que comecei a ve-la ser uma falsa estratégia, comecei a discordar... Achei que realmente queriam ajudar a NATALIA e Alexandra... agora percebo que deve ser só uma armadilha para apanhar a ignorante da Natalia (que nem é tão ignorante assim)
    Um dia dizem uma coisa, e no outro dia dizem outra.
    Não mantêm uma palavra .
    Aposto que foi uma duvida que surgiu a muita gente esta em relação à casa. Eu simplesmente fui a 1 a perguntar. E mantenho a pergunta: se a Câmara Municipal ofereceu uma casa à Natália, porque os Pinheiro alugaram uma?
    Bem, ainda resta a hipotese de lhe irem dar duas casas.
    Não espero a resposta. Sei que não a vão dar. Faz parte dessa estratégia cinica que vocês criaram...

    ResponderEliminar
  173. Xaninha querida.

    Um beijo de boa noite, meu anjo.

    Um abraço a todos os que querem e tudo fazem para que a xaninha regresse e seja muito feliz.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  174. Patrícia G.

    Tenho que concordar em relação ao chat. Também não acho muito apropriado o 'chat da Xaninha' ser usado tanto para amenidades e sem querer ser fundamentalista, acho que por se tratar de um chat de um blog que luta por uma causa, o mais acertado seria ser usado para debater estes assuntos.
    Em relação às mensagens que foram apagadas, não sei Patrícia, parece-me que foram apagadas, quando estas tinham um teor agressivo e insultuoso, aliás, isto é uma prática comum em fóruns, comunidades e blogs, os mediadores deletarem mensagens assim.
    Você fala em fanatismo, bom, será que você poderia exemplificar melhor? Repare, eu não estou sendo crítica não, pelo contrário, acho importante ter uma opinião neste sentido.

    Abços.

    ResponderEliminar
  175. Anonimo 23h23!!
    APOIADO!!!!!!!!
    É QUE TEM TODA A RAZÃO!

    Aquele chat já não é um chat!
    É uma espécie de MSN dirigido apenas a um grupo restrito de pessoas que se preocupam 90% do tempo que lá passam a falar de coisas que em nada estão dentro do assunto "Alexandra".

    Com certeza são pessoas sós e com falta de atenção em que foi preciso isto para fazerem amigos! Até combinam encontros lá!
    E depois quem vem de fora do grupinho criticar é que tem falta do que fazer!
    Logico! As pessoas entram lá para falar do tema deste blog e deparam-se com "trocas de receitas"...

    Aliviar o stress da situação?!?!?!
    Muito stress eles aliviam!
    A avaliar pelas conversas que lá têm, ninguém diria que esta situação lhes provoca qualquer tipo de stress!
    Estão tão descontraidos a falar do ultimo dia de praia!
    Passam ali a tarde toda e a noite, nem dão atenção aos filhos, só se ausentam para os irem deitar... Preferem estar lá a trocar galhardetes do que a brincar com as crianças. Mães e mulheres maduras, dizem-se. Vergonhoso!
    Pena que essas pessoinhas já afastaram muita gente daqui, infelizmente.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  176. Anónimo das 23h58, se não tens nada que fazer vai-te catar, porque, segundo consta, estás infestado de piolhos e lêndeas. À tua volta só prolifera porcaria e imundicie! O cheiro é tão nauseabundo que ninguém tem coragem de se aproximar de ti para te desinfestar.

    Humberto

    ResponderEliminar
  177. Kakakakak
    Humberto! Podia ter-se esforçado melhor para deixar um comentário insultuoso!Fez-me lembrar os meus tempos de escola... Era assim que os putos se insultavam!
    KAKAKAKAAK
    Fique com Deus.

    ResponderEliminar
  178. Também concordo relativamente ao que foi dito do chat. É um grupo de pessoas, neste momento restrito, que praticamente só falam da sua vida pessoal, que não interessa a ninguém.

    Gostava que os administradores do blog dissessem alguma coisa, pelo menos uma vez por dia. É que isto parece um navio sem comandante. Andamos todos para aqui a falar e pronto. É importante a vossa presença, pois vocês são o motor de tudo isto.

    A questão da casa, que antes era cedida por uma Câmara Municipal e agora foi alugada pela família, também já me tinha passado pela cabeça, mas quero acreditar que houve motivos para isso. Eu acredito nas intenções desta família. Estes não criaram a menina para receber subsídios, porque não eram família de acolhimento. Todas as despesas foram deles, portanto, acho que o único interesse deles é verem-na feliz e perto deles, o que é natural, pois criaram-na, lavaram-na, vestiram-na , garantiram-lhe os cuidados de saúde, aconchegaram-na, etc, etc... De um quadro todo sujo e velho, fizeram uma obra de arte, é natural que a queiram preservar. Acho que o aspecto que a menina apresentava quando partiu, permite bem concluir sobre a qualidade dos cuidados que ela tinha. Através das fotos de cá também se vê que a menina estava feliz com eles. Portanto, não sejam igoístas e não vejam mal em tudo, porque as pessoas têm tendência para julgar os outros de acordo com elas próprias.

    Boa noite a todos e especialmente à Xaninha, que paga pelos erros dos adultos. Espero que regresses brevemente.

    ResponderEliminar
  179. para quem está a insistir em fazer disso um caso, e um bicho de sete cabeças, a questão da casa tem explicação muito simples, quando surgiu boa-vontade para, - dentro do âmbito da solução regresso mãe biológica e filha - ser providenciado alojamento, logo surgiu, má-vontade por parte de algumas pessoas, e para evitar deslocamento da questão para dentro da arena da luta político-partidária, o Snr. Pinheiro, que teve a sorte de encontrar uma casa perto, que tinha acabado de ficar vaga, pagou a renda, ponto final.
    Está esclarecido?

    ResponderEliminar
  180. O anónimo de ontem das 21:05 fez uma pergunta perfeitamente pertinente e não compreendo por que razão foi "linchado" pelos outros comentadores e foi logo acusado de "estar a soldo de...". Confesso que também fiquei perplexa, pois as notícias falavam-nos de uma coisa e, de repente, afinal as coisas são diferentes. A verdade é que qualquer pessoa fica confusa e sem saber o que pensar!!!

    Por isso, fica aqui um recadinho ao VCD: não se trata de um "bicho de sete cabeças", mas da necessidade de saber o que se passa realmente.
    Agora sim, estamos esclarecidos. Não havia necessidade de atacar alguém que exprimiu dúvidas perfeitamente legítimas.

    ResponderEliminar
  181. Minha senhora, desculpe-me mas eu não faço comentários aos seus comentários sobre comentários de outros.
    Quanto à questão do "recadinho", perdoe-me, mas não aceito. A senhora é moça de recados?
    Decerto que não será!
    Então não dê recados!

    ResponderEliminar
  182. Pois sim, VCD, mas a questão é que eu também fiquei perplexa, pois dizia que o Rui Rio ia ajudar, de repente aparecem notícias a dizer que o João e a Florinda Pinheiro alugaram uma casa... não me diga que não ficou surpreendido!

    E escusa de me vir insultar, pois não pretendi insultá-lo.

    Passe bem.

    ResponderEliminar
  183. Boaz tarde,
    E preciso ter calma, tudo se compõe, todos queremos o bem da Alaxandra, porque esperamos por ela. Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  184. Tanta confusão realmente,eu percebi perfeitamente a história da casa,o casal pinheiro achou bem independentemente da oferta,alugar uma casa pra a Natalia,não foi por isso que perdi a credebilidade nas ofertas.Percebo,e deduzi que quando sofremos realmente e amamos ,estamos dispostos a tudo.A xaninha,ao partir ,foi como um caixão que lhes saiu de casa.è uma perda terrivel...continuam a lutar pelo apelo da xaninha,não se esquecam dos seus gritos impotentes....daquelas imagens-Ligia

    ResponderEliminar
  185. Александра,
    не забыть о вас

    Alexandra,
    não nos esquecemos de ti

    Alexandra,
    not to forget about you

    ResponderEliminar