quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mensagens para a Alexandra, Natália e restante família Zarubin

Caros, tomei a liberdade de criar este post, porque tenho constatado que alguns dos vossos comentários em post’s anteriores continham mensagens para a Alexandra, Natália e outros membros da família Zarubin!

Assim sendo o objectivo deste post, é exactamente escrever mensagens para estes, com a esperança que de algum modo eles as possam ler.
Como tal escrevem o que vos vai na alma, mas desde já informo que mensagens com qualquer teor negativo ou ofensivo serão apagadas!!
Sugiro também, para aqueles tenham a possibilidade de escrever em outra línguas (preferência Inglês e Russo) o façam.


Esperemos com isto, lhes fazer chegar a nossa mensagem….

Obrigado a todos

89 comentários:

  1. Natália: I understand your concerns, but rest assure no one wants to take Alexandra from you! You were given the chance of a lifetime: an apartment, work, in a time of world crisis... there are so many people who would like to have a chance like that...You and your daughters could be very happy here, living among us. "Zarubins" and "Pinheiros" could form a big family for Alexandra hapiness. Please reconsider and return to Portugal. We are waiting for you.

    Best regards
    Susana - Barreiro


    Natália: eu compreendo os seus receios mas, acredite, ninguém quer tirar-lhe a Alexandra! Foi-lhe dada a oportunidade de uma vida: um apartamento, trabalho, viagens pagas para que se instale em Portugal, com a sua família. Numa altura de crise mundial, há tantas pessoas que gostariam de semelhante oportunidade e não a têm. A Natália e as suas filhas podem ser muito felizes aqui, entre nós. Os Zarubin e os Pinheiro podem viver como uma grande família, pela felicidade da Alexandra. Por favor, reconsidere e regresse a Portugal; será bem recebida!

    Cumprimentos
    Susana - Barreiro

    ResponderEliminar
  2. Fiquei muito contente com o que o Sr. Miguel Macedo nos coloca.

    Já ontem, ao ler um comentário de m.o. que muito me comoveu eu enviei um logo de seguida um comentário onde dizia isso mesmo: porque não se traduziam alguns comentários para que a família Zarubin perceba o que queremos para eles?
    Acho Sr. Macedo o vosso trabalho muito meritório e creiam que os apoio muito.
    Força e não desanimemos nunca.
    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Relativamente ás traduções... ontem foi criado um script que vos aparece do lado direito com bandeiras de paises. Clicando lá o sistema automaticamente traduz tudo :)

    ResponderEliminar
  4. Natalia, acompanhamos o vosso caso desde sempre, a vida coloca-nos a prova varias vezes, nem sempre seguimos os melhores caminhos nem sempre tomamos as melhores decisões nem sempre aparece oportunidades para a tornar melhor...
    Existe uma variedade de pessoas a fazerem força e a colaborar para o vosso bem estar em Portugal casa, emprego, escola , condições de vida que podem fazer de ti e das tuas filhas aquilo que nunca pensas-te que iriam ter....eu tenho filhos e se me dessem essas condições para ser mais feliz a minha resposta era " aceitar ", porque há grandes nomes a tentar ajudar ....Era bom ter-te entre nós somos amigos e solidarios, neste momento és uma sortudo tens as tuas filhas contigo e podes dar-lhe uma educação do melhor caso estejas interesada na felecidade delas....imagina a Valeria arquitecta era uma grande sonho dela tornado realidade .....eu digo sim ao teu regresso ..sé forte VOLTA A PORTUGAL
    PORTUGAL......LIA

    ResponderEliminar
  5. Natália, Have good cheer and courage, you will win all the difficulties! Life presents problems. But difficulty overcome is a problem solved. Never discouraged.
    We are waiting for you!

    Ana - Carcavelos

    ResponderEliminar
  6. Maria Isabel,

    Agradeço, mas neste post vamos colocar exclusivamente mensagens para a Xaninha e família.

    Obrigado

    Até dia 11

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de deixar uma apoio a Natália. Ela neste momento está confusa, mas o melhor para ela e para as suas filhas seria virem para Portugal. Li, não sei onde, que a sua filha mais velha, Valéria, gostaria de tirar o curso de arquitectura em Iaroslav, mas para lá só vai quem tem algumas posses, coisa que esta família não tem... Desta forma se elas voltarem para Portugal e Valéria também vier ela pode frequentar aqui um curso de arquitectura como tanto deseja. Quanto a Natália, ela conhece o nosso pais, sabe falar relativemente bem a nossa língua e tem aqui um futuro garantido, algo que muitos portugueses nem se dão ao luxo de ter. E se o problema é deixar os pais la, pelo amor de Deus...quantos não vão em busca de um futuro melhor deixando pais, irmãos e mesmo os próprios filhos? Por se sair do país não quer dizer que se abandone a família..eles continuam a ser os pais de Natália e, nem que seja uma vez por ano, ela pode visita-los...
    Relativamente a Alexandra... Ela viveu toda a vida dela em Portugal, ela so fala portugues (vai dizendo palavras em russo mas a lingua materna dela é portugues), ela deixou aqui família tambem, família essa que a ama e que ela tambem ama... Natália, pensa na tua felicidade e na felicidade das tuas lindas filhas... Venham em busca de uma vida melhor, em busca de felicidade, conforto, paz... A vida resume-se essencialmente a umas férias que a morte nos dá, a vida passa a correr... Estaremos todos aqui para te apoiar.

    ResponderEliminar
  8. Natália, a vida nem sempre é fácil, todos nós por um motivo ou outro sofremos em determinadas alturas da vida. Neste momento todos sofremos pela Alexandra. Ela pode até estar a adaptar-se à vida na Rússia mas será impossível substituir os laços que ela tinha cá, aí está a começar do zero...
    Tem cá família, os amiguinhos da escola que sentem muita falta dela, todos nós estamos dispostos a esquecer o passado e estamos a dar provas disso.
    Por favor Natália demosntre também ser capaz de esquecer tudo e começar de novo, aqui em Portugal onde lhe está a ser dada uma oportunidade única.
    Não deixe esta oportunidade escapar.
    Volte com as suas filhas e sejam felizes, considere este tempo na Rùssia como umas férias e uma oportunidade para todos conhecerem a Alexandra.
    Até breve Natália!

    ResponderEliminar
  9. Natália
    I dont write russian but I want to tell you that here in Portugal all of us are waitting for you and your family. We think that you will be happy here with your children, where they will have a better future.
    You know that we love Alexandra very much and I'm sure that we will love Valéria as well.
    We hope that you belive in ours intentions and hunderstand that they will be the better for you.
    Regards
    Isabel Ferreira

    Nota: Não sei escrever russo mas quero dizer-lhe que aqui em Portugal todos nós estamos à sua espera e da sua família.
    Pensamos que será feliz aqui c/as cranças, onde elas terão um futuro melhor.
    Sabe que gostamos muito da Alexandra e de certeza que gostaremos também da Valéria.
    Esperamos que acredite nas nossas intenções e compreenda que elas são o melhor para vocês.
    Cumprimentos
    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  10. Natália
    Não guardes ressentimentos. Queremos ajudar-te a ter uma vida melhor, junto das tuas filhas. Não sei como se diz na Russia, mas em Portugal costumamos dizer que "as Oportunidade só batem á porta uma vez". Abre a porta a esta oportunidade. Sê Feliz e deixa as tuas filhas Serem também. Só queremos o vosso bem.

    ResponderEliminar
  11. Natalia,

    I am also a mother of two children, and obviously I understand that this is not a easy moment in you life.
    Please consider this opportunity of coming back to Portugal.
    Here you can provide better conditions to your daughters’ education and get a secure job and financial support.
    We will receive you with open arms and help you whenever you need.

    We beg you to give a chance to Alexandra and Valeria be happy.

    Hope to see you soon.

    Ana Petrucci

    ResponderEliminar
  12. Será sempre tua filha Natalália, simplesmente cá podes lhe porporcionar uma vida melhor, tal como a Valéria e tu também a terás....
    O Regresso será uma optima opção e Alexandra poderá viver feliz contigo aqui também....

    ResponderEliminar
  13. Natália,

    Vieste a Portugal em busca de melhores condições de vida, de um futuro mais risonho para ti e para tua familia!
    Deixaste na Russia a tua filha Valéria! Quanto te deve ter custado!
    Saíste de Portugal sem teres realizado as tuas aspirações, foste uma sofredora num país distante da tua pátria.
    No entanto, também aí na Rússia não tiveste muitas oportunidades!
    Voltaste! Levaste contigo a Alexandra, a quem nós - Portugueses - acabamos por amar como se de um membro da nossa familia se tratasse!
    Prometeram-te ajuda no teu país, mas tu sabes, no fundo do teu ser que essa ajuda tardará a chegar (se chegar).
    O que te resta? Queres dar um futuro às tuas filhas?
    Acredita neste povo que te quer ajudar!
    Estamos de braços abertos para te receber, a ti Natália, à Valéria e à ALEXANDRA! Aqui vais ter as condições para seres Feliz com as tuas filhas. Neste Portugal que, embora pequeno em território é GRANDE em sentimentos e solidariedade serás feliz!
    Não voltes as costas a esta oportunidade, estendemos-te a mão, AGARRA ESTA MÃO AMIGA!
    Num futuro próximo, vais ver que esta era a solução para a VOSSA FELICIDADE!

    Estamos à vossa espera NATÁLIA, VALÉRIA E ALEXANDRA!

    Até breve,
    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  14. Natália

    Acredita em nós, não te vamos tirar as tuas filhas, o que nós desejamos é que sejam felizes e tenham um futuro risonho. A Valéria, o sonho dela é ser Arquitecta, faz com que ela concretize esse sonho. A Xaninha o sonho dela e desejo dela é estar junto das duas familias que tanto a amam e que querem que ela seja feliz (como tu Natália), ela tem cá os amiguinhos dela....
    E tu Natália, a vida nem sempre nos sorri...eu sei...porque também já sofri um pouco na pele.....mas agora tens uma nova oportunidade, não a deixes escapar, não estejas receosa nem estejas com ressentimentos, porque nós gostamos muito de voçês. Eu tenho a imagem da Xaninha aos gritos de aflição que não me saem da cabeça, também sou mae de una menina que fez 5 anos no mesmo dia da Xaninha, e o meu desejo era ver novamente a Xaninha a gritar mas de alegria por estar de volta à terra natal. O voçês virem para Portugal não é cortar laços com a vossa familia na Russia, não...podem vir cá de férias e voçês estando cá irem lá de férias também. Não ganhes rancor nem aos portugueses que tanto te adoram e à Xaninha nem à familia que a acolheu que vos ama a sério e só vos quer bem.
    Aproveita esta oportunidade, nem sempre se tem oportunidades destas, e como tu já viste estamos unidos para te fazer concretizar os teu sonhos e que os poderás realizar. Em mais lado nenhum te dariam esta oportunidade, a ti e às tuas meninas do coração.
    Estou muito emocionada, estou convencida que nos vamos encontrar cá em Portugal, que te vamos receber no Aeroporto com muito amor e carinho.

    VEM NATÁLIA E TRAZ AS TUAS MENINAS DO CORAÇÃO, A XANINHA E A VALÉRIA.
    EU SEI QUE TU QUERES O MELHOR PARA ELAS E PARA TI. FICAMOS À VOSSA ESPERA.
    VOU REZAR POR TODOS.

    BEIJINHOS
    Isabel

    ResponderEliminar
  15. Natália, esta mensagem é para si.

    À uns tempos atrás não sabia quem era a Alexandra, a Valéria, a Natália. Mas vocês entraram na minha vida, na minha casa, e não mais vos deixei.

    Natália, receba as minhas palavras como se já nos conhececemos à muito tempo e tivessemos a conversar as duas, por exemplo, a tomar um café, ou num banco de jardim.

    Natália, da sua vida e da sua experiência do tempo que esteve em Portugal, não devo agora fazer juízos de valor e remexer no passado. Todos nós, na nossa vida já passamos por momentos menos felizes. Mas não deixamos de aprender.

    Na vida todos temos o direito de ter outra oportunidade. Uns mais, outros menos todos erramos, e todos gostamos que nos deêm outra oportunidade.

    A Natália tem duas filhas lindas. A Alexandra nasceu em Portugal, cresceu em Portugal e cá ganhou os seus laços. A familia onde cresecu tratou-a como uma filha. È uma criança amorosa. A Valéria nasceu na Russia, cresceu na Russia e é uma criança amorosa, sabe porquê? Porque acarinhou tanto a irmã à sua chegada como se aconhecesse à tanto tempo.

    Natália, este país pequeno tem gente boa e menos boa, como em qualquer lado. O que lhe quero dizer é que esta família de amigos que vos quer ajudar, não é só porque amamos a Alexandra, é porque, conhecemos uma familia de uma mãe e duas meninas, que têm o direito a ter uma vida digna, um futuro risonho e nem sempre o nosso país de origem nos pode dar isso.

    Natália, queremos ajudá-la a reconstruir a sua vida, e que com dignidade, e trabalho, terá orgulho nas suas meninas, e na sua vida.

    Natália, não lhes prometemos o paraíso, isso só um SER superior a nós, nos poderá dar, mas o que lhes prometemos é protecção, atenção, amizade,
    estabilidade emocioanal, um grupo de amigos que será como uma famíla, onde tudo faremos como aos nossos, pensamos e encaminhamos para o melhor.

    Natália, se a Valéria quer estudar dê-lhe cá essa oportunidade. Ela depressa aprenderá o português e verá que curso gostaria de fazer. Cà estaremos, para lhes dar a mão, para as ajudar, para as encaminhar.

    Natália, tem as portas abertas para regressar. Se é medo, não tenha, se é vergonha, não tenha.

    Natália, o que queremos é fazer bem a uma família que conhecemos e que como muitos cidadãos de outros países encontram Portugal para viver. E como gostam de nós e nós deles.

    Natália, pense nas suas filhas, no orgulho que terá de as ver bem e de a Natália também estar bem, e os seus pais também poderem ficar melhor.

    Natália, tem ao seu dipsor uma casa e um emprego, um café. Se não é isto que pretende, diga, a falar é que nos entedemos.

    Natália, tem as portas abertas. Tem uma familia que já conhece que lhe quer dar a mão e tem também uma família de amigos que anseiam conhece-las pessoalmente, para fazer parte desta família.

    Natália, somos pequenos, mas temos bom coração.

    Venha, venha aproveitar já o verão.

    Venha começar uma nova vida!

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  16. Olá Natália, não a conheço pessoalmente, por isso não tenho o direito de julgar quem não conheço, agradecia que aceitasse um conselho de alguém que lhe quer bem tanto a si como às suas filhas.

    Como sabe Portugal ficou apaixonado pela Alexandra uma menina lindíssima e muito esperta depois conhecemos a Valéria outra menina muito bonita e por sinal muito bem educada, não quero menosprezar o seu país mas pense que aqui em Portugal com as ajudas que vai ter o futuro das suas filhas pode ser muito mas muito bom.

    Nós estamos actualmente no Verão como sabe a costa portuguesa é uma das mais belas da Europa porque não aproveitar este tempo de sol com as suas filhas nas nossa praias, bem sei que nem tudo será um mar de rosas até poderá encontrar algumas pessoas que a critiquem aqui mas quem é que na vida nunca foi criticado ou julgado penso que todos nós um dia passamos por essa situação.

    Pense que a oportunidade que lhe estão a oferecer é única e só se tem 1 vezes na vida aproveita por si mas não se esqueça da Alexandra e da Valéria são elas quem mais iram ganhar com a vinda para Portugal.

    Acredite se voltar para Portugal penso que terá quase o estatuto de heroína ficar para a historia a sua própria Historia ou melhor a historia de uma menina russa chamada Alexandra que nasceu neste cantinho à beira mar chamado Portugal.

    Um abraço grande
    Liliana Bento

    ResponderEliminar
  17. Natália volta porque estamos de braços abertos para te receber mais a Alexandra e a Valéria se ela quiser vir.
    Somos um país acolhedor, assim como te acolhemos uma vez, podemos acolher-te outra.
    Tenho a certeza que com força de vontade consegues aqui um grande futuro para ti e para as tuas filhas. E um dia elas vão agradecer-te.
    Alexandra minha querida, nunca mais me vou esquecer de ti, quero ver-te sorrir!!!


    (Gostei da ideia e sugiro até que posteriormente imprimam estes comentários e enviem à Natália, já que ela não deve ter acesso à Internet... façam isso!!)

    ResponderEliminar
  18. Olá, Natalia!

    Não me conheces e eu também não te conheço. Não conheço as tuas filhas, a não ser de fotografias.
    No entanto, como mãe, quero dizer-te que estamos aqui para o que der e vier. Volta para Portugal com a tua ou com as tuas filhas. Estamos aqui para apoiar, para vos ajudar a construir aquela vida que tu, concerteza, lhes queres dar: uma vida de felicidade e de bem estar. Uma vida melhor do que aquela que te puderam dar.
    Não condenes as tuas filhas a uma vida sem condições, por favor! Agarra esta oportunidade e terás sempre a possibilidade de reveres a tua família na Russia.
    É o nosso compromisso contigo, Natalia! O compromisso de muitos portugueses! Não te vamos deixar ficar mal!
    As tuas filhas irão mais tarde agradecer-te o novo futuro que lhes podes oferecer!

    ResponderEliminar
  19. Miguel,

    O dialogo é o caminho.

    PAZ é o nosso destino.

    Dear Natalia,

    You have a great opportunity to see your daughters be happy and you will be happy too.

    Dear Grandmother Zarobina,

    You have a great opportunity to see your daughter and granddaughters be happy and you will be happy too.

    Is just accept our help in Portugal. So easy.

    God bless you.

    Kisses...
    Paula ODV

    Até breve Xaninha...

    ResponderEliminar
  20. Natalia and Florinda,

    Did you know that next 11ns of July Alexandra friends will go to Fátima to pray for you. We will pray for peace in your lifes. For the happiness of your daughter and yours.

    We are waitting you with love in our hearts.

    Paula odv

    ResponderEliminar
  21. Olá Natália!
    Espero que tenha a oportunidade de poder ler, todos estes votos de boas vindas.
    Todos nós achamos que não deve desperdiçar tanta coisa boa que lhe é oferecida.
    Pense na carinha feliz da Alexandra, quando souber que vem para Portugal.
    Pense na felicidade que pode dar à Valéria.
    Pense também, em tudo aquilo de que pode usufruir se vier.
    A Natália, lá no fundo, sabe que no seu país, não vai ter estas oportunidades!
    Sabe também, que pode confiar na família Pinheiro.
    Volte Natália, e não perca o que lhe é oferecido de bandeja! Isto só acontece uma vez na Vida!
    Esperamos do fundo do coração que o vosso regresso esteja para breve!
    Um abraço e até breve!
    Dina - Palmela

    ResponderEliminar
  22. natália sou mae como tu e compreendo como te sentes sem saber o que de melhor fazer da tua vida já sofreste muito
    volta para junto de nós e não deixaremos de te ajudar traz a alexandra e a valéria ajudamos a tudo que pudermos falo por mim tenho chorado muito e sofrido com toda a tua estória em portugal a tua vida agora será mais facil tens tudo aqui para ser feliz e fazer as tuas filhas felizes elas merecem um abraço maria algarve

    ResponderEliminar
  23. Natalia, sei que a tua vida não tem sido propriamente muito facil.Sais-te da Russia em busca de uma vida melhor,o que tal não aconteceu,no entanto todos nós merecemos uma 2ªoportunidade que neste momento te esta a ser dada.Todos nós estamos solidarios contigo tens varias ofertas de ajuda,não estarás desprotegida.Queremos muito poder ajudar-te a ti e ás tuas filhas desde que a aceites.
    Pensa sim no futuro que lhes queres proporcionar.
    Bjinho enorme para ti e respectiva familia.

    ResponderEliminar
  24. Olá Natália,

    Nao me conheces e possivelmente nunca me vais conhecer, o meu nome é Fernanda e vivo em Portugal. Tal como tu também sou mãe de lindas meninas. Por isso atrevi-me a escrever-te esta carta.
    Natália, só tomei conhecimento da tua existencia, á relativamente pouco tempo. Mas a tua historia de vida tocou profundamente a minha vida.
    Natália pelo que posso ver nas diversas reportagens a tua vida tem sido muito dura, e ao longo desta vida tiveste que tomar decisões, que acredito serem muito dificeis.
    Que idade tinhas quando deixaste a Russia em busca de um futuro melhor?
    O que sofreste por ter de deixar a tua filha Valeria e a tua mãe para tras?
    Que sentiste quando chegaste a um país onde não entendias o que te diziam?
    E parece que ao fim de alguns anos concluiste que no país que te acolheu também nao encotras-te a felicidade, que todos merecemos.
    Por mais que tente nao consigo imaginar todas as dificultades que passaste.
    Agora vou-te falar do motivo que me levou a estrever esta carta, a tua filha Alexandra de 6 anos.
    Quero acreditar que a menina é forte, mas tu Natalia o que queres para a tua filha Alexandra?
    A menina em Portugal, conheceu uma vida de “pão e mel”, e agora está a conhecer uma vida de “fel”.
    Quando a menina tinha 17 meses, tu conseguiste ter a lucidez de raciocinio que te levou a entregar a menina aos cuidados da familia Pinheiro. Mais uma vez tomaste uma decisão muito dura, mas acredito que no fundo do teu coração sabes que foi a decisão correcta. A Alexandra é hoje uma menina de 6 anos forte e saudavél como todas as mães querem que os seus filhos sejam.
    Acredito que tu, Natalia queres acreditar que a ida da menina para a Russia foi a melhor alternativa, mas quando olhas para a Alexandra vez feliciade nos seus olhos? Não me parece…..
    Volto a referir que sei que tens uma vida difícil, queres essa vida para a tua filha Alexandra?
    Queres que ela siga os teus passos e sofra o que tu sofreste?
    Quantos anos faltam para ela ir á procura do seu lugar noutro país?
    E sofrer o que tu sofreste…
    Certamente poucos, porque o tempo passa a voar…
    Sei também que é importante conhecermos as nossas origens, pois bem a Alexandra já conheceu as dela. Não a obrigues a amar, deixa que ela quando for maior queira voltar de novo as origens.

    Natalia porque acredito que no fundo do teu coração de mãe , sabes o que é melhor para a menina. Peço-te no dia em que leres esta carta, á noite quando te deitares pensa nestas palavras, elas são de uma mãe para outra mãe.

    Os Pinheiro tal como tu também amam a Alexandra, por favor fala com eles. Volta para Portugal, trás a Alexandra para onde la conheceu a felicidade, e pode ter um futuro diferente do que tu tiveste…..

    Obrigado,


    Fernanda (Mafra)

    ResponderEliminar
  25. Natália, volta para Portugal, e trás as tuas filhas, para lhes dares um futuro melhor.
    Portugal tem boas praias, vem aproveitar o nosso Verão, já tens amigas no Algarve, certamente alguém te oferece uns dias de praia, para ti e para as meninas.
    Depois começarás a trabalhar como qualquer mulher que quer uma vida boa para as filhas.
    Os teus pais ficam melhor sozinhos do que com uma família tão grande a cargo deles.
    Depois logo os visitas.

    Que Deus vos ajude e abencoe!
    Abraços

    Alice

    ResponderEliminar
  26. Natália

    Mais uma vez me dirijo a si como amiga.

    Acredite nas minhas palavras e como gostaria de a ter aqui ao meu lado a conversar e com as meninas e a minha filha a brincarem.

    Natália, isto não são histórias que inventamos, isto que lhe digo è a mais pura verdade, em querermos para si e para a Alexandra e Valéria o que queremos para os nossos filhos.

    Natália, por favor, não desperdice estas mãos amigas que lhe estão a estender.

    Queremos que reconstrua cá a sua vida, já fala português, vai poder melhorar.

    Natália, esta família de amigos que a anseia conhecer, e dar-lhe a mão, são portugueses que entendem as suas dificuldades, e a querem ajudar no dia a dia.

    Natália, não pense que lhe vamos dar uma prenda quando chegarem a Portugal e depois as esquecemos.

    È muito mais que isso, Natália, é considerá-las como nossa familia e ajudá-las nas dificuldades, no dia a dia, em tudo o que for preciso para o vosso bem estar.

    Natália, não tenha medo, ninguém lhe tira as suas filhas. Sou mãe e sei o quanto é amar uma filha.

    Natália, receba no coração estas pessoas que tanto lhe querem, à Alexandra e à Valéria.

    Natália, venha viver connosco.

    Um beijo

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  27. all we need is love...

    diziam os beatles

    LOVE YOU ALREADY HAVE FROM ALL OF US NATÁLIA, XANINHA, VALÉRIA...THINK ABOUT IT
    ALL THE REST CAN HAVE SOLUTION...
    LOVE PINHEIRO ALSO HAVE FROM US AND FROM YOU ISN'T IT???

    see you soon
    God bless you

    Maria Mendes

    ResponderEliminar
  28. Eu tenho 3 perguntas: Como é que essas mensagens vão chegar lá? Ela sabe ler em inglês? Alguém vai traduzir?

    Abços

    ResponderEliminar
  29. Olá Natália:

    A vida a si não foi facil e não tenho o direito de julgá-la, o passado fica para traz e estenda a mão a quem a quer ajudar verdadeiramente.

    As oportunidades só aparecem uma vez, venha recomeçar uma vida nova ao lado das suas meninas, pense nelas.

    A Alexandra é aqui que tem os seus laços de amor não lhos corte, vocês poderam ser muito felizes aqui com a nossa ajuda.

    Não sou rica também tenho dificuldades mas prometo ajudar com o que poder até ter a sua vida organisada, eu acredito que vai conseguir.

    Estamos á sua espera de braços abertos, não deixe fugir esta oportunidade.

    Beijinhos para si e para a suas meninas.

    RAQUEL

    ResponderEliminar
  30. NATÁLIA

    a vida foi dura consigo mas agora tem nas mãos a oportunidade que muitas pessoas queriam, sinta-se uma prevelegiada.

    Volte Natália queremos que tenha uma vida melhor pela Alexandra pense com carinho nas propostas que lhe fizeram, não as deite fora.

    UM BEIJINHO ESPECIAL Á ALEXANDRA

    GINA

    ResponderEliminar
  31. A mesma pergunta. Desculpem-me pela insistência.
    Como é que essas mensagens vão chegar lá?


    Abços

    ResponderEliminar
  32. não sou de rodeios.

    "be a real mother and give back alexandra were she will be happy. a real mother whants her daughter to be happy and with a great future even if far away. just think a little. think what is better for her and not for you. do you want her to be drunk or a prostitute? that is what can happen if she stays with you ther."

    à natalia já ofereceram casa e trabalho, situação que muitos de nós gostariamos de ter - eu por exemplo estou desempregada - no entanto prefere ser orgulhosamente russa e bebeda. palavrinhas delicadas com a natália só de ou apenas se for pelo bem da xaninha, caso contrario - NÃO. não consigo ter pena ou apoiar uma suposta mãe que abandona a filha nos cafés e nas cabines telefónicas, que compra vinho ou cerveja e ves de leite...

    ResponderEliminar
  33. Natália

    volte e comece do zero com a ajuda de todos vai ver que vai conseguir.
    A Alexandra é aqui que tem o seu coração deixe-a ser feliz e venha também partilhar essa felicidade com ela ,volte.

    Nós todos eremos esta do seu lado para ajudá-la nesta nova vida, venha com a Valéria também ela será bem vinda.

    até breve

    paulo

    ResponderEliminar
  34. Natália, a minha carta é longa, mas coloquei-me no lugar da sua filha Alexandra e, como sabe as crianças têm muita energia e muita coisa para dizer.
    Se Alexandra pudesse falar abertamente da situação que está a viver e compreendesse o que o futuro lhe reserva, diria:

    Mãe Natália,
    Como deve ter sido difícil para ti ouvires-me gritar quando me separaram do pai João e da mãe Florinda.
    Sabes, eu gosto muito de ti e sempre gostarei, mas entende que pelos anos que vivi com o casal Pineiro também gosto deles.
    Não me obrigues a ficar longe deles só porque temes que eles me tirem de ti. Eles já garantiram que não o farão, mas se ainda tens receio, pede-lhes garantias escritas.
    Mãe Natália vamos regressar ao país onde eu fui feliz. Se continuarmos aqui quem tratará dos meus traumas (quando tu e os avós já não estiverem entre os vivos) por ter sido obrigada a separar-me, com apenas 6 anos, de tudo o que eu conhecia?
    Agora estou a tentar adaptar-me (e tu dizes que estou a fazê-lo muito bem) mas todos os adultos que passaram por situações semelhantes à que estou a passar, dizem que ficaram para sempre dependentes de apoio psicológico para superar traumas da infância. Não é isso que queres para mim, pois não?
    Mãe Natália, os meus colegas da escola têm saudades minhas e eu tenho muitas saudades deles. Se continuarmos aqui tenho que voltar ao infantário, estarei a "andar para trás". Queres que eu seja boa aluna e que passe todos os anos, não queres?
    Sabes, quando foste a 1ª vez para Portugal, as pessoas boas e generosas que agora te querem ajudar, não te conheciam. Se conhecessem, nem teria sido necessário eu ir viver para casa da família Pinheiro.
    Vamos aproveitar esta boa oportunidade, porque não sugirá outra assim, na nossa vida.
    A mana Valéria vai gostar de conhecer um país que tem muito Sol e praias onde podemos passear e brincar. Vai aprender rapidamente o português - é fácil - e vai poder ser arquitecta.
    Se continuarmos aqui, que futuro nos espera?
    Mãe Natália, vamos para que eu possa orgulhar-me muito da mãe que tenho.
    Não tenhas receio. Não vou deixar de gostar de ti, por vivermos em Portugal.
    Posso ir fazer as malas? A Lúcia e o cachorro também vão connosco?
    Sim?... Sim! Boa!
    Obrigada para sempre, por me entenderes.
    Adoro-te mãe Natália!

    ResponderEliminar
  35. Natália, acredita que te vão ajudar.
    Regressa com as tuas duas filhas e dá-lhes oportunidades que nunca terão aí na Rússia. Pensa no futuro delas, pensa no teu futuro...
    Acredita em Portugal, por favor.
    Pela Alexandra

    Clara

    ResponderEliminar
  36. Acrescento a tradução automática (se os experts se dispuserem a traduzir correctamente para russo, agradeço-vos e penso que Natália tb - ela tem más experiências de documentos escritos em português).
    Obrigada.
    Maria Ferreira

    Даррен мое письмо давно, но мне поставить на место ее дочь Александра, а как вы знаете, дети имеют большую энергию, и много говорить.
    Если Александр мог открыто говорить о том, что ситуация на жизнь и понять, какое будущее в резерв, сказал:

    Наталия мать
    Как и должно быть трудно слышишь меня кричать, когда я отделил отца Иоанна, и мать Florinda.
    Вы знаете, я люблю тебя и всегда будет, но считает, что на протяжении многих лет, что я жил в паре Piñeiro также как и они.
    Я делаю им остаться в стороне, поскольку они боятся меня принять вас. Они обеспечили, что оно не будет, но если вы все еще опасаются, задавая им письменные гарантии.
    Мать Натальи мы возвращаемся к той стране, где я был счастлив. Если мы по-прежнему здесь, кто занимается с моей травмой (если вы и дедушки уже не в живых), поскольку она требует отделить меня всего лишь 6 лет, от все, что я знал?
    Сейчас я пытаюсь адаптироваться ко мне (и вы говорите, что я делаю так), но и все взрослые, которые прошли через аналогичные ситуации, что я собираюсь сказать, кто был всегда зависит от психологической помощи для преодоления травмы в детстве. Это не то, что нужно для меня, не так ли?
    Наталия мать моя коллега в школе пропустили меня и я скучаю по многим из них. Если мы здесь, чтобы вернуться в детский сад, который будет "назад". Будут ли я быть хорошим студентом, и с каждым годом, что проходит не хочет?
    Вы знаете, когда 1-й раз в Португалии, добрые и щедрые люди, которые хотят помочь вам сейчас, вы не знаете. Если вы знаете, и я были бы необходимы для перехода к семье Пиньейру.
    Мы хотели бы воспользоваться этой возможностью, потому что она предлагает еще один путь в нашей жизни.
    В ману Vai Валерией хотел бы знать, страна, которая имеет много солнца и пляжей, где можно ходить и играть. Быстро изучить португальский - очень просто, - и будет архитектором.
    Если мы по-прежнему здесь, что в будущем нас ожидает?
    Наталия мать, я могу добраться до меня очень гордится матерью я.
    Не бойся. Я не остановит, как ты, в жизни в Португалии.
    Могу ли я сделать сумки? В Люсия и собака также идти с нами?
    Да ... Да! Хороший!
    Благодарим Вас за всегда, я на виду.
    Я люблю тебя мама Натальи!

    ResponderEliminar
  37. Acrescento tradução (deficitária) em inglês.
    Uma boa noite!
    Maria Ferreira

    Natalia, my letter is too long, but I put myself in the place of your daughter Alexandra, and as you know children have great energy and a lot to say.
    If Alexandra could speak openly of that situation is to live and understand what the future to reserve, say:

    Mother Natália,
    As must have been difficult for you hear me scream when I was separated from father João and mother Florinda.
    You know, I love you and always would, but believes that over the years that I lived with the couple Piñeiro also I like them.
    Make me stay away from them because you fear they take me away from you. They have ensured that it will not, but if you still have fear, asking them written guarantees.
    Mother Natália, please return to the country where I was happy. If we stay here, who deal with my trauma (when you and the grandparents are no longer among the living) because it was required to separate me with only 6 years old, from everything I knew?
    Now I'm trying to adapt to me (and you say that I am doing so well) but all the adults who went through similar situations that I am going to say, they were forever dependent on psychological support to overcome trauma of childhood. That is not what you want for me, is it?
    Mother Natália, my colleagues in the school have missed me and I miss them too. If we stay here, I have to go back to kindergarten. You want that I would be a good student and every year grow up the class level, does not you?
    You know, when you go for the 1st time in Portugal, the good and generous people who want to help you now, did not know you. If they know you, maybe it wouldn't have been necessary to take me to the Pinheiro family home.
    Please, take this opportunity, because it suggests another way in our life.
    My sister Valéria will like to know a country that has much sun and beaches where we can walk and play. Valeria will quickly learn the Portuguese - it's easy - and will be architect.
    If we stay here, what future awaits us?
    Mother Natália, give me a reason to be very proud of mother I have.
    Do not fear. I will not stop like you, by living in Portugal.
    Can I make the bags? The Lucia and the dog also go with us?
    Yes ... Yes! Good!
    Thank you, by your understending and support.
    I love you mom Natália!

    ResponderEliminar
  38. ás vezes basta uma palavra,um sopro, um toque,um olhar para mudar tudo na nossa vida

    malta do blog já vos pedi
    neste momento imploro:
    a minha mensagem para a mãe Natália,para os pais Pinheiro, para todos os seguidores do blog e para vocês mentores do blog...e para xaxa:
    please divulguem,ponham no blog como uma bandeira porque é tudo o que me parece que nós todos desejamos para xaninha e FAMÍLIA8(S)
    http://www.youtube.com/watch?v=DAQ4sJZ5IsU

    ResponderEliminar
  39. and i insist:we'll be friends
    http://www.youtube.com/watch?v=DAQ4sJZ5IsU

    that's what we are
    thats what we want to be
    thats what Natalia ,Valéria and alexandra get from us
    thats what we feel about pinheiro Family
    thats what we need to tell to the bloggers leaders

    please let this message go and go ...like a flag
    like a soldier...

    love you all...
    pray for yoy all-

    ResponderEliminar
  40. Natalia ainda não consegue ter confiança em nós?????????
    Alguns de nós rezam
    alguns de n´s agem tentando mudar as leis p!ara que todas s crianças possam ser felizes
    alguns de nós apesar dos tres trabalhos e estudo e familia dedicam-se horas a esta causa...
    alguns de nós ficam horas ligados no seu futuro e no futuro das suas filhas...
    somos todos diferentes/todos iguais...
    MAS TODOS ESTAMOS A TORCER E A TENTAR O MELHOR PARA SI E SUA FAMILIA!

    ACEITE!esta disponibilidade,esta generosidade,esta amizade!

    ResponderEliminar
  41. Natália eu sou portuguesa,tenho 46 anos,estou desempregada há quase um ano...tenho dois filhos que são a minha luz...o meu caminho o meu sangue...a minha vida!
    Pense bem...aproveite as oportunidades que se lhe oferecem...eu aproveitaria...sem hesitações!num mundo tão dificil de lidar o que se lhe oferece é oiro!!!pense nas suas filhas mas também em si, e nos seus pais que podera ajudar...
    beijo

    ResponderEliminar
  42. http://www.youtube.com/watch?v=hGr8as7pPBE



    no comments
    sans commentaires
    sansa parole


    maya rollason~
    england
    ~
    to Alexandra
    to all the kids in suffrance

    hope hope hope hope hope hope hope

    ResponderEliminar
  43. Para fazerem chegar as mensagens à Natália, talvez pudessem fazer duas coisas:
    - escrevê-las em inglês e enviá-las para os administradores do blog russo de apoio à Alexandra, para que eles as traduzam para russo
    - ou eventualmente enviá-las ao José Milhazes, pois ele conhece pessoalmente a família Zarubin.

    ResponderEliminar
  44. FPtrad

    Pois é.

    Será assim, administradores do blog?

    Abços

    ResponderEliminar
  45. Natália

    Mais uma vez me dirijo a si e às meninas porque vos quero bem e estou a pensar em vós.

    Natália, nos tempos de hoje em que as pessoas só pensam nelas, no seu bem estar, são tão egoístas, individualistas, encontar pessoas em Portugal, como nós, que queremos dar a uma mãe e às suas filhas, tudo de bom como queremos para nós e para os nossos é um milagre, Natália.

    Venha para junto de nós, vamos proporcionar-lhes melhores condições de vida, a si e às sua meninas.

    Agarre esta oportunidade e não se arrependerá.

    Já conhece a lingua, poderá sempre melhorar, terá casa, emprego, todo o nosso apoio. A Alexandra já anda na escola que adora e os amigos adoram-na. A Valéria é uma menina meiga, simpática, também vai gostar e sentir-se feliz ao pé da mana e da mãe.

    Natália, permita que estes amigos de verdade, que não teve oportunidade de conhecer enquanto cá esteve, lhes dêem oportunidade de ter uma vida melhor e feliz.

    Estamos cá desejosas de recebê-las, acarinha-las, para começar esta nova vida.

    Estes, Natália são os verdadeiros amigos!

    Um abraço.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  46. Olá Natalia!

    A sua vida não tem sido facil, mas queremos mudar tudo isso!!! Portugal tem tanto para lhe oferecer!! Regresse com as suas meninas pois por cá elas terão um futuro muito melhor e risonho! A Valeria poderá tirar os seu curso de arquitectura, a Natalia irá ter o seu emprego, e a Xaninha irá continuar linda e feliz junto dos seus amiguinhos. Aqui vai ter condições para criar as suas filhotas com tudo o que elas merecem. Poderá sempre regressar à Russia para visitar os seus familiares e eles serão bem recebidos em Portugal sempre que cá quiserem vir!!! A Xaninha ficará junto a sí, tendo o apoio da familia Pinheiro para tudo o que for preciso! Eles são boas pessoas, amam a Xaninha e tenho a certeza que tudo farão para a ajudar a sí e também à Valeria, pq ele já repararam no amor que a Xaninha sente pela irmã e com toda a certeza que tudo farão para ajudar também a Valeria.
    Regresse Natalia, o seu futuro e o das suas filhas passam por aqui!!! Aproveite o tudo de bom que lhe esta a ser oferecido!!! e lembre-se que o Inverno é muito rigoroso por esse lados. A Xaninha vai sentir-se muito.....
    Estamos todos à vossa espera para ajudar!!!

    Até breve

    ResponderEliminar
  47. Olá Natália

    Vou-lhe contar o que se passou com uma amiga minha, Romena, que vive cá em Pportugal.

    Tenho uma amiga romena que vive em Portugal, na minha cidade, a alguns anos.

    Quando chegou e começou a trabalhar uma colega portuguesa não gostava dela, falava-lhe mal e dizia para se ir embora.

    Chorava com vontade de se ir embora, mas as amigas portuguesas, que gostavam dela e a queriam ajudar pediram-lhe que ficasse. Que iria ter uma vida muito melhor aqui.

    E ela ficou. E hoje, diz que foi o melhor para ela, marido e para o filho.

    Esta colega de trabalho é hoje a sua melhor amiga e até já tem um namorado romeno.

    Esta minha amiga, gosta muito de cá estar e diz, "O que é que eu vou fazer para o meu país? Nada, o meu filho está bem cá e eu estou bem cá.

    Natália, isto não é história, são pessoas verdadeiras que vieram para Portugal procurar melhor vida e que, mesmo que ao princípio não tenha sido fácil, com a ajuda dos amigos tudo se ultrapassa.

    Natália, vem! Tem cá tantos amigos. Hà dias menos fáceis, cá estamos juntos para ultrapassá-los.

    Natália, pense no bem estar e felicidade das suas meninas.

    Natália aproveite e aceite a mão e a oportunidade que lhe estamos a dar.

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  48. Olá Natália e toda a família,

    Sou mais uma cidadã Portuguesa que conheceu a Alexandra pela televisão, ninguém conseguiu ficar indiferente ao sofrimento que ela passou, pelo facto de ter sido separada das pessoas que ela tinha como referências, da cultura que estava habituada, dos amigos da escola.........de tudo e mais alguma coisa que sempre teve. Acredito que o problema não foi o facto de ter seguido viagem consigo mas sim ter de se separar das pessoas com quem tinha criado laços de amor muitos fortes.

    Natália eu também sou mãe de uma menina que é a razão da minha vida, ela é o ar que respiro, seria capaz de fazer qualquer coisa para a ver feliz, por isso acredito que também queira o melhor para as suas filhas, concordo que a melhor solução seria regressar a Portugal.

    Pense quantas pesssoas desejariam estar no seu lugar e ter uma oferta destas! Se caso aceitar esta oferta já tem a sua vida bem encaminhada para poder garantir um BOM futuro às suas filhas e também poderá ajudar a sua família na Rússia.

    Pense como a Alexandra ficaria Feliz por poder conviver consigo e com a familia Pinheiro ao mesmo tempo, como ela gostaria de voltar a ver os coleguinhas da escola e começar já este ano a aprender a ler e a escrever (em setembro começa o ano lectivo),a Alexandra até já se pode estar a adaptar na Rússia mas vai sempre ficar afectada psicologicamente, ela precisa das duas famílias unidas para crescer saudável e Feliz.

    Natália quando veio para Portugal pela 1º vez concerteza trazia muitos sonhos na bagagem que depois não consegui concretizar, esta é a oportunidade que lhe faltou à uns anos atrás, por isso não a deixe fugir, uma oportunidade destas não se tem todos os dias.

    A sua filha Valéria também poderá estudar cá em Portugal arquitectura, tenho e certeza que se falar com ela com cuidado ela aceitará.

    Portugal está e tentar ajudá-la! coisa que as autoridades Russas prometeram e não cumpriram, e a Natália sabe que não pode contar muito com a ajuda do governo da Rússia, por isso pense bem antes de recusar uma oferta destas.

    Muito sinceramente do fundo do meu coração, desejo que a acima de tudo que todos envolvidos nesta situação sejam FEIZES.

    Natália decida com o seu coração de Mãe e não se vai arrepender.

    Beijinhos e espero que a até breve.

    ResponderEliminar
  49. Para todos os amigos que comentam neste blogue,

    Em comum temos um grande carinho pela Alexandra e apesar dos nossos diferentes pontos de vista em relação à familia desta o nosso objectivo é o bem estar da menina.

    Todos os vossos esforços são benvindos e as opiniões devem ser respeitadas. Nesta vida sempre foi dificil agradar gregos e troianos...

    Só espero, e deixo o apelo à equipa do blogue, que cada dia que passe não se esgote a nossa força e a possibilidade de trazer a menina ... já mencionaram aqui outros recursos...

    já deram um timming à resposta que aguardam?

    Xaninha Até breve, Se DEUS QUIZER...

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  50. já repararm que cada vez há menis comentários...

    ResponderEliminar
  51. não, as pessoas não estao a desanimar, ainda tem esperança. apenas agora estao mais tempo a meditar e a pensar para si proprias. todos os dias olho para a minha filha e penso na xaninha... e em todas a xaninhas. sou desempregada, tou tesa como uma pedinte mas sou feliz, porque tenho a minha princesa comigo. a mim tudo pode faltar mas à minha princesa nao falta nada. eu posso beber agua de torneira mas ela terá sempre leite no frigorfico... sempre...

    ResponderEliminar
  52. Meus amigos

    Pode haver menos comentários. Há amigos que podem ainda não ter comentado, mas não deixam de estar connosco.

    Os testemunhos aqui deixados, já demonstram à Natália o quanto lhes queremos bem. Mas mais serão bem vindos.

    Vamos continuar a divulgar tudo quanto nos vai no coração, para proporcionar a felicidade desta mãe e das meninas, pois será mais uma prova de amor e amizade que lhes estamos a transmitir.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  53. Desanimar??????

    Mais 2600 entradas neste blog, em 3 dias!!!
    Acham que o pessoal está a desanimar??

    Se calhar o pessoal está um pouco cansado e não mais....

    ResponderEliminar
  54. Natália,

    Obviamente que não me conhece e por isso pensa e com razão que não tenho direito a interferir na sua vida! Tem razão! Mas mesmo assim, arrisco...

    Conheci o drama da sua querida filha pela televisão! Os gritos dela desde então não me saiem da cabeça! Certamente também os ouviu! Por isso também acredito que não saiam da sua!

    A vida não é fácil! Todos sabemos disso...
    Mas tem agora a oportunidade de uma vida!! A oportunidade que muitos desejariam ter e que muitos mais, nunca alcançarão!!

    Tem agora a oportunidade que procurou no passado ao emigrar para Portugal! Aproveite-a!

    Confie na família Pinheiro, como em tempos lhe confiou a sua filha de 17 meses... Não foi fácil...

    Pense na Xaninha, a sua Sandra!!

    Como todas as crianças merecem, foi conhecer a família que tem na Rússia... Mas ela ainda julga que está aí de férias... Não a desiluda! Ela tem apenas 6 anos...

    Coloque-se no lugar dela: não percebe o que falam à sua volta! Não tem os amigos que conheceu toda a vida e para quem julga que vai voltar! Não tem a família portuguesa com quem viveu grande parte da vida, mas com quem julga que vai continuar a conviver! A sua menina merece ser feliz, não merece?!

    Estamos no verão! A poucos quilómetros está a praia! E como a Xaninha foi feliz na praia... A Valeria também poderá ser... (Além de fazer bem à saúde, uns dias de praia!)
    Mas, aproxima-se o Inverno! E a Natalia ainda se lembra de como é duro o inverno na Rússia... Mas também sabe como é o Inverno em Portugal!
    Pense na Xaninha, a sua Sandra!
    Pense na Valeria!

    Pense no futuro que conseguirá para a Valeria em Portugal!
    A Valeria emigrará, como a Natalia fez outrora, mas com o seu apoio! A Natalia fê-lo sozinha!! (Eu não teria coragem)
    Com a idade da Valeria, será fácil aprender outra língua! Cá em Portugal encontrará muitos compatriotas para continuar a ouvir a língua mãe. A Xaninha, a sua Sandra, aí não!!

    Natalia, aceite a boa vontade dos portugueses! Confie nas ofertas!

    Pense na Xaninha! A sua Sandra!
    Pense na Valeria! Pense em si!
    Aqui está o futuro das suas filhas... O seu futuro! Elas agradecer-lhe-ão!

    Muitos cumprimentos de Portugal

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  55. É muito raro eu comentar...apenas leio assiduamente! MAS DESANIMAR??? NUNCA...
    A falta de palavras ou comentários não deve ser considerado desânimo, pois há os que seguem e torcem por Alexandra sem mesmo comentar no blog!
    Eu sou uma delas...Na sombras, mas sempre lá!! É que aquilo que eu penso está já demais debatido e reforçado por diversos comentários já postados! Torço pela felicidade da menina...
    Estarei presente no encontro de Fátima. Sendo de cá, tentarei ser o mais hospitaleira possível! Contem comigo, com a minha ajuda, com o meu ombro, com os meus ouvidos e com a minha leitura que é constante. Abraços.
    LM

    ResponderEliminar
  56. Alexandra: Mãe quer visitar Portugal ainda este ano para analisar propostas de casa e emprego
    03 de Julho de 2009, 13:41
    Moscovo, 03 Jul (Lusa) - Natália Zarubina, mãe da menina russa que foi retirada a uma família portuguesa pelo Tribunal de Guimarães, mostrou-se disposta a visitar Portugal e constatar no local as propostas que lhe foram feitas de habitação e emprego.

    "Talvez lá para a época do Natal ou do Ano Novo, quando tiver resolvido aqui questões burocráticas", declarou Natália à Lusa, numa conversa telefónica.

    Segunda-feira, Alexandra deverá ir pela primeira vez para o infantário na aldeia de Pretchistoe, onde vive a família dos Zarubin, acrescentou Natália, que foi com a menina ao médico "para que lhe dêem o atestado de saúde".

    ResponderEliminar
  57. Alexandra
    Mãe quer visitar Portugal ainda este ano
    por LusaHoje

    Natália Zarubina, mãe da menina russa que foi retirada a uma família portuguesa pelo Tribunal de Guimarães, mostrou-se disposta a visitar Portugal e constatar no local as propostas que lhe foram feitas de habitação e emprego.

    "Talvez lá para a época do Natal ou do Ano Novo, quando tiver resolvido aqui questões burocráticas", declarou Natália à Lusa, numa conversa telefónica.

    Segunda-feira, Alexandra deverá ir pela primeira vez para o infantário na aldeia de Pretchistoe, onde vive a família dos Zarubin, acrescentou Natália, que foi com a menina ao médico "para que lhe dêem o atestado de saúde".

    Olga Kuznetsova, jornalista do diário russo Komsomolskaia Pravda que hoje visitou a família dos Zarubin, declarou à Lusa que "Sandra fala cada vez melhor russo, tem bom aspecto e não passa um minuto parada".

    "Depois de a menina começar a frequentar o infantário, eu terei tempo para tratar dos passaportes meu, da minha filha Valéria e do meu irmão, que também pretendem viajar comigo e com a Sandra para Portugal".

    Natália saiu de Portugal há mais de um mês com um passaporte russo caducado, precisando agora de tirar um novo para poder viajar para o estrangeiro.

    "A preparação dos documentos demora algum tempo e, por isso, penso que não poderei viajar antes do Natal e do Ano Novo", precisou.

    O Serviço Federal de Imigração da Rússia, órgão que concede aos cidadãos passaportes, fixa um prazo de 30 a 45 dias para esse processo.

    A mãe de Alexandra disse à Lusa que já comunicou à filha a possibilidade da viagem a Portugal, notícia que foi recebida com entusiasmo.

    "Vou a Portugal para ver o que me propõem, receber garantias de que realmente as promessas são uma realidade e que não se trata de uma armadilha. Depois, tomarei uma decisão", acrescenta Natália.

    Dois presidentes de câmara e dois empresários portugueses comprometeram-se a conceder à família de Natália Zarubina, caso ela aceite voltar a Portugal com Alexandra, um apartamento perto da localidade da família Pinheiro, que acolheu a menina durante quatro anos, bem como um café para explorar e o pagamento das despesas com os transportes da Rússia para Portugal.

    Na Rússia, Natália tem recebido visitas de representantes das autoridades, nomeadamente da Câmara Social junto do Presidente da Rússia, mas os apoios não chegam.

    A mãe e a avó de Sandra pediram à Câmara Social para arranjar uma casa para a família mais perto da cidade de Iaroslavl, onde seria mais fácil a Natália encontrar trabalho, mas não receberam resposta.

    A mãe de Alexandra ainda não trabalha e as únicas fontes de rendimento da família são o salário da avó, contabilista num orfanato local, e a reforma do avô.

    Segundo a jornalista Orga Kusnetsova, quando os representantes da Câmara Social perguntaram a Alexandra se ela queria voltar a Portugal, ela respondeu: "Claro, tenho lá mais dois cães!".


    Tags: Portugal

    ResponderEliminar
  58. Boa tarde a todos os que lutam por esta causa.
    Peço desculpa pelo meu atrevimento de utilizar este espaço que se destina a mensagens para a Natália e Alexandra. Mas é que fiquei muito feliz e tinha que compartilhar com aqueles que mais merecem. Neste últimos 45 dias foi a melhor notícia que recebi.
    Mais uma vez Sr. Miguel Macedo desculpe.

    ResponderEliminar
  59. Tambem peço desculpa por ter utilizado este espaço para colocar a noticia que li, mas a felicidade foi tanta que não resisti.

    Natália volta para Portugal, serás muito bem recebida com a tua familia.

    Carla Migueis

    ResponderEliminar
  60. Notícias!!!!

    Já não era sem tempo!!!

    Uffffffaaaa!!!

    ResponderEliminar
  61. http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pais/Mae+de+Alexandra+disposta+a+vir+a+Portugal+analisar+propostas+de+casa+e+emprego.htm

    Leiam isto.....

    Será um bom sinal?

    Beijinhos Alaxandra, Natália e Valéria

    ResponderEliminar
  62. Sr Miguel Macedo

    Peço desculpa de utilizar este espaço para este comentário, mas o meu coração até saltou e tive que dar a nova noticia e agora é neste espaço que as pessoas veem.

    Bem aja e desculpe
    isabel

    ResponderEliminar
  63. Natália, estamos á sua espera e das meninas para aqui a podermos ajudar. Venha ver com os seus olhos a recepção que vão ter no aeoroporto, e as prendas que esperam a Alexandra e também a Valéria.

    Já aqui tenho algumas guardadas em casa á espera da Xaninha.
    Volte depressa, estou desempregada mas mesmo assim ajudarei.

    beijinhos para voces

    RAQUEL

    ResponderEliminar
  64. ATÉ QUE ENFIM BOAS NOTICIAS, ISTO DÁ CABO DE QUALQUER UM

    ResponderEliminar
  65. Natália a vida passa depressa, não desperdice esta oportunidade, pois pode nunca mais ter outra.

    GINA

    ResponderEliminar
  66. Será bem-vinda!!
    Vai confirmar com os seus olhos o que tanto lhe têm anunciado!!

    Confie na família Pinheiro!

    Pela Xaninha!
    Pela Valeria!
    Pela Natalia!

    Paula de Coimbra
    (Estou tão feliz!!)

    ResponderEliminar
  67. Ai meu Deus que boa notícia!!!!! ATé estou com lágrimas no rosto que nem acredito. Vamos agradeçer a Nossa Senhora de Fátima por esta mudança de atitude da Natália. Natália vem para Portugal com as tuas meninas. O Nosso encontro em Fátima ainda vai fazer mais força positiva para que elas venham.
    Susana Martins - Sintra
    Susana Martins -

    ResponderEliminar
  68. Que bom, que alegria!!!
    Estou tão feliz!!!!
    Finalmente começa-se a vislumbrar uma luz ao fundo do tunél!!!
    Sejam bem vindas de novo, Natália, Xaninha e Valéria.
    Um grande beijinho desta nova amiga que não vos conhece mas que pensa em vós todos os dias.

    ResponderEliminar
  69. Curioso... Eu nunca vi nenhuma foto do irmão. Alguém já viu? Quantos anos ele tem?

    ResponderEliminar
  70. Estou tão feliz por estas notícias.

    Natália cá estaremos a vossa espera de braços abertos para vos receber e nós sim iremos cumprir as nossas promessas.
    Um Beijinho para todos

    ResponderEliminar
  71. Natalia:

    Sou pai de 3 filhos e por eles mudava a minha vida se isso me fosse pedido.
    Mude também a Natalia a sua. Abrace as propotas que lhe foram feitas. Não guarde para o Natal. Venha agora! As suas filhas vão agradecer-lhe!
    Há milhares de portugueses que, infelizmente, gostariam de receber propostas como as que lhe estão a ser apresentadas. Aproveite-as! Não exite e aproveite-as!
    Mude a sua vida para Portugal. Um país que ama a sua filha e, atrevo-me a dizer, as suas filhas.
    Natalia, não olhe para trás! Portugal oferece-lhe um futuro para a sua família.
    António

    ResponderEliminar
  72. Quando li anoticia,nem quis acreditar! Que alegria a minha!

    Depois de alguns minutos perguntei a mim mesma : "Só no fim do ano?" Porquê?

    Natália, não espere mais para ser FELIZ e fazer as suas filhas FELIZES!

    A Alexandra poderá entrar já em Setembro para a escola, porque perder um ano?
    A Valéria terá oportunidade de se habituar à língua, e ser-lhe-á mais fácil quando começarem as aulas!

    Se quer analizar as condições que lhe estão a oferecer, acho compreensível, mas não perca tempo!

    Volte, esperamos por si e pelas suas filhas!
    Acredite nas boas intenções destes amigos que lhe estendem a mão!

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  73. Natália, fico feliz por ver que está de facto a pensar no que lhe foi proposto. Compreendo que queira verificar que tudo o que lhe foi proposto é real. Verá que de facto assim é. Ninguém a está a enganar! Aliás, nunca ninguém a quis enganar, mesmo quando estava em Portugal. Se calhar quem a enganou, foi a vida, mas isso acontece a todas as pessoas. Por vezes, atravessam-se momentos difíceis, mas como já lhe deixei uma vez numa mensagem, que não sei se alguma vez leu, "Atrás de uma tempestade, vem a bonança!" e a Natália já viveu a tempestade, e que tempestade! Agora pode viver a bonança. Estamos aqui para vos ajudar. Venha! Dê a oportunidade às suas filhas e dê-a a si também. Traga a Lúcia e o bébé. É só regressar, tem tudo pago. Mas não demore tanto tempo, para que a Alexandra seja integrada na turma dos seus coleguinhas de escola e não perca o ano lectivo. Também ao vir mais cedo, permite à Valéria ir-se adaptando à nossa língua, o que lhe facilitará a integração na escola. Se bem que a Valéria nesse aspecto tem mais facilidades, uma vez que tem cá uma comunidade russa, que puxará por ela em termos de língua portuguesa. Entretanto também começa a vir o frio e não têm necessidade nenhuma de estar a viver uma situação tão difícil. Venha para Portugal, com as meninas e os amiguinhos de quatro patas. Ok, o seu irmão quer vir, deixe-o vir, pode ser que queira cá ficar e ajuda a Natália no café, se for um café. Caso prefira a costura, pode montar um pequeno atelier de costura, com um nome russo engraçado e se realmente tem jeito e é isso que gosta de fazer, não lhe faltarão clientes. A NAtália nem sonha a onda de solidariedade que por aqui vai, em relação a vocês. Venha ver como vai ser bem recebida. E não pense, por que uma ou outra pessoa não concorde comm isto, que Portugal não a vai receber bem, porque também eu tenho gente que gosta menos de mim, como todas as pessoas. Já pensou daqui a uns anos a Valéria a assinar os seus próprios projectos de arquitectura? Será o seu orgulho e da sua família toda. Venha, Natália. Venha ser feliz com as suas meninas. Venha sentir novamente este sol português a bater-lhe na cara. Já se adaptou à vida cá e domina a língua. Não demora tanto. Venha no início de Setembro, pelo menos, por causa da escola. Ninguém a quer controlar, só ajudar. Não receie! Seja feliz ao ver as suas meninas felizes e isso passa pela união das duas famílas da Alexandra e pelo curso da Valéria. Não receie!

    ResponderEliminar
  74. Александра,
    не забыть о вас

    Alexandra,
    não nos esquecemos de ti

    Alexandra,
    not to forget about you

    ResponderEliminar
  75. Natália embora não a conheça pessoalmente já fazem parte da minha vida.

    Dirijo-me a si para que pense bem nas propostas de vida que lhe estão a dar, acredite que não a estão a enganar.

    Pense na felicidade que a Xaninha vai ter quando regressar e ter as duas familias juntas.

    Pense na Valéria que tem aqui a oportunidade de seguir os estudos superiores e ser arquitecta como gostaria.

    Pense em si, e pense que o arranque para uma nova vida está dado habitação sem encargos e emprego garantido.

    Não acredito que vai deixar todas estas oportunidades passarem-lhe por entre os dedos sem as agarrar com muita força.

    Venha e traga consigo as suas filhas, a Lucy o cachorrinho e o seu irmão também será bem vindo.

    Vemo-nos no Aeroporto.

    Até Breve.

    Fátima Dias

    ResponderEliminar
  76. Natália, quando este assunto teve eco na comunicação social e as pessoas aperceberam-se da violência contra a sua menina Alexandra, reagiram de uma forma também muito hostil, quer para si, quer para com as autoridades que decidiram de uma forma muito drástica para uma criança que não entende o mundo dos adultos. A Indiganção foi muito grande por não ter sido encontrada uma melhor solução quer para o Casal Pinheiro, quer para si que é mãe, quer para a menina.
    Em Portugal há um ditado que diz: " parir é dor criar é amor". Sim Natália, talvez não entendam isto, porque é mãe, mas o casal tem muito amor à sua Xaninha. Acredite que não é imcompatível a menina ter duas famílias, você e os Pinheiros. Cada um terá o seu espaço no coração da Alaxandra. Agora que as coisas estão mais serenas e a calma pode ter efeitos de reconciliação, tudo porque querem o bem da sua menina, a Natália também deve refletir bem nisto. É verdade que ama a sua terra, mas a sua terra foi para si madrasta que a fez sair para vir em busca de melhor, infelizmente não aconteceu, e no meio de toda essa fatalidade surge a Alaxandra. Você que conhece a realidade do seu país pode facilmente compreender que nesta altura será melhor considerar a hipótese de regresso. Pergunto-lhe: - Acha que as pessoas que estão envolvidas neste caso, são pessoas capazes de atraiçoarem o que já disseram em relação ao apoio que terá se regressar? Pense bem, e não demore muito a decidir, porque o tempo urge e está na altura de Alaxandra iniciar a escolinha, a Valéria aprender a língua e depois poder seguir o seu sonho de arquitectira. Digo-lhe, que é uma belíssima oportunidade regressar, muitos concidadãos seus e até meus portuguese gostariam de ter igual oportunidade. Já pensou também que a menina não está habituada ao frio? Tudo isto é motivo para não esperar tanto tempo e venha. Acredite que vem para o seio de boas pessoas e você beneficia disso porque querem o melhor para Alaxandra, não perca, nem desperdice esta grande chance da sua vida. Já pensou que um dia as suas filhas se estiverem mal, hão-de apontar-lhe o dedo, FOSTE TU MÃE A CULPADA se não estamos bem. Acho que não deve ter este problema de consciência. Pense a alegria que dará à Alexandra poder voltar e abraçar todos aqueles que a amam, pense nisto Natália e não perca mais tempo, venha, traga as meninas e não esqueçe também a Lúcia e o seu menino, acredito que estou certa que não se vai arrepender, desejo-lhes o melhor, beijinhos às três.

    ResponderEliminar
  77. Mrs Natalia,please come back to Portugal with PRINCESS Alexandra.She was born in Portugal,and she bellongs here.

    Believe me as the same way Mr Embassador of Ruusia in Portugal loves to live here,Xaninha loves as the same way.

    I hope you be happy in Portugal with yours daughters,please come back soon

    ResponderEliminar
  78. Natalia,
    Neste momento falo-te como mae que sou de dois filhos. E acima de tudo na vida o que mais me importa é a felicidade e bem estar deles.
    Agora é a tua vez de mostrares ao mundo que te preocupas coma as tuas filhas, que pensas nelas acima de tudo.
    Esquecendo o que passou e aproveitando a optima oportunidade de vida que Portugal te está a dar.
    Deixa as tuas filhas serem felizes e soorrem para o mundo agradecendo-te todos os dias pela atitude que tomaste.
    Sejam felizes, estamos á vossa espera.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  79. Gostaria muito que a Alexandra fosse feliz aqui, em Portugal, com a sua mãe e a sua irmã vindas da Rússia. Por favor venham!
    Todos vos querem bem e todos querem a felicidade de Alexandra, felicidade essa, que começou aqui.
    Temos de pensar na menina e em tudo o que ela perdeu.
    Por favor, voltem!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  80. Natália, porque demora tanto? Venha a tempo de aproveitar o verão e permitir que a Alexandra vá à praia. Tem tudo cá à sua espera, tudo prontinho para começar uma vida nova. Não tenha receios. Agora, vai ser feliz. Só se não o quiser ser. Já viu a casa que tem à sua espera? Venha enchê-la de vida, Natália. Ao vir encherá também de alegria o coraçãozinho da Alexandra. Já lá estão os outros dois cães da Alexandra, traga a Lúcia e o filhote e venham ser felizes. Não há rancores em relação a si. Reconheça o esforço e o amor que a família Pinheiro tem pela sua menina. Tem que confiar neles Natália. Afinal eles só fizeram bem à Alexandra e isso deve bastar à Natália.
    Mais uma vez, lhe digo, venha com as suas meninas e com os amiguinhos de 4 patas. Venha ser feliz, venha correr na praia com os seus cães, venha sentir o nosso sol, venha desanuviar a cabeça e sobretudo, venha viver,porque aí apenas sobrevive!

    Força interior para si, Natália, que é quem pode decidir o futuro e a felicidade de várias pessoas.

    ResponderEliminar