quarta-feira, 1 de julho de 2009

Unicef manifesta «profunda preocupação» com o caso Alexandra

O Comité Português para a UNICEF manifestou, esta sexta-feira (29 de Maio), «profunda preocupação» com o caso de Alexandra, a menina russa recentemente entregue à mãe biológica por decisão da Justiça portuguesa.

«O caso da Alexandra vem reafirmar a importância do respeito pelo interesse superior da criança, princípio fundamental da Convenção sobre os Direitos da Criança. O interesse superior é um valor imperativo para o Estado, a família, as instituições de protecção da infância, bem como para autoridades administrativas e judiciais», refere a organização em comunicado.

Acrescenta que aquele valor «ganha uma particular importância quando estão em causa decisões e a procura de soluções destinadas a garantir o desenvolvimento da criança num ambiente protector, de compreensão e afecto, e a prevenir quaisquer riscos de negligência, abuso e maus tratos de que a criança possa vir a ser vítima».

Para o Comité Português para a UNICEF, o respeito pelos direitos fundamentais e a salvaguarda do interesse superior da criança devem ser valorados à luz de critérios objectivos, tendo em conta as opiniões e sentimentos da criança e as necessidades físicas, emocionais e educacionais presentes e futuras da criança.

Também deve ter em conta, segundo a UNICEF, os efeitos de «qualquer mudança das circunstâncias em que a criança vive, bem como a idade, o sexo e outras características (tais como as línguas que conhece e a forma como está ou não integrada na comunidade onde actualmente reside)».

Quaisquer maus tratos que a criança tenha sofrido ou possa vir a sofrer e a capacidade de os seus pais ou de outras pessoas satisfazerem as suas necessidades são outros aspectos a ter em consideração, adianta.

Lembra a propósito que, ao abrigo da Convenção sobre os Direitos da Criança, estas devem «ser ouvidas sobre todos os assuntos que lhes digam respeito, devendo a sua opinião ser tida em conta de acordo com a sua idade e maturidade, incluindo no âmbito de processos judiciais e administrativos que lhes digam respeito».

O Comite Português para a UNICEF considerou ainda «preocupante» a forma como «têm sido explorados por alguns meios de comunicação social os sentimentos e o drama familiar que envolvem esta criança».

TSF

95 comentários:

  1. Boa noite!

    Espero, sinceramente, que o Senhor Dr. Juíz Gouveia de Barros bem como o Senhor Presidente da Associação de Juízes tenham oportunidade de lerem atentamente este texto!
    Talvez após uma leitura atenta, possam entender o que nos preocupa!
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. O Comite Português para a UNICEF considerou ainda «preocupante» a forma como «têm sido explorados por alguns meios de comunicação social os sentimentos e o drama familiar que envolvem esta criança».


    Resta dizer que também e preocupante a forma como têm sido explorados por algumas pessoas os sentimentos e o drama familiar que envolvem esta criança.

    ResponderEliminar
  3. Gostava que esta preocupação tivesse repercussões nas decisões dos tribunais... não entendo porque que tem técnicos sociais e psicologos com o mesmo parecer que a unicef e sempre desfavoráveis a estas entregas abruptas e nunca são tomadas em conta... Parece que o trabalho destes técnicos não valem nada... os juizes não os valorizam ... então porque é que eles lá estão?

    Espero que o Estado considere esta comunicação e reveja as leis que supostamente asseguram o superior interesse das crianças...

    Quase todos os funcionários públicos são avaliados.. e os juizes quem os avalia?

    Até breve Xaninha!!
    Paula odv

    ResponderEliminar
  4. Sempre que surge um caso como o da Alexandra ou outros, os tribunais decidem, quase sempre mal, e os juízes ficam impunes.

    Depois da injustiça feita, vem a tutela, ou quem quer que seja argumentar que os tribunais são soberanos, como tal não há nada a fazer.

    Mas acontece, que é só depois destas barbaridades e injustiças que vem a comunicação social perguntar aos psicólogos, aos técnicos nestas áreas, como é que a criança reage, como vai ser, como...

    Estas questões nunca se puseram antes da decisão judicial, isto é, ouvir os psicólogos antes de decidir.

    Porque é que estes técnicos não estão no tribunal, não fazem parte de uma equipa pluridisciplinar onde todas estas questões fossem discutidas, PARA O SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA.

    Depois do acto consomado, as crianças são as que mais sofrem, a sociedade civil sofre, e os senhores magistrados estão impunes.

    Resolve-se e sentenceia-se a vida de uma criança como se fosse uma coisa.

    Na doutrina, até a "coisa" tem direito a lei.

    Quanto mais uma criança!

    Xaninha, querida, por ti não vamos desistir nunca.

    Um beijo

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  5. Os JUIZES JULGAM-SE SUPERIORES A ESTES TECNICOS, QUE REALMENTE ESTÃO NO TERRENO E NAO SENTADOS TODO O DIA NUMA CADEIRA DE PREFERENCIA, POLTRONA....

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, Xaninha
    Dorme bem, na companhia do teu anjo-da-guarda. Amanhã, nasce um novo dia.
    Mil beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Meus amigos

    Nestas questões ainda há um grande trabalho a fazer por parte dos juristas dos tribunais, dos técnicos.

    Enquanto não se olhar para as crianças, como crianças, e pensarem que estão a julgar seres humanos em ponto pequeno, não haverá direitos que pravaleçam, nem direito a ser criança.

    As crianças necessitam de relações estruturantes e como é que elas as constrõem?

    Ao pé de quem cuida delas, de quem lhes dá atenção, carinho, amor, colo.

    Uma criança não pode depois ser retirada bárbaramente dos braços de quem dela cuidou e a quem ela se entregou.

    Meus amigos

    Nos Estados Unidos, as famílias que acolhem, podem requerer o direito à manutenção dos laços afectivos.

    Em alguns casos a crianaça poderá ficar com a família de acolhimento até à idade adulta.

    Podem os Estados Unidos não servir de exemplo para outras matérias, mas neste aspecto parece-me que temos muito a aprender.

    Quando estou sózinha a reflectir sobre estas questões, pergunto a mim mesmo:

    Será que o sr. juíz mais alguma vez pensou na Alexandra?

    Será que quando se vai deitar pensa nela e reza para que esteja bem?

    Será que pede que as famílias se entendam para bem de todas elas e fundamentalmente para uma criança de 6 anos de idade?

    Por favor, não façam mais sofrer as crianças.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  8. Só quero fazer mais um comentário. Desculpem mas há momentos em que nos sentimos perfeitamente revoltados.

    Não esqueço as palvras da Senhora Secretária de Estado da Reabilitação e do... que disse mais ou menos isto "Temos que ouvir mais as crianças quando se tratam de questões com o seu futuro"

    Temos, quando? Começar quando?

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  9. Xaninha querida

    Um beijo muito grande desta amiga que te quer muito.

    Fica bem, princesa.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  10. O jornal russo " Komsomolskaya pravda " relata que a avó da Alexandra exige um novo apartamento perto de Yaroslav. Relata também que ela pediu isso também a José Milhazes.

    Os Zarubins pretendem deixar Prechistoye, dado que além das péssimas condições da casa, são também odiados pelos vizinhos.

    Espero que o Governo Russo não lhes dê o apartamento, pois então é que a Xaninha nunca mais volta!

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  11. ola...que hoje seja um dia melhor que ontem. beijinhos a todos .um grande xi,coraçao para a xaninha .ate mais logo.paula do luxemburgo.

    ResponderEliminar
  12. Continuo cá...pela Alexandra
    pronta a ajudar no que for necessário.

    A UNICEF olha para a Alexandra como mais um «caso» e nós olhamos como uma menina indefesa, maltratada por um Juiz carrasco, a que queremos ajudar a regressar a Portugal.

    A Alexandra disse à Mãe Florinda que comia a sopa toda para crescer rápido e assim poder voltar a Portugal...

    Fiquei sem palavras, muda e comovida

    ResponderEliminar
  13. São estas coisas que me fazem quase ter vergonha de ser portuguesa. E não tenho problemas em dizer que tenho vergonha e nojo da justiça em Portugal.

    Sofia,
    Compreendo o que sente, mas as autoridades russas têm de cumprir o que prometeram à Natália. Por isso, a avó da Alexandra tem todo o direito de exigir um apartamento decente, pois ninguém deveria ser obrigado a viver em semelhantes condições.

    ResponderEliminar
  14. E acrescento mais: acho uma vergonha desejarem que a família da Natália continue a viver nas condições miseráveis em que vive.
    Eles podem ser pobres, podem não ter a mesma educação e a mesma sensibilidade do que nós, mas não me parece que sejam uns monstros (apesar de não serem o melhor exemplo educativo para a Alexandra).
    NINGUÉM, E DIGO NINGUÉM, MERECE VIVER EM TAIS CONDIÇÕES!!

    ResponderEliminar
  15. Fptrad,

    Não é uma questão de desejar que a família da Natália continue a viver em condições miseráveis ou não.

    Eles já podiam ter saído daquelas condições se a Natália tivesse trabalhado de verdade em Portugal, certo?

    É questão de tentar salvar a saúde psicológica da Alexandra enquanto é tempo! Esta miúda no futuro pode ter problemas bem mais graves do que não ter pão na mesa, acredite.

    Quanto a eles exigirem um apartamento, será que é correcto usarem a menina para tal?

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  16. Bom dia

    Mais um dia pela Xaninha.

    Beijinhos minha querida.

    ResponderEliminar
  17. Sofia,

    Não sabemos se eles poderiam ter saído daquelas condições se a Natália tivesse trabalhado de verdade em Portugal, porque, quando se emigra, não é assim tão fácil enviar dinheiro para a família, embora seja costume os emigrantes fazerem isso. Quem nunca emigrou não sabe como são as coisas. E, em épocas de crise, os emigrantes enviam menos dinheiro às famílias, pois têm de tratar primeiro das suas vidas. Isto já sem falar na quantidade de imigrantes em Portugal que estão no desemprego: como é que eles podem ajudar as famílias que ficaram nos seus países?

    E volto a repetir que NINGUÉM, nem mesmo a família Zarubin, merece viver nas condições em que vive, e faz-me confusão o facto de toda a gente se insurgir contra as más condições em que vive a Alexandra e, ao mesmo tempo, estar-se nas tintas para o resto da família! Que raio de humanismo e de solidariedade são esses?

    ResponderEliminar
  18. Outra coisa: a avó da Alexandra não exigiu um apartamento, ela apenas confessou ao José Milhazes que gostaria que a família se mudasse para um apartamento decente (está tudo contado no blog russo de apoio à Alexandra). Não vejo nenhum mal nisso e não está escrito que ela EXIGIU um apartamento.

    Além disso, qualquer Estado, incluindo o Estado Russo, tem o DEVER de zelar pelo bem-estar dos seus cidadãos.

    ResponderEliminar
  19. E já agora, relativamente às desgraçadas das prostitutas que vêm da Europa do Leste ou de África, acha que elas têm a possibilidade de enviar dinheiro às famílias? Não! Elas são obrigadas a dar todo o dinheiro que recebem aos proxenetas!

    Por isso, é melhor não falar do que não sabe!

    ResponderEliminar
  20. Penso em ti diariamente,aguardo a tua possivel chegada ansiosamente, quero poder olhar e sentir que estas bem e feliz.

    Bjinho enorme pa ti minha princesa.

    ResponderEliminar
  21. E eu volto a repetir que eles não deviam usar a menina para conseguir um apartamento.

    Eles devem exigir isso ao Estado Russo sim, mas pela situação em que estão e já o deviam ter feito há muito tempo, não só agora.

    Quanto ao humanismo, que tal então preocupar-se também com as outras famílias todas que moram naquela vila? Que raio de humanismo é preocupar-se só com os zarubins?

    A minha grande preocupação neste momento é com a Xana e não com os adultos.
    E nem tanto com as questões de pobreza mas sim emocionais e psicológicas. Nenhuma criança de 6 anos merece "mudar" de família desta forma.

    Quanto ao seu último comentário, não vou sequer responder, dada a agressividade do mesmo. Não me conhece de lado algum para me falar nesses termos, nem tão pouco sabe do que eu sei ou não sei.

    Cumprimentos

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  22. Bom dia

    Neste momento estou triste com certas atitudes que se está a ter uns com os outros, sabemos que estamos com um apressão muito grande e o nervosismo às vezes faz destas coisas, mas estamos aqui por uma causa...Pela Alexandra... e é por isso que temso que lutar.
    Concordo que a familia da Alexandra na Russia tenha que ter melhores condições é mais que evidente, porque nós estamos a lutar para que a Natalia e as meninas venham, mas....e se não se conseguir que venham.....acho que a Alexandra e a familia tenham que ter condições para viver....não podemos ser egoistas.....
    Mas por favor, peço às pessoas que não se agridam nem se insultem....
    Nós queremos a Alexandra, Valéria e Natália cá connosco e para isso temos que estar acima de tudo unidos e todos do mesmo lado a lutar por isso.
    A Princesa Alexandra merece paz e nós temos que lha dar mas para isso temos que ter entre nós paz.

    Alexandra, minha princesa, todos os dias e todas as noites penso em ti e rezo por ti, tenho fotos tuas que eu imprimi no meu quarto para te dar um beijinho todas as noites, como dou à minha filha que fez 5 anos.

    Amigos, a união faz a força ....
    Haja paciencia.

    Beijinhos e Bem Ajam.

    Beijinhos e coragem à familia Pinheiro...e eu concordo com a ida à Russia...

    Beijinhos e coragem também aos srs do blog.

    Isabel

    ResponderEliminar
  23. Bom dia amigos

    Nela, quando leio o seu comentário fico destroçada.

    Queremos e acreditamos que tudo se encaminhe no bom sentido, para bem desta menina e como gostaria de ter poderes para alterar as coisas.

    Meus amigos, todos estamos de acordo num ponto, a Alexandra foi retirada abruptamente de quem a ama, de quem a criou, com quem ela criou os seus laços afectivos.

    Fazer isto a uma criança é bárbaro.

    E esse comentário só demonstra o quanto ela não os esquece, o quanto quer voltar.

    A família já vivia nestas condições á muito tempo e no meu coração não quero acreditar que estão agora a pedir novas condições de vida, usando a Xaninha como escudo.

    A ser assim era deplorável.

    A criança vai sentir saudades se viver numa casa melhor ou num palácio.

    Por mim, já disse que tudo farei para melhorar as condições de vida desta criança, mas o que devemos criminar á a falta de valores, a falta de principios morais para tratar destes casos.

    È o equilibrio emocional de um criança que está em causa, a sua saúde mental agora e para o futuro.

    Mas será que são os leigos na matéria que entendem melhor ou têm mais bom senso, ou os profissionais privam-se de emitir os seus conhecimentos?

    Quanto à emigração, poderei dizer muito, mas não agora.

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  24. Pois vou esclarecer uma coisa: as coisas não são assim tão fáceis quando se emigra. Eu, por exemplo, vivo em França há nove anos e nunca enviei dinheiro à minha família. Não foi por não querer, mas por ter passado por fases de precariedade e desemprego. Por isso, lamento se fui agressiva (não foi a minha intenção), mas sei do que falo.

    Concordo perfeitamente quando dizem que a Alexandra não deveria ter sido arrancada como foi à família Pinheiro: se a criança tivesse de ser entregue à mãe, deveria ter sido de uma maneira gradual, como defendia o Tribunal de Barcelos.

    No entanto, há que ver uma coisa: o Estado Russo enganou toda a gente. Enganou o Estado Português ao jurar a pés juntos que a Natália tinha todas as condições para viver decentemente na Rússia e enganou a Natália, ao prometer-lhe ajuda. Por isso, convém que o Estado Russo cumpra o prometido e, por isso, a família Zarubin tem todo o direito de exigir o que lhe prometeram, independentemente do facto de terem a Alexandra ou não.

    ResponderEliminar
  25. Alexandra, querida

    Mais um dia que nasceu, e aqui estamos a lutar por ti.

    Querida, adormeço a pensar em ti, acordo a pensar em ti. Quero-te tanto.

    Também como a amiga isabel bodiao te dou beijinhos nas tuas fotos que tenho em casa.

    Querida, tu vais vencer, meu amor, tu mereces tudo.

    Não te vamos deixar.

    Um beijo

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  26. Meus amigos

    Andamos todos anciosos por noticias que nos aqueçam o coração.

    Por isso o nosso encontro vai ser tão importante, para falarmos, conhecermo-nos, esclarecer dúvidas, ouvir opiniões, dar opiniões.

    Até lá, peço-vos, pelo amor que temos à nosssa menina aguardemos com a calma possível, as noticias de quem está no terreno e nos vai informando.

    Bem sei que é dificil, estamos ansiosos, tristes, confusos, "stressados", deprimidos, a nossa vida virou ao empenharmo-nos na defesa da nossa menina.

    Um bem haja a todos os que acreditam e tudo farão para a felicidade da Alexandra.

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  27. Sabem, não é tão fácil como isso sair da pobreza e da precariedade quando não se tem apoios.
    O problema é que a velha mentalidade soviética, que se está nas tintas para o bem-estar individual, ainda não desapareceu. Tenho um amigo russo que me contou que, para a mentalidade soviética, o indivíduo não vale nada, pois é apenas uma peça de um grande mecanismo que, quando se "estraga", é facilmente susbtituída. Além disso, o que se passa actualmente na Rússia é o reflexo do liberalismo selvagem do tempo do Ieltsin e do nacionalismo hipócrita do Putin e do Medvedev, que adora glorificar a "Santa Rússia", mas que não faz nada pelos mais desfavorecidos... e os Zarubin, tal como tantas outras famílias, são vítimas do sistema...
    Basta vermos que, na Rússia, ideias e conceitos como "acompanhamento psicológico", por exemplo, não passam de "mariquices ocidentais".
    Esse meu amigo, que vive agora no Canadáe obteve a nacionalidade canadiana, contou-me que a mãe dele trabalhou na construção civil a fazer o trabalho de pedreiro, quando ele era criança. Actualmente, é a irmã dele que faz o mesmo trabalho, e ele sente-se revoltadíssimo por ver que, apesar da "perestroika" e do fim do comunismo, as condições de vida de muitas pessoas não melhoraram...

    Desculpem se estou a ser chata, mas achei importante mostrar o contexto económico e social em que vive a família Zarubin e milhões de famílias russas.

    ResponderEliminar
  28. Bom dia!

    Aqui continuamos companheiros. É mais um dia numa luta que todos gostaríamos de tornar mais curta e menos dolorosa para todos!

    Bom dia, Xaninha!
    Todos os dias rezo e peço a Deus para te ajudar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Bom dia!
    Depois de tantos erros depois de provocarem tanta tragédia comn as decisões que tomam levianamente, deveriam sim ter consciencia da dor da crianças e depois decidir , um juiz não toma decisões por não " simpatizar " com alguem , neste caso quem deveria ter consideração e ser levada com simpatia e amniosidade era Alexandre e não a sua mãe afectiva,,,,que o tempo resolva esta horrivel decisão e que tudo corra pelo melhor , pois caso contrário eu não queria carregar esta culpa pelo resto da minha vida Sr, juiz.Errar é humano mas vocês erram muitas vezes.....deveriam ler este documento da uniceff com atenção e se tens filhos pensem e se fosse o meu o que fazia....decerto tudo mudaria
    LIDIA_COIMBRA

    ResponderEliminar
  30. Desgraçada da Natália se cai nas garras desta gente. Mais vale ser pobre que ficar sujeita à vontade de gente com tão poucos escrúpulos.

    Vocês nunca se importaram seriamente com a vida de Natália e sua família.

    Basta ver o desaforo de tanta gente que, de humanismo e de solariedade apenas conhecem as palavras .... não os actos.

    ResponderEliminar
  31. Sr. anónimo das 11:11,

    Tenha tento na língua e cuidado com o que diz.

    ResponderEliminar
  32. Pois sim, Fandral, mas confesso que fiquei chocada ao ler frases como "Espero que o Governo Russo não lhes dê o apartamento, pois então é que a Xaninha nunca mais volta!".

    Fiquei chocada, mesmo. Embora ache que a Natália e as filhas teriam mais hipóteses se fossem para Portugal e defender a manutenção dos contactos e dos laços afectivos com a família Pinheiro, pois ambas as famílias estarão ligadas para sempre, graças à Alexandra.
    O melhor mesmo é deixarmos a decisão final ao critério das duas famílias e seja qual for essa decisão, desde que tomada em conjunto por ambas as famílias, respeitá-la-ei.

    ResponderEliminar
  33. Senhores do blog

    No outro dia fiquei satisfeita por ver que só após aprovação é que seriam visualizados os comentários. Alguns chegaram a não ser, pelo seu conteúdo menos próprio.

    Não sei se foi intencional retirar essa condição. Todos temos direito a dar a nossa opinião, mas o nosso coração já anda tão sofrido, que não temos que estar sijeitos a isto.

    Se acharem que devem ser publicados, serve para vermos a maldade que existe ainda em tanta gente.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  34. Boas,como vai a nossa PRINCESA,alguma noticia??

    Desde que lhe tiraram a felicidade que envio emails para tantas instituições a solicitar ajuda,incluindo o Comité da UNICEF.

    Não recebi se quer uma resposta ... assim telefonei,mas tb infelizmente não tive resposta.

    Para serem embaixadoras da UNICEF e ficarem bonitas na foto é muito bem,mas ajudar as crianças é que é dificil.

    Assim só resta ,nós aqui, e unidos, podemos ajudar estes Srs do BLOG.Estamos a aguardar por indicaçoes vossas.

    Força Familia Pinheiro,estamos aqui e acredito que já somos muitos.

    ResponderEliminar
  35. Srs do Blog gostaria de saber se devemos esperar sossegaditos ou devemos continuar a mandar emails para todas as Instituições a solicitar ajuda para a Xaninha voltar

    ResponderEliminar
  36. Fptrad eu penso que não entendeu bem o que quis dizer.

    Por agora, espero que o governo russo não faça isso, pois isso neste momento poderia inviabilizar a salvação daquela criança!

    Volto a reafirmar que a minha preocupação máxima neste momento é a Xaninha. Por várias vezes vi o Psicólogo Eduardo de Sá dizer na televisão que a criança provavelmente será um adulto revoltado e marginal dado o que lhe aconteceu.

    Será que não entende a crueldade que vai ser para a miúda (que acha que se comer a sopa regressa para junto dos pais), quando perceber que não vai voltar??

    Ela vai sentir-se enganada e revoltada.

    Tenho uma tia minha na família que por doença grave da minha avó e dificuldades económicas teve que ficar com freiras, por um determinado período de tempo, e depois quando a minha avó a pôde ir lá buscar, as freiras durante muito tempo não a deixaram vir.

    Isso deixou marcas irremediáveis na minha tia que até hoje acha que foi abandonada e que não é amada como os outros filhos... Nenhum psicólogo a curou até hoje, por isso sei do que estou a falar.

    Pior do que viver naquelas condições miseráveis é ter problemas psicológicos e andar em psicoterapia a vida inteira!

    Como dizia alguém em cima, a Xaninha mesmo se ficar a viver num palácio vai sempre sentir saudades!

    E eu acrescento: vai sentir-se abandonada e talvez enganada.

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  37. Os emails para as instituições servem sobretudo para alertar para este género de situações. E como todos nós tentamos transmitir, a Alexandra passou a ser um símbolo. Um símbolo de que as regras de apoio ás crianças estão mal definidas:
    1. - Devem ser utilizados juízes com formação especifica nesta área
    2. - As decisões devem ser tomadas com factos não por palavras (muitas vezes mentira) escritas.
    3. - As regras das familias de acolhimento têm que ser mudadas. Criar como por exemplo nos Estados Unidos um prazo ao fim do qual a família de acolhimento pode legalizar os laços de afeição que naturalmente vão crescendo.
    4. - Quando se retira uma criança aos pais ter a certeza ABSOLUTA de que é a melhor decisão e qualquer decisão posterior tem que ser bem ponderada.

    etc
    etc
    etc

    É verdade que a maior parte dos e-mails enviados irão diretamente para a lixeira, caixas de spam, etc. Mas em algum lugar... como tem acontecido... alguêm lê... alguêm se interessa. E no fundo é isso que pretendemos.

    Quanto á Xaninha. De momento não podemos dizer o que está a ser feito. Mas acreditem que ninguêm está parado e oportunamente será dado conhecimento.

    Quanto a quem vem aqui desestabilizar, ignorem. Simplesmente isso. Nós tentamos manter o controle dos comentários mas como é óbvio todos nós temos vida pessoal. Eu trabalho de dia, estudo de noite e tenho dois filhos. O que não dá muito tempo de sobra. Por isso evitamos filtrar os comentários. Isso só acontece em último caso.

    Conforme vocês terão também reparado existe nova tecnologia no Blog. Conseguimos saber neste momento de que IP estão a ligar. Caso exista necessidade disso podemos inclusive apresentar queixa com o IP da pessoa em causa. Desde que exista motivo e calúnia é motivo suficiente. Por isso pedimos o favor de não responder.

    Bem hajam...

    ResponderEliminar
  38. Sofia,

    Eu compreendo perfeitamente o que quer dizer. Só que acho que, se o governo russo prometeu algo a esta família, então tem que cumprir. Se formos ver bem as coisas, a família Zarubin também foi vítima das mentiras do governo russo. Por isso, choca-me que pense assim.

    Quanto a um regresso da Alexandra a Portugal, é claro que defendo o seu regresso, na companhia da Natália e da Valéria, para que não se quebrem os laços com a família Pinheiro!
    Agora, as coisas não dependem de nós... a decisão tem de ser tomadas por ambas as famílias e, infelizmente, pouco podemos fazer, a não ser rezar para que a Natália reconsidere e regresse.

    ResponderEliminar
  39. Srs Admin do BLOG muito obrigado pela resposta tão rápida.Pela nossa XANINHA sei bem que tudo estão a fazer e muito pelo que se está a ver.Por isso aguardo,como sempre,por instruções vossas(eu,familia,amigos).
    Muito obrigado por lutarem pela nossa Princesa.

    ResponderEliminar
  40. Sofia

    Eu disse que iria ter saudades, e claro vai sentir-se abandonada.
    Ela é muito pequenina para perceber isto.

    Tenho o coração despedaçado, mas tenho e terei forças para convosco lutar pela felicidade desta menina.

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  41. Meus Amigos
    Só agora pude ter acesso à net. Já li o que gostei e tb o que não gostei. Enfim! Tenhamos paciência.
    Como todos os dias, penso e rezo por um bom desfecho deste problema.
    Querida menina tb. não me sai do pensamento.
    Beijnhos para ela e para todos os que se esforçam para a trazer de volta.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  42. Quando vejo adultos magoados e até revoltados por ajudarmos ou querermos ajudar quem não merece (Natalia, por e.g.), penso:
    Alexandra estava no bom caminho para não vir a ser uma adulta assim...
    Que seja possível corrigir este caminho recente que lhe traçaram... para que em adulta possa ser generosa, estar "bem com a vida" e ajudar mesmo os seus "inimigos".

    Ajudarmos que nos faz bem, não tem nada que se lhe diga. Ajudarmos quem nos faz mal é que é acção nobre para a Humanidade, para uma Sociedade melhor.

    Natália tem que ser ajudada a perceber de que lado está o futuro dela e das filhas. Não ajudar Natalia (cá, financeiramente se tiver que ser), significa não ajudar Alexandra. É isso que queremos?

    ResponderEliminar
  43. Fptrad,

    Não tenho conhecimento de que o Governo Russo tenha prometido um apartamento a esta família. Se tem esse conhecimento por favor ponha aqui o link, pois gostaria de ver isso.

    As informações que tenho são que esta família já foi "privilegiada" em relação a outras, porque a casa que eles têem foi-lhes oferecida pelo governo russo. Há muitas outras famílias na mesma situação, que vieram do cazaquistão e que não tiveram essa sorte.

    Os vizinhos que vivem na mesma casa, tiveram que pagar para conseguirem o seu espaço, coisa que os zarubyns não tiveram.
    Daí que os vizinhos não gostem deles.

    Se a minha forma de pensar a choca nada posso fazer.

    O que a mim me choca é que esteja mais preocupada com condições materiais do que com a saúde da Xana.

    E o que me chocou e nunca me vai sair da cabeça é a Natália a empurrar a filha só porque a miúda queria ir à Valéria...

    Acho que há que distinguir de uma vez por todas o que se pretende em primeiro lugar. Se é salvar a saúde psicológica da Xana, ou se é ajudar a família Zarubin.

    É que a saúde não tem preço. Especialmente a saúde da mente.

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  44. Sofia,

    Como é que sabe que o governo lhes ofereceu a casa onde eles vivem? Onde foi buscar essa informação? Se o governo lhes ofereceu esse casebre, isso é absolutamente de gritos!!

    Se eu não estivesse preocupada com a saúde mental da Alexandra, eu não estava aqui a comentar neste blog. No entanto, também acho que não se deve diabolizar a família Zarubin, pois isso só piora as coisas. E se expliquei a situação actual na Rússia, foi para que toda a gente possa compreender o contexto em que vivem os Zarubin.

    ResponderEliminar
  45. Alexandra criou fortes laços afectivos com a família Pinheiro. Eles salvaram-na da morte. Eles foram os pais que ela não tinha. Quebrar esses laços, permitindo a sua ida para a Russia foi, quanto a mim, um crime de uma violência inqualificável. Se essa quebra for perpetuada no tempo, deixará traumas profundos nesta criança que tem já muitas saudades dos pais Pinheiro e não entende o porquê de tudo isto. Por isso defendo o seu regresso. Para minimizar o mal que lhe foi feito, para evitar mais traumas, para que possa ser feliz.

    Susana - Barreiro

    ResponderEliminar
  46. Bom dia a todos.

    Por agora não temos certezas nem que regressem a Portugal nem que fiquem na Rússia. Por isso poderemos opinar sobre os elementos de que vamos tendo conhecimento.

    Realmente, fiquei um pouco decepcionada com a afirmação de alguém que espera que não lhes seja dado o apartamento....

    Ora, na minha opinião, acho que o lugar da Alexandra é aqui em Portugal. Ponto assente e para que não hajam dúvidas.

    E se a natália resolver não voltar? Vai desejar na mesma que não lhes seja dado o apartamento prometido?

    Vamos ver se existe aqui uma coerência e se não caem em afirmações obtusas, radicais ou de fanatismo. Todos querem o bem estar da Alexandra. Mas se ela não voltar a Portugal então que tenha melhores condições de vida. Isto a pensar na Alexandra. Pensando na família penso que ninguém merece viver na miséria em que vivem. Eles e muitas pessoas como eles.

    Se o governo russo lhes prometeu... "O prometido é devido", portanto, não acho que estejam a fazer nenhuma exigência fora do normal. Se põem a Alexandra como referência é natural que o façam, pois foi devido a ela que lhes prometeram melhores condições.

    Claro que deveriam dar essas mesmas condições a todas as pessoas que vivem em condições semelhantes, mas como nós sabemos, na prática, não é possível. Ponham os olhos no nosso país. Quantas famílias existem que vivem em barracas e nos montes sem as mínimas condições de higiéne, sem luz, sem água, etc, etc.

    Se eu souber que a Alexandra não volta, mas que pelo menos tem uma condição de vida melhor do que tem agora, fico um pouco melhor.

    A verdade é que a Alexandra foi entregue à mãe. Ponto final! Com erro ou sem erro judicial a decisão foi tomada. Um apartamento não resolve os problemas todos. Existe o da alimentação, do vestuário e principalmente o do trauma da menina em ter sido retirada abruptamente á sua família. Mas bolas, tenham um bocado de tento nas afirmações que fazem... até vos fica mal....

    Sofia Fevereiro.... chama àquilo casa? Grande previlégio que tiveram... Já agora... ponha ai o link em que diz que o governo russo deu aquela mansão à família Zarubin e os outros tiveram que pagar....gostava de ver...

    E já agora, no seu comentário em que fala do apartamento, também não se interessou pela saúde mental da Alexandra.... só se referiu ao apartamento....Depois emendou... explicou-se, mas não retira a afirmação que fez e volto a repetir... foi de muito mau tom.... é por afirmações desse tipo que depois vêm para aqui mandar bocas foleiras e não posso tirar a razão.

    E se a Alexandra ficar na Rússia????

    ResponderEliminar
  47. De gritos, mas verdade.

    O problema é que neste momento não se está a diabolizar os zarubyn. Neste momento está-se a desculpar os zarubins de tal forma que daqui a nada são anjos...

    Volto a dizer que nos devíamos concentrar, em primeiro lugar, na Xana.

    É só isto que digo. Não pedi a ninguém para tratar mal os zarubin, mas sim para pormos a criança em primeiro lugar.

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  48. Eu também defendo o regresso dela, juntamente com a Natália e a Valéria. Os laços dela com a família Pinheiro são vitais e não podem nem devem ser quebrados. Essa questão, para mim, nem se põe!!!

    Agora, por favor, não entremos no ciclo vicioso de diabolização dos Zarubin. É que só falta mesmo, como li no blog "Da Rússia", tratarem-nos de vampiros. Como disse o próprio José Milhazes no blog dele, esta família passou por imensas dificuldades (não foi por acaso que deixaram o Cazaquistão para tentarem ter uma vida melhor na Rússia) e, por isso, merece algum respeito.

    ResponderEliminar
  49. Aqui estão as palavras do José Milhazes a respeito dos Zarubin:

    " Jose Milhazes disse...
    Caros leitores, acho que, quando fizerem comentários sobre os membros da família Zarubin, tenham respeito, pois trata-se de uma família com uma biografia dramática.
    Quando tiver tempo, irei contá-la, mas posso já dizer que se trata de uma família que viveu no Cazaquistão, tendo Serguei trabalhado em minas, e foi viver para Pritchistoe em 2000, onde não foi recebida da melhor forma.
    Os membros desta família tiveram uma vida muito difícil, que deve ser respeitada."

    ResponderEliminar
  50. Pelo o que já entendi esta família teve uma história de vida difícil e de luta. Por mais que eu não concorde com os seus modelos emocionais e afectivos, vê-se que é uma família que passou por muito. Vieram do Cazaquistão e conseguiram comprar aquela casa. Pelo o que entendi, o Sr. Serguei era um mineiro, imaginem o que é, condições de vida, baixos salários, etc, etc.
    Pelo o pouco que sei da Rússia, tenho que admitir a minha ignorância, a Rússia é um daqueles países, tipo o Brasil e a Índia que se por um lado possuem níveis de desenvolvimento incríveis, por outro lado, a maior parte das pessoas vivem mal. As maiores fortunas actualmente estão na... Rússia. Agora, não estou a ver o governo dar ajuda extra para esta família, pelo simples facto que seria complicado para com tantas e tantas outras pessoas que vivem de maneira igual ou quem sabe, até pior.

    ResponderEliminar
  51. FPtrad desculpe meter-me na conversa mas, oferecer a gerência de um café + apartamento + viagens para a familia Zarubin se instalar em Portugal, em tempo de crise mundial, não é desrespeito. Os portugueses que defendem este cenário estão a ser solidários, não estão a desrespeitar ninguém. Fazem-no por entenderem que a felicidade de Alexandra merece isso e, afinal, seria bom para todos. Um apartamento na russia pode dar mais condições de habitabilidade mas não dá "pão para a boca"...

    cumprimentos,
    Susana - Barreiro

    ResponderEliminar
  52. Pois sim, Sofia, ninguém aqui está a considerar os Zarubin como uns anjinhos, não é nada disso. Só que devíamos fazer esta pergunta : e se a Alexandra não voltar?

    ResponderEliminar
  53. Susana,

    Eu nunca, mas nunca disse que oferecer um café e um apartamento à Natália era um gesto de desrespeito!!!

    Faça o favor de não me atribuir palavras e pensamentos que não tenho nem nunca tive!!!

    ResponderEliminar
  54. Bom dia a todos,

    Um simples comentário!
    Quando tudo isto começou, foi com a intenção de "devolver" a felicidade e o bem estar a esta menina, as quais foram retiradas pelas instituições judiciais Portuguesas.

    Como tal a prioridade é sempre a Alexandra, não os Pinheiros, nem os Zurubin!! É por ela que eu aqui estou. Se tiver de ajudar outro para assim conseguir ajudar a Xana, pois bem, ajudarei…

    Que fique bem claro, estamos aqui pelo bem estar da Alexandra. E de preferência que a devolução de esse bem estar seja na realidade que sempre foi a dela, Portugal!!
    Mas se esta 1ª prioridade não for possível, teremos que fazer força para criar as condições na Rússia (lembro-vos que a decisão do Sr. Juiz, foi em grande parte apoiada na promessa feita pelas autoridades Russas, de dar todo o apoio a esta família, além de que as autoridades Russa (Embaixador) declarou que a família da Natália tinha boas condições para as receber na Rússia)
    Embora saibamos que já passaram 44 dias, e apoios das autoridades Russas, ainda não houve!!

    Portanto, lembremo-nos, a prioridade é a Alexandra……….

    ResponderEliminar
  55. Tem toda a razão Miguel Macedo! O que é importante é o bem estar da Alexandra! E se a nossa prioridade for de todo impossível alcançar, que pelo menos a Russia cumpra a sua promessa. É o mínimo dos mínimos!
    Um abraço a todos os que aqui continuam pela ALexandra!
    Teresa

    ResponderEliminar
  56. Paula Barradas,

    É claro que por detrás da minha afirmação em não lhe darem o apartamento, está a salvação da Xana, como é óbvio!

    O comentário foi feito às 2:30 da manhã. Desculpem se às duas e meia na pressa de vos informar do que sei, não estou a escrever frases completas!

    De facto, devia ter posto: " não lhe darem o apartamento neste momento ", mas eram 2:30 da manhã...

    Tenho conhecimento disto porque estou em contacto com uma activista dos Direitos Humanos a residir na Rússia e fico a responder-lhe aos emails até ás 2:30 da manhã, a tentar que ela não esqueça a Xana, pois eles estão pelos cabelos com esta atitude de " negociação " com a Natália, pois dizem que é uma estratégia completamente de loucos, e que nunca irá resultar.

    A sra chama-se Elena Lebedeva e eis parte do que ela me escreveu:

    "I absolutely doubt they get a flat. In real they got a refusal already. 'Only for World War II veterans'.

    The all their 'sad story' - they leave the Kazakhstan after USSR crack, and Russia gave them this same house. i.e. 1/3 part of house. It's mch more than have very many Russians who never leave any Kazakhstan. It's very rarely for Russia, when the state gives something to anybody. Theyr neighbours have bought the rest 2/3 or got as a legacy - of course, they hatred these Zarubins, who simply got their 1/3. By the way, there was no war or some about in that Kazakhstan. There is a such autoritarian power in it, oppressiing the political dissidents - and what a questions for Zarubins in it?

    João and Florinda are very suspicious about all the russian people - they are right. Regretly they aren't suspicious justly the worst of russian in diaspora - to the worst advicers. While these peoples obviously support Natalia in mass (even not 100%); Natalia is one of them. It's dirty Russian psychology.

    So they are suspicious when they must not to be - and justly vice versa. "

    Traduzi isto com a permisssão da sra que está muito preocupada com ninguém da parte do Sr. João entrar em contacto com eles. Ela defende que a única hipótese é o Tribunal de Estrasburgo e que se está a deixar passar o tempo.

    É preciso pensar bem antes de acreditar em toda a gente que vem aqui escrever a defender a Natalia...

    Agora gostava de ler o link onde diz que o Governo Russo prometeu um apartamento aos zarubyn por favor.

    Paula, fiquei tb extremamente chocada com o seu comentário de que é pelos meus comentários que vêem cá criticar o blog, dado que eu raramente aqui escrevo!

    Mas não há problema nenhum, pois retiro-me desde já.

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  57. Estou em permanente contacto com o blog, muito embora pouco comente, no entanto, não podia deixar de o fazer neste momento.

    Todos nós queremos o melhor para a Alexandra, mas não temos de concordar todos no que é o melhor para a Alexandra. Temos sim de nos respeitar.

    Não conheço pessoalmente nenhum de vós, mas consigo ser tolerante com todos. Já por aqui li muitos comentários com os quais não concordo, mas tento perceber o que está por trás. Foi exactamente isso que fiz quando li o comentário da Sofia relativamente a esperar que não fosse dado um apartamento á família Zarubin.

    Acredito que todos os que estão tão revoltados com esta injustiça que se cometeu com esta criança, são como tantos de vós já escreveram, pessoas de bom coração, e por isso não desejam mal a ninguém, muito menos á família Zarubin, que seja como for, nunca, nada nem ninguém vai poder desassociar da Alexandra.

    O que penso que a Sofia quer evitar, é aquilo que também já vários disseram, é que a família veja na Alexandra a galinha do ovos d´ ouro, e não a deixe regressar por esse motivo.

    Quanto ao que foi aqui dito relativamente á história de vida desta família, eu não a conheço, mas todos os que têm uma vida difícil merecem o nosso maior respeito e admiração.

    No entanto, devo também dizer que merecem mais aqueles que mesmo no sofrimento não se tornam pessoas egoistas e insensíveis.

    Relativamente a este caso em concreto, desculpem-me, mas pelo sofrimento e necessidades por que passaram deviam querer o melhor para a Alexandra, e não é isso que vejo acontecer. Não estou a dizer que são o diabo em pessoa. Não os conheço. Mas seguramente não são as melhores pessoas do mundo.

    Segundas oportunidades todos merecem, mas 1º provem que a merecem.

    ResponderEliminar
  58. Sofia,

    Ninguém aqui lhe pede que se retire.
    Além disso, ninguém está aqui a defender a Natália contra a família Pinheiro - excepto o idiota das 11:11. Quanto aos apoios governamentais, o facto é que o governo russo prometeu ajudar a Natália, com ou sem apartamento.

    Caros administradores do blog,

    Talvez não seja má ideia porem-se em contacto com esta activista russa o mais depressa possível. É que nada nos garante que a Natália mude de ideias...

    ResponderEliminar
  59. Bom dia,Sr.Miguel Macedo

    Mais uma vez obrigado pelas suas palavras pelas quais eu subscrevo integralmente.

    Estamos cá pela Xaninha e para a Xaninha.

    Por favor vamos ficar unidos pela nossa PRINCESA

    ResponderEliminar
  60. Tenho aqui uma dúvida.

    Que a segurança social ou a embaixada, não sei, disse que havia boas condições de vida, já sabemos pq consta nos relatórios, deve haver documentos disto. Agora, quem prometeu ajuda? O estado? A embaixada? Isto foi mesmo verdade?

    ResponderEliminar
  61. Sim, André, prometeram ajuda à Natália, na Rússia. Agora, não me lembro se foi o estado ou se foi a embaixada... mas a verdade é que lhe prometeram ajuda e, até agora, nada.
    A Natália continua iludida a pensar que o estado vai ajudá-la e pergunto a mim própria até quando é que ela vai alimentar essa ilusão...

    ResponderEliminar
  62. Paula Barradas

    Peço-lhe que faça tudo o que estiver ao seu alcance para por em contacto essa senhora com a família Pinheiro.

    Peço-lhe, do coração, tudo o que pudermaos fazer pela mossa querida menina.

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  63. FPtrap, permita-me um esclarecimento: não estou a atribuir-lhe nada e percebo o seu ponto de vista, assim como percebo de Sofia Fevereiro. Não me fiz entender. Quis dizer com o meu comentário, que todas as pessoas que aqui postam (exceptuando aquelas cujo intuito parece ser apenas o de criar confusão) estão a querer ajudar Alexandra, a grande maioria gostaria que a menina voltasse com a mãe e a irmã. Comentários como os de Sofia a meu ver, não pretendem desrespeitar ou desejar mal a alguém, apenas manifestam um desejo de que Natália aceite a proposta portuguesa e convenhamos que, sem as ajudas por parte das autoridades Russas, isso pode tornar-se mais fácil. Foi isso que entendi. Não penso que o comentário tenha sido maldoso, foi um desabafo... todos queremos a felicidade da menina e certamente ninguém deseja que viva em condições decadentes.

    Cumprimentos,
    Susana - Barreiro

    ResponderEliminar
  64. Graça,

    Não é a Paula Barradas que conhece essa activista russa: é a Sofia Fevereiro.
    Essa activista já deveria estar há muito tempo em contacto com a família Pinheiro.

    ResponderEliminar
  65. Ora bolas Sofia, ainda deve estar com a cabeça das 2H30M... o que eu disse é que " é por afirmações desse tipo que depois vêm para aqui mandar bocas". Não disse que era por sua causa.

    ResponderEliminar
  66. Obrigada.

    Então dirijo o pedido à Sofia Fevereiro.

    Pelo que percebi esta senhora ainda não entrou em contacto com a familia Pinheiro. È isso?

    Então, reitero o pedido. Sofia, confio e acredito no nosso trabalho, faça tudo o que estiver ao vosso alcance (adminstradores do blog).

    A Alexandre merece tudo. Merece a felicidade!

    Se precisarem do nosso apoio é só dizerem.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  67. A Paula Barradas tem razão: temos de ter cuidado com o que dizemos, pois este blog é de acesso público e tudo o que dissermos pode ser utilizado contra nós.
    Foi o que aconteceu com o comentário das 11:11.

    ResponderEliminar
  68. É muito triste ver o que se está a passar neste blog com alguns comentadores.
    Isto é um blog de apoio à Xaninha, deveriam estar todos a remar para o mesmo lado, mas não, serve é para mandarem "farpas" uns aos outros.
    Que credibilidade tem este blog se os que comentam nele estragam a imagem e o objectivo que dele (blog) se pretende e depois ainda dizem que apoiam a Xaninha?!

    Respeitem esta causa e lutem por ela.

    CJ

    ResponderEliminar
  69. Olá bom tarde Amigos!!

    Todos "ralham" e todos têm razão... a sua parte da razão!!

    O que nos tem aqui, desde o início é o trágico e dramático modo como a Xaninha foi retirada do seu habitat para a "repatriar" juntamente com a sua mãe biológica!!!

    Todos esses acontecimentos trarão, com quase toda a certeza, traumas para ela!!

    Agora a nossa luta, julgo eu, é conseguir que a Xaninha não sofra no futuro... e o futuro dela começa já!

    A família Pinheiro e os administradores do Blog, deviam fazer uma declaração a este blogue, de qual a sua intenção... Para fazer "baixar este pó" que se está a gerar...


    Vamo-nos lá a acalmar...
    Pela Xaninha.

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  70. Olá Paula. Leia o comentário do Miguel Macedo mais acima. Ele é um dos administradores do blog.

    Cumprimentos
    Susana - Barreiro

    ResponderEliminar
  71. Acho que esta na altura de acalmar. Não tenho comentado, mas continuo a consultar regularmente este blog. Não nos podemos "zangar" agora!!!! O nosso objectivo único é a felicidade da Xaninha!!! Se não for possivel o seu regresso, temos então que zelar pelo sua felicidade lá!!!

    Calma colegas de "luta"!!!!

    ResponderEliminar
  72. Boa tarde a todos,

    Paula, para responder a sua questão:

    A intenção deste blog é muito simples, ajudar a Alexandra, devolvendo-lhe o máximo possível de aquilo que lhe foi retirado!!!

    Também me parece pertinente vos informar, que os responsáveis deste blog, embora tenham vários contactos com a família Pinheiro, e outros apoiantes, gerem este assunto independentemente de qualquer outra parte!!

    Também volto a dizer que o nosso actual plano é criar condições para que a Alexandra Volte para Portugal, que como sabem terão de passar por criar as ditas condições para a Natália e outros se for o caso!

    Como sabem temos evitado de colocar aqui todos os passos que se estão a dar, por essa razão é que o encontro em Fátima será pertinente, pois permitira que conversemos deixando o anonimato...

    Assim sendo, e até lá, tenham alguma calma por favor. Garanto-vos que temos muito conhecimento sobre este assunto! E se as vezes não fazemos alguma das vossas sugestões é porque a mesma não é pertinente...

    ResponderEliminar
  73. Obrigada Susana!
    Tinha o meu comentário preparado desde antes da hora de almoço... As coisas estavam a tomar proporções indesejáveis!! Entretanto não me apercebi do comentário do Sr.Miguel Macedo.

    Amigos, vamo-nos lá a acalmar...

    Pela Xaninha.

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  74. Meus amigos.

    Acho que não nos vamos zangar, nem coisa parecida.

    O amor pela Xaninha une-nos. O que realmente eu penso é que precisamos de nos encontrar, o que vai servir para falar uns com os outros.

    todos sabemos que falarmos directamente uns com outros, as expressões também falam.

    Claro que aqui vamos exprimindo as nossas opiniões, mas por vezes não conseguimos exprimir nas palavras o que realmente queremos dizer e o sentimento. E isso pode gerar alguma confusão.

    Tenho a certeza que estamos todos unidos pela mesma causa, a felicidade da Alexandra.

    Quem não puder estar no encontro não será esquecido. As vossa opiniões também serão tidas em consideração.

    Oxalá , o próximo encontro seja o de todos reencontrarmos a Xaninha e abraça-la tanto.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  75. boa tarde amigos mais um dia e estou aqui para agredecer principalmente as admt do blog xandinha pois são incansaveis tenho orgulho em todos como diz fandral quem trabalha estuda á noite e tem dois filhos e tem ainda tempo para estar nesta luta temos de respeitar e quem nao o fizer está errado as minhas palavras são tambem pro miguel macedo passados 44 dias sem a nossa menina e é de voçês que todos os dias espero boas novas nem sempre leio aquilo que queria mas sei que esta luta não vai ser facil mesmo assim vou ignorar quem nao acredita nesta causa e o meu pensamento é que vale afinal estamos aqui á 44 dias pela alexandra e nada mais falamos com pessoas que não conhecemos e fazemos o que for preciso por ela seja em portugal ou na russia o que interesa é a xandinha crescer feliz a recompensa virá depois tenho certeza que nunca me vou arrepender de a ter ajudado um abraço para todos os admt do blog e tambem pra f, pinheiro do algarve maria estás todos os dias no meu pensamento xandinha um bjs desta tia chata

    ResponderEliminar
  76. Sr Miguel Macedo,

    Eu entendo perfeitamente a vossa intenção: alguma discrição nos vossos actos e do casal Pinheiro! Tanto que não tenho comentado por aqui... Apenas interferi no sentido de tentar acalmar os ânimos um pouco exaltados...

    Com muita pena minha, pois tenho um casamento de uma grande amiga, não estarei presente em Fátima! Mas outras oportunidades surgirão...


    Os melhores cumprimentos para todos!

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  77. Então em vez de estar-mos unidos agora estamos a discutir se a Natália deve ter o apartamento ou não?
    A Natália deve sentir realmente que foi enganada pelas autoridades do seu país, e regresse a portugal que aqui sim querem ajudá-la verdadeiramente.O que a Xaninha quer e deve estar a sentir a falta é do amor, carinho e colinho dos pais portugueses.
    Acho que não vem ser tão bruscas com opiniões difrentes das nossas, quando a intenção é ajudar a Xaninha ( desculpem a minha opinião).

    ResponderEliminar
  78. Caros Amigos
    Depois do almoço venho sp ver como estão as coisas e já agora comento:

    Se repararem (e isto não é uma crítica) são quase sp os mesmos (Carla, Sónia, FPtrad, Paula....) que mais actuam e comentam , até porque os outros que NÃO PODEM ESTAR CONSTANTEMENTE ONLINE, SÓ ESPORÁDICAMENTE TÊM RESPOSTA AO QUE PERGUNTAM.

    Desde o princípio que me interesso pelo caso, escrevi e enviei mails com fartura a quem achei, e quando entro no "molho", muito raramente respondem ao que pergunto.

    O que quero dizer é que não é por não estar 24 horas online que não nos interessamos ou não fazemos o que podemos.

    Já mais duma vez expus a minha ideia e nunca ninguem teve uma palavrinha...

    Continuo a achar que os mentores deste blog são o máximo pelo empenho que têm tido e podem crer que no dia 11 vou mesmo ter muito interesse em conhecer aqueles que são mais activos nos comentários.

    Continuo sempre agarrada ao problema da Xaninha e como já algures mencionei é um caso que me toca muito de perto.

    Força para todos em especial à Familia Pinheiro.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  79. Boa tarde,
    Sofia, dirijo-me especialmente a si.
    Andamos todos muito stressados com a situação da Alexandra, mas não podemos desistir.
    Por favor Sofia a sua participação é muito importante e os conhecimentos que a Sofia tem com a sra activista são importantíssimos, por favor contacte directamente com os srs do blog para comunicarem directamente com essa sra activista.
    Mas Sofia não vamos desistir agora de lutar por esta causa "ALEXANDRA".
    Não é com estes ditos e mexericos que vamos a algum lado, temos é que estar cada vez mais unidos "A união faz a força" e a nossa princesa merece...mas não podemos estar chateados.....temos que remar todos para o mesmo lado....
    São os dias a passar e nós sem respostas, sem certezas...é de loucos...mas temos que ser pacientes.
    Eu compreendo a Sofia, mas neste momento a Natália tem que pereceber que foi enganada pelas entidades do país dela. Vamos estar unidos e lutar, vamos esquecer certos cometários, um dia....havemos de nos rir destas coisas....claro com a nossa Xaninha connosco.

    Beijinhos para si Sofia e espero que continue connosco por favor.
    Beijinhos para os srs do blog e força. Beijinhos para a familia Pinheiro que eu admiro muito.
    Beijinhos para a Xaninha, Valéria e Natália
    Estamos à vossa espera. Regressem rápido.

    ResponderEliminar
  80. Boa tarde

    Nestes últimos dias tenho tido muito trabalho e raramente faço comentários no blog por falta de tempo. Mas a Alexandra está sempre no meu coração e no meu pensamento e farei o que for preciso por ela.
    Se eu puder com toda a certeza estarei em Fátima pois a Alexandra que é aquilo que nos move a todos merece qualquer esforço.
    Força a todos

    ResponderEliminar
  81. Para a Natália:

    Não temas as provas de hoje
    Supera o mal com o bem.
    todos temos um amanhã.
    No entanto, porque o futuro nos pertença
    não menosprezes o momento de agora.
    Se sofrestes desgostos
    não lhes conserves os remanescentes no coração.
    Esquece afrontas e ofenças.
    O perdão desata quaisquer algemas
    entre vítima e agressor.
    Serve sempre.
    Não cultives enfermidades imaginárias,
    nem te amofines por aflições
    que talvez não chegues a conhecer.

    Ana - Carcavelos

    ResponderEliminar
  82. Natália

    Não guardes ressentimentos, queremos ajudar-te a ter uma vida melhor junto das tuas filhas. Não sei como se diz na Russia, mas em Portugal costumamos dizer que "as oportunidades só batem á porta uma vez". Abre a porta a esta oportunidade, Sê Feliz e deixa as tuas Filhas serem também.

    ResponderEliminar
  83. Se a intençao deste blog é ajudar a alexandra, diga-me por favor como é que todos nós estamos a ajudar?
    Diz que é "devolvendo-lhe o maximo possivel do que lhe foi retirado"
    Caro Miguel, o maximo que lhe foi retirado, foi o amor de Pais, o Amor de familia, o carinho dos amigos,
    o ambiente onde cresceu, as bonequinhas, o seu quartinho, etc.etc.etc., portanto o maximo que lhe foi tirado foi
    a vida que tinha, diga-me então, porquê tudo tão sigiloso? O que é que nós todos que entramos neste blog todos os Santos dias
    á procura de uma luz ao fundo do tunel, estamos a contribuir para isso?
    A semana passada disse que íamos ter noticias, já hoje é quinta-feira e continuamos sem respostas.
    Não será isto tudo uma grande ilusão e a nossa menina não vem mais, e vai continuar a comer a sopa, á espera de vir para Portugal?
    Peço desculpa pelo desabafo, mas assim como a Isabel Ferreira, também já fiz perguntas, mas ninguém respondeu, dá a sensaçao que
    o grupo do Blog , são na realidade as pessoas que mencionou a Isabel Ferreira e mais ninguém, mas nós estamos cá.
    A dor que têm é partilhada por muita gente, que chora como eu, que reza como eu, que sofre como eu, por ainda sentir no coraçao os gritos da Nossa menina
    Cristina M.

    ResponderEliminar
  84. FPtrad, se puderes contacta-me através de pbvirtual@gmail.com

    ResponderEliminar
  85. Cristina M e Isabel Ferreira...

    Realmente há aqui pessoas que podem estar todo o dia ligadas. Eu posso. De vez em quando venho deitar uma cuscadinha porque tenho o meu trabalho para fazer, se bem que nem todos os dias posso estar com tanta atenção.

    Mas o que eu sei, é o que a maior parte das pessoas sabe, excepto os administradores do blog, claro.

    Há que compreender que a maior parte dos passos que se dão têm de ser sigilosos. Imaginem por exemplo que agora chegavam aqui e anunciavam que a natalia resolveu voltar e que durante a próxima semana estaria em portugal. Era uma felicidade para nós, sem dúvida. Mas e as consequências que isso poderia trazer... imaginem o que poderiam fazer as pessoas que não as querem cá em Portugal, as que são contra.

    Imaginem que eles estavam a pensar dar um certo passo e diziam aqui.... provavelmente o plano deles iria sair gorado porque haveria quem fosse atrapalhar.

    É assom... a mim também me custa mas há que aceitar as migalhas que nos vão dando.

    Eu também estou ansiosa, mas.....

    ResponderEliminar
  86. Boa noite,

    gostava de vos deixar aqui uma possibilidade triste que ainda não vi ninguém colocar e que me parece tão má ou pior do que a Alexandra continuar onde está e como está.

    Imaginem que, apesar de toda a boa vontade da família Pinheiro e de todos os envolvidos neste caso, a Natália volta com as filhas e as coisas correm mal; seja por ela gostar pouco de trabalhar e não estar para se chatear, seja por conhecer outro homem que seja má influência, seja por se meter no alcool, seja pura e simplesmente por não ter jeito para o negócio. O que acontece nesse caso?

    A família Pinheiro ficará para sempre refém dela, a sustentá-la e a aparar-lhe os golpes? E se ela teimar em regressar de novo à Rússia, não será outro golpe pesado para a criança, desta vez a duplicar por ser uma segunda vez?

    Que fique bem claro que estou do lado da Alexandra e quero que ela volte! Mas tenho andado a pensar nisto e gostava só de saber, se for possível, se a família está a levar em consideração esta possibilidade... Porque, honestamente, acho que ela voltar para Portugal e ser arrancada de novo pouco tempo depois seria um caso de «pior a emenda que o sonteo»...

    Cristina

    ResponderEliminar
  87. O que a Cristina diz faz todo o sentido... e se as coisas voltarem a correr mal em Portugal?

    ResponderEliminar
  88. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Xaninha.

    Temos que pensar em todas as possíbilidade apesar de por vezes só querermos pensar nas coisas boas e não que as coisas podem não correr tão bem

    ResponderEliminar