quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Noticia CM (Xaninha em Moscovo)

Tomei a liberdade de transcrever parte da notícia de hoje do Correio da Manhã!

Queremos vê-la feliz”
Mesmo a milhares de quilómetros de distância João Pinheiro e Florinda Vieira, o casal de Barcelos que durante quatro anos foi a família de Alexandra, fazem tudo para que a menina volte a sorrir. O casal ofereceu uma viagem a ‘Xaninha’, que, juntamente com a avó e a irmã Valéria, passou o fim--de-semana em Moscovo.
'É reconfortante vê-la sorrir de novo, nem que seja apenas através de fotografias. Falámos com ela e estava muito contente por sair de casa e passear um bocadinho', contou ao CM João Pinheiro.
Durante dois dias Alexandra, que viajou com a família de comboio até à capital russa, visitou o centro comercial, andou de carrossel e comprou roupa nova que o casal também fez questão de pagar.
'Comprou alguns casacos, mas a grande alegria dela foi a barbie nova', contou o pai afectivo.
Apesar do convite, Natália Zarubina, mãe biológica de Alexandra, não viajou com o resto da família, justificando 'ter muito que fazer em casa'.
Durante os últimos meses o casal tem feito de tudo para que nada falte à menina. João Pinheiro e Florinda Vieira têm enviado várias peças de roupa, brinquedos e até bens alimentares para Alexandra.
'Enviámos a roupa dela, alguns brinquedos e dinheiro para ela comprar comida. No que depender de nós não lhe vai faltar nada', afirmou a mãe afectiva ao CM.
Quanto ao regresso a Portugal, Natália ainda não tomou uma decisão. Revelou, no entanto, que tenciona casar-se com o noivo, um homem que conhece há dois anos e que vive em Portugal. Em breve irá ter com ela à Rússia.
Apesar de tudo o casal de Barcelos afirma que vai continuar a lutar.
'Quem ama não desiste. Esperamos que haja novidades até final do mês', disse João Pinheiro.


PORMENORES:

BLOGUE
A organização da viagem a Moscovo contou ainda com a ajuda de vários promotores e leitores do blogue de apoio a Alexandra.
EMPREGO
Apesar de ter tido uma proposta de emprego num refeitório, Natália continua desempregada. No entanto, a mulher afirma que está à procura de emprego e que, em princípio, irá trabalhar numa confecção.
BEM INTEGRADA
Alexandra está a integrar-se cada vez melhor no infantário. Apesar das dificuldades na língua, a menina diz já fez alguns amigos.
PEDIU COMIDA
Ao falar com a família de acolhimento ‘Xaninha’ pediu fiambre e pão de forma, alimentos que não tem na aldeia onde vive.



Correio da Manhã (20/08/2009)

85 comentários:

  1. Amor genuino
    não esmoreçe com a distancia ou com o tempo

    O Pai e Mãe da Xaninha continuam a cuidar da sua menina...proporcionando bem estar e até divertimento.

    Incrivel!
    É o que todos os pais procuram proporcionar aos seus filhos.

    Como mãe, revejo-me nestes actos de afecto e protecção.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Miguel Macedo.

    Como tinha comentantado anteriormente antes deste comentário, a D. Florinda e Sr. João são dois pais maravilhosos que tudo fazem para proporcionar à sua menina bem estar, pensando sempre nas suas necessidades como uns pais dedicados e carinhosos.

    È assim o amor!

    Querida, todos estamos a lutar por ti, a querer o mais depressa possível que regresses para junto de quem amas e onde és feliz.

    Por ti não vamos desistir nunca!

    Miguel continuem a contar connosco para tudo o que julgarem necessário.

    Somos muito persistentes, e com muita esperança, calma, e fé vamos voltar a ver sorrir a xaninha na terra que a viu nascer.

    Ela merece ser feliz e nos estamos cá para a ajudar proporcionar-lhe toda essa felicidade.

    Bem haja a todos que estão por bem.

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  3. Quem ama não desiste nunca.

    A Xaninha não poderia ter melhores pais que a familia Pinheiro,amor genuino.

    A todos os que se empenham nesta causa força pois creio que brevemente a Xaninha estará aqui junto de quem ama.

    À Familia Pinheiro nem tenho palavras para expressar a admiração que tenho por eles.

    Podem sempre pedir que nós estamos aqui para ajudar no que for preciso.

    Para ti minha querida muitos muitos muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. que o amor assim nos una a todos....
    e esta história terá concerteza um final feliz...porque é amor...amor e dádiva e paz...

    ResponderEliminar
  5. Deus permita que a menina venha o mais rápido possivel para tornar a sentir todo o amor e carinho dos pais afectivos.Obrigado a todos os que lutam pela Xaninha

    ResponderEliminar
  6. Boa noite a todos!
    Esta atitude do casal Pinheiro em ter colaborado e proporcionado uma saída a Moscovo da matriarca e suas netinhas, revela bem o seu sentimento em se aproximar a esta família, pois só assim será possível mudança de atitude da matriarca. Agora digam também que é demagogia, etc.etc.. Foi uma boa atitude que só merece respeito e dizer que o AMOR é tudo aquilo que possamos fazer para bem daqueles que amamos. Ao casal, muito obrigada pelo gesto.
    Quanto às fotos da Xaninham emocionaram-me bastante, porque não se pode desassociar aqueles gritos de separação, jamais se podem esquecer, estas fotos foi um grande arrepio até às lágrimas, não se pode ficar indiferente, meu DEus!
    Estranho que a Natália náo tivesse acompanhado as filhas e a sua mãe, terá tido as suas razões, não se terá querido expor, penso eu!
    DEus permita que esta odisseia passe depressa, para sossego de todos e para bem da menina, espero que tudo esteja no bom caminho.
    Força amigos!
    Pela Xaninha, pelo seu regresso para que o seu sorriso volte a ser um sorriso brilhante.
    Bom trabalho e tudo pela nossa Xaninha, mas permitam-me não esqueçam a Lúcia!

    ResponderEliminar
  7. Boa noite

    Começo com um agradecimento muito grande ao Miguel Macedo por nos trazer a notícia. Também vi o video da entrevista e fiquei muito emocionada com o AMOR que a Familia Pinheiro nos transmite.
    Já nem sei se somos nós a transmitirmos a eles ou eles a nós.
    Merecem ter a felicidade de ver a sua menina junto deles, perto deles, eu sei lá.
    O QUE INTERESSA É TÊ-LA CÁ.
    Tenho Fé que a Natália ainda reconsidere. Pode ser que com o casamento ela queira vir para Portugal. O noivo não tem estado cá a trabalhar? Desculpem se estou a fazer confusão...
    Continuemos a dar força a todos os que se têm mexido para o sucesso desta causa.
    UM ABRAÇO AO CASAL PINHEIRO
    UM BEIJINHO MUITO GRANDE PARA A XANINHA

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  8. Sr. Macedo,

    Obrigado pelas notícias.
    Pois, realmente são pequenas coisas normais e que nem sequer são muito dispendiosas, que a miúda sente falta, estava habituada e agora não tem (por exemplo a questão do pão de forma, eu recordo-me de ter, numa das entrevistas da Natália, não me lembro se a jornalistas russos, ou ao Sr. Milhazes, ter ouvido a vozinha da Alexandra em fundo, dizendo "eu queria pão branco".

    São estas pequeninas coisas a que estava habituada que fazem a diferença, porventura até existirá pão de melhor qualidade no local em que ela está agora a residir, mas é diferente do que ela estava habituada a comer cá.

    Continuem com o bom trabalho.

    PS: é impressão minha, ou a Alexandra deu " um esticão " (cresceu)? Foi a impressão com que fiquei depois de ver aquela foto em que ela está no meio de dois balões.
    Já agora e com relação à questão da roupa, deixem-na escolher as cores, pelo que li, ela prefere côr-de-rosa e laranja, e não gosta mesmo nada de usar preto, idem quanto a roupas de cor branca.

    ResponderEliminar
  9. Sr. Miguel,

    Muito obrigada por partilhar connosco estas notícias !

    O Casal Pinheiro é maravilhoso, são os pais verdadeiros do coração desta princesa. Mais palavras para quê ? Estou emocionada. Que belo exemplo que tantos pais biológicos ou do coração deveriam de seguir! Mostram grandeza de alma, grandeza de coração. Que Deus lhes dê força e coragem nos seus propósitos louváveis. Bem Hajam!

    Era óptimo que a avó os viesse a conhecer um dia. Acabaria por mudar a sua opinião (se é que já não mudou, mas não quer mostrar ...)

    Comove-me saber que a pequerrucha pede pão de forma e fiambre, e não pode ser comprado na zona onde mora... sente falta ... uma comida normal e tão simples de adquirir por aqui. Sim, até pode ser que o pão de lá seja melhor, mas quando ainda não se habituou ao sabor ...

    Deus te proteja, Xaninha, te dê força e coragem para ultrapassares todas estas coisas que te aconteceram, que te fazem crescer à força.

    Srs. do Blog, força no vosso magnífico trabalho em prol do bem desta menina. Deus vos recompensará.

    Desejo um bom dia a todos os Amigos de Xaninha que aqui se congregam e que todos aqueles que nos bastidores lutam pela sua felicidade tenham sempre os seus caminhos iluminados e facilitados.

    ResponderEliminar
  10. É impressionante até onde vai a resistência de um ser humano...

    Esta criança sofreu uma atrocidade, de ser arrancada aos seus pais e levada para um país distante completamente desconhecido e para condições precárias e mesmo assim a pequena sorri...

    A Alexandra possui uma força e um poder fora do normal...

    Ela consegue resitir a este duro golpe da sua vida e manter a sua sanidade mental... é louvável... e mais, aquele rosto lindo atraiu a si muitos adeptos que a apadrinharam e lutam por si mesmo sem nunca a conhecer...

    É de louvar a personalidade da pequenina... é uma heroína.

    Permitam-me que enalteça a familia Pinheiro, Pais e familia de acolhimento da Alexandra, a sua educadora em Portugal que tambem deve ter contribuido para um ser humano tão fantástico e tambem o carinho da sua irmã Valéria... que tem sido tábua de salvação da Xaninha... também ela uma adolescente marcada de uma infancia problemática...

    Não há dúvidas... a única qualidade da Natália é de ter posto no mundo filhas tão fantásticas...

    Xaninha, tu que ocupas o meu pensamento desde dia 18 de Maio... invadiste a minha vida... e agora não consigo deixar de pensar em ti... estás presente nas minhas orações com o mesmo destaque que dou à minha familia mas com mais um pedido, diferente ... que o teu regresso esteja para breve...

    Sempre pedi que o teu anjo da guarda te protegesse e estou muito grata a Ele por estar a cumprir o meu desejo... agora digo em tom idílico que as Suas asas te transportem até a tua terra natal.

    Aguardamos a tua chegada ao teu país que nunca devia ter deixado ir... perdoa-nos ...

    Fica com Deus e até breve linda Xaninha...

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  11. Bom dia amigos

    Mais um dia Pela Xaninha

    Para ti minha querida muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Fiquei muito mais descansada em saber que a família está conseguindo fazer chegar a sua mão para perto da Alexandra, mesmo sendo para lhe proporcionar esses pequenos momentos. Para as crianças, que são tão lúdicas, uma viagem de comboio, uma ida a um parque, passear por aquelas lindas (eu imagino) ruas de Moscovo, ganhar uma boneca, são experiências de suma importância, até para os adultos não é mesmo?
    Também tive a mesma impressão que a Vox, acho que a Alexandra deu um esticão! Mas continua com aquele olhar meigo, eu diria que acho a sua expressão um pouquinho triste, mas pode ser imaginação minha, assim espero!

    Abços

    ResponderEliminar
  13. Bom dia a todos!

    É verdade! Concordo, plenamente, com o Vox e com a Carla Buarque. São pequenas (grandes) coisas, que podem atenuar a tristeza da nossa princesa. Fazê-la ter alguns momentos de felicidade, por mais efémeros que sejam, mas que são sempre importantes.
    Afinal, é tão fácil fazer uma criança sorrir!...
    A Alexandra está longe, mas não está longe dos corações que a amam. O casal Pinheiro continua a estender a sua mão com amor, mesmo a uma grande distância...não vão esquecer a sua menina e, nós, também não.
    Também concordo com o Vox, quando diz que a menina está mais crescida. Sou da mesma opinião. Três meses nestas idades é muito tempo e, fazem aparecer grandes diferenças.
    Um abraço para todos os que aqui continuam pela Alexandra!

    Teresa

    ResponderEliminar
  14. Bom dia a todos,

    O amor com amor se paga, a solidariedade não se contabiliza. Assim pensará a f. Pinheiro. Não esperaríamos deles outra atitude, senão continuar a contribuir com o que acham que pode atenuar os efeitos do "desterro" da sua filha do coração.

    Eles merecem todo o nosso respeito, como o merecem os administradores do Blog que dedicam tanto do seu tempo a manter o Blog e estar atentos aos inúmeros pedidos e comentários. Que a força não vos falte para acompanharem este movimento até a um final feliz.

    Pela Xaninha, também acho que cresceu num tempo afinal não muito longo, mas que para ela terá outras dimensões. Penso sobretudo que está menos criança, com um olhar mais "adulto", já não é o daquela menina despreocupada que sorria ao mundo, com total confiança, com tanto brilho nos olhos, e sem sequer imaginar que, de repente uma tragédia iniciada pelos adultos pode surgir na sua vida. Também terá as bochechinas e o resto do corpinho menos redondos (imagino que a D. Florinda lhe fazia saborosos lanchinhos e sobremesas). O facto de perderem peso atenua o "ar bébé" das crianças.

    Penso que foi muito bom lhe terem permitido ir a Moscovo, visitar um mundo com mais atractivos, com outras novidades na sua vida e um pouco mais de alegria. É o que desejamos a essa criança até que os adultos lhe proporcionem as condições para regressar.

    Angela

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde a todos e em especial a uma "Princesa" linda...linda!
    Estive de férias e posso dizer que não se passou um dia sem que me lembrasse da Xaninha. Afinal como estaria ela? Haveria novidades?
    Cheguei, foi a primeira coisa que me preocupou, ver se haveria novidades.
    Vi o video e as fotos, fiquei sem palavras e com algumas lágrimas.
    O video está fantástico, ainda bem que há pessoas maravilhosas e com muito talento a defender esta causa.
    Quanto ao casal Pinheiro só posso dizer que não há palavras que descrevam as qualidades deste casal, são uns pais maravilhosos, superam muitos...mas muitos pais biológicos, tudo o que fazem é por "Amor", um amor incondicional.
    Para mim é impensável que este casal não receba a sua recompensa, mais dia menos dia, vai ter a sua Princesa de volta.
    A beleza da Xaninha não é só física, é uma menina que cresceu num lar onde lhe foi dado muito Amor, isso é visivel, é doce e tem muita força. Não mudes Princesa!
    Esses traços, que não são físicos, herdaste do casal Pinheiro, os teus Pais do coração.
    Aos sete maravilhosos que nos proporcionam estes momentos e que não desistem, muito obrigado, tenho muita fé no número "7".
    Um beijo do tamanho do mundo para ti "Princesa", sê forte e apesar de não saberes, há muita gente a lutar por ti e pela tua felicidade.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite a todos

    Querida Xaninha, não tenho tido muito tempo para comentar o que te vai acontecendo, mas acredita que estás sempre no meu coração.
    Rezo para que te vejamos em breve e que tenhas força para ir ultrapassando os problemas que te surgem no dia-a-dia.

    Um beijinho meu Anjo. Vem aí o fim de semana em que geralmente não consigo ver-te ou ver o que dizem de ti, mas como já disse o meu coração fica contigo.

    Um abraço a todos do blog e um muito especial para os Pais Pinheiro. Grande casal!!! Admiro-os muito.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  17. all we need is love....
    força e coragem...
    a força dos sonhos é possivel

    ResponderEliminar
  18. boa noite a todos

    xaninha tem uma boa noite querida e um dia feliz

    até breve princesa volta logo


    Familia Pinheiro um abraço e muita força


    do algarve marianeves

    ResponderEliminar
  19. Boa noite!

    Sim, vamos acreditar que este sonho se vai concretizar!

    Pela Xaninha, SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  20. ORAÇÃO DA CRIANÇA


    Amigo,

    Ajuda-me agora, para que eu te
    auxilie depois.

    Não me relegues ao esquecimento,
    nem me condenes à ignorância e à
    crueldade.

    Corrige-me, com amor, quando a
    sombra do erro envolver-me o
    caminho, para que a confiança
    não me abandone.
    Protege-me contra o mal.
    Ensina-me a descobrir o bem.

    Tenho tanta necessidade do
    teu coração, quanto a
    plantinha tenra precisa da
    água para prosperar e viver.

    Venho ao encontro da tua aspiração,
    de teu convívio, de tua obra.
    Em tua companhia estou na condição
    da argila nas mãos do oleiro.
    Hoje, sou sementeira, fragilidade,
    promessa...
    Amanhã, porém, serei tua própria
    realização

    Não me afastes de Deus e ajuda-me a
    conservar o amor e o respeito que
    devo às pessoas, aos animais e às
    coisas que nos cercam.
    Não me negues a tua boa vontade, teu
    carinho e tua paciência.

    Dá-me tua bondade e dar-te-ei cooperação
    De ti depende que eu seja pior ou melhor
    amanhã.

    Emmanuel

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde

    Por ti Xaninha estaremos sempre aqui e lutaremos até ao fim

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  22. Apelo aos Leitores dos posts/blog:

    Mais participações com posts/comentários mostram não só o vosso apoio à Xaninha como incentivam outros.

    NÃO ESMOREÇAM!

    Onde está essa garra de apoio a esta causa?

    Há uma menininha que AINDA precisa de nós...de muitas maneiras.

    Há uns Pais que necessitam ser consolados e incentivados.

    Há anónimos que precisam sentir que não estão sós...

    APAREÇAM...

    ResponderEliminar
  23. estamos aqui querida estamos por cá...firmes e seguros

    bjs ao pessoal do blog

    bjs para a família Pinheiro (toda!)
    bjs para natália
    valéria e Zarubins
    beijos para a nossa querida xaninha!!!
    força e coragem...
    all we need is love!!!

    ResponderEliminar
  24. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Xaninha

    Para ti minha querida muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Bom dia amigos!

    Estou de férias mas não esqueço esta pequenina nunca!

    Fiquei muito angustiada quando li que a menina pedia pão de forma e fiambre, como Mãe sei que muitas vezes as crianças só comem mesmo o que gostam mais e se não tiverem não comem mesmo nada...

    Tal como o Vox reparei nas roupas pretas, espero que não estejam a forçar a Xaninha a adoptar um estilo que não é o dela!

    Nem tenho palavras para descrever o casal Pinheiro, só sei que com mais pessoas assim teriamos um Mundo mais feliz e mais justo!

    Eu continuo cá, por mim, por vocês que também não esquecem, pelo casal Pinheiro e família, pelos administradores do Blog e principalmente pela Xaninha que não merecia viver este pesadelo!

    Bom Domingo para todos!

    Xaninha oxalá te divirtas para não sofreres tanto!

    Força para todos!!!!!!!!

    Até breve Xaninha!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  26. Bom domingo a todos os amigos da Xaninha

    Continuo atenta às notícias e feliz por saber que há contactos frequentes com a menina. Muito bom seria termos algumas notícias sobre o que foi dito no dia 21, mas se não for possivel, aguardo outro contacto dos administradores do Blog, essas pessoas maravilhosas que nos permitem participar no apoio à f. Pinheiro e ao regresso da Xaninha.

    Também pediria a alguém que traduzisse o que foi dito no Blog russo do dia 21 com varios comentários em russo. Seria bom ter algum resumo do que está escrito.
    A nossa revolta transformou-se num grande movimento de solidariedade e tenho fé que toda esta força postiva dará em breve os seus frutos.

    E como tenho imensa admiração pelas pessoas que fazem coisas bonits pelos outros, mostro-vos um link com o vídeo de uma festa anual que acontece no Algarve, em Loulé e que se chama a noite branca. Este ano no dia 29 de Agosto. Se for possível vejam o que é bonito.

    http://a1garve.com/2009/08/algarve-loule-noite-branca-an-all-white-night-out/

    Xaninha, minha querida, queremos-te de volta às nossas festas. A f. Pinheiro não poupava esforços para integrar a menina na cultura do país onde nasceu. Que bonita que ela estava de "anjinho" ou de "capuchinho".
    Xaninha, hás-de voltar!

    Angela

    ResponderEliminar
  27. Olá Amigos!

    Sem dúvida que estes são os verdadeiros "pais de coração" da nossa Xaninha! Terão a sua recompensa!

    A Xaninha vai voltar a ser Feliz!! Como todas as crianças merecem ser...

    Continuo por cá!

    Pela Xaninha

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  28. Concordo com a Nela:

    Apesar do calor, Força Pessoal!
    Apareçam.

    ResponderEliminar
  29. Angela
    Estou a traduzir os materiais do blog russo, inclusive um extenso artigo que saíu no portal Pravo.ru. Talvez amanhã estejam prontos.
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  30. Olá,

    Pela Alexandra sempre continuarei aqui. Estar solidária a esta causa traduz a minha não aceitação a muitas coisas que acontecem neste país e não só.

    Desviaram de uma maneira cruel o destino a Alexandra, não dá para aceitar, esquecer e ficar calado não é mesmo?

    Um abraço para a família Pinheiro e para os leitores (de boa vontade) do blogue.

    Carla.

    ResponderEliminar
  31. Boa tarde

    Cristina Mestre mais uma vez agradeço o seu empenho e dedicação a esta causa que é de todos nós.

    Nunca desistiremos da nossa Xaninha. Lutaremos até ao fim

    Xaninha brevemente estarás junto de nós. Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Boa noite querida Xaninha

    Boa noite amigos

    Amigos fiquei contente por a Xaninha ter ido passear no fim de semana.

    São coisas simples que as crianças gostam tanto.

    Amigos, continuo convosco para tudo o que precisarem para trazer de novo a felicidade a esta criança.

    Xaninha querida, estás sempre no meu pensamento e no meu coração.

    Fazes parte da minha vida.

    Um abraço aos pais maravilhosos que tens.

    Um abraço amigos por estarmos unidos.

    Bem haja.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  33. Muito Obrigada Cristina

    Você é mesmo uma querida!!!
    Desta vez há bastante conteúdo.

    Que Deus vous ajude a todos.
    Pela Xaninha

    ResponderEliminar
  34. Bom dia

    Mais um dia pela Xaninha

    Para ti minha querida muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Bõm dia a todos os que lutam pela Xaninha.
    Continuamos a acreditar que o regresso é possivel.

    Um dia feliz para ti , princesa.
    Obrigada Cristina Mestre, ficamos a agurdar.
    Obrigada familia Pinheiro por serem os pais que são.
    Obrigada Bloguistas por nao desistirem.

    Obrigada Xaninha por Existires.

    Beijinho do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde a todos!

    À Crisitna:
    Estamos a aguardar e desde já, obrigada!

    Ao casal Pinheiro:
    O Amor move montanhas e voçes vão conseguir!!!! Continuação de muita força!!!
    São o meu casal maravilha!

    Aos 7 magníficos:
    Bem hajam e um abraço!
    Continuação de bom trabalho. Estou sempre por cá!
    Pela xaninha, SEMPRE e PARA SEMPRE!!!!

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  37. Caros leitores
    Este artigo é o referido no último post do blog russo de apoio à Alexandra. O artigo relata a viagem de um jornalista a Prechistoe, as suas conversas com habitantes locais, com uma funcionária da Administração local (Câmara Municipal) e com a própria Natália. As declarações da Natália na entrevista são o menos interessante, pois ela limita-se a repetir factos de todos conhecidos.

    TRADUÇÃO (parcial) do artigo http://www.pravo.ru/news/view/16081/

    /Na viagem de táxi de Yaroslav a Prechistoe, uns 100 km/, meti conversa com o taxista, Nikolai Trifanov, um típico homenzinho provinciano que passou toda a sua vida em Prechistoe.
    “Nós já nos habituámos a vocês, jornalistas”, queixa-se ele. “No princípio ficávamos de boca aberta, agora quase todas as semanas desce aqui um… Aliás, pela conversa percebemos logo que tipo de reportagem vão fazer: Se são estrangeiros, dizem cobras e lagartos da aldeia, que aqui vivemos todos na miséria, que caçamos pombos para comer e bebemos água do açude; se são russos, mostram compaixão, dizem, sim senhor conseguiram ganhar a miúda ao português… Só o canal /Russo/ NTV é que nos enganou…. Eles fizeram-se bonzinhos mas depois começaram a filmar os montes de lixo, o rio mal arranjado … Se calhar, foram os portugueses que encomendaram o filme. Já nos fartámos de pensar nisso. A única coisa que não percebemos foi para que fizeram eles isso. Era melhor que deixassem os Zarubin em paz, eles que vivam à maneira deles….”
    Nikolai Trifanov, vim depois a saber, vive na mesma rua que os Zarubin embora, ao contrário deles, tenha a sua própria casa. Os Zarubin são obrigados a dividir a sua com mais duas famílias, com as quais, ao que se consta, não têm uma relação fácil. É que a peregrinação de jornalistas e “missionários” que vêm à aldeia para “salvar” a Sandra não agrada nada aos vizinhos.
    “Há uns dias, andavam aqui dois estrangeiros à volta da casa, mas não entravam. Já começava a escurecer”, diz o taxista,” e houve alguém que ligou à Polícia, que talvez não fosse má ideia a Polícia verificar quem eram. Os estrangeiros, mal viram o agente fardado, começaram a correr. O polícia correu atrás deles, apanhou-os e depois, na esqudra eles disseram, num russo macarrónico, que em Portugal tinham criado na Internet um clube qualquer para ajudar a miúda levada para a Rússia, a Sandra. As pessoas do tal clube juntaram dinheiro para a viagem destes dois rapazes para eles virem à Rússia roubarem e devolverem a miúda. Ao fim e ao cabo, não conseguiram nada, mandaram-nos embora e disseram-lhes para não aparecerem mais em Prechistoe…
    Outra vez, houve um jornalista da televisão que tentou roubar a Sandra. Veio cá um grupo de pessoas da TV, fizeram uma entrevista à Natália Zarubina, à mãe dela, avó da Sandra e depois pediram autorização para filmar a miúda no quintal da casa, a correr e a brincar… Esperaram por um momento em que a mãe e a avó estavam distraídas, puseram a Sandra no furgão e .. Felizmente que não conseguiram ir embora. Depois justificaram-se dizendo que tinham prometido à miúda mostrar as filmagens no monitor da aparelhagem …. (continua)

    ResponderEliminar
  38. Boa tarde a todos!

    Estive ausente por motivo de férias mas sempre que podia dava um espreitadela no blog e via as noticias no correio da manha.

    Fiquei muito contente por terem proporcionado pelo menos 2 dias de diversão à nossa Xaninha... só rezo para que esteja para breve o seu regresso.

    No que precisarem aqui estamos para ajudar... sempre pela Xaninha

    Ana rocha

    ResponderEliminar
  39. (Continuação)
    O taxista leva-nos até um edifício de três andares da Administração local e antes de se despedir, pergunta: “Não será melhor eu esperar? Vêm cá muitos como você e tenho a certeza em noventa por cento que o vão mandar dar uma volta…”

    ***

    “Então, veio cá à procura de informações comprometedoras?”, diz num tom sarcástico a vice-presidente da Administração para as questões sociais, Elena Nikolaevna Sokolova. “Então escreva lá que aqui os ursos andam pelas ruas, que as reformas só chegam para comprar conservas …”
    Tento justificar-me. Não, venho saber a verdade, uma vez que se escreve tudo e mais alguma coisa sobre a aldeia. Quero saber em primeira mão como é que na realidade a Sandra vive na Rússia.
    “Em primeiro lugar, não a chame Sandra ao pé da mãe!”, interrompe-me Elena Nikolaevna. “Ela aborrece-se muito com isso. Chame-a simplesmente: Sachenka , Alexandra… pois ela é russa, é nossa, não é portuguesa….
    Tendo verificado atentamente os meus documentos de identificação, a representante da Administração repetiu uma informação que parecia já saber de cor.
    “Os serviços sociais estão a acompanhar a família Zarubin. Nós seguimos de perto a Natália e a criança. Escreveram nos jornais que a Sacha (Alexandra) estava em casa porque a mãe não podia pagar o infantário. Pois isso não é verdade. A família paga o infantário à sua conta, nem sequer pediram ajuda. E até lhe digo que a família não é assim tão pobre – se tivermos em conta a média de rendimentos da aldeia, eles até vivem bem. A menina está em casa porque agora é Verão, para quê levá-la agora para o infantário se a avó toma conta dela? Na verdade, elas agora não estão em casa. Nós tomámos a iniciativa de oferecer à Sacha, à irmã Lera e à avó Olga uma estadia numa pousada, elas abalaram precisamente na semana passada, tudo pago pela Administração …A Natália também deveria ir mas não pôde, diz que fica cá para procurar trabalho…”
    Elena Nikolaevna mostra-me a cópia dos documentos em que figuram números – 14.000 rublos - , foi quanto custou a estadia na pousada numa zona não muito longe, na região de Yaroslav, na margem do rio Volga.
    “Aliás, ela já encontrou trabalho, há poucos dias, através do Serviço de Emprego. Vai começar a trabalhar como cozinheira a partir de Setembro, na escola da aldeia, com um ordenado de 6.000 rublos, o que não é mau aqui na nossa zona...
    Tendo mostrado interesse em saber se eu pretendo falar com a Natália Zarubina, Elena Nikolaevna tentou dissuadir-me: “Ir a casa dela para quê? O que é que ela lhe vai dizer que eu não tenha já dito? Só irá enervá-la mais uma vez sem necessidade… Você tem filhos? Então agora imagine passar por este stress e voltar novamente a recordá-lo…”
    No entanto, ao ver a seriedade das minhas intenções, a responsável mostra-se disposta a acompanhar-me à casa dos Zarubin. Pelo caminho vai explicando porquê: “Caso contrário, ela nem lhe abre a porta. Os jornalistas já a maçaram tanto que, se eu não vier, ela o manda simplesmente embora. Eu digo-lhe para ela falar consigo de forma mais educada, que você veio em paz…”
    Logo após, torna-se clara a razão por que a funcionária se esforça tanto em prestar ajuda. Assim que nós chegamos ao pé da casa, ela pede-me para esperar na rua. Após ela ter entrado, ouvem-se em casa pessoas a falar alto.
    “Eu preciso desta porcaria para alguma coisa?”, distingo a voz familiar que já tinha ouvido nos telejornais.
    “Andam aqui para trás e para a frente… Ele que vá dar uma volta…
    Outra voz, mais calma, tenta chamar a mulher à razão:
    “Queres que te tiremos a miúda? Pensa lá com a cabeça! O melhor é vocês irem os dois beber um chá, dizes que está tudo bem, que não precisam de nada…Olha que é melhor para ti!
    “Estou farta disto, entendes, estou farta”, continua a Natália a gritar, até ficar rouca.
    “Vai lavar a cara…Tens hortelã-pimenta ? Chupa-a lá porque tresandas a álcool.. Estiveste outra vez a beber de manhã? Agora vão escrever que és alcoólica e tiram-te a criança …”
    (Continua)

    ResponderEliminar
  40. (Continuação)
    Alguns minutos depois, a porta abre-se. Na soleira, está uma mulher baixa, com a cara ligeiramente inchada, com olheiras pronunciadas debaixo dos olhos. O cabelo está apanhado e usa dois ganhos amarelos de criança. Veste uma saia preta comprida e uma blusa preta bastante razoável.
    “Bom dia, eu sou a Natália”.
    A responsável da Administração deixou-nos a sós com a Natália, sem que antes de sair tenha olhado severamente para ela com um ar de professora que repreende uma aluna.
    Estamos sentados na cozinha, equipada, diga-se a verdade, com tudo o que é necessário. Fogão, frigorífico e até uma pequena televisão. Parece que a hortelã-pimenta não ajuda muito. Natália tenta manter-se activa e só algumas vezes, baixando os olhos de forma envergonhada, pede desculpa:
    “Desculpem ontem estive a beber cerveja com uma amiga. No geral não costumo beber, só que agora a Sacha e a avó não estão em casa, fiquei sozinha e resolvi ontem passar um bocado com a minha amiga…”

    (N.T. Segue-se o relato da entrevista com a Natália, em que ela conta os factos já de todos conhecidos: o trabalho no restaurante em Portugal, a zanga com o pai biológico da Alexandra, o facto de a família Pinheiro a ter primeiramente defendido do ex-“marido”, o processo em tribunal, o facto de as despesas do tribunal terem sido pagas “pelos pais e o Alexei”. Diz também que assustaram propositadamente a Alexandra com a vida na Rússia mas que não impede a filha de falar com a família Pinheiro. Com o tempo, diz, ela irá esquecer os pais estrangeiros; que a filha se dá bem no infantário, que é vaidosa, que gosta de conjugar as cores da roupa, que já fez amigos e fala russo; que já falou com ela sobre o próximo casamento e que ela lhe perguntou pelo vestido de noiva…).
    …………………………..
    “Muitos dos seus vizinhos dizem que você bebe…”
    “É tudo inveja! Eles aqui, tal como antes viviam com sonhos de algum dia emigrar, continuam a viver … Eu não tive medo nem do trabalho duro, nem de sair do país para ganhar dinheiro. Eles têm é uma inveja de morte! A minha mãe até me levou várias vezes à igreja porque eu sentia que me tinham dado um olhado… Não há nada a fazer, o povo é assim: não queremos ter nada só para que os vizinhos também não tenham…
    (Continua)

    ResponderEliminar
  41. (continuação)
    /À saída da casa dos Zarubin, uma mulher interpela o jornalista/
    Apresenta-se e diz que é vizinha da Natália, um daqueles vizinhos que a Zarubina acusa de ser invejosos.
    Pergunta se a Natália me mandou embora ou se sempre me deu a entrevista. E explica:
    “Ela é um verdadeiro camaleão! Faz-se de boazinha mas a verdade é outra…. Sabe porque é que ela não tem amigos na aldeia? Porque ela odeia toda a gente! Está constantemente a beber, toda a gente a vê ao pé da loja local… Ela não precisa de ser ajudada mas sim de ser enviada à força para tratar do alcoolismo. A criança devia ser mandada de volta para Portugal. Lá, pelo menos tinha uma vida normal, tornava-se uma pessoa decente, agora aqui…
    “Aqui, a Administração acompanha a menina, protege-a….”
    “A Administração? Eles só fazem coisas para inglês ver. Da capital do distrito veio a indicação, e eles só seguem a menina por obrigação, escrevem lá nos relatórios deles que os Zarubin são uma família modelo, etc, etc, mas é só para mostrarem que fazem alguma coisa. Agora, pagaram-lhe uma estadia numa pousada, dão-lhe leite de graça…
    “Como é que sabe isso tudo?”
    “Nós éramos amigas. Queríamos na altura ir as duas para o estrangeiro, mas eu tive medo. Ou melhor, percebi o que na realidade teria que fazer … Mas ela foi. Resumindo, tenho imensa pena dela e da Sandrinha, de terem estragado a vida a uma menina assim…”

    Comentário
    Penso que os leitores podem eles próprios formar a sua opinião, mas apenas refiro alguns aspectos:
    - Há que dar o necessário desconto às ideias de “roubo” por parte do taxista, como se diz “quem conta um conto, acrescenta um ponto”.
    - O estado de saúde da Natália não parece ser o melhor.
    - Pelas informações, quem toma conta da Alexandra é a avó e a irmã.
    - As autoridades locais têm um grande ascendente na Natália e regulam as suas declarações aos jornalistas.
    Nos comentários dos leitores russos, refere-se que este artigo poderá estar mais próximo da realidade do que os outros, tendo uma leitora afirmado (pela experiência própria dos filhos dela que também vieram do estrangeiro sem falar russo) que a Alexandra não poderá já falar russo, que levará muito mais tempo a aprender a língua do que se afirma nos jornais e que agora a menina deveria ter aulas (explicações) com um professor especializado….

    Sachenka – diminutivo russo de Alexandra
    14.000 rublos equivale a cerca de 320 euros
    Hortelã-pimenta, neste caso para tirar o cheiro do álcool


    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde.

    Primeiramente gostaríamos de agradecer à Cristina a colaboração prestada, por favor continue a ajudar-nos nesta causa. Como entenderá as traduções são muito importantes.

    Nós já sabíamos desta notícia há alguns dias...

    No entanto, queremos deixar bem claro duas situações:
    1º escusado será dizer que a informação dada pelo Sr. taxista é inequivocamente falsa!
    2º a informação dada pela Assistente Social Elena Nikolaevna Sokolova em que afirma que o fim de semana foi proporcionada por eles, também inequivocamente falsa, tendo (como já todos nós sabemos) elas ido para Moscovo passar o fim de semana o qual foi proporcionado por todos nós (Família Pinheiro e apoiantes do Blog)

    A luta continua. Isto não é mais do que um dos muitos acontecimentos que temos acompanhado desde há 3 meses para cá.

    Bem haja a todos que continuam connosco.

    ResponderEliminar
  43. Cristina,

    Obrigada pelo gesto, em traduzir o texto e também nos aclarar sobre alguns aspectos culturais da Rússia.
    Bem, estou de rastos. Eu cheguei a acreditar em mudanças. Mas ninguém muda de uma hora para a outra. É muito triste ver tanta hipocrisia política, sim, porque nos reais interesses da Alexandra, esses ficaram mesmo para trás.
    Que tal mandarmos essa tradução para o Sr. Juíz?

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde a todos, especialmente para ti "Princesa".
    Cristina obrigado pelo seu empenho nesta causa, é muito importante o seu trabalho e dedicação, sem ele não nos seria possivel aceder a estas notícias.
    Infelizmente fiquei bastante apreensiva e triste, só tenho pena daquele anjo que não merecia ter uma mãe destas, aliás ninguém merecia.
    Sem dúvia que a vizinha da Natália usou a palavra certa para a definir, "CAMALEÃO", ela conhece-a bem com toda a certeza e na minha opinião não haverá uma palavra que lhe acente melhor, daí a minha preocupação, nunca sabemos o que ela realmente vai fazer.
    A explicação da ausencia dela a acompanhar a Xaninha nas viagens também fica explicada, fica livre para que deste modo possa beber sem que a mãe e a menina ponham entraves.
    O que me deixa apreensiva é a prestação do serviço social local, por um lado controla o comportamneto da Natália e deste modo protege a Xaninha, que é sem dúvida a nossa preocupação, o bem estar dela, por outro lado a verdade não chega a esferas mais altas, o que talvez seria o mais conveniente, as informações são deste modo manobradas para conveniência do serviço local.
    Minha querida queria tanto que tudo isto fosse uma ilusão e que aquilo que foi relatado não passe disso mesmo.
    Deus te proteja e que nunca deixe de olhar por ti.

    ResponderEliminar
  45. E CONTINUAREMOS convosco SEMPRE e DURANTE o Tempo que for Necessário.

    Noticias como esta NÃO nos abalam nem nos enfraquecem, pois temos como objectivo o Bem estar da "Nossa" Princesinha.

    Estamos convosco Casal Pinheiro
    Estamos convosco Adm do Blog
    Estamos contigo Xaninha Linda

    ResponderEliminar
  46. Neste momento, só consigo comentar dizendo:

    Aguenta Xaninha!!!Nós estamos cá...
    Ainda vais voltar a ser feliz...


    Bem ajam

    PS Obrigado Cristina!!

    ResponderEliminar
  47. Muito obrigado Cristina.

    Xaninha NUNCA desistiremos e estamos sempre aqui por ti.

    Beijinhos

    Solange

    ResponderEliminar
  48. Boa tarde!

    Em primeiro lugar, obrigada Cristina Mestre por, mais uma vez, nos ter ajudado com a sua tradução.
    Depois, o que me ocorre dizer, após ler esta notícia, é que é muito longa e trás muito pouco de novo, para além de alguma inspiração, provavelmente, nalgum filme de James Bond!
    Cá continuamos, cheios de fé, que o dia em que a nossa menina vai voltar a ser feliz, já não estará longe!

    ResponderEliminar
  49. Bom dia

    Foi uma pena a Cristina Mestre não ter traduzido uma parte do texto em que parece que existem acusações por parte da Natalia dirigidas ao ex-marido Guiorgiy, dizendo que ele escreveu várias cartas à Polícia denunciando a situação ilegal dela, e foi também o causador de ela ter perdido o emprego no "restaurante russo".

    É que, a assim ter ocorrido, existia animosidade dele contra a ex-mulher. Mais tarde, ele assina na Embaixada Russa em Lisboa um papel dando autorização para mudar a nacionalidade da Alexandra de Ucraniana, para Russa. E, ainda mais tarde, faz declarações à imprensa escrita e falada, em que diz que a criança está melhor na Rússia do que em Portugal.
    Como entender estas cedências à ex-mulher, num alegado quadro de animosidade?

    Também se diz no artigo que a família Pinheiro recorreu para o Tribunal Constitucional.

    Para a tradução usei o Babel Fish da Yahoo.

    Eu e outros aqui no Blog, estamos fartos de pedir uma clarificação quanto à questão da existência ou não de eventuais recursos (seja para o Supremo Tribunal de Justiça, seja para O Tribunal Constitucional) e até ao momento, ninguém clarificou esse assunto.

    ResponderEliminar
  50. Boas,

    Vox, em relação à questão que coloca, referente aos recursos, posso afirmar (informação transmitida pelos Pinheiros) que não houve nenhum recurso!!

    Segundo os mesmos, e mencionando informação que recolheram do advogado, não é possível recorrer para o supremo, pois a Alexandra não tinha nacionalidade Portuguesa!

    Também concordo consigo em relação às incongruências das declarações da Natália em relação ao Pai da Alexandra, mas enfim, se há caso com muitas, ou melhor, demasiadas incongruências, é este.

    Bem aja!

    ResponderEliminar
  51. Outra coisa:

    Estive a pesquisar no livejournal de 1shostak e no post de May. 29th, 2009 | 08:57 am, que tem tem uma fotografia da Alexandra vestida de anjo, (o quadro tem 249 Comentários) está escrito que o pai biológico (Georguiy) não tinha problema em comer o yogurte que era destinado para a filha.
    Um dia, ele a a Natália levaram a Alexandra e trouxeram-na com um ferimento na face (broken face).
    Será esta a explicação para a cicatriz que se vê na testa da Alexandra, entre os olhos?
    A explicação dada foi que ela teria embatido contra um quiosque.

    eis a tradução do Babel Fish:

    One time, to the output it together with Georgiy (they sometimes they associated) took away daughter, and returned it with broken face. They explained by the fact that [Sashcha] was struck against the newspaper kiosk.

    LINK: http://1shostak.livejournal.com/4405.html

    ResponderEliminar
  52. Obrigado Sr. Macedo.

    Sendo a sentença de Guimarães, datada de 24-04-2008, está pois, posta de parte a possibilidade legal de recorrer para O TEDH, certo?

    É que o prazo para o efeito, é de 6 meses a contar da data da sentença.

    ResponderEliminar
  53. Bem teoricamente não, será só em 24 de Outubro! Pois segundo um advogado, conta a partir da data em que é dado como julgado, neste caso, como o Sr. disse, em 24 de Abril!

    Mas será sempre uma decisão da família Pinheiro!

    ResponderEliminar
  54. Obrigado Sr. Macedo.

    Infelizmente, os portugueses, em geral, são muito fatalistas, e os advogados, muito pessimistas.

    Eu iria para o TEDH com base em violação de direitos humanos da criança, mais precisamente, e em especial, alguns aspectos previstos na Convenção dos Direitos da Criança, por exemplo, ela não foi ouvida pessoalmente pelo Juiz - e mesmo que tenha sido ouvido por outras instituições - a posição ou vontade expressa da criança - não foi levada em consideração na sentença, ao contrário do que manda a Convenção. Não nos esqueçamos que o que estava em causa, era o interesse da criança. O destino e o futuro dela.

    O juiz, a meu ver, deslocou a questão TODA para o Direito de família, e tratou na prática, a Alexandra como se fosse um "objecto" ou uma "coisa", "propriedade da mãe" biológica. Descurou por assim dizer, o interesse da criança, tratando-a como se fosse um mero "objecto", uma "coisa secundária". E o interesse da criança era o essencial, o que estava em jogo, e a ser apreciado.
    Não é assim, a Convenção diz que os filhos não são, para todos os efeitos e em todas as circunstâncias, tratados como se fossem "propriedade dos pais".

    Uma nojeira todo este processo, e muito em especial a sentença de Guimarães.

    É possível que existam outras irregularidades e atropelos à lei nacional e à lei internacional (russa e ucraniana). É só uma questão de arranjar bons advogados que pesquisem tudo de fio a pavio.

    ResponderEliminar
  55. Como acabei de dizer, eu iria para o TEDH.

    Eu acredito muito pouco na justiça portuguesa. É muito difícil fazer boa justiça em Portugal.

    No TEDH existem juízes de primeiríssima qualidade, comparados com os quais, os juízes portugueses, parecem amadores.
    Com raras excepções claro.
    Em geral, os magistrados portugueses, têm quase sempre dúvidas com os ricos e poderosos, e, certezas, com os pobres e fracos.

    Há outra questão que gostava de ver clarificada, se alguém souber (embora isto não adiante muito para o caso, de qualquer modo, interessa apurar a verdade).
    Sucede que na Revista Sábado li um artigo em que diz que Natália esteve 3 meses em Barcelona, e depois veio para Braga, porém, algures, num site em Russo (não tenho a certeza se foi no livejournal do 1shostak, e se ele estiver a ler, agradeço que confirme se foi ele que escreveu, ou se foi escrito noutro lado) lí que Natália esteve 4 anos em Espanha, só depois tendo vindo para Braga.

    Se alguém tiver a informação correcta, diga por favor.

    ResponderEliminar
  56. Caros amigos.

    As noticias publicadas não me tranquilizam... a Natália é um ser humano doente, irresponsável a quem foi confiada uma criança.

    A vida desta criança está ser um inferno sem que ela compreenda porquê...

    Ela, a xaninha, nos seus sonhos já deve ter implorado aos anjos, fadas madrinhas, pai natal que a salvem e a tragam de volta a Portugal...

    Sei que pela nossa vontade ela já cá tava... mas e se aquilo que se está a fazer, com todo o empenho e as melhores intenções não for o suficiente... é a vida de uma criança ...

    talvez a solução de recorrer a um tribunal Europeu seja de ponderar... tenho medo de se estar a perder tempo demais... tenho medo que a criança seja retirada a mãe e entregue a avó que nunca a devolverá aos pais efectivos.. palavra que não está no seu vocabulário... ou entregue a uma instituição... tudo isto é uma violência muito grande...

    Desculpem é um desabafo eu não critico o trabalho de ninguem, aliás louvo a dedicação de quem administra o blogue e esta nesta luta...

    Claro que este passo tem de partir de do casal Pinheiro ou então em nome colectivo de todos que fielmente seguem a história da Xaninha...

    Querida... estás nas minhas orações... confio em Deus a Sua luz vai iluminar quem te quer ajudar e trazer-te de volta à terra que te viu nascer... vais ser feliz...

    Que ninguem leve a mal as minhas palavras... mas quando me conhecerem pessoalmente entenderão... que nunca deixo de dizer nada... digo é sempre com educação.

    Beijos a todos os amigos da Xaninha que já são meus.

    ResponderEliminar
  57. Paula,

    As opiniões nunca são demais, como tal as suas são sempre bem vindas, também.
    Tudo é ponderado!

    Mais uma vez obrigado

    ResponderEliminar
  58. Vox,

    A Natália esteve cerca de 3 meses em Espanha, depois mais ou menos 4 anos em Portugal (em várias localidades, mas principalmente em Braga).

    Abraço.

    ResponderEliminar
  59. Olá

    Sr. VCD a relação aos factos do meu blogue, posso dizer o seguinte – todos tiveram como base as palavras das pessoas que conheciam pessoalmente a Natália Zarubina. No meu post do 1 de Junho eu coloquei os vídeos, onde estas pessoas falam sobre vida da Zarubina em Portugal. Por exemplo no primeiro vídeo uma senhora que se chama Irina fala sobre iogurtes.

    Quanto à questão do tempo da permanência da Zarubina em Espanha, não me parece que ela estava lá 4 anos. Eu nunca escrevi nada sobre estadia dela em Espanha (Você deve ter lido isto noutro sitio qualquer). Mas permanência dela em Barcelona durante três meses parece-me mais provável.

    A sentença do Tribunal de Guimarães foi em 04-24-2008. Ou seja, há um ano e meio. Parece, que já é tarde pensar em Estrasburgo.

    ResponderEliminar
  60. Será que ainda existe alguma hipótese da Natália realmente voltar para Portugal??
    Eu sempre me manifestei a favor do diálogo e da união entre famílias, mas será isto ainda possível? Como a Paula referiu acima, a Natália É MESMO uma pessoa doente. Além do lado patológico, existe uma manipulação absurda por parte da segurança social da cidade que vivem e sabe Deus de outras esferas também. Além disto tudo, ainda há a avó, matriarca da família que como alguém tão bem disse no blogue Da Rússia, resolveu ligar o complicador.
    Será que já houve consultas ao tal TEDH? Não haverá nenhum orgão da CE que se possa pedir orientações?? Se isto teria 'pernas para andar'?
    Eu confesso que tenho receio de uma atitude tãodrástica, mas a situação está ficando obscura, ou não?

    ResponderEliminar
  61. Boa noite a todos!

    Obrigada Cristina pela sua tradução.

    Estou muito apreensiva; existem muitos sinais preocupantes nesta notícia. Não é nada de novo mas reforça muitos dos nossos medos.
    Contudo e segundo a Isabela, tudo o que está escrito é conhecido pelo grupo de trabalho e nada disto é novo. Confesso que o comentário da Isabela me acalmou um pouco e penso que foi essa mesmo a intenção da Isabela.

    Obrigada Isabela e Miguel pelas vossas palavras. Obrigada por minimizarem a nossa ansiedade.

    É isso mesmo Miguel, a luta continua e a Xaninha irá voltar a ser feliz.
    Temos que continuar a acreditar nisso.

    Força casal Pinheiro!

    Pela xaninha, SEMPRE!!!
    Um abraço
    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  62. Olá boa noite amigos!!

    Mas que notícias tão preocupantes que a grande amiga Cristina Mestre aqui nos postou!!

    Verdadeiras ou falsas, a única verdade é que a Xaninha nunca deveria ter saído de junto dos seus pais do coração! Com eles tinha todo o amor que nunca mais teve depois que chegou à Rússia!!

    Vamos continuar por cá!

    Pela Xaninha!

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  63. Caro shostak,

    Obrigado pelo esclarecimento.
    Problema agora é localizar onde lí isso, porque já lí muitos blogs em russo, que ainda para mais, têm ligações para outros sítios, incluindo outros blogs. Eu talvez tenha lido no blog russo que está no link deste Blog, no canto superior direito, mas não tenho a certeza, e o problema agora é que agora não consigo localizar esse comentário (sei que é um post que tem em cronologia a história da Natália fora da Russia).
    Para mais, na maioria dos casos, os motores de busca (search) não funcionam, e alguns blogs, nem sequer mototres de busca têm. Existem centenas de textos para procurar e ler (usando o tradutor) e perde-se muito tempo.

    Quanto aos depoimentos verbais dos residentes do Leste na área de Braga e Barcelos, que estavam a par dos factos, foi uma pena o advogado do Sr. João não ter reunido todos esses documentários em vídeo, a apresentado no tribunal, a título de prova.
    É o mínimo que eu posso dizer.

    Também não entendo qual a base para o relatório médico do Hospital a dizer que Natália não é alcoólica.
    Qual é o conceito legal de alcoólico?
    Alcoólico, em termos legais, parece-me um conceito "indeterminado".
    E o que é que se entende por alcoólico, em termos médicos?
    Bom, é sabido que ela depende do alcóol (tem dependência da bebida) isso parece ser consabido de todos, agora, até na Rússia se sabe.
    Mas talvez para o médico que fez o exame, alcoólico, é, apenas aquele que chega ao consultório do hospital a cair de bêbado (e no dia que ela foi fazer o exame talvez não fosse o caso, nem ela cheirasse a bebida).
    Mas foi certamente o caso, quando ela se "atirou" para cima do tejadilho da camioneta, em Braga. O hospital devia ter levado isso em conta. Bem assim, como o facto de ela aguentar bem a bebida (ou seja, bebe muito, mas aguenta bem). Logo, não será alcoólica, visto que aguenta bem? Estupidez, claro que é alcoólica (dependente da bebida). E isso é mau exemplo para as filhas.
    Parece-me que para o médico que fez o relatório, alcoólico, será apenas todo aquele que bebe tanto que não consegue sequer fazer as tarefas do dia a dia.
    E a lei, também perfilha desse entendimento? Ou qual será o entendimento da lei?
    Pois ...
    O advogado, devia ter posto em causa a qualidade técnica do relatório. E devia ter pedido um novo relatório. Fazia isso com base nos depoimentos das inúmeras testemunhas, isto é, muitos emigrantes do Leste, e não só, os próprios habitantes de Braga que conheciam a Natália.

    Quanto ao prazo para ir para o TEDH, também me parece que já expirou.

    Cumprimentos
    Vox

    ResponderEliminar
  64. Carla Buarque,

    Fui eu que escreví no Blog do Milhazes dizendo que a velhinha Olga ligou o complicador.
    O avô da Xaninha é uma pessoa muito afável e cordial. A avó, segundo lí, essa é uma pessoa saturnina.
    Essa coisa de querer assumir a educação da Alexandra, revela por parte dela, desejo de protagonismo, desejo de auto-afirmação, e de reconhecimento por parte dos outros, mania de querer liderar as situações, e em, suma, e em última análise, puro egoísmo (ela já se gabou de ter criado a Valéria e mais duas ou três crianças). Mas, na realidade, o que tem ela para dar à Alexandra, numa idade já tão avançada?
    Quanto ao Tribunal Europeu: claro que deviam ter sido desde logo iniciadas consultas. Parece que não foram, e, infelizmente talvez o prazo já tenha expirado.
    Era a única salvação possível. Caso se perdesse, paciência. Mas arriscar não custava nada.

    Cristina Mestre,

    Quanto ás grandes famílias. Sem dúvida que as crianças gostam de viver rodeadas de muita gente.
    Mas isso implica que essa muita gente viva em harmonia.
    No caso da Alexandra, eu acho que é fundamental e importante para ela, saber quem são os pais, ficar bem determinado, quem são os pais.
    Dentro do ambiente familiar, ela pode ter duas mães e dois pais (eventualmente três, caso aconteça o anunciado casamento) mas perante o ambiente escolar e o ambiente social externo, não é bem assim. Caso os colegas da escola, lhe perguntem quem são os pais dela, o que vai ela responder?

    Cumprimentos,
    vox

    ResponderEliminar
  65. Caro shostak,

    acabei por encontrar o texto em que se diz que Natalia esteve 4 anos em Espanha.

    Está no site helpAlexander (blog russo de apoio à xaninha, que está como link deste blog nacional).

    O post foi colocado por katyasimmons em 11 6/11/09 07:39 pm, e diz assim:

    " June 11th, 2009
    Torn between two worlds
    katyasimmons6/11/09 07:39 pm

    Prehistory

    Seven years ago Natalia Zarubina went to Spain, hoping to earn enough money to buy a house. Her parents, brother and daughter Valeria from her first marriage stayed in Russia. Four years later she moved to Portugal."

    Há SETE ANOS anos Natália Zarubina foi para ESPANHA, esperando ganhar dinheiro suficiente para comprar uma casa. Os seus pais, irmão e filha Valéria, ficaram na Rússia. QUATRO ANOS MAIS TARDE, mudou-se para PORTUGAL.

    Segundo aquele texto, teria portanto, estado 7 anos fora da Rúsia, sendo 4 anos em Espanha, e 3 em Portugal.

    Claro que está errado, tendo Alexandra nascido em 2003, esteve pelo menos, 5 anos, talvez seis anos, em Portugal.

    Cumprimentos.
    Vox

    ResponderEliminar
  66. Errata: em cima, por favor, ignorem e leiam "esteve, pelo menos, seis anos em Portugal"

    ResponderEliminar
  67. Força Xaninha, está quase linda vais conseguir.

    Muita força ao casal pinheiro, e aos adm.o blog.

    Deus irá ajudar.

    RAQUEL

    ResponderEliminar
  68. Um dia amanhece e tu no meu pensamento...

    Deus, amigo, ajuda-nos a corrigir esta injustiça e permite que esta criança, Alexandra Zarubina regresse a Portugal e que as familias juntas caminhem para paz.

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  69. Foi com muita emoção que li a tradução do texto feita pela Cristina. Trouxe-nos para diante dos olhos uma situação actualizada e perfeitamente palpável.
    E sempre demasiado preocupante.
    Sendo que em ambos os países ditaduras prolongadas deram origam a funcionários públicos do tito seres robóticos, será que ainda nenhum jurista não está sensibilizado para esta injustiça? Alguém que lê estas notícias e blog e que tenha os devidos conhecimentos para poder dar o seu parecer?
    Que diabo, a nossa ditadura já terminou há 35 anos! ou não?

    Penso que todo o possível deveria ser feito para pedir ao Estado Português (e também ao Estado Russo, utopia?) uma indemnização para a Alexandra (ajudaria a suportar os custos com a sua alimentação e educação), por não terem sido protegidos os seus interesses quando se encontrava em território português. Como diz a senhora da aldeia russa, estragaram a vida de uma menina menina. O processo não seria contra a Natália que o que mais parece é precisar de tratamento.

    Segundo o que li, o TEDH aceita os processos e efectua uma pré análise para verificar se são aceitáveis. E ou indefere imediatamente ou dá seguimento. Aí possivelmente aceitariam o pedido de uma indemnização, por os atropelos serem tão flagrantes.
    Será que não dá para se dirigirem a outro tribunal em Portugal e recorrer da sentença, com o benefício de uma extensão do prazo?
    Será que alguma associação de defesa das crianças em Portugal poderia tomar a seu cargo a defesa dos direitos desta criança?

    ResponderEliminar
  70. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Alexandra.

    Estamos aqui á tua espera acreditando que o teu regresso esteja para breve.

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  71. Caros shostak e Vox,

    Em relação aos recursos, posso-vos informar, através de informação recolhida pelos intervenientes, que este processo chegou a ser levado ao supremo e até mesmo ao constitucional. Embora sem efeitos práticos!

    Em relação ao possível recurso ao TEDH, a data limite é a contar da data em que transita em julgado, neste caso Abril de 2009, e não da data do acórdão, Abril de 2008.

    Mais uma vez, obrigado pela vossa dedicação.

    ResponderEliminar
  72. Caro Miguel Macedo
    Enviei um mail para "pelaalexandra@gmail.com"
    Não sei se recebeu...
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  73. Bom dia,

    Vox, em relação ao que disse sobre o advogado que deveria ter recolhido vídeos e depoimentos, sempre foi uma questão que me surpreendeu. Porém, sinceramente não sei até que ponto o supremo teria aceitado essas provas. Não percebo muito dos trâmites nesses julgamentos, mas a pouco tempo aconteceu uma situação perto da minha família que ilustrou bem, como a justiça é mesmo cega na defesa das pessoas fracas. Vou resumir rapidamente, pois é um off. Um casal com 4 filhos está em divorcio letigioso. O marido tinha por hábito bater na esposa a ponto de lhe deixar manchas negras por todo o corpo. Apóos anos de humilhção a esposa resolve dar um basta. Começam o processo do divorcio, só que não entram em acordo com a partilha de bens e a esposa parte para um processo letigioso que já dura uns 2 anos. Durante este tempo, já houve mais agressões do marido... Até que a coisa de um mes atrás, as vizinhas fartas de tanta conivência, chamaram a polícia. O homem, insano, ameaçou o policial também e todos foram parar à esquadra. Detalhe, tudo isto a frente de um menino de 8 anos, o filho mais novo. Detalhe dois, o marido pôde sair tranquilamente da esquadra e voltar para casa, a casa onde também mora a vítima!!!!! Bem, após este episodio mais aparatoso, todos ficaram com muita esperança de que o processo desse um grande avanço. A esposa pediu uma audiência que já estava marcada para dali a muito tempo ainda, sobre os congelamentos de bens, para ser adiantada e claro, pagou bem por isto. Na audiência foram chamados os filhos mais velhos para depôr (25 e 27 anos) quando estes começaram a falar das agressões, o juíz, muito afectado, levanta a mão e diz, esta audiência é sobre os congelamentos dos bens e não sobre isto... O advogado argumentou, mostrou a ocorrência policial e teve a mesma resposta, uma mão dizendo para parar!! A senhora, uma mulher simples e do campo, levantou-se e disse também o que o juíz merecia ouvir, que toda essa campanha contra a violência doméstica era treta, pois no final das contas, era daquele jeito que eles a defendiam de um homem louco. Mas... O juiz agiu como se nada fosse e com um jeito bem blasé disse que o aquele assunto não era ali chamado naquele momento.
    Bem, tudo isto para ilustrar um pouco mais como é a nossa justiça. Eu não tenho dúvidas. É uma óptima justiça para um país como este, onde os 'graúdos'tiram proveito dessa falta de seriedade. Os poderes separados são legítimos nas democracias, mas em países como o nosso é sopa no mel... Pois depois de qualquer mal feito, todos lavam as mãos, afinal, poderes separados, não foi a minha culpa...


    Continuamos a ter muitos reis nus por aqui.

    ResponderEliminar
  74. Carla Buarque,

    muito gostaria que não tivesse razão!!!

    o herói deste país foi sempre o colectivo povo (já ilustrado nos Lusíadas!), que aguenta privações e falta de justiça.

    Portanto pagamos altos impostos e mereceríamos ter estruturas que não nos revoltassem tanto.

    ResponderEliminar
  75. Sr. Miguel Macedo,

    Obrigado pelo esclarecimento.
    Assim sendo, parece que temos dilatação do prazo, o que não deixa de ser excelente notícia.
    Agora é só questão de arranjar um bom advogado e avançar para Estrasburgo.
    De outro modo, e oxalá eu me engane, refiro-me às difíceis "negociações" com a instável Natália, ainda por cima agora tutelada pelo Politburo local, não me parece que cheguemos a bom porto.

    Cumprimentos e obrigado.
    V.

    ResponderEliminar
  76. Quanto ao recurso ao TEDH:

    Factores positivos:

    1) Possibilidade de TEDH decidir entregar Alexandra para Portugal (na minha opinião é impossível, mas esta é só minha opinião, e eu não sou pessoa mais indicada para dar conselhos jurídicos);
    2) Possibilidade de TEDH decidir cumprir promessas feitas pelo Consulado Russo, e assim pelo menos melhorar vida da Alexandra na Rússia;
    3) Possibilidade de uma indemnização financeira aos Pinheiros;
    4) Um pontapé no rabo da Justiça Portuguesa;
    5) Prevenção de acontecimento destes casos em futuro.

    Factores negativos:

    1) Não compreensão por parte da família da Zarubina do tal passo, e como consequência, recuso de comunicação com Pinheiros.

    Agradeço que toda a gente coloca aqui os seus pros e contra em relação ao TEDH. Seria mais fácil de decidir.

    Claro que decisão cabe à família do Barcelos. Mas sinceramente, se eu estivesse no lugar deles, eu fazia uma queixa. Mesmo sem acreditar no meu primeiro factor positivo.

    ResponderEliminar
  77. Queridas Angela e Carla Buarque,

    Com relação ao pseudo-regime democrático que temos, e ao estado a que chegamos, penso que nada de muito há a dizer, todos sabemos do triste estado da Nação.
    No tempo da outra senhora, existiam os chamados Tribunais Plenários, onde eram julgados os presos políticos. No decurso desses tristes julgamentos, melhor dizendo, farsas de julgamentos, juizes mandavam agredir e calar à força, presos que abriam a boca para se queixar que tinham sido vítimas de agressões e outros maus tratos na prisão por parte da polícia política. E houve até juizes que chegaram a mandar prender os advogados em pleno julgamento. Feito o 25 de Abril, nem um magistrado sequer, foi preso, saneado, ou demitido. Nem repreendido, ou admoestado, nada. E muito menos foi feito um mea-culpa e apresentado um pedido de desculpas à Nação e ao Povo, por parte dessa gente.
    O 25 de Abril foi muito bonito, mas agora está aí a factura: já o Saint-Simon, no tempo da revolução francesa, dizia que, quem os seus inimigos poupa, ás suas mãos, mais tarde morre.
    Eu sou um grande admirador da vigorosa e saudável democracia norte-americana, com fortes raízes históricas, e em geral, dos regimes que vigoram nos paises Escandinavos e do norte da Europa, esses sim, países desenvolvidos e civilizados, plenas democracias, com instituições que funcionam e governantes que trabalham para o povo.
    Não tenho grandes ilusões a respeito do regime que temos: está podre, e se não fosse o caso de estarmos integrados na CEE, com os impedimentos e constrangiemntos daí advindos, os militares há muito que tinham feito um golpe de Estado. Esse é o meu grande sonho e a minha única esperança, pois que o regime já não é passível de regeneração. Um golpe de estado, e, coloque-se lá a mandar, o Medina Carreira.
    Eu não leio muitos cronistas (destesto e desprezo Nunos Rogeiros, Judites de Sousa, Marias José Avillez, Pachecos Pereiras e Manéis Serrões) limito-me a ler as crónicas do Manuel António Pina, Mário Crespo e um punhado de outros mais.
    A propósito, leiam por favor, a crónica que o Mário Crespo escreveu em 3-8-2009 intitulado, DIFERENÇAS.
    Aí se diz, e transcrevo :

    « Assistir ao duríssimo questionamento da comissão de inquérito senatorial nos Estados Unidos para a nomeação da juíza Sónia Sottomayor para o Supremo Tribunal é ver um magnífico exercício de cidadania avançada. Não temos em Portugal nada que se lhe compare. Se os nossos parlamentares tivessem a independência dos congressistas americanos, Cavaco Silva nunca teria sido presidente, Sócrates primeiro-ministro, Dias Loureiro Conselheiro de Estado, Lopes da Mota representante de Portugal ou Alberto Costa ministro da Justiça. O impiedoso exame de comportamentos, curricula e carácter teria posto um fim às respectivas carreiras públicas antes delas poderem causar danos. »

    LINK para ler o artigo todo (leiam que vale a pena):

    http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1324169&opiniao=M%E1rio Crespo

    Cumprimentos e desculpem o desabafo.
    V

    ResponderEliminar
  78. Amigo Shostak

    A queixa a apresentar no TEDH, claro que tem que ser contra o Estado português (posto que é contra uma sentença proferida num tribunal português). Tem que ser feita pelos Pinheiro, em nome da Alexandra. Tendo por fundamento, várias violações da lei que será caso do advogado analisar. Mas é imperioso elencar e isso é essencial alguns dos direitos da criança que estão previstos na Convenção Europeia dos Direitos da Criança, e que terão sido violados, ou dito de outra maneira, não respeitados.
    A questão das promessa não cumpridas (promessas por parte das autoridades Russas através dos documentos carreados para o processo por parte do Sr. Oleg Gostev) isso é uma questão que a família Zarubim teria que dirrimir nos tribunais russos. Mas o advogado do Sr. João também pode referir isso, no recurso para Estrasburgo (para dar mais força).
    Eu já disse que acredito que se o TEDH anular a sentença do Tribunal de Guimarães, volta tudo à forma inicial e a criança terá que ser devolvida. Caso assim não seja, a sentença favorável não teria qualquer sentido.
    Penso que o TEDH não fará quaisquer recomendações à Rússia para a melhoria das condições da Alexandra na Rússia porque não é isso que o TEDH estará a apreciar.
    Caso a Natalia fosse para o TEDH queixar-se de falta de cumprimentos das promessas russas, aí sim. Mas Natália tem medo, e vai mas é beber cerveja, para esquecer.
    A família Pinheiro não tem interesse algum em compensações financeiras, apenas lhe interessa o bem-estar da Alexandra.
    Quanto ao efeito que teria de evitar casos idênticos no futuro, não tenha ilusões, a lei portuguesa não vai ser mudada (uma governante do partido socialista disse isso mesmo recentemente) o caso da Alexandra é um caso raríssimo, um num milhão, e eles não vão mudar a lei só por causa disso. Para mais que, segundo parece, os "especialistas" que costumam ser ouvidos antes da feitura deste tipo de leis (alguns andarão por Blogs) opõem-se a soluções do tipo "família de acolhimento" e "entrega a pessóa idónea e de confiança". Para eles, a lei deve ser assim: ou na família biológica, ou numa Instituição tipo Asilo ou Orfanato, ou nas ONG's deles.
    Quanto ao pontapé no rabo dos juizes portugueses, não adianta nada, para eles é refresco, se lhes cortassem o vencimento para 1/3 ou menos, ou aplicassem medidas de suspensão de pelo menos 1 ano sem qualquer vencimento, e coisas do género, aí já doía na carteira.

    Quanto aos factores negativos que referiu: para mim é muito claro que a família Zarubim, liderada pela avó Olga, nunca esteve de boa-fé nesta coisa das negociações.
    Por aí nada se perde, porque a meu ver, já tudo está perdido. Já há pessoas a dizer que a criança é Russa, não Portuguesa.
    Agora eu pergunto: se fosse ao contrário, e a criança tivesse nascido na Rússia, falasse apenas russo e viesse com a mãe portuguesa para Portugal, eles, os russos, diriam que era portuguesa, ou diriam que era russa?

    Que é que os leitores acham?

    V.

    ResponderEliminar
  79. Errata:

    onde escreví: ou na família biológica, ou numa Instituição tipo Asilo ou Orfanato, ou nas ONG's deles.
    Faltou mencionar, melhor dizendo, intercalar, a seguir a, "ou na família biológica" isto: ou numa família de adopção (tal como ela é definida na lei vigente relativa à adopção).

    V

    ResponderEliminar
  80. Por ti,
    Xaninha querida,
    que Deus te proteja !
    Estás no pensamento de todos os teus Amigos que aqui se congregam !

    Coragem, Família Pinheiro, nas decisões que decidirem por bem tomar ! Que Deus vos abençoe !

    Mto. obrigada D. Critina Mestre e a todos os n/outros Amigos que nos fazem as traduções e nos ajudam a mim e a tantas pessoas que aqui vêm a entender a realidade e a mentaidade russa e o desenrolar da situação. Que Deus vos recompense!

    Força, Srs. Adms deste Blog !
    Que sejam iluminados todos os caminhos de quem, nos bastidores, luta pelo bem desta princesa. Quem me dera ser advogada, juíza, sei lá que mais, para poder ajudar a sério!

    Um abraço a
    todos os Amigos de Xaninha!

    ResponderEliminar
  81. Não se acanhem e não tenham timidez, por favor, dêem as Vossas opiniões relativamente à questão levantada pelo shostak (prós e contras da ida para o TEDH).
    Digam qual das estratégias entendem ser a mais ajustada para defender o interesse da Alexandra, se negociações, se ida para o TEDH, dêem outras sugestões alternativas que julguem possíveis, várias cabeças pensam melhor que 2 ou três, todos os contributos são validos e bem-vindos.
    Obrigado desde já.

    ResponderEliminar
  82. Александра,
    не забыть о вас

    Alexandra,
    não nos esquecemos de ti

    Alexandra,
    not to forget about you

    ResponderEliminar