sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Presidente russo analisa legislação sobre menores por causa do caso Alexandra

O Presidente russo, Dmitri Medvedev, deu ordens ao procurador-geral e ao comissário para os Direitos da Criança para "analisarem" o emprego da legislação sobre protecção dos menores, nomeadamente quando do divórcio dos pais ou quando vivam separadamente, como no caso de Alexandra Zarubina.
Segundo o diário Komsomolskaia Pravda, o Presidente russo, Dmitri Medvedev, decidiu "esclarecer a essência e as causas dos dramas familiares que há vários anos chamam a atenção da opinião pública russa".
Entre os casos apontados por Medvedev estão os de Alexandra Zarubina, menina russa que foi retirada à família de acolhimento portuguesa pelo Tribunal de Barcelos, e de Deni Baissarov, cujo pai raptou o filho à mãe, Cristina Orbakaite, filha da mais famosa cantora russa, Alla Pugatcvhova.
Medvedev ordenou ao procurador-geral, Iúri Tchaika, e ao comissário para os Direitos da Criança junto da Presidência russa, Aleksei Goloban, para resolverem esses e outros casos até 20 de Novembro próximo.
Olga Zarubina, avó de Alexandra, esteve em Portugal entre 13 e 16 de Setembro, mas optou por não se encontrar com João e Florinda Pinheiro, família portuguesa de acolhimento que criou a criança.
"Não achei indispensável encontrar-me com eles", declarou à Lusa Olga Zarubina, após a chegada a Moscovo, recusando-se a avançar mais explicações.
A avó de Alexandra esteve no Porto e em Braga a convite do grupo "Pela Alexandra", organização que luta pelo regresso da menina russa a Portugal, para estudar no local as propostas feitas por autarcas e homens de negócios portugueses à família Zarubina.
Entre as propostas, estava a oferta de um apartamento pela autarquia portuense, de um café para Natália, mãe biológica de Alexandra, explorar e apoio económico à mudança da família Zarubina da Rússia para Portugal.
"Esta decisão do Presidente Medvedev poderá impedir definitivamente o regresso de Alexandra a Portugal", declarou à Lusa um advogado ligado à defesa dos Direitos Humanos.
"A ressonância do caso de Alexandra nos órgãos de informação e na sociedade russa obrigou Medvedev a tomar medidas, pois trata-se de um caso que afecta a imagem internacional da Rússia", frisou a fonte.
Estas são as reacções á visita da Avó a Portugal. Esperamos os próximos desenvolvimentos. E agiremos de acordo com eles...
Bem hajam

69 comentários:

  1. A minha colega bem me avisou...

    Infelizmente isto é muito, mas mesmo muito complicado...

    ResponderEliminar
  2. Nem sei o que pensar...............
    pobre menina.........

    continu-o cá para lutar.

    RAQUEL

    ResponderEliminar
  3. Ontem finalmente consegui dormir muito bem...
    Hoje infelizmente já não vou conseguir novamente, estou desapontada e desiludida...
    Há sempre outras opções, se esta tentativa de ajudar a Alexandra e toda a família Zarubin não der em nada, cá estamos para ajudar no que for preciso...
    Que complicado que está a ser ajudar esta criança, há quatro meses que a menina partiu... Só agora o Sr. Presidente russo repara nela? Ou repara no seu orgulho ferido?
    Ao menos que esta atenção resulte em algo de positivo para a menina...

    Aos administradores do blog e à Familia Pinheiro mais uma vez deixo o meu reconhecimento e uma palavra de encorajamento, porque não está fácil...

    Bem haja a todos que não foram egoistas, que sofreram e sofrem por esta menina ao invés de a esquecer, realmente seria mais fácil ignorar esta monstruosidade, mas eu não consigo!

    Continuo cá até que alguém diga que não há mais cartas para jogar!

    FORÇA para todos!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite!

    Muito bem, Liliana, eu também!

    PELA XANINHA, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE!!!

    Pombal

    ResponderEliminar
  5. Querida Xaninha!

    Um beijo muito grande para ti, meu amor!

    Fandral, continuo convosco, sempre!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  6. POis, claro...
    Está-se mesmo a ver o que vai acontecer... A Russia vai fazer de tudo mas de tudo para elas não virem...
    Passar pela vergonha de ver uma familia que anda na boca dos media, trocar aquele país por outro por causa de más condições, é que não vão permitir... E agora é um "puxa de um lado e puxa do outro" .
    É como eu digo, deviam ter aproveitado o facto da Russia não ter dado ajudas nenhumas á menina nem à familia e ir por outro caminho, o de tentar trazer apenas a Alexandra.
    Agora depois disto, a Russia não vai permitir que eles venham para cá, vai-lhes dar tudo de bandeja, o dobro das coisas que oferecemos aqui se for preciso, mas deixa-las vir é que não...e agora já nem a "falta de condições" vai haver como pretexto para se ir por outro recurso e recuperar a Alexandra. Bem vi, que mais valia ter partido logo pelo caminho mais dificil, nem sempre o mais fácil é o que corre melhor.
    Enfim.

    ResponderEliminar
  7. Xaninha querida,
    Para ti, o maior abraço do mundo.
    Era o que gostaria de te dar neste momento.

    Coragem, muita coragem nas vossas decisões, Família Pinheiro! Que Deus vos ajude.

    Nos bastidores, que os caminhos sejam iluminados e facilitados ao encontro de soluções que tragam felicidade e não dôr.

    Um abraço a todos os que aqui se congregam
    neste propósito admirável.

    ResponderEliminar
  8. Ola .

    Estou muito Grata pela partilha da informação da visita da avó da Xaninha e os seus desenvolvimentos.

    Mas fiquei baralhada... com esta ultima noticia do Presidente Russo. Porque é que pode prejudicar o regresso da Alexandra... se eles dificultarem, não será pior para a imagem deles... Será que existe mesmo a conspiração Russa que eu sempre minimizei? Estou muito confusa nos meus pensamentos... alguem me pode ajudar?

    Mesmo assim, minha querida quem te mandou para aí não é mais forte de QUEM te vai trazer de volta.
    Tu, Alexandra Zarumbina, vais voltar.

    ASSIM SEJA.

    Beijos e FORÇA A este grupo
    Paula ODV

    ResponderEliminar
  9. Cara Paula
    Eu já tive a oportunidade de escrever pessoalmente aos administradoresdo blogue (já que há certas coisas que não se podem dizer publicamente) mas aproveito para acrescentar que, não havendo propriamente uma "conspiração russa", há certas coisas que os portugueses não conseguem entender e que têm a ver com a mentalidade russa e com a "forma habitual" de as coisas lá serem feitas.
    A primeira é que, tento o caso tido repercussão internacional na comunicação social e afectando desta forma a imagem da Rússia, as autoridades não irão ficar de braços cruzados.
    Segundo, esta acção das autoridades é normalmente feita de forma discreta, com base formalmente nas leis, mas com determinados objectivos (bons para eles e maus para nós).
    Por isso, reafirmo: não há nenhuma conspiração,esta é a forma habitual de as coisas se fazerem na Rússia.
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  10. Cristina Mestre,

    Tenho a maior consideração por você e sempre que aqui comentou foi com o espírito construtivo e claro de quem quer ajudar.
    Eu não sou nem de perto nem de longe conhecedora da vossa cultura. Mas observo a reacção das pessoas através de muitos comentários que leio. Só posso dizer que para muitos povos democráticos isto é mesmo difícil de perceber, mas fico pensando como também será difícil para este povo "habituado" a esta "forma", ter que conviver dia após dia a uma realidade tão injusta. Desculpe-me Cristina, mas cultura não pode justificar tudo.

    Estou abalada sim. TSDH já.

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente no Jn já vem noticiado que a Avó recusou as propostas. Não entento a mentalidade destas pessoas!!!! Só desejo muita força para o Casal Pinheiro para superarem esta distância da sua filha de coração.

    ResponderEliminar
  12. Só um pequeno detalhe, o JN cita um responsável da Comissão para Assuntos de Menores, Kudriatsev. Este é que afirma que a avó Olga lhe disse...

    No entanto, e com disse o Fandral, iremos aguardar os próximos desenvolvimentos, pelo menos nas próximas 24h a 48h. Mas desde já vos digo que todas, repito todas as possíveis soluções serão analisadas!

    Mais uma vez,

    Obrigado

    ResponderEliminar
  13. http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1366155

    Não podemos esquecer que certas notícias são manipuladas...

    No entanto vejo a possibilidade em aberto de colocarem a Xaninha numa instituição...
    Seria sofrimento a mais para uma criança tão pequenina, duas separações em tão curto prazo, brutal mesmo!

    Seria tão fácil, bastava perguntarem à menina o que ela deseja, e cumprir a sua vontade, não esqueçamos que quando a Avó chegou ela imediatamente perguntou quando vinha para casa... (Segundo comentários na noticia russa), isto significa que na cabecinha dela a ideia de regressar continua viva, ela não desistiu, nós também não!

    Força para todos!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Ok Miguel. Vamos aguardar. Gostaria de fazer mais do que apenas esperar... Mas fico aqui a desejar que vocês tenham força e lucidez. Ninguém aqui quer fazer luto!! Contem com o nosso apoio.

    Abços

    ResponderEliminar
  15. Bom dia!
    Ir para o Tribunal Europeu será uma opção , embora se saiba que vai dar origem ao corte radical de contacto entre a Xana e a familia Pinheiro.

    Mas se for preciso estar um ano sem noticias "in loco" ..... vai-se sofrendo, sempre na esperança do recurso dar certo.

    Que "novela" esta... avanços ... recuos .... vezes sem conta!

    Só espero que tudo se resolba a Bem para a Alexandra.

    ResponderEliminar
  16. Carla Buarque
    Numa coisa tem razão: Isto é mesmo difícil de perceber para um português.
    Neste caso, não é a cultura que justifica tudo, são os longos séculos de História deste povo que criaram uma forma diferente da nossa de ver a realidade e de resolver os problemas.
    Na Rússia, o bem colectivo, o bem do Estado está acima do bem das pessoas simples, dos cidadãos. Neste caso, a Alexandra é apenas uma pequena menina que o destino enredou nas malhas do Estado e das autoridades.
    Nós devemos fazer os possíveis para lhe criar um melhor futuro possível mas há quem queira, na Rússia, fazer as coisas de forma diferente (inclusive retirando a Alexandra à família biológica, colocando-a numa instituição).
    Nada de desanimar mas penso que este caso se irá prolongar por muitos anos...
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  17. Lembram-se de um tal NICOLAI SVANIDZÉ, membro da câmara social e que trabalha junto ao presidente? Ele mesmo fez a seguinte declaração:

    Os interesses da criança devem ser postos acima do ponto de vista estatal-patriótico...

    Inclusive criticou a decisão do tribunal daqui.

    Será que ele não poderia ajudar??

    ResponderEliminar
  18. Cristina,

    Eu compreendo mas não entendo.

    Sei que trata-se de um povo oprimido desde os czares, alternando depois com ditadores implacáveis... Mas pelo o que sabemos uma coisa é o estado querer e outra é o povo concordar. Será que está ideia de colectivo é tão forte assim? Ou será só para o que lhes convém?
    Desculpe Cristina, eu não quero estar aqui a criar polémicas e sei que você também não. Estamos todos aqui pelo mesmo objectivo não é mesmo?

    De qualquer forma, obrigada por comentar.

    Abços

    ResponderEliminar
  19. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Alexandra

    Nem sei o que pensar. O que mais me custa é que o principal no meio disto tudo, seria a felicidade de uma criança e o que devia ser a prioridade não é vista nem achada.

    Só há interesses pessoais e nacionais.

    Afinal as pessoas só olham para o seu umbigo em vez de olhar à sua volta.

    O que sei é que não vou desistir nesta luta pois tem que haver justiça e pela Xaninha sempre

    Para ti minha muitos beijinhos e que DEUS esteja contigo

    ResponderEliminar
  20. penso que a familia Russa está e vai continuar a ser pressionada por forças maiores.
    Vão acabar por retirar a menina aquela familia,para uma instituição qualquer. A avó sente isso, por isso estas declarações.Está a tentar salvar a sua família.
    O Presidente da comissão Europeia, Durão Barroso, não teria algum peso neste caso tão dramático?
    O Sr. dr. Juiz,agora,também podia vir dar uma solução, já diz ter agido em consciencia,e as soluções não foram as prometidas..... Diga-nos Sr. Dr. Juiz e agora?
    Deus te proteja Xaninha.

    ResponderEliminar
  21. Isabel,

    Nem mais. O Sr. Dr. Exmo juiz deveria prestar contas sim!!!!

    ResponderEliminar
  22. Meu Deus, por favor ilumina todos os caminhos, facilita todos os processos para devolver a felicidade a esta criança!

    São frases repetidas, sim, mas sinceras, mescladas neste momento de amor e lágrimas.

    E também digo: - E agora Sr. Meretíssimo Juiz ?


    Aqui estamos, Sr. Miguel, os nossos corações e as nossas vidas em suspenso - Que Deus
    vos ajude a encontrar uma solução !

    Família Pinheiro, muita coragem, muita força !

    Um abraço do Algarve

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde a todos!

    Estamos, cncerteza, todos nós, muitos nervosos. Como a Geninha diz, as nossas vidas estão em suspenso,aguardando que tudo se resolva, pelo melhor para a Alexandra.
    No entanto, também gostaria de recordar o facto de que, há alguns dias atrás, depois de ter saído a notícia que dizia que a D. Olga viria a Portugal, terem saído várias notícias que diziam que a Senhora afirmava que não viria. Mas veio! O que nos pode provar, mais uma vez, que nem tudo o que sai na imprensa é verdade.
    Penso que, mais uma vez, a nossa serenidade deve imperar. Devemos esperar o desenvolvimento dos próximos acontecimentos e não sofrer por antecipação. É complicado, eu sei. Mas vamos tentar manter a serenidade.
    O nosso nervosismo, em nada pode ajudar. Sabemos que este processo é lento, feito de muitos avanços e muitos recuos, como já várias vezes, os administradores do blog nos disseram e como já pudémos verificar.
    Por ti, Princesa, muitos de nós não desistem!

    Teresa

    ResponderEliminar
  24. Bárbara,

    Desculpe, mas gostaria de lhe fazer duas perguntas, com todo o respeito.
    A primeira é:
    - Porque é que só comenta no blog quando há más notícias?
    A segunda é:
    - Se na sua cabeça está tudo tão claro, explique-nos, por favor, porque é que quando isto aconteceu com a Alexandra, não se levantou do seu sofá, e tomou a decisão de resolver tudo isto, com facilidade e com a clareza das suas ideias?

    Assumo desde já: não gosto da forma como comenta, acho deselegantes os seus comentários, acho que demonstra uma enorme falta de respeito por quem está a por a vida desta criança, acima da sua própria família (o caso dos Administradores do Blog) e, para terminar, não tem a ver com o facto das suas ideias serem diferentes pois isso, várias pessoas aqui as têm. Tem a ver, com a delelegância dos seus comentários!
    Aliás, nõ deixa de ser curiosa a sua postura nos comentários que faz. Coloca-se sempre numa situação de estar fora do assunto, a vê-lo de cima para baixo, mas vai alfinetando!
    Sei que se "está nas tintas" para se gosto ou não deles. É um direito que lhe assiste, com toda a certeza! A mim, assiste-me o direito de me sentir incomodada com a sua postura!

    ResponderEliminar
  25. Segundo os jornais, o presidente Russo pediu clarificações sobre a lei de protecção de menores devido à repercussão deste e de outro caso. Vocês repararam no mesmo que eu? Lá, na Rússia, onde há um estado não muito sensível às causas sociais, o presidente pede explicações (ok, pode ser só pela imagem, ou não) E aqui???? O que o nosso presidente fez???? Com toda a repercussão que houve, outros casos sendo relembrados no rastro do caso Alexandra... E depois??? Quem se pronunciou??? Alguém pediu prestações de contas?? Alguém apontou este assunto como de máxima urgência a ser revisto?


    É uma vergonha.

    ResponderEliminar
  26. Boa Tarde Amigos

    Obrigada Miguel pelo se comentário das 12.50.

    Amigos, perante as notícias é obvio que fiquei triste, desolada mas expectante. Como comenta a Teresa e bem, não podemos sofrer por antecipação, mas é muito dificil mesmo.

    È tão dificil para uma pessoa que quer ajudar, que quer a felicidade de outra ou outras, estar nesta espera, como que à espera que uma luz verde se acendesse.

    A felicidade para mim desta criança é uma prioridade. Assumo estas palavras.

    Partilharei as decisões da familia Pinheiro e dos Amministradores do Blog, pois respeito-os.

    Eles conhecem esta realidade melhor que ninguém, e só eles sabem de entre as hipoteses para devolver a felicidade à nossa querida menina, optar, se assim poderei chamar, por aquela que lhe devolver essa felicidade e lhe causar o menor sofrimento (entendam por favor, dentro do possível, para além daquele que ela já sofreu e está a sofrer).

    Para mim e para muitos a felicidade da Xaninha seria cá em Portugal, na sua terra natal junto de quem ela mais ama, junto daqueles que nunca a esquecem e onde se sente feliz.

    È por isto que acredito e continuo convosco.

    Xaninha estás no meu coração sempre!

    Por ti, sempre!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde a todos

    Só aqui venho para vos agradecer a confiança e a força.
    Estes avanços e recuos não são fáceis de digerir, mas continuaremos cá até ao fim!

    Pela nossa menina estraremos sempre unidos!

    Bem hajam

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde

    Isabel (13,53) em relação ao Sr. Durão Barroso digo-lhe que recebi na Quinta feira um Email da Comissão Europeia em resposta a um Email que enviei em Maio ao Sr. Durão Barroso em que me diziam que nada podiam fazer.

    ResponderEliminar
  29. Isabela,

    Sem dúvida. Mas me preocupa imenso a possibilidade de retirarem a Alexandra para uma instituição...

    Mas continuo por cá ainda acreditando que haverá dias melhores.


    Solange,

    É incrível, ninguém pode fazer nada. Nunca ninguém pode. Já estou mesmo irritada com isso.

    Abços

    ResponderEliminar
  30. Acresce que as relações entre Putin e Durão Barroso são péssimas, o que em nada ajuda.

    Em relação a tudo isto a que se vem assistindo, eu só queria referir o seguinte.

    Colocando de lado as questões da legislação existente e da actuação do juiz Gouveia Barros, vejam o seguinte caso: duas jornalistas de nacionalidade norte-americana foram presas na Coreia do Norte e levadas a julgamento por terem entrado ilegalmente no país e por estarem a desenvolver actividade de espionagem. O tribunal norte-coreano condenou ambas a 8 anos de trabalhos forçados.
    O ex-presidente Bill Clinton deslocou-se a Pyongyang, encontrou-se com o presidente norte-coreano, ambas foram libertadas e regressaram a casa com Bill Clinton.
    Se havia ou não legislação que permitisse a libertação, não sei. Poderia ser que houvesse (legislação tipo perdão presidencial) mas também pode ocorrer que não houvesse. O certo é que elas foram libertadas e voltaram para casa.

    Aqui em Portugal, a que se assiste:

    "O Sr. Presidente da República esteve em Aveiro, e falou sobre ovos moles".

    Tenham todos o bom fim de semana, possível.

    ResponderEliminar
  31. Com relação ao meu comentário anterior, a libertação foi ao abrigo de um "perdão especial".

    O facto de a expressão "perdão especial" se encontrar entre aspas, significa que foi criado had-hoc (para o caso), um "mecanismo", para proceder à libertação das jornalistas. Ou seja, não existindo legislação (perdão presidencial) que permitisse ao presidente norte-coreano intervir, ela foi inventada.
    Resumindo: o Poder norte-coreano mandou às malvas a legislação coreana existente e a decisão do Tribunal. Tão simples como isso.

    Existisse aqui um mínimo de interesse pelo caso Alexandra, por parte dos órgãos de Soberania e de Poder (Presidente da República e Governo), e estou convencido que bastaria uma iniciativa junto dos órgãos de poder Russos para que o caso se resolvesse a bem da Alexandra (retorno para Portugal).

    Bastava para tanto, pedir.

    Porém, o orgulho e a casmurrice, são defeitos que reinam por estas bandas.

    Enfim ...

    ResponderEliminar
  32. Vox!

    Só você mesmo para me tirar uma gargalhada em um momento como este! A tua ironia foi perfeita e certeira... Mas se pararmos para pensar... é caso para chorar.

    Pois, quando há boa vontade, muita coisa pode-se fazer. Muita gente aqui mandou emails para a presidência da república. Fogo, se o presidente não pode mostrar preocupação com esses desfechos, quem mais poderá??

    Mas vamos lá saber dos ovos moles.

    ResponderEliminar
  33. E por que razão ir-se oferecer casa e emprego a uma família que não quer vir para Portugal? Acaso não existem outras famílias que já estão no país a precisar de um emprego num café? Em lista de espera para habitação social? A necessitar de apoio na educação? O que tem esta família de extraordinário para ultrapassar em benefícios todos aqueles que trabalham no duro? Não vejo o que tem, para alem de a luta pela custódia de uma criança. E não consigo ver justiça em trazer essa criança para Portugal, sustentar toda a sua família e retirar lugares no ensino a outras que já cá estavam.
    Mais outros que vêm viver à nossa custa. Segundo a notícia foi-lhe prometido um apartamento, rendimento social mínimo, apoio social, faculdade para a neta mais velha, emprego, enfim Paulo Portas tem razão.
    Já disse em muitos comentários que este Portugal virou um Albergue de Mendicidade para estrangeiros. Temos nacionais que segundo as estatísticas, são dois milhões de pobres, não têm direito a nada nem sequer ao rendimento mínimo. Há muitos milhares de portugueses genuínos que não recebem um tostão. Não se vê noutros países a darem todas estas regalias a estrangeiros só por que caíu em graça a história da criancinha ou da carochinha. Só este Albergue de Mendicidade é que está sempre de mãos abertas para os estrangeiros que imigram para cá e nada sabem fazer, vivendo do rendimento mínimo, casa de borla, saúde de borla, escola de borla, etc.. O problema é que estão a oferecer coisas que o contribuinte paga. Com que direito? Já perguntaram ao contribuinte se autorizava esta ajuda?
    Parem com esta palhaçada. Querem ajudar não faltam crianças em Portugal a necessitar de ajuda. Os fenómenos televisivos tornam-nos ridículos.

    ResponderEliminar
  34. Aconteça o milagre.

    A Xaninha voltar para Portugal parece algo tão dificil de concretizar ou mesmo impossivel que nesta altura apenas aguardo um milagre.

    Mais vale querer que poder e o nosso querer é tão forte que esta acima do poder... o Sr Durão Barrosos explicou-se mal ele não quer fazer nada porque poder podia sempre pelo menos tentar...

    E os nossos governantes... estão mais interessados é nas eleições.

    Se o Rui Rio concorresse hoje para primeiro ministro tinha o meu voto agora estes... vai ser como o último boletum BRANCO

    Deus te proteja Xaninha!!!

    ResponderEliminar
  35. Sr. Álvaro...

    E você? o que de bom fez por alguém ultimamente? Alguem que você não conheça, simplesmente por ser altruísta? e você?????

    ResponderEliminar
  36. Qualquer semelhança não é mera coincidência...

    Olá Sr. Álvaro,

    Nunca perguntaram para os contribuintes se concordavam com o salário do treinador da selecção nacional, perguntaram para si? Olhe que para mim não.

    ResponderEliminar
  37. Álvaro

    Eu sei que nem toda a gente tem capacidade de fazer o bem. Há pessoas que só conseguem olhar para o seu próprio umbigo. Deixe-me dar-lhe um conselho, tente fazer o bem por alguém, acredite que se sentirá mais realizado....

    ResponderEliminar
  38. Teresa mas o que é que eu disse agora de tão horrivel?
    Uma verdade??? Eu sei que custam... mas o que eu disse é a mais pura verdade.
    Quanto às suas perguntas:
    - Eu não tenho de dar satisfações de como e quando comento.
    - Essa é uma pergunta muito conveniente que vocês gostam de fazer a quem aqui não concorda com alguma coisa, mas é uma pergunta que eu também posso fazer a si, o que faz a Teresa? Comenta aqui como eu. O que não muda nada à situação.
    Aqui quem faz alguma coisa são as pessoas deste movimento e esses se quiserem estão no direito de me fazerem essa pergunta, mas se fizerem a mim, têm de fazer a todas as pessoas que a unica coisa que fazem é vir cá comentar diariamente, pois fazemos todos exactamente a mesma coisa pela a Alexandra: NADA. O facto de eu vir aqui discordar com X coisa, não muda nada. O facto da Teresa vir aqui todos os dias dizer "Olá Xaninha estamos à tua espera, força" também não muda nada. Então, ponha-se no seu lugar.
    Incomodo-a? Paciência.

    Não desrespeitei ninguém, simplesmente já não concordo que se continue a insistir neste caminho que não vai dar a lado nenhum, tentar, sim, mas continuar a insistir pode ter efeitos negativos e estou certa de que até os Admin deste movimento sabem bem disso.

    Parabenizo as pessoas que criaram este movimento e sei que fazem pela menina, mas isso não quer dizer que eu seja obrigada a concordar com tudo o que fazem. Uma coisa é respeitar, outra é concordar. Eu respeito todo o trabalho, mas já não concordo na insistência por este caminho...
    E é somente isso que tento passar nos comentários que faço.

    Eu sei que por vocês barravam aqui a entrada a todas as pessoas que não concordam com tudo o que aqui se faz... Mas é mesmo assim, em tudo há opiniões diferentes e uma coisa chamada LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

    Eu por cá vou continuar... Quem se sentir incomodado tem bom remédio, assim que vir um comentário em meu nome passa à frente!
    ;)

    ResponderEliminar
  39. Xaninha, o que te aconteceu é demasiado injusto! Vamos acreditar que ainda vais ser feliz!

    Nunca te esqueceremos.
    Por ti, sempre!

    Amigos, contem connocco para o que der e vier!

    Nunca vamos desistir da Xaninha!

    Pombal

    ResponderEliminar
  40. Quando perguntei sobre o Dr. Durão Barroso poder fazer algo, é no sentido meramente politico. Com uma petição a nivel de vários cidadãos e paises, assim como esse pedido ao Sr. presidente Russo. O mundo sempre funcionou por influências políticas e até de troca de favores. A Russia não será um bichinho de sete cabeças. também têem coração...
    Não podemos desistir. O mundo evolui e muda quando é preciso... Porque as pessoas fazem a mudança. Quem sabe a Xaninha não vai contribuir para mudar algumas leis.

    Eu acredito que a familia Russa quer vir para Portugal, e que a vão deixar vir...
    Aguardo a noticia, de que eles aterraram em Portugal....

    ResponderEliminar
  41. Espero - e creio comentar em nome de milhões de portugueses - que ela mantenha a sua palavra e nao venha mesmo. E que ja ca temos muita gente para ajudar, e ela deveria querer mais do que um estabelecimento comercial e apartamento. Fica pela Russia Olga Zarubina, la no teu barraco de madeira, e muito obrigado pela decisao.

    Mas sera que esta historia acaba aqui?

    ResponderEliminar
  42. Há uma coisa que agora não estou mesmo a entender. Não era suposto não se " entrar em diálogo aceso "?

    Ou isso só vale para alguns??

    Outro ponto mais importante. Os comentários na opinião pública portuguesa estão cada vez mais desfavoráveis à vinda da família. Por favor quem puder comente a favor:

    http://jn.sapo.pt/paginainicial/Sociedade/interior.aspx?content_id=1366155

    Daqui a nada até o Rui Rio vai ter que tirar as propostas da mesa. Por favor comentem nos jornais.

    ResponderEliminar
  43. MENSAGEM DE ALERTA PARA QUEM DE DIREITO:

    Não tendo possibilidade de avisar alguém com poder de decisão sobre a vida da menina Esmeralda e tendo conhecimento deste blogue onde verdadeiramente se desfiam as preocupações genuínas com esta menina, solicito a vossa atenção para algo que configura uma realidade muito triste nada parecida com a que ela viveu até aos 7 anos.

    Sei que este não é o género de comentário que a vossa Direcção aprecie mas estou verdadeiramente indignado e incapaz de silenciar algo que carregará de certeza consequências para esta criança.

    Esta menina que vocês muito carinhosamente tratam por Princesa é mais uma gata borralheira. Não posso aceitar o que os meus olhos têm vindo a observar de algum tempo para cá.

    Peço-vos, se verdadeiramente pensam nesta menina, publiquem o meu comentário que espero seja esclarecedor e comprovativo de muita coisa que se fala à boca pequena e prova que onde há fumo há fogo, ou antes, muita miséria.

    Na passada quinta vi a família Nunes sair toda muito bem arranjada. Segundo uns vizinhos falaram iam para o Tribunal. Arranjados bem demais em oposição à trsite figura como apresentam a criança todos os dias.

    E a menina que sai para a escolinha tão mal arranjada? Ainda ontem a vi sair com umas calças de ganga enormes com uma dobra na bainha quase até aos joelhos. E a menina anda com sapatos que têm um número maior que o que ela calça.

    Esta menina que víamos sempre tão arranjadinha nas revistas e nos jornais anda numa pobreza, mas de desmazelo, que até dói. Presumo que tenha crescido e não tenha havido dinheiro para lhe comprar roupas. Ela anda a vestir roupas usadas que nâo têm tamanho apropriado para ela.

    Dona Aidida, Senhor Luís, Dona Adelina, Senhora Doutora Juíza, Doutora Ana Vasconcelos, Senhora Professora, Amigos e Conhecidos,

    Aquela família deve estar a passar por grandes dificuldades financeiras. Só assim posso entender a figura em que apresentam a criança. Será que nãopensam que os vizinhos todos conhecem aquela vida de cor e salteado. Sempre foi assim, uma grande miséria.

    Entendam este comentário não como um ensaio de maldicência mas um apelo a quem de direito que entenda duma vez por todas que esta situação não pode continuar assim. Esta menina se ainda não está a sofrer vai sofrer muito.

    Já pensaram como ela se sentirá na escola ao pé das outras colegas?

    Não digo mais. Digo apenas o mais escandaloso. Mas cuidado, que moro perto e conheço muita gente e sei muito mais.

    ResponderEliminar
  44. Deve ser conversa de mais um ressaibiado. A Esmeralda está com o pai e muito bem. Muito lutou por ela.
    Se são pobres e têm carências económicas, infelizmente é mal de muita gente.
    O Sr. Moon já tentou ajudá-los? Pela sua conversa, creio que não.
    Se dissesse que a Esmeralda era maltratada, negligenciada, etc. ainda podia ter alguma relevância aquilo que diz, mas dizer que são pobres é alguma novidade? Se há 2.000.000 de pobres neste país.

    Além disso .... essa conversa cheira muito a esturro, para não dizer outra coisa.

    ResponderEliminar
  45. isto está inacreditavel, nem tenho palavras ao ponto que isto chegou, a avó vir pra cá passear, nem se encontrar com os que lhe criaram a neta e ir para lá falar mal das propostas. está a gozar com a vossa cara e vocês a ver.
    mas ao menos acho que assim estão cada vez mais perto de perceber que a unica solução é ajudar a menina lá. a hora há-de chegar e vocês hão-de perceber que não ~há outra saída.

    ResponderEliminar
  46. Boa noite Sofia Fevereiro

    Esta coisa da Internet é uma armadilha e aquilo que pode parecer "muita gente" pode na realidade ser apenas uma só pessoa que se regista com muitos nomes diferentes e publica muitos posts. No final dá a impressão que é muita gente, mas pode ser só uma ou duas ou três.

    Veja que este mesmo Alvaro que arribou aqui, tem um comentário no Jornal de Notícias sob o nome de JAMCINTOTARIO.

    O post das 22:25 é cópia exacta do post que ele colocou no Jornal de Notícias às 09:28.

    E não se sabe se é a mesma criatura que comentava no Blog do Milhazes sob o nome de Francisco.

    Quanto ao essencial da prosa do Sr. Álvaro: Desde quando o Governo consulta os contribuintes sobre a forma de gastar o dinheiro público?

    Quanto ao resto:

    1) - Foi bem colocada a sua "interpelação à mesa".

    2) - Elena Lebedev, cidadã russa mas de origem polaca, politóloga e defensora dos Direitos Humanos (trabalhou 8 anos com o anterior provedor de Justiça Russo) acertou a 100 % no vaticínio que fez sobre o desenvolvimento do caso (nomeadamente quanto à mentalidade dos camponeses russos Zarubim e ao comportamento das autoridades russas) e os resultados estão à vista. Logo que ela soube da opção pela estratégia de negociações e consequente desistência de lutar em Estrasburgo, fechou o Agrupamento que dirigia, como única forma possível de protesto perante uma estratégia que ela considerou pecaminosa, e que deitaria tudo a perder. O prazo para ir para Estrasburgo está a expirar, se é que já não expirou.

    A finalizar, e se me é permitido uma sugestão: caso ainda haja ensejo para isso, poupe-se mas é o mais possível do dinheiro angariado, para com ele contratar um bom advogado que defenda bem a Alexandra perante o Tribunal Europeu.

    ResponderEliminar
  47. mm80,

    Inacreditável é os argumentos que vocês arranjam para conseguirem o que sempre quiseram, que a miúda fiquei lá e que se comece a ajudar lá! E já agora o mais rapidamente possível, não é?

    Nunca hei-de compreender como há pessoas assim dispostas a sacrificar uma criança em nome de patriotismo, dinheiro etc.

    ResponderEliminar
  48. Há alguns dias que não vinha aqui. Fiquei surprendida com a visita da avó. Não achei bem ela não ir ver a casa e não conhecer a família, mas,..., está de pé atrás. Quase de certeza que ela gostou, só que temo que seja manipulada lá e lhes deêm agora mais apoios para lhes tornar a situação mais confortável.
    Não desistam de lutar, as coisas começam a complicar-se. Seria o pior para a Alexandra, ser colocada numa instituição. Por favor, ajam com muita prudência. Não há maneira de se chegar ao Sr. Nicolai Svanidzé? Como membro próximo do presidente russo, talvez fosse possível levar isto a bom porto.

    Muita força para os adm. do blog e família Pinheiro.

    ResponderEliminar
  49. Sofia, só poderei contactar consigo na próxima segunda-feira, amanhã vou estar ausente por causa de compromissos familiares.

    Quanto a mm80 não será possível os fundadores do Blog detectarem o IP ?
    Sei que existem algum tipos de Blogs que têm esse meio de detecção. Seria curioso saber qual a origem da mensagem.
    Talvez mm80 esteja confortavelmente instalado(a) num gabinete da Lubianka, ou da Embaixada Russa, quem sabe? ;-)
    Enfim, como diz a Cristina Mestre, mentalidade russa, coisa difícil de perceber. Ou nem tanto. "Mal de Russie", demência, tem a ver, entre outras coisas, com a imensidão e a planura do país, factor agravado pelo clima nórdico, de inverno rigoroso e consequente falta de luz solar, o que contribui para esquisitos estados de alma, depressões e angústias existenciais, e também tem a ver e muito, com os incontáveis anos de repressão e de falta de liberdade.

    Curiosa a afirmação da velhinha Olga de que se sentiu mal no país, por Portugal ter montanhas muito altas. Isso está escrito na mais recente notícia, aqui já falada, e também colocada, em russo, no Blog Russo de Apoio. Façam a tradução. Que se saiba, Barcelos não fica em nenhum monte, quanto mais numa montanha. E o Porto, fica ao nível do mar.

    Até segunda-feira.

    ResponderEliminar
  50. Tomei a liberdade de colocar aqui um texto da internet de alguem que esteve em a Alexandra e que presenciou a vivência dela. Ao contrário de muita gente que se põe aqui a dar palpites.
    Deixem~se de palhaçadas e deixem a Alexandra com a família dela.
    .......

    as coisas que conta um português que anda pela Rússia
    « post anterior | home
    Sexta-feira, 4 de Setembro de 2009
    OUTRA VEZ EM PRETCHISTOE
    Há alguns dias atrás desloquei-me novamente a Pretchistoe, a aldeia onde vive a Alexandra, que veio em Maio para a Rússia, depois de a mãe, Natália Zarubina, ter tido a sentença favorável do tribunal. A minha impressão sobre a Alexandra é que está agora muito mais à vontade, arranjou amigas e exprime-se razoavelmente em russo. Comparando com as fotografias que eu tinha tirado há três meses, nas tiradas agora não é difícil de apanhar a Alexandra a sorrir. Ajuda certamente a relação com a Nastia, que parece estar sempre a “puxar” pela Alexandra, e o convívio com outras crianças no infantário.

    A situação geral da família é apresenta “fragilidades”. Nas aldeias russas abunda o álcool e a casa dos Zarubin não é excepção. No entanto, quando la estive, todos estavam perfeitamente normais. A pessoa que segura o leme da família é a avó Olga, que, não obstante esteja oficialmente reformada, continua a fazer a contabilidade num asilo, e dá de comer a toda a família. A irmã mais velha, a Valéria, mudou muito, pelo menos externamente, penteado, maneira de vestir. Dezasseis anos, é normal... O primo, Alexandre, de dez anos, que antes parecia o candidato a parceiro de brincadeiras da Alexandra, apareceu pouco. Talvez por o “espaço” estar ocupado pela Nastia...

    ResponderEliminar
  51. pois pois, as coisas que um funcionário a soldo do FSB inventa (as cassetes "deixem-se de palhaçadas" e "deixem-se de se armar em ladrões de crianças", já são familiares).

    As aspas inclinadas denunciam a proveniência da mensagem: um teclado de português usado em Portugal, não tem esse tipo de aspas inclinadas :)

    E que andaria um português (a não ser um comunista ou um filo-comunista) a fazer pela Rússia? :)

    Curiosa, no mínimo, a afirmação de que nas aldeias russas abunda o alcóol, mas que de momento estava tudo normal :)

    Continue, continue, estamo-nos a divertir imenso com as suas mensagens :)

    ResponderEliminar
  52. Boa noite!

    Como seria de esperar, as intervenções a este post íam atingir este tipo de intervenções! É o costume! Afinal, não é novidade!
    Quanto à Bárbara, não tenho absolutamente mais nada para lhe dizer! Nem vou entrar em diálogo consigo. Afinal, é só mais alguém que mudou de nome!
    Falando em mudar de nome, o Vox chegou onde já muitos tinham chegado: aliás, quem quizer dar-se a esse trabalho, é fácil de verificar que o Sr. Álvaro, por exempço, já teve várias identidades. Esquece-se, que por mais que queira, com tatos escritos, é difícil mudar o estílo!!!
    E esta é para si, Sr. Álvaro: para a próxima, seja mais original! O que acabou de postar, o Senhor acabou de ler no chat, vindo do link que lá coloquei! A cusquice, é uma coisa muito feia!
    De resto, para não ter de lhe dizer mais, faço minhas as palavras do Vox, quer para si, quer para mm80! Mais uma vez, não deixa de ser curiosa a altura em que estes comentários aparecem!
    E, mais uma vez, tal como alguém já lhe disse: tenha vergonha! Até o JN apaga comentários seus! Porque será???

    ResponderEliminar
  53. Sofia,

    Subscrevo em absoluto o seu comentário das 00h46m.

    ResponderEliminar
  54. Boa noite,
    Apenas para dizer que estava no chat na altura em que a Teresa enviou o link que o Sr Alvaro postou aqui.
    Sr. Alvaro o seu comportamento aqui está a ser vergonhoso!
    Subscrevo totalmente o comentário da Teresa!
    Ana_Palmela

    ResponderEliminar
  55. Realmente Sr. Álvaro ter uma opinião diferente é uma coisa aquilo que o sr. faz é outra. Já pensou que estamos a falar da felicidade de uma criança? Há muitas a precisar ok. mas há que começar por algum lado não? Acho inacreditável quem usa este tipo de argumentos. Só pode vir de quem nunca fez nada por ninguém e de quem nunca precisou de ajuda.

    Centrando-me no que é REALMENTE importante espero que tudo isto tenha um final feliz. Anseio por boas notícias e mais uma vez não desanimem! Seria bom que isto se resolvesse rapidamente a bem da criança...

    Confiança!

    ResponderEliminar
  56. Sr. Álvaro, é o seguinte... se está tão convicto de tudo e se não gosta do que se faz aqui...mude de canal. É o que eu faço quando não gosto de algo que dá na televisão, simplesmente mudo. Agora vir escamotear a verdade dos factos com aquilo que lê da net isso só demonstra algumas coisas as quais não lhe dão nenhum abono meu amigo. Você tem opinião formada sobre todos os casos onde existe sofrimento de crianças mas fiz-lhe uma pergunta alguns comentários atrás... você já ajudou alguem? já faz algo? é que esconder-se atrás da net é fácil e mandar uns bitaites para o ar é igualmente facil... fazer meu amigo... é dificil... incomoda a nossa posição no sofá de casa, obriga a pensar, a trabalhar em prol dos outros sem recompensa e isso... custa... que não concorde eu aceito, que mande bitaites... pense primeiro antes de escrever, a net é anónima, mas felizmente se quiser-mos sabemos retirar o anonimato de quem aqui escreve.
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  57. SR ÁLVARO VOCE É UMA TRITESA! nem merece mais comentarios.

    ResponderEliminar
  58. Bom dia,

    Acredito que a avó Olga está a analisar as propostas e vai decidir enviar as meninas, é uma pessoa sensata! Pouco sensatos são os que veem com a convesinha de sempre, temos muitos pobres por cá...etc., etc, etc., meus senhores essa realidade foi criada pelos vários Governos de gente incompetente e deveriam ser eles e as suas Instituições os primeiros a tentar pôe fim a essa miséria. Aqui são um grupo de pessoas solidárias que com o seu contributo, quer financeiro quer de disponibilidade de tempo, tentam fazer o melhor que sabem e podem por esta menina (e família) É verdade o Bem incomóda muita gente que nunca se deu ao trabalho de estender a mão a quem quer que seja mas só sabe reclamar!

    ResponderEliminar
  59. Olá a todos!

    Deixei-vos na 5ª feira com um comentário cheio d esperança e sobretudo, de muita felicidade. Estou 2 dias sem poder vir ao blogue e quando cá chego, deparo-me com estas notícias...

    O comentário da Cristina Mestre deixou-me verdadeiramente preocupada: "Nós devemos fazer os possíveis para lhe criar um melhor futuro possível mas há quem queira, na Rússia, fazer as coisas de forma diferente (inclusive retirando a Alexandra à família biológica, colocando-a numa instituição).
    Nada de desanimar mas penso que este caso se irá prolongar por muitos anos..."

    Contudo, estou "agarrada" aos comentários do Fandral e do Miguel: "...iremos aguardar os próximos desenvolvimentos, pelo menos nas próximas 24h a 48h. Mas desde já vos digo que todas, repito todas as possíveis soluções serão analisadas!"

    Ao comentário da Isabela: "Estes avanços e recuos não são fáceis de digerir, mas continuaremos cá até ao fim!"

    Aguardamos notícias, tentando manter a calma e a serenidade e tal como a Isabela diz - "Pela nossa menina estaremos sempre unidos!"

    Ah isso é que é uma grande verdade!

    Pela Xaninha, Hoje e SEMPRE!!!

    Continuação de bom trabalho e muita força
    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  60. Ao Vox:

    Aquele seu comentário sobre o Presidente da Républica e os ovos moles foi genial!

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  61. Aos Administradores:

    Vejo que falaram com a Xaninha no passado dia 17 (após o regresso da avó). O que nos podem dizer sobre isso?

    Ela estava feliz com as ofertas que lhe enviaram? Faço ideia....

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  62. Boa tarde,

    Como estamos todos em compasso de espera, resolvi colar novamente um artigo que saiu em maio. São declarações de um político russo. Mostra, que há pessoas que podem pensar diferente, sei lá.

    Nikolai Svanidzé, um dos mais conhecidos membros da Câmara Social junto do Presidente da Rússia, considera que, no "caso Alexandra", os interesses da criança devem ser postos acima do "ponto de vista estatal-patriótico".

    "'Vencemos Portugal, a criança irá ser educada no nosso país'. Considero que aqui não se deve pensar em que país deverá ser educada a menina, mas pensar nela. E se lá os pais eram normais e aqui as condições forem realmente horríveis e a mãe for alcoólica... Se esta for tão desequilibrada e tão terrível no tratamento com a criança ao ponto de ser necessário privá-la dos direitos maternais, então isso deve ser feito e a menina deve ser entregue aos pais portugueses", considera Svanidzé, em declarações à rádio Eco de Moscovo e à Agência Lusa.

    Este conhecido jornalista e historiador russo critica a posição daqueles que defendem que Alexandra deve viver na Rússia, mesmo que em condições difíceis.

    "Não conheço os detalhes do processo, não sei com que idade ela (Alexandra) se viu em Portugal. Aqui, dentro de algum tempo, ela esquecerá o português e começará a falar russo. Isto é, se se puder chamar russo à língua com que a mãe irá falar com ela, a menina irá falar russo. Neste caso, a língua é secundária... O importante consiste no modo de vida que ela terá e o que lhe vai ser dito em russo", acrescenta.

    Nikolai Svanidzé afirma que a Câmara Social, órgão consultivo junto de Dmitri Medvedev para Direitos Humanos e Questões Sociais, irá acompanhar o caso, mas não exclui a possibilidade de isso ser insuficiente.

    "Pensa que as pessoas, toda a nossa respeitada Câmara Social, da qual sou membro, irão constantemente à terra onde vive a criança para verificar em que condições ela vive?.. Foram desvendados muitos crimes que tiveram grande ressonância no nosso país e que estiveram sobre o controlo dos mais altos dirigentes do Estado?", interroga Svanidzé.

    "O mesmo se passa neste caso. Se a mãe for tão terrível como se escreve, o destino da criança também será terrível", frisou.

    "Penso que temos forças e braços compridos, incluindo da Câmara Social, para acompanhar este caso. Mas se não se conseguir privar a mãe dos direitos maternais e ela continuar a humilhar a criança... pobre criança", acrescentou.

    Nikolai Svanidzé reconhece que o problema da adopção na Rússia é um "problema terrível".

    "Todos nós falamos dos americanos que maltratam as nossas crianças por eles adoptadas. Se se comparar a percentagem de maus tratos em relação às nossas crianças nas famílias americanas e a percentagem de maus tratos e de mortes de crianças nas nossas famílias biológicas, para já não falar das famílias de acolhimento, a percentagem, falando suavemente, não nos é favorável", sublinhou.

    "Trata-se de um problema ético, moral. A situação das crianças é pesadíssima, temos um baixo nível de responsabilidade paternal. Semelhantes situações são analisadas, no nosso país, do ponto de vista estatal-patriótico", lamentou.

    A menina Alexandra, de seis anos e filha de uma imigrante russa, estava à guarda de uma família de Barcelos, em Portugal, há quatro anos, mas uma decisão do Tribunal da Relação de Guimarães, confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça, determinou que fosse devolvida à família biológica, apesar dos problemas de alcoolismo que os técnicos referenciaram na mãe. O pai, um imigrante ucraniano, vive em Espanha.

    A criança, que fala apenas português, passou a viver recentemente com a mãe e a avó numa cidade russa, a 350 quilómetros de Moscovo.



    Será que o blogue russo não conseguiria entrar em contacto com este senhor?

    Abços

    ResponderEliminar
  63. Os telefonemas para a menina, parecem cada vez mais espaçados no tempo...

    ResponderEliminar
  64. Boa tarde a todos.

    Por muito que custe ler, neste momento penso que as coisas não estão nas mãos dos respectivos governos de Portugal ou da Rússia. Está meramente na decisão da família da Alexandra, pois basta um sim ou um não para ficarem as coisas resolvidas de vez.

    No entanto, com esta decisão do governo russo em dar celeridade aos casos que referiu a coisa vai tender a complicar-se se não saem depressa da rússia.

    Os politicos por aqui não intervira por ~2 ou 3 razões:

    - Não querem estragar "as relações comerciais" com a rússia, dito por outras palavras, borram-se de medo das possiveis retaliações deste país.

    - Estão há muitos meses preocupados com a preparação das eleições que temos à porta e isto não lhes traria votos (como eles se enganam).

    - Para todos os efeitos,legais claro, a Alexandra é Russa, portanto porquê perder tempo com alguém que nem sequer é português...

    - Assumir uma posição neste caso, mais concretamente da volta da Alexandra através da via diplomática, era assumir a cagada do juíz que deu a sentença.

    Vamos ter que ter uma coisa em mente: seja qual for o resultado deste pingue-pongue, não podemos baixar os braços após as eleições e lembrar os partidos do nosso país sobre as suas promessas de rever os estatutos legais de protecção às crianças.

    Vox, eu que aprecio muito os seus comentários, deixe-me responder-lhe uma coisa, completamente fora de ironismos ou fora de concordar com o que escreveu:

    É claro que Sua Excelência o Presidente em Aveiro tinha de falar sobre ovos moles, que afinal è o que se faz por este Portugalzinho todo! Pisam-se ovos!

    É por isso que nós somos o que somos e a Rússia é a potência que é! Eles não brincasm em serviço, enquanto os nossos políticos parece que ainda nem sequer sairam do jardim de infância.

    Eles estão a borrifar-se se o nosso aparelho judicial (agora falo e apenas em termos de crianças) é uma trampa se não forem atingidos pelo mesmo. Não lhes dói na pele.

    Vejam quantos casos têm acontecido últimamente e não se vê intervenção nenhuma do aparelho político. Até dá dó! Os intocáveis dos magistrados continuam a reger a vida destas crianças sem terem a mínima formação para isso, só lhes interessa o que vem escrito nos papéis e mesmo assim interpretam para o lado que lhes convém mais, porque todos sabem que um bom advogado ou masgistrado, sabe reverter a lei para o lado que lhe interessa.

    Relativamente à Alexandra espero que em breve regresse a casa, conforme deseja. Espero que a D. Olga compreenda o que se está a fazer aqui pela família e que também compreenda a alhada em que podem estar metidos se deixarem as coisas avançarem no tempo.

    Não costumo ser lamechas, mas em meu nome, eu que não tenho feito nada nem contribuído com esforços nesta grande luta que estão a travar para trazer a Alexandra de volta, quero agradecer ao Miguel Macedo e demais colaboradores, à Família Pinheiro, a grande persistência, o não baixar os braços, o sacrifício que têm feito, pondo a sua vida particular e os seus problemas em segundo plano, para tentar atingir a meta a que se propõem conseguir.

    Quanto a alguns comentadores que aqui vêm tentar abalar a solidez com que tantas pessoas se agarram a este caso, Srs, digo-vos mais uma vez: o que vem de baixo não me atinge e o problema deles é: FALTA DE SEX.... SEXTO SENTIDO! ;)

    ResponderEliminar
  65. Boa Tarde


    Ana_ Palmela, permite-me que te ajude a reforçar o teu comentário de Domingo dia 20 de Setembro às 2:01 horas.

    Ana, estávamos no chat a essa hora!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  66. Александра,
    не забыть о вас

    Alexandra,
    não nos esquecemos de ti

    Alexandra,
    not to forget about you

    ResponderEliminar