quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Resumo da visita da D. Olga a Portugal

Dia 13 de Setembro deslocamo-nos para ir buscar a D. Olga e um acompanhante Russo a Lisboa que deveria chegar às 7.40. O voo atrasou e só chegaram por volta das 9 horas.
No regresso a Gaia, e a meio da viagem almoçamos na casa de um dos administradores do Blog. Perguntamos á Sr.ª o que gostaria de comer a qual disse que tinha preferência por peixe. A esposa desse administrador fez um prato de peixe e outro de carne. Foi-lhe perguntado também onde gostariam de ficar a dormir, se num hotel ou se numa casa particular. Decidiu ficar em casa de um dos administradores, pois desse modo não haveria registos em hotéis. Almoçamos, tiramos umas fotos e viemos para o Porto.


Quando chegadas a casa, tomaram um banho, estranho ou não, a D. Olga no fim foi até ao esquentador e começou a fazer-me perguntas, às quais o acompanhante começou a traduzir. Entre algumas delas houve uma pergunta que para qualquer um de nós é estranha porque estamos todos habituados a ter, ela perguntou se aquilo fazia com que eu tivesse água quente todo ano, prontamente respondi que sim. De seguida foi para a minha sala e perguntou-me o que era aquilo que eu tinha na parede (fogão de sala), respondi-lhe de imediato. Sentou-se numa cadeira e telefonou para a Valéria.

Decidimos, e uma vez que a D. Olga não queria descansar, ir ver o mar. A Sr.ª ficou muito contente quando chegou à praia, descalçou-se, andou pela areia até chegar ao mar.

Continuamos o passeio pelas praias de Vila Nova de Gaia. Passeamos pela ribeira do Porto, onde acabamos por jantar (bacalhau com broa).

Fomos descansar que o dia tinha sido cansativo.


Dia 14, levantamo-nos e fomos visitar um infantário.

De seguida fomos buscar uma intérprete (uma pessoa que falava Russo/Português, mais um pedido da Senhora) ao comboio. Fomos a um supermercado. A Senhora viu os preços de tudo e comparou o que quis sempre com a intérprete do seu lado para poder explicar tudo e pôr a Senhora à vontade. Falaram-nos que a Senhora deveria gostar de comer uns camarões, decidi então comprar para fazer para o jantar.

Almoçamos mesmo pelo Shopping. Tínhamos decidido no final de almoço iríamos a Vila Real ver uma possível Clínica de reabilitação para a Natália, (outro pedido da D. Olga). Durante o almoço a Senhora mostrou-se muito triste e revoltada com a família Pinheiro, questionava porque é que a Família nunca tinha ajudado a filha, nunca lhe tinha tentado arranjar emprego enquanto ela esteve cá, e agora que ela tinha ido embora estavam preocupados em ajudá-la. Explicamos que as coisas não eram bem como ela pensava e que a família Pinheiro sempre tinha feito de tudo para que a Natália tivesse tido uma boa vida em Portugal. A Senhora mostrou-se reticente, propusemos então à D. Olga se não achava boa ideia ir falar com os compatriotas que residem em Braga e que conheceram bem a Natália durante os anos que viveu nessa cidade, o que ela concordou, e preferiu então prescindir da visita à clínica (dizendo mesmo “eu sei que de certeza é uma boa clínica”). Após uma longa conversa de mais de 4 horas e toda ela em Russo no final da mesma também esteve presente o namorado da Natália o qual falou a sós com a D. Olga. Estiveram a conversar durante escassos minutos. No fim ele, Alexey, pediu para voltarmos lá que ele tinha umas coisas para enviar para a Natália, combinamos então voltar lá. Seguimos para Vila Nova de Gaia e para casa onde se preparou para o jantar o arroz de marisco juntamente com camarão (conforme a mesma tinha anteriormente sugerido). A Sr.ª Deliciou-se com o jantar. De seguida foi tomar banho (mais um banho de água quentinha) e descansar.


Dia 15, fomos ao Shopping às compras. Estivemos quase toda a manhã a comprar roupas para a Xaninha, Valéria e para os outros netos (a Senhora fez questão), realmente comprámos bastante roupa para a menina (sempre que a vemos em fotos ela veste sempre a mesma roupa), pelo menos tentamos comprar roupa quentinha, uma vez que o inverno se aproxima. Eu queria comprar umas botas, mas a Senhora disse que lá compraria umas adequadas (claro está, com o nosso dinheiro). Depois do almoço fomos visitar uma Escola Secundária em Vila Nova de Gaia (a Valéria ainda não acabou o secundário e na possível vinda para cá teria que frequentar uma escola do género).

Seguimos para a faculdade de Arquitectura e visitamos as instalações.
Seguidamente, fomos lanchar e fazer um pouco de tempo até podermos ser recebidos pelas tais individualidades. Passeamos pela baixa do Porto.·Fomos então reunir-nos com os ditos Senhores. Nessa reunião, foi oferecido à D. Olga, habitação, apoio social e tudo o que fizesse falta, puseram-na completamente à vontade. Mais uma vez comovida, a Senhora só se preocupava com a sua neta Valéria. Saímos de lá com a sensação de que a Senhora só tinha uma neta (Valéria) e que tudo o resto se geria à sua volta. Saídos de lá, fomo-nos encontrar com o Pai Biológico da Xaninha, onde ele lhe deu 200 euros. Voltamos para casa, jantamos e fomos descansar. Dia 16, saímos de casa em direcção a Braga onde teríamos de ir buscar as coisas que o Alexey teria mandado, paramos antes para comprar malas porque tudo que enviamos não cabiam no saco que a Senhora tinha trazido. Fomos almoçar. A Família Pinheiro encontrou-se connosco porque tinha coisas para mandar para a menina. Quando entraram no Restaurante, a Senhora ficou incrédula e comoveu-se, mesmo assim nunca falou para eles. Percebemos que não seria boa ideia almoçar connosco. Decidiram então almoçar numa mesa mais escondida da D. Olga. Voltaram-se a encontrar na saída do restaurante, mas a Senhora não cruzou um simples olhar com a Família. Seguimos para Lisboa de onde ela embarcou de regresso à Rússia.



PS - Este Post é somente para vos mostrar como foram estes 4 dias da D. Olga em Portugal. Lembramos também que embora tenha havido um envolvimento directo de alguns membros, a sua vinda só foi possível com o apoio de vós todos. Após as últimas noticias, dadas pela D. Olga, aceitamos que lhe custe pensar em mudar de vida... mas a ingratidão demonstrada pela mesma é algo que nos incomoda a todos. Esta família teve uma oportunidade única para melhorar as suas condições de vida e a da sua família, mas infelizmente parece que não a querem aproveitar.

Contudo, relembramos mais uma vez, A ALEXANDRA É A NOSSA PRIORIDADE

166 comentários:

  1. Obrigada Isabela.

    Continuo a creditar que ainda nada está perdido na via do diálogo.

    Se virmos bem há frases e manifestações de emoções por parte da D. Olga que convem ler uma, duas ou mais vezes, para perceber isso.

    Acredito que as portas não foram fechadas definitivamente pela via do diálogo e do bom senso, apenas requerem muita paciência, tempo e diplomacia.

    Não quero com isto desculpar a ausência de manifestação de gratidão por tudo o que a familia Pinheiro fez para tornar a Xaninha a menina que é.

    Realmente isto entristece-nos, mas continuo a pensar que muitas das suas acções ou palavras não são da boca.

    Enfim, são pensamentos meus.

    Gostaria, no entanto, que se fosse possível a familia Zarubina revisse tudo o que estas pessoas maravilhosas, querem oferecer a quem entrou nas nossas vidas sem queremos.

    Deus, pôs na terra pessoas que pelo seu comportamento destacam-se de outos que apenas pensam em si e nos seus.

    Capaz de amar os outros e ajudar o próximo sem comtrapartidas é realmente uma benção de Deus.

    Mas, hoje em dia, estas qualidades começam a ser raras e questionadas.

    Que Deus permita que as nossas acções e sentimentos possam ser postos em prática.

    Todos ficaram a ganhar, e seria, neste caso a felicidade de duas familias.

    Mas não vamos desistir!

    A Xaninha merece o nosso empenho, e como sabemos também a Valéria ficaria muito feliz.

    Para quem não acredita... ainda há gente com muito bom coração ao cimo da terra! Graças a Deus!

    Um abraço a todos os que estão por bem.

    Pela xaninha, Sempre!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  2. Estive vários dias fora sem Internet. Vi as últimas notícias como um muro branco que cai diante dos olhos. Vi o site que o Vox indicou

    http://community.livejournal.com/sandra_parents/23134.html?view=225118#t225118

    Será o desenho da Xaninha? Será que o inconsciente têm consciência? O sol afasta-se à esquerda, e grandes nuvens negras aparecem no céu por cima da casa. Até o preto ela colocou no céu. Parece o que está a acontecer na vida dela. É simplesmente uma associação de quem não é psicóloga. Sempre pensei que a porta que a Alexandra abre, seria a porta que dá para o terreno onde está a cadelinha, sendo assim será a porta de entrada! Que resta à Xaninha se não vier para Portugal: viver em condições de miséria com mais 3 homens (incluindo o padrasto) e mais 3 mulheres, 7 pessoas no total, ir para o horror de um orfanato se a Rússia decide “tomar medidas” ou uma escola particular se houver dinheiro, onde pelos vistos o regime é muito severo com enorme exigências em termos de aprendizagem (pelo que percebi dos comentários em russo) e novamente o afastamento de um ambiente ao qual ela se vem mal ou bem adaptando.

    Procurei humanidade. Com o tradutor do Blog, percebi mais ou menos que muitos comentadores russos estão a favor do regresso da Xaninha a Portugal, e temem pelo seu futuro. Alguns até mencionam, se bem entendi que ela poderá não aguentar o inverno russo.

    Hoje fiquei mesmo comovida com a descrição da viagem da avó Olga. Adm. do Blog. vocês são mesmo maravilhosos. Tão simples como isso. Quando se diz que há ingratidão, não se pretende que as pessoas “fiquem agradecidas” ou seja devendo favores. O que se oferece, está oferecido. O que se pretende é reconhecer certos sinais, neste caso o mais adequado seria o reconhecimento, para que se identifique que “vivemos no mesmo planeta” e que as pessoas com quem tratamos são como nós. Pelo menos a avó Olga comoveu-se algumas vezes! Será que não podem vir todos, lembro-me que se dizia que quando alguém da Russia viajava para o estrangeiro, ficavam lá os outros membros da família reféns!. Será ainda assim?
    Que dizer do pai bio, que indivíduo estranho! Conhecendo as condições da Russia, deu luz verde para que a filha fosse deportada. Quando ele fica por cá a ganhar a vida. Não permite que a filha tenha a mesma oportunidade.

    Porque será que a igreja não se pronuncia quando cidadãos seguem as regras que a doutrina cristã apregoa!

    Angela

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos,

    Como compreendo a vossa frustação.

    Aprecio muito a Vossa dedicação representaram muito bem o espirito deste grupo fiel da causa Pela Alexandra.

    Não nos arrependemos do bem que fazemos... as nossas acções são o reflexo da nossa alma...

    Ainda acredito que tudo se vai resolver, não sei porque caminho... mas tenho muita fé que tudo se vai resolver.A Xaninha tem muita oração com ela senão como resistiria a esta vida... não porque está numa casa pobre mas sim porque esta rodeada de gente pobre de espirito, esta menina que foi criada com uma familia de tão bom coração.

    têm o meu apoio e a minha total confiança no vosso trabalho.

    Querida Xaninha, sê forte, que Deus te proteja e console todos os que tambem sofrem por ti... como eu...

    paula ODV

    ResponderEliminar
  4. Srs. do Blog, vocês foram simplesmente MARAVILHOSOS ! Bem hajam !

    ResponderEliminar
  5. Já li a entrevista em inglês à D. Olga no site russo e, há uma coisa que compreendo perfeitamente.

    Ela desconfia de tanta generosidade. Receia que uma vez cá, já estando a Xaninha perto dos pais afectivos lhe tirassem a menina, e eles ficassem à deriva sem nada num país estrangeiro.

    Ainda por cima, dadas as condições em que vive, deve ter achado que as pessoas do grupo são ricas e que uma vez que a Xaninha estivesse em Portugal, se quisessem lutar por ela no tribunal, ela não teria condições nenhumas para ripostar.

    Se fosse ao contrário, isso também me passaria pela cabeça. Infelizmente a sra não acredita que estas ofertas todas não têem nenhuma armadilha por trás. Que nós só queremos que a Xaninha possa viver melhor do que lá e recuperar o equilíbrio emocional.

    E também lhe deviam ter explicado que mesmo que alguém quisesse tirar a Xaninha dela, não há meios legais em Portugal para o fazer. Ou seja, mesmo que o grupo e o casal Pinheiro o quisessem, não o podem fazer!

    Penso que terá falhado esta parte. Aquilo que o Sr. João disse no programa da sic, de que fizeram tipo uma "armadilha" para se encontrarem com a avó no restaurante, penso que foi também um erro muito grande.

    Se a sra estava desconfiada, isso não veio ajudar em nada.

    Agora claro que não concordo com as coisas que ela disse. Prefiro nem comentar essa parte.

    Sinto muita tristeza ao ver que a visita falhou, pois foi uma grande oportunidade de melhorar a vida da Xaninha e daquela família que se perdeu.

    Agora só resta pensar na última oportunidade e não deixar de modo algum passar o prazo.

    ResponderEliminar
  6. Olá boa tarde!

    Espero que os "mirones" deste blog , traduzam à letra o texto acima referido, e digam (aos que estão a favor da "prisão perpétua" da Alexandra) exactamente o que lá se encontra escrito.

    Aqui em Portugal há pessoas boas, dignas, e que são capazes de dar o corpo ao manifesto, apenas porque não conseguem suportar tanta INJUSTIÇA feita a uma menor indefesa.

    Beijos e continução de um EXCELENTE trabalho aos senhores administradores do blog.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde a todos!

    Isabela muito obrigado por partilharem connosco a visita da D.Olga cá!

    Obrigado ainda pela disponibilidade que dispensaram esses dias e que continuam a dispensar, tudo em prol da felicidade que todos nós ansiamos para a Xaninha!

    Ao ler o comentário da Graça Lobato, o 1º, tenho que dizer que partilho da opinião dela. Tenho uma esperança que a via do diálogo não tenha ficado totalmente perdida!(posso pecar por ingenuidade, mas também penso isso!)

    As manifestações de emoção da D.Olga também me parece um prenuncio de esperança, no entanto, a sua renúncia magoa, a sua falta de gratidão e desconfiança magoa ainda mais!

    Há um ditado que diz " quando a esmola é demais, o pobre desconfia" - será que foi isso que aconteceu com ela?

    -Porquê não acreditar antes que as pessoas têm boa-fé?
    -Porquê não acreditar que há seres humanos solidários, que não têm segundas intenções quando ajudam o próximo?
    -Porquê não acreditar que o que os portugueses pretendem, é ajudar a Xaninha a ter um futuro melhor? E ajudando a família estão dessa forma a ajudar a menina!
    -Porquê serem tão desconfiados?

    -Porquê? Porquê? Porquê?

    Meu Deus! tantas perguntas que não temos resposta!

    Sinto-me como "um tolo no meio da ponte, sem saber que direcção tomar!" - estou indecisa quanto ao rumo que se deve tomar para o bem da Xaninha! Por isso confio em vocês, administradores e colaboradores, amigos da Xaninha!

    O que vocês decidirem que é o melhor para a menina, contem com o meu apoio!

    Um abraço para todos!

    Xaninha querida!
    A ti desejo do fundo do meu coração que o tempo seja o mais curto possivel para o regresso da felicidade à tua vida!
    Por Ti continuo aqui e continuarei SEMPRE!

    Um beijinho e um abraço do tamanho do Mundo!

    Pela Alexandra e para a Alexandra SEMPRE! SEMPRE! SEMPRE!

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  8. Could you, please, apply to European Court of Human Rights ASAP.
    I am worry that there is not much time left and then it will be too late.

    PELA ALEXANDRA

    ResponderEliminar
  9. Concordo consigo Sofia Fevereiro, pelo que percebi existe da parte da senhora uma ignorância muito grande em relação a tudo e com a ignorância vem o medo!

    A menina embora eu ache que está ambientada (embora como todos já sabemos isso não represente nada de bom) continua sem amor daí a agressividade, pelo que li para a avó a Valéria é o seu mundo e a pequenina deve sentir isso.

    O Tribunal Europeu decidirá!

    Foram de facto incansáveis os Administradores do Blog pena a senhora não ter entendido as boas intenções e ter agido posteriormente de forma tão ingrata!

    ResponderEliminar
  10. SÃO realmente Fantásticos os Srs Adm do Blog.

    Um grande beijinho e um MUITO OBRIGADO para eles.
    Um grande Beijinho também á D. Florinda que é uma MÃE com "letra" grande

    Força Casal Pinheiro

    Força Srs Administradores

    Força Xaninha Linda

    ResponderEliminar
  11. Boas tardes,

    Ainda acredito no reverso desta historia...

    Acredito que o NÂO da avó Olga tenha sido um reflexo do medo e da insegurança que sente, com a tão boa vontade demonstrada pelas nossas gentes.

    Acredito que com o passar dos dias e com o !arrefecimento dos ânimos", ela caia em si e perceba a oportunidade que se depara diante dos seus olhos.

    Aí sim, talvez...

    Quanto aos administradores....fizeram um trabalho um fantastico.
    Aos pais Pinheiro, força e mta coragem.

    Quanto a ti Xaninha: muitos beijinhos.

    Estamos TODOS CONTIGO!!!

    Até mais,

    ResponderEliminar
  12. O que acham de contactar a radio RFM, para divulgarem a nossa manefestaçao dia 4 em braga? Enviavamos um email para o joao coimbra e carla rocha,assim mais pessoas saberiam da nossa manefestaçao. Que acham?
    Bem hajam aos sr.s do blog pelo excelente trabalho feito.
    Um beijo grande para a nossa princesa XANINHA!!!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns n vezes pelos esforços desenvolvidos.
    Que futuro quer a D. Olga para a Valéria?
    Por que razão a Sra não se informa junto de um bom advogado para dissipar os seus receios?
    Se ela gostou dos banhos quentes de água canalizada, tente imaginar o que gostaria Alexandra em recuperá-los...
    Enfim... não percamos tempo, pq aquelas mentes estão congeladas pela frieza do clima.
    A D. Olga só tem receio de perder a Alexandra em Portugal? E, lá na casa ondem vivem, com o ambiente degradado e no meio do álcool, não tem receio de perdê-la?
    Votos de bom trabalho a todos os que estão no terreno.
    Cmpts,
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  14. Obrigado administradores do blog por nos detalharem a visita da avó Olga. É sempre bom saber que se lembram de nós, aqueles que não estando na linha de frente preocupam-se com toda esta situação.

    Um bem haja a todos vós

    ResponderEliminar
  15. Arminda,

    Dia 4 está agendado um encontro dos apoiantes desta causa!!E não uma manifestação!!
    Este encontro irá ter como principal objectivo reunir ideias e possivelmente definir-se algumas estratégias, bem como, também possibilitar um convívio entre todos nós.


    Bem hajam

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde!

    Sou da opinião de contactar a RFM, para fazer uma angariação de fundos para a nossa Xaninha.

    Pelo Natal eles teem sempre uma causa.
    Porque não propor a nossa.

    ResponderEliminar
  17. Tenho visto algumas emissões na TV que destacam o trabalho importante desempenhado por associações de emigrantes.
    Nesse caso, como o da desconfiança da avó Olga, ou da integração da Valéria (é permitido sonhar) essas pessoas poderiam ser de uma grande ajuda para elas.

    O governo dá um pequeno apoio a várias associações como indicado nesta lista que poderá ter alguma utilidade para se localizar as moradas:


    http://dre.pt/pdf2sdip/2007/05/095000000/1309713098.pdf

    A Xaninha há de voltar.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite

    Obrigado pelo envio do panfleto sobre a Alexandra.
    Se me permitem, gostaria de formular a seguinte sugestão (não é crítica, é sugestão), não seria melhor, se possível, aumentar o tamanho da letra e mudar a côr do texto, para tornar o panfleto mais facilmente legível?

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Se for uma ideia sem interesse, esqueçam!

    Lembrei-me da Sic Esperança, têm de ser os senhores a preencher um questionário que existe no site deles. Caso se interessassem podiam (SIC) contribuir com ajuda financeira para esta causa!
    http://sic.sapo.pt/online/sites+sic/sic+esperanca/projectos/criancas/obradoardina.htm

    ResponderEliminar
  20. Boa noite,

    Sem dúvida, conseguimos entender que trata-se de uma pessoa que vive e viveu realidades que nem sonhamos.
    Mas muita gente no mundo teve e tem vidas complicadas, com muita, muita pobreza, fome e exploração.
    Sabe qual é o problema na minha opinião? Controle.
    Talvez isto tudo seja demais para ela. Talvez na sua vida pobre, quase miserável, passando necessidades é que se sente segura.
    Ela é o sustento, a cabeça, a voz, a decisão. Como viver em um mundo novo, totalmente fora do seu controle? Deve ser assustador.
    Pessoas inflexíveis e controladoras geralmente não se dão conta de que o são. Eu conheço várias assim, no meu dia a dia. Para essas pessoas ou é preto ou é branco, não existe o cinzento. Mas neste caso, é grave ao meu ver, que pelo medo de perder o tal controle matriarcal, ela acabou por sacrificar um futuro bem melhor para os seus descendentes.

    O medo não é de perder a Xaninha, é de se perder.


    Abços

    ResponderEliminar
  21. Sofia,

    Eu entendi o Sr. João a dizer a palavra "truque" e não "armadilha", para encontrar-se com ela.

    ResponderEliminar
  22. Gostaria de ver tambem retirado o comentário das 8h31m da Paula Barradas porque não acho a melhor maneira de estar nesta causa.PAULO A

    ResponderEliminar
  23. Por acaso, também penso que a D. Olga achou muita fartua. Não acredito que não tenha gostado. Está é muito desconfiada. Deixem-na amadurecer melhor as ideias. Por vezes, assim no imediato não tomamos boas decisões, por estarmos sob pressão, e posteriormente desejamos poder voltar atrás. Continuem a insistir com ela, devagarinho. Aqui, penso que será muito importante o testemunho de imigrantes russos que tenham acesso à D. Olga e mostrem como a vida cá é mais fácil. Pessoas mais próximas da idade dela, terão para ela mais credibilidade, pela experiência de vida. Sei que temos o problema do tempo, que começa a escassear, mas...já não sei nada!

    Espero que a D. Olga pense bem e perceba, que lá é que corre sérios riscos de perder a Xaninha, não é cá.

    Não poderei estar presente dia 4, mas o meu pensamento não larga esta causa, desde o dia 19 de Maio, quando tive conhecimento. Espero que desse encontro surjam frutos!

    Muita força para vós que estão na frente de batalha.

    Esperança para a família Pinheiro.

    Beijinho para a Xaninha.

    Festinhas à Lúcia.

    ResponderEliminar
  24. Bom dia a todos os Amigos dr Xaninha !

    É LINDO ver como a Esperança se mantém, é maravilhoso ver que apesar da reacção da D. Olga, mantém-se o desejo de ajudar aquela família. Sim, por amor de Xaninha. Mas que se estende no desejo de fazer o bem ao seu redor.

    Sentiu-se na leitura do post que D. Olga se preocupa mais com Valéria, e eu acho muito natural, pois foi ela que a criou, mas Xaninha é que tem a grande maioria das atenções exteriores . Valéria, não. Valéria ficou para trás na vida da mãe e a avó é e sente-se mais responsável por ela .

    Também espero que D. Olga pense muito bem e compreenda que o risco de perder Xaninha é lá, não aqui. Se a Família Pinheiro na altura que começou a cuidar da Xaninha quisesse tirar-lhe a neta, tê-lo-iam feito sem qualquer problema . Eles só quiseram ajudar ,e fizeram-no com a maior bondade e desinteresse do mundo. Mereciam ser tratados de outra maneira. Mas adiante !

    Força, coragem e esperança, Família Pinheiro !
    Deus não abandona quem faz o bem.
    Desejo que se aconselhem com o(s) melhor(es) especialista(s) possível(is) para tomarem a melhor decisão - pois Deus, um dia confiou-vos um anjo pequenino quase a caminho do céu e ajudou-vos a mantê-lo vivo, a criá-lo e a transformá-lo na linda menina que todos nós vimos partir de um modo tão doloroso ...
    Ela e todos nós temos uma missão a cumprir nesta vida, não tenho dúvidas nenhumas.

    Força, Srs. do Blog e outros Amigos dos bastidores - estão a fazer um trabalho admirável ! Penso que toda a articulação possível com Grupo de apoio russo é preciosa, mas vocês sabem disso melhor do que eu.

    Para ti, querida Xaninha, o maior abraço do mundo. E, por favor, trata melhor a Lucinha, a ela só falta falar, vê-se como gosta de ti e se submete a tudo o que tu fazes. O que será feito do seu filhote ? ...

    Desejo um bom fim-de-semana a todos vós !

    Um abraço,
    do Algarve (Albufeira),
    sem sol e a chuviscar
    mas até sabe bem, depois de tanto calor!

    ResponderEliminar
  25. "Se a Família Pinheiro na altura que começou a cuidar da Xaninha quisesse tirar-lhe a neta, tê-lo-iam feito sem qualquer problema . Eles só quiseram ajudar ,e fizeram-no com a maior bondade e desinteresse do mundo."

    Esta a frase do comentário anterior da Geninha. Quanta ingenuidade e quanta mentira.
    Então a família Pinheiro não tentou por todos os meios tirar a Alexandra à mãe?? Claro que sim. Só que não conseguiu, porque houve uma sentença que não lhes foi favorável e de que eles ainda recorreram, sem êxito.

    Portanto de que vale agora branquear a situação com mentiras???

    Não queiram ser mais papistas do que o Papa. Mais vele não falar em certas coisas, ou então sejamos sinceros.

    Felizmente os outros não são ingénuos. Não tiraram porque não puderam ... só isso.

    Não discuto se era bem se mal ,,, mas que foi assim foi. Não vale a pena agora "querer doirar a pílula".

    À força de quererem ser simpáticos, não sejam mentirosos.

    ResponderEliminar
  26. Sr. Álvaro,

    Eu mantenho o que disse.
    E desejo-lhe a si um bom dia.
    Ah ! e um bom fim-de-semana !


    Geninha

    ResponderEliminar
  27. http://darussia.blogspot.com/2009/09/crianca-deve-estar-acima-de-tudo.html

    Palavras sábias de quem conhece bem o povo russo!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde!

    Levei algum tempo a tentar digerir este post. Não quis fazer comentários "a quente", para não dizer nada de que me arrependesse.
    Passado o impacto, gostaria de reflectir convosco as seguintes ideias:

    1ª - A D. Olga desconfia de tudo e de todos! Até demostra, claramente, ter bastante receio dos envolvidos do movimento, que almoçaram, jantaram com ela e cujas casas até frequentou.
    Pergunto eu: então e a D. Olga não teve receio de vir para Portugal, um país que não conhecia, dormir em casa de estranhos, sem que ninguém soubesse, sequer, onde se encontrava e sem que ela pudesse explicar???
    Quantos de nós incorreríamos em tal risco, desconfiando tanto de tais pessoas?

    2º - Nas fotografias que aqui colocaram, temos oportunidade de ver uma D. Olga bem disposta, sorridente até em algumas fotos, a aproveitar todos os momentos desta visita.
    Pergunto eu: este é o estado de espírito normal de alguém que está receoso??? De alguém que está desconfiado??? De alguém que não está a usufruir de bons momentos???

    3º - No curtíssimo encontro que teve com a família Pinheiro à porta do Restaurante a D. Olga recusou almoçar e estar com o casal.
    Pergunto eu: quem vem a Portugal para verificar que tudo é verdade, que tudo é como lhe dizem, não tem curiosidade, pelo menos, em conhecer a família que lhe criou a neta durante cinco anos? Não tem curiosidade em saber como são essas pessoas??? Amigos, da D. Florinda e do Sr. João a D. Olga deve saber o apelido!!!

    4º - Se a viagem foi feita com todo o sigílo, sendo que, nem os órgãos de comunicação social portugueses tiveram conhecimento da estadia em Portugal, como é que a comunicação social russa sabia da chegada da D. Olga ao seu país???

    5º - A D. Olga teve oportunidade de provar o que Portugal tem de melhor! A sua hospitalidade, a sua generosidade o seu potencial de acolhimento. Quem a acompanhou nesta estadia, não se limitou a fazer o seu papel! Foram muito para além disso! Trataram-na como uma querida hóspede de 5 estrelas ( numa das fotografias, penso reconhecer o D. Tonho, um dos melhores restaurantes que conheço!).
    Pergunto eu: a D. Olga não gostou da estadia? A D. Olga acha que Portugal e os portugueses são todos desprovidos de inteligência? Se a sua postura era de tanta desconfiança e tanto desagrado, o que andou a fazer???

    6º - Acreditando que a opinião da D. Olga foi a que emitiu para a imprensa russa, pergunto, para finalizar, se nem um pouco de boa educação (para não lhe chamar outra coisa!) lhe restou, para que comunicasse, em primeira mão, a quem a trouxe a Portugal e lhe proporcionou estas curtas mas óptimas férias, a sua decisão, já que tinha pedido um mês para reflectir???

    Deixo-vos estas reflexões, sem emitir mais nenhuma opinião!

    ResponderEliminar
  29. Ó sr. Alvaro não é do meu feito nem da minha maneira de ser perder tempo e energia com discussões inúteis que a nada conduzem mas deixe-me que lhe faça um reparo.

    Diz o senhor, referindo-se à tentativa do casal Pinheiro de que a xaninha ficasse a viver com eles:

    "Não discuto se era bem se mal"

    Então não discute?

    Veja o que o senhor escreveu:

    "Felizmente os outros não são ingénuos. Não tiraram porque não puderam ... só isso".

    Claro que o senhor, não só discute, como toma partido.

    Toma partido a favor da mãe biológica (mesmo conhecendo os graves problemas de que a mesma padece) e contra o casal Pinheiro.

    Desculpe-me, mas não consigo encontrar explicação racional para esse seu ódio, que assume foros de patológico, contra a família Pinheiro.

    É que no fundo, no fundo, quem sofre as consequencias desse seu ódio ou dessa sua má-vontade, não é a família Pinheiro, é a Alexandra.

    ResponderEliminar
  30. Ponhamo-nos no papel de Dona Olga.
    Quem de nós confiaria em pessoas que tudo fizeram para lhe ficar com a neta ... só não o conseguindo porque tiveram uma sentença que não lhes foi favorável, e da qual ainda recorreram, embora sem êxito?? Que andaram anos nos tribunais exactamente com esse fim??

    Olhemos para os nossos filhos e nossos netos ... e pensemos duas vezes.

    Agora ela fez uma coisa que eu jamais faria ... foi deslocar-me a um país estrangeiro sabendo de antemão que a decisão estava tomada. Só pode explicar-se pela muita pressão feita em que a senhora viesse, mas ...

    Quanto ao mais, não vale a pena esbracejar.

    A Alexandra está com a família dela e, se quiserem ajudar podem fazê-lo lá. Mas não tentem tirar a filha à mãe, a neta à avó nem separar as duas irmãs; nem fazer com que emigrem à força.

    È certo que vivem na miséria, mas quem quiser ajudar pode e deve fazê-lo lá, onde se encontram. Quantas crianças lá e cá vivem em circunstâncias bem piores. Não queiramos tirar os filhos aos pobres ....
    Penso que à maneira deles amam a Alexandra.
    Pelo menos, não há notícias de maus tratos.

    É que muito se fala da família Pinheiro, esquecendo-nos que a mãe, a avó e a irmã estão com a Alexandra, e É PURO EGOISMO, querer separar assim os familiares ou querer que eles emigrem à força apenas para satisfazer egoismos pessoais (vejamos que avós portuguesas em fim de vida aceitariam ir para a rússia assim sem maios nem menos .... ainda para mais com as desconfianças naturais de diferentes culturas e como eu disse acima relativamente a pessoas que já fizeram de tudo para lhe ficar com a neta).

    É bom que reflictam em tudo isto.

    ResponderEliminar
  31. Sr. Alvaro, outra coisa que me esqueci de referir mo meu comentário anterior.

    Escreveu o senhor:

    "Então a família Pinheiro não tentou por todos os meios tirar a Alexandra à mãe?? Claro que sim. Só que não conseguiu, porque houve uma sentença que não lhes foi favorável e de que eles ainda recorreram, sem êxito."

    Para sua informação, a decisão da sentença do tribunal de Guimarães, era definitiva, isto é, não admitia nenhum recurso posterior para tribunal de hierarquia superior (em Portugal).

    Assim sendo, claro que qualquer tentativa (por mais desesperada que fosse) de tentar forçar a que tribunais superiores (de recurso) se pronunciassem sobre o caso, estava, inevitavelmente, votada ao fracasso.

    Foi o que se sucedeu.
    Nestes casos, em que a lei não admite recursos, os apelos, são liminarmente rejeitados (ou seja, os tribunais, no caso o Supremo Tribunal de Justiça e o Tribunal Constitucional) nem sequer apreciam o caso quanto à substância. Pura e simplesmente, rejeitam o recurso.

    Por isso mesmo, por ser uma sentença de carácter definitivo, que não admitia mais qualquer recurso em Portugal, O senhor magistrado de Guimarães, deveria ter tido o máximo cuidado antes de tomar a infeliz decisão que tomou, expressa na tragicómica sentença, e que, mais que provavelmente, tem como consequência prática, o arruinar a vida e o futuro de uma criança.

    ResponderEliminar
  32. Sr. ou Srª Vox o meu comentário acima foi dirigido a Sª. Geninha e ela já me respondeu dizendo o que lhe aprouve.
    A si não lhe encomendei nenhum sermão. Mas,

    Eu não tomei nem tomo partido a favor de ninguém e muito menos patológico. Se quisermos falar em patologia a sua acérrima defesa em separar a Alexanfra da mãe, da avó e da irmã não me parece em nada menos patolõgica, antes pelo contrário.

    Se quiser saber estou-me nas tintas para o que o senhor(a) pensa, como o senhor(a) deve estar.
    Mas o último artigo do Sr. Milhazes diz tudo quando diz que este problema parece ter DEFINITIVAMENTE passado para o lado russo.

    E eu vou mais longe ... a partir da sentença com trânsito em julgado e da entrega da filha à mãe o problema esteve sempre do lado russo.

    As pessoas é que quiseram, em vez de ajudar lá a família (caso o pretendessem fazer), transformar este assunto numa guerra no sentido de trazer a Alexandra para o pé da família Pinheiro, a todo o transe e de tudo fazendo para tal.

    Mas o desfecho desta situação está à vista ... só quem não quiser ver.

    ResponderEliminar
  33. "È certo que vivem na miséria".
    "Não queiramos tirar os filhos aos pobres ....".

    É por causa de mentalidades de resignação como a sua que a engrenagem de pobreza e de miséria se vai perpetuando ao longo do tempo.

    Deveremos então congratularmo-nos por os pobres viverem alegres e felizes (o que é uma pura mentira pois que a pobreza e a miséria só acarretam sofrimento e infelicidade) e ficarmos cada um e cada qual quedos e silenciosos no nosso canto, sem nada fazermos para melhorarmos as nossas próprias condições de vida e promovermos a melhoria das condições de vida dos outros.

    Enfim, senhor Álvaro, sendo certo que não existe pior pobreza do que a pobreza de espírito, não obstante e quanto a condições materiais, todas as pessoas necessitam de um mínimo que lhes permita terem uma existência e uma vida dignas, e esse mínimo, infelizmente, não o têm lá, e como não o têm não o podem dar à Alexandra.

    Comentários tais como os seus, senhor Álvaro, só merecem o seguinte comentário:

    Deixem os mortos enterrar os mortos.

    ResponderEliminar
  34. "Deveremos então congratularmo-nos por os pobres viverem alegres e felizes (o que é uma pura mentira pois que a pobreza e a miséria só acarretam sofrimento e infelicidade) e ficarmos cada um e cada qual quedos e silenciosos no nosso canto, sem nada fazermos para melhorarmos as nossas próprias condições de vida e promovermos a melhoria das condições de vida dos outros".

    Eu não me congratulo com a miséria e a pobreza, antes pelo contrário. Mas não me competre a mim, nem posso sequer, tirar a pobreza e a miséria a tatos e tantos milhões pelo mundo fora.

    O que eu disse e repito foi que não queiramos tirar os filhos aos pobres, e isso é uma coisa com a qual eu não posso estar mais de acordo.

    Se você não está, tudo bem ,,, mas isso não merece discussão.

    ResponderEliminar
  35. Aí é que está Teresa eu acho que a avó veio apenas aproveitar uma férias pagas, porque como disse o Sr Milhazes, quando veio já tinha a intenção de rejeitar a proposta e isto é que eu achei uma aberração!!! Com esta família e com a dificuldade, senão impossibilidade, de fazer a menina regressar acho que o conselho do Sr Milhazes faz sentido, mas como já disse diversas vezes estou cada vez mais confusa...

    Acho aquele ambiente degradante, são oportunistas e na atitude da senhora (a ser como o Sr Jose Milhazes pensa)percebo até maldade porque se sabia antecipadamente que não vinha para analisar as propostas porquê aproveitar-se? Nada de bom podem transmitir aos mais novos... penso que há urgência numa medida imediata!

    ResponderEliminar
  36. Já não é só a pobreza física que está em causa...esta agora é muito mais preocupante!

    ResponderEliminar
  37. Sr. Álvaro, o senhor inverte completamente os dados do problema, a criança não foi separada da avó (que nem sequer conhecia a neta de simples fotografia) dos parentes biológicos (o pai pura e simplesmente abandonou-a e a mãe biológica nem se deu ao cuidado básico de enviar por carta uma foto da criança para a avó ver, que raio de mãe será esta) e da irmã (que nos prolegômenos da deportação proferiu um comentário dizendo que se os portugueses lá fossem tinham lagos profundos e pântanos onde poderiam facilmente fazê-los desaparecer) a criança foi separada (contra a vontade dela) dos pais que a Providência Divina, ou a bondade humana, como queira, lhe proporcionou.

    Com estes, viveu cerca de 5 anos, com aqueles, vive à cerca de 4 meses.

    Quem são, pois, os verdadeiros parentes?

    ResponderEliminar
  38. Mas esse ser o tal de Álvaro não se toca?
    Vou repetir aqui e agora o que disse.

    Oh senhor Dom Álvaro,já todos percebemos que sofre duma qualquer falha no seu cérebro,que é uma pessoa limitada,não sabe lêr nem escrever"de contrário não copiava o que outros escrevem)não sabe o que diz e o que diz não sabe,é inculto,imaturo,frustrado,psicótico,e olhe se lhe ocorrer mais alguma coisa esteja á vontade que eu preciso de um assim para formar a minha tese de especialização em fobias,taras e manias. Já agora eu como psicóloga,poderia enumerar uma série de frustrações que já detectei na sua personalidade,mas por não querer deixar mal o senhor,vou reservar o direito de sigilo profissional,mas com a garantia de que se me chatear um bocadinho mais revelar aqui que as suas frustrações são de indole.................?

    ResponderEliminar
  39. Sr alvaro se voce tem tanta pena da familia Zaburina porque é que voce nao ajuda, eu para min a unica preocupação é Alexandra e não a sua famila.

    ResponderEliminar
  40. Ah os vossos disparates não me atingem.

    Mas no entanto, não deixo de dizer que:
    Ao Sr. Srª Vox eu não inverti os dados do problema. Os dados são os que estão à vista: A Alexandra está com a sua família e ponto final.

    Esteve com os Pinheiro 5 anos? Pois não deveria ... se tivessem agido de outra forma e não tivessem ido para o Tribunal duramte anos ayté esgotar as possibilidades já agora~ninguém diria que esteve com eles 5 anos ... Esteve porque .... não entregou a filha à mãe quando devia.

    Mas seja como for, agora está com a família (só há 4 meses? Pois daqui por cinco ou seis anos também estará há seis anos) e é agora que a querem retirar à família contra a vontade desta. Não inverti os dados ... mas há quem queira invertê-los ... não sou eu.
    Quer queiram quer não os verdadeiros parentes são os que estão agora com ela. SÓ QUE HÁ MUITO BOA GENTE QUE NÃO SE CAPACITA DISSO.


    À Srª. Moon parece que de psicóloga que diz que é não tem nada. Quando muito diria que é psicótica. Ou então tirou o curso na horizontal. Ah! também perece que gosta muito de taras ... deve ser é tarada.

    À Srª. Anabela direi apenas que de monstrozinhos está este chat cheio. Não sei quem é mais monstro se eu se quem quiz ludibriar a família Zarubina e fazê-la deslocar para onde não querem apenas com o intuito de duma forma ou doutra lhes tirarem a Alexandra. Não sei quem é mais monstro se eu, se quem quer tirar a filha à mãe, a neta à avó e separar as duas irmãs apenas para servir o interesse egoista da família Pinheiro.

    À Srª. Anabela ... quer queiramos, quer não, não se pode dissociar do problema a família da Alexandra e a família pinheiro. A verdade é que não me interessa nem uma nem outra, apenas gosto das coisas claras.
    E eu se quiser ajudar alguém não preciso que ninguém mo diga.


    Mas, como estão as coisas .... que querem fazer?
    Ou querem ajudar a Alexandra (já que tanto interesse têm nisso) e ajudam-ne onde ela está, ou não querem e .... não se fala mais nisso.















    E como estão as coisas, que querem fazer? além destas bravatas que a nada levam.

    ResponderEliminar
  41. Só para dizer que o último parágrafo não fazia parte do comentário, e só porque me esqueceu de o apagar ele se manteve ali.


    ... Já agora a última peça do Sr. Milhazes é que define a situação de uma forma brilhante

    e o comentário ali de um tal cujo "nick name" é cidadaniaresponsável também define bem toda esta situação.

    Enfim, há pessoas que entendem que são donos da razão e quando alguém tem ideias contrárias toca a ofender, além de criticar.
    Eu também ofendo, mas é como troco, pois não gosto de levar desaforos para casa.

    ResponderEliminar
  42. Diz O "sr álvaro"sim com letra pequena igual á sua insignificancia.-


    "À Srª. Moon parece que de psicóloga que diz que é não tem nada. Quando muito diria que é psicótica. Ou então tirou o curso na horizontal. Ah! também perece que gosta muito de taras ... deve ser é tarada"

    Olhe e pode querer que sou,tarada, por defender crianças de aberrações como você!
    Sou psicótica por tirar de circulação obsessivos compulsivos como você,que sentem prazer com o sofrimento do alheio.
    Pessoas conmo o sr deviam ser banidas da sociedade e não me vou alongar mais,porque já o conheço de outros sites,e o desejo é sempre o mesmo.
    O meu curso foi tirado na vertical e com muito sacrificio por parte dos meus pais,mas já estive na vertical algumas vezes por caussa da desgraça que vejo,e por precisar de ajuda para compreender que este mundo têm monstros sim,o senhor é um deles!!!

    Por favor peço encarecidamente que os come ntários deste homenzinho sejam apagados,não merece estar aqui,nem sequer devia têr lugar neste mundo.

    ResponderEliminar
  43. Ai jesus,mas este cromo agora mudou-se para aqui!
    Nem acredito!Vade retro SATANÁS!!!!!!

    Este ÁLVARO É UMA PRAGA,DAQUELAS QUE SE TÊM QUE ELIMINAR PARA NÃO CONTAMINAR TUDO.

    A sério,tirem esta coisa desejosa de destaque daqui ,que até a familia o detesta.
    Eu conheço o personagem ,é coisa a eliminar sem dó nem piedade.

    ResponderEliminar
  44. Oh srª moon não se abespinhe ... que lhe faz mal. É como disse de psicóloga não tem nada, quando muito continua a ser psicòtica.

    E olhe não defende crianças, coisa nenhuma. Com os seus comentários não defende ninguém. E se é psicóloga com diz, os meus filhos (que felizmente nunca precisaram) nunca lhe cairiam nas mãos ... pois sabe-se lá do que é capaz.


    Mas, e com o defeito de me repetir, de psicóloga a srª. não tem nada, pois não passa de uma arruaceira.

    ResponderEliminar
  45. Rqueria rectificar a frase"O meu curso foi tirado na vertical e com muito sacrificio por parte dos meus pais,mas já estive na vertical algumas vezes por caussa da desgraça que vejo,e por precisar de ajuda para compreender que este mundo têm monstros sim,o senhor é um deles!!!


    Onde se lê"mas já estive na vertical algumas vezes por caussa da desgraça que vejo,e por precisar de ajuda"
    Queria dizer:- já estive na horinzontal algumas vezes por causa da desgraça que vejo,e por precisar de ajuda"

    obrigado.

    ResponderEliminar
  46. Ai Jesus .... mas que mal fiz eu a Deus para agora me darem até com uma flower.

    Mas que flower mais mal educada.

    ResponderEliminar
  47. Caros amigos,

    Já vi aqui comentários emocionantes e nunca nenhum recebeu tantos comentários de volta como o deste TRISTE... alvaro...

    Indiferencia e desprezo e o melhor que fazemos a este INÚTIL.

    Acho lamentável o comportamento da D. Olga... vir ca passar umas feriazinhas acho deprimente é realmente uma tristeza estas pessoas que não entendem a linguagem do amor e da paz... vão ser para sempre pessoas tristes, como o imbecil que anda por aqui...

    Temos que ser fortes, só se perdeu a batalha e não a guerra... esta criança merece o nosso empenho a nossa persistencia...

    Contem comigo para ajudar n o que for preciso.

    Vamos ter a Xaninha sempre na nossa oração para que a fé nunca se esgote pois Deus vai-nos ajudar.

    Um beijinho a todos

    ResponderEliminar
  48. Os meus comentários devem ser muito empolgantes, pois merecem resposta de toda a escumalha.
    Eu nunca pedi resposta de ninguém, só ma dão porque querem e, embora haja respostas educadas (de quem comunga ideias diferentes), há quem ache que ofendendo quer ter razão. É quando a perdem toda.

    Isto a propósito de a Srª. Paula ser tão inútil quanto eu, disso não tenho a menor dúvida.

    Mas alguém lhe pediu opiião a me respeito??

    ResponderEliminar
  49. Este álvaro que eu já conheço de outras paragens,é uma coisa que merece isso mesmo o desprezo,pois é isso que as coisas insignificantes merecem...ponto!
    Mas que é dificil é,resistir a responder a um agent provocateur!
    Isso mesmo é o que ele é,não sei se encomendado ou se por conta própria, uma vez que faz disto o seu dia a dia, escrevendo em jornais,blogues,e tudo quanto é sitio!
    Mas grave,copia post´s de outros e escreve como se fossem dele.
    Acho que para protecção da própria Alexandra,deviam eliminar os coment´s deste álvaro ,que pode ser um instrumento de discórdia entre as pessoas,é o dividir para reinar.
    Pessoa inútil!

    ResponderEliminar
  50. Às pessoas que AINDA estão se dando ao trabalho de responder:

    Ponderem que estão dando protagonismo a uma pessoa mal educada e que argumenta mal ainda por cima.

    Penso que este blogue merece um nível melhor, ou não?

    É ridículo essa troca de ofensas baixas.

    Por favor, não respondam.

    ResponderEliminar
  51. Carla, subscrevo!

    Não percamos as nossas energias!

    ResponderEliminar
  52. Hoje foi publicado no Diário de Notícias um pequeno artigo que informa que a familia Pinheiro foi convidada para um programa do Canal 1 da TV Russa para participarem num progama com a Natália.

    Esperemos que desta vez não haja problemas com os vistos. Junto ao artigo está uma fotografia da Xaninha ainda com o seu doce sorriso pouco depois de chegar à Russia quando acarinhava o filhote da cadelinha.

    Por favor não respondam a provocações.

    ResponderEliminar
  53. Boa noite a todos que estão pelo bem da Xaninha

    é tão importante não se perder a razão porque nascemos essa razão é o amor , educação, felecidade, e isso foi tudo roubado desta menina podem dizer que á mais crianças que estão a viver em piores condições nós sabemos á muitas tantas que nem nos passa pela nossa cabeça mas quem sabe se não podemos ajudar mais crianças claro que podemos mas agora temos de ajudar a Alexandra é a nossa prioridade temos de devolver a felecidade o amor a educação essa foi a preocupação da familia Pinheiro tudo lhe deram e de um dia para o outro a menina cai num mundo que não é o seu isso é muito importante não esqueçer esta familia não pediu para a lhe entregarem mas pediu para não a lhe tirarem porque sabia que a Alexandra iria sofrer como nós já vimos está provado que a menina mudou do dia para a noite é só ver o video e as fotos para ter certeza que o caminho não é bom

    por esta razão eu vou sempre apoiar a Familia Pinheiro e os Admt do blog e não vou esquecer a Alexandra


    Xaninha estou aqui e tudo farei para te ajudar

    Anjo da guarda
    minha companhia
    ilumina a vida da Xaninha
    de noite e de dia

    não te esqueças do Anjinho da guarda e ele olha por ti


    do Algarve Marianeves

    ResponderEliminar
  54. Eh pessoal ... larguem-me a labita.

    Essa flower, mas que flor tão mal educada. Não me conhece de lado nenhum e, seja como for, nunca me dirigi a si.

    Portanto quem lhe encomendou o sermão??

    Quanto à Carla Buarque o que diz de não me responderem devia começar por si. Quem lhe mandou meter o bedelho onde não era chamada??

    Eu nunca quiz nem quero protagonismo algum. Quem refere tal está muito enganado. Também nunca pedi que respondam aos meus comentários, e muito menos que sejam torpes e mal educados, como são.
    Querem falar de pessoas mal educadas??? Por favor vejam todos os comentários para trás e digam quem primeiro foi mal educado.

    Ai gente desta ... que se pode esperar dela?

    ResponderEliminar
  55. Isabel,

    Quando puder coloque o link para vermos essa notícia.

    :)

    ResponderEliminar
  56. Boa noite.

    Mas isto que vem assistido aquí, refiro-me ao desaforo por parte deste comentador de nome, Álvaro, significa que os moderadores deste Blog se demitiram, ou que se perdeu o sentido do decoro, ou quê ?

    Entretanto, e para quem quizer ter a maçada de ler, aqui fica o meu comentário colocado no Blog Milhazes, uma vez que agora os comentarios lá são metidos na gaveta e só se tornam visíveis bastante mais tarde:

    Para o Sr. do Blog da Cidadania Responsável: nome pomposo e pretensioso esse, hein? gostava que o Sr. me informasse o que considera cidadania responsável.

    Para quem faz ataques aos outros por "se julgarem os únicos donos da verdade", a utilização do termo "Cidadania responsável", um pleonasmo em sí mesmo, encerra já em sí, algo de "dono da verdade", pelo menos quanto ao modo ao como deve ser exercida a cidadania, não lhe parece?

    É o que resulta do facto de dividir esta, em, "responsável", e em, "irresponsável".

    Não tarda, e arrisca-se a engrossar as fileiras daqueles que já vão insinuando que, caso a esquerda em Portugal, obtenha 20% dos votos amanhã, se deverão anular e repetir as eleições, porque isso é um escândalo e fruto da "irresponsabilidade", entenda-se, cidadania irresponsável daqueles 20% dos portugueses, que utilizaram irresponsavelmente o respectivo direito de cidadania, ao votar do modo como votaram :)

    Também, as mais inflamadas felicitações que endereça ao Sr. Milhazes pela bela peça jornalística, e pela "opinião desapaixonada" deste jornalista, me parecem, algo deslocadas, não exprime, na peça, o Sr. Milhazes, uma posição clara (fruto ela, portanto, de uma opinião) sobre como o caso deve ser solucionado, ao dizer, e cito "É perfeitamente possível criar boas condições de vida para a menina na Rússia, ao mesmo tempo mantendo laços afectivos com o casal de adopção português".

    Portanto está alí tudo dito: a menina fica na Rússia.

    Aliás, creio que é essa a posição "isenta" de todos os jornalistas na Rússia, Milhazes, Eduardo Guedes e Cristina Mestre, Goreti, e bem assim como todos os demais que se escusam a ir ao Blog Pela Alexandra, e que vêm para aquí.

    Obrigado por terem lido.
    Vox

    Este foi o comentário que coloquei no Blog Milhazes e que, julgo, só amanhã, se tornará (ou não) visível.

    Boa noite e votem bem.

    ResponderEliminar
  57. Carla, o link é:

    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1373042

    ResponderEliminar
  58. Eu se fosse o Sr. Pinheiro pura e simplesmente não ia lá, já foi dito que esse programa russo é escabroso (do género do programa da TVI Fiel ou Infiel, com incitamentos a agressões verbais e por aí adiante) e o Sr. Pinheiro só tem a lucrar em manter uma postura digna, o futuro da Alexandra não se decide num programa televisivo, para mais um programa de carácter sensacionalista e de natureza e qualidade mais que duvidosa.
    Disse.

    ResponderEliminar
  59. Lina, obrigada!

    Vox, comentário 00:44 :)

    Também eu acho complicado ir a um programa assim, é preciso muito sangue frio e "jeito". O Sr. João é directo, franco e emocional. Receio que o enxovalhem. Tenho muito receio.

    ResponderEliminar
  60. Carla, O Sr. Pinheiro tudo o que tem a fazer neste momento é, manter uma atitude e uma postura digna. E ir para o Tribunal Europeu.

    ResponderEliminar
  61. GENTE, NÃO PRECISA DIZER MAIS NADA:
    VEJA O QUE PAULO VARELA DIRIGIU AOS PORTUGUESES: "José Milhazes, teve há dias a oportunidade que muitos gostariam, principalmente a família de acolhimento de Alexandra, que foi a de se encontrar com a menina e ver em que estado ela se encontra, assim como as condições em que de repente se viu obrigada a viver.

    Julgo, referindo-me ao autor do artigo que li, ter razão quando diz que já não discute a decisão do tribunal, penso que já está mais do que discutida e as entidades portuguesas nem se dão ao trabalho de falar do assunto. Mesmo não tendo nenhum poder neste caso perante a Rússia, poderiam sempre estabelecer um contacto informal no sentido de tentar ajudar na resolução deste caso, mas nem isso tenho visto! Um exemplo disso – os nossos políticos que obviamente estão mais preocupados com a campanha para as eleições europeias que se avizinham.

    Faz-me uma certa confusão um país soberano que se impõem como uma super-potencia mundial, paralelamente não está minimamente preocupada com este tipo de vivências no seu próprio país, dando como justificação as razões que acaba de referir no seu artigo… Sou da opinião que as autoridades russas deviam ter mais acção e menos showbiz. Tapar os olhos às pessoas mostrando apenas que estão preocupados e nada fazerem não resolve os problemas de ninguém.

    Quanto à sua sugestão penso que devem continuar os apelos (não confundir com pressões) por exemplo à Unicef, para que tente intervir no caso. Confesso que não sei como estão as relações entre esta Organização das Nações Unidas e a Federação Russa mas penso que não se perde nada em tentar esse caminho.

    Dizem por aí que Alexandra neste momento vive como muitas outras crianças deste mundo, é um exemplo da “cultura ignorante” de certas pessoas, seria o mesmo que dizer, Alexandra é apenas mais uma, e mais uma menos uma é igual. Mas esquecem-se que estamos a falar de uma criança que foi salva quem sabe da morte aos 17 meses e encontrou a felicidade graças à boa gente que ainda existe neste pobre Portugal. Boa gente de depois de ter feito tudo pela felicidade de uma filha que não era sua, ainda é acusada de tudo e mais alguma coisa, de mentiras horríveis e inqualificáveis que nem vale a pena lembrarFiquei com uma frase no ouvido – «A menina tem bom aspecto e ainda não entende o que se passa.» – e será que um dia irá entender? Será por isso que ela aparenta estar bem? Não vou dizer feliz pois pelas imagens que vi não senti felicidade nos seus olhos mas sim conformação. Mas no fundo a pequena ainda não sabe ao certo o que vai ser dela daqui em diante… Esperemos que o futuro seja risonho como foi até agora, e que as pessoas deixem de pensar que se trata apenas de mais um caso normal deste mundo pois não o é! Esta criança era feliz e foi privada da felicidade e futuro risonho que poderia ter apenas por caprichos da sua mãe, que insistiu em leva-la com ela, para junto da pobreza a que estava habituada a viver.

    Outra coisa que não compreendo, porque é que tantos cidadãos russos são bem recebidos em Portugal quando chegam à procura de uma vida melhor, e esta pequena cidadã inocente que dizem ser russa perante as leis, não pode ficar em Portugal, justamente para ter uma vida melhor? Sinceramente não compreendo…

    Bem haja pelo seu trabalho José Milhazes".



    ".
    para vocês um abraço. FORÇA, XANINHA!

    ResponderEliminar
  62. Vox, Carla Buarque e restantes pessoas de bem:

    Alguma ideia de uma boa frase para escrever no boletim de voto?

    Que envolva o nosso governo baixar sempre a cabeça aos países estrangeiros, quando são casos internacionais, mais os direitos das crianças?

    Obrigada desde já

    ResponderEliminar
  63. "legislem em prol do bem estar físico, emocional e educacional das crianças, não as abandonem entregando-as à miséria (física e espiritual) atentem e apliquem os Direitos Internacionais da Criança na sua plenitude...não lavem as mãos como Pilatos!"

    Que tal?

    ResponderEliminar
  64. Universalista a frase está muito boa, mas eu queria algo que englobasse o facto de os nossos sucessivos governos nunca mexerem uma palha para defender os portugueses quando se trata de casos estrangeiros.

    Já li que como a Rússia e Portugal têem boas relações, bastaria provavelmente os nossos diplomatas falarem com os de lá. No entanto, estão-se nas tintas!

    Todos os políticos simplesmente se esqueceram que foi deportada uma criança que nasceu e fala português.

    Portugal tem aquele péssimo hábito de subserviência em relação aos países estrangeiros. Nunca quer falar ou dizer nada que possa provavelmente incomodar. Abaixa sempre a cabeça.

    Ou, como no caso dos Mcann por ex, até obedece a ordens exteriores. Esta maneira de actuar revolta-me.

    Um dia pode ser um de nós a precisar que o Estado aja de forma diplomata junto de outro Estado. E quando assim é, já sabemos que eles ficam quietos. Não estão nem aí!

    Isto não é defender interesses e direitos dos cidadãos!

    Talvez tenha que dividir os temas e pôr duas frases no boletim.

    ResponderEliminar
  65. Errata:

    que nasceu em Portugal e que fala português, sendo esta a sua língua materna.

    ResponderEliminar
  66. Olá Sofia,

    Não vou votar nulo, vou votar. Quero poder depois, cobrar o compromisso que fizeram connosco.
    Mas também respeito o voto nulo como uma forma de protesto.

    Uma opinião, eu acho que não deveriam direccionar o protesto apenas a um nome, Alexandra, pois isto acaba por passar uma imagem de "sentimentalismo". Talvez algo como: Pela revisão da lei de protecção das crianças e jovens em risco, que não foi feita!!

    ResponderEliminar
  67. Isso é um mal antigo Sofia e não podemos esperar que mude porque quem nos governa é o que é não temos escolha!

    Pelo que tenho lido até Durão Barroso que podia ter aproveitado o cargo (que lhe caiu do céu (?)) e fazer algo que fugisse à conhecida subserviência não o faz , continua a mando dos que o puseram lá...

    ResponderEliminar
  68. Quero acrescentar que, para mim, os comentários tanto do Sr José Milhazes, como da Cristina Mestre são sempre de levar em conta mesmo que exprimam ideias diferentes da maioria que aqui se manifesta! São para mim duas pessoas que muito podem contribuir com ideias válidas aprecio muito os seus comentários não deixem nunca de os expressar por aqui e não só. Obrigada!

    ResponderEliminar
  69. Quando o estado não defende os interesses de quêm reside no país,veja-se o caso de Esmeralda
    que apesar de já têr ela própria manisfestado de viva voz aos juizes, que queria viver com os pais de afecto,nem assim a protegem.
    Neste momento Esmeralda vive com o pai biológico
    contra a sua vontade e a passar por grandes dificuldades psicológicas,afectivas e até carências ,dado que o sr Baltazar só trabalha quando lhe apetece.Segundo pessoas que estão dentro do problema,a menina vai para a escola num desmazelo tal que dá dó,deixando a própria professora indignada.Deixou de ser a menina sociável e faladora que era,para se tornar uma criança retraida,e fechada.A sua única alegria é quando está com os pais afectivos.Peço que também não esqueçam esta menina,porque ela também está a sofrer.Eu estou aqui disposta a lutar por toda e qualquer criança que sofra.

    ResponderEliminar
  70. Pessoal,

    Têm bom remédio para acabar com os disparates de algumas pessoas e não perderem tempo com elas: moderarem os comentários.

    E mainada!

    ResponderEliminar
  71. Olá Carla,

    É isso que eu pretendia.

    Obrigada Carla e Universalista.

    ResponderEliminar
  72. Hearc,

    Poderia "linkar" o artigo que fez referência?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  73. Sofia,

    Eu já votei e não votei em branco.

    O que conta são os votos expressos, e os nulos, os votos em branco, e as abstenções, não contam para nada.

    O facto de nos demitirmos e nos abstermos ou votarmos nulo ou em branco só vai ajudar aberrações do género: o partido que ganhar (pode ser que venha até a ganhar com a maioria absoluta dos votos expressos, porque como já sabemos os outros votos não contam) pode vir a ter uma maioria absoluta, que, representa apenas 9 ou 10 % da totalidade dos portugueses.
    Nota: como sabe, uma maioria absoluta equivale a mais de 50 % dos VOTOS EXPRESSOS. Sendo os votos expressos do partido ganhador uma ninharia se comparados com o total de eleitores que têm direito a votar e com o total da população portuguesa, (e já houve casos em que abstenção foi superior a 70 %) arriscámo-nos a ter um governo de "maioria absoluta" que governa em nome de, 9 ou 10 % dos portugueses.

    Isso já sucedeu no tempo do cavaquismo, que teve maiorias de 60 %, mas que representavam apenas 10 % ou coisa do género dos 10 milhões de nacionais, e o mesmo sucedeu com o doutor engenheiro Sócrates.

    Dito isto, eu votei num daqueles partidos que nunca estiveram no poder, e que, como tal, não têm qualquer responsabilidade pelo estado escabroso a que esta nação e este país chegaram.

    Espero que esse partido consiga eleger bastante deputados e que faça alguma coisa para mudar o país para melhor.

    VOTEM DO MELHOR MODO QUE ENTENDEREM.

    ResponderEliminar
  74. Vox na 2ª frase há um lapso, não há?

    Eu sei que tem razão em algumas coisas, até nem costumo votar assim, mas estou de facto farta que todos os partidos se estejam nas tintas para o que acontece com as crianças e com os cidadãos deste país.

    Costumava votar Bloco, mas desde aquela intervenção do Daniel Oliveira no programa Eixo do Mal, que perdi a vontade.

    O meu voto desta vez vai ser de protesto mesmo.

    Outra coisa, mandei-lhe um email.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  75. Sofia, não entendí a sua dúvida. A que parte do meu comentário se referia?
    Se possível, coloque a transcrição do bloco do texto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  76. Tenho a impressão de que só os votos em branco é que reforçam a maioria dos votos na contagem final. Os nulos representam exactamente a não concordância com qualquer decisão da maioria.

    Estarei equivocada?

    ResponderEliminar
  77. Não Carla, os votos brancos e nulos (e as abstenções) não exprimem forçosamente "discordância" ou protesto. É essa a leitura que eles (os políticos) vêm fazendo.

    Se eles levassem isso em conta, aliás, se eles levassem em conta, apenas as abstenções, já por aí bastava para logicamente concluiriram que o sistema tem que ser mudado em Portugal, porque os portugueses já não querem esta porcaria.

    Uma vez contados os votos, quem tiver mais votos, ganha. Pode suceder o absurdo de os votos expressos (válidos) serem poucos e um qualquer partido, governar com uma maioria absoluta que representa no fundo ... apenas 9 ou 10 % do total dos portugueses :)

    Sofia Fevereiro acabei de responder ao seu e-mail. Vou tentar descansar o resto do dia.

    ResponderEliminar
  78. Carla
    A expressão voto nulo é usada para designar quando numa eleição, o eleitor comparece ao local da votação, mas decide não votar em nenhum dos candidatos participantes do pleito. Confunde-se com o voto em branco, tendo os mesmos efeitos práticos deste (excepto nas eleições presidenciais em Portugal).Wikipédia

    ResponderEliminar
  79. Boa tarde.
    Em relação à noticia do convite do Canal Russo à Família Pinheiro....Eu compreendo que o casal esteja com imensas saudades da sua filha de coração e desejam a ir puder ver o mais rápido possível. Mas também sou da opinião que não deveria de ser desta forma, nem com este propósito de ir a um canal de TV. Os russos não merecem que eles viajem até lá para serem « mal tratados»,confrontados com acusações menos desejadas. E também não sei até que ponto a Natália irá aceitar ir de novo à TV, onde da última vez foi retratada como alcoólica. Mas apoio sempre o Casal PInheiro e desejo tudo de bom para eles. E se estiverem com a Alexandra aproveitem para lhe dar muito carinho e muito AMOR, que lhe passem segurança, e nós cá estamos a lutar por ela e rezar por ela.
    Aproveitem ao máximo os minutos com a menina para voltarem a ganhar de novo energia e coragem de seguirem em frente.....Não há dúvidas nenhumas que nutrem um grande AMOR pela Alexandra...um bem haja para todos.

    ResponderEliminar
  80. It is very bad television program. It is a telecast for idiots who love gossips and various silly shows. You should be ready to it if decide to go there

    ResponderEliminar
  81. Para quem eventualmente não compreenda inglês, vou traduzir o que Maria escreveu acima;

    É um programa de televisão muito mau. é uma telenovela para idiotas que gostam de boatos e má-lingua, e apreciadores de programas tontos do género. Devem preparar-se para isso, se decidirem lá ir.

    Hello Maria,

    You are Welcome.
    Are you living in Russia or elsewhere?
    I wrote something in the same line of thought, in my opinion they should not go to that TV clownish telecast.

    Kind regards.

    ResponderEliminar
  82. vox disse...
    Hello Maria,

    You are Welcome.
    Are you living in Russia or elsewhere?
    I wrote something in the same line of thought, in my opinion they should not go to that TV clownish telecast.
    ______

    Hello,
    Yes I am leaving in Russia and I would like to tell you about this TV Show. Pineiro family and all supporters shouldn’t relay on it too much, because this is not a serious show. It is targeting the audience such as housewives, who are interested in gossips and so on… Moreover the host of that show could provoke the family to aggressive behavior or make people look funny. I think the only reason of the invitation is that the government is afraid that Portuguese side will apply to ECtHR and trying to buttering people by sending this invitation, and additionally trying to postpone the time until it will be too late to apply to ECtHR. On my opinion it is necessary to apply to ECtHR ASAP . Participation in the show doesn’t hurt but could be waste time. Unfortunately, they might not even be allowed to see the girl.

    Sincerely yours, Maria

    PS.
    http://ombudsman.gov.ru/doc/vistup12/s06_07_09.shtml

    ResponderEliminar
  83. Hello Maria,

    Thanks for yours.

    I took a look over the link that you provided, unfortunately it is in Russian.
    However, I ran a translation using the translator and it seems to me that the Ombudsman in Russia (Russian Commissar for the Human Rights), concluded that everything was fine with present conditions in which Alexandra is living, am I correct about the translation?

    A source told me that this Russian Ombudsman is not that much trustworthy (could it have had any role by infiltrating and in delivering dissidents to the authorities during the days before the communist regime collapse? In addition I was told that, Lukin, himself, could have had a hand in this whole process of transferring Alexandra to Russia).

    I share your fear about the possibility of João Pinheiro letting the time elapse and be deprived of the possibility of presenting the claim over Strasbourg court, myself, I have alerted over and over about that, plus have sent privately to the Administrators of this Blog, the links that contain the address, phones, etc. of the Strasbourg Court and how to make the complaint, and have done that publicly, here, also.
    More than this I can not do, it is up to João Pinheiro to fill-in the complaint, and time is running short.

    Best regards.

    ResponderEliminar
  84. You are right Lukin confirmed the Alexandra’s leaving conditions and family are good.

    He is not a trustworthy person and I’ve heard he was participating in her deportation.

    It will be a big tragedy if Pinheiro will not set a claim in the Strasbourg Court, the girl will die if not physically then spiritually.

    Maria.

    ResponderEliminar
  85. Oh meu Deus!

    Eu espero que vocês não tenham razão, a sério. Eu quero acreditar que os admnistradores já preencheram a queixa. Quero acreditar que não vão deixar passar o prazo.

    Vox, eles têem que enviar já a queixa para ela ser aceite, mesmo antes dos 6 meses, não é?

    Vox por favor escreva o que sabe. Estou a ficar muito preocupada com isto.

    Maria,

    thanks for your advice and your help. I agree with you, that they must apply to TEDH as soon as possible.

    I´m worry that they let the time expiring too.

    ResponderEliminar
  86. Sofia_fevereiro,


    Terá de ser a família Pinheiro e não os administradores do blog, nem mais ninguém, a proceder com o recurso para o TEDH. Fica aqui o esclarecimento.

    ResponderEliminar
  87. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Xaninha

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  88. Espero que os administradores deste blog, entrem em contacto com os administradores do blog russo. Penso que neste momento, o melhor é fazer o melhor pela Alexandra na Russia. Tentar fazer com que ela volte aa Portugal é impossivel. A Russia nunca iria permitir.
    Portanto, penso que a mediação entre o 2 blogs de apoio à xana, que tem como objectivo o melhor para a xana.
    Vamos ajudar a alexandra na Russia. Vamos fazer com que ela tenha sempre em mente, que a população portuguesa, esta com ela, vamos tentar que ela tenha os estudos na Russia, alimentação e roupa, e nunca vamos perder o contacto com ela.
    O meu maior receio é deixar de ter contacto com esta criança. Sabe-se la o que pode acontecer.
    Se estivermos sempre a acompanha-la, e haver sempre pessoas com interesse, esta criança, apesar das atrocidades psicologicas que sofre estará protegida de males maiores, e as autoridades Russas estarao sempre atentas.
    A Alexandra aos 18 anos podera voltar para Portugal, até lá temos que a ajudar na Russia.
    Não entrem com processo no Tribunal Europeu, assim a familia biologica vai pensar que pretendem mesmo retirar a alexandra, e isso vai ser mau,pois pode acabar com os contactos com a alexandra.
    Por favor fiquem sempre em contacto com ela.

    ResponderEliminar
  89. Bom dia resistentes,
    Dado o patamar psicológico da família biológica, os contactos podem cessar por qualquer "birra" que os Zarubin decidam fazer. Não estão preocupados com o equilíbrio emocial de Alexandra nem com o seu futuro, apenas com o "título de posse"...
    Se essa birra acontecer e nenhuma outra alternativa tivermos tomado, como nos sentiremos? Eu não ficarei de consciência tranquila.
    Penso que o Vox pode ser uma ajuda muito preciosa à família Pinheiro, independentemente de outros contributos, claro.
    Um bom dia e bom trabalho.
    Cmpts,
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  90. a Alexandra nunca sairá da Rússia nem nunca voltará para os pais de acolhimento.
    vocês vivem numa utopia.
    relembremos a Esmeralda que não voltou para os pais adoptivos, e eram adoptivos, e ela estava em Portugal!
    e há-de agora a Alexandra voltar ?? que está na Rússia! os pais nem eram de adopção mas sim de acolhimento apenas. recorrendo ao TEDH? não têm noção com o tipo de coisas com que vão lidar!
    vos garanto: pela justiça não vai dar em nada. já encontraram advogado? duvido que alguém seja louco o suficiente para se oferecer... é quase dar o caso como perdido. a conseguir um vão pagar e pagar muito bem!
    não façam disparates e se querem ajudar ajudem-na lá e façam bom uso ao dinheiro!

    ResponderEliminar
  91. Relembro que PCBIA foi aquela pessoa que escreveu:

    " Sofia tens algumas razões. "

    E agora escreve:

    " Se estivermos sempre a acompanha-la, e haver sempre pessoas com interesse..."

    Palavras para quê!

    ResponderEliminar
  92. "a Esmeralda que não voltou para os pais adoptivos, e eram adoptivos, e ela estava em Portugal" - UMA DAS COISAS QUE DISSE A "M" no seu comentário acima.

    Mas é mentira, rotunda mentira. Nunca a Esmerelda teve pais adoptivos, nem sequer nunca foi adoptável.
    Por lavrarem em erros como este é que se vêm comentários para todos os gostos, mas geralmente totalmente descabidos.
    Informem-se se não sabem e... não digam asneiras.

    Mal vai este país se entrarmos por caminhos tão enviezados para conseguir objectivos fora de qualquer controle legal.
    Querem defender as chamadas adopções de rua?


    Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009 13H57m WEST

    ResponderEliminar
  93. Boa tarde amigos da Xaninha

    Há muitos comentários sobre o Tribunal Europeu. Eu penso que o que eles podem decidir é se houve ou não abusos relativamente à protecção dos interesses da criança e decidir que será paga uma indemnização pelos danos sofridos, dinheiro que muita falta faria para acompanhar a educação da menina.

    A qualquer momento a família biológica pode perder a menina para qualquer orfanato do governo. Se bem entendi há no Blog russo um declaração que descreve que as condições em que vive a Xaninha são boas, etc.

    Xaninha, que a Nossa Senhora esteja contigo!

    ResponderEliminar
  94. Se continuam a achar que devia haver interveção do Governo Português neste caso, (pois, para além do TEDH, só resta a via diplomática), insisto para que não se esqueçam do apoio muito útil da Rita Ferro Rodrigues.

    ResponderEliminar
  95. ACHO QUE MUITAS PESSOAS SÃO CONTRA ÃO TEDH E EM FAVOR DE AJUDAR A MENINA NA RUSSIA E AGORA PERGUNTO EU PORQUÉ? QUAL É O INTERRESSO DELES? O FACTO DE CRER RECORRER A TEDH ESTA A PREOCUPAR MUITA GENTE, CA PARA MIN PENSO QUE O DEVEM FAZER ENQUANTO É TEMPO DEPOIS É QUE JÁ A NADA A FAZER.A FAMILIA zABURINA E OUTROS SÃO PESSOAS DE MÁ FÉ NÃO A QUE TER CONFIANÇA.

    ResponderEliminar
  96. Para os Sr.(s) Álvaro (s),

    Lembro o que foi dito pelo Juiz Gouveia de Barros (Publico, 29-05-2009) http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1383724

    "Juiz admite que maus tratos a Alexandra não foram equacionados"

    …O Tribunal de Barcelos dera como provado que, ao ser entregue a Florinda e a João Pinheiro, a miúda "apresentava sinais de desnutrição e de evidente negligência de cuidados ao nível da alimentação, higiene e saúde". E que, antes de as visitas serem supervisionadas, "relatava episódios de agressividade física e verbal".

    "A criança já se queixava de algumas agressões físicas da mãe", admitiu ontem Gouveia Barros, mas tal não lhe pareceu motivo suficiente. A decisão da Relação assentou em dois factores: o relatório da Psiquiatria do Hospital de São Marcos (Braga) não dava Natália como alcoólica crónica; e as autoridades russas afiançaram que a família teria condições de dar uma vida normal à menina.

    Não tendo sido "equacionada, de forma relevante, a questão dos maus tratos", "o que justificaria que o tribunal dissesse que a menina corria perigo por ir para Rússia?", perguntou aos jornalistas. Não acha que o acórdão valoriza apenas o "laço biológico". Acha que "não havia outro".

    O Tribunal de Barcelos considerou que a criança mantinha "um relacionamento afectivo forte com o casal" Florinda e João Pinheiro, que a acolhera aos 17 meses. Mas a Relação deduziu que "a maternidade serôdia que através da confiança [a pessoa idónea] Florinda quis concretizar" era "apenas um desígnio pessoal". "Cometemos alguns excessos de linguagem", concede o juiz. Gouveia Barros compreendeu que Florinda queria ser mãe de uma menina por ter dois rapazes.

    E a sua "animosidade por Florinda vem daí": "Penitencio-me por isso. Até porque a vi a falar na televisão e apercebi-me que não é a mesma pessoa que julgava. As declarações dela, da altura, foram mal vertidas para o papel".

    Resumindo:

    Em Portugal não foi possível “provar” que a Natália é alcoólica, no entanto na Rússia, e poucos dias depois, a próprias autoridades assumem a sua dependência do álcool!!!! Além do mais, representantes diplomáticos garantem perante um órgão de soberania Português, que a família tem boas condições, resumindo, mentem em tribunal, mas com certeza isto serão alguns pequenos detalhes…

    Começo a ficar cansado de tanta insensatez……..

    ResponderEliminar
  97. Boa tarde,

    Só agora acedi à Net e a este Blog.

    Sofia e demais membros, quanto à questão da apresentação da queixa no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, só o Sr. Pinheiro ou alguém por ele legalmente autorizado para o efeito, o pode fazer, mais ninguém. Nenhum particular (em princípio) pode apresentar queixas no TE em relação a questões em que não esteja directamente envolvido.

    Eu já estou farto de alertar para a urgência e a necessidade imperiosa de apresentar essa queixa, e desde o princípio que a venho defendendo aqui, por não ver mais nenhuma outra saída viável para o caso.

    Que posso eu mais fazer, ou dizer, Sofia, tudo o que eu sei, já informei aqui. E mais não posso fazer, como é óbvio.

    Se o sr. Pinheiro, ao invés de tentar lutar para obter justiça no local próprio, que é o TEDH, e que a meu ver, é a única esperança que lhe resta, prefere andar a lamentar-se pelos jornais e pela TV, na vã expectativa de que as autoridades nacionais irão anular a sentença e desencadear acções no sentido de exigir às autoridades Russas a devolução da miúda, coisa que não vai suceder, então nada posso fazer.

    Eu não conheço pessoalmente o Sr. Pinheiro, e mesmo que o conhecesse, isso não seria garantia de que o pudesse influenciar no sentido de ir para o Tribunal Europeu.

    A minha esperança era e é a de que os que estão à frente deste Blog, por serem serem pessoas que conhecem pessoalmente João Pinheiro, e por serem em número razoável - e como se sabe, o número faz a força, - o aconselhassem e influenciassem no sentido de avançar para o TE, como derradeira tentativa de salvação.

    Maria, numa mensagem acima, confirmou o facto de o Provedor de Justiça Russo (Vladimir Lukin) não ser uma pessoa de confiança, e existirem até suspeitas de que ele tem dedo na deportação da Alexandra. No link que ela forneceu, da Provedoria de Justiça Russa, diz, em russo, entre outras coisas abonatórias, que as condições em que a criança vive na Rússia, são boas.

    Mais tenho a dizer, que, perante o facto de este Blog correr o risco de se estar já a transformar-se, na prática, em local em que se exprimem e avolumam opiniões que vão mais no sentido da defesa dos interesses da Natália e da família Zarubin, eu não voltarei mais aqui. Pelo menos, não tenciono voltar enquanto essa pessoa de nome Álvaro, continuar a dispôr de tempo de antena por cá.

    Cordiais cumprimentos para todos.

    ResponderEliminar
  98. Boa tarde,

    Só agora consegui entrar com mais calma.
    Em primeiro lugar, Universalista e Vox: Sim, eu estava errada em relação à contagem dos votos em branco, obrigada pelo alerta. Mas isto agora já não interessa... Estou, novamente, de cabelo em pé com as últimas notícias que a Maria colocou-nos sobre o provedor de justiça ter abonado as boas condições de vida da Alexandra. Fico pensando a quantidade de pessoas que vivem como essa família lá na Rússia e que o melhor mesmo será todos fingirem que as condições são normais. Normais para quem é que resta saber.

    Vox, entendo o seu descontentamento, é claro que sim. Mas este blogue tem esta particularidade, soltam notícias e depois retraem por completo. Bem, se for necessário haver discrição, eu compreendo.

    Em relação aos Trolls que andam por aqui, como este Álvaro por exemplo... Sinceramente? A mim não fede nem cheira. Conhece o provérbio que diz, não se atira pérolas aos porcos??? É por aí.

    Eu espero muito que a família e/ou o movimento esteja se mobilizando efectivamente para o TSDH.

    Eu acredito que sim!

    Abços

    ResponderEliminar
  99. A partida, a lei de protecção de crianças e jovens em risco, preconiza agir de maneira a salvaguardar os supremos interesses da criança. Sendo assim, não me parece que tenha faltado talento para contornar a lei, faltou foi inteligência emocional para aplica-la da forma justa. Ou seja, sensibilidade.

    ResponderEliminar
  100. O segredo é a alma do negócio e embora nos custe muito não saber o que se está a passar temos que entender que quase todos acordámos ser o melhor caminho a seguir!

    Já disseram que iam recorrer ao TEDH o melhor é aguardarmos todos com a serenidade possível!

    Quanto ao juíz não há muito mais a acrescentar e quanto à família Zarubina também não, resta-nos aguardar e torcer para que a administração do blog e a família Pinheiro estejam a concretizar o que disseram no post anterior.

    ResponderEliminar
  101. PARA INICIAR, QUE TODOS ESTEJAM COM O ESPÍRITO CHEIO DE AMOR. NÃO ESTAMOS AQUI PARA AGREDIR NINGUÉM, NEM CULPAR NIINGUÉM, NEM TAMPOUCO DESACREDITAR. AQUI, ESTAMOS TODOS LUTANDO PELA XANINHA COMO SE ESTIVESSEM ARRANCADO DE NÓS. O CASAL DE BARCELOS FEZ A SUA PARTE: SALVOU UMA CRIANÇA, DANDO-LHE AMOR, CARINHO E UM LAR. ESTA CRIANÇA ERA PORTUGUESA, REGISTRADA EM SOLO PORTUGUÊS, BATIZADA SOBRE OS PRINCÍPIOS CATÓLICOS, AMADA POR JOÃO E FLORINDA. DEVEMOS TER RESPEITO AOS SENTIMENTOS E À LUTA DESSE CASAL. É DIFÍCIL CRIAR UM FILHO, MAIS DIFÍCIL CRIAR FILHO DOS OUTROS. VC FARIA O QUE ELES FIZERAM? ET, POR QUE CRITICAR? QUERER LEVANTAR TODOS PROBLEMAS DO MUNDO EM CIMA DE TÃO NOBRE MISSÃO. ESTOU AQUI PARA AJUDAR, ESTOU AQUI PARA APOIAR, ESTOU AQUI PORQUE ACREDITO NA MISSÃO DELES E SE NÃO APOIASSE NÃO DEIXARIA NEM UMA LETRA, NÃO TOMARIA PARTIDO, NÃO OS PREJUDICARIAM. A VOCÊS TODO MEU RESPEITO E CONSIDERAÇÃO! VOCÊS ESTÃO FAZENDO A DIFERENÇA. A PARTIR DESSE MOVIMENTO MUITAS ALEXANDRAS SERÃO MAIS FELIZES COM CERTEZA, AÍ EM PORTUGAL, NA RÚSSIA, NA ÁFRICA, NA ÁSIA E NAS AMÉRICAS!

    ResponderEliminar
  102. Boa noite.
    Eu gostava que me tirassem uma dúvida se possivel. Em cima onde diz contactos com a Xaninha....são contactos entre e Família Pinheiro e a Xaninha....ou entre os administradores do blog e a Xaninha. Obrigada a quem puder me responder.

    ResponderEliminar
  103. Carla,

    tem razão quanto a esse ponto, o problema é o seguinte: detectada (oportunamente), isto é, em devido tempo, aí por volta de 2003/2004, a situação de criança em risco (que era a situação em que se encontrava então a criança) o que inevitavelmente se seguiria, seria a ordem de saída do país para o casal (pais biológicos da Xaninha) e para a respectiva filha, porque todos eles estavam ilegais.

    Quanto ao meu post anterior, vou retirar.

    Não sou jurista e pode bem suceder que existisse legislação (o ex-bastonário, disse então na SIC, que não se tratava de uma questão de falta de lei, porque lei existe). Mais tarde foi citado numa revista como tendo dito que agora não adianta nada, porque a Rússia não assinou a lei sobre adopção internacional - pergunto eu, e que tem tal lei a ver com isto? - que Rússia não vai colaborar, enfim dando a entender que agora não há lei e etc.-e-tal, afinal, talvez quando ele disse que existia lei, ela não existisse, e quando afirmou depois que agora ela não existe, afinal ela exista).
    Quem sem eu para contestar o ex-bastonário?

    Portanto, deixo essa coisa ao critério dos juristas.

    E vou re-publicar o meu comentário, na parte apenas que diz respeito ao apelo dirigido ao Snr. Macedo.

    ResponderEliminar
  104. Sr. Miguel Macedo,

    Creio que não adianta agora perder muito tempo aqui com as entorses do processo, (explicações a Álvaro) isso serão coisas que têm que ser exploradas pelos advogados.

    Trata-se claramente de um defunto (o processo) feito à medida do caixão (a sentença).

    Se puder, aconselhe o Sr. Pinheiro a avançar o mais rapidamente possível para Estrasburgo.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  105. Александра,
    не забыть о вас

    Alexandra,
    não nos esquecemos de ti

    Alexandra,
    not to forget about yo

    ResponderEliminar
  106. Querida Xaninha

    Um beijo para ti do tamanho do mundo.

    Por ti estarei sempre aqui. Até voltares a ser feliz!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  107. Tem razão, Sr. António, quanto a essa afirmação de "pérolas a porcos".

    Ao fim e ao cabo, parece que quem terá razão serão aqueles que defendem a expulsão imediata de todos aqueles emigrantes que estão em situação ilegal ( Paulo Portas e aquele sujeito do PNR ).

    Sucede que quando isso é feito, ai-que-del-Rei que estamos a ser desumanos, xenófobos, e violentos e por aí adiante, quando isso não é feito, e quando somos tolerantes e humanos, depois, mais tarde, os problemas deles rebentam-nos nas mãos, damos ajuda, e depois ainda por cima, só recebemos ingratidão.

    É-se preso por ter cão e por não ter cão.

    Depois disto a tudo a que assistimos, eu interrogo-me, se daqui em diante, as pessoas não irão pensar duas vezes, antes de ajudar em casos semelhantes, e quantas pessoas e crianças não irão ficar em dificuldades e sem qualquer ajuda, pois que, pelos vistos, ajudar, só traz problemas mais tarde.

    Ficámos pois, à espera da próxima desgraça.

    Ainda recentemente, li na NET, um artigo de opinião, publicado por um Juiz, em que ele rejeita e ataca uma proposta feita pelo IAC -Instituo de Apoio á criança - em que esta Instituição propõe que se mude a lei no sentido de considerar que crianças que estejam em situação de perigo semelhantes àquela em que estava a Alexandra, sejam consideradas como CRINAÇAS EM SITUAÇÃO DE PERIGO, para que isso seja levado em conta para efeitos de facilitação de adopção, pelos pais que se prontificaram a retirá-las da situação de perigo, e nas quais estão acolhidas.

    Dizia o juiz nesse artigo: não concordo porque não se pode sequer em bom rigor dizer que estas crianças estejam em perigo, até porque estão acolhidas em famílias (nas tais do coração) e como tal já não estão em perigo. Não vejo necessidade nenhuma de mudar a lei, tal como ela está, ela está bem (a lei) e não convém estar constantemente a mudar a lei.

    Perante isto, o que se há-de pensar ?

    ResponderEliminar
  108. Concordo com este juiz.

    O problema não é a lei.


    Precisamos é mudar os juízes.

    ResponderEliminar
  109. Mónica,

    Gostaria de ajudar, mas não sei ao certo. O Miguel é que poderia esclarecer isto.


    Abços

    ResponderEliminar
  110. Carla, você não entendeu nada, o juiz que fez o comentário, não concorda que se mude a lei no sentido proposto pelo IAC, porque esse juiz é contra a entrega de crianças para adopção, a famílias, digamos assim de acolhimento irregular, (que ele e outros juízes, por desprezo, tratam por "famílias do coração").

    ResponderEliminar
  111. Daí dizer que não estando em perigo, não carecem de protecção. É isso o entendimento deste juiz.

    Por exemplo, dessa arte, não se pode alegar, perante o tribunal, que a criança está (ou estava) em situação de perigo. E veja que o conceito de perigo eminente, é um conceito até, dinâmico, no tempo.

    A lei, tal como está, só admite um perigo eminente.
    E não dá qualquer atenção ao perigo anterior, aquele que esteve na origem da medida de retirada da criança à mãe.

    O juiz, na sentença de guimaraes, concluiu que a medida que protecção em face da situação de perigo eminente, que o advogado do sr. João interpôs, nem sequer se justificava, porque, a criança (a Alexandra) no entender dele, não estava em perigo eminente (aliás, segundo ele, não estava, nem nunca tinha estado em perigo eminente junto da mãe biológica).

    Esta proposta do IAC, de considerar essas crianças que são negligenciadas e sofrem maus tratos e que por isso passam para a alçada de cuidadores em situação irregular ou de acolhimento extra-legal (como sucedeu com a Alexandra) visava que o enquadramento legal delas fosse o de CRIANÇAS EM PERIGO, isto não no sentido de dizer que estavam em perigo nas famílias de "acolhimento" mas antes, de que o facto de serem Crianças em perigo, é que tinha justificado a sua colocação nessas famílias.
    E essa medida proposta pelo IAC facilitaria a adopção pelos pais de acolhimento extra-legal ou em situação de acolhimento não prevista na lei, i.e. os que já tinham a criança a seu cuidado, caso da família Pinheiro.

    Isto visava facilitar a adopção nesses casos, sem ter que estar a percorrer o penoso circuito burocrático e obrigatório, retirada pelas autoridades competentes aos pais biológicos - > entrega a uma Instituição tipo Asilo - > colocação para Adopção - > apresentação de candidatura para adopção - > colocação da criança no casal candidato à adopção, por período experimental - > formalização de apresentação de aceitação da criança - > sim das autoridades competentes - > concretização da adopção plena.

    A lei tal como está ou prevê que as crianças estão com os pais biológicos, ou são retiradas aos pais e estão em asilos.

    Nos asilos, podem ser colocadas para adopção. Sendo adoptadas (adopção plena) passam a ser iguais aos filhos biológicos dos novos parentes e a gozar dos mesmos direitos.

    Para além disso, existe uma "medida de acolhimento" mas isso é medida de curta duração, e tem até um regime especial com direito a subsidio do Estado.

    Tudo o resto (caso da Xaninha e penso que da Esmeralda tb, caso este que não conheço bem) são situações irregulares, perante a lei.

    Este juiz quer que fique tudo como dantes.

    Entendeu agora?

    ResponderEliminar
  112. Você é mesmo didáctico para explicar as coisas.

    Muito agradecida.

    ResponderEliminar
  113. É com crescente apreensão que vejo,(E contra a opinião claramente expressa por médicos e psíquiatras)que os Tribunais em Portugal insistem em retirar a pais adoptivos crianças adoptadas há anos, decidindo em favor de devolve-las aos pais biològicos.

    Esmeralda-Alexandra,dois casos em pouco tempo.


    Frequentemente estas crianças -- ao nascer ou pouco tempo depois -- são entregues pelos pais biológicos a casais com maior abastanca económicas e com abundância de amor e que desejam cuidar de bébés que aqueles que os trazem ao mundo não se sentem com meios, vontade ou amor suficiente para fazerem o sacrífico que e o criar esses seres e serem pais a sério !



    Mais tarde -- nestes dois casos em questão, anos depois -- jà com as crianças totalmente ligadas e adaptadas às novas famílias que são na verdade os seus verdadeiros pais, o pai ou a mãe biològica por remorsos ou por oportunismo – às vezes è apenas chantagem para receber dinheiro --- mudam de ideias e egoisticamente querem rehave-las e os casos acabam em tribunal.



    Nestes dois casos, e não sei quantos mais não haverà por esse Portugal fora, os juizes não dão ouvidos a ninguèm e despacham que os pais adoptivos tem mesmo de entregar as crianças aos seus progenitores.



    Isto depois de anos de integraçào e sem ter em conta as opiniões dos especialistas no assunto.

    Quer parecer-me que isso revela uma insensibilidade enorme da parte dos Tribunais que na verdade não parecem ter o interesse e bem estar das crianças em primeiro lugar e acima de todas as outras considerações legais.



    As leis são feitas para serem cumpridas mas os juizes não tem forcosamente de ser insensiveis nos julgamentos de casos como estes. Aos juizes e aos pais biològicos cujo “amor” finalmente apareceu ao fim de mais de 7 anos, seria bom recordar-lhes o que è verdadeiro amor.


    Renato Nunes-In daily carolina

    Carolina do sul.

    ResponderEliminar
  114. Mais um dia
    por ti, Xaninha !
    Não te esquecemos nunca !

    Que Deus ilumine e facilite todos os caminhos que possam levar à tua felicidade !

    Coragem, muita coragem Família Pinheiro, nas decisões que tenham de tomar, que Deus os oriente !

    Um bom dia a todos os Amigos de Xaninha !

    do Algarve

    ResponderEliminar
  115. Bom dia

    Não tenho comentado por estar doente, mas estive a ler tudo o que por aqui foi dito.

    Não tenho conhecimentos suficientes para opinar o que fazer.
    Já cheguei a pensar que o TE era mau pq podiam cortar os contactos com a menina. Agora penso que se calhar será o melhor, pq não vejo modo de chegarmos aos interesses dela só pela via "falada" uma vez que aquela família não desarma.
    Mas neste caso, também acho que há que ter cuidado com o decorrer dos prazos.
    Se for preciso escrever a alguém ou a qq organismo digam.
    Estou, ou melhor, acho que estamos todos aqui para ajudar o mais possível no que pudermos.
    Já me esquecia: TAMBÉM ACHO QUE A FAMILIA PINHEIRO NÃO DEVIA IR AO PROGRAMA RUSSO. AINDA VÃO SAIR DE LÁ PIOR DO QUE ANTES.
    QUE PROGRAMA HORRÍVEL.
    Muita força a todos e em especial ao Casal Pinheiro. Que consigam, dum modo ou doutro, concretizar o que mais querem - o bem estar da Xaninha.
    Um beijinho para ti Xaninha.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  116. Boa tarde amigos da Xaninha

    Penso que existe muitos motivos para que a lei seja mudada no que diz respeito à familia bio considerar que a criança é sua propriedade.
    Como é possível que uma família que abandona uma criança, que não lhe dá o sustento, que a deixa em perigo de vida, que não lhe dá carinho, tem poderes divinos e únicos, que lhe basta "um estalar de dedos", e já está, retiram a criança a quem a salva da miséria, lhe dá todo o amor de que necessita e lhe assegura um futuro e desenvolvimento harmonioso?
    É de berrar aos céus!

    E tudo pela interpretação da lei, que pode ser feita de uma maneira ou de outra! Aí se joga o destino de uma criança!
    Já nem se fala do sofrimento da família que a acolheu, que esses ficam totalmente esquecidos, quando não passam a ser considerados como criminosos!

    Pensei (mas talvez os admin. do blog já teriam pensado) que a Xaninha ficaria feliz se recebesse fotos da estadia da avó Olga em Portugal, seriam talvez "boas memórias" para ela e imagens que poderia partilhar com a avó.

    Muita força e muita amizade para os admin. do Blog e fam. Pinheiro.

    ResponderEliminar
  117. Hello Guys,

    Do you know who was that Lady who escorted Alexandra’s grandma?

    ResponderEliminar
  118. http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1364634&seccao=Norte

    neste artigo fala de uma jornalista russa

    ResponderEliminar
  119. Sr. Miguel Macedo e demais administradores do BLOG.

    Fica aqui a minha sugestão e o meu DESESPERADO APELO para o seguinte:

    Considerando que:

    - Este Blog, como meio de pressão junto das autoridades portuguesas, não tem qualquer eficácia.

    - As chamadas negociações, fracassaram, e com toda a honestidade, nem outro resultado, seria, aliás, de esperar, haja em vista que as autoridades russas, controlam e mantêm refém, toda a família Zarubim.

    - A luta entre o casal Pinheiro e a família Zarubin, é uma luta desigual porquanto a família de Alexandra tem por detrás de sí todo o peso e apoio das autoridades russas (e bem assim de outros meios, nomeadamente de informação, melhor dizendo, de desinformação tais como alguns jornais e televisões) por aquelas controlados.

    - Que o Estado português nada fará para apoiar ou ajudar João Pinheiro, e que, as autoridades russas tudo farão para evitar perder a face (haja em vistas as falsas declarações cozinhadas pelos vários serviços das autoridades internas russas, depois encaminhados para o processo, pelo embaixador em Lisboa).

    - Que toda uma campanha orquestrada de desinformação/manipulação começou já a ser posta em marcha, na Rússia, e que, alguns dos agentes que fazem parte dessa campanha (sejam nacionais, sejam russos, e de entre estes existem alguns que redigem em português muito bem) começaram já a vir aqui tentar confundir, manipular e tentar sacar informação (verbo gratias, com posts do tipo: porque não ajudam a menina lá; isso do TEDH vai falhar; como e contra vai ser apresentada a queixa).

    Considerando ainda que,

    - Nesta fase, toda a discrição é necessária, e estar a prestar aqui informações que podem deitar tudo a perder, não só é criminoso, como equivale a estar a entregar o ouro ao bandido.

    SOLICITO QUE:

    1º) - Utilizem a vossa máxima influência no sentido de esclarecer, aconselhar, e mesmo, influenciar, O Sr. Pinheiro, para a necessidade imperiosa e urgente de encaminhar o assunto para a Instância própria, que é o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, com sede em Estrasburgo.
    O tempo urge.

    2º) - Paralelamente, PONDERAR, MUITO SERIAMENTE, a eventualidade de se ter que encerrar temporariamente o BLOG (e o CHAT) na parte que toca a Comentários (seja em face do perigo de eventual aproveitamento por parte dos pró-soviéticos, de informação contida em algumas mensagens, seja em face do uso que ao BLOG/CHAT pode ser dado para fins de propaganda/desinformação, por parte daqueles, e de outros interesses, anti-Alexandra).
    Manter activo, apenas as restantes funcionalidades, e bem assim, a designada por, Solidariedade, a qual permite que se vá angariando fundos monetários para o apoio à Alexandra.

    3º) - Procurar manter o máximo cuidado em todos os contactos que venham a estabelecer. Informações relevantes, dadas apenas a pessoas de absoluta confiança. Toda a informação relevante, deve ser mantida sob a máxima confidencialidade.

    Cordiais saudações, e votos de êxito, para esta fase crucial que se aproxima.

    Vox

    ResponderEliminar
  120. Sr. Miguel macedo e demais administradores

    Esquecí-me de referir o seguinte:

    Demovam o Sr. Pinheiro de ir ao tal programa sensacionalista de TV Russo.
    Compostura e o máximo de dignidade é o que o Sr. Pinheiro tem que manter nesta fase da luta, e não enveredar por palhaçadas televisivas.

    Vox

    ResponderEliminar
  121. Boa noite,

    Passando para ver se havia notícias, boas de preferência.

    Continuo a apoiar o movimento e estarei sempre atenta... e aguardando.

    Abços

    ResponderEliminar
  122. Boas,saudações para todos estes amigos e para os sete magnificos(Admin do Blog).

    Vox se me permite subscrevo na integra o que escreveu.Como sempre muito bem.

    Familia Pinheiro: agora o caminho é o TEDH,pois o não já nós temos,e caso a decisão seja favorável a Federação Russa tem que cumprir.Entrem com a queixa para não deixar passar o prazo e depois o Advogado.

    Pessoal vamos todos ajudar com os nossos EUROS.

    ResponderEliminar
  123. Vox,

    Os seus conselhos são sabios e muito úteis mas, por favor, utilize o mail pelaalexandra@gmail.com para transmitir directamente aos ADM deste blogue, não os exponha aqui... voce entende-me...

    Obrigada pela força.

    Pela Xaninha sempre ... o tempo passa mas eu não me esqueço de ti... pequenina... estás sempre no meu pensamento e nas minhas orações.

    Deus te proteja e te dê força e minimize o teu sofrimento e o da tua familia afectiva !!!

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  124. Bom dia

    Um beijinho Xaninha

    Um abraço pessoal do blog.

    Força!

    E mais não digo. Também concordo que é melhor não comentar muito.

    Mas sabem que, mesmo que não apareça, estou sempre aqui para o que for preciso.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  125. Caros Defensores da Xaninha,

    Tenho estado ausente porque estou a atravessar uma tempestade na minha vida mas apesar disso lembro-me da Xaninha todos os dias.

    VOX,
    Os seus posts enriquecem esta causa.
    BEM-HAJA e nunca nos abandone...

    Gostaria de saber o seguinte:

    A D.Florinda está a receber algum apoio psicológico especializado?

    Como mãe extremosa que é, deve estar psicológicamente destroçada.

    Como mãe que sou, se estivesse no lugar da D.Florinda, estaria de rastos.

    Lembrem-se desta MÃE, que por mais forte que seja (ou aparente ser) está a passar por um sofrimento atroz.

    Sei que deve ter TODO o apoio da famila mas um apoio externo e especializado poderá ajudar a enfrentar esta dor de «perder» uma filha.

    ResponderEliminar
  126. Habitualmente faço os meus comentários, sem me debruçar sobre os ourtos; mas parece-me (mais uma vez ), que o sr.Vox está a dar um tiro certeiro!
    E seja qual for o rumo que for tomado, eu vou estar sempre por aqui,pela Xaninha, pelos Adm. do Blog, e pela f. Pinheiro - que são uns verdadeiros Heróis: São os MEUS Heróis!!!
    E já agora, vale a pena pensar nisto:
    " Optimismo é esperar pelo melhor;
    Confiança é saber lidar com o pior"
    Bem haja a todos!

    Isma

    ResponderEliminar
  127. Boa tarde a todos os Amigos de Xaninha !

    Também aqui estou por ela, e também sinto que pouco se deve comentar por aqui...
    Tudo o que possa estar a ser feito nos bastidores não deve ser aqui informado.

    Está em jogo o futuro e os interesses de uma criança, o que merece todo o nosso respeito.

    Que Deus ilumine e facilite todos os caminhos que possam levar à felicidade e bem-estar da Xaninha.

    Um grande abraço, Sr. João e D. Florinda, muita coragem e muita força. Que Deus vos ajude nestes tempos difíceis e vos ajude a encontrar um caminho, uma solução, um conforto.

    Xaninha querida, um grande beijinho. Que Deus te guarde, te proteja, te abençoe !


    do Algarve

    ResponderEliminar
  128. Boa tarde,

    Em resposta a um email em que perguntei se o encontro poderia ser no centro do país, o Sr. Miguel Macedo respondeu-me que já houve um em Fátima e outro em Lisboa, por isso este seria no Norte.

    1) Gostava de perguntar a que encontro se refere, já que não foi posto no blog nenhuma nota a marcar esse encontro.

    Fui ao chat esta tarde para tentar perceber o que se passou, e responderam-me que foi um encontro só com pessoas do chat.

    Disseram-me também que a Isabela afastou os outros moderadores, à excepção do Miguel e do Fandral.

    2) Será que alguém me poderia explicar porque razão é que a Isabela afastou os outros moderadores?

    ResponderEliminar
  129. Sr. Fandral ou Sr. Miguel! Enviei e-mail para contacto...tenho urgencia comunicar pessoalmente...

    ResponderEliminar
  130. OI.....
    Achei interessante o texto abaixo e importante estar colocando aqui.
    "Sábado, Setembro 26, 2009
    A criança deve estar acima de tudo



    Caros leitores, como devem ter notado, tenho-me mantido em silêncio no caso da Alexandra, porque as emoções, bem como decisões tomadas "a quente", pouco ou nada ajudam na solução deste problema, pelo contrário, até podem prejudicar.
    Com a visita da avó de Sandra a Portugal e o seu regresso à Rússia, terminou uma fase importante deste processo e que teve como principal resultado a constatação do "desencontro" entre Olga Zarubina e a família Pinheiro e um rotundo não da primeira à proposta de vir viver com a família para Portugal....".

    continua...

    ResponderEliminar
  131. continua ....
    "Tendo em conta os meus conhecimentos da realidade russa, e deste processo em concreto, a Sra. Olga Zarubina já tinha optado pelo não antes da visita a Portugal e só a realizou com o receio de perder alguma oportunidade única na vida.
    Não obstante os enormes esforços dos membros do grupo "Pela Alexandra" e da cidadã russa que acompanhou a Sra. Olga Zarubina, esta continuou a considerar que o principal objectivo da parte portuguesa é roubar-lhe a neta. Esta conclusão, parece-me, é tomada com base em comportamentos que ela vê no seu país e em acontecimentos semelhantes ocorridos no estrangeiro e que chegam à vila russa de Pretchistoe via jornais ou televisão.
    Seja como for, e tendo em conta que a maioria esmagadora das pessoas que acompanham este caso se preocupa com o bem-estar da Alexandra, será necessário novas ideias para resolver este problema, que parece ter definitivamente passado para o lado russo.
    Até agora, as autoridades russas pouco ou nada fizeram para justificar a promessa dada por um diplomata russo no Tribunal de Guimarães de que a menina iria ter, no seu país, boas condições de vida. É verdade que permitiram a entrada de Alexandra para um infantário (estive lá e devo dizer que se trata de uma instituição infantil digna), mas mais nada foi feito. Ah, tinha-me esquecido, do abono de família, que dá para muito pouco.
    Mas o principal problema, ou seja, a permanência da menina numa família de alto risco, está por resolver.
    Segundo os jornais russos (aqui não recorro aos meus testemunhos para não me acusarem de ser tendencioso), Olga Zarubina reconheceu que a filha e o filho têm problemas com o álcool; Natália, a mãe da menina, envolve-se frequentemente em conflitos com os vizinhos, é acusada pela polícia e pelos órgãos de segurança social de deixar a filha ao abandono, trazer para casa outros habitantes da vila com problemas de álcool, etc., etc.
    Os métodos defendidos para resolver este problema divergem. Alguns, entre eles uma organização de pais de São Petersburgo que acompanha este caso, consideram que é urgente retirar Alexandra daquela casa e ser entregue a outra família. Segundo estes, mesmo que as autoridades retirem os direitos de maternidade a Natália, a menina irá continuar a viver com a mãe debaixo do mesmo tecto.".


    continua ....

    ResponderEliminar
  132. Outros, porém, continuam a considerar que a menina deve continuar com a família biológica, devendo esta ser ajudada para criar condições normais de vida para Alexandra.
    Ambas estas posições têm fortes argumentos a favor das suas posições, mas o problema continuará por resolver se não se passar das palavras aos actos.
    Eu sou jornalista, não sou psicólogo, nem psiquiatra e, por conseguinte, não me vou pronunciar sobre a solução do problema, devendo, e isso é a minha tarefa enquanto jornalista, estar atento ao desenrolar dos acontecimentos.
    Mas posso desde já dizer que emoções demasiadamente fortes e insultos apenas prejudicam uma solução aceitável. Não estamos no tempo do rei Salomão e não é preciso recorrer a uma sentença tão "salomónica" como a que ele tomou. É perfeitamente possível criar boas condições de vida para a menina na Rússia, ao mesmo tempo mantendo laços afectivos com o casal de adopção português. Há numerosas receitas para resolver o problema de forma a salvaguardar os direitos e a sanidade mental e emocional da menina desde que os adultos coloquem a Alexandra acima de guerras emocionais e outras.
    Tanto mais que entre Portugal e a Rússia não existem fortes divergências políticas ou outras. Até agora, ao que eu sei, ninguém tentou utilizar este caso para denegrir um ou outro país e, se assim é, o estabelecimento de contactos entre organizações de defesa dos direitos das crianças portuguesas e russas poderia contribuir para uma boa solução deste e de outros problemas que surjam.
    E, para concluir, seria bom que este caso levasse as autoridades portuguesas políticas, judiciais e outras a tomarem medidas no sentido de pôr a criança acima de tudo. Mas receio que, passada a "fase barulhenta", tudo volte ao antigamente até ao próximo drama. Quanto a isto, portugueses e russos são semelhantes e, como dizem os segundos, tropeçam mais de uma vez no mesmo ancinho.



    Publicada por Jose Milhazes em 09:55 22 comentários "

    ResponderEliminar
  133. Cara Sofia Fev.

    Não entendo o porquê de após me ter colocado a primeira questão por mail, à qual eu lhe respondi, depois a quando de duvidas da sua parte, as coloca no blog!!! Ficando ainda mais perplexo, tendo em conta o facto de você me ter contactado varias vezes para o meu mail pessoal, e sempre que possível eu ter-lhe respondido!!!
    Como tal, terei todo o gosto em lhe responder mais uma vez por mail, no entanto é com desagrado que vejo a Sofia a ocupar o blog com questões não relacionadas com a Alexandra. Relembro que este blog existe para se discutir assuntos relacionados com a Xaninha!

    Em relação à sua 2ª questão, solicito-lhe que obtenha a resposta de quem fez essa afirmação!!!!

    ResponderEliminar
  134. Vox,

    Mais uma vez as suas sugestões são bastante pertinentes!
    Acredite que são todas tidas em bastante consideração!!

    Só desejo que continue por cá, com a sua pertinência e racionalidade.


    Obrigado

    ResponderEliminar
  135. Sofia Fevereiro
    Em primeiro, gostava de a informar que eu não afastei nenhum administrador, quem se afastou foi por sua livre e espontânea vontade, caso não saiba, eu só sou mais um simples elemento. Informo-a também que para além do Jorge e do Miguel, a Sofia Ribeiro e a Zarita continuam a LUTAR connosco.
    Quantos aos encontros, nenhum deles foi organizados por este blog. É certo que eu fui a todos eles, mas porque também fui convidada, caso queira pedir explicações sobre isso, peça a quem os organizou.

    No entanto, e como tenho a certeza que a Sofia juntamente connosco, defende os interesses da Xaninha, convido-a a estar presente do próximo dia 4 dado que este sim é organizado pelos membros do blog.

    ResponderEliminar
  136. Boa noite amigos

    Minha querida dorme bem e que Deus esteja contigo

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  137. Boa noite, amigos da Xaninha!

    Pela Xaninha, SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  138. Caro Miguel Macedo,

    Perplexa fiquei eu quando você me responde que " visto já ter havido um encontro em Fátima e outro em Lisboa, este será em Braga. "!

    E infelizmente falou falou mas fugiu à questão.

    Não entende o porquê de eu ter colocado no blog?? Eu explico.

    Acho que todos têem o direito de saber a verdade. Não posso de maneira nenhuma compactuar com isto.

    Já pensou que a esta altura pode haver pessoas que estarão a pensar em gastar dinheiro para ir do sul do país para Braga, quando podiam ter ido a um encontro em Lisboa e não foram apenas porque foram discriminadas? Apenas porque os do chat são filhos, e os outros são enteados?

    Eu pela minha parte senti-me enganada, o que me fez mudar de ideias quanto a andar mais de 400 km para conhecer pessoas assim só para o convívio, até porque pelo que me disse o encontro não vai decidir nada.

    Sim, apesar de eu ter defendido aqui o chat, tenho que dar a mão à palmatória que as pessoas que criticavam tinham razão. É triste, mas tinham...

    As pessoas que têem tempo para estar todos os dias no chat são filhos e, os do blog são enteados. Isto já ultrapassou em muito o cerne do blog que era a Xaninha. Tornou-se num clube de convívio privado.

    Nada haveria de mal no convívio, se a Xaninha viesse em primeiro lugar, mas infelizmente a Xaninha já passou para segundo lugar há muito tempo...

    E quando diz:

    "Como tal, terei todo o gosto em lhe responder mais uma vez por mail, no entanto é com desagrado que vejo a Sofia a ocupar o blog com questões não relacionadas com a Alexandra. "

    Pelo contrário, tudo isto está relacionado com a Alexandra! O facto de haver pessoas a querer ajudar e vocês simplesmente porem-nas de parte é incompreensível.

    " Relembro que este blog existe para se discutir assuntos relacionados com a Xaninha! "

    Ai é? O chat tem alguma coisa a ver com a Alexandra actualmente??

    A Alexandra foi o mote, tudo o que se está a passar agora já excedeu em muito o tema do blog...

    Não quero com isto dizer que todas as pessoas do chat sejam assim. Conheci muitas pessoas realmente preocupadas e que provavelmente também não devem saber dos encontros pela xaninha só para alguns.

    Não percebo a sua referência ao facto de eu lhe ter mandado vários emails. Sabe perfeitamente que todos tiveram a ver com a causa, propondo nomes de advogados para ajudar.

    Infelizmente o Miguel não pareceu ter pressa.

    Daí que começo a concordar com muitas pessoas que me dizem para esquecer isto, que vocês vão deixar passar o prazo simplesmente.

    Houve aqui muitas coisas que me desagradaram, mas tentei sempre manter-me aqui para ajudar a Xaninha. Mesmo quando recebia respostas tortas no chat, apenas por defender outro caminho que aquele das negociações.

    Mas o que se passou é grave e penso que todos têem o direito de saber. Para além de que está cada vez mais claro que é impossível qualquer pessoa simpatizante da causa ajudar verdadeiramente a Xaninha.

    Conseguiram inclusive afastar pessoas que eram admnistradoras do blog.

    ResponderEliminar
  139. Vox,

    Quanto à sua ideia queria dizer que o entendo perfeitamente.

    Com o aumento destes agentes no blog e no chat o mais sensato e seguro seria fechar o chat e os comentários.

    Infelizmente isso vai de encontro aos interesses do pessoal, por isso não creio que eles vão prestar a mínima ao seu conselho, mesmo que andem PCBIAS a tentar infiltrar-se no clube privado para sacar informações.

    ResponderEliminar
  140. Errata:

    Infelizmente isso vai contra os interesses do pessoal*

    ResponderEliminar
  141. Isabela escreveu:

    " Em primeiro, gostava de a informar que eu não afastei nenhum administrador, quem se afastou foi por sua livre e espontânea vontade."

    Isabela...que minta acerca de uma notícia do DN acerca da Natália gritar com a Xaninha, eu ainda percebo.

    Agora isto é incompreensível. Para já no chat disseram-me que a Isabela afastou os outros admnistradores. Comecei a pensar e dei-me conta de que não vejo certos admnistradores há bastante tempo...

    Daí que mandei um e-mail à Sofia Ribeiro, que me confirmou o que me disseram no chat. Pior ainda. A Isabela organizou a viagem, recebeu a avó, tratou de tudo e a Sofia Ribeiro ficou a saber pelos jornais...

    " caso não saiba, eu só sou mais um simples elemento. " Pelas suas acções fica claro que tentou ser e é muito mais do que isso.

    O porquê só a Isabela poderá explicar.

    " a Sofia Ribeiro e a Zarita continuam a LUTAR connosco. "

    Quanto à zarita não sei, mas quanto à Sofia Ribeiro isto não é verdade.

    " Quantos aos encontros, nenhum deles foi organizados por este blog "

    Como assim, se o fundador do blog se referiu ao encontro de Lisboa para justificar este ser em Braga??

    " No entanto, e como tenho a certeza que a Sofia juntamente connosco, defende os interesses da Xaninha, convido-a a estar presente do próximo dia 4 dado que este sim é organizado pelos membros do blog. "

    Isabela tudo o que estava ao meu alcance para ajudar a Xaninha eu fiz e você sabe-o.

    Uma vez puseram links russos e sugeriram que fossemos lá conversar com eles e eu fi-lo.

    Transmti-vos várias vezes a opinião deles. Um dos sites chegou a escrever uma carta para o Sr. Pinheiro a alertar como aquela família era, que só queriam extorquir dinheiro e que a estratégia de negociação era uma loucura.

    Ignoraram tudo.

    Como se não bastasse agora afastam os outros e dividem o grupo.

    É precisamente pela Xaninha que eu não posso continuar a estar num sítio em que assisto a atitudes deste género.

    A Xaninha merecia a união de todo o grupo e não isto... Afastarem pessoas que tudo fizeram para ajudar, como a Sofia Ribeiro. A família Pinheiro nunca tomaria atitudes deste género, por exemplo.

    A Xaninha merecia que admitisse o que se passou, em vez de faltar à verdade.

    E a única coisa que posso fazer pela Xaninha neste momento é rezar para que a família Pinheiro tenha o bom senso de agir!

    Rezar para que a família Pinheiro se rodeie de bons advogados e que tenha cuidado.

    Quanto ao blog, além de nada adiantar eu estar aqui, não posso compactuar com tudo o que vi.

    PRECISAMENTE PELA XANINHA!!!

    SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  142. Mesmo recorrendo ao TEDH se por acaso isso der alguma coisa, não significa que a Alexandra volte para o casal que a acolheu. Nunca houve adopção.
    Pode-se ainda vir a fazer justiça retirando à Natália e àquela família o poder sobre Alexandra , mas infelizmente isso não garante que ela volte.
    Eu acho que este caso não tem solução, pelo menos não a que todos querem. De uma forma ou de outra, ela vai acabar num orfanato da Rússia ou na melhor das Hipóteses numa boa instituição e dada para a adopção.

    Leiam este post escrito pelo Milhazes em 2007 sobre a Alexandra, antes de tudo isto acontecer.


    http://darussia.blogspot.com/2007/06/quanto-custa-adopo-de-uma-criana-na.html

    Infelizmente, acho que é aquele o destino da Alexandra, e está traçado desde muito cedo, o Milhazes conhecedor da realidade Russa, já o sabe há muito, e por isso ele defende desde sempre que se deve ajudar a Alexandra e a sua familia lá. Pensem nisto.

    ResponderEliminar
  143. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Xaninha

    Começo a resignar-me que o futuro da Xaninha está traçado e que não há volta a dar.

    Um dia ela saberá tudo o que foi feito por ela e que a familia Pinheiro nunca a abandonou.

    Acho que a familia Pinheiro havia de ir lá ver a menina para ela não se sentir abandonada e que eles serão sempre os seus pais.

    Quanto ao resto creio que não haverá mais nada a fazer.

    A profunda tristeza que tenho e a impotência face ao que gostaria de fazer e ao que não posso fazer leva-me a pensar que temos que tentar fazer a menina feliz onde quer que ela fique.

    Não sei mais o que faça...

    Para ti minha querida muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  144. Sofia :

    Não tenho comentado porque não me tem apetecido...
    Não há nada a dizer... Agradeço profundamente a quem o faz e contribui com ideias que possam ser úteis para ajudar a Xaninha!

    Esta peixeirada é que não fica nada bem!
    Se tinha tantas duvidas e até é frequentadora do chat porque não esperou pela Isabela para lhe fazer essas perguntas?
    Voltamos ao período em que foram fazer queixinhas ao blog do Milhazes?

    Independentemente desta causa criaram-se laços de amizade! Eu não fui a nenhum dos encontros... Mas posso afirmar que a ideia do encontro em Lisboa partiu do grupo de amigos do chat e assim sendo convidaram os administradores e a Isabela disponivel como tem sido em todo este processo compareceu!

    Quanto à Sofia Ribeiro, porque não lhe pergunta porque ela não soube das atitudes que se tomaram? Porque não soube ela da visita da Avó? Deve haver um motivo, não acha? Eu presumo qual seja e a Sofia Fev. inteligente como é também!

    Não estou aqui a defender a Isabela, porque sei que ela se defende muito bem sozinha!

    Os outros administradores que me perdoem mas para mim já há muito que percebi que quem tem dado tudo por tudo, desde por a familia em 2º lugar tem sido a Isabela, o Miguel e o Jorge!

    Para eles mais uma vez deixo todo o meu repeito, carinho e admiração!

    ResponderEliminar
  145. Sofia Fevereiro

    A nossa explicação já foi dada, se acredita ou não, o problema já é seu! Como deve imaginar, nós (verdadeiros administradores do Blog) temos muitos assuntos a tratar e não podemos perder tempo com pormenores.

    O que nos move, é e sempre será a Xaninha!

    Agradeço que aqui sejam só tratados assunto relacionados com a Xaninha!


    UMA PEQUENA EXPLICAÇÃO SOBRE O CHAT

    Este existe não só para debater assuntos sobre a Xaninha mas também para ser um ponto de convívio e apoio a pessoas que estão por bem. Relembro, que várias pessoas já foram ajudadas a nível pessoal, exactamente porque este Chat EXISTE!

    ResponderEliminar
  146. Bom dia a todos os Amigos de Xaninha !

    Com muita pena minha, mas também não me posso deslocar a Braga para o próximo encontro para vos conhecer... razões profissionais, familiares, mas sobretudo pela grande distância e ter de trabalhar dia 03.10. e logo bem cedo dia 05.10. (quem porventura trabalha em hotelaria compreende-me muito bem).

    Mas isso não significa que não me interesse mais pela Xaninha - simplesmente me encontro na expectativa de saber as decisões da Família Pinheiro e os próximos acontecimentos. Se houver algum modo de ajudar financeiramente Xaninha, darei regularmente também a minha humilde mas sincera contribuição

    A esperança que Xaninha possa vir a ter dias melhores não pode esmorecer, apesar das notícias, dos presságios, dos receios. Quem conhece os desígnios de Deus ?

    Como Amigos que somos, mantenhamos a fé, o pensamento positivo e confiemos. è o nosso papel agora, penso eu. Sou simplista ? Nem tanto.

    Um abraço do Algarve,
    onde o céu está nublado
    mas o sol teima em aparecer.
    Belo exemplo!

    ResponderEliminar
  147. CAROS AMIGOS BOM DIA

    Fico mesmo triste com todos estes comentários. Não levam a nada e só servem para enervar os intervenientes e aqueles que leêm.
    Esta criança entrou-nos porta dentro e instalou-se nos nossos corações.
    A sua vida passou a fazer parte também da nossa.
    Quer queiramos quer não é difícil não pensarmos nela (assim como em tantas outras: fiquei espantada qd li aqui que a Esmeralda está num estado lastimoso, tanto fisica com emocionalmente).
    Às vezes questiono-O como é possível crianças virem ao mundo para depois terem de passar tanto sofrimento.
    Já não chegam as catástrofes naturais, ainda temos as catástrofes dentro dos tribunais.
    É triste ver a nossa impotência para solucionar este caso.
    Estou de acordo 100% com a Solange.
    Ajudarei sempre dentro das m/possibilidades o Casal Pinheiro e rezo para que tenham saúde para conseguirem continuar esta luta.

    Sempre pela Xaninha. Que consiga ser feliz, dentro das possibilidades que lhe dão.
    E que consiga um dia vir a saber tudo o que se tem feito pela sua felicidade.

    UM BEIJINHO PARA TI.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  148. Sofia Fevereiro
    Isabela
    Apelo a deixarmos estas pequenas quezílias de parte. Não penso que o protagonismo que cada um tem, sendo ou não administrador do blogue,seja importante. O facto de a reunião ser no norte ou no sul também não me parece de grande importância: irá quem quer ou quem pode.
    Lembrem-se que os inimigos da nossa causa não estão parados e uma das formas de nos "combaterem" é causar conflitos internos no grupo que apoia a Alexandra. Temos sempre que ter isso presente. É perfeitamente injustificado e nefasto para a causa tentar "obter explicações" através de um blogue público. Sou da opinião do Vox: a bem da menina, o blogue e o chat deveriam ser encerrados e as pessoas comunicarem através de e-mail ou de outras formas privadas.
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  149. Bom dia,

    Como tinha prometido,acabei de transferir 5euros,pra ajuda do movimento,sei que não é muito,mas sempre que poder,farei outros,uma vez por mês.Indiquei as iniciais CGDIPTPL(que não sei o significam).A semana passada vi na odisseia um pograma sobre os meninos mendigos na Russia,cujos pais são alcoolicos e não querem saber dessas crianças.Será que D.Olga não sabe que não dura sempre, o que será das suas netas,principalmente da xaninha.Harmonia entra as duas familias,apoio financeiro para o casal Pinheiro passar algun tempo na Russia,a xaninha precisa tanto deles, e nem contactos lhe permitem.Pergunto será que eles(familia biologica) podem fazer isso sem que as autoridades russas interferem pelo bem da xaninha!!!Um obrigado pelos apoiantes da xaninha,força...Lígia

    ResponderEliminar
  150. CALMA, PESSOAL!
    A Xaninha precisa d etodos e de tudo. Não é hora para colocar aqui nossas desavenças ou diálogos inflamáveis!
    A XANINHA PEDE PARA BUSCÁ-LA. CLAMA PELOS PAIS DE ACOLHIMENTO, DE AMOR, DE DIGNIDADE.
    O TEMPO CORRE CONTRA NÓS E NÃO PRECISAMOS DE MAIS ESSES DIÁLOGOS INFLAMÁVEIS.
    PELA XANINHA, LEMBREM-SE, PELA XANINHA. ELA FAZ PARTE UM POUCO DE NÓS TAMBÉM.
    EU ESTOU AQUI NO BRASIL COM O CORAÇÃO MAIS APERTADO DO QUE O DE VOCÊS QUE AÍ ESTÃO. AGORA LEIO TODO ESSE DIÁLOGO DE ACUSAÇÕES, DE DESAVENÇAS E FICO CHOCADA. NUMA HORA DESSAS PRECISAMOS DEIXAR O CORAÇÃO FALAR MAIS ALTO, XANINHA MERECE ISSO. VAMOS COLOCAR MAIS AMOR AQUI E LEMBRAR SEMPRE QUE QUALQUER DESAVENÇA DA NOSSA PARTE PODE GERAR DESESPERANÇA NUM GRUPO INTEIRO E NÃO É ISSO QUE XANINHA PRECISA.
    TODOS ESTAMOS AQUI COM UM ÚNICO PROPÓSITO: VER XANINHA FELIZ E BEM.... INDEPENDENTE DELA VIVER OU NÃO EM PORTUGAL.

    ResponderEliminar
  151. PRECISO CHAMAR A ATENÇÃO DE VOCÊS MAIS UMA VEZ.
    ADMIRO O POVO PORTUGUÊS POR SUA FÉ, MAS NÃO CONCORDO, RESPEITO A COLOCAÇÃO DE TODOS ACIMA, COM A FALTA DE ESPERANÇA.
    AQUELES QUE ACHAREM QUE TUDO NÃO PASSA DE UTOPIA, SAIBAM QUE A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE E NÃO MORRERÁ JAMAIS ENQUANTO EU ACREDITAR.
    A NOSSA SENHORA, PATROEIRA NO BRASIL, REZAREI O DIA INTEIRO PARA QUE ELA INTERCEDA JUNTO AO CRIADOR PARA ILUMINAR OS CAMIHOS QUE LEVEM O MELHOR PARA NOSSA XANINHA.
    ACREDITO E TENHO FÉ CONVICTA DE QUE TUDO RESOLVERÁ DA MELHOR FORMA POSSÍVEL PARA XANINHA.
    ELA É UMA GAROTA DE MUITA SORTE: NOS TEM PARA LUTAR POR ELA.

    ResponderEliminar
  152. Posso saber se em qualquer banco consigo fazer a transferência para conta acima mencionada? Quero mandar alguns dólares do Brasil. qual seria o melhor banco para fazer. aqui temo o SAntander? posso fazer neste banco.... ?
    XANINHA VAI VOLTAR.... QUE DEUS PERMITA NA SUA INFINITA BONDADE!

    ResponderEliminar
  153. Ó D. Erika, penso que as transferências bancárias de e para o Brasil são uma carga de trabalhos, devido, presumo aos pesadíssimos encargos que os bancos brasileiros cobram (mas estes escusam-se, dizendo que são impostos a pagar ao estado brasileiro, por imposição do governo brasileiro).

    Eu recordo-me que em Março de 2004, transferi pra o Brasil, para uma Instituição de Caridade, 2.500 Euros (na altura era uma pequena fortuna no Brasil pois que o cambio, quase que fazia quadriplicar tal montante em reais).

    Aqui paguei 20 Euros pelas despesas de transferência, cobradas no Banco português. E disseram-me que provavelmente haveriam ainda despesas adicionais a cobrar pelo banco no Brasil, para onde ia o dinheiro (Banco do Brasil; S.A) mas disseram-me que seriam aí uns 5 Euros, não mais que isso.

    Depois enviaram-me aí do Brasil, despesas adicionais pela transferência, no valor de 74 Euros !!! 74 Euros !!!

    Isso, a somar aos 20 que eu já tinha pago cá.

    Tem cabimento ? Transfiro dinheiro para o Brasil ( um donativo ) e ainda por cima, em vez de me agradecerem, ainda me cobram dinheiro aí no Brasil ? 74 Euros !!! ???

    Por conseguinte, se puder informe-se se a conta que está aqui, é do Santander, se fôr uma transferencia entre o mesmo banco (Santander aí no Brasil e Santander aqui em Portugal) penso que não será muitíssimo caro, se envolver bancos diferentes, é uma trapalhada (altíssimas despesas de comissões cobradas pelos 2 bancos ).

    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  154. D. Erika fui ver no extracto e o que diz é que a conta é, na Caixa Geral de Depósitos (CGD).

    Se tiver conta aí na CGD ou se abrir conta e depositar lá o dinheiro penso que ficará mais económico transferir entre CGD para CGD do que se utilizar o Santander para tranferir para a CGD (caso a CGD não seja correspondente do Santander Brasil dá despesas adicionais).

    ResponderEliminar
  155. Há vários dias que nada digo, poruqe também não sei o que dizer. Mas uma coisa tenho a certeza: não levantem muita poeira!
    Compreendo a família Pinheiro e respeito a opinião deles. Afinal, são eles quem verdadeiramente ama a Alexandra.
    O ideal seria chegar a um acordo e deixarem-na vir cá passar férias e depois irem eles à Rússia. Isso é que era! Minimizava muito o seu sofrimento, ela nunca se desligaria de Portugal e quanto se tornasse adulta, poderia escolher.

    Força a todos os que aqui estão por bem. E há alguns, que apesar de terem opiniões diferentes e serem mais agressivos a apresentá-las, também só querem o bem da menina. O que está a falar mais alto é a revolta e o desgaste. Sejamos compreensivos.

    Muita sorte para ti, Xaninha!

    ResponderEliminar