quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sintonia de ideias

Bom dia,

Embora este post, já tenha sido publicado pela jornalista José Milhazes no seu blog há uns dias, no entanto e porque considero uma analise extremamente pertinente, quanto mais não seja porque é de alguém que conhece a causa de um ponto de vista da sociedade Russa, tomei a liberdade de a publicar no nosso blog!

Quanto às questões que se tem levantado sobre possível recurso à instâncias judiciais (entre elas o TEDH), a mesma não está posta de parte, mas gostava de frisar que é uma decisão exclusiva da família Pinheiro. Nós estamos cá para apoiar e aconselhar sempre, seja qual for a sua decisão. No entanto também temos consciência que existiram outras possíveis acções que também se possam por em pratica, (nestas poderemos ter uma interveniência mais directa) que passaram pela abertura de linhas de dialogo com entidades Russas.


Mais uma vez bem hajam a todos que continuam a apoiar esta causa!

Obrigado

http://darussia.blogspot.com/2009/09/crianca-deve-estar-acima-de-tudo.html

Caros leitores, como devem ter notado, tenho-me mantido em silêncio no caso da Alexandra, porque as emoções, bem como decisões tomadas "a quente", pouco ou nada ajudam na solução deste problema, pelo contrário, até podem prejudicar.
Com a visita da avó de Sandra a Portugal e o seu regresso à Rússia, terminou uma fase importante deste processo e que teve como principal resultado a constatação do "desencontro" entre Olga Zarubina e a família Pinheiro e um rotundo não da primeira à proposta de vir viver com a família para Portugal.
Tendo em conta os meus conhecimentos da realidade russa, e deste processo em concreto, a Sra. Olga Zarubina já tinha optado pelo não antes da visita a Portugal e só a realizou com o receio de perder alguma oportunidade única na vida.
Não obstante os enormes esforços dos membros do grupo "Pela Alexandra" e da cidadã russa que acompanhou a Sra. Olga Zarubina, esta continuou a considerar que o principal objectivo da parte portuguesa é roubar-lhe a neta. Esta conclusão, parece-me, é tomada com base em comportamentos que ela vê no seu país e em acontecimentos semelhantes ocorridos no estrangeiro e que chegam à vila russa de Pretchistoe via jornais ou televisão.
Seja como for, e tendo em conta que a maioria esmagadora das pessoas que acompanham este caso se preocupa com o bem-estar da Alexandra, será necessário novas ideias para resolver este problema, que parece ter definitivamente passado para o lado russo.
Até agora, as autoridades russas pouco ou nada fizeram para justificar a promessa dada por um diplomata russo no Tribunal de Guimarães de que a menina iria ter, no seu país, boas condições de vida. É verdade que permitiram a entrada de Alexandra para um infantário (estive lá e devo dizer que se trata de uma instituição infantil digna), mas mais nada foi feito. Ah, tinha-me esquecido, do abono de família, que dá para muito pouco.
Mas o principal problema, ou seja, a permanência da menina numa família de alto risco, está por resolver.
Segundo os jornais russos (aqui não recorro aos meus testemunhos para não me acusarem de ser tendencioso), Olga Zarubina reconheceu que a filha e o filho têm problemas com o álcool; Natália, a mãe da menina, envolve-se frequentemente em conflitos com os vizinhos, é acusada pela polícia e pelos órgãos de segurança social de deixar a filha ao abandono, trazer para casa outros habitantes da vila com problemas de álcool, etc., etc.
Os métodos defendidos para resolver este problema divergem. Alguns, entre eles uma organização de pais de São Petersburgo que acompanha este caso, consideram que é urgente retirar Alexandra daquela casa e ser entregue a outra família. Segundo estes, mesmo que as autoridades retirem os direitos de maternidade a Natália, a menina irá continuar a viver com a mãe debaixo do mesmo tecto.
Outros, porém, continuam a considerar que a menina deve continuar com a família biológica, devendo esta ser ajudada para criar condições normais de vida para Alexandra.
Ambas estas posições têm fortes argumentos a favor das suas posições, mas o problema continuará por resolver se não se passar das palavras aos actos.
Eu sou jornalista, não sou psicólogo, nem psiquiatra e, por conseguinte, não me vou pronunciar sobre a solução do problema, devendo, e isso é a minha tarefa enquanto jornalista, estar atento ao desenrolar dos acontecimentos.
Mas posso desde já dizer que emoções demasiadamente fortes e insultos apenas prejudicam uma solução aceitável. Não estamos no tempo do rei Salomão e não é preciso recorrer a uma sentença tão "salomónica" como a que ele tomou. É perfeitamente possível criar boas condições de vida para a menina na Rússia, ao mesmo tempo mantendo laços afectivos com o casal de adopção português. Há numerosas receitas para resolver o problema de forma a salvaguardar os direitos e a sanidade mental e emocional da menina desde que os adultos coloquem a Alexandra acima de guerras emocionais e outras.Tanto mais que entre Portugal e a Rússia não existem fortes divergências políticas ou outras.
Até agora, ao que eu sei, ninguém tentou utilizar este caso para denegrir um ou outro país e, se assim é, o estabelecimento de contactos entre organizações de defesa dos direitos das crianças portuguesas e russas poderia contribuir para uma boa solução deste e de outros problemas que surjam.
E, para concluir, seria bom que este caso levasse as autoridades portuguesas políticas, judiciais e outras a tomarem medidas no sentido de pôr a criança acima de tudo. Mas receio que, passada a "fase barulhenta", tudo volte ao antigamente até ao próximo drama. Quanto a isto, portugueses e russos são semelhantes e, como dizem os segundos, tropeçam mais de uma vez no mesmo ancinho.

158 comentários:

  1. Bom dia Miguel,

    Apesar de desacreditar no entendimento entre famílias, apoio o que a família Pinheiro decidir. É claro que tenho receio de que o tempo vá passando e aquela menina vá sofrendo devagarinho mais derrocadas interiores e isso me entristece por demais, a todos, eu sei. Mas, quem mais entristecida do que senão a própria família Pinheiro?
    Acho que é hora de haver apoios e sugestões sim, mas sem conflitos.
    Estarei sempre perto, tentando dar o meu contributo.

    Abços

    ResponderEliminar
  2. A ideia de colaborar com entidades russas para uma melhor solução deste caso acho muito boa. Acredito que o casal Pinheiro com o amor que tem pela menina está a tomar (com aconselhamento juridico, espero!)a decisão que menos transtornos emocionais e psíquicos provoque à menina. Há efectivamente muitas formas de ajudar a Alexandra e há que ponderar bem sobre todas elas! O Tribunal Europeu é concerteza outra via mas a família já se informou, concerteza, dos prós e contras dessa decisão e do que decidirão.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde!

    Concordo plenamente com dos dois comentarios anteriores.

    Aguardo com ansiedade o teu regresso PRINCESA.

    Um beijo do tamanho do mundo.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.
    Gostaria muito que a Alexandra voltasse para junto de quem a mais ama.....

    Mas julgo, infelizmente, ser quase impossivel que isso venha a acontecer.

    Tentar manter os contactos entre as duas familias, em prol da FELICIDADE da Xana, e ajudá-la, por agora, lá.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde a todos é o meu sincero desejo.

    Devo dizer que para mim as novas TIC pouco me dizem, pelo que a minha intervenção no Chat nunca existiu, aqui no Blog participo, mas pouco e quando não aguento mais o sufoco.

    O que não é sinónimo de desinteresse por esta causa, estou aqui todos os dias e sofro tanto como os outros, eu sei o quanto, não necessito de provar a ninguém, a não ser à minha própria consciência, que não posso ficar indiferente ao pedido de auxilio daquele anjo.

    O meu contributo não é muito mas é aquele que está dentro das minhas possibilidades, gostaria de poder mover o mundo para alterar toda esta situação. Infelizmente não consigo.

    Gostaria muito de vos conhecer pessoalmente para vos dizer o quanto vos aprecio, comungo do mesmo sentimento pela Xaninha.

    Não sinto necessidade que me dêem atenção, não sou protagonista de nada, sou apenas mais um número nos amigos da Xaninha, a nossa grande protagonista é a nossa Xaninha.

    Quero só dizer que admiro o vosso trabalho, o tempo que dão a esta causa, tempo esse roubado da vossa vida particular, não haverá muitos que o façam.

    Ao Casal Pinheiro desejo tudo de bom e muita força, para que nada falte à Xaninha, tenho a certeza que eles vão estar sempre presentes na vida dela.

    O amor que lhe foi dado por estes pais maravilhosos, vai prevalecer acima de tudo o resto, tudo aquilo que lhe foi roubado e imposto.

    Estou e vou continuar sempre ao lado da Xaninha, mesmo que de forma discreta, estou de forma verdadeira.

    Para ti meu amor, um beijo do tamanho do mundo.

    Aquilo que for decidido por aqueles (Casal Pinheiro) que mais amam e sofrem por esta menina, por mim será sempre a melhor decisão.

    Nazaré

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde

    Eu não tenho comentado mas estou ao corrente da situação. Não devemos ser ofensivos, estamos todos muito deprimidos devido à situação e começamos a não ter paciencia para ver certos comentários, mas temos que ter calma porque estamos todos aqui pela Xaninha.
    Vou fazer amanha o meu contributo para a conta da Xaninha porque eu concordo que devemos enviar bens (comida, roupa e também brinquedos que a Xaninha vá pedindo)enquanto estiver neste impasse das incertezas. Eu acho que deve-se insistir com os contactos com a menina e dizer-lhe que os pais afectivos a amam muito e não a esquecem. Tem que se ponderar bem nos passos que se vão dar se não vão prejudicar a menina, porque enquanto se puder contactar com ela e enviar-se coisas para ela nós temos a certeza que não lhe vai faltar muita coisa.
    Eu continuo a insistir para os pais afectivos irem à Russia e dizer à criança o que se está a passar...porque ela já vai entendendo, porque ela é muito inteligente.
    Todos fazem falta, por favor não desistam, nem fiquem amuados ou zangados uns com os outros, nós estamos aqui todos pela mesma razão...e não é justo ficarem chateados....

    Bem ajam a todos e aos pais afectivos da Xaninha e para a Xaninha um beijão grande com muitas saudades.

    Isabel Bodiao

    ResponderEliminar
  7. Boa noite!
    Por favor, tenham calma uns com os outros, porque caso contrário, alguém está às gargalhadas, feliz com a desintegração da base do grupo. Isso não pode acontecer. Todos somos adultos, logo todos sabemos ser educados e respeitadores. Mantenham a calma, para que as ideias não comecem a ficar turvadas e a vista nublada, poruqe aí é que está mesmo tudo perdido.
    Neste momento, reforço que o segredo é a alma do negócio, pelo que, façam o que fizerem não divulguem, pois já tivemos um exemplo. Por favor, tentem todos os meios e deêm o vosso melhor, que aqui torço por vocês.
    Que a Xaninha ainda possa ser feliz! Vamos ter esperança, vamos passar energia positiva, vamos..., vamos..., vamos..., desde que seja por aquela inocente. Agora, entrar em conflito é que não, afinal estamos aqui pela mesma causa! Ou não? Quem se quiser afastar, afasta. As pessoas são livres, ainda. Temos que respeitar a vontade de cada um. Não podemos é permitir que destruam o que de bem se faz ou tenta fazer.

    Quanto à visita do casal à Rússia, que muitos propõem, é muito fácil propôr, é muito mais difícil obter o visto para ir. Se lhes dessem o visto, penso que já lá teriam ido. Espero não estar enganada.

    Quanto à ida do casal ao tal programa televisivo, penso que não deveriam ir, embora a decisão seja deles, porque além de irem ser enxovalhados, vão-se expor em demasia, vão ser ridicularizados,vão entrar na privacidade deles e tudo só p`ro riso,porque parece que aquilo é do pior. Com a agravante de chegarem ao fim e não os deixarem ver a Xaninha, se for preciso. A família não precisa disso. Penso que também por cá não deviam mexer mais nada com os media. Deixem o assunto cair no esquecimento público, sem o esquecerem e sem pararem de trabalhar, mas não falem mais dele em público. Para que serviu a ida à SIC? Para nada! Aquela gente é uma cambada de ignorantes, que só quer é prencher o seu espaço televisivo, que até isso foi mau, parecia mesmo que estavam a fazer um grande favor, pois não exploraram nada a situação, nem trouxeram nada de novo, foi encher balões! Desculpem, porque sei que alguém se esforçou muito para lá ir, mas é que não vale a pena e não é por vós, e por eles, os da TV, que só querem é show e coitadinhos e acho que não devemos ir por aí. A menina vale muito mais do que isso! Trabalhe-se na rectaguarda e em silêncio, pois o barulho, espanta a bicharada, e nós não queremos. Queremos tudo muito calmo.
    Há um tempo atrás, alguém sugeriu, penso que foi o Vox, que se encerrasse o blog e o chat. Tanto, talvez não. Mas ter muito cuidado, sim. Qualquer um vem aqui ler e os nossos amigos concerteza o fazem ou alguém o faz por eles. Afinal, conhecemo-nos uns aos outros? Não! Temos uma ideia deste ou daquela, mas não conhecemos ninguém. Portanto, às vezes não se sabe quais as intenções de cada um. Identifiquem as pessoas, não sei..., tornem isto mais seguro. Saberão melhor do que eu.

    Muita força interior e muita energia positiva.

    Boa sorte, Xaninha!

    ResponderEliminar
  8. Ilha do Pico, não tenho feito comentários mas venho cá todos os dias várias vezes,confio nos Administradores do Blog e Familia Pinheiro sei que estão todos a dar o seu melhor, continuem e muita força.Estou a tentar entrar no chat mas ainda não consegui me registar,ainda ontem o sr. Miguel estava no chat a mandar os números se registarem eu bem que tento mas não consigo, vou pedir ajuda, desculpem-me mas por enquanto vou continuar a estar lá mas como número, não é por mal estou com a melhor das intenções.

    ResponderEliminar
  9. Fabíola:

    - Do lado direito, aqui no blog, entra no forum e regista-se. Vai receber um e-mail. Carrega no link desse e-mail para fazer a confirmação do registo. Depois, entra no chat com os códigos que escolheu.
    Espero que volte a tentar e que consiga.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Miguel.

    Pela Xaninha, pela sua felicidade continuo a acreditar que é possível um entendimento entre as duas familias.

    Acredito na boa fé das pessoas e acredito que o Amor, a Dedicação ao outro, são valores que se reconhecem, ainda que, algumas vezes, não de forma explicita.

    Quero dizer que tenho esperança e fé, para a felicidade da Xaninha e das duas familias que o destino fez cruzar, havendo harmonia nos pensamentos e nas acções, para a felicidade de ambas.

    Não quero, não queremos que nenhum país em causa se sinta denegrido na sua imagem, pelo contrário, gostaria de ver enaltecido por ambos o acordo que chagaram para voltar a proporcionar a felicidade a esta criança.

    A realidade é essa. A Xaninha não está feliz. Ela foi retirada abrupatamnte do seu meio, da sua familia.

    E isto todos entendemos.

    Daí, o que mais gostaria de ver era o empenho de ambas as nações a tornar o crescimento desta criança saudável e feliz.

    Não se trata de um jogo, ganhar-perder, mas sim de uma vida em que o importante é todos ficarem a ganhar.

    A amizade, o amor, a juda pelo outro fáz de nós seres humanos, pessoas capazes de ultrapassar obstáculos, antes impossíveis de ultrapassar.

    È uma criança que está a sofrer, e acabar com este sofrimento tem que ser superior a todos os interesses.

    Uma criança é um ser maravilhoso!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  11. Sr. Miguel Macedo e demais administradores deste Blog.

    Desde já, devo esclarecer que não vou estar com meias-tintas, vou utilizar a tinta toda para que não restem dúvidas quanto a dizer com clareza aquilo que penso e não ficar a impressão de estar a pretender mais do que digo, sem o dizer.

    Acho absolutamente despropositado, a colocação desta peça do sr. Milhazes, que já toda a gente tinha lido e debatido na sede própria.
    Isto nada acrescenta e em nada vem contribuir para solução alguma.

    Para mais, fica a amarga sensação de que é, no essencial, apenas uma desesperada tentativa para desviar a atenção de um outro quadro de comentários, onde o desânimo e a agonia perante certas coisas e perplexidades, começavam a ficar já bem patentes, refiro-me ao quadro de comentários imediatamente anterior.

    Decididamente, parece que os gestores deste Blog, não estão interessados em avançar para Estrasburgo, entenda-se, não estão interessados em aconselhar e pressionar o Sr. João, para avançar nesse sentido.

    A meu ver, essa é a única solução boa para a Xaninha. Ela tem laços parentais fortes é com os Pinheiro, e não vai ser feliz na Rússia.

    Se este Blog, melhor dizendo, algumas pessoas deste Blog, estão decididas a enveredar pelo caminho do protagonismo e querem ser cabeças-de-cartaz, talvez tenham algum futuro, como apoiantes da refém portuguesa, lá na Rússia.

    Se é isso que desejam, apenas vos falta dar mais um passinho, pois que o abismo está perto.

    Pela minha parte, peço-vos que ponderem bem a eventualidade de terem que carregar remorsos para o resto da vida, por decisões erradas que venham a tomar.
    Não queiram, por causa de decisões erradas, emparceirar com o magistrado Gouveia Barros, pois que esse já se condenou a ele mesmo, e terá que carregar um triste fardo para o resto da vida.

    Para a Sofia, fica uma palavra de alento e de carinho, não desista nunca de lutar por aquilo em que acredita.
    O mesmo é extensivo à Cristina Mestre, e a todas aquelas e aqueles demais participantes do Blog, que estão aquí por bem.

    Obrigado por terem lido.

    ResponderEliminar
  12. Sr. Miguel Macedo e demais administradores deste Blog.

    Desde já, devo esclarecer que não vou estar com meias-tintas, vou utilizar a tinta toda para que não restem dúvidas quanto a dizer com clareza aquilo que penso e não ficar a impressão de estar a pretender mais do que digo, sem o dizer.

    Acho absolutamente despropositado, por desnecessária, a colocação desta peça do sr. Milhazes, que já toda a gente tinha lido e debatido na sede própria.
    Isto nada acrescenta e em nada vem contribuir para solução alguma.

    Para mais, fica a amarga sensação de que é, no essencial, apenas uma desesperada tentativa para desviar a atenção de um outro quadro de comentários, onde o desânimo e a agonia perante certas coisas e perplexidades, começavam a ficar já bem patentes, refiro-me ao quadro de comentários imediatamente anterior.

    Decididamente, parece que os gestores deste Blog, não estão interessados em avançar para Estrasburgo, entenda-se, não estão interessados em aconselhar e pressionar o Sr. João, para avançar nesse sentido.

    A meu ver, essa é a única solução boa para a Xaninha. Ela tem laços parentais fortes é com os Pinheiro, e não vai ser feliz na Rússia.

    Se este Blog, melhor dizendo, algumas pessoas deste Blog, estão decididas a enveredar pelo caminho do protagonismo e querem ser cabeças-de-cartaz, talvez tenham algum futuro, como apoiantes da refém portuguesa, lá na Rússia.

    Se é isso que desejam, apenas vos falta dar mais um passinho, pois que o abismo está perto.

    Pela minha parte, peço-vos que ponderem bem a eventualidade de terem que carregar remorsos para o resto da vida, por decisões erradas que venham a tomar.
    Não queiram, por causa de decisões erradas, emparceirar com o magistrado Gouveia Barros, pois que esse já se condenou a ele mesmo, e terá que carregar um triste fardo para o resto da vida.

    Para a Sofia, fica uma palavra de alento e de carinho, não desista nunca de lutar por aquilo em que acredita.
    O mesmo é extensivo à Cristina Mestre, e a todas aquelas e aqueles demais participantes deste Blog, que estão aquí por bem.

    Obrigado por terem lido.

    ResponderEliminar
  13. Please apply to European Court of Human Rights.
    You are losing the time and definitively destroying the child’s life and fate by hoping for “peaceful solution”.

    From Russia

    ResponderEliminar
  14. Eu quero acreditar que quem aqui está (à frente do blog) está a esforçar-se ao máximo e não está a agir por conta própria apenas para ter protagonismo mas sim a ser aconselhado por advogados e juristas. Se assim não for, sendo por si só uma causa difícil, fica à partida irremediavelmente perdida! Não quero acreditar nisso!

    Quanto aos convívios nada tenho a acrescentar, se gostam porque não? Não acho que seja daí que as ideias saiem (para bem da Xaninha) deve servir apenas para descomprimirem.

    Espero que estejam a ser bem aconselhados e que tenham todo o sucesso, qualquer das vias escolhidas pode redundar num fracasso ou numa vitória, que escolham a que maiores probabilidades de sucesso tiver.

    Bem Hajam

    ResponderEliminar
  15. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Xaninha

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  16. Bom dia

    Cá continuamos a dar força.

    Um Beijinho para a Xaninha.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  17. Sr. Vox
    Atendendo a que o sr. está tão convicto de que a melhor decisão para a Xana é recorrer ao TEDH, e assumindo que a dita convicção está assente numa boa informação custos/benefícios de uma tal decisão, talvez pudesse partilhar connosco os motivos concretos porque chegou a essa conclusão. Para esse efeito, se me permite, coloco as seguintes questões:

    1) Qual seria a instituição/ estado (Pt ou Rus) que seria alvo do processo judicial?

    2) Quais seriam, concretamente, os motivos alegados para apresentar o caso ao TEDH?

    3) Quanto tempo presume que o dito tribunal levaria para tomar essa decisão?

    4) Qual seria o custo estimado de todo esse processo?

    5) Onde acha que a família Pinheiro iria buscar esses recursos para fazer face às despesas que o processo envolveria ( não basta pressionar a família Pinheiro a seguir esse caminho, sem depois demonstrar que poderiasm ter acesso aos fundos requeridos, acho eu)?

    6) Supondo tudo acima resolvido, qual a probabilidade de sucesso do processo, isto é, qual a probabilidade de o TEDH tomar uma decisão favorável, tendo em vista que o objectivo último é trazer a Xana de regresso a Portugal?

    7) Atendendo a que o objectivo é obrigar alguma entidade russa, seja ela qual for, a devolver a criança (porque é na Rússia onde ela se encontra) , qual acha que vai ser a atitude dessa entidade(s) durante todo o processo? Será que seria colaboradora, ou, pelo contrário, teria uma atitude, como diria, mais Kafkiana?

    8) Seria fácil/difícil prever, à partida quel das atitudes os russos tomariam?

    9) Sendo tudo isso utrapassado, com uma decisão favorável do TEDH, acha mesmo que a Rússia iria "devolver" a Xana ou pelo contrário?

    10) E qual seria a atitude dos familiares russos da Xana, em todo este processo? Seria ciolaboradora?

    Enfim, só alinhei eastas 10 questões, mas certamente haveria muitas mais.

    Presumindo que pretende não apenas marcar uma posição pública sobre essa processo, ou seja, sim porque sim, mas também de alguma forma dialogar com outras pessoas que estejam tão bem informadas quanto o Sr. quanto às consequências de aceder ao TEDH, agradecia que prestasse esses esclarecimentos. Se assim o entender, claramente. Acredite, acho que todos nós, sem ironia,agradeceríamos.

    ResponderEliminar
  18. Vox,

    Em relação à sua opinião/comentário, simplesmente a respeito. No entanto acho-a completamente despropositada, e acredite nenhum de nós quer o protagonismo, alias digo-lhe muito sinceramente, todo este envolvimento (e tenho a certeza que estou a falar em nome de todos), só nos tem trazido contratempos. Nós não somos nem queremos ser os donos da verdade! Somos simplesmente meros interessados na felicidade da Xaninha. Eu pessoalmente acho que existem outros caminhos, mas como disse não somos donos da verdade, e muito menos temos autonomia ou autoridade para os decidir.

    Como já tivemos a oportunidade de lhe solicitar, terei (emos) todo gosto em falar pessoalmente, pois acho que o Vox tem tido sempre uma interveniência construtiva, e nesse sentido teremos todo o gosto em partilhar alguns detalhes

    No entanto, continuamos a contar com o Vox.


    Bem Haja

    ResponderEliminar
  19. Ou, talvez, a Sra. Maria, da Rússia, poderia explicar-nos porque concorda com o Sr. Vox. Mesmo em inglês, não há problema....

    ResponderEliminar
  20. Dª Isabel Bodiao e Sr. L.
    Concordo perfeitamente convosco.
    As v/ ideias são as minhas.
    Ir para o TECH, não iria resultar, mesmo que a familia Pinheiro ganhe o processo, a Russia, nunca iria devolver a Alexandra. O TECH não tem autoridade sobre a russia.Este processo tambem trazia problemas:
    1º o dinheiro a gastar.
    2º a familia da Alexandra agora tinha a certeza absoluta que so prendiam a criança, e certamente iria cortar totalmente os laços com a familia pinheiro.
    Vamos pela ideias do Sr. L e da Dª Isabel

    ResponderEliminar
  21. Vox
    Se acha que nós não estamos a fazer o mais correcto, porque não se junta a nós (como já lhe pedi via mail), para assim podermos discutir os próximos passos. Fácil é dar palpites, o mais dificil é por-se em campo e agir.

    ResponderEliminar
  22. Pela Alexandra SEMPRE!

    Espero ansiosamente que se encontre uma solução que vá de encontro ao menor sofrimento possível para a Xaninha!

    Não sei, admito que não sei, qual será o melhor caminho a seguir para ajudar, neste momento a menina!
    Apenas sei que ninguém a ama mais do que os pais afectivos, e esses, tais como ela são aqueles que mais estão a sofrer nesta altura!

    Acredito e espero, que tomarão a melhor decisão.

    Para a Xaninha e para a D. Florinda e Sr. João, penso que o melhor seria mesmo um encontro, mas na impossibilidade disso ser possível, manterem os contactos já é bom para matarem um pouquinho de saudades, e dar alento à menina (acredito eu nisso).

    Continuo aqui a prestar o meu apoio (aquele que me é possivel), SEMPRE PELA ALEXANDRA!

    Obrigado aos administradores do blog pela vossa disponibilidade com esta causa que a todos, um dia, entrou casa adentro e não nos deixou indiferentes. Por isso, nos mantemos aqui apoiando de uma ou de outra forma!

    Para Ti Xaninha, desejo do fundo do meu coração, que esta fase pela qual estás a passar, termine o mais breve possível e não deixe esquecer-te todos os momentos bons que passaste com os teus “pais de coração”, e que estes momentos te ajudem a superar as tuas tristezas e a dissipar as tuas dúvidas! Agarra-te a essas lembranças e ao amor que recebeste dos teus pais do coração! Um dia voltarás a sentir o calor dos seus braços e aí compreenderás que o amor verdadeiro não acaba com a distância, antes pelo contrário : torna-se ainda mais forte!
    Um beijinho do tamanho do mundo! Que Deus te proteja, sempre!

    Pela Alexandra e para a Alexandra, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE!

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  23. Caros amigos,

    não vamos ceder nas dificuldades que encontramos.

    Eu não critico o trabalho de quem deu a cara por esta causa, os admnistradores, pois acumularam às suas vidas este desafio que decerto roubo-lhes tempo e forças e no entanto permancem movidos pelo mesmo sentimento que nos mantem todos aqui.

    Compreendo o caminho escolhido, o da paz e do dialogo era o mais obvio e mais sensato, resultaria se os seres humanos falassem todos a mesma linguagem. Não a linguagem de idioma mas a linguagem dos sentimentos - o AMOR.

    Nós pessoas equilibradas e sensatas entendemos que quem ama protege e faz feliz e achamos que esta familia Zarumbina que supostamente ama a Alexandra procuraria o melhor para ela. Assim sendo, uma proposta como a foi feita a esta familia zelava não só o bem da menina como uma excelente oportunidade para toda a familia. Porém, por motivos que desconhecemos que pode ser medo, desconfiança ou pressão esta familia não aceitou. Este comportamento é estranho pois e de acordo com os seus compatriotas qualquer cidadao russo e naquelas condições aceitaria e agradecia tamanha generosidade. os Zarumbina não...
    Inclusive a vinda da avó seria um passo muito importante e todos foram unanimes que era um bom presságio. não foi. E esta atitude da avó foi ofensiva a todo o nosso esforço independentemente dos seus motivos. agora imaginem a frustação de quem abriu as portas de suas casas...

    No fundo quero apenas deixar a minha posição em relação ao desenrolar desta hitoria.

    Confio no trabalho dos admnistradores mesmo que não tenho conduzido a solução deste problema não posso negar o seu esforço e dedicação. Que apoio o que se decidir se tribunal ou outra via.

    não vou estar presente neste encontro, porém quero que saibam que tenho esta criança no meu coração desde o dia que a conheci 18 de Maio, que desejo, anseio, rogo para que ela volte para sua terra e seja feliz na companhia dos que ama e dos que a amam.

    Contem comigo, não desisto.

    xaninha, Deus te proteja e N.Sra Fatima te guie até à tua terra natal.

    paula ODV

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde!

    Nós estamos num autocarro a fazer uma viagem cujo destino é a XANINHA! Não é uma viagem qualquer, tem um percurso dificil...
    E assim, consoante o lugar que ocupamos (à frente, ou mais atrás),e a personalidade de cada um, vamos fazendo a viagem sentindo coisas diferentes.
    Alguns poderão achar que vamos depressa demais, outros acharão que andamos devagar. Outros pensam que deveríamos ter voltado à esquerda, outros à direita. Outros opinam que as paragens para beber café e descansar um pouco, são desnecessárias. ( Claro também há os que se sentem mal, vomitam e sujam o autocarro). Mas, eu por mim, vou no autocarro porque quero muito fazer esta viagem , confio nos motoristas e acho que Deus nos dará boa viagem. E sabem, eu NÃO SAIO deste autocarro enquanto não chegar ao meu destino..., e vocês ?...

    (Desculpem, é mais um dos meus estados de alma, eu queria apelar à união e não à desunião...)
    Bem Haja a todos!

    ResponderEliminar
  25. Se me permitem um pedido directo ao Vox,
    Por favor, entre em contacto com os Administrador do Blogue, mesmo que não possa ajudar mais do que o que já expôs aqui, ou mesmo que não possa expor-se publicamente, ou mesmo que seja figura conhecida (amada ou odiada)qui ça o Gouveia de Barros na versão humana.
    O que interessa agora é o socorro à Alexandra!
    Votos de bom trabalho.
    Cmpts,
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  26. Vox

    Junte-se aos administradores deste blog! O Senhor faz falta aqui, sei que é alguém que em muito pode contribuir para ajudar a menina. Tomara eu ter os conhecimentos que o Vox tem para poder de facto agir e deixar de ser uma mera espectadora dos acontecimentos e andar só aqui a tagarelar feita uma tonta.
    Por favor junte-se a eles e ajude-os!

    Bem Haja

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde,

    Para MariaF
    Minha senhora, eu já estou farto de ter entrado em contacto com os "administradores" do Blog e sempre tenho dito e repetido o mesmo que venho referindo aqui publicamente: avançar com uma queixa/apelo contra a sentença do juiz Gouveia Barros (sentença esta que não tinha apelo nem agravo em Portugal) e tentar obter Justiça nesse tribunal europeu.
    Não vejo outra saída para o caso.

    Para PCBIa e L
    Já indiquei neste Blog e por várias vezes os links do Tribunal Europeu (em língua francesa e em inglesa) e o link do site dos direitos humanos em língua portuguesa, onde se podem encontrar todas as respostas ás vossas questões e dúvidas.
    Vão lá e leiam, inclusivé está lá jurisprudência.

    CONTINUA, O MEU COMENTÁRIO NÃO CABE TODO AQUI

    ResponderEliminar
  28. CONTINUAÇÃO DO MEU COMENTÁRIO

    Para Miguel Macedo
    O senhor refere sempre que as minhas opiniões são sempre bem vindas e muito pertinentes, porém, até, hoje, nem uma sequer das minhas sugestões, foi acolhida por vós.
    Vejamos:
    Fandral, perguntou a todos nós, se devíamos encerrar ou não, o Chat.
    Eu respondí que sim, que devia ser fechado. Acho que o Chat é um péssimo cartão de vista para quem entra aqui neste site. Fandral respondeu "OK. a sua opinião fica registada" . Depois apagou isso que ele disse. Mais tarde referiu que tinha apagado por engano.
    Que eu saiba, mais ninguém se pronunciou nem a favor nem contra.
    A única opinião expressa foi a minha, e, democraticamente, portanto, o chat deveria ter sido fechado. Não foi.
    Eu sugeri (secundado pela mais-valia que é a Cristina Mestre) o encerramento, ou o congelamento temporário, deste Blog e do Chat, na parte que concerne a Comentários e à conversa de treta do chat, para que, nesta fase, se pudesse tratar com toda a calma e discrição, do assunto que é agora pertinente, ou seja, o encaminhamento do caso para o Tribunal europeu. A minha proposta, não foi aceite.
    Escreveu agora o senhor, e cito:
    """ No entanto também temos consciência que existiram outras possíveis acções que também se possam por em pratica """.
    Sem dúvida devido aos muitos afazeres da sua vida pessoal, enganou-se o senhor na conjugação dos tempos dos verbos.
    Penso que queria dizer: existiam (ou até melhor, existem) outras possíveis acções, que se poderiam (ou que se poderão) pôr em pratica.
    Claro que (em nome do tal secretismo) ficamos todos na dúvida sobre que tais accões eram ou serão essas.
    Mas mais grave do que isso, mostra um sinal de teimosamente persistir em querer enveredar por outras vias, que não o tribunal europeu, e que a mim, se afiguram de carácter mais que duvidoso, no tocante à garantia de resolver de forma satisfatória e definitiva, o caso Alexandra.
    Desculpe-me mas isso equivale a dizer: há coisas que se podiam ter feito "há uns tempos atrás", que ainda se poderão fazer "há uns tempos à frente". Vai dar ao mesmo.
    Desculpe-me, mas fico perplexo.
    Para mais, que o senhor já tinha "dado bom acolhimento" a uma minha outra sugestão, mais uma que também não foi aceite, que era a de enveredar pelo TE.

    D. Isabela
    Parece que atingi um nervo, certo?
    Desculpe-me, mas que raio de interesse tem saber se a D. Olga tomou 2 banhinhos quentinhos, 3, 4 ou 5 ?
    Não vou perder tempo consigo a responder a quem utiliza um tipo de linguagem algo básico, como "palpites".
    Pode a senhora ficar à vontade e continuar a pontificar como Directora-Geral do Chat, e Secretária de Estado do Blog, contra isso nada posso fazer.
    Apenas lhe pedia que, em nome do bem-estar estar da Alexandra, e uma vez que a senhora se vangloria de ter o contacto da menina e de falar com ela quase diariamente, procurar (a senhora e a D. Florinda) aconselhamento junto dum psicólogo, ou dum pedopsiquiatra, no sentido de obter conselhos quanto ao tipo de conversação que devem utilizar com a menina.
    Algumas pessoas, com conhecimento na matéria, vêm dizendo lá, no Blog Russo, que a Alexandra, pelo comportamento que vem exibindo, deveria ser observada por um psicólogo ou até por um psiquiatra, e que este deveria ser português (dado que a menina não pode comunicar em russo com um médico russo).
    Por conseguinte, tenham o máximo de cautela quanto ao teor da conversa com a menina.

    Disse tudo o que tinha a dizer, e nada mais tenho a acrescentar. E é tudo !
    Fiquem todos bem.

    ResponderEliminar
  29. O Blog russo publica uma história que aconteceu semelhante ao caso da Alexandra
    Com a ajuda do tradutor do Google, temos isto:


    Uma história semelhante ... o que aconteceu ...
    alfy_1810/2/09 03:01 Porque é preciso importar mais tons de cinza, acho que faz sentido para publicar (que já estava em outro local) de modo que este é muito semelhante, como uma irmã gêmea, a história. Parece-me que o destino da Sasha Zarubina atualmente não mais branco mais brilhante do que esta menina.

    http://lenay.livejournal.com/577840.html

    "Alguém se lembra da história de Carolina (Bruno), a menina brasileira que é adotado por um casal sem filhos de Israel, que, em seguida, pelo tribunal, voltou para trás para os pais biológicos?
    Legalmente, tudo era simples: os pais biológicos das meninas se recusou, eles seqüestraram. Pais adotivos, entretanto, isso não sei como eles não sabiam que o papel - falsificado. Eles têm feito tudo o exigido por lei, mas, naturalmente, para o endereço do tribunal sobre o retorno das meninas aos pais biológicos não importa.
    A menina voltou para o Brasil com seus pais. Aceitaram-los como heróis nacionais, dar-lhes uma reunião solene, entrevistas com jornalistas e políticos prometeram montanhas de ouro. Previsivelmente, as promessas que nunca foram prometidas ... Ao mesmo tempo, verificou-se que os pais da menina já não vivem juntos, e sua mãe está grávida do sexto (ou sétimo), a criança - um outro homem. Ela deu a seu pai e ele ressuscitou.
    Acho que é compreensível, qual foi o destino de Carolina: em 13 anos, ela fugiu de casa, em 14 - seu primeiro filho, um 16 - segunda, de outro homem ... Sem abrigo, sem emprego ... seus filhos colocados em um internato. Na primeira, ela visitou-los, mas depois de um tempo parado e, de acordo com o ano de 2007, não vejo há um ano ...
    Aliás, os jornalistas de televisão britânico, que em 1988 descobriu toda a história nunca mais visitados no Brasil.

    Esse é o veredicto sobre o caso aqui - um pequeno artigo escrito em 2005, quando Carolina (Bruno) chegou a Israel, mas aqui você pode assistir a um documentário sobre Carolina (Bruno). "

    A antevisão de outra tragédia anunciada!

    ResponderEliminar
  30. Vox,
    venho pedir que me indique o email dos adminsitradores do Blog,

    tentei enviar uma mensagem para eles pelo email acima mencionado mas recebi a informação que não foi entregue, com certeza que não usei os dados correctamento.

    Quase por acaso encontrei um texto que dá umas dicas sobre a leitura que se pode fazer aos desenhos das crianças e que no caso da Xaninha, como não poderia deixar de ser, indica muita desorientação e sofrimento psicológico.

    obrigada
    Angela

    ResponderEliminar
  31. Querida Xaninha

    Por ti, pela tua felicidade vou continuar a lutar.

    Tu mereces ser feliz junto daqueles que amas e que te amam.

    Um beijo do tamanho do mundo.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  32. Boa noite a todos:

    Em relação a este comentário:

    """ Isabela disse...
    Vox
    Se acha que nós não estamos a fazer o mais correcto, porque não se junta a nós (como já lhe pedi via mail), para assim podermos discutir os próximos passos. Fácil é dar palpites, o mais dificil é por-se em campo e agir."""

    Manda a clareza, que seja reposta a verdade.

    Tenho em arquivo todos os mails trocados com os administradores do BLOG.

    São 14 ao todo.

    Apenas os 2 primeiros, são assinados por Isabela.

    Neles, apenas refere que se eu achava que podia ajudar, pedia o meu contacto telefónico, para trocar-mos ideias. Respondi dizendo que não era necessário, poderíamos contactar por e-mail. No mesmo e-mail, sugeri Estrasburgo. Agradeceu, e pediu que me mantivesse o contacto.

    Nunca, pois, me foi dirigido, por Isabela, algum pedido, para me juntar (fisicamente, é isso que depreendo do comentário em epígrafe) ao Grupo.
    Coisa que aliás, nunca esteve no meu horizonte, por eu entender, desnecessário. Mais informo, que, sempre colaborei, dando pronta resposta aos outros restantes mails, e dando sugestão quanto áquilo que entendo deve ser feito, e que já todos sabem, Estrasburgo.

    Fica pois feita a clarificação.

    Com muita tristeza minha, foi-me recusado um pedido para que fosse publicada uma fotografia da Alexandra, que mostra bem o estado de espírito e o drama da criança.

    A foto tem uma carga dramática terrível e é bem elucidativa da tragédia da criança: o olhar muito triste e ausente (ou seja, o corpo na Rússia e a cabeça em Portugal), a criança segurando os dois cachorros (tudo que ela tem) agachada como se estivesse pronta a arrancar de regresso para Portugal.

    Tal foto, é igual aquela, pequenina (icone) da Seguidora, Nela, que podem ver em, Seguidores.

    Eis a resposta (não assinada) que me enviaram:

    """ Boa noite VCD,
    Como deve calcular não podemos por no blog todas as imagens que nos chegam da Xaninha,porque senão o blog era só imagens.
    Mas agradecemosa sua preocupação.
    Obrigado """

    ResponderEliminar
  33. Por ti, Xaninha querida, estou aqui
    e peço a Deus para iluminar todas as
    decisões a serem tomadas
    que possam devolver-te a felicidade !
    Envio-te um grande beijinho.

    Força e coragem, Família Pinheiro e Srs Adms do Blog ! Estou aqui para apoiar e também respeitar as v/decisões.

    Um bom dia a todos os Amigos de Xaninha !

    do Algarve,

    ResponderEliminar
  34. Dá que pensar a história da menina brasileira, colocada no blog Russo...

    Esperemos que seja modificada a vida da Alexandra para que não venha a ter destino semelhante!

    ResponderEliminar
  35. http://www.mako.co.il/vod-index/documentary/VOD-c9576bc8ef07c11004.htm

    ResponderEliminar
  36. Universalista,

    Dá mesmo o que pensar.

    No Brasil acontecem coisas assim. Lá existem pessoas tão pobres (mais do que a família Zarubina)que sabemos que algumas famílias "dão" (vendem)os seus filhos em troca de algum. Existem muitas crianças que são abandonadas e também aquelas crianças que fogem de casa por conta dos maus tratos e viram os "meninos de rua".
    E há os casos de desaparecimento de crianças que estão ligadas ao tráfico internacional, o que também é terrível, pois simplesmente ninguém sabe para onde foi e o que estarão a fazer com aquela criança. Eu desconhecia este caso e nem sei os pormenores, de qualquer maneira, não concordo que simplesmente peguem as crianças de forma clandestina porque são pobres. Quem irá acompanhar essa criança, será ela vítima de maus tratos, abusos?
    Mas entendo quando você faz um paralelo entre o possível destino da Alexandra e a adulta que esta menina se transformou. É um círculo vicioso. É triste. Muito triste.

    ResponderEliminar
  37. Александра,
    не забыть о вас

    Alexandra,
    não nos esquecemos de ti

    Alexandra,
    not to forget about you

    ResponderEliminar
  38. Caros administradores do Blog, fam. Pinheiro e todos os que lutam pela felicidade da Xaninha

    A Xaninha é uma criança expressiva

    O desenho da Xaninha está nas fotos deste site (talvez p 5)

    http://community.livejournal.com/sandra_parents/23134.html?view=225118#t225118


    Vejam agora o texto que encontrei na Net e que dá umas dicas sobre a
    leitura dos desenhos das crianças:

    a árvore é o pai, o sol a criança, a fumaça muito importante, etc.. etc.

    http://books.google.pt/books?id=_EpK2udXZQ0C&pg=PA98&lpg=PA98&dq=nuvens+escuras+desenho+de+crian%C3%A7a+psicologia&source=bl&ots=uu1liYXnbD&sig=5T9e8d1rzI9WP5oEUPW3CGL1EfA&hl=pt-PT&ei=nsHFSunBENSZjAfA1rE8&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2#v=onepage&q=&f=true


    Vejam a cor da fumaça, intensa e intermitente , a casa que não tem paredes, o sol que não está no centro, o tronco da árvore muito fino,
    arvore só com 2 galhos, as nuvens muito escuras

    e por favor vejam com atenção a interpretação destes detalhes comuns na expressão das crianças e que neste caso testemunha sofrimento psicologico (pag.65 em diante)

    Como é possível que uma criança fique em sofrimento refém dos motivos egoistas dos adultos?
    obrigada

    Ângela

    ResponderEliminar
  39. Boa noite a todos,

    Embora tenha andado mais afastada, quer do blog quer do chat, por motivos pessoais, continuo a apoiar esta causa.

    É como muita pena que não vou poder comparecer ao encontro em Braga no Domingo. Quero deixar aqui muita força à Familia Pinheiro, vocês são fantásticos e aos adm. do blog que têm sido incansáveis.

    A todos um abraço do tamanho do Mundo e não desistam de acreditar.

    Fátima - Sintra

    ResponderEliminar
  40. Também desejo muito sucesso no encontro de Braga, que sejam tomadas decisões positivas no sentido de devolver a felicidade à Xaninha. Que Deus vous ilumine a todos.

    Aproveito para através dos cidadãos brasileiros que seguem este Blog, enviar os parabéns ao Brasil por ter sido seleccionado para os Jogos Olimpicos. Oportunidades de negócios para seus pais e encontros também são favoráveis ao bem estar das crianças.
    Pela Xaninha que não esquecemos!

    Angela

    ResponderEliminar
  41. Я уже публиковала свое письмо с призывом обратиться в Европейский суд.
    Считаю , что только эта мера позволит раскачать русскую бюрократическую машину и обратить внимание в России на нарушения прав ребенка .
    У меня болит душа за Александру.
    Елена-русская .

    ResponderEliminar
  42. Elena,

    Aqui em Portugal foram violados os direitos da Alexandra com a ajuda da Rússia.
    Não acredito mais no entendimento entre as famílias, mas só a família Pinheiro pode decidir pelo tribunal europeu. Penso que eles têm medo de perder o contacto para sempre com a menina, isto seria muito duro.
    Apoio moralmente a decisão que a família tomar, mas sem dúvida, preferia que fossem para o TSDH.

    ResponderEliminar
  43. Boa noite, deixo aqui uma frase que faz todo o sentido:
    Tentar não significa conseguir, mas certamente os que conseguiram tentaram.

    Por esse motivo acho que se ainda há alguma possibilidade de melhorar a infância da Alexandra, por favor continuem a lutar. Encoragem o Casal Pinheiro a tomar as decições certas. Por Favor os AJUDEM.

    ResponderEliminar
  44. Boa noite!

    Mónica, é isso mesmo!

    Por mais pequena e longínqua que essa possibilidade nos pareça, temos de acreditar! Temos de apoiar a família Pinheiro, temos de apoiar todos aqueles que lutam pelo bem da Alexandra e, principlamente, temos de NÃO desistir de a ajudar!

    Continuemos unidos Pela Xaninha, SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  45. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Xaninha

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  46. Um bom dia pela Xaninha

    notícia de hoje:

    http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=93&did=73367

    Portugal na vanguarda do acolhimento a imigrantes

    Portugal tem o melhor acolhimento de imigrantes na Europa e no mundo, de acordo com o relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Humano.

    Pena que o caso da Alexandra não se inclua nesta estatística positiva!

    ResponderEliminar
  47. Os últimos meses têm sido uma provação terrível para uma criança de 6 anos, adaptar-se a condições de vida sub humanas e a uma língua completamente desconhecida.

    No entanto, julgo que a Alexandra não voltará a Portugal, pelo menos até fazer 18 anos.

    O Certo é que ela terá, para toda a vida, inscrito no seu BI que nasceu em Portugal.

    Na Rússia, a sua vida pode ter um pouco de alívio se for recebendo ajuda da Família Pinheiro e outros beneméritos de Portugal.

    Infelizmente o Juiz que mandou deportar a menina para um país completamente estranho com uma mulher que mal conhecia e com quem não tinha laços afectivos e muito menos de amor, continuará a julgar pela mesma bitola toda a sua carreira.

    Agora, resta-nos ponderar se é melhor o superior interesse da criança, que a Alexandra viva naquelas condições de miséria absoluta, aliás tal como vivem milhares de outras crianças na Rússia, no Mundo e até algumas haverá em Portugal.
    Ou se pelo facto de a progenitora ser uma alcoólica, fumadora inveterada, inclusive dentro de casa, pelos vistos tal como o tio e o avô, deva a criança ser retirada àquela família por não ter condições, e ser entregue a uma família de adopção ou a uma instituição de menores.

    Eu pessoalmente, tenho muito receio de ver entregar uma criança a uma instituição de menores, a não ser que corra risco de vida, seja alvo de maus tratos físicos ou de violação.

    Já a uma família de adopção poderia ser uma solução a ter em conta, pelo menos livrava-se a Alexandra do resvalar para o refugio do álcool e da miséria absoluta, quem sabe pudesse ter afecto e amor noutro lar.
    Neste caso a estratégia portuguesa e da família Pinheiro dia ser a de ajudar à distância, como se de padrinhos se tratassem, quase família, que quer o bem de uma sobrinha que está longe. Quem sabe, o casal de adopção pudesse vir passar férias a Portugal dentro de um ou dois anos, bem como permitir que a família Pinheiro fosse à Rússia visitar a menina.

    Desculpem se a minha análise é fria, pois muito me custa reconhecer que já perdemos a hipótese de ver a Alexandra a viver no país onde nasceu, Portugal.

    Oxalá eu esteja enganado.

    ResponderEliminar
  48. Eu penso que nesta altura já ninguém acredita verdadeiramente que a Alexandra regresse a Portugal, Sr António, só quem estiver à espera de milagres (mesmo estes têm que ter o esforço e o empenho do homem). Eu espero, isso sim, que estejam a tomar medidas de ajuda à criança, e espero que assim que as tomem divulguem! Não sei se o prazo (alguém mencionou num comentário) para o TEDH já terminou se sim é aguardar outras formas de ajuda à menina lá na Rússia! Penso até que não deveriam continuar a alimentar a esperança da menina com promessas de vinda para Portugal mas, como já alguém disse, informarem-se junto de especialistas sobre a forma de abordarem estes assuntos com ela!

    ResponderEliminar
  49. Elena, fui eu que escrevi mal as siglas de Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, TEDH, peço desculpas.


    Angela, concordo que o povo Português é hospitaleiro com o emigrante, desde que este mostre uma boa atitude como é claro. Só não entendo porque existe um certo preconceito com relação aos portugueses que saem daqui para tentar a vida em outros países, já ouvi termos até ofensivos e totalmente injustos com essas pessoas.

    António e Universalista,

    Já nem sei o que esperar.


    Abços

    ResponderEliminar
  50. Olá, pessoal! Meus caros blogueiros do xanihanossa. Os ânimos estão à flor da pele, exaltam-se em discórdias. Digo: aqui no Brasil como no mundo inteiro, pessoas que se dizem representantes legítimas das crianças e adolescentes não têm discernimento do que é melhor ou pior (na prática) para tomar qualquer decisão. É o que temos presenciado pelo mundo afora. O caso da Rússia é mais sério, e digo o da menina Alexandra, porque acompanho pelos sites de notícias da Rússia tamanho abandono em que as crianças hoje vivem nesse país. A dona Olga tem dito para deixá-los em paz por que ela pode prover seu sustento e criar as meninas com a máxima descência (diz que dentro das condições russas). Só que ela não foi capaz de criar a própria fílha, a Natália, que é alcoólica e não aceita emprego por conta dos próprios vizinhos e da polícia que não a deixa em paz. Quero repudir veemente o descaso das autoridades "competentes", sejam elas brasileiras, sejam portuguesas, que não estudam o caso, simplesmente marcam audiência e se dá o veredicto. Pois assim fica registrado, quando se leva em conta o porquê do caso da Alexandra: se houvesse competência essa menina jamais teria saído de Portugal. Ela foi usada e continuará sendo. Que Deus ilumine a cabeça de todos para encontrar a melhor saída para Alexandra e que isso seja sempre lembrado para que não ocorra outro caso como este.

    ResponderEliminar
  51. Друзья ,
    семья Зарубиных -крайне вульгарная и алчная.
    Они не идут на контакт не только с португальской стороной , но и с соотечественниками , крайне обеспокоенными судьбой Александры.
    С вашей стороны необходимо признать недействительным решение суда о передаче Александры биологической матери.
    Россия должна лешить биологическую мать прав.
    Обязательно встанет вопрос о назначении опекунов.Если у вас к этому моменту будет на руках новое решение суда ,считающее предыдущее недействительным ,сеньеры Pinheiro
    могут в России удочерить или стать опекунами Александры.
    Forca , Portugal !
    Elena.

    ResponderEliminar
  52. Angela, tenha em atenção que segundo esse relatório, e cito "A análise das Nações Unidas versou apenas sobre o quadro jurídico de apoio ao imigrante, faltando uma investigação no terreno".

    Como dizia um magistrado suíço, Portugal é dos países que, mais legislação (e alguma dela, até boa) tem no Mundo, falta saber se a mesma, na prática, é implementada :)

    Quanto ao caso Alexandra, em que está envolvida a Segurança Social (a meu ver uma das piores áreas de desempenho da Administração Pública em Portugal, basta ver a título de exemplo, os escândalos de atribuição de subsídios de reinserção social a indivíduos que estão a cumprir penas em prisões e que portanto não têm direito a tal subsidio, o deplorável atraso na atribuição de subsídios e pensões a quem de direito, os tem, as estúpidas tentativas de tentar cobrar dívidas em atraso com 19 anos e mais (quando a lei em vigor diz que prescrevem ao fim de 5 anos), a cobrança de juros de mora por período superior a mais de 5 anos (quando a lei nada diz sobre o assunto mas os juízes vêem entendendo que não podem ser cobrados juros de mora por período superior a 5 anos, - o que aliás, é muito estranho se se tiver em atenção que para os impostos, o Estado não pode cobrar juros de mora por período superior a 36 meses, etc., etc., etc.) era como se ela, Alexandra, não existisse.

    Para todos os efeitos, para a S.S., à partida, era quase como se ela não existisse. Estava ilegal, logo, não existia. Ainda por cima, era filha de emigrantes, também eles em situação ilegal.

    Faz lembrar aquele outro caso, em que esteve envolvido o Ministério da Agricultura, divisão de agropecuária, e uma porcino-cultura ilegal.

    A empresa que explorava tal porcino-cultura vinha desenvolvendo tal actividade de forma ilegal, há imensos anos, e, pior, de forma estarrecedora.

    Por fim, os particulares, denunciaram oficialmente o caso ás autoridades.

    Estas depararam-se com um canário aterrador: porcos mortos, outros moribundos, animais a alimentaram-se das carcaças dos mortos, um fedor insuportavel.

    Finalmente, então, actuaram.

    Explicação da funcionária do Ministério da agricultura, para o facto de tão tardiamente terem actuado: nada podámos fazer, até porque, oficial e legalmente, tal empresa, não existia. Era clandestina.

    Bizarra explicação : "até porque, oficialmente não existia" (embora toda a gente tivesse conhecimento da situação, inclusive, as autoridades). A partir do momento em que houve uma queixa por parte de particulares, então já passou a "existir oficialmente" :)

    Tanto quanto sei, no tocante a medidas de acolhimento a emigrantes, isso vai variando um pouco ao sabor das orientações de Bruxelas: ora abre a porta (um bocadinho) ora fecha a porta.

    Recordo-me de ter visto (na TV) filas intermináveis de emigrantes em situação ilegal, que, aproveitando uma oportunidade única dada para se legalizarem, aguardavam imenso tempo para tratar do assunto (2 funcionários ao balcão, imenso tempo no atendimento individual, dificuldades de comunicação linguística, falta de tradutores). Muitos pura e simplesmente desistiam, ao fim de tanto tempo de espera na fila, outros, perante o facto de terem de voltar com mais um papel e coisa-e-tal, desitiam, e já não voltavam lá.

    Há no entanto, casos bem sucedidos de integração, e de vinda de famílias para junto dos emigrantes cá (conjugue e filhos). Mas é preciso muito trabalho e muita persistência por parte desses emigrantes.

    Há emigrantes bem integrados e bons trabalhadores, e no pólo oposto, há emigrantes que apenas vem mais na mira de tentar obter subsídios e benesses do Estado português (vidé, tentar obter subsídios de desemprego).
    Com efeito, estes, os emigrantes que vêm mais na mira de subsidios, já sabem, de antemão (alertados por compatriotas) de todos os direitos de que gozam aqui (e muitos deles sabem até mais do que os próprios cidadãos portugueses). Penso que será mais o caso de emigrantes oriundos de alguns países, que não os do Leste e os brasileiros).
    CONTINUA

    ResponderEliminar
  53. CONTINUAÇÃO

    Quanto à assistencia médica em hospitais públicos, de um modo geral, não é famosa para os nacionais, quanto mais para os emigrantes.

    ResponderEliminar
  54. Друзья,
    вы ,наверняка не знаете , что Зарубины переехали в Россию только 10 лет тому назад из Казахстана .Они -казахстанские беженцы ,получившие русский паспорт.
    Не судите по их поведению и манерам ,как о русских.
    Русские с большим уважением относятся к португальцам , а особенно к семье Пенейро, воспитавшими такую чудесную девочку-Александру.
    Рано или поздно ,Александра вернется в Португалию !
    Forca Portugal !
    Elena

    ResponderEliminar
  55. http://www.youtube.com/watch?v=LlA2qVGJXGQ&feature=player_embedded


    Só espero que Deus perdoe os que tanto mal fizeram a uma inocente!

    ResponderEliminar
  56. Ela é tão expressiva que consigo sentir a desorientação e a tristeza no olhar dela.

    Não tenho ido ao blog russo, o que estão a fazer pela menina? Quais são as orientações deles? Estão todos a trabalhar em conjunto?

    ResponderEliminar
  57. Obrigada AnA.

    Eu também não tenho ido lá, a barreira da língua pesa. Mas me parece que eles estão mobilizados e isso me deixa qualquer coisa mais reconfortada. Se estarão ou não a trabalhar em conjunto aqui e lá é coisa que não faço ideia... Alguém sabe?
    Mas seria divino o estado Russo consertar a asneirada de Portugal. Mas é viajar demais pensar nisto.

    Abços

    ResponderEliminar
  58. Olá Carla,

    Lamento ser eu a informar acerca das coisas más, mas penso que as pessoas merecem a verdade.

    Infelizmente este blog russo " What can we do to help Alexander " é dos Pais de St Petersburg e o objectivo deles é tirar a menina à família russa e pô-la num "orfanato".

    Apesar de na óptica deles, acharem que estão a agir correctamente, penso que se eles conseguirem isto será terrível para a Xaninha!
    Passar pelo mesmo trauma 2ª vez num curto espaço de tempo!
    Nem consigo imaginar...

    E o pior é que o video foi posto no youtube por Fandral que é do grupo português, ( se é que se pode chamar grupo aos 3 admnistradores que restam), mas publicado no blog russo, o que me leva a pensar que este blog continua a trabalhar com o blog russo que pretende institucionalizar a Xaninha!

    E eles mesmo põem na legenda antes do video: " Video feito pelos portugueses "

    Continua

    ResponderEliminar
  59. Querida Xaninha

    Por ti continuo a lutar, para que sejas novamente feliz junto dos que mais amas.

    Não te vou esquecer, nunca!

    Por ti, SEMPRE!

    Um beijo do tamaho do mundo, minha querida.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  60. ola amigos,

    fiquei muito emocionada com o video:

    http://www.youtube.com/watch?v=LlA2qVGJXGQ&feature=player_embedded

    Deus permita que realmente esta criança volte a ser feliz...

    A sua história mesmo passando todo este tempo ainda me magoa...

    Xaninha, não me esqueço de ti e desejo que sejas feliz junto dos que amas...

    Deus protege esta criança que o seu anjo da guarda a zele e a guie até nós...

    Beijos
    Paula ODV

    ResponderEliminar
  61. (Continuação)

    Queria ainda deixar uma palavra à Cristina Mestre e a outros que me disseram para não criar desunião.

    Em primeiro lugar, não fui eu que criei a desunião, esta foi criada por uma das admnistradoras do grupo.

    Contudo, se eu achasse que valeria a pena ficar calada pelo futuro da Xaninha eu teria continuado calada...

    Infelizmente, já nada de bom espero deste " grupo", e não me sentiria bem se não alertasse para tal.

    Houve quem dissesse que os russos se devem estar a rir às gargalhadas e de facto devem estar, mas não pelos comentários discordantes, e sim pelo blog ter voltado atrás na sua palavra de ir para o Tribunal Europeu!

    Se repararem, desde que foi anunciado "que existiram outras possíveis acções que também se possam por em pratica" e o Tribunal Europeu voltou ao estado de não estar "posto de parte" os comentadores "novos" deixaram inclusive de aparecer para defenderem a habitual tese de que: não vão para o Tribunal Europeu que não vai dar nada, e ajudem antes lá.

    É que já nem aparecem para tentar demover as pessoas daqui a irem para o TEDH...

    Tal como eu já não espero nada de bom deste grupo, também eles não devem estar preocupados já.
    Isto porque falta pouco mais de um mês para se apelar ao TEDH e agora o grupo volta atrás no que disse na Televisão.

    Agora já não querem juristas e estão a pensar "noutras possíveis acções."

    Neste momento penso que é demasiado tarde para se criar outro grupo para ajudar a Xaninha, por isso apelo, a quem conheça o casal Pinheiro que o alerte para o que se passa neste grupo.

    Que os aconselhe a irem apra o TEDH e deixar de seguir os conselhos "brilhantes" deste grupo, antes que seja tarde demais.

    É que daqui a um mês já nada haverá a fazer para que a Xaninha regresse para junto da D.Florinda e do Sr. João Pinheiro e aí sim, os russos se vão rir às gargalhadas e pior, a menina ficará na Rússia a sofrer.

    PELA XANINHA E APENAS PELA XANINHA!!!

    SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  62. Olá.
    Este vídeo é mais um EXCELENTE trabalho da nossa marisa.
    Obrigada pelo vosso apoio.

    ResponderEliminar
  63. penso que é ir a luta que as batalhas se ganham e não esperar que as coisas se fassem sozinhas ou esperar pelo os milagres, se nada se fizerem tudo esta perdido e um dia se ficaram remorços e trahisão para uma menina que tudo esperava dos adultos.

    ResponderEliminar
  64. Olá a todos

    com muita pena minha mas não estive presente em Braga para apoiar os meus amigos e amigos da Xaninha mas o meu coração estava lá isso é que é importante

    só espero que a nossa menina não sofra mais com tudo isto será que ninguém na russia ainda não parou para pensar que em portugal á uma familia que só quer dar o melhor para esta menina cresçer com dignidade ser uma mulher uma grande mulher não só a Xaninha viria a benefeciar com tudo isto mas também a sua Mãe Avó e o resto da familia é triste mas é verdade tantas familias que davam tudo para estar no lugar desta mas é assim um dia talvez queiram e seja tarde tenho muita pena é da Xaninha o resto não estão meçhor é porque não querem

    Força Xaninha luta para seres feliz e nunca te esqueças de quem um dia te deu tudo para seres uma grande mulher


    um abraço forte e muita coragem para seguir esta luta para a Familia que tanto admiro
    FAMILIA PINHEIRO

    Admt do blog continuar esta luta é importante a nossa menina mereçe

    do Algarve Marianeves

    ResponderEliminar
  65. Sofia,

    É assim que pretende ajudar a Xaninha??
    Obrigar a todo custo se enveredar por uma via judicial?
    Qual foi o advogado que lhe garantiu que essa via trazia a Xaninha de volta a Portugal? Quanto tempo irá demorar essa acção judicial? Durante a duração do mesmo, como fica a Xaninha?
    Como nos sugere que "obriguemos" os Pinheiros a enveredar por essa ideia?
    Repito mais uma vez, qual o advogado que lhe garantiu que o recurso ao TEDH traria a Xaninha de volta, e se obteve essa confirmação por favor diga-me se o mesmo defende a causa assumindo essa garantia?
    Será que a Sofia tem assim tanta informação sobre este caso que lhe permite ter tantas certezas?

    Sofia, se acha que a sua opinião é a única que está correcta, está no seu direito! No entanto, se acha que estamos aqui a brincar, isso eu não posso aceitar! Porque, se reparar, você obteve a possibilidade de manifestar a sua opinião sobre esta causa, porque houve um grupo de pessoas que decidiu fazer algo!

    Por fim, seremos prefeitos?? Longe disso!!
    Sabe Sofia, eu e os meus colegas nunca tiramos nenhum curso “de como organizar devoluções de crianças injustiçadas” nunca nenhum de nós imaginava onde isto iria dar! Mas digo-lhe Sofia, nestes últimos 4 meses já tive de engolir vários sapos!! Pela Xaninha continuarei a engoli-los, não há problema, já lhes apanhei o gosto!!!


    Bem hajam

    ResponderEliminar
  66. Sr Miguel Macedo penso que estamos todos tão trites e desesperados com os acontecimentos que não sabemos o que dizer e fazer.

    ResponderEliminar
  67. Boa Noite
    Estou desde o inicio a Apoiar "Este Grupo", Continuo e VOU Continuar a Apoiar "Este Grupo", pois sendo grande ou pequeno foi o UNICO GRUPO que se dignou fazer algo pela Xaninha.
    FORÇA Srs Administradores do Blog, Continuem a fazer o que acham que deve ser feito. EU e Muitos mais estamos deste lado para vos APOIAR.
    FORÇA Casal Pinheiro
    Força Xaninha, Estamos contigo no Coração

    ResponderEliminar
  68. Sofia porque não vai você falar com os Pinheiro e convence-los a ir para o TEDH??
    Ainda não percebeu que os membros deste movimento não podem fazer tudo? Não são Deus?? Ainda não percebeu que se se voltou atrás com a ideia de ir para o TEDH foi porque os Pinheiro assim o entenderam?? E que quer que façam, que os obriguem?? Eles é que sabem!!! Mas se está assim tão indignada páre de despejar tudo em cima dos membros deste grupo e mexa-se! Se tem tantas certezas de que é isso que está certo e que trará a Alexandra faça qualquer coisa.
    Foi a Braga? Podia ter aproveitado para falar com os Pinheiro e tentar convence-los. Mas não foi pois não? Se calhar só sabe "mandar"...isso é muito fácil!

    Se os Pinheiro eventualmente acharam que ir para o TEDH não era boa ideia eles saberão o que estão a fazer, e eu na minha opinião acho que é o melhor que fazem. Não traria a Alexandra de volta e pior poderiam nunca mais ter contactos com ela. Está com falta dos "novos" a defender que a Alexandra fique na Russia e seja ajudada lá? Pois aqui me tem. É isso mesmo que eu acho.

    Agora a Sofia só sabe falar mal de tudo e todos e até do blog Russo. Eles estão a fazer o que podem! Porque só falou do facto de a quererem enfiar num orfanato? Que é mentira, eles querem tentar coloca-la numa escola privada, o que já é muito diferente. Não falou do facto deles quererem arranjar um psicólogo para a Alexandra - claro, isso não interessa.

    Mas repito mais uma vez, se acha que é a dona da razão e que isso é o que está certo, levante o rabo e faça qualquer coisa por isso, porque ficar sentado a mandar palpites e bitaites, nunca resolveu nem resolverá nada!

    E mais uma coisinha, deixe-se de intrigas, já reparei que gosta, mas telenovelas temos nós muitas ao horário nobre!

    Passe bem

    ResponderEliminar
  69. Cada vez mais as pessoas começam a perceber que o regresso da Alexandra é praticamente impossivel. O melhor que têm a fazer é tentar proporcionar boas condições de vida para ela e para a sua família lá. Infelizmente receio que caso isso não aconteça, surjam dificuldades e situações de risco para a Alexandra e que ela fique (se é que já não está) nas mãos das autoridades Russas e o seu destino uma instituição.

    ResponderEliminar
  70. Bom dia

    Não pude ir ao encontro com grande pena minha. Tinha estado em Fátima e gostaria de poder continuar com todos, mas foi impossível. Só o meu pensamento lá esteve e bem!.
    Ainda não vi o youtube.
    Sempre defendi a opinião de que a Xaninha vai sofrer muito, mesmo muito, se também a afastarem da família. Mal ou bem já está integrada no modo de vida deles.
    Num orfanato? Tem se ser muito orientada para poder compreender porque a atiram outra vez para outro local, completamente desconhecido, com pessoas estranhas, etc.
    Num colégio é diferente, talvez não veja esse ingresso como outro afastamento, mas sim como um modo de estudar diferente.
    Nunca podemos ter a certeza do que uma criança puderá deduzir de tais mudanças.
    Vai vivendo o dia a dia tal como lho apresentam.
    Continuo muito confiante no trabalho dos Adm. do blog.
    Certamente que têm estudado todas as hipóteses para o bem estar da Xaninha.

    UMA COISA É CERTA, PELO MENOS PARA MIM:
    NÃO PODEMOS DEIXAR QUE TIREM O CONTACTO COM A MENINA, ESTEJA ELA ONDE ESTIVER. É UM PONTO CRUCIAL PARA A VIDA DELA.

    Vai chegar o dia em que ela vai ter discernimento suficiente, com os conhecimentos adquiridos, para ver tudo o que foi feito por ela.

    Um abraço à Familia Pinheiro. Calculo o que têm passado!

    Muita força.

    Um beijinho para a nossa Xaninha

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  71. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Xaninha

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  72. Bom dia a todos

    Obrigada Marisa pelo video....mas eu vendo estas imagens as lágrimas correram-me pela cara abaixo e as imagens não me saem da cabeça...e infelizmente parece que não podemos fazer muito mais pela Xaninha.
    Vamos então tentar dar ajuda a ela lá na Russia, enviando mantimentos, roupa e até alguns brinquedos para a Xaninha. Vamos fazer tudo para não se perder o conatcto com a Xaninha, porque eles querem é que se perca esse contaco e se isso acontecer então é que é mesmo o fim do Mundo para a Xaninha e para nós que estamos unidos por esta causa.
    A familia tentar visitar a Xaninha para que ela não perca a familia de vista. Nos contactos dizer-lhe que não está esquecida....só que não a deixam vir para Portugal, mas se a familia lá for em visita ela de certeza que iria ficar muito contente. Nos contactos fazer sentir à Xaninha que não deve fazer mail à Lucia (que nunca mais se viu o filho dela) porque é uma recordação de Portugal e a Lucia é duma ternura e meiguice para a Xaninha incrivel, mas tem sido muito mal tratada...por aqui se vê a mudança da Xaninha....
    Eu não consigo comentar mais nada porque isto só me faz é fazer chorar e não consigo escrever...estou muito triste....
    Vamos tentar fazer a Xaninha feliz doutra maneira...

    Beijinhos a todos e à familia Pinheiro, que nunca desistam desta menina, por favor....

    Isabel Bodiao

    ResponderEliminar
  73. Cara Sofia Fevereiro,

    Permita-me uma pergunta muito simples: se a família Pinheiro não quiser recorrer ao TEDH, o que é que VOCÊ vai fazer? Apontar-lhes uma pistola à cabeça para os obrigar a fazer isso?

    ResponderEliminar
  74. Amigos

    Rosário, faço minhas as tuas palavras.

    A força e a união que se gerou neste grupo, seja grande ou pequeno é mais forte que as vontades que o querem destruir.

    Estamos todos pela felicidade de uma criança que pediu para ser ajudada.

    Isso é o que nos move!

    Ela faz parte das nossas vidas!

    Por isso estamos e estaremos cá, para lhe devolver a felicidade que ela merece.

    È essa a nossa prioridade.

    A todos os que lutam por ela, dministradores do blog, familia Pinheiro e amigos, que todo o empenho colocamos nesta causa, um bem haja.

    O diálogo, o afecto, não podem ser atingidos pela indiferença e pelo individualismo.

    Este é o meu lema, o nosso lema.

    Por isso, minha querida, por ti, pela tua felicidade vou conmtinuar aqui a lutar até ver o teu sorriso nos lábios e os teus olhos brilharem.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  75. Para Isabel Bodiao

    Será que pode pôr aqui o site do youtube onde viu?
    È que pelo que tomei nota não consegui ainda entrar.

    Sei que nos entristece mas pelo menos ficamos a saber o que se passa.

    Um abraço

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  76. Boa tarde.
    Eu tenho andado a evitar,mas em vista do rumo e das porporções que este caso está a tomar,vou dar a minha opinião!
    Eu estou totalmente de acordo com a Sofia Fevereiro!
    De há uns tempos para cá,o chat transformou-se numa baderna,onde se fala de tudo e mais alguma coisa menos do que interessa!
    Os admnistradores têm ultimamente nada mais feito do que andar a borboletear por aqui para manter o blogue aberto!Eu deixei de comentar,porque considero que fazer lanchinhos,convivios e piqueniques em nada vai ajudar Alexandra.Eu não tenho interesse nenhum em conhecer ninguém,isto não é um blog de encontros,deve permanecer um blog de apoio a Alexandra!Eu quero é que façam algo,e para isso já contribui para a conta,e dessa conta podem perfeitamente pagar a um advogado e avançar seja para o que for,agora encostar á box,isso não!
    O chat é um cantinho de culinária e mal dizer,e reafirmo que em nada dignifica esta causa.
    Passar bem.

    ResponderEliminar
  77. mesmo que continuam a ajudar a xaninha na russia ela numca sera feliz,até que estão a ajudar a sua familia a enterrar-se mais no seus vicios o que levera a criança ser retirada ainda mais cedo a familia.enfim não sei mesmo que pensar!

    ResponderEliminar
  78. O meu apreço, pelos que estão nesta causa desde o início privando-se muitas vezes da sua vida pessoal em prol desta causa, é muito grande! Não sendo conhecedores de leis e estando muitas vezes à mercê de pessoas menos escrupulosas vão mesmo assim fazendo o que lhes é possível e continuando sempre a apoiar e dar conforto ao casal Pinheiro e Alexandra!

    Todos nós damos sugestões (serão aceites ou não) mas aqui sentados deste lado é muito mais cómodo até para apontarmos o dedo a quem de facto FAZ alguma coisa!

    Concorde ou não com algumas decisões, respeito profundamente o empenho e dedicação destas pessoas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  79. Olá

    Para Isabel Ferreira,

    Este video foi colocado pela Marisa.
    Fico triste de ver aquela menina que era tão feliz cá em portugal....

    http://www.youtube.com/watch?
    v=LlA2qVGJXGQ&feature=player_embedded

    Um beijo

    Isabel Bodiao

    ResponderEliminar
  80. Boa tarde a todos os Amigos de Xaninha !

    Desejo sinceramente que o casal Pinheiro esteja a ser bem aconselhado de todos os passos que terá de dar - é uma tarefa delicadíssima, a sorte e o destino da sua filha do coração. Compreendo que façam tudo para não perder o contacto com ela, pois sabem que são a sua luz, a sua razão para continuar a viver.

    Como Amiga de Xaninha, resta-me aguardar as próximas decisões e ajudar mediante as minhas possibilidades, juntando-me assim a todos aqueles que por bem, assim o pretendam fazer.

    Não vou negar a mágoa que sinto por tudo isto se ter passado no meu País, no século XXI... sinto-me envergonhada. Tenho algumas pessoas amigas vindas do Leste e todos elas estão estupefactas com esta situação e ainda com a D. Olga não querer aproveitar a oportunidade, mas aí pensam que deve haver algo mais a impedir e ela tem medo...

    As minhas preces dirigem-se a Deus, meu amparo e minha força (sempre), no sentido
    de iluminar e facilitar os caminhos de quem, nos bastidores, luta para chegar a uma solução que vise o melhor para esta princesa !

    Para ti, Xaninha querida, um grande beijinho ! Que Deus te abençoe, te proteja e te guarde.

    Família Pinheiro, Srs Adms deste Blog, FORÇA E CORAGEM !

    do Algarve,

    ResponderEliminar
  81. Se este blog e o chat incomodam tanto algumas pessoas que aqui veêm deixar apenas "bitaites", porque não criam outro blog onde podem apresentar as vossas "ideologias".

    Porque por muito que vos incomode continuaremos aqui SEMPRE e UNIDOS até que seja devolvida a Felicidade à Xaninha, esta criança merece voltar a Sorrir.

    Força administradores deste Blog.

    Força Casal Pinheiro, um grande abraço.

    Um abraço a Todos os aqui continuam e continuarão até ao fim.

    Para Ti, minha Princesa que Deus te ajude e te dê forças para aguentares este momento menos bom da tua vida.

    Olga Coimbra.

    ResponderEliminar
  82. As crianças não pedem para nascer!

    Mas pedem para que lutemos por elas!

    È isso que estamos a fazer, a lutar por uma criança que pediu para que se lutasse por
    ela!

    Pessoas de bom coração não ficaram indiferentes!

    Eu não consegui ficar indiferente!

    Assim,

    Se dermos, se ajuarmos o outro a ser feliz, seremos felizes!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  83. Poi é, qualquer que seja a atitude ou caminho a tomar, nunca será do agrado de todos.

    Mas tambem nao estamos cá para agradar ninguem...desde que se faça alguma coisa que minimise o sofrimento daquela criança!

    Nao é criticando a levantando "acusações" que a Xaninha será mais feliz.

    O importante é mantermo-nos UNIDOS e com FÈ que alguma coisa possa melhorar, pela menina.

    Nao queiram estar na "pele" dos Pinheiro, que essa sim, é um cruz pesada de se carregar.

    Pela felicidade da Xaninha e de qualquer forma, aqui nos mantemos.

    Quem se sente tão incomodado com o blog ou com o chat, simplesmente, mude de canal.

    Bem haja aos pais Pinheiro e a todos o que de uma forma ou de outra zelam pela felicidade da Xaninha.

    Que o teu Anjo da Guarda, te acompanhe, querida!

    Até mais,

    ResponderEliminar
  84. Boa tarde a todos os amigos da princesa.

    É muito triste ver a percurso da Xaninha, a felicidade no seu olhar deu lugar a um vazio imenso.

    Sente-se uma Xaninha perdida e isso dói muito.

    Princesa desejo-te tudo de bom na vida, que te devolvam tudo aquilo que te roubaram.

    Muita força aos teus pais maravilhosos e para ti um beijo do tamanho do mundo.

    Nazaré

    ResponderEliminar
  85. Boa tarde amigos

    Aquilo que nos move acima de tudo é a Xaninha e é por ela que estamos aqui.

    Pensar que quem mais poderia querer o seu bem, a sua mãe, não o fez estamos nós aqui todos juntos a zelar para que ela possa voltar a ter a felicidade que perdeu.

    Juntos vamos conseguir se não o que desejamos, o seu regresso, pelo menos o melhor que nós possamos dar.

    Ela pediu para lutarmos por ela e não vamos desitir nunca.

    Minha querida ainda vais ser muito feliz. Tenho fé que sim

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  86. Isabela e Marisa

    Agradeço-vos pelo vídeo mas pedia-vos que corrigissem as legendas em russo (a tradução está péssima, nalguns casos é incompreensível), o que faz distrair o leitor e quebra a emoção devido aos erros. Aliás no blogue russo onde o vídeo foi incluído, os comentários dos leitores vão todos neste sentido...
    Ofereço-me para fazer a tradução adequada, caso o desejem...
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  87. Boa tarde amigos da Xaninha

    primeiro muita força aos adm. do Blog, pessoas que muito admiramos por terem tomado a iniciativa de não deixar o destino da Xaninha cair no esquecimento.

    Penso que estão a sentir o desgaste de acompanhar este caso, e que é muito difícil testemunhar de perto o sofrimento de uma criança.
    Vox em relação aos critérios da ONU, eu não conheço, só gostaria de dizer que "no terreno" é possível que as leis ´não sejam tão bem respeitadas como desejaríamos, mas não o são também para os portugueses. Não vejo grande diferença no tratamento. Temos estrangeiros mais pobres que terão mais dificuldade na adaptação, temos semelhantes à média dos Portugueses, que se "desenrascam" e temos outros que estão acima da média e que inclusivé mandam em nós! É uma grande diversidade de situações.
    A Xaninha foi incluida na fornada dos ilegais. Existe por parte dos governos grande dificuldade com tudo o que não está "legal", que não paga impostos, portanto não existe, assim os "ilegais", assim a solidariedade, assim a familia idónea "que não é de acolhimento sequer", não têm direitos. A Xaninha foi ignorado pelo juíz que sem dó nem piedade cedeu à pressão de uma grande potência.

    Como disse a Carla no dia de ontem, também há uma grande quantidade de Portugueses emigrantes. No caso deles, são geralmente bem acolhidos nos paises onde chegam porque essencialmente humildes e trabalhadores. Não tentam impor quaisquer modos de vida aos locais, nem religião diferente, não se envolvem em brigas ou em actividades ilícitas. Cá, são um pouco criticados porque mostram o seu contentamento com "sinais exteriores de riqueza", um bom carro que conseguem trazer e uma casa na aldeia geralmente maior do que a dos que daqui não sairam, e isso nem sempre está isento de ciúmes!

    Voltando à Xaninha, a minha tristeza é grande por ver desaparecer a esperança que tinha na vinda da avó Olga. Efectivamente essa senhora passou um atestado de incapacidade à filha e às netas, a toda a família. Ela decidiu por todos! Não admira que com esta mãe, a Natália se tenha tornado numa pessoa tão "insegura" e irresponsável, assim poderão ser as netas se Deus não responder a tantas preces.

    Angela

    ResponderEliminar
  88. Cá estou no Brasil com o coração pequeno e triste, mas cheio de esperança e não me esmoreço diante de comentários ruidosos e que de nada ajudam, diante de pessoas descrentes. A força é uma arma poderosíssima. Vejo, tento ler e acompanhar as notícias nos sites russos, se eles têm conhecimento e apóiam a condição da menina junto à família de acolhimento, por que logo vocês, Portugueses que sempre admirei pela solidariedade, respeito mútuo aos povos de todas nações, a fé, estão a se combater em duelo que só traz discórdia. Nós, que estamos aqui, neste blog, para ajudar e apoiar a família Pinheiro temos que mobilizar o mundo se for preciso e trazer a Xaninha de volta, sim, por todas crianças do mundo. Acho que a melhor política ainda continua sendo o diálogo com respeito aos povos e principalmente à segurança e o bem-estar da menina. As autoridades competentes têm essa dívida com a menina. Se a diplomacia russo errou, deve humildemente rever sim a posição da menina, em troca do bem estar da envolvida. Quando se semeia a discórdia, rompe-se o laço de amizade e de respeito ao próximo. É importante, repito, que neste momento unamos todas para trazer a pequena para junto dos que realmente tanto fizeram e continuam fazendo por ela. Nada é pequeno quando o amor é grande, Terezinha do Menino Jesus.

    ResponderEliminar
  89. Boa noite a todos,


    Já há algum tempo que não conseguia aceder em condições a este blog (problemas na internet). Estou bastante desiludida com o rumo dos comentários! Meus amigos ninguem tem a certeza absoluta de qual o caminho certo a seguir. Porquê então falar mal de quem não segue o nosso ponto de vista? Nós damos a nossa opinião confortavelmente sentadas na nossa cadeira. Quem AGE diariamente, sabera porque opta por este e não por outro caminho.
    Falam muito do TEDH, apesar de não saber se esse seria o rumo correcto, compreendo perfeitamente que o casal Pinheiro não queira ir por aí (se assim o é). Penso muitas vezes que reacção teria a familia russa se soubesse que lhe estavam a colocar um processo no tribunal. Mais uma vez os Portugueses estavam a querer tirar-lhes a Xaninha. Acham que os contactos se iriam manter? Claro que não. Se fossem voces deixariam manter os contactos?
    Mais, ainda não vi aqui ninguém (desculpem se não estou a ser correcta) a dizer quais os resultados concretos dessa acção. A Rússia teria de entregar a criança a Portugal? Se assim não for qual o interesse?
    Sejamos mais solidários com quem está em campo, que apesar de poder falhar estão certamente a dar o seu melhor.
    Quando há muita gente é sempre normal desentendimentos mas por favor agora NÃO. Basta. Vamo-nos unir pela Xaninha. Quem tem protagonismos não interessa. Desde que se consiga o que se pretende.
    Que esta noite nos acalme a todos.

    Não desanimemos! Animo! Algo de bom sairá daqui. Tenho a certeza!

    ResponderEliminar
  90. Mais, qual é o problema do chat? Qual é o problema de as pessoas falarem de outros assuntos nele? Ninguém consegue falar 24 horas só da Xaninha. E o chat é uma forma de as pessoa manterem vivo o blog.
    E qual é o mal de as pessoas conviverem? Quem não quer não vai a esses encontros. Certo?
    Eu,com muita pena minha, não fui a nenhum, mas concordo que o façam.
    Ninguém está a fazer nada de mal nesse chat. Ou estarão? Será que estão a engendrar um plano maléfico contra a Xaninha! OHHHHH.
    Deixemo-nos de dramatismos. E participemos da forma que quisermos sem criticar ou se quiserem criticar que o façam de uma forma construtiva!

    ResponderEliminar
  91. Querida Xaninha

    Por ti continuo a lutar para te devolver a felicidade que mereces.

    Que os caminhos se abram e as mentes se iluminem para voltares a ser a menina feliz que eras.

    Vais voltar a sorrir e a ter o brilho no olhar, como dantes!

    Um beijo do tamanho do mundo.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  92. Sr. Macedo, boa noite, cumprimento extensivo a todos os restantes leitores do Blog.

    Com relação ao seu comentário de 6 de Outubro, publicado às 23:12, pode esclarecer quantos juristas e advogados foram consultados, e, de modo sucinto, quais os motivos porque se mostram reluctantes, ou, dito de outro modo, as razões pelas quais, não vêm qualquer vantagem, em que se apresente queixa (João Pinheiro e Florinda Vieira contra Estado português) no Tribunal Europeu, em Estrasburgo?

    Desde já, grato por eventuais esclarecimentos.

    Cumprimentos,
    Vox

    ResponderEliminar
  93. PROTOCOLO N° 7 à Convenção para a
    Protecção dos Direitos do Homem e das
    Liberdades Fundamentais
    Estrasburgo, 22.11.1984
    (Epígrafes dos artigos acrescentadas e texto modificado nos termos das disposições do Protocolo n° 11, a partir da entrada deste em vigor, em 1 de Novembro de 1998)
    Os Estados membros do Conselho da Europa, signatários do presente Protocolo;
    Decididos a tomar novas providências apropriadas para assegurar a garantia colectiva de certos direitos e liberdades pela Convenção para a Protecção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais, assinada em Roma em 4 de Novembro de 1950 (abaixo designada "a Convenção");
    Convieram no seguinte:

    Artigo 1° Garantias processuais em caso de expulsão de estrangeiros
    1. Um estrangeiro que resida legalmente no território de um Estado não pode ser expulso, a não ser em cumprimento de uma decisão tomada em conformidade com a lei, e deve ter a possibilidade de:
    a) Fazer valer as razões que militam contra a sua expulsão;
    b) Fazer examinar o seu caso; e
    c) Fazer - se representar, para esse fim, perante a autoridade competente ou perante uma ou várias pessoas designadas por essa
    autoridade.
    2. Um estrangeiro pode ser expulso antes do exercício dos direitos
    enumerados no n° 1, alíneas a), b) e c), deste artigo, quando essa expulsão seja necessária no interesse da ordem pública ou se funde em razões de segurança nacional.

    VEJAMOS:

    ALEXANDRA TSIKLAURI, cidadã estrangeira (de nacionalidade ucraniana, de acordo com o Título de Residência temporária, emitido em 16-07-2007 pela Delegação de Braga do SEF) residia legalmente em Portugal, visto que o Título de Residência acima referido, era válido até 13-07-2009.
    Mais se constata que o local de residência, era em Lugar de Carvalhinho - Barcelos, 4755-191 Encourados.

    Como tal, não podia ser expulsa, a não ser em cumprimento de uma decisão tomada em conformidade com a lei,

    e,

    desde que, tivesse a possibilidade de:

    a) Fazer valer as razões que militam contra a sua expulsão;
    b) Fazer examinar o seu caso; e
    c) Fazer-se representar, para esse fim, perante a autoridade competente ou perante uma ou várias pessoas designadas por essa
    autoridade.

    Pergunto: acaso a Alexandra teve a oportunidade de defesa referida nas três alíneas acima referidas, mormente, mediante a atribuição de um advogado que a defendesse ? Acaso o estado português, designou algum advogado, ou quem quer que fosse, para defender a criança ?
    Não constituirá esta falta de atribuição de um advogado à criança, uma violação do dito Protocolo nº 7, artigo 1.º, n.º 1, alíneas a), b) e c), uma vez que, não se verificam os pressupostos elencados no nº 2 do mesmo artigo, e que são os seguintes:

    2. Um estrangeiro pode ser expulso antes do exercício dos direitos enumerados no n° 1, alíneas a), b) e c), deste artigo, quando essa expulsão seja necessária no interesse da ordem pública ou se funde em razões de segurança nacional.

    Nota: a Alexandra foi expulsa em 19-05-2009, quando ainda residia em situação perfeitamente legal em Portugal, dado que o Título de Residência, era válido até 13-07-2009.

    CONTINUA

    ResponderEliminar
  94. CONTINUAÇÃO

    Nos termos da sentença, que se transcreve:

    " Consequentemente, o recurso tem de merecer inteiro provimento, cumprindo então revogar a decisão e dar-se conhecimento do decidido tanto ao Chefe da Delegação Regional de Braga do SEF (fls. 111) como ao Chefe da Secção Consular da Embaixada da Federação da Rússia (fls 314) a fim de proverem pelo repatriamento da menor e sua mãe ".

    Ou seja, nos termos referidos na parte final da sentença, dá-se conhecimento ao SEF, para repatriamento da Alexandra (que recorda-se, estava nessa data, em situação de residência perfeitamente legal).

    Sem que à mesma, tenham sido assegurados os meios de defesa, previstos no Protocolo supra-referenciado, artigo e alíneas, supra mencionados.

    Isto é assegurar a defesa da Protecção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais ?
    Uma criança, não é um ser humano, que tem como qualquer adulto, direito à protecção da defesa dos seus direitos ?

    Aquí fica, pois, uma falha (uma de entre muitas outras que haverá) que poderá ser explorada, caso decidam avançar para Estrasburgo.

    É que, João e Florinda, tiveram o seu advogado, o mesmo tendo sucedido, com Natália.
    Alexandra, essa não teve direito a advogado nenhum. Nomeadamente, falta de advogado, na parte subsequente à emissão da sentença, em face do que, poderá, dar-se o caso de, a legislação nacional, ao não prever a atribuição de um defensor nestes casos, estar em desrespeito e em violação com o dito Protocolo n.º 7.

    Para mais que, nos termos do Artigo 13° da Convenção, sob o título,
    Direito a um recurso efectivo
    Qualquer pessoa cujos direitos e liberdades reconhecidos na presente Convenção tiverem sido violados tem direito a recurso perante uma instância nacional, mesmo quando a violação tiver sido cometida por
    pessoas que actuem no exercício das suas funções oficiais.

    Alexandra, não só não teve direito a defensor, como não teve direito a recurso nenhum !!!

    ResponderEliminar
  95. Sr Vox,

    Desculpe a minha ignorância, mas isso mantém-se mesmo sendo a Alexandra uma menor e estando apenas numa família de acolhimento tendo a mãe biológica decidido ir para a Rússia? A menina não tem que a acompanhar, uma vez que o tribunal decidiu que a mãe até é uma pessoa "responsável e com capacidade para criar a filha"?

    Ou nada disto é relevante e a menina (acho que deveria ser mesmo assim) teria sempre direito a um advogado?

    ResponderEliminar
  96. Bom dia Xaninha !

    Não estás esquecida, minha querida!
    Lutamos todos por ti, pela tua felicidade, cada um de nós à sua maneira e conforme os conhecimentos de que dispõe.

    Querido Deus, nas Tuas mãos colocamos o destino desta menina, confiamos em que ajudes a iluminar os caminhos que tragam de volta o seu sorriso, a sua felicidade. Apelamos a Ti, Senhor, pois o Teu poder é infinito e o Teu amor é imenso ! Como diz o nosso Amigo Vox , e com toda a razão do mundo : "Alexandra, não só não teve direito a defensor, como não teve direito a recurso nenhum!!!"

    Ah!, como seria tão simples e sábio o Meretíssimo Juiz ter pedido para ver Xaninha, falar um pouco com ela e perguntar-lhe com quem ela gostaria de ficar ! E o assunto ficaria logo arrumado.
    Simplista ? Não, Sábio. Evoluído. Consciente.

    Força e Coragem nas vossas decisões, Família Pinheiro. Que Deus vos ajude.

    Srs. Adms do Blog., muita coragem também, não é fácil gerir tudo isto e admiro-vos muito por tudo o que fazem em prol desta princesa. Bem hajam !

    Desejo um bom dia a todos os Amigos de Xaninha !


    do Algarve,

    ResponderEliminar
  97. É muito engraçado ver aqui alguém armado em jurista e a DEBITAR artigos da Convenção para a Protecção dos Direitos do Homem SEM PERCEBER PATAVINA do assunto.

    Uma MENOR é representada pelo seu legal representante (ou seja por quem detem o poder paternal). Não tem outra forma de ser representada.

    Mas enfim ... isto dá mesmo para rir...

    ResponderEliminar
  98. Desculpe Álvaro, mas gostava de lhe fazer uma pergunta: se não concorda com esta causa, o que está aqui a fazer neste blog? O que é que você quer, afinal?

    ResponderEliminar
  99. Se ao senhor Álvaro tudo isto dá para rir será pelo papel de palhaço que o senhor se digna a fazer.

    A nós infelizmente dá para chorar, o senhor com a sua inteligência toda ainda não atingiu que o seu lugar não é aqui, mas sim no circo.

    Retire-se por favor....e deixe trabalhar quem sabe e está aqui por Amor a esta criança por quem você não tem qualquer respeito.

    Desculpem mas não me contive com este palhaço.

    ResponderEliminar
  100. E depois os obcecados somos nós... enfim, há com cada uma... Mas afinal, o que é que você quer, Álvaro? Diga-nos lá. Ou é assim tão difícil responder? Ou será que não sabe por que carga de diabos vem aqui chatear os outros?

    ResponderEliminar
  101. Publicado em 28 de Maio de 2009
    por Sílvia Caneco

    "REGRESSO QUASE IMPOSSÍVEL Esta foi a primeira vez que um tribunal europeu entregou uma criança à Rússia. Facto que ajuda a reforçar a opinião do advogado Francisco Teixeira da Mota: "A possibilidade de a criança voltar da Rússia é próxima de zero. E o tribunal português já não é competente neste caso, mas sim um russo." O advogado defende que o vídeo divulgado pelo canal russo "não é fundamento legal por si. Só se viu uma bofetada, isso não muda nada."

    Cruz Vilaça, advogado e ex-presidente do tribunal de primeira instância das comunidades europeias, também exclui várias hipóteses. "Este tribunal não tem competência, porque não se trata de um assunto de direito comunitário mas de direito da família", explica. E o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, em Estrasburgo, também não é uma instância de recurso viável, porque "não pode revogar decisões dos tribunais portugueses - mas apenas atribuir uma indemnização à família de Barcelos".

    Mesmo se ficasse provada a existência de maus-tratos por parte da mãe biológica, o mais provável seria que as autoridades russas entregassem a criança a instituições de acolhimento russas."

    ResponderEliminar
  102. Eu no comentário das 9.21H digo família de acolhimento mas a Família Pinheiro lamentavelmente nem isso era! Espero sinceramente que aquilo que o Vox diz possa servir para inverter toda esta injustiça!

    ResponderEliminar
  103. Bom dia a todos que:

    RESISTEM
    SOFREM
    AMAM
    APOIAM
    LUTAM

    e

    principalmente

    NÃO ESQUECEM ESTA CRIANÇA!

    Não tenho comentado porque desanimei com a resposta negativa da D.Olga!
    Mas no Domingo estive em Braga e falar com a D. Florinda deu-me uma nova energia e acima de tudo ESPERANÇA, no coração dela e da Xaninha ela existe por isso todos nós a devemos manter!

    Quanto à chuva de críticas, apenas lamento as que se fazem aos administradores do Blog porque são injustas, é fácil através de uma confortável cadeira escrever e dar opiniões e soluções sobre tudo, criticar qualquer que seja a atitude, mas na prática as coisas são bem mais complicadas, não podemos esquecer que acima de tudo está o bem da Xaninha!

    Qualquer que sejam as decisões eu APOIO, posso não concordar, mas como quem está de fora racha lenha, só posso deduzir que estão a fazer o melhor pela princesa.

    Eu continuo por cá pela menina que muitas lágrimas me tem feito chorar, mas um dia as mesmas serão de alegria, acredito que sim!

    Obrigado a todos que partilham os mesmos sentimentos que eu, obrigado por não deixarem a Xaninha abandonada, porque enquanto estivermos por cá ela tem alguém que se preocupa com ela!

    P.S. Érika obrigado pelo seus elogios ao nosso povo!

    ResponderEliminar
  104. Curiosidades.

    No Brasil

    "Avó que convive com neto desde o nascimento tem direito a guarda do menor. Este foi o entendimento da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que concedeu a guarda de uma criança à avó, com consentimento dos pais. Segundo o tribunal, a guarda não é definitiva e os pais ainda podem reverter a situação.
    A criança já estava sob a guarda da avó desde os primeiros anos de vida. Os pais da criança moravam na residência da avó. Quando se separaram, a mãe da criança se mudou para o interior de Rondônia. A decisão inicial que negou o pedido da avó materna pela guarda da criança foi do juízo da comarca de Juara. O juiz de primeira instância considerou que não existia, no caso, a excepcionalidade exigida pelo artigo 33, parágrafo 2º, do Estatuto da Criança e do Adolescente, já que não foi demonstrado que os pais biológicos não tinham condições para criar a criança.
    A discussão foi parar no TJ. No entendimento do relator, desembargador Jurandir Florêncio de Castilho, "o fato incontroverso é que o neto da recorrente sempre, desde o seu nascimento, viveu em companhia da avó, estando sobre os seus cuidados tanto material como afetivo". Ainda segundo o desembargador, os pais da criança não demonstraram interesse em ter a guarda da criança. “Não se vislumbra no caso sub judice qualquer indício de fraude no pedido formulado, grande preocupação dos legisladores e dos operadores do Direito, causa maior das restrições para concessão do benefício. Ficou comprovado ainda, por meio do estudo psicossocial, que a criança vive em ambiente favorável ao seu desenvolvimento saudável."
    Segundo o desembargador, a avó não é apenas a provedora material, mas, sobretudo, é a pessoa que mantém com o menor estreito laços afetivos, fazendo o verdadeiro papel dos pais. “É bom consignar que o menor, mesmo com o deferimento da guarda judicial em favor de sua avó, poderá ser acompanhado de perto por seus genitores, como efetivamente vem acontecendo e ter a continuidade do afeto e a proximidade da avó materna, sua guardiã, desde o seu nascimento, que sempre lhe destinou todos os cuidados, atenção, carinhos e provê sua assistência moral, educacional além, da maior parte de suas necessidades materiais”, disse Jurandir Castilho.
    O desembargador reforçou que os pais ainda podem reivindicar a guarda do filho, desde que munidos de elementos hábeis, conforme estabelece o artigo 35 do ECA. Seu entendimento foi mantido pela 1ª Câmara Cível do TJ de Mato Grosso. Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
    Fonte: Conjur.com.br"

    ResponderEliminar
  105. Boas a todos estes amigos.

    Usando esta sabia parábola da ISMA : "Nós estamos num autocarro a fazer uma viagem cujo destino é a XANINHA! Não é uma viagem qualquer, tem um percurso dificil...

    Leiam todos com muita atenção o post da ISMA,e reflictam por favor.

    Não sejam injustos com a Isabela pois o que ela tem feito por esta causa é TUDO e não existem palavras suficientes de agradecimento no dicionário para lhe dizermos.

    Srs.Admin do BLOG voçês são o MAXIMO.O meu muito obrigado.Todos nós vamos estar sempre aqui deste lado com voçes e com a F.Pinheiro.

    A todos muito obrigado por lutarem pela Xaninha.

    ResponderEliminar
  106. Bom dia Vox,

    Tentando ser sucinto, foram contactados até ao momento 5 advogados, todos eles considerem que este "caso" tem muitas lacunas (o Vox já referiu algumas), as quais serão perfeitamente suficientes para se enveredar por um via judicial e instancias Europeias. No entanto quando os mesmos são questionados da possibilidade de esses mesmos tribunais ordenarem a "devolução" da Alexandra à sua família Portuguesa, os mesmos dizem que é nula! No entanto, e da nossa parte ainda aguardamos algumas respostas!
    Perante isto, e porque aquilo que temos direito de fazer é informar o mais correctamente os implicados (família Pinheiro) estes, tem mantido uma atitude de alguma relutância em enveredar por essa via.
    Em parte, e falando em meu nome, acabo por ter a mesma opinião, isto porque o que me preocupa e interessa é o bem estar (possível) da Alexandra, é ai que eu sinto que podemos ter uma intervenção, no entanto a via judicial não está a 100% posta de parte, mas repito não é uma decisão nossa!

    Informo também, que os passos que temos desenvolvido paralelamente a esta possível solução, é a via da comunicação e de acompanhamento da situação na Rússia, através de contactos com movimentos idênticos ao nosso, mas também com entidades ligadas ao caso.
    Aproveito também para dar a seguinte opinião, quanto mais o caso se "inflamar", mais bloqueios iremos ter, como tal tente-mos agir com relativa serenidade, para deste modo não "atiçar" as ditas altas patentes diplomáticas...

    ResponderEliminar
  107. Bom dia....
    Não tenho feito comentarios mas choca-me toda esta situação. Não entendo de leis mas parece-me pouco esperar que esta menina só venha a ser ajudada quando alguma desgraça acontecer ou quando for tarde demais. Não esqueçamos as Joanas deste pais...Acho que mãe é quem dá amor e não quem é ou deixa de ser "biologica". Como país de brandos costumes vamos continuando calados para não ferir susceptibilidades quando quem está a sofrer é a Xaninha.É triste quando pensamos que neste preciso momento ela pode estar a chorar e a sofrer...

    ResponderEliminar
  108. Aguardamos com serenidade o desenrolar dos acontecimentos.
    Da minha parte, confio nas pessoas envolvidas(adm. do blog), eles saberã o que estão fazendo.
    Nao iriam com certeza, abdicar das suas vidas, tempo e familia, a troco de nada, só por prazer ou perda de tempo, como é infelizmente, a opiniao de muitos.

    Continuamos, pela xaninha SEMPRE.

    Ate mais,

    ResponderEliminar
  109. Queria pedir aos administradores do Blog que verifiquem os videos que têm ligação ao video da Alexandra que o Blog russo de apoio lá colocou. No final do video existem outros que a ele se associam, entre eles o outro da Xaninha. Vejam-nos todos por favor. Parecem-me de caracter mais que duvidoso.
    Pobres crianças.
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  110. Sim concordo com a Isabel, por favor verifiquem os videos que estão associados ao da alexandra no Blogue russo. Não tem assunto nenhum colocarem videos que não sejam da alexandra!!!

    Só pela Alexandra
    Muita força para a familia Pinheiro pois devem estar a sofrer imenso como a nossa princesa.

    ResponderEliminar
  111. Boa tarde!

    Vou citar um comentário que li (com a ajuda do tradutor)no blog russo de apoio à Alexandra:

    " Os animais trazem seus filhotes para um local quente e aqui o homem levou a criança para o covil das bestas."

    Nunca desistirei de te ajudar, princesa!

    Por ti, SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  112. Boa tarde,

    Sinceramente, depois de tanta sacanagem que fizeram à Alexandra e à família Pinheiro, o mínimo que o estado poderia fazer era pagar uma indemnização.Talvez também servisse para dar um choque de realidade a este sistema hipócrita de protecção de menores que temos aqui em Portugal. Socialismo sem socialistas.
    Compreendo a relutância da família e como já falei antes, apoio a FAMÍLIA no que decidirem. Mas que é uma pena esta situação sair impune para Portugal, ah, isto é.
    Perdoem o palavrão acima, mas é mesmo isto o que eu queria dizer.

    ResponderEliminar
  113. Isabel a Arminia, os videos que se encontram no final do video da Alexandra que está publicado no blog russo não foram colocados por ninguém, é o próprio Youtube que automaticamente no final dos videos faz ligação para videos que contenham as mesmas palavras que o que acabou de ser visualizado, são os "videos relacionados" mas por vezes de relacionados nada têm, embora contenham titulos parecidos, não vale a pena ligar a isso é apenas uma ferramenta do próprio Youtube, não foram os do blog que assim o quiseram, aquilo é mesmo assim em todos os videos...e não se pode fazer nada...

    ResponderEliminar
  114. Desculpe Mel, poderei estar em erro mas se clicar em todos eles, alguns aparecem com carácter pornográfico/pedófilo.
    Não há mesmo nada a fazer?

    ResponderEliminar
  115. sorry I didn't niticed that there were an option "select similar video". I unchecked it , now everything should be ok.

    ResponderEliminar
  116. Sr. Miguel,

    Muito obrigada pelas suas palavras e os seus esclarecimentos. Todos nós aguardávamos que nos dessem mais alguma informação. Bem haja !

    ResponderEliminar
  117. Boa tarde

    Desculpem, mas ainda não consegui entrar no video que aqui indicaram.
    Tenho tudo bem escrito, mais que conferido e não consigo entrar.
    Já fui ao blog russo mas o que lá vejo já tinha visto antes e até nem é recente.
    Com tanta excitação devo estar "burra".
    Help!
    Obrigada. Um abraço a todos~
    Querida Xaninha já começo a ficar meia tonta.
    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  118. Olá a todos!
    Após uns dias de ausência, cá me encontro de novo, junto de todos aqueles que lutam pela nossa querida xaninha!

    Obrigada Miguel pelo esclarecimento.

    Pela Xaninha, SEMPRE!!!
    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  119. Maria,

    Please write to my mail: sofia_fevereiro@hotmail.com

    Many thanks

    ResponderEliminar
  120. Isabel se calhar não estamos a falar da mesma coisa...
    Os videos que aparecem no final do video que está no Blog Russo, alguns deles de facto nada têm a ver com o assunto Alexandra Zarubina, aparecem videos de uma mota, de um cão, um gato, uma outra Alexandra qualquer, mas parecem-me videos inofensivos, videos pornográficos não vi, e julgo que o Youtube nem sequer permite a publicação de videos desse género lá, é bastante cuidadoso nesse aspecto. Portanto sendo assim não sei a que se referem...

    ResponderEliminar
  121. Boa noite.
    Estive a tentar com tradução perceber alguma coisa do que estava escrito no blog russo... E há lá um comentario do dia 4 de Outubro que parece que a Natalia viajou com a Alexandra? E irá perder o subsidio? Ou percebi mal realmente, poderiam dizer-me?

    ResponderEliminar
  122. Sr. alvaro, só costumo ligar à trampa quando estou distraído, nessas ocasiões, por distracção, e inadvertidamente, piso o pisco que se encontra no caminho.

    Dito isto nem vale a pena replicar, parafrasenado o "coiso", "só por laxismo" se compreenderá que as suas mensagens não sejam de imediato apagadas neste blog, e que o seu lixo vá ficando por aquí escarrapachado.

    Tudo o que o sr. vem dizendo aquí, não interessa absolutamente para nada, o sr é feroz inimigo da família Pinheiro, a quem apoda de ladrões de crianças e quase tacha de perigosos facínoras, e irredutível defensor da natalia zarubina, que considera modelo de mãe virtuosa.

    ResponderEliminar
  123. resposta a Universalista:

    Tal como interpreto o artigo do citado Protocolo adicional à Convenção, a Alexandra teria direito a um recurso contra a decisão de saída do país a ela aplicada, e a um defensor (que teria forçosamente que ser um advogado oficioso, vê outra hipótese?).

    Nos termos da Convenção, contra decisões lesivas proferidas por tribunais locais, toda a gente tem direito a um recurso perante uma instância nacional, aquilo que em língua inglesa se diz um "effective remedy", um remédio ou uma reparação eficaz, um recurso tendo em vista reparar o erro.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  124. para Universalista:

    Tinha-me esquecido de, em resposta à sua questão, referir isto:

    O facto de ser menor não significa que não tenha os mesmos direitos humanos que um adulto. Se calhar, um menor, tem até mais direitos, - porque carece de maior protecção ( não imposta agora estar a discutir se estão, ou não, reconhecidos em textos legais, isso é outra história ).

    ResponderEliminar
  125. Cara Mónica
    Estive a ler o blog russo e não vi nada sobre qualquer viagem da Natália. Diz-se apenas que a jornalista do jornal Komsomolskaya Pravda há semanas que não vai a Prechistoe, mas outro leitor diz que provavelmente, por ser o aniversário da Natália,há perigo de vida (não no sentido directo,claro,acho que entendem). Noutro comentário diz-se que os dirigentes do blog russo fizeram nos últimos dias várias reuniões com altos responsáveis russos(não é referido com quem concretamente, nem são dados pormenores, dizem apenas "que entrou em acção a artilharia pesada")sobre o caso da Alexandra.
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  126. Repito:

    Uma MENOR é representada pelo seu legal representante (ou seja por quem detem o poder paternal). Não tem outra forma de ser representada.

    Não saber isto é não perceber patavina de direito.

    O "vox dixit" deve andar muito distraído para deixar tanta trampa.

    ResponderEliminar
  127. E voçê Sr. Alvaro se percebe tanto de direito o que anda aqui a fazer num Blog de pessoas que só querem ajudar uma criança a ter a vida que tinha?
    Francamente não consigo perceber!!!! Só critica e nao ajuda em nada. E ainda por cima tem a mania de que percebe de alguma coisa. Vá mas é voçê embora daqui com a trampa de comentarios que têm!
    Tenha um bom dia
    Susana Martins

    ResponderEliminar
  128. Seria pedir muito deixarmo-nos de insultos e tentarmos de forma correcta expôr as nossas ideias e respeitarmos os que têm opiniões diferentes? Podemos fazer valer as nossas ideias sem chegar ao insulto e à provocação, ganhamos todos mais com isso porque deixamos de gastar energia com o que não vale de todo a pena e aplicamo-nos somente no que nos mantém aqui!

    ResponderEliminar
  129. Bom dia

    Nunca me dirigi directamente a este "SR." Álvaro, mas sinceramente, tenha dó!!!
    É duma má criação e falta de respeito para com os outros que só me apraz dizer e fazer como a minha neta: DAAAAAAAA!
    Saia deste filme. Ainda não se enxergou?
    Só fala de trampa para aqui trampa para ali... cada um nada onde melhor se sente.

    Ah! Escusa de responder porque eu não embarco em toma lá dá cá.

    Desculpem os outros, mas não aguentei mais sem desabafar com este personagem.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  130. Querida Xaninha

    Por ti, pela tua felicidade continuamos a lutar.

    O que mais desejamos é a tua felicidade, voltar a ver o teu lindo sorriso e o teu brilho no olhar.

    Não vamos desistir, nunca!

    Obrigada aos administradores do blog por tudo o que estão a fazer para que seja uma realidade.

    Obrigada amigos verdadeiros da Xaninha, por continuarmos sempre unidos.

    Querida Xaninha,

    Tu és uma criança maravilhosa, forte.

    Vais voltar a ser feliz, com quem mais amas.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  131. Caros Amigos

    Vi agora no blog russo de apoio à Alexandra:

    October 7th, 2009

    "sfnat" ----entrei aqui e tem um questionário c/foto da Xaninha com 5 perguntas.
    Será que algum de vocês pode traduzir o que lá têm?

    Obrigada

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  132. desculpem enganei-me:

    não é sfnat é safnat

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  133. Boa tarde,

    A Cristina fez a tradução em que diz que os dirigentes do blog russo estiveram em reunião com autoridades russas. Será que estas pessoas do grupo dão pela permanência da Alexandra como facto consumado ou ainda estarão dispostos a lutar pelo mais acertado, juntar família afectiva e a menina? Eu não faço ideia de qual a posição, além da tal ideia de colocar a Alexandra em um colégio, deste grupo. Se será, a "nossa" menina russa, ou se será A menina Alexandra... Entendem?
    Se alguém tiver alguma ideia e for possível comentar, seria óptimo.

    Abços

    ResponderEliminar
  134. Por ti, Xaninha querida, aqui nos reunimos e desejamos de todo o coração que Deus ilumine todos os caminhos para trazer de volta a tua felicidade !

    FORÇA E CORAGEM, Família Pinheiro e Srs. Adms deste Blog !


    Uma boa tarde a todos os Amigos de Xaninha !
    Aguardemos serenamente as próximas notícias.


    do Algarve

    ResponderEliminar
  135. Hoje estou muito "online" nem sempre dá.

    Pelos comentários que tenho lido vejo que a Carla Buarque diz que a Cristina fez a tradução de.......
    Será que a Cristina também não se importaria de responder ao que pedi no meu comentário das 12,16/12,17H ?

    Nestes casos (principalmente linguas tão diferentes da nossa) ficamos com pena de não percebermos o que dizem, e então sendo sobre a Alexandra ainda mais curiosos ficamos.

    Desculpem a insistência e Obrigada

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  136. Boa tarde amigos

    Xaninha estamos sempre contigo.

    Está sempre no meu coração e brevemente serás muito feliz.

    Para ti muitos beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  137. sempre PELA ALEXANDRA

    Deus ilumina as pessoas de bem que estão ajudar a Xaninha, protege esta pequenina e ajuda-a a ser feliz.

    Estas sempre no meu pensamento princezinha, vais ser feliz!!!

    paula ODV

    ResponderEliminar
  138. Boa tarde

    D. Cristina Mestre obrigada por me ter respondido. Realmente misturei as coisas.

    ResponderEliminar
  139. Isso é verdade?
    Natalia exigiu um apartamento em Portugal.
    Notícias da Rússia

    http://www.kp.ru/online/news/553123

    ResponderEliminar
  140. Usei o tradutor da Google, mas é sempre complicado. Realmente entendi que a Natália quer um apartamento com 3 quartos e estaria pronta para vir... Não sei se a tradução ficou meia maluca ou se ficou correcta e trata-se apenas da Natália de sempre... maluca.

    ResponderEliminar
  141. Sempre acreditei e vou continuar a acreditar. A Natália é fruto de uma mãe sem amor e sem carinho. Se ela acreditar que não é só Portugal que está pronta a ajudá-la, mas uma corrente mundial, ela saberá que sobra amor para ela neste blog e em Portugal. Ela tem que saber que sua filha foi criada com carinho e amor e as mesmas pessoas estão dispostas (sempre estiveram) a ajudá-la e ajudar aos seus, desde que ela realmente queira. Dona Natáliaa, está na hora da senhora pensar um pouco no futuro dessas meninas. Não há rancor por parte do povo português! Eles só querem dar o melhor para menina que, conseqüentemente, será o melhor para vocês. Se não foi feliz, se não teve muita sorte na vida, agarra-te essa com unhas e dentes, salva a ti e as meninas, dê um futuro melhor para elas que não pediram para vir ao mundo como vieram, mas que vc é capaz de lá no fundo do coração mostrar a elas que vc sabe e pode dar a elas a missão que Deus a incumbiu. A família Pinheiro está disposta a ajudá-la e o mundo inteiro acompanha o drama, não será logo eles que acolheram a tua filha que irá de dar as costas ou descumprir com a palavra. A família Pinheiro é tua família também, pois criou a tua filha. quem faria tão nobre gesto? Se assim o fizeram, te deram a chance de algum dia vc lutar mesmo por ela e se não teve sorte nesta empreitada deverias desde o início pedir auxílios a eles. Neste mundo precisamos um dos outros. Se eles estenderam a mão e estão a lutar pela dignidade de vida da sua filha é porque tem bom coração. Estaremos juntos nesta empreitada!

    ResponderEliminar
  142. Também li com a ajuda do tradutor do google, o mesmo que Carla Buarque e de facto refere que Natália revelou que está disposta a mudar-se para cá se for colocado em seu nome um apartamento T3. Confirmei a notícia no blog do Sr. Milhazes e lá está. Podem ver. Oxalá seja verdade. O meu coração até ficou acelerado. Oxalá seja mesmo verdade.

    Muita sorte para ti Xaninha.

    ResponderEliminar
  143. Querida Xaninha

    Por ti vou continuar a pedir a Deus que os caminhos se abram e se iluminem para te trazer de regresso para junto daqueles que mais amas.

    Tu mereces ser feliz, tu vais ser feliz!

    Um beijo do tamanho do mundo.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  144. Carla e Érika.

    Na minha opinião está a fazer pressão sobre as autoridades russas para obtar ajuda! Daqui a uns tempos diz que nunca viria para este país porque não gosta dos portugueses, etc etc etc...

    ResponderEliminar
  145. Bom dia amigos

    mais um dia pela Xaninha

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  146. Bom dia.

    Apartamento em nome da Natália e da Alexandra!!!!!

    ,,,,,, ou qualquer coisa do género de usufruto para uma e a nua propriedade para a outra.

    Há que salvaguardar o futuro da Alexandra.

    Isto para o caso de a Natália querer vir para Portugal (pela 5672984758935ª vez)

    Obrigado e continuação de um optimo trabalho para todos os que estão empenhados em colocar a Alexandra acima de todas as disputas.

    ResponderEliminar
  147. Blog darussia:

    Mãe biológica disposta a mudar-se para Portugal a troco de um apartamento


    Natália Zarubina, mãe biológica da menina russa que foi retirada pelo Tribunal da Relação de Guimarães à família de acolhimento portuguesa, manifestou-se disposta a vir viver para Portugal se lhe for dado um apartamento T3.
    “Se aí (em Portugal) for posto em meu nome uma apartamento com três assoalhadas, eu mudar-me-ei”, declarou Natália numa entrevista ao diário russo “Komsomolskaia Pravda.
    Segundo o diário, a família Pinheiro, que acolheu a menina em Portugal durante quatro anos, continua a telefonar insistentemente para Pretchistoe, vila onde habita Alexandra, e Natália deixou claro, numa das conversas, que só regressará com a menina nessas condições.
    Por enquanto, Natália não arranjou um emprego estável e realiza “trabalhos sociais”, recolhe lixo nas ruas a troco do salário mínimo (cerca de 100 euros mensais),coisa que não lhe agrada.
    “Alguém tem de fazer este trabalho, nem todos podem ser jornalistas!”, comentou a mãe de Sandra em declarações ao jornal.
    A menina continua a frequentar o infantário de Pretchistoe, mas a mãe sublinha que Sandra gosta cada vez mais do seu noivo, um ucraniano que trabalhava em Portugal e que se decidiu juntar a Natália na Rússia.
    Por enquanto, escreve o diário, ele não arranjou emprego e “trata da casa”; pretendem casar mas o noivo não consegue obter do Consulado da Ucrânia em Moscovo uma declaração em como é solteiro.
    “Ele tem autorização de residência por três meses. Um mês já passou e não há meio de nos passarem a declaração”, lamentou-se Natália.

    ResponderEliminar
  148. Quer um apartamento no seu nome, quem garante que depois nao o vende e regressa para a Russia,se fosse no nome da menina, mas de certeza que aí já não lhe interessa.Lamentavél não haver uma entidade competente na Russia, porque aqui não há e chegase lá e tira-se lhe a menina.Chatagens deveria ser suficiente com tudo o resto para que isso acontece-se e que a menina regressa-se à familia honesta que à criou

    ResponderEliminar
  149. concordo com a Ligia e Universalista a que ter muito cautela com esta familia maluca e de má fé,é importante saveguardar os intersos da Alexandra. A Natalia é tão minterosa que eu já nao acridito nela.

    ResponderEliminar
  150. É uma situação complicada e delicada. Neste momento devemos esperar pelo melhor e deixar que a família Pinheiro decida. Temos que ficar na platéia torcendo para que tudo dê certo, pois estamos aqui para ajudar a Xaninha, seja aqui, seja na Rússia. Não devemos neste momento tecer nenhum comentário, só esperar!

    ResponderEliminar