domingo, 22 de novembro de 2009

Coragem diplomática...

Boas a todos,

Antes de mais peço-vos desculpa por só agora vos informar do conteúdo da reunião que teve lugar no Ministério dos Negócios Estrangeiros, na qual estive presente na qualidade de representante do nosso movimento cívico de apoio à Alexandra.
Como alguns de vós saberão, fomos (Dr. João Abreu, Dr.ª Cristina e eu) recebidos por 3 membros do Ministério, Dr. João Teotónio Pereira, em representação dos Sr. Ministro Luís Amado (o qual se encontrava em viagem para os Emirados Árabes Unidos), e por duas Adjuntas do Gabinete.
O objectivo principal foi de informar o Ministério de todos os pormenores do caso Alexandra, especialmente das suas incongruência nas quais se realçam as declarações/testemunhos feitos por representantes oficiais Russos, no tribunal de Barcelos, visto terem sido estas, uma das principais bases de decisão do Juiz Gouveia de Barros. E como todos sabemos, as mesmas não corresponderam nem correspondem à verdade!
Esta reunião durou cerca de uma hora e meia e pelo que pude observar, foi o suficiente para que os intervenientes em representação MNE, ficassem inteirados de toda a informação relevante ao processo, bem como com uma ideia bem clara de o quanto este caso preocupa a nossa sociedade civil. Alem destas informações, foi também possível comunicar aos mesmos, a existência de várias organizações que já manifestaram o apoio a esta causa, falo por exemplo do IAC, o Refúgio Aboim Ascensão entre outros.
O resultado da reunião, foi um compromisso claro dos representantes do Ministério, em passar toda a informação recolhida ao Sr. Ministro Luís Amado para que o mesmo possa interceder a nível diplomático no caso. Segundo os mesmo representantes, o Sr. Ministro tem estado atento e fará os possíveis para diplomaticamente intervir.

A titulo de comentário pessoal, espero que a nossa diplomacia tenha a coragem necessária para apelar ao bom senso das autoridades Russas, para deste modo ser devolvido à Alexandra o que um tribunal Português retirou com o apoio de alguns representantes oficiais Russos!


Bem hajam

46 comentários:

  1. Obrigado Miguel pelas palavras!

    Obrigado pelo vosso esforço e pela vossa coragem!

    Esperemos então que se passe das palavras aos actos!

    Mais um passo foi dado, temos consciência de que ainda muitos faltarão, mas por cá continuamos, firmes e unidos!!!

    Bem hajam a todos!

    Fiquem bem!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Não entendo uma ou duas coisas...

    E talvez nem seja possível ficar aqui a debater isto, mas, "o devolver à Alexandra o que lhe foi retirado por um tribunal português" quer dizer exactamente o quê?

    Abços

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde
    Ao Dr. Miguel agradeço o esforço e disponibilidade que tem tido nesta causa, sem esforços nada se conseguirá. Só espero que a dilomacia funcione. Em nome da Alexandra um muito Obrigada. Em relação ao esclarecimento da D. Carla refere-se ao tribunal português ter entregue a Alexandra à mãe biologica e ter sido retirada da familia afectiva.
    entendo que é isto.
    Sê forte Alexandra.
    Beijinhos, nunca desistas, penso que brevemente estarás em território português.
    Alice Cerqueira.

    ResponderEliminar
  4. Александра,
    не забыть о вас

    Alexandra,
    não nos esquecemos de ti

    Alexandra,
    not to forget about you

    ResponderEliminar
  5. Carla,

    Refiro-me à felicidade, à estabilidade emocional, aos amigos, etc. Refiro-me aos seus direitos de criança!

    ResponderEliminar
  6. Pois, o Sr. Ministro está atento, tão atento que parece ignorar os pormenores do caso, os serviços do Ministério tão atentos estão, que estiveram à espera que lhes fornecessem elementos (cidadãos da sociedade civil a fazer o trabalho deles, eles são remunerados por todos nós para fazerem o quê? Cera?) para depois encaminharem para o Sr. Ministro ...

    Quem é a Dra. Cristina?

    O Director do Refúgio Aboim Ascensão é um elemento de muito peso e de muito valor, ele não tem papas na língua nem se esquiva a esforços quando se trata de defender crianças, recordo um episódio passado no Algarve em que dois turistas irlandeses se apresentaram durante dois dias consecutivos no hall de entrada do hotel bêbados como cachos. No segundo dia, caíram mesmo no chão do hall de entrada (de tão bêbados que estavam). O Director do Refúgio foi lá buscar as crianças (eles tinham dois filhos pequenos) e levou-os para o Refúgio Aboim Ascensão, onde permaneceram). Mais tarde, quando já em condições dignas, isto é, sóbrios, os dois cidadãos irlandeses foram lá buscar a crianças para regressarem à Irlanda.

    Para além das entidades referidas, também a Unicef Portuguesa, a Igreja Ortodoxa Portuguesa e porventura mais entidades, se manifestaram contra a ida da Alexandra para a Rússia.
    Uma enorme carga de trabalho ter que compilar e reunir todos os elementos para apresentar no Ministério (os elementos vão desde as duas sentenças, as várias notícias que estão na NET, oriundas da Comunicação social, passando por comunicados oficiais, até aos vídeos com depoimentos de cidadãos do leste que vive na área e que têm conhecimento de causa, tais vídeos estão no Blog do Shostak).

    Espero que, caso não tenham levado um computador portátil, tenham entregue em papel impresso uma relação de todos os links em que se pode encontrar informação relativa ao caso.
    Um ou vários CD's gravados, seria ainda melhor.
    A menos que ponham em causa tais meios de gravações (a justiça portuguesa é avessa a provas gravadas, mas isso é uma outra triste história) e mandem destruir as provas ... Ou mandar validá-las ... por ... sei lá quem ...

    As notícias e os desmentidos são já alarmantes (por exemplo do gabinete do Sr. Ministro saiu um desmentidos quanto a conversações, e o Sr. Embaixador Russo disse que o caso vai ser tratado lá na Rússia tal como cá, na via judicial) isto parece ser um indício de que pela via diplomática, pouco ou nada se irá fazer. Aguardemos para ver.

    No essencial, temos que, NÃO DESMOBILIZAR e continuar a MANTER A PRESSÃO, o assunto tem que continuar VIVO.
    Não sei se "molestamos" muito ou pouco as nossas "autoridades" sei que os bloguistas russos molestam e muito, as autoridades russas, e, parece-me, que também nós, "irritamos" as autoridades russas.

    Há, pois que continuar a lutar.
    Não nos podemos calar e ficar em silêncio perante esta injustiça clamorosa que foi cometida com relação a esta criança !

    ResponderEliminar
  7. Miguel,

    Eu só queria saber, se o retorno dela passaria por esta ajuda diplomática, se isto está em questão ou se não está de forma alguma, caso a menina fosse mesmo retirada da família bio e por conta das leis de adopção russas. Não sei se eu me fiz entender.

    De qualquer maneira, obrigada.

    Abços

    ResponderEliminar
  8. Boa noite
    Hoje deu alguma noticia sobre a Alexandra na RTPN só que já vi pouco, mas pelo que percebi do Sr Provedor foi que os direitos das Crianças são iguais não há leis diferentes seja na Russia ou outra parte os direitos são internacionais, e se houver duvida deixou o email para contactá-lo provedor. teleespecatadores@ rtp.pt. Sugiro que um dos membros deste blog contacte para tirar duvidas no caso da Alexandra ou possa interferir no regresso dela.
    Obrigado a todos.
    Alexandra todos iremos conseguir.
    Beijinhos.
    Alice Cerqueira

    ResponderEliminar
  9. Alice, boa noite!

    Parece-me mais pertinente ser o Sr. Provedor do "teleespectador" a contactar os administradores do blog, para que possa tirar algumas dúvidas... também vi o programa e, acho lamentável, mais uma vez, que alguém com ordenado pago pelos impostos dos portugueses, após todo este tempo e esta discussão da sociedade civil em torno da Alexandra, ainda não saiba que a nacionalidade da menina não é ucraniana! E porquê??? Também não saberá o Senhor Provedor do "telespectador"???
    Um abraço,
    Teresa

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela pela informação, Miguel.

    O Sr, Ministro está atento, mas isso não basta! Tem de passar à acção urgentemente!

    Vox,
    concordo com o que diz. De facto, é lamentável! Se a sociedade civil não se tivesse manifestado, a Alexandra estaria esquecida há muito, tal como estão tantas outras Alexandras.

    Não vamos arredar pé!

    Pela Xaninha, SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Miguel.

    Sim, é preciso agir! E agir depressa!

    Pela felicidade da Xaninha, não podemos parar!

    A Xaninha merece todo o esforço!

    Pela Xaninha, Sempre!

    Bem hajam!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  12. Obrigado Miguel por nos ter dado novidades.
    Este caminho já seria de prever que fosse longo, esperemos no entanto que nos leve a bom porto.
    Que esta semana que se avizinha seja proveitosa para a nossa causa!
    Xaninha uma boa noite para ti! Bjs minha querida!

    ResponderEliminar
  13. Obrigado, Miguel
    espero que desta vez realmente façam alguma coisa para ajudar a Alexandra.

    ResponderEliminar
  14. Teresa:

    A que provedor se está a referir?

    Se é ao Provedor de Justiça (cargo doméstico que pretendia ser uma imitação do célebre Ombusdman escandinavo, cargo aquele que foi criado pelo Mário Soares) é pura perda de tempo, ele tem poderes muito limitados, só pode fazer recomendações, e não tem poderes reais praticamente nenhuns, por exemplo, não pode sequer dar ordens à Administração Pública, quanto mais aos juízes e aos Tribunais (abro aqui um parêntesis para dizer que sei do que estou a falar, lembro-me de ter visto vários processos relacionados com contencioso entre os cidadãos e a Administração Pública, e as ordens superiores eram claras, não ligar nada aos pareceres da Provedoria da Justiça que estavam dentro dos processos, aliás as ordens eram para nem sequer os ler).
    Devo no entanto dizer, que, o actual Provedor de Justiça, que é um ex-magistrado, me parece pessoa bem mais activa e com vontade de "mexer", que o anterior, que na minha modesta opinião, foi o mais apagado que desde sempre ocupou o cargo.

    Se é ao cargo de provedor do Telespectador da RTP1, cargo que é ocupado pelo sociólogo Paquete de Oliveira, valha-me Deus, nem vale a pena falar, o homem tanto andou a dar opiniões (inclusivé pela SIC) que lá conseguiu arranjar um bom tacho.

    No meu modesto entender, não se deve alimentar ilusões nem perder tempo com essa gente.
    É gastar cera com ruim defunto.

    Porque razão é que, à sombra do Provedor de Justiça, proliferaram depois tantos Sub-Provedores tais como os Provedor do Cliente, e o Provedor do Utente, Provedores disto e daquilo (cargos que afinal, na sua maioria, acabaram por ser extintos)?

    A resposta é simples: porque as queixas para o Provedor de Justiça eram tantas, eram mais que muitas, e a resolução, nenhuma.

    Seguiu-se então, o velho princípio do "Bloco central", isto é, "mais do mesmo", ou seja, em lugar de rectificaram os erros, e darem mais poderes ao Provedor de Justiça, fizeram a multiplicação dos erros (e claro, a multiplicação dos tachos). (risos)

    Como estes, os provedores do Cliente (em várias empresas do Estado) também só lá estavam, basicamente para ocupar um lugar decorativo e ter um tacho (mais a respectiva secretária, que filtrava tudo e muitas vezes não deixava sequer aceder telefonicamente ao detentor do cargo), acrescendo os respectivos Assessores e pessoal dos gabinetes de apoio, pouco ou nada resolviam, acabaram por, na sua esmagadora maioria, ser extintos.

    Podia, na lógica do sistema, ter-se criado uma Comissão (outro tacho) para estudar o motivo pelo qual "a coisa" não funcionou. (risos)

    E depois, subsequentemente, uma outra Comissão ou um Alto-Comissário, para averiguar o motivo pela qual a anterior Comissão, também não tinha ela conseguido apurar conclusões. (mais risos)

    Enfim ...

    Pessimista, eu ?
    Não! Realista !
    Este é o triste "estado de situação" a que o País e a Nação chegou, sob a batuta da pseudo-democracia!

    Se me permitem um conselho: exerçam o direito de livre expressão, e exijam que os detentores de cargos públicos, que mais não são do que servidores do Estado (e não pessoas para serem servidas pelo Povo) cumpram bem as respectivas tarefas e prestem contas dos seus actos!

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Miguel. Bom dia caros amigos.

    Miguel, se puder esclarecer, gostaria(mos) de saber qual a verdade da mentira.... Se o Ministério dos Negócios estrangeiros vai intervir junto da diplomacia russa, como foi dito (suponho que pelo advogado do Sr. Pinheiro) ou se não vai conforme foi desmentido pelo pr+oprio ministro. Afinal em que ficamos??

    Gostaria também de saber se já existe alguma decisão do Governo Russo conforme foi anunciado que seria para dia 20.

    Gostaria de saber se afinal as notícias de que o "casalinho" pretende voltar aPortugal, ou conforme entrevista telefónica, o noivo diz que pretendem fazer vida na rússia.

    Quanto a mim, na minha modesta opinião, a diplomacia portuguesa vai fazer o que fez até agora: NADA! esta reunião foi apenas para lançar poeira nos olhos. Se quisessem fazer efectivamente alguma coisa, já teriam feito, dada a repercussão que o caso da Alexandra tem tido, pelo que não vou me alongar neste assunto e faço minhas (com a sua permissão) as palavras de Vox.

    Já agora, Miguel, gostaria ainda se nos pudesse transmitir, qual a sua opinião pessoal após este encontro...

    A agricultura portuguesa está muito má e desconfio muito que haja quem tenha hortaliça para tentar dialogar com os russos.

    Alexandra... não te esquecemos.

    Um bom dia para todos

    ResponderEliminar
  16. Bom dia

    Mais um dia pela Xaninha

    Para ti minha querida muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Amigos,
    Do meu ponto de vista, não desarmávamos do MNE - é que com tantas viagens pode só arranjar disponibilidade de agenda para umas leituras na diagonal e o tempo vai passando.
    Por mim continuávamos a enviar e-mails ao dito Sr.

    Já agora, se os amigos russos tb questionassem o Luis Amado q.to aos esforços diplomáticos já realizados, talvez ele se pusesse em sentido, tomasse medidas visíveis. Pq enquanto pairar o papão russo, os governantes portugueses amedrontam-se.
    Cmpts,
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  18. Bom dia a todos,

    Miguel,

    Obrigada pelas noticias, pela disponibilidade e por nunca desistirem.
    Todas as accões que possam ser feitas são poucas para anular a estupidez da nossa justiça e ajudar a Xaninha. Ela merece tudo.
    Esperemos que a nossa diplomacia perceba isto e se esforçe. Sinceramente não tenho muitas esperanças mas pode ser que resulte. Queria muito acreditar qua a nossa menina pode voltar a ser feliz.
    Um beijinho Xaninha

    ResponderEliminar
  19. Bom dia!

    Vox, o meu comentário vinha no seguimento do da Alice. Estava-me, pois, a referir ao Dr Paquete de Oliveira.
    Um abraço,
    Teresa

    ResponderEliminar
  20. Vamos concerteza ter boas noiticias eles já viram que a sociedade civil está mobilizada e este caso tomou porpoções que eles não esperavam.
    Espero que desta vez façam o que tem que fazer para corrigir um erro brutal de um tribunal Português.
    RAQUEL

    ResponderEliminar
  21. Bom dia a todos,

    Miguel obrigado pelo esclarecimento quanto ao conteudo da reunião, obrigado por tudo que fazem por esta menina! Obrigado por não desistirem.

    No entanto fico apreensiva, não consigo compreender qual o rumo que se está a tomar!

    O advogado da familia Pinheiro falou na possibilidade de a Natália, após o seu casamento a 15 de Dezembro, voltar a Portugal,,,
    Num telefonema que a TVI fez para a Russia, o noivo da Natália afirmou que voltar a Portugal estava fora de hipótese,,,

    Enfim, ficamos como? em que acreditar? o que pensar? quem diz a verdade?

    Este empurra pra lá, empurra pra cá,,, dá cabo dos nervos a qualquer um,,,

    Bolas! É a vida de uma criança! Será tão dificil entender isso???

    Xaninha Querida,

    Um beijinho grande para ti e um abraço apertado. Tenho esperança que os homens se tornem mais humildes e reconheçam que a felicidade de uma criança é de todo o mais importante!

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  22. Bom dia Miguel, As questões que a Paula Barradas colocou... também gostava de saber as respostas.... é angustiante sentir o tempo a passar e a Xaninha lá longe triste...talvez a sentir-se abandonada... e aquela gente sem sentimentos perto dela...compreendo que não possam dizer tudo...e até concordo... mas tudo o que possa fazer... estou aqui a aguardar indicações... e a rezar para que a PAZ volte à vida da Xaninha... acredito que Deus está a protegê-la... se para voltar...a única solução é vir com a "mãe" acho que não deviamos dizer mal dela nem do "noivo" mas apoia-los a todo o nível e acreditar que podem mudar, não devia de haver comentários a chamá-los alcolicos, etc... toda a informação que passa aqui chega a eles... e não vão querer vir... e a Xaninha lá fica a sofrer sem ter por perto os que mais ama e confia...

    ResponderEliminar
  23. deixem de brincar os politicos e fação alguma coisa

    ResponderEliminar
  24. "Gostaria também de saber se já existe alguma decisão do Governo Russo conforme foi anunciado que seria para dia 20.esta reunião foi apenas para lançar poeira nos olhos."Paula,copiei suas palavras porque tambem encomada-me aquilo que ninguem nao fala do dia 20 .sobre reuniao ja escrevi que foi uma poeira para os olhos dos portugueses.dia 20 novembro jornal de noticias mostro reportagem sobre reuniao MAS NINGUEM NAO SE LEMBROU O QUE QUE FOI PROMETIDO DO GOVERNO RUSSO.e VERGONHOSO que os autoridades russos em Portugal tem mais PODER de que autoridades portugueses.NUNCA NAO ACREDITO QUE DECISAO DO JUIZ DO TREBUNAL DO GUIMARAES FOI SO DELE.

    ResponderEliminar
  25. eu chamei eles alcolicos! nao deviamos tratar eles assim?mas tratar como?vamos tratar como?se eu lembro muito bem,voçes trataram muito bem avô Olga em Portugal!!e o que que receberam?COMO ELA MAL AGRADECIDA FOI COM VOSCO!como ela falou dos voçes tam mal na Russia para os jornalistas!TENHO MUITO PENA DA ALEXANDRA!!adorava ver ela oltro vez em Portugal!faz um ano como so portuguesa e tenho orgulho disso.nao posso nem quero que aqueles ALCOLICOS falam mal dos pessoas quem luta pela Alexandra.MEUS DEUS desde Alexandra partiu fizemos tudo para estabelecer PAZ com Zarubina!Sera marecemos que aqueles pessoas tratam nos tao mal?NAO CONSIGO esquecer entrevista da Olga para os jornalistas russos,quando falava tao mal dos pessoas quem convidaram ela para Portugal!aqueles palavras tipo "pessoas estranhas que nao conheço e eles nao mostraram BI para mi,nao queria ver AQUELES CARAS do Pinheiro que TRATARAM mal minha filha,eles tem medo que Alexandra esqueçe lingua portuguesa"tantos vezes ENCHOVALHADOS e continuamos tratar Zarubina como uma mae exemplar!temos procurar oltro caminho para ajudar Aexandra.

    ResponderEliminar
  26. А между тем Зарубины, как выяснилось, еще не наигрались с Пинейру в свою любимую игру.

    http://yar.kp.ru/online/news/574432

    Теперь следует ожидать получения биомассой от португальцев определенной денежной суммы, например "на лечение", а затем - очередное "Никто никуда не едет". :traduçao para portugues "AGORA VAMOS AGUARDAR COMO BIOPESO VAI ESPERAR PELO DINHEIRO DOS PORTUGUESES?POR EXEMPLO "PARA TRATAMENTO",E DEPOIS MAIS UMA VEZ "NINGUEM NAO VAI AO NENHUM LADO" copiei um comentario no blog russo.queria mostrar como os russos tratam Zarubina. espero que consegui mostrar como russos ja perceberam BEM quem a Natasha Zarubina.achou que na hora tratar ela assim como ela e.na Russia pessoas tentam passar imagem da Zarubina que ela ALCOLICA E NAO CAPAZ TRATAR ELA PROPRIA JA NAO FALAMOS DOS CRIANçAS.

    ResponderEliminar
  27. Andamos todos adormecidos, essa é que é a realidade, vemos os maiores atentados à democracia (justiça,trabalho,educação,saúde) serem cometidos, vemos corrupção ao mais alto nível e não vemos a justiça a funcionar,não se chega nunca a apurar a verdade dos factos (salvo raras excepções)!

    Onde estão as vozes da denúncia? Onde estão os poetas de intervenção? Até esses se calaram...

    Estamos num mundo sem ideais, perfeitamente resignados, escravos de uma política comum que nos sufoca mas que nos mantém dormentes!

    ResponderEliminar
  28. Ana Paula,

    O noivo já disse que não vinham para Portugal, que íam casar e fazer a vida deles lá na Rússia.

    Depois eles não são parvos, não começaram agora a ler os comentários concerteza já o fazem há muito tempo e de repente começarem todos aqui a dizer que eles são excelentes pessoas é um pouco ridiculo!

    As decisões entre os dois países só valem se retirarem definitivamente a menina daquela família, seja para adopção por russos ou preferencialmente para a entregarem à família Pinheiro!

    A vinda da Natália/noivo, é quanto a mim um prolongar de toda a angústia, sofrimento e dor por que estão a passar a família Pinheiro e principalmente a Alexandra!

    ResponderEliminar
  29. Olá a todos

    Estou de acordo com os comentários "só nos estão a mandar areia para os olhos".

    Obrigada pelas noticias Miguel e restantes membros do blog. Continuamos aqui convosco e espero que também não desistam.

    Vox, Olysea e restantes digam o que acham que nós devemos continuar fazer, eu estou aqui de pedra e cal.

    Aguardo que me digam o que é preciso fazer. Obrigada.

    Xaninha nós estamos aqui por ti, minha querida. Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  30. Amigos,

    Eu continuo acreditar que a sensatez vai prevalecer.

    A Natália, pior que seja, é uma criatura que está num desalento e vulnerável a influências. Porque, se ela tivesse lúcida nunca recusaria uma proposta como a que estão a fazer. Da Russia, pelo que percebo, não se vêm ajudas materiais...

    Portugal e Russia, na qualidade dos seus oficiais de justiça, têm culpas repartidas desta situação, porque ambos quiseram livrar-se de um problema...

    Mas graças a algumas pessoas (pais afectivos, amigos, pioneiros e seguidores do Blog pela Alexandra) que se recusaram abandonar esta causa, a xaninha não ficou perdida no esquecimento...

    Assim, se as entidades politicas portuguesas e russas desligarem os complicadores e assumirem um papel proactivo, encontrarão uma solução justa e adequada para esta familia.

    na minha opinião,

    Devem indiciar a Natália para uma decisão: se quer ficar com a filha tem de se tratar, para se tratar que pode durar um longo periodo, deve garantir que a filha esteja na companhia de alguem com quem a menina se sinta familirizada.

    Para além da Natália a unicas pessoas com as quais a menina sente segurança é a familia Pinheiro.Logo, a familia Pinheiro deverá servir de acolhimento durante o periodo de tratamento da Natália.

    Assim que a Natália se trate, e deve haver garantias, provas dessa recuperação, ela já pode decidir de forma lúcida e responsável o seu futuro.

    Tudo aponta para um regresso a Portugal como a melhor solução quer para a Alexandra quer para a Natália.

    Para que não se caia duas vezes no mesmo erro, ambos os Estados devem estar em sintonia para vigiar e ajudar esta familia a re-organizar-se.

    este esquema de ideias que apresento não é assim tão dificil, bastava que as pessoas tivessem a simples intenção de ajudar e não de complicar.

    Pergunto, o que ganha a Russia com a actual situação da alexandra e da mãe?
    O que ganha se a Alexandra continuar naquela miséria?
    E qual é o ganho/perda se as duas voltarem para Portugal?

    vamos acreditar.

    Que Deus ilumine todos os que estão por bem e tire do caminho os que estão por mal.

    Xaninha, desejo muito que regresses, por ti, pelas tuas familias, por todos a quem tocas-te no coração.

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  31. Mais uma coisa, fala-se muito da xaninha não falar português... eu sei, que quando existe vários idiomas na vida de uma criança deve haver sempre um que prevalece como a lingua do pensamento, ou seja, pudemos falar 4 linguas mas o acto de pensar faz-se sempre e apenas numa lingua ( normamalmente aquela que sintimos mais confiança).

    Com toda a certeza a xaninha pode dizer algumas palavras ou frases em russo mas a lingua que pensa é o portugues e se falarem com ela em portugues ela falará por instinto.

    Vamos ter fé...

    ResponderEliminar
  32. Boa Tarde

    Cá estamos para mais uma semana de "luta".

    Agradeço ao Miguel as suas palavras, mas continuo baralhada: tantas contradições.

    Uma coisa é dita pelo Advogado e logo de seguida desmentida nos jornais.

    Fala-se do "casalinho" e vem logo o noivo a desmentir: lá é que é bom. Então que está ele a fazer cá há 10 anos?

    Querida Xaninha, nem calculas o quanto pensamos e nos ralamos por ti.

    Não é por falta de ajuda e carinho que ficas aí atirada aos bichos.

    Todos nós queremos o teu bem e que sejas feliz, mas daqui a quanto tempo? E será que entretanto não te "estragas" num ambiente como esse onde vives?

    E porque será que sempre que divago sobre estas dúvidas, acabo sempre a maldizer aquele Juiz horroroso?

    Continuaremos sempre aqui até vermos este assunto resolvido.

    Não se pode esmorecer. Parece-me que era o que muita gente gostaria: que se deixasse de falar na Alexandra e no seu caso:

    NEM PENSEM NISSO. AQUI SEMPRE PELA XANINHA.

    Um abraço a todos.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  33. Mais um dia, pela Xaninha!

    Palavras para quê? Agora as cartas estão lançadas, resta esperar pelo resultado!

    Xaninha, continuamos lutando por ti, tal como pediste!


    Beijo do tamanho do amor que o povo portugues nutre por ti!

    ResponderEliminar
  34. Amigos

    Partilho da opinião de muitos vós e quero antes de mais agradecer ao Miguel em representação dos do blog, tudo o que têm feito para alterar a situação da Xaninha.

    As noticias são muitas, a contra-informação também, a nossa cabeça gira no sentido de encontrar a resposta mais rápida e mais certeira.

    Contudo, continuo a acreditar que as coisas não estão paradas, no entanto, não podemos abrandar o ritmo!

    Não se pode esmorecer, não se pode parar!

    Acredito, que gostariamos que tudo fosse mais rápido, a ansiedade desgasta-nos, desiquilibra-nos, mas, por vezes, a espera é preciosa.

    Meus Deus, peço que os corações se iliminem e a Xaninha e a Natália regressem!

    Partilho da ideia da amiga Paula ODV, é só os Homens quererem.

    Pela Xaninha não vamos desistir!

    NUNCA!

    Um beijo do tamanho do mundo para ti, Xaninha!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde,
    Fico mt ''feliz'' em saber que ADORAMOS a XANINHA, o que me deixa triste é saber que ELA neste momento não pode partilhar esta ''felicidade'' connosco, mas vamos conseguir... jamais vamos desistir... o que mais eu posso fazer pela ''minha'' LINDA MENINA??? Por favor digam...Eu faço tudo o que estiver ao meu alcance.
    Para ti ''minha'' FOFINHA: desejo-te um resto de noite maravilhoso, e que o tempo passe a correr, para eu te poder ir abraçar(qd regressares...).
    Um beijo de alguém que sofre imenso por TI.
    Bjs para todos que zelam pela nossa PRINCESA

    ResponderEliminar
  36. A propósito de andarem a propalar que a Alexandra já esqueceu e já não fala português obviamente que é uma mentira monumental, como poderia a criança esquecer em tão curto espaço de tempo, uma língua que aprendeu desde tenra idade, para mais, a única?

    O que a Alexandra agora fala, é uma mistura de russo (rudimentar) e português e deve ter dificuldades terríveis em comunicar com os que lhe estão próximos, por outro lado, a "tradutora de serviço" que é a mãe biológica, como tradutora deixa muito a desejar e pode manipular e distorcer tudo o que a criança diz, ao fazer as traduções para russo.

    Uma coisa que me aborreceu solenemente foi ler no comunicado do Provedor de Justiça da Federação da Rússia, que a criança chegou à Rússia sem saber escrever letras e números em alfabeto latino.

    Esse comunicado existe na Internet (escrito em língua inglesa) e eu acedi a ele através do Blog De Apoio Russo, mas agora não consigo localizá-lo (o motor de busca deste nosso Blog simplesmente não funciona) e no Blog Russo não sei localizar.
    Teria que reler milhares de comentários para o localizar.
    Talvez algum cidadão ou cidadã russa que entenda português possa ajudar a localizar esse comentário com o link para o Comunicado do Provedor russo Vladimir Lukin.

    Ainda com relação à mentira de que a Alexandra chegou à Rússia sem saber escrever nem letras nem algarismos em alfabeto latino, recordo um episódio que a D. Florinda contou em reportagem numa TV, em que à pergunta da Alexandra "mas porque não podes ser tú a minha mãe?" a D. Florinda explicou do melhor modo que pode, dizendo, "Porque tú não és filha da minha barriga, tú és filha do meu coração".

    Esta bela resposta, não deixa contudo, de ser confusa para uma criança de 6 anos, como é natural.

    A Alexandra, pediu, depois, mais explicações à professora no infantário (já lí uma entrevista do pai biológico em que ele também mente e diz que ela nunca frequentou nenhum infantário em Portugal) e a professora explicou também o melhor que pode e ajudou até a Alexandra a escrever um texto dedicado à "Mãe Florinda".

    Esse texto está acompanhdo de um desenho com flores e um coração feito pela Alexandra e a D. Florinda aparece na entrevista, envergando uma T-Shit com essa dedicatória da Alexandra, estampada.
    Tem escrito entre outras coisas " Para a minha mãe do coração ..."

    Veja-se agora a situação tremenda em que foi colocada a criança na Rússia, em que nem sequer pode falar com um psicólogo (se calhar, nem com um pediatra) porque as línguas são diferentes. Tem ainda a pressão adicional de ter que aprender russo, em tempo recorde.

    Acho que quando a D. Florinda refere que a Alexandra pelo telefone lhe diz que "não sei falar" e a D. Florinda lhe responde "mas tu estás a falar" a criança se quer referir ao facto de não saber falar correctamente russo, e estar a exprimir-se numa mistura de línguas lá.

    Vejam esta outra situação em que foi colocada uma criança de 6 anos: Numa idade em que já perguntam de onde vêm os bebés, não lhe fará uma confusão tremenda, a explicação "filha do meu coração"?

    São coisas destas que para nós parecem claras, pequenas e insignificantes, mas que para uma criança, não são, que por vezes desencadeiam grandes traumas que podem durar largos anos ...

    Mas um magistrado não tem, ou não deve ter, tudo isto em conta, antes de decidir?

    PS: Vou apagar o meu comentário lá de cima, não ficou lá muito bem, mas que os socialistas de terceira-linha, arrivista-oportunista, precisavam de uma valente carga de lenha, lá isso precisavam !

    ResponderEliminar
  37. Olá amigos da Xaninha!

    Estamos cá e não vamos abandonar o autocarro!
    Não podemos baixar os braços, porque haverá boa gente que conta com isso para que o assunto fique arquivado.
    Vox, vou dizer que concordo com isso, que o país foi transformado na Santa Casa da Misericórdia para VIP's. Todos esses fundos que vieram da CEE, deram volta à cabeça de muita gente. Temos o que se poderia chamar de VIPOCRACIA.
    Efectivamente muitos que se diziam do povo no 25 de Abril, depressa se esqueceram da doutrina muito antes da queda do muro. Por aí não estivemos atrasados, até passámos à frente da história. Assim se foram esquecendo das bases, aproveitando as benesses que a Europa ofereceu,ficando com a maior parte, deixando ao povo as migalhas, talvez porque se o povo aparece bem apresentado, as "esmolas" (digamos os milhões) deixariam de ser necessárias. Enfim um fosso cada vez maior entre os eleitores e os eleitos. Assim hipoteca-se o presente e o futuro, sem remorsos, aposta-se no consumismo e não na investigação, passa-se um atestado de incompetência aos portugueses.

    Passámos em pouco tempo pelas experiências ao nosso alcance, desde a extrema direita com Salazar, à extrema esquerda, à esquerda, à direita, à direita e extrema direita, à esquerda e extrema direita, afinal que escolha temos agora? Possívelmente só a de contar com o povo, que apesar de tudo, aguenta isto tudo sem grande violência. Até é boa gente!
    Não é de admirar que a Nossa Senhora de Fátima seja tão solicitada.
    Temos fé de que essas pessoas que se colocaram tão acima de tudo e de todos, baixem os olhos e tenham coragem para tomar decisões com dignidade e humildade, neste caso para reconhecerem que uma criança está a sofrer e a precisar da sua ajuda.

    ResponderEliminar
  38. "Talvez algum cidadão ou cidadã russa que entenda português possa ajudar a localizar esse comentário com o link para o Comunicado do Provedor russo Vladimir Lukin"

    Vox, o link é este:
    http://community.livejournal.com/help_alexander/16408.html#cutid1

    ResponderEliminar
  39. Rezemos para que a nossa menina seja forte e esteja em segurança, que o Anjinho da Guarda, companhia da Xaninha lhe guarde a alminha dela de noite e de dia...que esteja envolta pelo Manto da Protecção Divina...que DEUS permita que esta menina volte a SORRIR perto das pessoas que mais ama e nunca esquecerá...

    ResponderEliminar
  40. É ISSO Vox,
    eu não acredito que a xaninha já tenha esquecido o português, mas sim obrigada a faze-lo.
    Tambem me preocupa o facto e não ter um psicologo a acompanha-la nesta adaptação.
    Realmente isto vai deixar marcas para toda a vida.
    É urgente UMA INTERVENSÃO QUE MINIMIZE o sofrimento desta menina.

    ResponderEliminar
  41. Caro Shostak:

    Muito obrigado pela gentileza de ter indicado o link.

    Está escrito em russo e em caracteres cirílicos mas dá para fazer uma tradução razoável utilizando o tradutor Google.

    Vou colocar aqui a tradução para inglês, de onde destaco a seguinte mentira:

    "Six-year Sasha, who grew up in Portugal, can not read and count, not even know of the Portuguese alphabet"

    Sasha de 6 anos, que cresceu em Portugal, não sabe ler nem contar, nem sequer sabe o alfabeto português.

    Nota: Como todos sabem, o alfabeto português é baseado em caracteres latinos.

    Comunicado do serviço de Imprensa do Provedor de Justiça da Rússia.
    Iniciativa do Comissário (relativa ao caso Alexandra).

    "Press service
    Ombudsman
    in Russia
    The initiative of the Commissioner
    In May, NTV in "protagonist" was presented by the Russians heartbreaking story about the poor living conditions of girls Sasha Zarubina which to deal with the Portuguese Court was transferred to the mother, a citizen of Russia, and is now in our country. At the initiative of the Human Rights Commissioner Vladimir Lukin in Yaroslavl Oblast Prosecutor's Office sent an official letter asking you to verify the facts contained in a report, as the residence of Alexandra Zarubina conducted exit in order to analyze the situation and take action to correct it.

    The representative of the Human Rights Commissioner of Russia visited the family Zarubina, met with the deputy governor on social issues, VG Kostin, head of department of social and demographic policy Bondareva TV, officials Pervomaisky district of the Yaroslavl region, a senior assistant prosecutor for Supervision of laws on juveniles.

    Established that the house Zarubin created all conditions for living juvenile Sasha, the administration of family Zarubin were issued 3 permits in the sanatorium "Pinery". Was conducted comprehensive medical examination of the child, a girl is absolutely healthy. Active assistance in the education of girls has a grandmother, a professional educator, who raised his eldest daughter Zarubina and initiated the return of Sasha to Russia.

    Six-year Sasha, who grew up in Portugal, can not read and count, not even know of the Portuguese alphabet. During the life of the family Zarubin Sasha began to count in Russian, easy to remember and mastering the Russian language, adapting to the family, where it is treated with care and love. No violence against girls is not applied.

    At present, agreed to visit Sasha kindergarten, where interviews with educators about the need to assist the child in establishing contact with children, bringing a psychologist to assist in restoring the lost links between the daughters and Natalie Zarubin.

    The family lives on benefits, with the administration of the Yaroslavl region settled the question of employment N. Zarubina having a profession seamstresses.

    Thus, the major cause for concern for the fate of the child does not, the Commissioner for Human Rights and the authorities have undertaken all necessary measures for the successful adaptation of new rossiyanki Alexandra Zarubin."

    ResponderEliminar
  42. Angela:

    Estive a ver a parte final do Prós e Contras de hoje e recordo a frase do juiz Ricardo Cardoso, em resposta àquele bronco (o bastonário da Ordem dos Advogados, que tem um tipo de postura impróprio, apenas adequado a discussões em redor de uma mesa de mármore numa tasca qualquer de província, em frente de uns couratos).

    O bastonário perguntou ao juiz Ricardo quem lhe tinha outorgado a legitimidade democrática (insensata e impertinente pergunta, como se os juízes pudessem candidatar-se ao cargo de juiz, tal e qual qualquer candidato a cargo político, isso prestar-se-ia a coisa do género "votem em mim, que comigo a juiz de tribunal, ninguém vai preso!".

    Respondeu-lhe o juiz Ricardo: "quem me nomeou? Foi o moleiro!..."

    E fixando-o longamente, fez uma pausa.
    O bastonário ficou encolhido e sem palavras. E o juiz Ricardo, paulatinamente contou a história do Imperador e do Moleiro.

    Sucintamente, a história roda à volta do Imperador da Alemanha, que se dirigiu ao moleiro em termos ameaçadores e lhe perguntou: "sabes quem eu sou?".
    O moleiro, que não sabia, respondeu que não.
    Retorquiu o Imperador: "Sou o Imperador e posso tirar-te o moinho".
    Resposta do moleiro: "Isso só se não houver juízes em Berlim".

    Esta história, serve para ilustrar a independência que os juízes devem ter perante o poder político (dito por outras palavras, poder e independência perante o poder politico, para poderem defender o Povo contra os abusos).

    Infelizmente, nunca tivemos, nem temos em Portugal, ao contrário do que sucede na
    Inglaterra e nos Estados Unidos, tradição de real independência do poder judicial perante o poder soberano (o Poder político).

    Na Inglaterra (Direito Inglês) desde sempre existe a tradição de o juiz defender o povo contra os abusos do soberano (o rei e o Poder Político, o Governo).

    Nos países do sul da Europa, tal tradição nunca existiu, pois que o soberano (o rei, o Soberano, o detentor do Poder) nunca abriu mão desse poder, e o juiz (o Poder judicial) nunca conseguiu exercer essa missão de defender o povo, contra os abusos do Soberano (o Rei, ou o Poder político).

    Na Rússia passa-se a mesma coisa.

    Desgraçadamente, nem nós, nem os Russos, temos "Juízes em Berlim" ...

    ResponderEliminar
  43. Acredito eu que temos que levar o caso da menina russa realmente as esferas diplomática e mobilizar o mundo, se preciso for, para que Alexandra tenha seus direitos respeitados. Como no caso do pai filandês Paavo Salonen, se Portugal fosse ameça à economia e às relações diplomáticas russas há muito a Rússia teria cedido. Portanto, senhor Aníbal António Cavaco Silva precisa tomar frente e com todos presidentes da União Européia somar à causa da pequena Alexandra para que esta volte ao convíveio do lar da família Pinheiro que tem demonstrado amor e nunca a abandonou.

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde a todos os Amigos de Xaninha !

    Obrigada, Miguel, muito obrigada a si e aos outros Adms deste Blog por tudo o que têm feito e possam ainda fazer em prol da nossa Xaninha !

    É uma tristeza ver este vai-e-vêm de notícias, ditos e não-ditos... e a vida de uma criança que já teve uma vida normalíssima ficar assim em suspenso ! ... Parece que tudo está estagnado, nada aparece feito, uma dormência que só visto... E este marasmo toma conta de nós, na maior parte do tempo e é uma luta terrível para "levantar a cabeça e respirar ar puro". È isto que sinto, e quando falo neste caso com as pessoas que conheço, leio nos seus olhos
    " que continuo a ser a exótica, a fora do normal, a ingénua e idealista, a que levanta ondas sem necessidade...". Posso ser tudo isso, sim, mas estou bem consciente quando acordo de noite, e o meu pensamento está na Rússia, e me preocupo com uma pequena criança, cuja vida tocou a minha .

    Quem me dera ter poder, ser poderosa em alguma coisa, para poder falar directamente com os senhores deste mundo e pedir para mudar esta situação - enfim, estar lá e disponível para fazer alguma coisa que a "gente famosa" pode fazer. E há tanto por fazer, em relação a tantas situações ...

    Convosco partilho estes meus pensamentos e sentimentos, porque sei que são irmãos dos vossos. Sei também que temos todos de manter o pensamento POSITIVO, mesmo que sintamos os "abalos" ao nosso redor. Penso que, em união com os n/Amigos do Blog Russo, poderemos fazer mais.

    Família Pinheiro, desejo-vos muita coragem e muita força, não estão sós, têm muitos amigos que também desejam ver a Xaninha feliz. Porque tudo se resume à felicidade da Xaninha!

    Xaninha querida, o meu pensamento está contigo, tu não estás só - estás sempre no pensamento de tantos Amigos que ainda não conheces !

    Confio a tua vida e destino a Deus, nosso Pai. Que Ele te guarde, te proteja e te abençoe sempre e para sempre.


    Amigos de Xaninha, para todos um grande abraço de coragem. Apesar de tudo e sem esmorecer, confiemos e aguardemos que alguma coisa boa seja feita muito em breve. O pensamento positivo focalizado em algo, tem muita força mesmo.


    do Algarve,

    ResponderEliminar
  45. Tenho seguido muito atentamente o caso da Pequena Alexandra pelo vosso blog!
    Esta manhã pude ver o casal Pinheiro no canal 1-na praça da Alegria.O sr. Joao Pinheiro revelou que a Mae Natalia se vai casar e que podera regressar, e que o Sr. Joao pondera ir ao Casamento dela na Russia. O sr. Joao Pinheiro ao contrário da esposa pondera ir. Apesar da esposa e dos restantes amigos discordarem! Não será perigoso, demasiado perigoso. Bom espero que tudo se resolva pelo melhor. 6 meses é demasiado tempo para uma criança em sofrimento.

    ResponderEliminar