quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Resumo do reencontro...

Junto publico o link da entrevista no "Boa Tarde"

http://sic.sapo.pt/Programas/boatarde/2012/09/27/o-desejado-reencontro

3 comentários:

  1. Olá amigos da Xaninha!!
    Será possivel nos dar alguma informaçao? Está tudo bem com a Xaninha? Todos os dias venho a este blogue na esperança de saber algo, mas não há noticias!! Digam-nos algo,por favor...
    Beijinhos
    Arminda

    ResponderEliminar
  2. Li hoje isto no Jornal Expresso que talvez interesse à comunidade:

    Avó de Alexandra receia que Portugal faça da neta "material biológico"

    A avó da menina russa criada em Portugal por uma família de acolhimento diz, em entrevista a um jornal russo, que vai fazer tudo para Alexandra continuar na Rússia.



    A avó de Alexandra, criança russa retirada de uma família de acolhimento portuguesa e entregue à mãe pelo Tribunal de Guimarães em 2009, declarou que impedirá a menina de voltar a Portugal, receando que seja transformada em "material biológico".

    "No país deles [Portugal], não há tão grande entrada de pessoas como no nosso. No nosso país há muitas nacionalidades, muitos casamentos mistos, mas nesses países há falta de sangue fresco e nascem atrasados mentais. Aí até é permitido irmão e irmã casarem-se, terem filhos. E que crianças nascerão? Por isso querem conseguir outras pessoas. Os filhos serão mais inteligentes do que aqueles que as portuguesas dão à luz", declarou Olga Zarubina ao jornal Sovercheno Sekretno, que hoje publica a entrevista.

    "Eles querem é a Sandra [nome por que Alexandra é tratada na Rússia]. Para que precisam da Natália [mãe da criança]? A Florinda [mãe de acolhimento] disse: venham passar férias na praia. A Natália respondeu: eu vou sozinha para ver as coisas. E eles calaram-se logo, pois ela lá não é precisa. Querem que ela leve a menina para lá", continuou.
    Mãe internada num hospital

    "Sei que é fácil fazer a Natália perder a cabeça. E quando isso acontecer, ela pode beber para afogar a dor. Eles utilizarão o momento para interná-la numa casa de malucos e ficarem com a criança. Era isso que queriam fazer", acrescentou.

    João e Florinda Pinheiro fizeram várias vezes o convite a Natália e à filha para irem passar férias a Portugal, mas sem êxito. A avó de Alexandra não se esqueceu da "veia patriótica", numa altura em que na Rússia decorre uma forte campanha contra a adoção de crianças russas por estrangeiros.

    "Nós somos patriotas do nosso país. Vivamos aqui mal ou bem, é a nossa pátria. Em primeiro lugar, é preciso pensar na criança", frisou.

    Olga Zurabina põe em causa a boa vontade da família portuguesa em querer ajudar Alexandra: "Eles têm uma casa grande, mas nem sequer é deles, é alugada; o João tem uma fabriqueta qualquer, mas em Portugal há crise e desconhece-se como irá correr o negócio. Sinto as pessoas, senti que João não é o homem que quer mostrar. Ele faz o ar de bom, mas a alma é uma incógnita".

    A mãe de Alexandra recusou-se a encontrar com os jornalistas, pois está internada num hospital. Quanto ao padrasto da criança, abandonou a família depois de ter sido alvo de agressões da parte dos familiares de Natália Zarubina.

    ResponderEliminar
  3. Xaninha

    Um beijinho grande para ti!
    Hoje é o teu dia!
    Continuas no meu coração!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar