sexta-feira, 19 de junho de 2009

Faz hoje um mês...

Bom dia a todos,

Faz hoje um mês que eu tive conhecimento deste caso, se é que lhe posso chamar caso!!
À um mês eu não sabia quem era a Alexandra, eu não sabia quem era o João Pinheiro, eu não sabia quem era a Florinda, eu não conhecia o seu filho Miguel, eu não conhecia o Padrinho da Xaninha o Ricardo, eu não conhecia o Dr. João, eu nem sonhava que acabaria por falar com as pessoas que acabei por falar (jornalistas, magistrados e outros).
Eu não conhecia muita gente, inclusive eu nunca tinha tido um Blog :) Mas a cima de tudo eu não sabia que ia conhecer 6 parceiro de luta fantásticos, e por sua vez um grande grupo que nos tem apoiado, os quais tenho a certeza que acabaremos também por nos conhecer.

Como alguns devem saber, tudo nasce com um simples comentário no JN online, bem dito comentário...Ao qual responderam algumas pessoas que também quiseram fazer algo.


Assim sendo, não sei onde vamos chegar, o que vamos conseguir, mas sei que não estou sozinho!!

Porque não temos postado ultimamente imagens, volto a colocar o sorriso, que acredito que ainda irei ver de muito próximo.

Bem ajam!





Só para refletirmos:
"A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio."
(Martin Luther King)

"A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade."

(Suenens)

"Meço o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu próprio eu."

(Albert Einstein)

90 comentários:

  1. Miguel,

    Nós é que temos de vos agradecer, pois é sempre bom haver gente capaz de arregaçar as mangas para tentar fazer qualquer coisa, em vez de se limitar a resmungar.
    Sinceramente, não sei qual vai ser o desfecho desta história. Ainda assim, vale a pena tentarmos tudo o que pudermos, na medida das nossas possibilidades.
    Ficaremos, pois, à espera de novidades.

    Carla Guerreiro

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel Macedo, um bom dia para si também.

    Ontem na Grande Reportagem da RTP1 ficquei um bocado desiludida. Chamam àquilo Grande Reportagem mas parece uma mini-reportagem onde se pode apenas aflorar, levantar a ponta do véu, do que é o problema das crianças em risco, enfim... é só para cativar audiência. Dão provavelmente preferência telenovelas.

    Afloraram só por muito alto a Alexandra, onde deram imagens dela dentro do carro a não querer sair. Foi um choro pegado, fiquei lavada em lágrimas. Por essas lágrimas dela e minhas não desisto!

    Acredito em pleno na V/ força e estou aqui para o que der e vier.

    Como já algumas pessoas o fizeram, inclusivé eu própria volto a colocar a minha modesta pessoa à V/ disposição para qualquer assunto que achem pertinente a minha ajuda. Não sei de onde são as pessoas, eu sou do barreiro e trabalho em lisboa, por isso se precisarem alguma coisa desta área contem comigo, indiscutivelmente.

    Um bom dia

    ResponderEliminar
  3. são tantas as Paulas por aqui, que esqueci de assinar:

    Paula Barradas

    ResponderEliminar
  4. Força aos 6 administradores do Blog! A nossa força alicerça-se em vocês e havemos de conseguir!
    Bem hajam pela vossa iniciativa!
    Um abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Miguel Macedo

    Nós sabemos que vocês estão a fazer o possível e o impossível pela Alexandra por isso o meu agradecimento a vocês e à familia Pinheiro.
    Mas vocês também sabem que podem contar conosco pois estamos aqui para o que der e vier. Eu também não conhecia a Alexandra até ao dia em que a menina foi embora e que deu a notícia na televisão à hora do almoço,fartei-me de chorar e meu marido devia achou que eu era "maluquinha". Nesse mesmo dia decidi que havia de fazer alguma coisa e aí descobri vocês o que eu agradeço imenso e podem contar comigo para o que for preciso pois estou sempre ao dispor.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia a tds. Estamos sempre a dizer isto, mas nunca é demais. Contam comigo tb para o que for preciso. Obg pela v/força e iniciativa. um beijinho mt grande á familia Pinheiro.

    ResponderEliminar
  7. Sr Miguel Macedo, ja disse, mas repito, parabens pela preserverança, a sua e a de todos os envolvidos no "caso" (não gosto deste termo, é mto impessoal, por isso digo envolvidos NA CAUSA PELA ALEXANDRA).
    A esperança de ver a Nossa Xaninha, e digo nossa porque de certa forma ela tocou os nossos corações e sentimo-la como parte das nossas vidas, voltar é imensa, não acredito que aconteça tao breve como se desejaria, mas ela vai voltar, certamente.

    Continuação de bom trabalho, aos pouquinhos vao-se conquistando novas etapas e a CAUSA vai sair vencedora.

    ResponderEliminar
  8. Não tem nada a ver com a Alexandra, mas é bom ser lido


    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1266546

    Paula Barradas

    ResponderEliminar
  9. Do funeral das 3 pobres crianças que morreram no incêndio.... referenciadas como crianças de risco.... falta de acompanhamento???

    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1266642

    Paula Barradas

    ResponderEliminar
  10. Amigos

    Já pensaram que hoje já é 6º feira e que o fim de semana habitualmente passa a correr e na 2ª feira é o dia em que a nossa princesa vem das "férias"?
    Já estamos muito próximo de saber a decisão da Natália por isso vamos nos animar e pensar positivo para trazer boas energias.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,
    Obrigada Miguel por tudo,pelo alento que nos vai dando.....
    temos que ser unidos e persistentes pela xaninha e por todas as xaninhas...

    ResponderEliminar
  12. Muitos de nós estaremos habituados a estabelecer objectivos. O regresso da ALexandra é só mais um.
    A fasquia é alta, sim é! Por isso os meios para lá chegarmos têm que ser maiores e melhores do que estamos habituados, incluindo a nossa inacção q.do tal nos é implorado.
    Este objectivo - regresso de Alexandra - tem que ser alcançado. Todas as dúvidas "será que vamos conseguir" ficam à porta.
    Se ao atravessarmos uma ponte móvel, precária de madeira sobre um profundo vale, olharmos para baixo cairemos naquele instante, se olharmos em frente com determinação é muito provável que cheguemos ao outro lado.

    Votos de boa inspiração e boa capacidade de argumentação a quem "está no terreno" e a todos.

    Parabéns ao primo da ?? (desculpem, não localizo) pelo optimismo que teve. Conheço alguns profissionais de oncologia que defendem: a cura deve-se 60% à atitude do doente, só os restantes 40% são mérito da medicina.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada MariaF, foi mesmo uma grande vitória. Neste momento a posição dele é. estamos num jogo e neste momento venço o cancro por 1-0. falta a 2ª metade do jogo.

    Paula Barradas

    ResponderEliminar
  14. Obrigada MariaF pelas palavras.
    Mais uma vez vos digo, estou convosco para tudo o que for preciso.
    A nossa força interior é muito grande!!! E isso move montanhas!!
    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  15. Caros amigos do coração,

    Apesar de tudo o que temos sofrido com este triste episódio da vida da Alexandra, acabamos por encontrar coisas boas... encontramos um grupo de pessoas que têm em comum um grande coração e fazem-nos acreditar que afinal no mundo não existe apenas pessoas más, egoistas e indiferentes a tudo a quem eu costumo chamar "Pilates"...

    Também fui comentadora e divulgadora de pedidos de ajuda pela Alexandra, tambem andei e ando triste aguardando pelo regresso da menina, também rezo pela Xaninha como se da minha familia tratasse, também roubo tempo ao meu trabalho e à minha familia para vir ao blogue sedenta de noticias... também desejo e idealizo o regresso da Xaninha... também... também ... afinal podemos ser de vários pontos do país, ter profissões distintas, sermos de vários credos e côres e até extractos sociais diferentes mas temos todos em comum um grande amor a uma criança, um forte sentido de justiça e uma FORÇA que VAI SER CAPAZ DE TRAZER A ALEXANDRA DE VOLTA A PORTUGAL...

    Deixo o desafio, não é promessa entenda-se como um agradecimento ( perdoe-me quem não segue este credo) assim que tudo estiver resolvido e a Alexandra esteja de volta a Portugal, vamos encontrarmo-nos todos em Fátima, para agradecer à Nossa Senhora de Fátima ter escutado às nossas orações as nossas súplicas...

    Obrigado aos pioneiros e seguidores do BLOGUE !!

    Paula de Odivelas

    ResponderEliminar
  16. Amigos, deixem-me partilhar convosco e para que anatália saiba como gostamos de ajudar quem procurou viver no nosso pais para ter uma vida melhor.
    A senhora que me ajuda todas as semanas a limpar a minha casa é romena. Vive cá com o marido e o filho pequeno da idade da minha filha. Sobre ela não tenho nada a apontar em termos de simpatia, profissionalismo, honestidade. Ela sente-se bem em minha casa, sente-se à vontade, porque eu a pus à vontade. Ela é igual a mim, ambas temos de trabalhar para viver. Não admito comigo manifestações nem sentimentos racistas, de alguns comentários menos felizes de ter uma senhora estangeira a trabalhar em minha casa.
    O filho dela está integrado na escola é amigo da minha filha. Ela e o marido sentem que os portugueses gostam de os ter cá de os ajudar, e com a natália não é diferente. È só ela querer o bem, principalmente para as filhas e aceitar e lutar.
    Nós cá estaremos para lhes dar a mão.
    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  17. Olá equipa do blogue!

    Só queria deixar um grande abraço cheio de apoio e companheirismo.

    Estamos aí para o que der e vier!!

    ResponderEliminar
  18. Paula, eu vou a Fátima com todo o AMOR, e FÈ. Com o já vos disse sou e vivo em Abrantes. Para mim a distância não é entrave para nada. Eu quero estar no aeroporto seja em Lisboa, seja no Porto quando a nossa filha do coração chegar, para poder sentir a alegria e emoção de tudo o que possa viver com esse momento.
    Um bem haja.
    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  19. Graça
    Compreendo perfeitamente o que diz. Tenho um estebelecimento aberto ao público onde atendo pessoas de várias cores de várias nacionalidades, etc. e são pessoas que gostam muito de viver em portugal porque dizem que somos um povo simpático, muito hospitaleiro e gostam muito daqui. Incluisivé a minha ficha filha tem na pré-escola alguns colegas holandeses, ucranianos e quando á reuniões de escola todos sempre partilhamos das mesmas opiniões e sugestões por isso tenho a certeza que a Natália também pode ser muito feliz em Portugal porque nós aceitamos como amigos todas as pessoas.

    ResponderEliminar
  20. Digo também que não sou religiosa apesar de acreditar em Deus mas pela Alexandra ireia Fátima com todo o amor e fé como disse a Graça Lobato

    ResponderEliminar
  21. Olá a todos!
    Lá bem no sul do país, mas bem pertinho de vós em todos estes momentos, identifico-me tanto convosco! Também luto contra essa cortina de silêncio e da apatia das pessoas por tudo o que de bom sempre se pode fazer ainda ao próximo. É preciso manter a lucidez e não "deslizar" para a inconsciência automática do dia-a-dia, da "crise" como habitualmente nos desculpamos...
    E contribuir em algo neste grupo dos Amigos de Xaninha, ao nosso jeito. E perder o medo de nos expormos.
    Rezo para que a provação de Xaninha termine muito em breve. Rezo para que as famílias se entendam, pelo bem dela. Rezo para que a Natália pense muito bem, pois tem tantas ajudas e há tanta gente que também precisa e não as tem...Rezo para que todos os que se congregaram nos bastidores e nos pedem calma e paciência pois não estão de modo nenhum parados sejam iluminados e ajudados pelas forças divinas do Bem.
    Bom fim-de-semana para todos
    Aguardemos 2ª feira com muita esperança no coração

    MUITOS PENSAMENTOS POSITIVOS
    MUITA FORÇA, MUITA LUZ

    Um abraço
    do Algarve

    Eugénia

    ResponderEliminar
  22. Ola a todos...

    O desafio .... que parece estar com aceitação, é de coração ... fazer-mos o compromisso a Nossa Senhora de Fátima, o nosso agradecimento pelo regresso da Alexandra vamos a Fátima e conhecemo-nos todos lá!!!
    Depois combinamos a data...
    Posso contar comvosco?
    Paula de Odivelas

    ResponderEliminar
  23. Olá a todos...

    Mas que boa ideia! Eu também já sugeri várias vezes uma ida a Fátima... A Nossa Senhora tem sido muito nossa amiga, quem sabe tanta gente com fé não consegue um milagre lindo??
    Um beijinho grande e cá fico a aguardar pela data...
    Fátima

    ResponderEliminar
  24. Olá a todos, é muito bom vir aqui e encontrar tantas pessoas boas e lutadoras como aqui estão.Conheci este caso pelo meu marido que viu na televisão e sentiu-se mal,esteve mesmo doente e assustou-me pois ele teve um ait no ano passado e pensei que lhe pode-se acontecer algo.Passou quase uma semana que nem conseguia dormir,tentei afastá-lo disto tudo com a promeça que seria eu a mandar emails e a tentar estar sempre a par de tudo.Agora mais calmo só pensamos no dia em que iremos recebe-la e finalmente nos encontrar-mos com muita alegria até lá é a ansiedade que faz doer.Contem sempre conosco para tudo e obrigado por vocês todos serem assim.abraços RAQUEL E PAULO

    ResponderEliminar
  25. Apesar de nunca ter feito comentários até hoje, eu tal vocês, venho todos os dias ao blog ver se há alguma novidade. Fico muito feliz de verificar que a Alexandra poder ter só uma "mãe biologica", mas tem dezenas senão centenas de "mães e pais do coração" dispostos a fazer todos os esforços para que ela regresse. Porque ela vai regressar.....

    ResponderEliminar
  26. Olá companheiros de luta,

    Embora venha constantemente ao blogue ver as novidades e ler os vossos comentários.

    Também tenho a Xaninha no coração e tenho fé que a vamos ter connosco.

    Já tinha pensado ir a Fátima quando a Xaninha estiver em Portugal, acho uma boa ideia juntarmos mais uma vez lá. A primeira vai ser no regresso da Xaninha, no aeroporto.

    Podem contar comigo.

    Tenho orgulho em vocês, e sei que não vão desistir até que a Xaninha regresse.

    Fatima Dias - Sintra

    ResponderEliminar
  27. Eu encontrar-me-ei em Fátima convosco.
    Foi uma promessa que já fiz há 1 mês!
    Beijo em todos vós

    Sofia Ribeiro

    ResponderEliminar
  28. Olá Paula
    Já tinha pensado ir a Fátima pedir a Nossa Senhora que ajudasse a nossa Xaninha durante este tempo que está longe de nós. Por isso ir a Fátima para agradecer a ela pelas nossas preces e conhecermo-nos lá é uma excelente ideia. Podes contar comigo.
    Sou de Sintra mas vou muitas vezes a Fátima. Sinto-me bem lá...
    Um beijinho a este grupo fantástico e vamos combinando tudo aqui neste blogue.
    Susana Martins

    ResponderEliminar
  29. Muito obrigada aos 6 administradores do blog e a todos os que acreditam no regresso da nossa Xaninha!

    Também sou da opinião que em breve veremos o lindo sorriso da nossa princesa de perto!

    Obrigada a todos por não desistirem!

    ResponderEliminar
  30. Se é para ir a FÁTIMA lá estarei,espero que
    em breve.


    RAQUEL

    ResponderEliminar
  31. A formação deste grupo e a força que demonstra em cada dia que passa, é a prova de que a sociedade civil (a Humanidade) não se perdeu no meio do egoísmo dos tempos que correm. Por que estamos aqui? Poderá haver quem diga que somos um grupo de desocupado ou, mais clínico, um grupo de Obsessivo-compulsivos.
    Mas este é o discurso dos cínicos e hipócritas que não acreditam que uma comunidade se faz das vontades dos que a construem e não das instituições que a estruturam. Somos um grupo de SERES HUMANOS que acredita que pode ajudar a concretizar um bem melhor e maior. Somos um grupo que acredita ter uma palavra a dizer para além do voto que deposita nas urnas no dia das eleições. Somos um grupo que acredita ser capaz de determinar o caminho da comunidade humana e que se move nesse sentido, não esperando que sejam outros a faze-lo. Cansam-me os hipócritas que questionam o direito que temos de opinar sobre os assuntos que afectam a vida dos que nos rodeiam. EU NÂO VIVO NUMA ILHA ISOLADA DO RESTANTE! Eu quero viver numa comunidade que é capaz de agir com e pelos afectos e mover-se pelo melhor para todos os que nos tocam e nós tocamos. (Desculpem a extensão do desabafo.)
    Quanto á ida a Fátima quando a Alexandra voltar, podem contar comigo!

    A todos um abraço, de Lisboa.
    Marta GMT

    ResponderEliminar
  32. É claro que podem contar comigo como eu já tinha dito é só combinar porque eu continuo com a certeza que a Alexandra virá.
    Marta concordo plenamente com o seu comentário. Eu falo por mim que tempo é uma coisa que tenho pouco até para a minha filhota em que cada minuto é precioso, mas não deixo de me preocupar com outras coisas muito importantes e que podemos ajudar e tornar possíveis e quem pensa que somos uns desocupados estão muito enganados. Somos pessoas com um coração do tamanho do mundo e que chega para todos os que precisam de ajuda e estamos sempre dispostos a ajudar.

    ResponderEliminar
  33. Amigos
    Só agora pude juntar-me a vós, estive numa reunião de trabalho, mas não me perguntem o que lá se falou. A minha cabeça estava noutro lado, mas não é isto que me preocupa, nada que não consiga resolver.
    O que me absorve è a minha menina xaninha e enquanto não a tiver cá não descanço.
    Há outra cois aque queria partilhar convosco. Vejam se concordam:
    Quando a nossa menina chegar, Portugal vai saber, não vai ser possível esconder. Agora, parece -me de bom senso não permitirmos que a comunicação social divulgue o caso e faça dele um espectáculo como às vezes fazem sem olhar aos sentimentos das pessoas.
    Mais que nunca a nossa filha do coração merece calma, merece privacidade e respeito. Esta è a minha opinião.
    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  34. Concordo consigo Graça porque acima de tudo elas merecem calma e reorganizar as sua vidas aqui em Portugal contando com o nosso total e apoio e já que não contribuiram para o seu regresso também não têm que meter o nariz (comunicação social).

    ResponderEliminar
  35. Solange, era isso mesmo que eu queria dizer. Ninguém tem nada que saber o que damos e quando damos. Se é isto se é aquilo. O que interessa é o nosso compromisso, connosco, com elas e com DEUS.
    Um beijo enorme de solidariedade.
    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  36. Eu também vou a Fátima!!!
    Concordo plenamente com a Graça. Quando a Xaninha regressar não vale a pena aparecer na abertura dos telejornais. Quanto mais calmo for o regersso melhor!

    ResponderEliminar
  37. Lá estarei, em Fátima, convosco!
    Uma beijoca a todos!

    ResponderEliminar
  38. Claro que Vou a Fátima convosco. E tb concordo com a Graça, mas é dificil eles (Comunicação Soc)não estarem lá, pois estão sempre presentes.
    Uma grande beijinho a tds

    ResponderEliminar
  39. Concordo com os que aqui disseram que o regresso da menina, assim como todas as acções que estão a ser realizadas para tal, devem ser mantidos com a maior descrição possível. Neste momento nada há a ganhar com a exposição do caso à comunicação social, provavelmente apenas resultaria num conflito mais externado, que (sejamos sinceros) é aquilo que lhes interessa. Para nós o que mais queremos neste momento é que a Natália decida regressar a Portugal com a Alexandra (e não esquecendo a Lúcia e o seu filhote). Neste sentido, peço ainda que se evitem os comentários agressivos ou menos simpáticos para a Natália no Chat, não penso que seja bom para o objectivo pelo qual lutamos.

    A todos que (desculpem a ousadia) sinto como amigos um grande abraço.
    Marta GMT

    ResponderEliminar
  40. Teresa, penso que é consigo que me encontrei as poucas vezes que estive no Chat?! Talvez nos encontremos hoje por lá.
    Bjns
    Marta GMT

    ResponderEliminar
  41. Teresa, gostei muito das nossa pequenas conversas, hoje ( lá para as 22 horas) vou passar por lá, talvez nos encontremos.

    Bjns
    Marta GMT

    ResponderEliminar
  42. Ola amigas,

    Segunda feira aguardamos novidades mas a nossa ida a Fátima manter-se-á independentemente do que acontecer...

    Para não estarmos expostos aqui no blogue a olhares indiscretos podiamos enviar todos um mail ao pelaalexandra@gmail.com com os nossos nomes e e.mails com os quais nos identificamos aqui no blogue para que as pessoas responsáveis pelo blogue nos possam comunicar sem estarmos em "praça pública" iniciativas e novidades que acham?

    Senhores do blogue penso que o meu convite de ir a Fátima tem seguidores podem vocês coordenarem uma data ?

    Posso mandar a «batata quente» para esse lado?

    Este fim de semana... muita oração pela Alexandra e pela mãe Natália que o seu coração ouça as nossas orações e aceite regressar a Portugal com a menina...e com a Valéria!!!

    Xaninha, até breve, Se Deus Quizer...

    Paula de Odivelas

    ResponderEliminar
  43. Desculpem, mas é melhor não atirarem foguetes antes da festa, pois dá a impressão de que tomam o desejo por realidade ao dizerem "quando a Alexandra voltar".
    Ao fim e ao cabo, ainda não sabemos qual a decisão da Natália e, por isso, convém pensarmos em todas as hipóteses...

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde,

    Realmente faz hoje um mês que esta menina entrou na minha vida, acreditem que entrou mesmo. Não há um dia que não me lembre dela.
    Não pude fazer muito para ajudar, a não ser ter contribuido com alguns EUR. para a conta solidária, ter assinado a petição (senti-me tão impotente perante a injustiça da nossa justiça)mas estou e estarei sempre completamente ao dispor para qualquer coisa que precisem.
    Ainda hoje quando faço scroll e passo nesta página pela fotos da "terrivel" entrega da menina veem-me as lágrimas aos olhos. Todos os dias visito este blog para continuar a acreditar que a Xaninha vai voltar,pois a "inteligente" serenidade e as noticias do Sr. Miguel Macedo ajudam-me a não deixar de acreditar e aí começo a sonhar na chegada da nossa menina. SERÍA TÃO BOM.
    Obrigado a todos por não desistirem.

    ResponderEliminar
  45. Amigos, concordo com a Paula de Odivelas, em contactar-mos sem que estejamos tão expostos.
    Vamos para mais um fim de semana, de esperança!
    Marta, como gostaria de me encontrar consigo no chat e podermos conversar mais um pouco. Espero conseguir.
    Um abraço e força!
    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  46. Pois eu não vi ainda, não quero ver e recuso-me a ver as fotos da Alexandra na Rússia, bem como os vídeos porque simplesmente não consigo. É incrível. Nem o vídeo que aqui postaram quando a entregaram eu consegui ver.

    Ontem porque estava a ver a Grande Reportagem (bem por acaso) porque não vejo TV, passaram umas imagens da Xaninha a não querer sair do carro. Foi um pranto naquela casa! Abalou-me por completo. Fiquei fora de mim.

    Por isso, espero ansiosa que ela volte.

    A minha revolta é grande. É grande quanto à Esmeralda. É grande quanto ao Martim. É grande quanto aos meninos que morreram esta semana. É grande quando olho à minha volta e pergunto-me onde estão afinal os defensores dos direitos da criança.

    Penso que qualquer criança que fosse apanhada na rua, "sem eira nem beira" devia ser recolhida por uma instituição. Se a família não tem condições para as educar, alimentar, vestir, então o Estado que tome conta delas. Que não as ponha em famílias acolhimento para depois passado meia dúzia de meses voltarem á mesma miséria e aos mesmos riscos em que foram encontradas.

    Muitas pessoas abandonam os filhos às instituições mas não os querem dar para adopção. Com tantas pessoas a querer adoptar crianças. O Estado tem de por um ponto final a essa situação! Não queres? Vai para adopção. Não podes? Vai para adopção ou se ninguém a quiser fica entregue a esta instituição até ter a educação completa! Porra! Para que servem os nossos impostos? Não é só para pagar grandes ordenados.

    A segurança social tem que começar a funcionar como deve ser, porque as crianças de hoje são os homens de amanhã. Porque todas as crianças devem ter direitos iguais.

    Cabe ao Estado cuidar dessas crianças e encher o peito e tomar decisões de "HOMEM". Estas leis que não são carne nem são peixe não interessam a ninguém. É tapar o sol com a peneira.

    Paula Barradas

    ResponderEliminar
  47. Graça, terei todo o gosto em me encontrar consigo no Chat, penso estar lá por volta das 22, mas como mãe de dois pequenos a hora para mim nunca é muito certa, depende.
    Marta GMT

    ResponderEliminar
  48. Marta, compreendo. A minha filha também é pequena, não posso dar um hora certa. No entanto, pela meia noite, penso ir lá. È a esta hora que paro um bocado, reflito, quero estar comigo mesmo e com aqueles que posso, neste caso partilhar emoções. Se não for ainda hoje, oportunidade não faltará. Um abraço do tamanho do mundo.
    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  49. Paula Barradas subscrevo as suas palavras. È como se as familias de acolhimento só tivessem ali para as "guardar" até os tribunais decidirem o que fazer como se fossem objectos.
    A família de acolhimento não tem direito a amar? Não tem direito a opção de adoptar a criança?
    È-lhe dada uma escala em que só pode amar, educar, tratar, mimar, cuidar,alimentar, até um determinado grau? Depois disso já é prejudicial? Prejudicial para a criança nunca será certamente tanta atenção. Prejudicial, quero dizer, crime, é depois de uma criança se sentir amada, desejada e ter consstruido ali os seus laços afectivos e toda asua estrutura psicológica que vai cviver não sei para onde não sei com quêm!
    È isto senhores que mandam que devem pensar em corrigir o mais depressa, sem mastigar as leis, sem deixar os dias passarem sem fazer nada. Enquanto isso, há crianças a sofrer.
    E somo nós sociedade civil que lhes dá a mão porque os amamos.
    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  50. Paula e Graça

    Creio que vocês disseram tudo o que havia para dizer.
    Coloquei como papel de fundo do meu monitor uma fotografia da Alexandra sorrindo junto com a da minha filha para que ao longo dia o sorriso delas me vá acalmando a ansiedade e não pensar tanto no sofrimento da Alexandra

    ResponderEliminar
  51. Já agora alguém sabe se a familia Pinheiro tem falado com a Alexandra e como ela está?
    Gostaria muito de saber

    ResponderEliminar
  52. Boas,Sr.Miguel Macedo mais uma vez as suas palavras sossegam os nossos corações.

    Muito obrigado,a todos estes lutadores pela nossa PRINCESA e claro comigo apesar de só ser eu a vir aqui ao Blog está toda a minha familia e amigos aos quais mantenho sempre informados.

    Vamos rezar muito este fim-de-semana para a Sra.Natália aceitar regressar com a Xaninha o mais rápido possivel.

    ResponderEliminar
  53. FPtrad,
    "quando a Alexandra voltar", pq é essa a nossa meta. Alexandra não queria ir, pediu aos pais afectivos para lutarem por ela - a nossa luta continua até que ela volte.
    Uns esperam (desejam) que seja na próxima semana, outros que seja antes do Inverno.
    Todos acreditamos que voltará. Esta postura ajuda e, muito.
    Parabéns a todos pelo dinamismo (quase hiper-actividade) de escrita.

    ResponderEliminar
  54. Sr.Miguel Macedo,

    Alguma novidade da nossa menina .... está bem de saúde???

    Muita força para a familia Pinheiro,Padrinho ... estamos convosco até ao fim .... é uma promessa.

    ResponderEliminar
  55. ola amigas,

    eu tambem sinto revolta..

    vamos rezar pelo regresso da menina.

    Querida Alexandra, deves estar a adormecer...

    Dorme bem, fica com Deus...

    Anjo da Guarda
    Alexandra Companhia,
    Guardai a sua alma
    De noite e de dia...

    Até breve Xaninha, Se Deus Quizer....

    A nós amnigos do BLOG .

    O nosso encontro no Santuário de Fátima está em pé?

    Independentemente do que acontecer quero vos conhecer lá...

    Paula de Odivelas

    ResponderEliminar
  56. Olá a todos!

    Tal como disse ontem, por motivos profissionais vi-me obrigada a estar ausente do blog durante todo o dia. Mas, não esqueci a Xaninha.

    Acho óptima a ideia de irmos a Fátima. Eu vivo em Pombal, estou muito perto.

    Sabem, não sei se vos acontece o mesmo, incomoda-me, irrita-me mesmo, que as pessoas continuem as suas vidas normalmente e que não façam nada depois de ter visto e ouvido uma inocente criança de 6 anos gritar a pedir ajuda! Como é possível ignorá-la e fazer de conta que nada aconteceu??? Ainda bem que existem pessoas sensíveis que não desistem de lutar por ela.

    Obrigada pelo vosso apoio.
    Pombal

    ResponderEliminar
  57. Administradores do blog,

    sabem se a família Pinheiro tem falado com a Xaninha? Têm alguma notícia dela?

    Pombal

    ResponderEliminar
  58. Será que a Família Pinheiro tem falado com a Xaninha?
    Hoje revi as últimas fotos dela no Hi5... Fiquei tão triste com o seu olhar.

    ResponderEliminar
  59. Eu também! O olhar dela é tão triste...
    Mas, as fotos que eu vi não foi no Hi5. Como faço para ver essas?
    Pombal

    ResponderEliminar
  60. Monsieur Dmitri Medvedev, President de la Russie

    je désire envoyer un comentaire à propos de de la "lettre" écrite par l'Anónimo du 28 Mai 17:51 au Président de la Russie (http://xaninhanossa.blogspot.com/2009/05/apelo.html). Je me rends compte que, lorsque l'on fait des recherches en français via Google sur l'histoire de cette adorable petite fille, le seul texte qui ressort est justement cette lettre écrite en français (qui malgré de nombreuses fautes, se fait malheureusement comprendre).
    Ceci est d'une très grande injustice pour le peuple français. En France il y a des millions de personnes fantastiques qui ne méritent pas que l'ont utilise leur langue pour dire de telles banalités.
    Je pense que la vie de la petite Alexandra n'a pas été rendue publique en France. Je suis sure que si la plupart des français connaissaient ce qui lui est arrivé, s'ils avaient entendu ses cris de désespoir lorsqu'elle a été séparée de sa famille portugaise, ils en auraient eu le coeur déchiré.
    De nombreux portugais ont adoptée cette petite fille avec leur coeur. A eux se sont joints de nombreux russes qui envoient leur commentaires ou qui signent la pétiton internationale. Il ne s'agit pas de patriotisme, mais d'une pure révolte contre l'injustice de cette décision prise par le juge portugais: retirer à la petite Alexandra la famille qui l'a sauvée de misère lorsqu'elle était encore un bébé et qui l'a nourrie, habillée et l'a entourée de l'amour inconditionnel,une famille qui tous les jours pleure sont absence.
    Alexandra était une petite fille heureuse. Son sourire rayonne sur les nombreuses photos lorsqu'elle était Portugal. Un mauvais juge portugais (influencé par l'ambassade russe???) l'a déportée vers la Russie. Beaucoup a été dit sur la nouvelle maison et sur l'attitude de sa mère biologique. Informations et photos sont sur internet.
    Mais nous voudrions tous toucher le coeur de Natalia pour qu'elle accepte l'offre qui lui a été faite: un emploi et une maison où elle pourra vivre avec ses deux filles au Portugal. Alexandra pourrait reprendre contact avec ceux qui pour elle étaient ses parents jusqu'à ce jour tragique.
    Alexandra, le peuple portugais subit encore beaucoup de décisions controverses, peut-être un héritage des cinquante années de dictature: de gens qui ont le pouvoir et qui ne se questionnent pas. Le Portugal est un très beau pays, au climat exceptionnel, avec un fabuleux héritage historique et culturel. Mais sa grande richesse vient du coeur de ce peuple, qui souffre pour une petite fille russe et qui prie Dieu pour que rien de mal ne lui arrive et pour qu'elle revienne au pays où elle est née.
    Un gros bisou pour Alexandra.
    Veuillez agréer, Monsieur le Président Dmitri Medvedev, l’expression de mes respectueuses salutations.

    ResponderEliminar
  61. Eu também he escrevi há mais de 15 dias e claro não tive qualquer tipo de resposta, maisque não fosse uma melancólica nota com que nos brindou o assesssor do nosso Presidente.

    bah!

    Paula Barradas

    ResponderEliminar
  62. Susbcrevo inteiramente o que disse a Angela! Não conhecia a carta do senhor anónimo que se põe a escrever uma carta cheia de erros ao nível da forma e, pior ainda, ao nível do conteúdo! É lamentável que as pessoas se pronuciem desta forma quando desconhecem a matéria de que falam. Até hoje, nunca respondi aos comentários que outros senhores aqui fizeram e que vão contra o Supremo Interesse da Xaninha. Mas, este sr anónimo que se deu ao trabalho de escrever uma longa carta em francês deveria informar-se melhor antes de se pronunciar acerca do que não conhece!
    Obrigada, Angela!
    Pombal

    ResponderEliminar
  63. Boa Noite amigos

    Só agora pude vir ao blog.
    Eu não respondo a comentários que atentam contra o aqui nos propomos fazer como se costuma dizer o que vem debaixo não me atinge. O que eu sei é que estamos aqui todos com a mesma finalidade ajudar a trazer a Alexandra para Portugal.
    Sinto-me um pouco triste por não saber nada da nossa menina e parece que em chegando ao fim de semana custa mais porque durante a semana apesar de estarmos com o nosso pensamento na Alexandra o nosso trabalho também nos absorve e em chegando ao fim de semana torna-se mais dificil. Mas eu sou muito optimista e creio que as notícias são boas.

    ResponderEliminar
  64. Fui ver o Hi5 da Xaninha e fartei-me de chorar. Penso tanto nela. Fui deitar a minha filha que adormece todos os dias abraçada a mim e com muitos miminhos e penso na Alexandra e no amor que ela tinha, dos beijinhos, dos abraços, do boa noite, do aconchegar dos cobertores...
    Se ela quiser um miminho ou um simples abraço quem lho dá...
    Muitos beijinhos para a nossa pequena e que a nossa energia positiva a tranquilize e que tenha bons sonhos

    ResponderEliminar
  65. Pombal,
    Não tenho bem certeza se é preciso estar registado no Hi5, eu já tinha Hi5 e por isso fiz um pedido de amizade ao perfil da Xaninha e pude acessar os álbuns. Mas o registo no Hi5 é rápido caso você queira.

    Abços

    ResponderEliminar
  66. Estava a fazer uma procura do caso da menina Iara, vcs já ouviram falar? Acho que vale a pena ver. Pasmem! É uma história que se arrasta há anos. Neste blogue pela Iara, é possível "baixar" em PDF a petição que a família organizou para ser enviada à assembleia da repùblica. O texto está muito bem escrito e fundamentado, é de 2007!!! Meu Deus! Já naquela época havia um movimento civil pela reapreciação da lei de protecção dos menores... Nada mudou!!! Se os nossos excelentes representantes, deputados da assembleia, já tivessem revisto essa porcaria de orientação facilitista para o biológico, hoje a história de muitos menonos e meninas poderia ser diferente!!! Estou revoltada!

    http://juntospelaiara.blogspot.com/2007/12/petio-dar-voz-s-crianas.html

    ResponderEliminar
  67. Angela,

    Não estou entendendo muito bem e, perdoe-me se cometer algum erro. Mas, como não falo francês, fiz uma tradução pelo tradutor do google mesmo, apesar dessas traduções serem bastante precárias, deu para entender bem o teor da carta do anónimo. E o teor foi de puro apoio e compaixão pelo caso da Xaninha... Alguma coisa está me escapando?

    ResponderEliminar
  68. Achei importante responder a esse senhor e colocar os meus comentários junto à carta dele. Assim poderá permitir que alguém que tenha acesso ao site e só conheça a língua francesa, perceba que o que ele diz não representa nem de longe o que vai no coração de grande parte do povo português.
    Bem hajam pela vossa solidariedade com a Alexandra.
    Estamos revoltados com as tragédias que decorrem de decisões ao nível da justiça e cujas vítimas são crianças inocentes.

    ResponderEliminar
  69. Boa noite amigos,

    O fim de semana está a chegar e a ansiedade a aumentar.

    Muita energia positiva e muita fé em Nossa Senhora de Fátima.

    Estamos nesta luta até ao fim.

    Um bem haja a todos e um fim de semana cheio de esperança.

    Eu acredito no regresso da Xaninha e é isto que me tem dado alento para enfrentar o dia a dia.

    Força familia Pinheiro, nós estamos convosco para o que der e vier.

    Fátima Dias - Sintra

    ResponderEliminar
  70. Boa noite amigos,
    Cada dia que passa não esmorece a nossa vontade e empenho nesta luta.
    Havemos de conseguir, apesar da falta de notícias nos matar de ansiedade.
    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  71. Angela,

    Seria muito complicado vc traduzir a tal carta? É que pela tradução que o google fez, achei que ele estava apoiando a nossa causa!

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  72. Ah... Acho que agora é que me deu o click! A carta acima foi a que vc escreveu?

    ResponderEliminar
  73. Para quem não conhece aqui ficam os dois hi5 da Xaninha:

    http://www.hi5.com/friend/profile/displayProfile.do?userid=441605443

    http://www.hi5.com/friend/p441532514--Xaninha_Feliz--html

    Adicionem!!

    ResponderEliminar
  74. Carla

    é isso mesmo. Para contrariar a maldade da mensagem que foi dirigida ao Presidente Russo em termos muito duros para os Portugueses.

    Agradece profundamente a ajuda que o estado da Russia forneceu à mãe da pequena Alexandra.Seguem termos muito injuriosos para Portugal e para os portugueses.

    se desejar a tradução completa, dei-me um email que eu envio porque fico "enjoada" só de pensar que estou a divulgar essas palavas maldosas...

    A tragédia da Alexandra comoveu-nos e queremos que ela volte a sorrir e a ter uma vida feliz perto das pessoas que lhe deram tanto amor.

    ResponderEliminar
  75. Na carta q o senhor escreveu acusa Portugal de ser um país de "merda" e acusa a família Pinheiro de n libertar a menina. Do pior... Nem vale a pena ler!

    Nós continuamos unidos!!!
    Pela Xaninha... espero que estaja a dormir tranquila.

    ResponderEliminar
  76. Boa noite. Eu já li e reli tudo o que é relacionado com a Alexandra. E desejo do fundo do meu coração que a menina regresse a Portugal e volte a ter aquele sorriso lindo de sempre. E que estes tempo na Russia passem depressa. Um bem haja a todos que lutam por esta criança. Gostava de unir esforços pra puder ajudar.....Tudo de bom


    Monica

    ResponderEliminar
  77. Nossa Angela, a minha ficha demorou a cair...
    Agradeço por vc ter oferecido a tradução da tal carta, mas acho que vou declinar, pois ando(andamos) tão revoltados com esses absurdos, que acho que vai me fazer mais mal ainda.
    De qualquer forma obrigada pela atenção.
    Abços.

    ResponderEliminar
  78. Amigos, boa noite. Sobre a carta não comento.
    É o nosso esforço e fé que nos move. Digam, por favor, como está a xaninha.
    Este fim de semana não está a ser fácil, como calculam.
    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  79. Para a Natália (caso visite este Blog)
    Não nos conheces, mas muitos de nós querem sinceramente ajudar-te a teres uma vida condigna em Portugal.
    Como mães, sabemos que não tiveste uma vida fácil e que não desejas o mesmo para tuas filhas.
    Pensa no teu futuro e nas tuas filhas: aqui elas poderiam ter uma vida cheia de oportunidades, sabes isso.
    Os teus pais são idosos e quando eles faleçerem quem te irá apoiar?
    Regressa e vamos receber-te de braços abertos, acredita. Somos pessoas sinceras.
    Olha para o futuro e vê onde terás melhores condições.
    Agarra esta oportunidade.

    ResponderEliminar
  80. Bom dia

    mais um fim de semana...

    estamos há tanto tempo sem novidades da Xaninha...

    Apelo a todos aquilo que para alguns apenas está ao nosso alcance ....

    FORÇA NA ORAÇÃO

    Beijos a todos, vemo-nos no Santuário de Fátima um dia destes...

    Sabem para quem diz que, e eu também digo, que mete-nos impressão que a sociedade anda na sua vida normal e que até parece que já se esqueceram da historia da Xaninha... lembrem-se nós não nos conhecemos e eu que ainda na semana passada estive do Algarve a Vila Praia de Ancora posso ter-me cruzado com uma de vós e nem saber...

    Nós não sabemos o que nos vai na alma...

    Tenho umas perguntas a fazer, a quem me possa responder:
    1- a Xaninha nesta "pousada" levou a cadelinha dela ?
    2 - Porque não passaram cá na tv esse programa em que a mãe foi enxovalhada?
    3 - consegue-se ver?

    Beijos a todos e oração pela Alexandra

    Paula de Odivelas

    ResponderEliminar
  81. Ângela,
    Todos nós agradecemos-lhe a carta que enviou (muito bem estruturada). E, realmente, os 50 anos da ditadura por que passámos aproximar-nos-á do passado recente e ainda pouco definido da jovem democracia russa.
    Fez bem em não divulgar as injúrias do anónimo sem coração. Queremos bons exemplos de cidadania na defesa dos direitos das crianças e não outros valores que ignoram esses direitos.
    Espero pela sensatez do Dmitri, acima de qualquer outra preocupação... Sonhar não custa!
    Um bom dia para todos.

    ResponderEliminar
  82. Bom dia!

    estive a ver as fotos da Xaninha no Hi5. meu Deus, como a tristeza dela é evidente! É tão angustiante não poder fazer nada...

    Srs. administradores, por favor, dêem-nos notícias da menina!

    ResponderEliminar
  83. A propósito da carta escrita em francês e dirigida ao presidente Russo, pergunto: existe apenas uma carta, ou existem duas?
    É que a carta que está neste bloco de comentários, escrita em francês, toma posição a favor do retorno da Alexandra para Portugal e para os "parentes" João e Florinda, pais "de facto" e nada tem de degradante para Portugal e para os portugueses, bem assim, como nada diz a agradecer ao presidente Russo pelos esforços para a levar para a Rússia, etc., etc.

    Assim, sendo, cuidado com os comentários que se colocaram aquí (Ângela e Lina) e com as "traduções" de qualidade duvidosa.

    Cordiais cumprimentos.

    ResponderEliminar
  84. Oh, afinal existe uma outra carta em francês, mas ela está num outro bloco de comentários, só agora, depois de muito pesquizar, a encontrei.

    Não liguem, claramente, trata-se de um demente!
    Ou um agente provocador!

    Não tem a mínima relevância, a carta não chega ao presidente russo, e mesmo que chegasse, a carta é a excepção que confirma a regra, todos estão (cá e lá) contra a permanência da miúda na Russia..
    Existe um louco no Youtube que assume idêntico comportamento demencial. Pode até ser a mesma pessoa que veio aquí. Nem sei se é português.

    Os moderadores deste Blog têm o direito de o fazer e deviam ter removido esse comentário desse tresloucado!

    Cordiais cumprimentos.

    ResponderEliminar
  85. Qeremos saber mais novidades da xaninha na Russia..
    Obrigada

    ResponderEliminar
  86. Sr. José Milhazes mande-me dizer se a xaninha esta bem e mais fotografias dela para a gente ver.

    ResponderEliminar
  87. Penso que esta alteração no blog dificulta a consulta dos comentários do dia. Gostei das novas fotos que colocaram, mas a falta dos posts do lado direito, pelo menos a mim, complica-me um pouco! Não podem colocar, nem que seja só o último? Obrigado!
    m.o.

    ResponderEliminar