quarta-feira, 3 de junho de 2009

Menina vive em casa sem canalização

A vila de Pretchistoe, onde habita a família de Alexandra Zarubina, fica a apenas a 362 quilómetros a norte de Moscovo. Apenas tendo em conta as dimensões da Rússia, o país é atravessado por nove fusos horários. Mas estas poucas centenas de quilómetros funcionam como uma máquina do tempo, transportando-nos para as aldeias descritas pelos clássicos russos. Casas de madeira, como aquele em que vive Alexandra, em estado muito precário, sem canalização nem casa de banho.

Depois de atravessar duas portas baixas e um corredor escuro, entramos na cozinha da casa de madeira no momento em que Alexandra fala por telefone com a família portuguesa com quem viveu durante quatro anos.

"São seis cãezinhos, muito bonitos. Estão bem e a Lúcia também", repete a menina para a "mãe Florinda", o "mano Miguel" e o pai João. Mas a chamada entre Pretchistoe e Barcelos cai. Sandra, assim lhe chama a mãe biológica, não fica triste. A sua atenção vira-se para os livros infantis, aguarelas e lápis que lhe trouxeram os jornalistas.

"O que é isto? Como se constrói o castelo? Como se colam os animais no álbum? Quem é esta menina? E este animal?", pergunta a criança enquanto folheia os livros e recorda, em voz alta, que já viu algumas personagens infantis na casa da "mãe Florinda". Depois de se cansar de livros e tintas, Sandra trepa para cima do forno russo, onde instalou o seu "hospital dos animais". Rapidamente diagnostica que o ursinho branco "tem febre" e que "precisa de uma injecção". Não pára um minuto.

A mãe Natália não dá parte de fraca, mas na casa dos Zarubina há pouco, mas mesmo muito pouco dinheiro e a situação pode ainda piorar. Na sexta-feira, o irmão de Natália foi despedido.

"Não acredito mais nas promessas de João e Florinda. Se quisessem ajudar, já o tinham feito em Portugal", diz Natália, saltando do russo para o português. "Querem investir num café para eu trabalhar? Não estou interessada. Regressei à Rússia e aqui vou recomeçar a minha vida", sublinha, enquanto acende mais um cigarro.

Natália não tem problemas em receber ajuda dos portugueses para Alexandra. "Isso seria muito bom, pelo menos nos primeiros tempos, enquanto não arranjo emprego. Os meus pais ganham algum, mas não podemos viver à custa deles, quero ser independente." Portugal pode não ter ficado definitivamente para trás nos destinos desta família.

APONTAMENTOS

ORIGEM

Alexandra nasceu a 3 de Abril de 2003 no Hospital de São Marcos em Braga. É filha de Natália e do ucraniano Georgi Tsiklauri. Foi entregue ao casal de Barcelos pela própria mãe, que não tinha condições para cuidar dela.

PALMADAS

A criança partiu para a Rússia no dia 20, desconhecendo que já não regressava. Seis dias depois uma televisão russa filmou a mãe biológica a bater em Alexandra.

PAIS PROCESSAM

Os pais afectivos, Florinda e João Pinheiro, ponderam processar o Estado português pela decisão de entregar a menina à mãe biológica. Consideram Natália negligente e incapaz de cuidar da menor na Rússia.

CONSELHO ABRE AVERIGUAÇÃO A JUIZ

O Conselho Superior da Magistratura deliberou ontem mandar averiguar o "contexto das declarações públicas" do juiz que determinou a entrega de Alexandra à mãe biológica. Na semana passada, Gouveia Barros veio a público justificar a sua decisão, admitindo que apenas tinha analisado papéis e que não estava arrependido, mas o órgão de gestão e disciplina dos juízes optou por não abrir um processo disciplinar, sublinhando que "não tem competência para apreciar o mérito e a justeza das decisões dos tribunais".

Após uma tarde inteira de discussão, que não foi pacífica, os 15 conselheiros presentes na reunião elaboraram um comunicado em que informam que aproveitaram para, mais uma vez, "reflectir" sobre a jurisdição de família e menores e sobre os direitos das crianças.

Segundo explicou o vice-presidente do Conselho, Ferreira Girão, o processo de averiguações será feito por um inspector, que ainda será designado e que decidirá se há matéria para avançar para um processo disciplinar. O instrutor terá, a partir do momento em que for nomeado, trinta dias para concluir a averiguação e comunicar se encontrou indícios para inquérito disciplinar. No caso do desembargador do Tribunal da Relação de Guimarães, Gouveia Barros, poderá estar em causa uma violação do dever de reserva.

PRIORIDADE PARA OS VETERANOS DE GUERRA

Médico, inspectores da Procuradoria-Geral da Rússia, representantes da Segurança Social e do poder local. Um grande número de autoridades sanitárias e judiciais já passou pela casa de Natália Zarubina, mas, por enquanto, ainda não chegou à família o apoio prometido. Inna Galadkina, presidente da freguesia de Pervomaisk, da qual Pretchistoe faz parte, mostra-se preocupada com a situação, mas também não tem nada para oferecer à família. Questionada sobre a possibilidade de as autoridades conseguirem instalar Natália e a menina num pequeno apartamento com condições mínimas de vida, responde: "A nossa prioridade é dar condições de habitação condignas aos veteranos de guerra (II Guerra Mundial) e não temos meios para isso, pelo menos por agora."

NOTAS

BRAGA: IMIGRANTES SOLIDÁRIOS

Uma centena de pessoas, na sua maioria cidadãos russos e ucranianos, juntou-se domingo no centro de Braga numa manifestação pelo regresso da pequena Alexandra

PETIÇÃO: 18 MIL ASSINARAM

A petição nacional pela Alexandra já reúne mais de 18 mil assinaturas. Destina-se à Embaixada Russa em Portugal, à Assembleia da República, ao Ministério Público e à Unicef

AGRESSÃO: HÁ MAIS IMAGENS

A petição nacional pela Alexandra já reúne mais de 18 mil assinaturas. Destina-se à Embaixada Russa em Portugal, à Assembleia da República, ao Ministério Público e à Unicef

José Milhazes, Moscovo (serviço especial da Agência Lusa para o CM / A.L.N. / Lusa

Correio da Manhã - 3 de Junho de 2009

44 comentários:

  1. Parece-me que aos poucos a Natália vai tomando consciência de que é melhor voltar para Portugal...
    Como é que aquela familia se vai sustentar???

    ResponderEliminar
  2. É assim ... nós ajudamos de bom agrado.
    É uma questão de lhe fazer ver que terá melhores condições vivendo cá com a ou as filhas

    ResponderEliminar
  3. Penso que o que se deve fazer é apresentar lhe boas condições, para ela realmente ver que cá vai ser melhor para ela como para a ou as filhas!!! Temos que arranjar uma casa e trabalho e apresentar então esta proposta a Natalia!o que acham?Lembro me todos os dias a cada intsante da pequena Xaninha e temos que fazer alguma coisa, ninguem em braga se pode informar em dar condições a Natalia para que a nossa Xaninha volte?Que deus nos ajude e é de pensar o mais rápidp possivel nas casa a no trabalho porque já passaram duas semanas e cada minuto é importante para a NOSSA XANINHA! Vamos continuar a Lutar!

    ResponderEliminar
  4. Vejam o blog do José Milhazes - darussia.blogspot.com. ele descreve lá na perfeição o que se passa lá na casa de Natalia e os sentimentos de todos.

    Sobre a Alexandra, continuo a achar que o melhor é tentar convencer a Natalia a Voltar a Portugal. Creio que todos podemos ajudar de forma a facilitar a volta dela para cá com a Alexandra ou com a Familia, como ela entender.
    Temos que mostrar à Natalia que se vier para Portugal nao vai ser maltratada, e que vai ter um emprego, e um lugar acolhedor onde dormir e descansar. Aí poderá cuidar da Alexandra com a Ajuda da Familia Pinheiro.

    Espero que voltem e desejo isso do fundo do meu coração.
    O meu maior desejo é que a Alexandra consiga ser feliz e sorrir sempre.

    ResponderEliminar
  5. Quem tenha possibilidade de ceder uma casa modesta com o mínimo de condições para que Natalia queira vir para cá com as duas filhas seria uma dadiva de Deus. Sei que não estamos em época de grande dispêndio pois a crise também bate á nossa porta, mas há sempre alguém que tem alguma disponibilidade para ajudar os outros. Quem o queira fazer seria bom

    ResponderEliminar
  6. o blog de Jose Milhazes : darussia.blogspot.com, a menina parece bem, mas o q se escreve é angustiante

    ResponderEliminar
  7. Ela já disse que não quer voltar para Portugal.

    Se houvesse alguém rico que lhe pudesse oferecer uma apartamento na Rússia, em troca dela assinar um papel a renunciar aos direitos maternais sobre a Alexandra seria o verdadeiro milagre.

    Afinal, foi para conseguir um apartamento para a família que ela veio para Portugal. A casa está a cair aos bocados e agora o irmão da Natália acabou de ficar desempregado.

    ResponderEliminar
  8. Alguém lhe tem que fazer ver.....
    que cá ajudamos a familia toda...
    e lá só poderemos ajudar a Alexandra.

    ResponderEliminar
  9. O que está a acontecer é tão nojento, mas tão nojento, que não há palavras suficientes para o definir! Não vão filmar a pequena Alexandra a fazer as necessidades fisiológicas em cima das tábuas, como disse o jornalista russo?
    Esta criança era igual a tantas outras, anónima, tranquila, feliz, com um projecto de vida estruturado, com afecto, com uma família que a expensas próprias lhe garantia o presente e o futuro, com um alvará que lhe foi dado pela justiça em Barcelos.
    Estava protegida do perigo que era estar com a sua mãe. Teve o azar de nascer da barriga de uma mulher que não é capaz de cuidar de si própria e que se agarrou a ela como tábua de salvação! Agora percebo porque esta menina tinha que ir para a Rússia, um juiz deliberou que ela tinha que carregar às costas a salvação da sua mãe biológica e do resto da sua família! Eles não a vão largar, porque já perceberam que ela é a única garantia da sua sobrevivência económica. A miséria humana levada às últimas consequências, para gáudio de uma sociedade podre e fútil. Larguem as câmaras e recolham fundos para salvar esta menina do calvário onde a meteram. Até onde é que isto irá?

    ResponderEliminar
  10. O meu sofrimento é imenso e sinto-me impotente para ajudar.
    Não posso é deixar de acreditar que ainda iremos conseguir convencer a Natália a voltar, (pois a volta da Alexandra sem a mãe acho quase impossvel)

    ResponderEliminar
  11. É necessário dar um contributo para que chegue á Russia antes das coisas piorarem, se todos contribuirmos com pelo menos 10 € já ajuda, sabemos que a vida não está facil para nós, mas 10 € a cada um não custa nada, por vezs pensamos que não podemos e gastamo-los em outras coisas.

    Leiam:

    http://www.darussia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Por favor a UNICEF portuguesa não pode salvar esta criança que foi colocada neste infurtúnio por um tribunal português? Porque estão calados? Porque não fazem nada? o Ministério dos Negócios Estrangeiros não pode intervir pedindo aos homólogos russos que deixem a família vir para portugal, para ser ajudada? Por favor corrijam este erro terrível, acalmem o nosso coração! Que será desta criança quundo a imprensa se esquecer dela? Por favor lutem para que a coloquem outra vez em segurança!Protestem, não parem de prostestar, isto não pode estar acontecer!

    ResponderEliminar
  13. Partilho totalmente da indignação da pessoa que escreveu este comentário.
    Onde estão as pessoas (na Russia e em Portugal) que realmente podem dar a este caso um desfecho feliz? Meu Deus façam qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  14. Gostaria de saber se a direcção deste blog têm passado a informação à familia Pinheiro sobre todas esta informações que se tem deixado aqui no blog acho como direcção do blog deveriam de informar mais todas as pessoas que estão com a Alexandra e que escrevem neste blog pois todos nós escrevemos e damos ideias e da vossa parte não tem havido muita resposta ou de factos concretos como esta hipotese de se arranjar trabalho e casa para Natalia. Não levem isto como desrespeito pelo vosso trabalho nada disso simplesmente acho que deveriam de informar mais sobre as acções que estão a desenvolver tal como Jose Milhazes diz passar das promessas à pratica.

    ResponderEliminar
  15. Claro que comunicamos e transmitimos à família Pinheiro todo o vosso apoio.
    Posso também vos comunicar que estamos em contacto diário com o José Milhazes (por vezes vários contactos por dia), para quem envio um muito obrigado, pois tem se manifestado um importantíssimo apoio desde quase o 1º dia.

    Por favor entendam, que por vezes temos de aguardar, quando digo aguardar, não digo deixar de nos preocupar!!

    A titulo de desabafo, ontem efectuei mais de 80 chamadas relacionadas com a Xaninha.

    Contudo lembro que somos "apenas" um grupo de pessoas que quer fazer algo para corrigir esta ....(não tenho definição)


    Mas por favor vamos continuar!!

    ResponderEliminar
  16. Continuando: Por vezes, e por muito que nos custe, temos de manter algum sigilo(para bem da Xaninha, garanto-vos)

    ResponderEliminar
  17. OBRIGADO SR MACEDO, O SR MILHAZES PODE SER A TÁBUA DE SALVAÇÃO DESTA MENINA, CONTACTE ARTISTAA PARA FAZEREM AUQLQUER COISA

    ResponderEliminar
  18. Ao anónimo das 11:14,

    Compreendo o desespero, mas as pessoas do blog são pessoas que estão nos seus empregos e já muito fazem para ajudar a Alexandra.

    O mais importante é o que eles estão a fazer, mesmo que não se veja, tal como os contactos que têem estabelecido com os Pais de St. Petersburg.

    Se estivessem a toda a hora a escrever no blog o que têem feito, não teriam tempo para ajudar, de facto, a Alexandra.

    Por exempo, eu demorei imenso tempo a contactar com eles porque este e-mail está sempre cheio com imensos emails de solidariedade, mas que na práctica não ajudam muito. Assim, eles não conseguem ler os emails de facto importantes.

    Eu já falei com eles e sei que eles estão a fazer o que podem e que estão sim em contacto com a família da Alexandra.

    Infelizmente parece que a nível jurídico não há nada a fazer, pois a Alexandra já está na Rússia. Parece-me que agora tudo depende da Natália.

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  19. COMEÇO A FICAR DESANIMADA ESTIVE ATENTA A COMUNICAÇAO SOCIAL JA NAO FALA DESTA SITUAÇAO HORRIVEL.ALGUEM ME SABE DIZER O QUE SE PASSA?

    ResponderEliminar
  20. se tudo depende da Natalia acho que vai ser dificil

    ResponderEliminar
  21. Confio em todos os que estão a tenatr ajudar a Xaninha e concordo com o "manter algum sigilo"... por vezes é importante.
    Estou anciosa por ver resultados positivos para a Xaninha... do fundo do coração.

    ResponderEliminar
  22. Sr Miguel Macedo,

    Se eu falei demais ou se entender por favor apague o meu comentário anterior.

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  23. Fui eu que escrevi o comentario das 11:14 o meu nome é Cristina e agradeço as vossas respostas tal como escrevi pedi para não levarem a mal o meu comentario mas por vezes fico tão preocupada ao ver Alexandra naquela situação que entro também em desespero. A todos muita força e não vamos baixar os braços pela Alexandra

    ResponderEliminar
  24. Quem está desesperado por poder fazer alguma coisa que possa contribuir para que a xaninha volte para Portugal é natural que se sinta impotente pois não sabe se que o que está a fazer está correcto e porque quer fazer mais por esta causa, tudo o que estiver ao seu alcance. Estou no meu local de trabalho mas sempre à espreita para ver se há mais alguma coisa que possa fazer. Ainda no Domingo fiz mais de 400km para ir a Braga porque creio que a nossa xaninha merece todo o nosso apoio e empenho.

    ResponderEliminar
  25. Sr. Miguel Macedo e restantes colaboradores do blog,

    Muito obrigada pela vossa dedicação.

    O que nos puderem ir comunicando em relação à situação, por favor comuniquem...

    Vão também indicando acções a pôr em prática, que tipo de medidas tomar... procurar trabalho, habitação, contactar com alguém, fazer um espectáculo para angariação de fundos, por exemplo!!

    Isto obviamente sem pôr em perigo todo o trabalho que está a ser feito para bem da Xaninha!
    Todos nós que andamos angustiados, temos de perceber isso... mas percebam também as nossas dúvidas!!

    Muito obrigada também ao Sr. Milhazes

    ResponderEliminar
  26. Será que a solução para este problema não estará no pai biológico?
    Afinal ele também foi enganado... ele concordou em abdicar do seu direito de pai e permitir a ida da Alexandra para a Russia com a mãe... mas era suposto ter boas condições e uma mãe que a tratasse bem... afinal até o Juiz está incomodado com as notícias que nos chegam da Alexandra e diz que agiu em consciência perante os papeis que tinha e que diziam que a Alexandra ficaria bem com a mãe biológica... afinal os papeis não diziam a verdade toda... muita gente foi enganada...
    Não poderá o pai biológico requerer (por ter sido enganado) o poder paternal e entregar a criança ao cuidado dos pais de acolhimento?
    Sei que este pai biológo, segundo dizem, também tem problemas de alcolismo, mas em troca de alguns euros, julgo que ele aceitará colaborar... o importante é saber se juridicamente é possível...

    ResponderEliminar
  27. Admiro todos os que abnegadamente tentam dar algum do seu tempo por esta causa humana que nos deixa a o coração entorpecido e nos trás há duas semanas desesperados. Por favor, peçam às pessoas para assinar as petições e para contribuir com o que possam, ainda que seja pouco! Mantenhamos a esperança de que a pequena Alexandra possa continuar a sua vida interrompida!

    ResponderEliminar
  28. Ainda nao se pode fazer nada c/ as petiçoes,alguem me sabe responder?

    ResponderEliminar
  29. Mais uma vez a Natália se contradiz. Ainda ontem equacionava a vinda para Portugal, mas ao Sr. Milhazes diz que quer refazer a sua vida na Russia. De facto, não há tempo a perder. Começo a ficar cada vez mais preocupada. Ontem vi uma luz ao fundo do túnel, mas esta reportagem... Será que os nossos governantes já se esqueceram desta criança? Se o governo Russo não está a fazer o que foi acordado (com quem?) há que os questionar. Lembro-me que alguém próximo do governo Russo terá afirmado que se fosse no superior interesse da criança o seu regresso a Portugal, ela regressria. O nosso governo que interceda para que isso aconteça.Ráapido! Garanto que isso traria muitos votos. (E a mim pouco importa o mobil, desde que a Alexandra regresse)

    ResponderEliminar
  30. Realmente o ideal na minha modesta opinião era convencer a Natália a regressar a Portugal! Eu sei que não deve ser fácil, mas penso ser a unica solução. Esperar que o governo Português ou Russo possa fazer algo, vamos todos esperar bem sentados que isso infelizmente não irá acontecer. Sinto acima de tudo, que há muita gente empenhada, e isso é de salutar, espero é que a comunicação social também não se esqueça deste caso.

    ResponderEliminar
  31. Eskuz me
    mi ne parolas en portugalа lingvo

    Очень печально что закон не позволит вернуть Сандру в любящую семью.
    Я знаю как ужасно жить с пьющими людьми, без нормальных бытовых условий, Сандра не пойдет в школу, ее отправляют в детский сад, к несмышленышам.
    Можно ли придумать непротиворечащий законам выход?
    Да.
    - настаивать, что девочка нуждается в образовании на португальском языке, в пансионе, иначе отстанет в развитии; детский садик для девочки школьного возраста - жестокое обращение.

    - Сандра - католичка. Есть законный повод требовать католического образования. На португальском языке.

    - в крайнем случае, передать Сандре компьютер и требовать от российского социального отдела обеспечить надзор за семьей, что бы не препятствовали ребенку общаться и учиться по-португальски в интернете.

    Пусть Сандра будет счастлива.

    Estas malgxoje ke legxoj ne permesas al Sandra reveni Portugalio-n.

    -------

    Endas trovi legxan vojon, metodon por helpo.
    Mi scias kiom terure estas logxi en vilagxo sen akvo-dukto en familio de alkogolistoj.
    Ili intencas shovi 6-jran knabinon en infan-vartejon al etaj beboj.

    Necesas serchi justan eblecon, tiaj ekzistas -

    - Oni rajas postuli portugal-lingvan lernejon (pansion) por Sandra/ cxar teni 6-jaran knabinon en beb-vartejo estas torturo, tio ne donas al shi normale evolui.

    - Oni rajtas postuli lernejon kun katolika edukado por la knabino.

    - En plej malfacila okazo oni rajtas transdoni al Sandra komputeron kaj insisti pri inter-reta ligo kun shi por edukado kaj subteno.

    Estu shi fekicxa!

    ResponderEliminar
  32. concordo que temos de agir rapidamente, cada dia que passa o sofrimento da menina aumenta, que podemos fazer?? também me sinto impotente, concordo que a comunicaçao social já está muito calada, quem conheça jornalistas, politicos, gente do desporto, gente que possa fazer mais , por favor que o faça, eu sinto-me completamente impotente, quero fazer mais, já mandei mail's para todos os conhecidos que tenho no estrangeiro, para divulgarem este nosso problema. Sim É um problema de todos os que têm coraçao, nao é só da nossa menina.
    Peçam ao nosso jornalista que filme as condiçoes que a menina tem, a questao higienica, a cama em cima do forno, etc.
    Agora pergunto, alguém contactou a UNICEF?

    ResponderEliminar
  33. ja mandei email p/ unicef toda a gente devia fazer o mesmo

    ResponderEliminar
  34. Sou a favor de dois futuros alternativos: regresso da menina com a mãe ou acompanhamento, lá, sério e permanente por parte de profissionais na materia. O caso é bastante discutível e dramático. Mas a mãe tem "direito" à sua filha se, e só se, ela propria garantir que fará tudo para a educar dentro da "normalidade"... O que se viu na TV nao foi violencia propriamente dita, sejamos francos, mas foi inadequado dadas as circunstancias deste caso... muito mais haveria a dizer...

    ResponderEliminar
  35. Contactar o cantor Tony Carreira seria bestial: como homem solidário que é, acredito que faria um espectáculo com a receita a favor da Xaninha, sem pensar duas vezes.
    Temos de nos virar para todos os lados para bem da menina...
    Que dizem da ideia?

    ResponderEliminar
  36. Acho boa ideia.
    Há um blog com mails dos famosos:
    http://contactosfamosos.blogspot.com/
    Toca a enviar mensagens de apelo pessoal!

    ResponderEliminar
  37. Sr. Tony Carreira:
    Concerteza já ouviu falar da menina Alexandra, que nasceu em Portugal, viveu cá feliz e amada por uma família de acolhimento até aos seis anos e só sabe falar português. De repente, um Sr. Juíz do tribunal de Guimarães, decidiu com base apenas em papéis e contrariando a decisão do tribunal de Barcelos, que esta criança seria entregue à mãe biológica que a levaria para a Russia, uma vez que esta era uma imigrante russa ilegal. Este colectivo de juízes nunca viu a menina, nem a ouviu, assim como nunca ouviu a família de acolhimento, nem a ouviu. Não tiveram em conta informações importantíssmas, que constam do acordam (que pode ler em "pelaalexandra@gmail.com")e entregaram cegamente a menina à mãe. Agora a Alexandra encontra-se a 5000 km dos que ama , dos seus amiguinhos de escola, do cheiro da sua cama, dos seus brinquedos, etc. Ou seja, perdeu a sua identidade, porque simplesmente lhe arrancaram as raízes que lhe davam todo o suporte. A Xaninha gritou, gritou, gritou, dizendo, na hora da entrega à mãe biológica "Não quero ir!", mas infelizmente o nosso Sr. Juíz não ouviu! Se calhar, além de cego, também é surdo! Mas o Sr. Tony Carreira, não o é, porque não é só com uma imagem bonita e belas canções que se atraem milhares de pessoas aos espectáculos. Será concerteza o Homem que está por trás do cantor, a pessoa que veio do nada e que aprendeu a respeitar os outros e a dar valor às coisas, que faz mover tanta gente! Por isso, com muito respeito, em nome de muitos portugueses que têm a mesma vontade, e pela Xaninha que sofre, gostaria de lhe tocar no coração e perguntar se seria possível a realização de um espectáculo, para angariar fundos, com a finalidade de se estruturar uma situação para convencer a mãe de Alexandra a voltar para Portugal e educar cá a sua menina. Isto, porque encontram-se a viver em condições de miséria, "extrema pobreza, mesmo para os padrões russos!" - segundo a imprensa russa. Vivem agora as duas com uma outra filha de Natália (mãe de Alexandra), com os pais de Natália e o irmão. Para toda esta gente, apenas entra o ordenado reduzido da avó já reformada, que também segundo a imprensa russa apenas dá para o pão. Já passaram duas semanas e a mãe de Alexandra talvez comece agora a sentir a miséria a que já não estava habituada, o que já a levou a queixar-se da falta de dinheiro para os bens mais essenciais. Pelo que, esta tem-se mostrado um pouco baralhada quanto ao regresso. Ora diz que sim, ora diz que não, dando a impressão de que quer que lhe provemos que a comunidade de cá a ajudará a recomeçar uma nova vida, uma vez que a família de acolhimento se dispôs a arranjar-lhe trabalho e ceder-lhe uma casa humilde que têm vaga. Sei que não vai ficar indiferente, poruqe não é essa a sua forma de estar na vida! Se achar que é possível, manifeste-se por favor! Lembre-se das dificuldades da sua infância, da sua ida para França. Foi com a sua família. Agora, imagine que tinha ido com estranhos e que não sabia comunicar com eles! Bem haja!

    ResponderEliminar
  38. Sr. Tony Carreira:
    Concerteza já ouviu falar da menina Alexandra, que nasceu em Portugal, viveu cá feliz e amada por uma família de acolhimento até aos seis anos e só sabe falar português. De repente, um Sr. Juíz do tribunal de Guimarães, decidiu com base apenas em papéis e contrariando a decisão do tribunal de Barcelos, que esta criança seria entregue à mãe biológica que a levaria para a Russia, uma vez que esta era uma imigrante russa ilegal. Este colectivo de juízes nunca viu a menina, nem a ouviu, assim como nunca ouviu a família de acolhimento, nem a ouviu. Não tiveram em conta informações importantíssmas, que constam do acordam (que pode ler em "pelaalexandra@gmail.com")e entregaram cegamente a menina à mãe. Agora a Alexandra encontra-se a 5000 km dos que ama , dos seus amiguinhos de escola, do cheiro da sua cama, dos seus brinquedos, etc. Ou seja, perdeu a sua identidade, porque simplesmente lhe arrancaram as raízes que lhe davam todo o suporte. A Xaninha gritou, gritou, gritou, dizendo, na hora da entrega à mãe biológica "Não quero ir!", mas infelizmente o nosso Sr. Juíz não ouviu! Se calhar, além de cego, também é surdo! Mas o Sr. Tony Carreira, não o é, porque não é só com uma imagem bonita e belas canções que se atraem milhares de pessoas aos espectáculos. Será concerteza o Homem que está por trás do cantor, a pessoa que veio do nada e que aprendeu a respeitar os outros e a dar valor às coisas, que faz mover tanta gente! Por isso, com muito respeito, em nome de muitos portugueses que têm a mesma vontade, e pela Xaninha que sofre, gostaria de lhe tocar no coração e perguntar se seria possível a realização de um espectáculo, para angariar fundos, com a finalidade de se estruturar uma situação para convencer a mãe de Alexandra a voltar para Portugal e educar cá a sua menina. Isto, porque encontram-se a viver em condições de miséria, "extrema pobreza, mesmo para os padrões russos!" - segundo a imprensa russa. Vivem agora as duas com uma outra filha de Natália (mãe de Alexandra), com os pais de Natália e o irmão. Para toda esta gente, apenas entra o ordenado reduzido da avó já reformada, que também segundo a imprensa russa apenas dá para o pão. Já passaram duas semanas e a mãe de Alexandra talvez comece agora a sentir a miséria a que já não estava habituada, o que já a levou a queixar-se da falta de dinheiro para os bens mais essenciais. Pelo que, esta tem-se mostrado um pouco baralhada quanto ao regresso. Ora diz que sim, ora diz que não, dando a impressão de que quer que lhe provemos que a comunidade de cá a ajudará a recomeçar uma nova vida, uma vez que a família de acolhimento se dispôs a arranjar-lhe trabalho e ceder-lhe uma casa humilde que têm vaga. Sei que não vai ficar indiferente, porque não é essa a sua forma de estar na vida! Se achar que é possível, manifeste-se por favor! Lembre-se das dificuldades da sua infância, da sua ida para França. Foi com a sua família. Agora, imagine que tinha ido com estranhos e que não sabia comunicar com eles! Bem haja!

    ResponderEliminar
  39. TRADUÇÃO DO TEXTO EM RUSSO:
    It is very unfortunate that the law will not allow the return of Sandru loving family.
    I know how awful to live with people who drink without normal living conditions, Sandra did not go to school, send her to kindergarten, to the birds.
    Can you think of the laws neprotivorechaschy out?
    Yes.
    - To insist that a girl needs in education in the Portuguese language, in the hostel, otherwise otstanet development, and kindergarten for girls of school age - the ill-treatment.

    - Sandra - Catholic. There is a legitimate reason to seek a Catholic education. In Portuguese.

    - As a last resort, send Sandra your computer, and require the department to the Russian social supervision for the family that would not have prevented the child to communicate and learn in Portuguese on the Internet.

    Let Sandra will be happy.

    ResponderEliminar
  40. Não consigo enviar emailes, jé tentei contactar para o Ronaldo (hi@cristianoronaldo.bis) Figo (fundaçãofigo.pt)e Catarina Furtado não consegui (info@catarina-furtado.com) Peço a alguem que tente eu não consigo. Obrigada!

    ResponderEliminar
  41. Não esqueçam os gritos lancinantes de Alexandra quando foi arrancada dos braças do Sr. João, não esqueçam meus amigos!!! É preciso fazer alguma coisa!

    ResponderEliminar
  42. Até agora não obtive resposta do Tony Carreira.
    Quanto mais pessoas enviarem mensagens, maior hipótese teremos de ser ouvidos!
    Não desistam: podemos precisar de bater a muitas portas para nos darem guarida, muitos irão bater-nos com a porta na cara, mas há-de haver uma que se abra!
    Não desistam!

    ResponderEliminar
  43. fotovivo :

    Спасибо за твои слова. Мы желали это читать.
    Teresa

    ResponderEliminar