terça-feira, 25 de agosto de 2009

“A Alexandra pede-nos para lutar por ela”

Deportada há pouco mais de três meses para a Rússia, na companhia da mãe biológica, Alexandra, a menina russa como ficou conhecida, deixou a casa da família Pinheiro, onde viveu nos últimos quatro anos, mais vazia.
Apesar da companhia dos seus filhos e netos, João e Florinda, mantém o seu pensamento e coração na Rússia, ansiando todos os dias por notícias de Alexandra. A mãe afectiva anseia por voltar a abraçar a sua menina. Desde a sua partida, esta família de acolhimento tudo tem feito para tentar convencer a mãe biológica para que volte a Portugal onde encontrará melhores condições de vida.

São precisamente as condições em que vive Alexandra e restantes elementos da família Zarubina que inquietam esta “mãe do coração”. Florinda fala praticamente todos os dias com Alexandra. “Somos sempre nós que ligamos. A primeira vez que a Natália ligou estava a menina há cerca de um mês lá. A partir daí nunca mais me ligou”.

Florinda e João Pinheiro referem que sempre foram bem tratados por Natália, sustentando, no entanto, que Alexandra, “que compreende tudo o que se passa à sua volta”, é muito limitada naquilo que diz. “Ela sabe o que diz. Ela percebeu absolutamente a situação. Tem seis anos, mas tem uma cabecinha de adulta. A Alexandra teve de crescer rápido, de pensar por ela mesmo. Conversámos com ela, dizemos-lhe que estamos a lutar por ela. Já lhe disse que tínhamos um segredo e que esse segredo era ela vir para a nossa casa”.
Com um novo elemento da família Pinheiro prestes a nascer, Alexandra já questionou, no passado sábado, se mãe afectiva “tinha um novo amor”.

Saudades de casa

Nas conversas que mantém com os pais afectivos, Alexandra vai desabafando um pouco sobre o seu dia-a-dia, as carências materiais e afectivas que sente e às quais estava habituada enquanto vivia com a família Pinheiro. “Diz-me que não tem o que fazer, que não tem pão, que tem saudades de fiambre, saudades de brincar aqui com o meu neto todos dos dias. Tem saudades de tudo”, comenta Florinda, a mãe afectiva que não consegue conter as lágrimas quando fala de alguns episódios.

A família de acolhimento já fez chegar à Rússia, através de um amigo que vive nas proximidades da vila, algum dinheiro para comprar alguns bens.
Neste âmbito, João Pinheiro lamenta o apoio que foi prometido pela Rússia, apoio que nunca chegou.

O casal aponta também o dedo a Natália Zarubina: “a Natália só quer dinheiro. Quantas vezes lhe perguntei quais eram as suas perspectivas para o futuro! Só quer arranjar um senhor rico que lhe dê dinheiro. Quantas vezes lhe disse aqui que poderia arranjar alguma coisa para ela. Mesmo em Portugal nunca se esforçou, como é que agora quer arranjar alguma coisa?”.

Florinda não tem dúvidas que Natália deveria aproveitar as oportunidades que o nosso país lhe oferece no sentido de proporcionar uma vida melhor às suas filhas.
“Acho que elas têm mais futuro em Portugal porque a Natália tem casa para toda a vida de graça. Simplesmente tem só de trabalhar para comer e para as despesas diárias de casa. E nós podemos auxiliá-la com as suas filhas, porque nunca quisemos adoptar a Xaninha”, prossegue a mãe afectiva da menina russa, Florinda.

“Tu és filha do meu coração”. Esta era a resposta que Florinda Pinheiro dava a Alexandra quando a menina lhe questionava porque não era também filha da sua barriga, como os irmãos Ricardo e Miguel.
O coração de Florinda esmoreceu quando Alexandra que lhe foi retirada abruptamente dos seus braços. Para trás ficaram quatro anos de entrega total, de muitos sacrifícios e de muito amor.

“Tenho fé que a Natália volte a Portugal”

A menina integrou-se na família Pinheiro e, nem mesmo a distância que agora os separa faz com que o sentimento que os une se esvaneça. “Não gosto de recordar os momentos que se seguiram à chegada da menina à nossa casa. São momentos muito dolorosos. De noite gritava muito, tinha muitos pesadelos. Eram gritos horrendos para uma criança de 16 meses. A menina sofreu muito. Quando me aproximava do meu marido dava gritos horrendos. Parecia um bicho do monte. Guardava comida. Nem sequer a conseguia engolir”.

A dedicação total de Florinda começou a dar os seus frutos passados alguns meses: “tive de deixar tudo. As minhas vizinhas e as minhas sobrinhas diziam-me que não sabiam como é que aguentava. A pirâmide dela era eu. Dei mais à Xaninha em cinco anos, do que propriamente aos meus filhos quando eram pequenos porque trabalhava”, refere a mãe afectiva, sustentando que Alexandra começou, pouco a pouco, a confiar na família que a acolheu.

Florinda confessa que estes foram “momentos muito difíceis da minha vida”, sem, contudo, mostrar qualquer arrependimento e mostra “fé” num regresso breve da menina , da irmã e da mãe, “lá para meados de Setembro”.
Sobre o reencontro com a filha afectiva Florinda diz “nem querer imaginar. Queria senti-la, vê-la”, afirma emocionada esta mãe afectiva.

A revolta com a justiça e segurança social

Florinda e João Pinheiro estão revoltados com a justiça portuguesa neste caso, e não poupam críticas ao juiz que tomou a decisão de entregar Alexandra à mãe biológica, nem à segurança social pelo seu papel em todo este processo.
Sobre o juíz, Florinda refere que “esse senhor não deve dormir uma noite descansado”.

João Pinheiro critica também a actuação da segurança social e diz ter-se arrependido das horas que perdeu a “corre para lá”.
“Continuo a dizer que foram eles que estragaram esta luta. Juizes, segurança social e as pessoas que forneceram os relatórios ao juiz. A segurança social sabia bem das condições da mãe, sabiam de tudo. Foram fornecer a menina como mártir”, diz o pai afectivo, acrescentando que a “desgraça pela qual a menina está a passar se deve ao “trabalho mal feito” destas entidades.


Correio do Minho

197 comentários:

  1. Bom dia Isabel, e obrigado pela notícia.

    Uma pequena sugestão: sei que a Junta de Freguesia de Prechisthoe ofereceu um computador à família Zarubin, o qual está ligado à NET. Não poderia o Sr. João comprar um computador e instalar o Skipe? Com o skipe e com a webcam, poderiam comunicar melhor coma Alexandra, e até poupariam nas chamadas de telemóvel, que deve ser uma despesa enorme.

    Com relação a essa questão do pão de forma e fiambre e outras coisas que não haverá para venda em Prechisthoe, e de que a menina sente falta, também gelados e chocolates, caso haja em Yaroslav, podem enviar dinheiro para comprar isso, utilizando a tal pessoa de confiança, não é verdade?
    Aliás, do próprio fundo reunido por este Blog, também ninguém se oporá muito que uma pequena parte vá sendo disponibilizada para essas coisas, certo?
    Convém explicar bem à criança que não se pode mandar daqui o fiambre e o pão de forma porque quando chegar lá está tudo seco. Senão ela fica a pensar que já não gostam dela.

    Cumprimentos
    V

    ResponderEliminar
  2. Quanto à sugestão do computador, tenho a informá-lo que a família Pinheiro possui um computador, no entando quer a família Pinheiro como a família Zarubin têm dificuldades na utilização deste tipo de tecnologias.
    Contudo, e a título de curiosidade, tem sido usado um software/site de nome Jumblo o qual permite fazer chamadas internacionais a um custo relativamente baixo.

    Quanto à questão do pão de forma, chocolates, brinquedos, roupas, etc, também tenho a informar que a Xaninha, no fim-de-semana que esteve em Moscovo, usufruiu dos mesmos, uma vez que através de pessoas da nossa confiança foi possível fazê-los chegar. Contudo temos, com a frequência que nos é possível feito chegar alguns bens que a ajudem a minimizar a falta de alguns produtos, que cá na sua realidade eram banais, mas que na Rússia não o são.

    Em todas as as chamadas que a família faz à menina, incluindo as vezes que eu própria falo com ela, explicamos-lhe bem que ninguém desistiu de lutar por ela, o que ela compreende perfeitamente. Como será normal, depois de mais de 3 meses a menina sente saudades e claro poderá estar confusa com toda esta situação.

    Obrigada pelo seu apoio e continue connosco.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela informação Isabela

    Fico desolada por saber que a menina podia ser feliz e por um erro ou capricho de alguém a menina tem que ter todo este sofrimento.

    Estou confiante que brevemente já estará junto da sua verdadeira familia a familia Pinheiro e de todos os seus amigos.

    Um bem ajam

    ResponderEliminar
  4. Mto. obrigada, D. Isabela, pelas notícas !

    Deus a abençoe e lhe dê forças, D. Florinda !
    Um forte abraço de coragem.

    ResponderEliminar
  5. Boas,muito obrigado por lutarem pela Xaninha.
    Srs Admin.do Blog muito obrigado por tudo o que estão a fazer e um especial obrigado á Isabela pelas noticias da nossa Princesa.
    Força Familia Pinheiro.
    Nós vamos estar sempre aqui....á espera...

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde
    Fiquei contente com as novidades da Isabela.
    Mais uma vez demonstra que os adm. deste blog "não dormem em serviço". É um trabalho árduo e constante que certamente deve dar algum desgaste de vez em quando.
    Quando os conheci em Fátima fiquei com a melhor impressão de todos.
    Quanto ao Casal Pinheiro, que poderei dizer mais que não tenha já sido dito?
    Eu faço ideia do que têm sofrido com esta separação, mas também têm sido pessoas de muita coragem e esperança.
    Quanto à nossa Xaninha, que quando foi daqui o Pai lhe disse que ia de férias...acho que até ela, só com 6 anitos já deve ter percebido que as "férias" não estão a ser o que deviam. Graças a Deus que há quem se preocupe com ela e dentro do possível a vai ajudando, apesar da distância.
    Já que a justiça dos homens foi uma vergonha tenho fé que a justiça de Deus prevaleça e faça luz nos pensamentos da Natália.
    Muita força para todos.
    De resto estamos aqui para ajudar no que for preciso.
    Um abraço aos adm do blog a ao Casal Pinheiro.
    UM BEIJO DO TAMANHO DO MUNDO PARA A NOSSA XANINHA.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  7. É. Já não há palavras que possamos exprimir o que sentimos.

    Só duvido de uma coisa que a Sra Florinda disse, que foi sobre o juíz não dormir tranquilo uma noite sequer... Essa "gente" não usa o cérebro todo, sabem, aquelas áreas que nos permitem sentir e ter empatia? Essa parte dos seus cérebros está atrofiada. O mais engraçado é que sequer se apercebem disso, a atrofia é tanta, que acham-se pessoas 'eleitas' e superiores, exactamente porque são como são, duras, obtusas e com um ego que os faz cegar por completo.

    Abços sinceros a todos os apoiantes.

    Vox, gostei muito do artigo do Mário Crespo. Eu gosto muito dele também.

    Abços novamente.

    ResponderEliminar
  8. Esperamos todos com muita fé que a menina venha p perto da familia Pinheiro pois se nós sofremos nem se deve imaginar o quanto esta familia e a Xaninha sofrem.Mto obrigada a todos os que não desistiram desta causa.Bem hajam

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Isabela pelos momentos informativos que nos proporciona.
    Vamos acreditar que o fim estará para breve e que daqui a nada teremos a Xaninha em solo luso.

    Obrigado a todos os que nos proporcionam momentos de alivio.

    Para ti, princesa um beijo do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  10. Boa noite!

    Agradeço imenso a Isabela pelas noticias.
    E como sempre comovo-me sempre, porque ainda me questiono como poderam fazer tal coisa à nossa pricesa.
    Anseio cada dia que passa para o regresso da nossa princesa.
    Para ti, princesa um beijo muito grande.

    Força para todas pessoas que lutam por esta causa e um abraço para a Familia Pinheiro.

    ResponderEliminar
  11. Obrigados pelas notícias. Um beijinho muito grande para a Xaninha e muita força e persistência para a família Pinheiro e para vocês.

    ResponderEliminar
  12. Dá um aperto no coração saber que coisas, ás quais a xaninha estava habituada e que são básicas ela não têm.

    Em especial o aconchego da mãe Florinda, um beijo um colinho ao qual ela tinha a toda a hora, deve ser doloroso não se estar ao pé de quem se ama, e ela é apenas uma menina.

    Quando é que isto acaba, meu Deus.

    RAQUEL

    ResponderEliminar
  13. Vox espero que não leve a mal mas tomei a liberdade de fazer copy/paste do seu comentário da notícia em baixo. Penso que ninguém deve ir já aquela thread de baixo, por isso talvez fosse útil que pensássemos alto antes nesta thread.

    Vox escreveu

    " Não se acanhem e não tenham timidez, por favor, dêem as Vossas opiniões relativamente à questão levantada pelo shostak (prós e contras da ida para o TEDH).
    Digam qual das estratégias entendem ser a mais ajustada para defender o interesse da Alexandra, se negociações, se ida para o TEDH, dêem outras sugestões alternativas que julguem possíveis, várias cabeças pensam melhor que 2 ou três, todos os contributos são validos e bem-vindos.
    Obrigado desde já. "

    ResponderEliminar
  14. Vox,

    Partilho da sua opinião e da dos demais comentadores que já aqui comentaram. (thread de baixo) Penso que se deveria avançar com um recurso para o TEDH.

    Concordo em absoluto com tudo o que escreveu, mais com o que a Paula escreveu às 20:11, mais com o que a Carla escreveu etc. Não podia concordar mais.

    No entanto tenha em atenção as palavras do Sr. Miguel Macedo:

    " Mas será sempre uma decisão da família Pinheiro! "

    Não é preciso pensar muito para se chegar à conclusão de que a família Pinheiro não quer avançar para o Tribunal Europeu.

    As razões só eles sabem, mas penso que poderá ter a ver com eles continuarem a acreditar na ilusão de que vão convencer a Natália.

    Para nós está claro que não há nada a perder. Mas para eles há: os contactos telefónicos com a Xaninha. Poderá ser por isso que eles não querem arriscar.
    Embora possam não estar a pensar, na possibilidade de a Natália poder estar a ser pressionada, para deixar a miúda falar ao telefone até passarem os 6 meses em que se pode recorrer ao Tribunal.

    Poderá ser que eles não acreditem que o Tribunal possa trazer a Xaninha de volta. Basta ir ao chat para ver que infelizmente ninguém acredita.

    As razões podem ser muitas, mas uma coisa parece-me clara. O casal Pinheiro não está interessado em ir para o Tribunal Europeu e quanto a isso não vejo o que se possa fazer. :(
    Sinto uma impotência total ao pensar que aquela miúda pode ficar na Rússia para sempre, mas não estou a ver o que nós, amigos da Xaninha, possamos fazer mais.

    Não podemos propriamente obrigar a família Pinheiro a lutar pela Xaninha no Tribunal Europeu, por isso receio que nada possa ser feito.

    Amigo vox se tiver alguma ideia diga por favor.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Xaninha

    Não vamos desistir nunca

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  16. Por ti, Xaninha !
    Mil beijinhos.

    Que Deus te abençoe, te proteja e te guarde!

    ResponderEliminar
  17. Compreendo perfeitamente o que diz a Sofia. É demasiado dolorosa para a f. Pinheiro a ideia de que podem perder os contactos com a Xaninha e não me admiraria que "boas vontades" informassem a Natália sobre o prazo dos 6 meses. Em todo o contexto a felicidade da criança está a milhas!

    Por outro lado, parece-me que o Tribunal Europeu toma decisões de consenso relativamente a decisões tomadas internamente nos Estados. Mas tenho de ver melhor os casos concretos que existem no site deles.

    O que entendo é que uma queixa a enviar ao Tribunal Europeu não seria de todo contra a Natália, mas sim por exemplo para um Fundo para a Alexandra, só pela Alexandra, pedindo uma indemnização pelos danos que a falta de protecção do Estado Português e atropelos à normas da convenção ocasionou: danos psicológicos, morais, materiais... tudo isto deve ter um preço bastante alto. É evidente que o dinheiro não repõem os danos feitos a esta criança, mas iria permitir que a família Pinheiro se aproximasse dela, onde quer que ela esteja, ajudasse com o sustento e educação, no total custa muito dinheiro... e é realmente um absurdo perder essa oportunidade. Ou seja, outra vez a Alexandra perderia a possibilidade de viver melhor...

    Talvez esse processo talvez pudesse ser da responsabilidade de uma Associação de defesa das crianças.
    Não estaria em causa ir contra a decisão da Natália, mas sim permitir um acompanhamento da situação com mais qualidade, (porque com dinheiro para tal), proporcionando mais qualidade de vida à criança, sempre na esperança de que a Natália consiga tomar a decisão de regressar...

    ResponderEliminar
  18. Olá bom dia!

    Vamos acreditar que a família Pinheiro sabe o que está a fazer! Afinal, ELES MAIS QUE NINGUÉM, AMAM AQUELA CRIANÇA!! Com toda a certeza não vão deixar esgotar todas as possibilidades!

    Vamos acreditar!

    Pena que as nossas Instituições Públicas não funcionem... e criem estas situações em que quem sofre é uma criança (que julgava já ter sofrido tudo) e uma Família cheia de amor para dar!!

    Vamos continuar por cá!

    Pela Xaninha!

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  19. Creio que as pessoas estão a desanimar dado o pequeno nº de comentários que se tem verificado.

    Mas não podemos desistir. A Xaninha pediu para lutarmos por ela e é o que vamos.

    Já sabiamos que não ía ser fácil.

    Mas amigos vamos lutar com força.

    Para ti minha querida temos que crer que já falta pouco.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde

    Mais um dia que aqui estamos a lutar pela nossa Xaninha...
    Espero que o reduzido nº de comentários se deva ao facto das férias!

    Estamos aqui por ti Xaninha. Sempre!!

    Ana Rocha

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde a todos os Amigos de Xaninha !

    Nas mãos da Família Pinheiro, além do Amor incondicional, estão todas as decisões que poderão ser tomadas, segundo compreendi.
    Que Deus ilumine as suas decisões, sejam elas quais forem, pois acredito tratarem-se de pessoas muito ponderadas e justas e com um coração repleto de Amor e Carinho.

    Nós, os Amigos de Xaninha, aqui nos congregamos com o coração suspenso, na expectativa de mais notícias, de preferência as melhores possíveis.

    Por ti, querida Xaninha! Deus te dê forças para tudo o que se está a passar. Faltam-me as palavras para descrever o que sinto neste momento, mas confio que venha aí um final feliz. Mesmo que demore um pouco mais...
    Mil beijinhos para ti !

    ResponderEliminar
  22. Xaninha Linda

    Continuamos contigo no pensamento e no Coração.

    Não desistimos Nunca, Porque Acreditamos no teu Regresso.
    E Acreditar é Meio Caminho andado para que os nossos sonhos se Realizem.

    Beijinhos Princesa
    Força Adm do Blog
    Um abraço Enorme ao Casal Pinheiro que tanto Admiro
    Obg a tds os apoiantes

    ResponderEliminar
  23. SOFIA,

    Compreendo as suas palavras... mas uma vez que a história da Xaninha ultrapassou a esfera familiar... será que podemos agir em nome colectivo das pessoas que se interessam pela menina, ou seja, nós ...

    São apenas ideias... nem sei se exequiveis... ou legalmente possiveis ..mas imaginem as associações de pais e amigos de certas instituições ... podemos criar uma associação de amigos da Alexandra?

    Teremos que avaliar todos os pros e contras de uma acção desta... para decidirmos se avançar para um tribunal europeu é a melhor opção. E recorrer a UNICEF para representar os nossos interesses?

    Deixo uma questão ... a vontade da Natália de regressar a Portugal mantêm-se ou ela já voltou atrás... em que ponto estamos? Esta questão não precisa de ser respondida aqui se a mesma comprometer o trabalho que esteja a decorrer...

    Estou a lançar estas ideias no ar... pois as últimas noticias deixaram-me um sensação de mais uns passos atrás... mas continuo a a acreditar que o nosso empenho esta força positiva que nos move vai conseguir trazer a Xaninha de volta... a questão é que eu pessoalmente estou a chegar ao limite que me propus que a menina deveria de chegar até Setembro... para evitar o inicio do inverno... que agravará a miséria.. depois porque admito que tenho MUITO medo... que a a Natália desapareça e a criança seja entregue a cuidados de terceiros seja a avó ou uma qualquer instituição... que a deixará ainda mais perdida e desperada...

    São dúvidas e receios que tenho apenas do que vou lendo...

    Xaninha, Deus te proteja Nossa Senhora de Fátima te guie até a tua terra natal...

    Força Familia Pinheiro

    um beijinho

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde

    Estou de acordo com quem disse que a falta de comentários se deve às férias. Eu própria tb passei por esse período.
    Falando sobre o que li, mal ou bem, penso assim:
    Recorrer ao Trib. Europeu pelo que li faz perder alguns contactos (os telefonemas) com a Xaninha; pode tb fazer com que a Natália pense que estão contra ela outra vez e retroceda tudo o que já se conquistou.
    As Associações de que a Angela fala são na realidade eficientes?
    Penso que o Casal Pinheiro aguarda que a Natália venha até cá ver o que lhe querem oferecer. Talvez ela (se é que vem) se resolva de vez.
    E o futuro (?) marido. Não pode ele dar uma "ajuda" no caso, uma vez que até tem trabalhado por cá?
    É claro que há ainda a ideia de irem à Rússia.

    Desculpem mas custa-me "engolir" a ideia de que a Menina não regresse.
    Dá-me vontade de fazer um movimento de "todos juntos na Rússia" a fazer uma manif nessa terra (desc. mas não dá para ir ver como se escreve o nome)para nos darem a Xaninha de volta.
    É claro que para cada um sentado em frente ao computador é fácil fazer conjecturas, mas quem dá a cara ao blog deve ter muitas dificuldades em dissecar este problema.
    Traz-nos muita tristeza ver tanto sofrimento tanto dos Pais como da Menina.
    Uma coisa eu creio: não se pode agir de modo a que cortem a ligação com a Xaninha, é o único meio de lhe dar alguma esperança e palavras que a confortem.
    Meus amigos desculpem mas de vez em quando preciso de deitar cá para fora o que trago dias a fio na cabeça.
    Um abraço para todos em especial ao Casal Pinheiro. Deus lhe dê forças
    Para ti Xaninha todo o nosso Amor e dedicação
    NUNCA ESMORECEREMOS.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde resistentes,
    Sobre o recursos ao TEDH, já "opinei" há algum tempo que me parecia a ideia mais correcta em paralelo com a continuação de negociações com Natália.
    Não podemos deixar o futuro de Alexandra unicamente nas mãos de Natália e do poderoso Estado Russo. Todas as crianças merecem ser felizes e os seus direitos defendidos.
    A propósito, o que tem feito a UNICEF Russa que vários e-mails meus (e de muitos vós) recebeu? Nada se vê do lado das autoridades russas e 3 meses na vida de uma criança, são uma boa parte da sua vida, pois marcam para sempre.
    As petições não podem ser utilizadas para recorrer ao TEDH? Só a família Pinheiro pode recorrer?
    Eu, que sou optimista, penso que está na altura de não sermos tb ingénuos. A Sofia Fevereiro tem razão, do lado Russo tudo é possível até manobras de facilitação telefónica, por enquanto...
    E se Natália impedir Alexandra de falar com os seus pais do coração?
    A UNICEF actuará? Desculpem, mas se sim, já devia tê-lo feito ou está à espera de hematomas ou subnutrição ou insucesso escolar, ou... para agir em prol do interesse de Alexandra.
    E, já agora, não há psicólogos que analisem o "estofo" de Natália? Tem sido consistente nas decisões que toma ou anda ao "sabor do vento"? E Alexandra espera até q.do que a mãe se decida?
    Desejo que o fds em Moscovo tenha servido tb para a família Zarubina perceber que tem um futuro pela frente cá e deixe de lado o orgulho nacionalista - pois o Sr Putin não pode socorrer todos e se, apesar do mediatismo, Alexandra vive com se sabe, pq espera a família para mudar de "sintonia"?
    Aos que estão no terreno desejo boas decisões e intercedências!
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  26. Vamos aguardar até Setembro para ver se realmente a mãe vem com as meninas ou não (espero ansiosamente que venha, o facto de não estar ainda a trabalhar pode significar que sim), caso não venha não sei se encontraram novas estratégias de ajuda mas eu estou ao dispôr para contribuir, com o que me fôr possivel, para a família (avó e netas).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde!

    Deixo-vos a cópia de parte de uma decisão a um recurso para o TEDH. Para que quem tem dúvidas, talvez assim possa perceber melhor, o que resulta deste tipo de recurso. Chamaria a atenção para as violações em causa, de suprema gravidade, bem como para a decisão do TEDH.

    23-07-2009

    La Cour européenne des droits de l’homme a communiqué aujourd’hui par écrit son arrêt de chambre1 dans l’affaire Mutsayeva c. Russie (requête no 24297/05).
    La Cour dit, à l’unanimité, qu’il y a eu :
    •deux violations de l’article 2 (droit à la vie) de la Convention européenne des droits de l’homme, le Gouvernement n’ayant pas fourni d’explication plausible quant à la disparition de Khizir Tepsurkayev ni mené d’enquête effective ;
    •violation de l’article 3 (interdiction des traitements inhumains ou dégradants) en raison des souffrances psychologiques endurées par la requérante, à la suite de la disparition de son fils ;
    •violation de l’article 5 (droit à la liberté et à la sûreté) en raison de la détention non reconnue de Khizir Tepsurkayev ;
    •violation de l’article 13 (droit à un recours effectif) combiné avec l’article 2, la requérante n’ayant pas pu obtenir l’identification et la punition des responsables.
    En application de l’article 41 (satisfaction équitable) de la Convention, la Cour alloue à la mère de Khizir Tepsurkayev 35 000 euros (EUR) pour préjudice moral et 2 100 EUR pour frais et dépens."

    Resta-me acrescentar que o prcesso deu entrada no TEDH no dia 9 de Junho de 2005 e a decisão foi tomada a 23 de Julho de 2009.

    ResponderEliminar
  28. Bem,

    Deixem-me fazer umas breves explicações:

    1º Posso adiantar, que não estamos parados. Embora possa parecer!
    2º Em relação à vinda da Natália, ainda não está posta de parte!
    3ª Além desta possibilidade, está-se a trabalhar noutra vertente.
    4º Em relação ao TEDH, não está posto de parte!


    Eu entendo que para todos vocês que desejam o bem estar de Xaninha, deve ser, no mínimo, frustrante continuarem a não verem nada de concreto! Mas acreditem, se vier a ser preciso, "fazer barulho" e mexermos todos, acreditem que vamos contar com o vosso apoio. Mas para já aguardem mais um pouco. As decisões que se tem tomado, tem sempre como base as vossas opiniões e claro as opiniões do interveniente!

    Acreditem, que também a mim esta demora me aperta! mas estamos todos convencidos que para já é a melhor opção.


    Bem ajam.

    ResponderEliminar
  29. Olá a todos!

    Isabela, obrigada pela notícia.

    Miguel, mais uma vez, muito obrigada pelas suas breves explicações. Mais uma vez, servem para perceber alguns sinais que são importantes, mas servem sobretudo e ainda, para manter as expectativas em alta. Pelo menos foi o que me pareceu, tanto pelos seus comentários, como pelas palavras da Sr.ª Florinda na notícia publicada quando diz que "...e mostra “fé” num regresso breve da menina , da irmã e da mãe, “lá para meados de Setembro”.

    Em relação ao recurso, também penso que poderá ser "um pau de dois bicos", pelas razões já evidenciadas por alguns amigos deste blogue, nomeadamente a Sofia e a Paula.
    Há que ponderar bem, mas também acho que talvez seja melhor aguardar mais uma semana ou duas e ver se a Natália regressa ou não e sobretudo, para não corrermos o risco de "atropelar" o trabalho que está a ser feito e que a maioria de nós desconhece.

    Fico muito contente que estejam a trabalhar também em outras vertentes.
    E manifesto aqui, mais uma vez, o meu apoio incondicional à xaninha e a todo este grupo. Se for necessário voltar a fazer "barulho", quer através de manifestações, quer cartas dirigidas a entidades ou organismos, criação de uma associação, enfim...o que for melhor para trazer a xaninha de volta, CONTEM COMIGO!!! Está mais que na hora da sociedade civil lutar por aquilo que acredita.
    JUNTOS VAMOS FAZER A DIFERENÇA!!!

    Bem hajam a todos!

    Aquele abraço ao casal Pinheiro!
    Força!!!

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  30. Para fazer barulho ou seja o que for contem comigo eu quero é que a Xaninha regresse o mais breve possivel.

    paula odv

    ResponderEliminar
  31. Antes de mais:

    FORÇA E ANIMO para a TODA a familia Pinheiro.
    Como diz o pai da xaninha:
    «Quem ama não desiste»

    Irmãos Portugueses da Xaninha:
    Vocês são a maior força para os vossos pais:
    apoiem-nos SEMPRE!


    Amigos deste blog
    Estamos UNIDOS e mais FIRMES que nunca

    Confiemos naqueles que estão a batalhar na linha da frente

    Bem- hajam

    ResponderEliminar
  32. Александра,
    не забыть о вас

    Alexandra,
    não nos esquecemos de ti

    Alexandra,
    not to forget about you

    ResponderEliminar
  33. Muita força e imaginação para todos vós, que estão na linha da frente.
    Para ti, Xaninha, um grande beijinho e muita força interior. Desejo que regresses rapidamente!Mimos à Lúcia e ao filhote (como se chama?).

    ResponderEliminar
  34. Boa noite a todos

    Sofia Fevereiro,

    Que posso eu dizer mais, para além do que já tenho dito e repetido?

    A única salvação para a Alexandra REGRESSAR A PORTUGAL E FICAR A VIVER COM A FAMÍLIA PINHEIRO, seria recorrer para o TEDH e esperar que o recurso fosse admitido e que depois, na apreciação do mérito fosse reconhecido que o período de CERCA DE 4 ANOS EM QUE VIVEU COM A FAMÍLIA PINHEIRO foi suficiente para que entre ela e a família Pinheiro se tivessem estabelecido verdadeiros e FORTES LAÇOS FAMILIARES, e que por conseguinte, a sentença que mandou entregar a criança à mãe biológica (a qual viveu com ela apenas 17 meses e apresenta um quadro psicológico e comportamental desiquilibado, para além de não poder providenciar cuidados maternais básicos, visto não ter qualquer meio de sustento, digo, trabalho, nem sequer habitação própria), é, dizia eu com relação à sentença, desajustada. Desajustada, seja em face da lei interna portuguesa, seja em face das Convenções Europeias de que Portugal é signatário, que por conterem um núcleo fundamental e irredutível de Direitos Humanos Fundamentais, se impõem e até sobrepoem ás leis internas portuguesas (seja no caso de estas as não levarem em conta, por omissão da lei interna, seja por estas expressamente as desrespeitarem ou contrariarem, por o texto da lei contrariar aquí ou alí o disposto nessas Convenções Fundamentais de Direitos Humanos).

    Agora, com declarações deste tipo " nunca quisemos adoptar a Xaninha " como pode o TEDH ajudar ?

    Sem qualquer pretensão de crítica, entendo que deve haver mais cuidado com aquilo que se diz. Como pode a Família Pinheiro ter a pretensão de ficar com a criança, se opta por situações de cariz precário e limitadas no tempo, género "a cargo de pessoa idónea" ou "família de acolhimento" ou mesmo outra solução que nem sequer está comtemplada na lei?
    Não importa discutar a bondade da solução, se não está na lei, não pode ser aceite em face daquela.
    Elementar é, que se a família Pinheiro quer mesmo a Alexandra junto deles, como filha, tem que ir para as soluções previstas no quadro legal existente (não vale a pena discutir se é perfeito ou imperfeito, é o que existe, e como tal, se impõe, e vale). Fora do quadro legal, que existe e vale, outras soluções de carácter temporário, ou que não têm aceitação na lei, não lhes garantem o direito a ter a criança.

    Em relação aos amigos da Xaninha que perguntaram que Instituições podem ajudar, se podemos fundar um movimento colectivo e ir para Instâncias Internacionais, e acões do género, infelizmente nem a UNICEF nem outro qualquer organismo me parece que possa actuar (no sentido da anulção da sentença de Guimaraes) e nós pessoal do Blog, não podemos apresentar uma queixa no TEDH, apenas o podem fazer as partes directamente envolvidas (neste caso, a parte que teria interesse e legitimidade para apresentar a queixa, que aliás não sei se seria aceite, mas não custa nada tentar, é a Família Pinheiro).

    A opção por negociações, comportas riscos muitos grandes, e depende da boa-vontade de uma das partes.
    Decorridos 3 meses, ainda não se sabe ao certo qual a decisão da parte da Natália.
    E seja como fôr, põe totalmente de parte, a possibilidade de a Alexandra voltar a viver com a família Pinheiro.

    Eu sempre disse e defendí, que a Alexandra deve ter a possibilidade de viver com quem gosta, e há vantagem e é melhor para ela que tenha apenas 2 pais como figura de referência parental (ainda que não sejam os biológicos). Florinda e João.

    MENSAGEM LONGA - CONTINUA

    ResponderEliminar
  35. MENSAGEM LONGA - CONTINUAÇÃO

    Ontem estive a ler algo sobre FOSTER PARENTS, Attachement, e Reactive Attachement Disorder, e felizmente, não obstante a criança ter andado e continuar a andar de um lado para o outro, julgo que não desenvolveu quaisquer sintomas de problemas relacionados com essas coisas. Penso que para isso muito se deve a ESTABILIDADE que teve durante 4 anos, na família Pinheiro. Porém, os relatórios apensos ao processo do tribunal, dizem que a criança logo que começou o processo judicial de reclamação de poder maternal por parte de Natália, há cerca de 2 anos, com a consequente perturbação á volta dela, começou a mostrar grande instabilidade.
    Quando a desordens originadas por stress pós-traumático, o futuro dirá.

    Quanto ao demais, eu estou aquí por causa da Alexandra, apenas e exclusivamente em benefício da Alexandra, por entender que com relação à criança, o Juiz Gouveia Barros, cometeu uma tremenda injustiça.

    Não estou, nem a favor nem contra mais ninguém, e, apenas pela Alexandra e pela reparação de uma grave injustiça, tenciono por aquí ficar.

    Equivale por dizer, que, se a minha opinião conta para alguma coisa, o Blog, deve continuar, mesmo que se venha a revelar impotente para resolver a questão.
    É importante marcar uma posição e lutar contra uma injustiça de enorme gravidade, para mais, por ter sido cometida contra uma criança indefesa.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  36. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Xaninha

    Beijinhos para ti minha querida

    ResponderEliminar
  37. Bom dia

    Continuamos á tua espera Princesinha

    Continuamos convosco Familia Pinheiro e Adm do Blog

    Jinhos pa tds
    Um muito especial para a "Nossa" Princesinha

    ResponderEliminar
  38. Amigo vox,

    Também estou aqui pela Alexandra unicamente, senão...com tanta coisa que já se passou já teria ido embora.

    Tal como disse não estou contra ninguém. Apoio e sempre apoiei os administradores do blog! O que não quer dizer que não possa expressar a minha opinião e as minhas preocupações em relação ao rumo das coisas.

    Não me sentiria bem com a minha consciência se só abanasse que sim com a cabeça a tudo, mesmo quando não concordo. Sinto-me " obrigada " a dar a minha opinião precisamente pela Xaninha!

    Infelizmente muitas vezes isso é mal interpretado e pensam logo que se está contra os administradores!!

    Em relação ao blog dever continuar penso que isso nem se põe em causa! É claro que deve continuar! O que eu queria dizer com não sei o que mais posso fazer é: que não sei mais o que dizer para alertar a família Pinheiro a não deixar passar o prazo do TEDH.

    A Paula de Coimbra disse:" Com toda a certeza não vão deixar esgotar todas as possibilidades! "

    Ora é precisamente esse o meu receio. É que mesmo na questão das negociações havia uma coisa que podia ter sido feita e não foi, nem vai ser. Quando eu propus assustar a Natália não telefonando por mais de uma semana, para ela perceber que não tá com esse poder todo assim, e que se calhar era melhor aproveitar o pássaro na mão que tem cá, do que os dois que tem lá a voar..., responderam-me logo que isso " está fora de questão " !

    Porque a família Pinheiro não abdica dos telefonemas. Nem por uma estratégia de uma semana.

    Eu não queria ter que falar nisto, mas é isto que me está a assustar Vox. Eu até concordo que se continue nas negociações até ao 5º mês.

    Apesar de achar que a Natália não vai regressar (porque como diz o próprio texto ela não está interessada em trabalhar), acho que não custa tentar.

    O que me assusta é que se chegue ao limite do prazo e não se avance para a última hipótese, o TEDH para não se perder os contactos telefónicos.

    ResponderEliminar
  39. Bom dia

    Minha querida desejo do fundo do coração que sejas feliz.

    Que Deus te dê forças e te encaminhe para junto daqueles que te esperam e te amam tanto.

    Que o teu futuro seja daquela cor que tu tanto gostas (coisa de mulheres Princesa!!!), cor-de-rosa.

    Um beijo muito grande nesse rosto lindo.

    ResponderEliminar
  40. Bom dia,

    Como muito já foi dito aqui, as vantagens e desvantagens são as que todos já sabem. Tenho quase certeza, de que a família juntamente com os filhos e mais os apoiantes que estarão mais em contacto directo com eles, já devem ter se mobilizado para consultas e orientações com 'experts' em direito internacional (será este o termo correcto?). Assim sendo, quero acreditar que os passos estão a ser dados na sequência certa. Eu pessoalmente acreditava no entendimento entre famílias e sempre tive receio de uma atitude de retaliação por parte da família caso fosse tentado o TEDH. Agora começo a ponderar em outros aspectos. Mesmo que a Natália venha, o que garante que terá consistência a sua permanência aqui?

    Sobre o comentário da Vox em relação as declarações da família Pinheiro em que nunca quiseram adoptar a Xaninha... De facto, tenho que confessar que quando li isso, não me senti bem. Não por achar que a família não queira ter a Alexandra como filha, até porque todo esse movimento que fazem só é possível quando é feito por pessoas que amam muito e não só por compaixão ou pena. Mas ao ler aquilo, de imediato imaginei, e se a Xaninha ouvisse isto? É claro que uma criança de 6 anos não sabe a diferença entre tantos termos técnicistas, família idónea, família de acolhimento, família isto, família aquilo!! O que ela sabe é que é filha do coração da Florinda e que um belo dia, isto desapareceu da sua vida. O que eu temo é que um dia, mais crescida, a Alexandra não fique com aquela sensação de quê, queriam-me, mas não de todo, entendem?
    Por outro lado, não quero falar pela família e nem poderia! Mas me parece que nunca foi intenção deles, privar a Alexandra do contacto com a sua família biológica, além de que um processo de adopção, vocês podem imaginar, é uma verdadeira odisséia e até uma criança ser considerada apta para adoptar... É preciso muito sofrimento por parte delas, até os Srs. juízes acharem que afinal, devem dar uma oportunidade para elas e não mais para as famílias biológicas. A verdade é esta, colocam-se as crianças em sofrimento a espera que os pais se funcionalizem novamente. Cruel. E nem venha ninguém dizer que falo da minha cabeça, porque não falo, conheço pelo menos tres casos de crianças em instituições que estão com a vida parada em um autêntico caos emocional. Bons adultos serão hã? Ah, e bons pais também.
    Por isso, apesar de ter sentido um aperto quando li aquilo, acredito que a família nunca negará ser a família da Alexandra.


    Outra questão é que o juíz usou este argumento contra o casal, sobre a pretensão de maternidade tardia da Florinda... Imaginem se dizem que queriam adoptar??

    ResponderEliminar
  41. Esqueci de falar sobre o que a Paula colocou, a ideia de uma associação. Eu tenho a nítida impressão de que quanto mais organizado é um movimento civil, mas força e respeito a causa ganha. Assim como as Ongs, as associações também ganham mais 'ouvidos' por parte do restante da população. É claro que isto envolve muito esforço e trabalho sem remuneração. A iniciativa tem que partir de pessoas articuladas e muito dispostas. Eu estaria pronta a contribuir de alguma maneira, caso isto ganhasse pernas para andar.

    Outro ponto é sobre o que o Miguel disse, uma outra 'vertente' possível... Faço figas para que seja viável.

    Abços

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde a todos os Amigos de Xaninha !

    Acredito sinceramente de que a Família Pinheiro está a ponderar muito bem todas as decisões que irá tomar.

    Como sempre, também as palavras do
    Sr. Miguel têm o poder de tranquilizar-me. Bem haja !

    Com o coração apertado, mas sempre com o pensamento Positivo, todas as minhas preces vão no sentido de que esta linda menina possa recuperar a sua felicidade !

    Todos os Amigos de Xaninha pretendem ajudar, cada um ao seu modo. (Como gostaria de ser uma advogada, uma juíza, uma pessoa famosa ! )

    Para ti, Xaninha, são as lágrimas com que desperto tantas vezes de madrugada, pois tudo isto é uma tremenda de uma injustiça . Perdoa-nos...

    Para ti, Xaninha, vão mil beijinhos e abraços de quem nunca te esquece.

    Coragem, Família Pinheiro, muita coragem em todas as decisões que tiverem de tomar. Que Deus vos ilumine!


    Um abraço do Algarve
    para todos os que aqui
    se congregam,
    neste propósito admirável !

    ResponderEliminar
  43. A D.Florinda é indiscutivelmente a MÃE da Xaninha.
    Recebeu em sua casa, a troco de nada, uma bébé que «parecia um bicho do mato» e transformou-a numa flor delicada.

    Quando refere que não é ou era sua pretensão adoptar a Xaninha, penso que fá-lo para que não a acusem querer «realizar-se» como mãe.
    Não foi o Juiz Gouveia que apelidou o seu amor infinito pela Xaninha de «desejo de maternidade tardia»?, menosprezando esse vinculo sagrado?

    Ela foi mãe biológica de dois filhos,
    já se tinha realizado como mãe!

    Aquele juiz formulou um juizo de valor negativo relativamente à D. Florinda e foi o próprio que admitiu ter sentido uma certa animosidade para com o casal Pinheiro.

    E a menina, Sr. dr. Juiz?
    O que sentiu pela dor que lhe causou a sua decisão?
    Criança não sofre?
    Criança não sabe exprimir a sua vontade?
    Porque não a ouviu?

    Maldição...malditos todos que causaram esta tragédia na vida inocente de uma criança.




    de querer tirar a menina à Natália ou

    ResponderEliminar
  44. Boa noite!

    Estive ausente durante alguns dias, mas, o meu coração esteve sempre com a Xaninha.

    Confesso que o título deste post me deixou angustiada, por um lado, mas, por outro, trouxe-me à memória o dia em que Xaninha pediu ajuda perante todos nós. Por isso, relembro que é muito importante que todos os apoiantes desta causa se mantenham unidos. Unidos seremos mais fortes! A Alexandra, o casal Pinheiro e os administradores deste blog precisam do nosso apoio. É para isso que nós cá estamos!

    Relativamente à diminuição do número de comentários, apenas refiro que eu não tenho comentado porque estive sem acesso à Net.

    Vox,
    solicitou que as pessoas dessem a sua opinião relativamente ao TEDH. Compreendo os seus argumentos, mas, receio que essa solução, cuja eficácia pode falhar ou não ter efeitos práticos, possa deitar por terra todas as negociações e contactos estabelecidos até à data. Por outro lado, também acho que, esgotadas as hipóteses de negociação com a família Zarubin, se deve partir para o “vale tudo” antes que o prazo para o fazer termine.

    D. Florinda, Sr. João, admiro-vos por todo o bem que fizeram a esta menina e por toda a luta que estão a travar neste momento. Não desistam, nós também não! E se precisarem, já sabem, nós estamos aqui!

    Pombal

    ResponderEliminar
  45. comentário em resposta a Nela:

    Quanto a essa admissão por parte do Juiz, que em conferência de imprensa se auto-criticou por ter utilizados termos infelizes em relação à D. Florinda, resta saber quão sincera foi, ou se foi mais, determinada pela Lei n.º 67/2007 de 31 de Dezembro, que aprova o Regime da Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado e Demais Entidades Públicas. Diz esse diploma, no Capítulo Responsabilidade civil por danos decorrentes
    do exercício da função jurisdicional, Artigo 12º, Regime geral:
    "Salvo o disposto nos artigos seguintes, é aplicável aos danos ilicitamente causados pela administração da justiça, designadamente por violação do direito a uma decisão judicial em prazo razoável, o regime da responsabilidade por factos ilícitos cometidos no exercício da função administrativa."
    Ou seja,
    Expressões utilizadas na sentença como "... à ama em questão, pois não transparece dos autos um quadro pessoal e psicológico suficientemente equilibrado que justifique tal escolha" e "maternidade serôdia que através da confiança a Srª F. quis concretizar é apenas um desígnio pessoal" não serão afirmações ousadas, e não fundadas, que violem a reputação e o bom-nome da D. Florinda?
    Refere o artigo Artigo 9.º, daquela mesma Lei, sobre, Ilicitude:
    " 1 — Consideram -se ilícitas as acções ou omissões dos titulares de órgãos, funcionários e agentes que violem
    disposições ou princípios constitucionais, legais ou regulamentares ou infrinjam regras de ordem técnica ou deveres objectivos de cuidado e de que resulte a ofensa de direitos
    ou interesses legalmente protegidos."
    Os epítetos apontados à D. Florinda não violarão alguns preceitos Constitucionais? Estou a lembrar-me por exemplo daquela norma que diz que todas a pessoas têm o direito ao bom-nome e à reputação.
    Ou não violarão mesmo meras simples regras de contenção e prudente cuidado com o léxico utilizado no exercício da função?
    À cautela, segundo lí num jornal, os magistrados começaram a fazer seguros colectivos. É que em caso de acção interposta contra o juiz por danos decorrentes nos termos daquela Lei, na hipótese de haver direito a indemnização, o Estado paga, mas existe o direito de regresso, isto é, o Estado pode apresentar a factura ao juiz, para este pagar da sua própria carteira.

    ResponderEliminar
  46. ainda a respeito da Lei que referí acima e da terminologogia utilizada no artigo 12º:

    "... pela administração da justiça,
    designadamente por violação do direito a ..."

    Em todas as escolas de Direito ensina-se que a lei deve ser o mais clara possível. Quanto mais clara (o texto) mais certa e segura para os destinatários.

    Persiste o legislador, em utilizar o adverbio, "designadamente".

    Designadamente, é sinónimo de nomeadamente.

    Vejam agora, as dúvidas que o uso de tal advérbio vem suscitando (seja junto de simples destinatários das leis, seja mesmo de magistrados):

    EXEMPLO 1:
    [Pergunta] Gostaria de saber se, ao aplicarmos os advérbios designadamente ou nomeadamente (que segundo resposta no vosso site têm o mesmo significado), estamos a circunscrever o assunto ou as hipóteses a seguir enumeradas, ou se, pelo contrário, estamos a enunciar, a título meramente exemplificativo, apenas alguns exemplos/situações.
    Penso que serei mais claro com o seguinte exemplo: «Consideram-se encargos com viaturas, nomeadamente, as amortizações o combustível e as reparações.»
    Pretende-se saber se este tipo de frases deve ser interpretada como estando enumeradas todas as hipóteses possíveis, ou se apenas se pretendeu dar alguns exemplos, relativamente ao assunto que se estava a tratar.
    Muito obrigado.
    Carlos Ferreira :: Funcionário público :: Barcelos, Portugal
    [Resposta] Percebo a sua dúvida, mas, tal como foi exposto numa resposta anterior, se os advérbios designadamente e nomeadamente transmitem as ideias de «em particular», «em especial», «em pormenor» e «sobretudo», isto significa que não ficam obrigatoriamente esgotadas todas as possibilidades, quando se enumeram algumas hipóteses após o seu emprego, apenas implica que enunciamos as mais importantes.
    Acontece que a intenção de quem especifica as possibilidades após o emprego de um destes advérbios pode bem ser a de enumerar todas as que existem (por exemplo, no caso de «Consideram-se encargos com viaturas, nomeadamente, as amortizações o combustível e as reparações»). Mas o advérbio em si não implica, necessariamente, que assim seja. É por isso que, muitas vezes, se faz uso de certas construções sintácticas e de determinada pontuação para clarificar essa intenção. Neste caso, por exemplo, poderíamos ter algo como: «Consideram-se encargos com viaturas os seguintes: a) amortizações; b) combustível; c) reparações.»
    Sara Leite :: 12/11/2008

    EXEMPLO 2:
    Acórdão de Supremo Tribunal de Justiça nº 074266, de 25 Fevereiro 1987
    " (...) II - A) A inclusão do n. 3, do artigo 2, do adverbio "nomeadamente", mostra que este foi utilizado nesse lugar, como sinonimo de "designadamente" e, assim, que a indicação integrativa das alineas a), b) e c), do normativo e (...)"

    Não poderia, o senhor legislador, por especial deferência ao dever de clareza, e sendo caso disso, i.e., nas situações em que não pretende enumerar todas as hipóteses possíveis, utilizar a expressão, "por exemplo", em vez de utilizar, "designadamente"?
    Pois, pois... Já sugeria o abade Sieyès (a Tayllerand, que influenciava Napoleão) que "uma Constituição deve ser curta ... mas sobretudo, obscura".
    Pelos visto ainda existem adeptos deste abade Sieyès, quanto à falta de clareza das leis.
    Ou então, tais legisladores, obtiveram já os respectivos diplomas universitários, nas universidades autónomas da, Merdaleja.

    ResponderEliminar
  47. comentário em resposta a Lina.

    quanto à diminuição dos posts, não tenho a certeza mas talvez se deva ao facto de actualmente, não se poderem colocar comentários utilizando a funcionalidade, ou perfil, Anónimo.
    É muito simples, basta criar uma conta de correio electrónico do Google (conta tipo Gmail) abrir a caixa do correio, e depois de redigir o comentário, onde diz Comentar como, selecionar o perfil, CONTA DO GOOGLE, e colocar o comentário.
    Porém muita gente não sabe fazer isso.

    E também há outras opções para colocar comentários (Perfis). É só questão de escolher. Mas como disse, muita gente não sabe como proceder.

    ResponderEliminar
  48. Bom dia a todos os amigos da xaninha.
    mais um dia que passa e sem a princesa cá... mas temos fé que tudo se irá resolver. em breve voltará para Portugal... esperamos que seja o quanto antes que o frio comece por lá a aparecer.

    Um bom dia para ti princesa! Beijinhos e coragem!

    Ana Rocha

    ResponderEliminar
  49. Bom dia!

    É verdade, Ana, mais um dia sem a Alexandra cá, apesar de todos os esforços para a trazer. Acredito que tanto a família Pinheiro como os administradores deste blog estão a fazer o melhor que podem. Todos nós sabíamos que esta era uma missão quase impossível. Vamos acreditar que a Xaninha vai voltar breve.

    Pela Xaninha, SEMPRE!!!

    Pombal

    ResponderEliminar
  50. Boa tarde resistentes,
    1. Quanto ao mais importante volto a "opinar" que defendo o recurso ao TEDH em paralelo às negociações com Natália. Isto pode significar muito trabalho na "sombra" sem que o grande público tenha conhecimento. Mas o que importa é o regresso tão aguardado por Alexandra. Por que ficou ela contente q.do Natália lhe comunicou a possibilidade de virem a Portugal?...
    2. Quanto à defesa do bom nome do casal Pinheiro e especialmente da Da Florinda, seria uma lição ao sistema judicial que não penaliza os seus mal formados e incompetentes funcionários. O que sabe o meretíssimo de maternidade, paternidade e criança integrada se nem com as partes falou?
    3. Quanto à menor frequência - em todas as causas penso que há 3 tipos de "atletas": os de velocidade, os de estafetas e os de maratona. Digamos que nesta fase, já não me parece que haja novas entradas em substituição das saídas, restam os maratonistas. No meu caso, vou na cauda do grupo, pq: 1) Tenho tido complicações familiares, incluindo a morte de um familiar que não conseguiu sobreviver a um AVC hemorrágico; 2) Passei a ter acesso à Internet apenas num ponto/local (antes tinha em 3). Não mudei de opinião, continuo solidária, mas o meu fôlego não me permite intervenções no plotão dos maratonistas.
    Continuação de bom trabalho em VÁRIAS FRENTES, p.f.
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  51. Boa tarde amigos

    Mais um dia pela Xaninha

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  52. Boa tarde a todos!

    É isso mesmo companheiras desta causa...Mais uma dia pela xaninha!!! Mas o pior...sem ela perto do casal Pinheiro. Isso é que é frustrante e imperdoável.

    Mas cá continuamos, tal como a Maria F diz "somos atletas maratonistas", (gostei da comparação e sobretudo da sua boa disposição). É agradável, de vez em quando, podermos "brincar" com tudo isto para aligeirar um pouco a nossa ansiedade.
    Temos que manter o espírito positivo. Quase sempre ajuda!

    Um abraço aos 7 administradores (se puderem, respondam ao meu mail) e aquele abraço, cheio de força e solidariedade ao casal Pinheiro.

    Pela Xaninha, SEMPRE E PARA SEMPRE!!!!!

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  53. Sr. Vox
    Fico muito feliz pelo seu empenho e comentários que nos ajudam a pensar um pouco mais além. Isto estende-se a todos os comentários do Blog feitos pelos amigos da Xaninha. Peço a Deus que esta força positiva traga a Xaninha de volta.

    Relativamente aos seus comentários, gosto do seu distanciamento, porque é muito frustrante verificar que a maior parte das opiniões sobre a situação do país seguem os parâmetros dos adeptos dos clubes de futebol no seu apoio “fanático” e incondicional, sendo que na mesma maneira discursam sobre os partidos (o deles só tem vantagens)!.
    Gostaria de deixar uma opinião sobre o seu comentário ao anterior Blog ou seja do dia 25 de Agosto 12 h 15. Não o fiz ainda por falta de tempo. Também já ouvi essa que uma boa revolução precisa de sangue. Eu pessoalmente penso que devemos fazer a revolução dentro de nós, porque pela força muitos inocentes serão sacrificados. Será a revolução pelo conhecimento que requer boas escolas modernas e participativas, bons professores empenhados, famílias também capazes de ensinar aos filhos a viver em sociedade.

    Tenho uma teoria de que o 25 de Abril teve pontos fortes e pontos fracos. Os pontos fortes referem-se ao que ganhamos do ponto de vista “humanitário” ou seja liberdade de expressão, de participação, de manifestação... Acho muito injusto que se negue estas conquistas, quando a maior parte do mundo ainda não desfruta delas. Estas conquistas mantém-se porque vão no sentido do progresso e da humanidade, apesar de nada nunca poder ser considerado adquirido para sempre. Outras forças trabalham em sentido contrário. No que diz respeito aos pontos fracos, aí incluo as doutrinas que vieram de fora, como seja o ataque à propriedade privada, quintas, meios de produção, propriedades, (quando até os animas delimitam territórios!): houve muita violência, e nivelou-se por baixo, ou seja tudo o que tinha sucesso do ponto de vista empresarial era suspeito, legalizou-se uma espécie de “roubo”, quem não tinha, tinha direitos sobre o que era dos outros. Desprezou-se o valor do trabalho sobretudo bem feito, o valor do dinheiro, o valor dos valores... Desprezou-se a cultura. As pessoas foram “ensinadas” a ter direitos mas não obrigações. Poderá ter sido uma explicação para o facto de muita gente da época, que adquirindo mais poder, e de quem se diz que se sentirem perfeitamente à vontade para partilharem os recursos do país, os fundos comunitários, contando com o que os outros têm para soluções de financiamento, etc. pois também tinham recebido “os ensinamentos” da posse colectiva! Mas isto é só uma teoria!

    Por outro lado, também não acho que se aprenda grande coisa com as crónicas dos jornais, penso que ficamos melhor servidos com os sermões do Padre António Vieira. http://www.vidaslusofonas.pt/padre_antonio_vieira.htm Como é que se podia fazer tanto com tão poucas condições?

    Também não gosto de “admirar” os outros países “de bandeja”. Sendo que na maior parte dos países avançados, trata-se melhor os nacionais, mas quando vemos a “caça grossa” que fazem no resto do mundo, que moralidade há nisso? Veja-se os EUA, que com tantas barragens secaram o Colorado do lado do México, ou a Suécia que no século XX terá submetido um total de mais de 60.000 pessoas a um programa de esterilização para criar uma raça sueca mais forte... só dois exemplos que me vêm à memória. Ou leia-se os livros de Jean Ziegler.

    Peço muitas desculpas por ter fugido ao tema, mas senti necessidade de escrever esta mensagem enquanto esperamos pela Xaninha.

    ResponderEliminar
  54. Vox,

    Você tem toda a razão no seu discurso e sabe do que fala.

    Porém, qualquer iniciativa do foro jurídico deve partir das partes mais lesadas, ou seja, os pais afectivos da Alexandra que foram muito prejudicados com toda esta situação financeiramente e emocionalmente.

    Presumo que o advogado destes esteja a aconselhar o casal da melhor maneira. Tem obrigação disso.

    Até eu mera espectadora deveria ser indemnizada por danos morais, pois desde que assisti aquelas imagens no dia 18 de Maio perdi o descanso... sinto uma grande revolta e uma grande angustia e acreditem… perdi qualidade de vida... pois já não consigo aproveitar certos momentos sem pensar nesta criança ...

    Sei que não é a única criança a sofrer no mundo... e lamento por todas elas... mas a Alexandra ainda tem hipótese de ser resgatada de toda esta injustiça e ser feliz e tudo muito facilmente, basta simplesmente que a Natália se deixe ajudar... simplesmente …

    Sempre que vejo uma criança feliz penso nas que não estão felizes... penso na Alexandra porque é o rosto que me lembro de uma criança que sofre por causa de uma injustiça... este rosto assombra-me… e desejo, preciso, exijo que esta criança regresse a Portugal o mais breve possível.

    Imagino o sofrimento da família que acolheu esta criança… da sua mãe, das crianças que conviveram com ela … os seus familiares, vizinhos…

    Enfim… lamento sinceramente que o resto da sociedade tenha esquecido esta criança…

    Nós estamos cá. Tenho fé. Deus vai ajudar. Não duvido…

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  55. Angela,

    Eu sou a pessoa mais pacata do Mundo, porém e quanto à natureza da nossa "democracia", reconheço que embora nós tenhamos liberdade de expressão, liberdade para discordar e até para protestar, os nossos protestos não são ouvidos, muito menos levados em consideração por todos aqueles que deveriam estar atentos, refiro-me aos detentores do poder. Isso diz muito quanto à falta de qualidade, ou inoperância, da nossa democracia.
    É verdade isso que disse quanto aos efeitos negativos de todos os processos revolucionários, em particular sacrifícios e perdas em vidas humanas que daí inevitavelmente podem resultar, porém, quantas vítimas pelo caminho, resultam da manutenção de um status-quo injusto, e da falta de acção?
    O ideal seria que as sociedades evoluissem pacificamente, pela via das reformas graduais e sensatas.
    Mas infelizmente, não é isso que sucede na esmagadora maioria dos casos.
    Por isso, e também porque no que toca aos direitos conquistados, nunca nada é dado como garantido para sempre, Thomas Jefferson afirmou que "a árvore da Liberdade deve ser regada de tempos a tempos, com o sangue dos patriotas e dos tiranos."

    Veja que todos os antigos detentores do poder económico em Portugal (seriam para aí uma vintena de famílias) não só recuperaram tudo o que tinham, como multiplicaram de forma astronómica, o poder que detinham. E à sombra da revolução, outros potentados econónimos novos se constituiram.
    E isso não obstante a natureza e os ideais da revolução apontarem para reformas no sentido de uma maior justiça e uma menor desigualdade social. Nunca como agora, o fosso entre muito-ricos e muito-pobres, foi tão grande.
    Basta referir que logo após as insensatas e faraónicas despesas com a construção dos estádios de futebol para o Euro 2004, quatrocentas novas pessoas em Portugal, entraram para a lista dos ricos, da Forbes.
    É o resultado de se pretender confundir interesse do Estado e Bem-comum, com interesse pessoal, e bem estar de uns poucos.
    A factura dessa insânia, - e de muitas outras -, está aí para pagar (e estará por muito tempo). Quantos de nós não se irão aposentar, com cortes muitos substanciais nas reformas, por causa dessas loucuras?
    É que quando se desbarata dinheiro com coisas supérfluas, ele depois falta para coisas essenciais.
    Parafraseando certa pessoa, o país está na mesma situação de um filho arruinado que tem que pagar as despesas porque a mãe desbaratou a fortuna familiar no casino.
    Não se pode ir para um tribunal, clamar por clemência alegando ser orfão, quanto se matou o pai e a mãe.
    Na alegoria acima referida, substituam-se as palavras indicadas, pelas palavras adequadas.

    Vivemos num país injusto e desiquilibrado.

    ResponderEliminar
  56. Fiquei muito feliz por ver que tantas pessoas se juntam para protestar contra a injustiça feita a esta menina e a este maravilhoso casal.

    Penso que se individualmente acreditamos no nosso poder, conseguiremos mudar muitas coisas porque as acções de cada um adicionam-se às dos outros.
    Se indiquei o caso do Padre António Vieira é porque considero um exemplo de vida que nos deve inspirar. Com poucos meios, nada a ver com a tecnologia que temos hoje, ele foi capaz de cruzar os mares, defender os mais fracos, visitar capitais, influenciar governantes, sob a ameaça da terrível inquisição
    este link remete para uma descrição da sua vida e das suas acções

    http://www.vidaslusofonas.pt/padre_antonio_vieira.htm

    Por outro lado concordo que temos um pais desiquilibrado e injusto. Mas temos de nos colocar no enquadramento global dos negócios e verificamos que, os governos têm cada vez menos força diante das forças globais.
    Veja-se o poder dos bancos centrais. Assim o se prova que o endividamento é necessário à continuação da riqueza mundial e que o mesmo dá origem ao alargamento do fosso entre pobres e ricos. Mas que o endividamento é provocado por poderes exteriores ao governo. Assim sendo pouco serve protestarmos contra os políticos!

    Estes sites dão uma dicas sobre como as coisas se passam


    http://www.courtfool.info/pt_Segredos_do_dinheiro_dos_juros_e_da_inflacao.htm

    http://www.courtfool.info/pt_Crise_bancaria_Reforma.htm

    Assim penso que teremos de acreditar mais em nós próprios, realçar os pontos positivos do nosso ambiente, apostar no conhecimento para os nossos filhos para que futuros juízes e outros tenham melhores capacidades profissionais. Aí de certeza que podemos fazer alguma coisa!

    É só para dizer que este Blog deve continuar com a mesma força.

    ResponderEliminar
  57. Boa noite a todos,

    Existe uma outra possibilidade (ou vertente) que penso ninguém se lembrou de sugerir, que consiste em tentar utilizar a influência ou diplomacia da Igreja Católica, para tentar ajudar a Alexandra, entenda-se, encontrar um bom futuro para a Alexandra.

    Afinal, a Alexandra foi baptizada na Igreja Católica, não é verdade?

    Segundo sei, o Vaticano tem boas relações com a Igreja Ortodoxa, na Rússia.

    E toda a gente sabe que o Vaticano, é bom a fazer trabalho de diplomacia e de bastidores.

    Se existir alguém do Blog que esteja bem relacionado com gente da hierarquia da Igreja Católica, não poderia dar uma ajudinha, no sentido de o assunto ser encaminhado ou levado ao conhecimento do Papa?

    V

    ResponderEliminar
  58. continuando cá, por ti minha queria lutando
    como pedes, aguenta és forte bj.

    Aos pais da xaninha muita força pois eu acredito no regreço.

    Raquel

    PELA XANINHA SEMPRE.

    ResponderEliminar
  59. É inacreditavel o silêncio dos famosos neste caso, porquê?
    Secalhar, não é filha de poderosos, nem de médicos, muito triste..........desculpem o desabafo!

    ResponderEliminar
  60. Parece-me uma boa ideia, um caminho alternativo... , mesmo sem grandes conhecimentos podemos escrever uma carta ao Vaticano a pedir que se debrucem sobre este caso.. eu posso fazê-lo ainda tenho o modelo da carta em que implorava ajuda a personalidades como a Opprah, Fátima Lopes, Ronaldo, Figo... etc tanta gente... nem uma resposta recebi... mas posso enviar novamente com outra narrativa e dirigida ao Vaticano... pergunto ao Padre da minha Igreja como fazê-lo.

    Tudo, tudo, tudo para que esta criança regresse depressa.

    Xaninha, força , até breve Deus te proteja N.Sra de Fátima te guie até Portugal.

    paula ODV

    ResponderEliminar
  61. Bom dia Xaninha,

    O meu pensamento neste dia que amanhece está em ti.

    Peço a Deus com fé que e ajude a regressar a Portugal. Peço a Deus que a tua mãe se deixe ajudar e aceite regressar a Portugal e aproveite esta nova oportunidade na sua vida.

    Estamos a tua espera...

    que esta força positiva que os teus novos amigos têm seja forte suficiente para te trazer de volta.

    Estás no meu coração...

    Força Familia Pinheiro, força amigos da Alexandra vamos conseguir...

    paula odv

    ResponderEliminar
  62. Vox e Paula

    Não sei se recorrer à Igreja Católica será uma boa ideia.
    Recorde-se que as relações entre o Vaticano e a Igreja Ortodoxa russa não são as melhores. A IOR é muito ciosa do seu "território canónico" e tem criticado o Vaticano pelo seu "proselitismo" (ou seja, criação de paróquias católicas na Rússia e nos países da ex-URSS).
    Neste caso, sendo a Alexandra "de jure" cidadã russa,a IOR não iria ver com bons olhos o seu regresso a Portugal, ainda por cima a pedido de católicos...
    O facto de ela ser baptizada na Igreja Católica não é impedimento para os ortodoxos, pois na IOR há um sacramento aplicado a quem é baptizado católico.
    Eu julgo que as acções de apoio ao regresso da Alexandra e da Natália deverão evitar todas as autoridades e altas personalidades (especialmente as russas) e centrar-se nas pessoas mais simples...
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  63. Para além disso, embora formalmente a IOR esteja separada do Estado, esta tem relações muitíssimo estreitas com o Governo e a Presidência russa. Em Portugal, as paróquias da IOR têm também relações muito próximas com a Embaixada Russa em geral e com o embaixador, em particular.
    Penso, pois, que não será a melhor ideia...

    ResponderEliminar
  64. Estamos aqui, por ti, Xaninha querida!
    Não esmorecemos.

    Força e coragem, muita coragem, Família Pinheiro. Deus não abandona quem faz bem ao próximo.

    Que sejam iluminados e facilitados todos os caminhos de quem, nos bastidores continua a lutar pela felicidade desta princesa!

    Força e coragem, Srs Adms deste Blog, e parabéns por todo o v/empenho admirável!

    Um bom dia e bom fim-de-semana a todos os
    Amigos de Xaninha!

    ResponderEliminar
  65. Boa tarde!

    Princesa, nunca te vamos esquecer.

    Não desanimes, querida, nós ainda não perdemos a esperança.

    Pombal

    ResponderEliminar
  66. Não te esquecemos minha querida!
    Continuamos cá, com a certeza, que vamos conseguir devolver aquilo que te foi, abruptamente, roubado: a tua felicidade.

    ResponderEliminar
  67. Xaninha dorme bem querida

    continuamos aqui á tua espera nem por um minuto te esqueço se algum dia não venho ao blog é mesmo porque não posso mas mesmo assim estás sempre no meu pensamento tenho um cantinho no meu coração que pertençe a ti e lá guardo todos os dias o teu sorriso

    para ti um grade bjs e um abraço apertado mas o maior abraço vou guardar para te dar um dia

    muita força para todos que nesta luta se juntaram é bonito ver que continuamos juntos pela nossa menina

    um abraço e muita força á F.Pinheiro e aos Admt do blog

    do algarve marianeves

    ResponderEliminar
  68. IDEIA LOUCA (ou talvez não...)

    Os Adms do blog concerteza saberão melhor que ninguém pois conhecem todas as partes.
    Porque não convencerem a avó a vir para Portugal com os netos todos e livrar-se assim dos inúteis que vivem com ela? (talvez comecem então a trabalhar...). A senhora é contabilista pelo que percebi trabalhadora (única na família) levaria melhor que ninguém o negócio avante. A Natália dúvido que o fizesse, para além de ser sempre uma incógnita em termos emocionais, nunca soube cuidar dela nem das filhas e não é concerteza por vir para cá que vai melhorar esses aspectos da sua personalidade!

    Foi apenas uma ideia...

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  69. ola xaninha,espero que estejas bem a tua amiga lucia e o filho nao temos noticias deles ,se deus quiser falta pouco para o grande encontro.bjs paula do luxemburgo.

    ResponderEliminar
  70. Neste dia de domingo faço um apelo especial à Nossa Senhora de Fátima para que ajude todos quantos tentam encontrar uma solução para devolver a felicidade a esta menina.

    Abraços
    Angela

    ResponderEliminar
  71. Boa tarde,

    Universalista,

    O que disse faz sentido quando refere ser a avó a única pessoa que de momento parece ter responsabilidades para trabalhar, já que os filhos estão desempregados e o marido na reforma. Mas ela já expressou que não queria vir para cá. Talvez seja mudanças demais para uma pessoa naquela idade, além de que, penso que Portugal para ela é algo desconhecido e 'perigoso'. Mas é apenas a minha opinião. Mas nunca se sabe...
    Abços

    ResponderEliminar
  72. Minha querida Xaninha

    Um beijo muito grande para ti.

    Meus amigos, estive ausente uns dias do blog mas sempre com a Xaninha no coração e no pensamento.

    Os dias não foram de férias sempre ansiosa por noticias da nossa menina e a pensar como estará.

    Não consigo estar bem sabendo que a Xaninha não está.

    Anseio pela tua vinda minha querida, com muita fé.

    Minha querida, por ti vou até onde fôr preciso!

    D. Florinda e Sr. João um abraço muito grande.

    Xaninha querida estás sempre no meu coração e por ti vou lutar até te ter aqui junto de nós.

    Um beijo grande.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  73. Boa noite!

    Pela Xaninha,

    lutemos, lutemos, lutemos

    SEMPRE!!!

    Um abraço para todos os lutadores.

    Pombal

    ResponderEliminar
  74. Boa Noite

    Xaninha nunca te esqueceremos e lutaremos sempre.

    Estamos cá por ti

    Beijinhos para ti minha querida

    ResponderEliminar
  75. Ola bom dia a todos!

    Quero deixar aqui um grande beijinho e desejar muita força para todos!


    Maria(samora correia)

    ResponderEliminar
  76. Olá bom dia !
    ...Mais um dia pela Xaninha, e também para apoiar a familia Pinheiro, os adm.do Blog,..e porque...."Não é só bater na porta certa, mas bater atá que a porta se abra..."
    Bem haja a todos!

    ResponderEliminar
  77. Querida... peço a Deus que o teu regresso esteja para breve e sorte a todos aqueles que te querem ajudar e procuram uma forma de te trazer...

    Força a todos!!!

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  78. Bo dia a Todos, não consigo escrever no chat, qd escrevo não aparece depois na conversação, tem que se fazer algo para se conseguir falar no chat?
    De qq maneira o que queria saber é se há nividades, vi na capa de uma revista que a xaninha vem em setembro, já é mesmo certo que vem?

    ResponderEliminar
  79. Olá a todos!

    Mais uma semana que começa e cá continuamos todos pela xaninha!

    À Paula ODV:
    Concordo em pleno com os seus comentários. Identifiquei-me a 100% com aquele em que refere que também se sente lesada e que nunca mais teve descanso desde 18 de Maio, tendo perdido qualidade de vida. Como eu a percebo....

    Em relação ao apoio da igreja católica, penso que devemos ter em consideração os comentários da Crisitina Mestre. Ela conhece muito bem a realidade russa.

    A notícia sobre a Alexandra que saiu na revista "Maria" é curta e infelizmente, não diz nada de novo. Apenas reforça a esperança do Sr. João em rever a sua menina em Setembro e refere que o apoio da Valéria tem sido fundamental para a adaptação da Alexandra. "Valéria é como uma Mãe".

    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  80. Boa tarde amigos

    Cá estamos para mais um dia

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  81. Boa tarde a todos, desculpem a minha pergunta mas na capa da Revista Maria esta escrito que Alexandra e a mãe voltam a Portugal em Setembro como não estou em Portugal e não tenho meio de comprar esta revista alguem me sabe dar mais alguma informação ou será só uma frase de capa de revista que no interior não traz qualquer informação concreta. Grata pela atenção. MC. Liliana

    ResponderEliminar
  82. Boa tarde,

    Sem dúvida nunca mais tivemos descanso, como referiu a Paula.
    Ando muito revoltada, pois essas coisas aconteceram e acontecem ainda, porque não se cuida devidamente das crianças em risco. Tanto se falou depois do que aconteceu à Xaninha, tantas reportagens, entrevistas, debates... e? Alguém vê algum vento de mudança??? Estou farta dessa política vaidosa que temos aqui. Estou farta dos conchavos, tachos, lobbies. Estou absolutamente farta de ver tanta gente incompetente e com tanto poder.
    Concordo com a Angela quando diz que o povo Português é um povo que têm se aguentado, forte e com muitas qualidades. Mas temos que admitir que não temos tido muita 'massa' crítica ultimamente. A sociedade civil está mais para multidão do que para pessoas coerentes e que sabem exigir os seus direitos mas que também sabem ver os seus deveres como algo de bom para o colectivo.
    O que fizeram à Xaninha foi resultado de um sistema, de uma mentalidade que ninguém mais suporta. Então? Onde estão as mudanças??? Onde está a visão socialista, onde o ser humano, está acima de tudo?
    Eu sei que de vez em quando toco nesta mesma tecla. Me perdoem se sou repetitiva, é que para mim, não são coisas separadas. A Alexandra foi vítima de um sistema e nós todos estamos revoltados com isto. E o que me deixa mesmo furiosa é ver que continuamos a ver muito futebol - o chupa-chupa do povo - em todos os noticiários deste país. E assim, vai-se levando...

    Desculpem por mais este desabafo.

    Abços

    ResponderEliminar
  83. Alguem me consegue explicar pq não consigo participar no chat, é necessário fazer alguma coisa em especial.
    Faço votos para que volte depressa para Portugal minha querida.

    ResponderEliminar
  84. Boa tarde!

    Cláudia

    tem ir ao forum registar-se (ver links importantes). Depois irá receber a confirmação do registo no seu mail. A partir daí, pode entrar no chat e conversar.

    ResponderEliminar
  85. Boa tarde,

    Carla Buarque, quanto à "democracia" que temos e relativamente ao desgraçado "funcionamento" do aparelho de "Justiça", leu o JN de ontem? Caso não tenha lido, um pequeno extracto dum depoimento, no JN on-line, o depoimento da Paula Teixeira da Cruz, jurista e destacada membro do PSD de Lisboa, eleita como vereadora da CM de Lisboa, que foi casada com Paulo Teixeira Pinto, outrora um dos homens poderosos deste país (ex-Presidente do BCP-Millenium).

    "Políticos não querem melhorar a Justiça"
    A antiga vice-presidente do PSD Paula Teixeira da Cruz traçou um cenário negro da Justiça em Portugal, acusando os agentes políticos de nada quererem fazer para melhorar o funcionamento do sector, porque "não convém a ninguém".

    "A Justiça não funciona porque os agentes políticos não querem, não convém a ninguém. Transversalmente no aparelho partidário e na estrutura partidária que caracteriza a nossa quase democracia, não convém a ninguém. Não funciona exclusivamente por isso", afirmou Paula Teixeira da Cruz, num jantar-conferência da Universidade de Verão do PSD.

    Apontando baterias contra o Governo, a antiga vice-presidente do PSD durante a liderança de Marques Mendes teceu duras críticas às últimas reformas do sector, questionando a razão de algumas delas.

    "Por que é que o Código Penal e o Código do Processo Penal foram revistos à medida do processo Casa Pia? Porquê a rápida aprovação da Lei de Política Criminal e da Lei de Execução de Política Criminal, subordinando a referida política e o seus executores ao Governo?", interrogou."

    LINK: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1347997

    ResponderEliminar
  86. Carla Buarque,

    Na mesma linha de pensamento e raciocínio (de que as moscas mudam mas o resto fica sempre na mesma, e refiro-me à alternância PS, PSD que desde sempre (Des)governou Portugal) um artigo do poeta e cronista Manuel António Pina:

    "Tempo de autocrítica
    2009-08-28

    É impossível não ver no programa eleitoral do PSD ontem apresentado, e no anúncio pela dra. Ferreira Leite de políticas de firme combate a medidas da dra. Ferreira Leite, a mão maoista (ou o que resta dela) de Pacheco Pereira, a da autocrítica.

    Assim, se a chegar ao Governo, a dra. Ferreira Leite extinguirá o pagamento especial por conta que a dra. Ferreira Leite criou em 2001; a primeira-ministra dra. Ferreira Leite alterará o regime do IVA, que a ministra das Finanças dra. Ferreira Leite, em 2002, aumentou de 17 para 19% ; promoverá a motivação e valorização dos funcionários públicos cujos salários a dra. Ferreira Leite congelou em 2003; consolidará efectiva, e não apenas aparentemente, o défice que a dra. Ferreira Leite maquilhou com receitas extraordinárias em 2002, 2003 e 2004; e levará a paz às escolas, onde o desagrado dos alunos com a ministra da Educação dra. Ferreira Leite chegou, em 1994, ao ponto de lhe exibirem os traseiros. No dia anterior, o delfim Paulo Rangel já tinha preparado os portugueses para o que aí vinha: "A política é autónoma da ética e a ética é autónoma da política". (Fim de transcrição)

    Por saber que os dois partidos (as moscas)alternam, mas a m... fica sempre essencialmente a mesma, eu vou votar no Bloco de Esquerda, embora nada tenha a ver com tal partido, apenas como voto de protesto, e para evitar mais maiorias absolutas. O Bloco tem possibilidade de eleger mais uns 6 ou 7 deputados e obrigará os outros a introduzir alterações à lei, no sentido de a tornar mais justa PARA TODOS.

    LINK DO ARTIGO DO PINA:
    http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1346398&opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina

    ResponderEliminar
  87. Carla tem toda a razão...

    mas para além da passividade do nosso povo ainda me revolta mais é o egoísmo...

    depois de todos assistirem aquelas imagens horríveis da criança ser arrancada dos pais rumo ao terrível desconhecido, seguiram-se os breves momentos de revolta a falarem mal deste e daquele a despacharem culpas, conversas de café... reportagens ... e depois vem o esquecimento... o povo português não gosta que lhe atrapalhem um sono…
    para muitos com o mal dos outros vivem eles bem… sempre que eu tocava neste assunto da Alexandra todos diziam que não valia pena… é para esquecer… era impossível…

    Pois… mas quando no passado alguém disse que iria até Índia passando pelo o cabo das tormentas , muitos terão dito que era impossível… e era, até alguém ter sido corajoso e ter tornado possível o impossível…

    Resta agora um grupo de pessoas que mesmo pouca em quantidade excelente em qualidade que ainda roubam tempo à sua vida confortável para lutarem por alguém que apesar de não conhecerem se preocupam… e lutam pela única recompensa de ver uma criança feliz e ser restituída justiça e acima de tudo ACREDITAM que não há impossível.

    Lamento sinceramente é o cinismo dos V I P’s sempre tão solidários nas revistas em festinhas privadas lado a lado com uma miséria que fingem não ver… lamento a corja política sempre tão interessada no povo e cospem leis absurdas que em nada serve a população…

    Mas resta-me a fé e o orgulho de não ser insensível.. de estar solidária … de lutar…

    Xaninha, da Rússia a Portugal há vários caminhos… nós estamos a descobrir qual é o melhor para te trazer…

    DEUS TE PROTEJA, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA TE GUIE ATÉ NÓS!!!

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  88. Já agora, estatística do Tribunal Europeu mostram que, em 170 julgamentos, o TEDH decidiu que o Estado português violou direitos fundamentais do homem em 106 casos, e não violou direitos, apenas em 5 casos (risos).
    Números de outros julgamentos, 59; pendentes, 257.
    Recursos não admitidos: 1391.

    Assim se vê, que na esmagadora maioria dos s casos admitidos, a justiça portuguesa saiu muito mal vista. :)

    LINK DO COHE :

    http://www.echr.coe.int/50/en/#countries-infos

    ResponderEliminar
  89. Vox,

    Nem mais! Já todos sabemos que é mesmo bom do jeito que é. Medina Carreira já disse uma vez que as maiores fortunas actuais em Portugal, são de pessoas que já passaram pela política... Humm... Cheira mal? Acho que sim.
    E porque nunca mudam o sistema de eleição? Eu quero poder votar neste ou naquele e não no que o partido define como elegível através das suas listas... Os lobbies começam nos próprios partidos. Não interessa mudar nada, para quê? este sistema actual, acentua mais ainda a distância entre a pessoa que vota e o que o representa através do voto, ou melhor, que deveria representar, já que os eleitos se portam como uma entidade acima desta dimensão terrena. Mudar para quê?
    Manuela Ferreira Leite... Uma criatura tão arrogante como o Sócrates, mas que não consegue como o último, metamorfoses desesperadas de simpatia e proximidade com o povão quando o momento pré eleição assim diz.
    Medidas anti Manuela Ferreira Leite, pela Manuela Ferreira Leite... Gostei do texto.


    Também votarei no bloco, apesar de não concordar com muitas propostas que apresentam, ao meu ver, se esquecem das pequenas empresas, taxando todos os empresários (patrões) como exploradores da mão-de-obra (empregados) e a realidade é bem diferente. No caso da Xaninha, quando enviei um email para o Bloco, manifestando a minha indignação e pedindo para que a lei fosse revista, o Francisco Louçã respondeu-me após alguns emails de assessores, dizendo que o caso também havia mexido muito com ele. Na sua opinião o problema estava mais na falta de sensibilidade do Juíz do que propriamente na lei e que o seu partido estava se mobilizando para este fim, a clarificação da lei para acabar com esta 'biologização' que muitas vezes é uma sentença de morte para as crianças.
    De qualquer forma acredito que precisamos mudar! Muitos políticos quando bem intencionados, tornam-se muito versáteis, fugindo de linhas duras e extremas. É só ver o percurso do Lula da Silva no Brasil.

    Folgo em saber que existem pessoas que se sentem tão enfurecidas como eu... Obrigada por esta troca Vox.

    Abços a todos.

    ResponderEliminar
  90. Paula,

    Disse tudo Paula.

    Prefiro ser uma obcecada humana, do que um telecomandado idiota.


    Bjos

    ResponderEliminar
  91. Isto agora virou em propaganda política.

    Pois bem .... Não votem no Bloco de Esquerda, votem antes no CDS

    Abaixo os comunistas e esquerdistas !

    ResponderEliminar
  92. Vox,

    O link é do COE ( Council of Europe) ou COHE? É que não estou conseguindo através daquele endereço...


    Abços

    ResponderEliminar
  93. Carla e Paula ODV (outra vez):

    È isso mesmo.
    Poucos mas bons!
    Também eu quando falo sobre a Alexandra,a maioria das pessoas diz para eu esquecer este assunto, que este caso está perdido, blá, blá,blá, enfim...imaginam não é?!
    Quanto aos meus argumentos para essas pessoas, não importa perder tempo a escrever aqui quais são; são os mesmos que os vossos, concerteza, e o que interessa é que estamos cá para ajudar no que for preciso.

    Quanto às entidades deste país e respectivas celebridades, infelizmente, também eu senti essa frustação, Paula!
    Cartas que enviei, ainda hoje aguardam resposta. Claro, que essa resposta nunca virá...Não lhes interessa!!!!

    Mas sabem que mais?...
    Viva a nós, aos que gostam de nós e aos outros....que se danem!!!!
    Só faz falta quem está cá com sinceridade e amor.
    A sociedade civil é muito egoísta e só quer facilitismo. A maior parte nem sabe o significado da palavra "solidariedade" e o que mais irrita, é que a maioria destas pessoas são as "chamadas cristãs". Que casam e baptizam os seus filhos na igreja!!!
    Pois, pois!!!!

    Amanhã é outro dia e claro...cá estaremos amigos!

    Unidos, pela xaninha, SEMPRE E PARA SEMPRE

    Um abraço
    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  94. Que bom ver que os amigos da Xaninha continuam solidários!!!

    o link do tribunal europeu primeira página é o seguinte depois escolhe-se a versão em francês ou em inglês welcome ou bienvenue

    http://www.echr.coe.int/echr/Homepage_EN

    Penso que têm muita razão, os motivos da má justiça estão identificados mas não interessará que sejam corrigidos. Talvez para evitar o efeito boomerang?

    Alguém sabe se o Alexei foi para a Russia? Era em Agosto que estava previsto o casamento ou estarei em erro? Teria havido algum contacto com esse senhor?
    E o pai biológico da Alexandra, continuará em Portugal? Há algum tempo que não temos notícias dessas pessoas. Vejo sempre aquele pai que prometia grande apoio para ajudar a filha depois de ter permitido que tivesse a nacionalidade russa e que fosse deportada! E aparentemente desapareceu da cena!

    Que coisas tristes aqui aconteceram sem que tenham sequer sido abordados os direitos da criança.

    ResponderEliminar
  95. QUERO deixar um beijinho de boa noite à Princesa Alexandra.

    Que o teu anjo da guarda te ilumine e te acompanhe nesta face dificil da tua vida.

    Bem hajam ao teus pais de acolhimento, assim como a todos os que lutam pelo teu regresso.

    Boa noite, linda

    ResponderEliminar
  96. Ana, Angela e demais,

    Ana, penso que o que faz a diferença, é quando acreditamos que somos também elementos transformadores e participantes e não meros espectadores passivos. A sociedade é egoísta quando cada um só se mobiliza para os seus interesses. É por isso que vivo dizendo, que uma sociedade civil organizada é capaz de mexer e mudar a realidade sim!
    Angela, efeito boomerang é perfeito. Descreve muito bem o porque de ser interessante uma justiça que não funcione.


    Tenho uma sugestão para deixar e gostaria de receber alguma impressão de volta.

    Como estamos em pré-eleições, estou pensando em escrever para os partidos políticos e perguntar qual a posição deles em relação ao caso da Alexandra e em relação a orientação biológica da lei de protecção de menores em risco. Um email não surte efeito, muitos surtem sim! Concretamente para a Alexandra não ajudaria em nada, mas é uma maneira de continuarmos a dar visibilidade a esta situação e mais, os fazer sentir que é preciso mudar as coisas neste sentido. O voto é algo poderoso, não subestimem esse poder.


    Abços.

    ResponderEliminar
  97. Carla,

    O link que forneci está a funcionar correctamente.

    Devo porém fazer uma rectificação, por lapso escrevi COHE, quando a sigla (abreviatura) correcta é:

    ECHR/COE

    As abreviaturas estão em inglês e significam, respectivamente:

    - ECHR European Court of Human Rights
    - COE Council of Europe

    Em francês, será Cour Européene des Droits de L´Homme.

    O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (ou ECHR) é um órgão do COE (Council of Europe)
    Isso mesmo se pode verificar, caso se opte por entrar no site do Council of Europe (Conselho da Europa) em vez de entrar pelo site do Tribunal (ECHR.COE). Entrando-se então pelo site do COE (Council of Europe) pode-se ver no canto superior direito, em Institutions, o menu, European Court of Human Rights. Clicando em cima desse menu, é-se redireccionado para o mesmo sítio (Tribunal Europeu) por onde se pode entrar logo directamente pelo link que fornecí, ECHR.COE.

    Não confundir European Council com o Conselho da União Europeia (EU em inglês)que corresponde à antiga Comunidade Económica Europeia, actualmente, UE ou União Europeia em português (que apenas tem 27 estados membros).

    O link do Conselho da Europa, que tem 47 estados membros, é o seguinte:

    http://www.coe.int/

    ResponderEliminar
  98. Angela,

    O "namorado" da Natália, de nome Alexis Sarbach, de nacionalidade ucraniana, segundo a fonte Natália, devia ter chegado à Rússia a 23 ou 25 do mês corrente (não me recordo com precisão do dia exacto, está algures numa das notícias aquí do Blog).
    Era para eles casarem na Rússia.
    Como nada consta quanto a esse facto ...

    O pai biológico, de nome Guiorgyi Tsiklauri, tem nacionalidade ucraniana mas o nome é de origem georgiana (a propósito, em troca de correspondência com uma pessoa do Leste, foi-me dito por essa pessoa, conhecedora dos povos de Leste, que constituía uma enorme surpresa, um georgiano abandonar um filho - no caso concreto, uma filha - um georgiano pode abandonar a esposa, mas um filho não abandona).

    Da última vez que se soube do paradeiro dele, estava no Porto. Deu uma entrevista televisiva. O homem está precocemente envelhecido - de cabelo branco, aliás, como sucede com a Natália - e com os dentes arruinados - ele disse que precisava de tratar os dentes antes de se "apaixonar de novo".
    No essencial, na dita entrevista, repetiu que, a Alexandra está bem com a mãe na Rússia, com a mãe na Rússia e segundo afirmação dele está melhor do que em Portugal, e que não pensava que a família Pinheiro quisesse a Alexandra.

    Com relação ao pai biológico, acho algo estranho que se tenha provado que o mesmo tem o vício do jogo (está escrito na sentença) enquanto que com relação a Natália, não se deu como provada prática de prostituição (quereriam a título de prova documental talvez recibos verdes, não?) nem de alcoolismo (toda a gente sabe que ela bebe muito, tanto quanto um homem do Leste, isso mesmo afirmou o namorado Alexis, que disse "bebe tanto como eu, e para uma mulher, é muito").
    Da sentença que lhe deu a custódia da Alexandra, quase que transparece a noção de que ela "foi uma vítima das circunstâncias". Nada se conseguiu provar quanto a óbices graves, que poderiam obstar a que Alexandra não lhe fosse entregue. Os Pinheiro, João e Florinda, esses foram "brindados" na sentença, do modo que todos sabemos.

    Deveria ser investigado (eu já disse isto e repito) se houve pressão sobre o pai biológico para assinar o documento dando a criança à mãe (mudança de nacionalidade ucraniana, que era a que a Alexandra tinha, para nacionalidade russa) e caso tenha existido, quem fez essa pressão (pessoal russo, máfias do leste a soldo de pessoal russo?).

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  99. Boa noite!

    Sim, Vox, neste caso tudo é obscuro. A única coisa clara e transparente foi a partida da menina.
    Eu concordo consigo,essa investigação deveria ser feita e todos os responsáveis punidos.

    Pombal

    ResponderEliminar
  100. boa noite a todos

    Xaninha uma boa noite e um dia feliz

    continuamos aqui a lutar por ti como pediste e não vamos desistir é para que saibas que as tias que ganhaste são de palavra por ti até ao fim nem que para isso tenha-mos de esgotar todas as nossas forças o que não é facil pois somos muitas quando uma está mais em baixo a outra dá força e recupera de novo para te apoiar nesta luta queremos -te aqui perto de nós para voltares a ser feliz perto da familia que tanto te ama e um dia o meu pedido vai ser ouvido isso eu sei

    um bjs grande querida aguenta mais um pouco sei que és forte até mais do que nós

    para a F.Pinheiro muita força um abraço e tudo de bom voçês merecem e muito mais

    aos Admt do blog um grande abraço e força para seguir em frente nesta luta


    do algarve marianeves

    ResponderEliminar
  101. Carla Buarque, com relação a tudo isso que disse sobre os partidos, o Manuel António Pina também, escreveu duas crónicas muito interessantes.
    Nesta, a ideia chave é, os partidos, em vez de listas de candidatos, que muitas das vezes até só lá aparecem para aporem os nomes, depois não vão para os lugares para que foram eleitos, porque já estão a ocupar outros lugares, deviam apresentar a composição dos governos que propõem:

    Transcrição, da crónica com o título UMA DISCUSSÃO INÚTIL:
    "Uma discussão inútil
    2009-08-14
    Em período de defeso futebolístico, a discussão sobre as listas eleitorais para as legislativas confunde-se com a da constituição dos plantéis das principais equipas para a próxima época. Só que, no futebol, uma equipa ter um jogador e não outro pode fazer, e faz habitualmente, a diferença, ao passo que na AR tanto faz. Porque, no estado a que chegou a nossa democracia, os deputados não jogam, são meros espectadores, claques organizadas constituídas por gente sem vontade, e muitas vezes sem carácter, incapaz (ao contrário do que acontece no futebol) do mínimo sobressalto crítico.
    Por algum motivo o Parlamento, que deveria constitucionalmente ser o coração da democracia, é hoje a instância mais desprestigiada da vida política portuguesa. Mesmo as suas competências legislativas foram progressivamente apropriadas pelos governos. Aí, no Governo, é que tudo se joga. E, aí, os eleitores não metem prego nem estopa. Os partidos deviam anunciar a composição dos governos que propõem aos portugueses e não as inúteis listas de "yes men" que eles irão principescamente pagar durante os próximos quatro anos."

    Nesta outra, ele esclarece como são recrutados e se formam, os futuros "dirigentes da nação"

    Transcrição de FOLEIROS & DOUTORES
    "Foleiros & doutores

    Terminaram as chamadas "Queimas das Fitas" e, salvo raras excepções, o balanço foi o do costume: alarvidade+Quim Barreiros+garraiadas+comas alcoólicos. No antigo regime, os estudantes universitários eram pomposamente designados de "futuros dirigentes da Nação". Hoje, os futuros dirigentes da Nação formam-se nas "jotas" a colar cartazes e a aprender as artes florentinas da intriga e da bajulice aos poderes partidários, enquanto à Universidade cabe formar desempregados ou caixas de supermercado. A situação não é, pois, especialmente grave. Um engenheiro ou um doutor bêbedo a guiar uma carrinha de entregas com música pimba aos berros não causará decerto tantos prejuízos como se lhe calhasse conduzir o país. Acontece é que muitos dos que por aí hoje gozam como cafres besuntando os colegas com fezes, emborcando cerveja até cair para o lado, perseguindo bezerros e repetindo entusiasticamente "Quero cheirar teu bacalhau" andam na Universidade e são "jotas". E a esses, vê-los-emos em breve, engravatados, no Parlamento ou numa secretaria de Estado (Deus nos valha, se calhar até já lá estão!)."

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  102. Para todas as pessoas que manifestaram desapontamento por não verem pessoas ou instituições de "topo" a preocuparem-se com o caso Alexandra, uma pequena nota: geralmente, são os pobres quem mais ajuda, e, neste caso da Alexandra, a indignação contra a sentença sumamente injusta que ao fim e ao cabo, tem os seus efeitos mais graves, sobre a Criança, e já nem tanto sobre a família Pinheiro, a ajuda maioritária, virá de pessoas simples.

    Continuemos pois.

    ResponderEliminar
  103. resposta para o comentário do Anónimo das 18H55.

    Mais que provavelmente, fiz mal em ter mencionado no meu comentário um partido político concreto, e, concordo em absoluto, que não se deve trazer a política para este caso, existem aqui pessoas de várias e diferentes sensibilidades políticas, e não é bom para a Alexandra criar divisonismos.

    Realmente, pensando melhor, em lugar do partido concreto que eu indiquei, talvez a fórmula mais feliz que eu deveria ter empregue, fosse, "espalhem os vossos votos o mais possível por pequenos partidos, a fim de de evitar maiorias".

    Penso porém, que não será dispiciendo referir, apenas isto:

    Com relação a esse partido que citou, actualmente é um partido pequeno. Toda a gente sabe, com quem formará coligação, se fôr caso disso. Também sabido é, que, PS e PPD, no poder, basicamente, são duas faces da mesma moeda. Ninguém se esquece que tal partido já ocupou o poder pelo menos por duas vezes (uma coligado com o PS, no passado, outra com o PPD, recentemente). Escusado é recordar, quem tem detido o poder desde o 25 de Abril, e quem portanto, tem responsabilidades pela situação do país (nas suas várias vertentes).

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  104. Saiu hoje um artigo sobre a Alexandra no Jornal de Notícias.
    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1349463

    ResponderEliminar
  105. bom dia a todos os amigos da Xaninha.
    Estive a ver a noticia no JN, só espero que quando chegar a altura de ela começar na escola já cá esteja em Portugal para aprendar a as letras e numeros portugueses.

    Mais um dia pela Xaninha.

    Desejo-te um óptimo dia no infantário

    Beijinhos

    Ana Rocha

    ResponderEliminar
  106. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Alexandra

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  107. Querida Xaninha

    Mais um dia por ti a pensar em ti e contigo sempre no coração.

    Querida por ti não vou desistir.

    Já fazes parte da minha vida e por isso luto pela tua felicidade.

    Meus amigos a esperança mantêm-se muito grande, com fé.

    Xaninha tu és muito forte e ajudas-me a fazer forte.

    Ès uma criança encantadora e quero ver-te o mais depressa possível.

    Meus amigos, vamos lutar por este dia!

    Um abraço e bem hajam a todos que estão por bem e tudo fazer para a felicidade da nossa menina.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  108. Bom dia Princesa!

    Não ha um dia que não venha ver noticias tuas, minha querida, e diversas vezes ao dia.

    Anseio o dia do teu regresso, mas cada dia que passa, sinto um aperto no coração.

    Deus permita que tudo o que nos e tu princesa estas a passar, passe com a maior brevidade.

    Um beijo do tamanho do mundo.

    ResponderEliminar
  109. Bom dia,

    Um copy e paste de uma definição que eu acho importante colocar:

    " O termo 'Política' é derivado do grego antigo que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana."

    Não consigo separar este caso, tão triste, da política. Ao meu ver, o que aconteceu foi o resultado da situação tragicómica das políticas deste país. E nem vou apontar o dedo para este ou aquele partido, já que isto hoje em dia é apenas um ínfimo detalhe, um rótulo; as pessoas é que contam e ultimamente pouco tem contado para levar este país para frente. Enfim, nossa política é uma fogueira das vaidades.
    Acho no mínimo incompleto, interpretar este caso como algo isolado da vida de um país. A culpa foi do juíz. Foi. Mas o juíz está dentro de um sistema. Está. Este sistema está dentro de um poder, está. O judiciário é orientado por leis, sim. As leis são definidas e votadas pelos nossos representantes, assim reza a lenda. Os nossos representantes estão aonde? Na assembleia da república. Política. Todos fazemos parte sim.

    ResponderEliminar
  110. Força Alexandra! Cada dia que passa está mais perto o teu regresso!

    ResponderEliminar
  111. Continuação

    Realmente citar partidos pode sugerir propaganda... Talvez. Apenas me entusiasmei na conversa e acabei por dizer a minha intenção de voto, o que não é errado, já que vivemos em democracia. O problema é que nem todo mundo consegue ter uma visão imparcial e madura deste tipo de manifestação e aí dá no que deu... Nem vou comentar mais!! :)))

    Desculpem ser esta chata metida a entender de política!! Na realidade não sou estudiosa profunda do assunto, nem nada parecido. Mas para se falar da vida de um país, quanto menos títulos melhor. Afinal, quero, posso e devo exercer a minha cidadania. A manifestação de opinião é o 1º passo deste processo.

    Abços para todos.

    ResponderEliminar
  112. Em relação às notícias que a Cristina colocou o link.
    A avó já diz que as propostas têm que ser bem examinadas...

    Tudo tão contraditório.

    ResponderEliminar
  113. Bom dia!

    Carla Buarque, a avó já está a ceder...o q é mto bom! As expectativas são boas. Eu sinceramente estou mto feliz.

    Beijinhos p todos!

    Maria(samora correia)

    ResponderEliminar
  114. Pelo que li no DN a menina está a adaptar-se muito bem o que é contraditório com o pedido de ajuda que leio aqui nas notícias do blog.

    Isto é de loucos...

    Li no chat que a avó vem cá, é verdade? Eu acho que essa era a solução desejável, mas já não sei nada...

    Fico feliz por saber que a menina tem amigas, gosta da escola e já fala russo (mas será realmente assim???).

    Que confusão!!!

    Desejo e espero que se concretize a ideia de que a avó vem analisar as propostas, é a pessoa mais razoável, sensata, da família!

    ResponderEliminar
  115. Carla Buarque

    Será que me podem dizer como acedo ao link para ver as noticias que a Cristina colocou acerca da avo da xaninha

    ResponderEliminar
  116. Meus amigos.

    Mais uma vez convosco.

    Tenho necessidade de partilhar pensamentos emoções convosco e daí estar convosco novamente.

    Quem ama e predispõe-se na sua vida a ajudar os outros a querer e lutar pela sua felicidade não tem tempos determinados para o fazer.

    O amor por esta criança envolve toda a nossa vida tornando-nos disponiveis para tudo o que for necessário.

    Por mim falo, não posso destinar horas do dia para pensar na Xaninha, para pensar no trabalho, para pensar nos meus.

    O amor pelos outros, a nossa entrega a eles envolve-nos como a nossa própria vida.

    Para aqueles que estão por bem, e partilham as mesmas emoções compreendem as minhas palavras.

    Por isso, mais que nunca quero acreditar que todo este esforço que se está a fazer vai trazer frutos.

    Se como dizem as noticias "as propostas têm que ser bem analisadas"

    Estamos cá para isso, para demonstar que estamos cá para tornar a vida destas familias harmoniosa, voltar a dar a felicidade a uma criança e proporcionar a felicidade aos seus.

    A nós não nos custa. È isso que queremos. È isso que a familia Pinheiro quer.

    Demonstrar o nosso amor e contribuir para a sua felicidade não é para todos e este grupo de amigos já demonstrou que queremos que este desejo se propocione o mais depressa possível.

    Queremos que nos dêem esssa oportunidade!

    Xaninha, esperamos por ti, pela mãe e pela mana.

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  117. Cristina

    Basta você seleccionar o endereço e fazer um "copiar". A seguir faça um "colar" com aquele endereço no seu motor de busca, no Google por exemplo. Não sei se era bem essa a dúvida.
    Se precisar de mais alguma coisa é só falar.

    Abços

    ResponderEliminar
  118. Continuo aqui, por ti, Xaninha!
    A tua felicidade é o mais importante de tudo.

    Sim, era óptimo que tua avó viesse a Portugal examinar as propostas feitas.
    Também era óptimo que a tua família portuguesa / família Pinheiro, pudesse ir à Rússia ver in loco a tua situação.

    Nós, os teus Amigos, queremos ajudar.
    Mas também precisamos estar esclarecidos e saber como poderemos ajudar. Para realmente ajudar-te.

    Mil beijinhos
    Que Deus te abançoe, te proteja e te guarde !

    ResponderEliminar
  119. ANÓNIMO....

    DISSE QUE AGORA JÁ NÃO TRABALHA... PORQUÊ? FOI PARA "O OLHO DA RUA"?

    O SEU DISCURSO É ME FAMILIAR... NÃO APARECE AQUI ALGUM TEMPO ... MAS DEIXE O SEU NOME É MAIS "SENSATO"

    PAULA ODV

    ResponderEliminar
  120. Paula,

    Simplesmente, ignore, já vi que fizemos mal em querer disponibilizar, mais uma vez, este blog a todos que se preocupem com o seu tema!!!

    ResponderEliminar
  121. Por favor, não limitem o acesso a tantos só por conta de um...

    Lembram-se? Don't feed the troll...

    ResponderEliminar
  122. Xaninha,

    Desejo-te um final de dia muito feliz e que encontres nessa nova familia o aconchego e a paz que precisas.

    Que a vinda da tua avó a Portugal traga boas espectativas para o teu futuro e que sobretudo venha em Paz, para que o seu encontro com a tua familia Pinheiro, surta bons resultados e que quando regresse á Russia , vá cheia de coragem e decidida a tomar a decisão certa...permitir o teu regresso para juntos dos que te AMAM.

    Beijiho do tamanho do Mundo e das saudades que sentimos por ti.

    Até mais,

    ResponderEliminar
  123. Acabei de ler no jornal russo que a avó da Alexandra vem a Portugal dia 6 de Setembro!

    Graças a Deus!

    Se ela encontrar aqui a compreensão e o calor humano para toda a sua família, com certeza que aceitará mudar-se para cá.
    Mas penso que agora é importante que ela não seja assediada pelos meis de comunicação social, que haja alguma calma e sossego (não nos esqueçamos que já é uma pessoa de idade e que que sofreu muito com o retorno provavelmente forçado do Cazaquistão).
    O papel das pessoas que estão a apoiar este processo quer em Portugal, quer em Moscovo (e que merecem todo o nosso obrigado) é garantir a calma e a privacidade a esta família.
    Deus é grande!

    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  124. O título do artigo no jornal Komsomolskaya Pravda é:
    FAMÍLIA ZARUBIN ESTÁ A ANALISAR SERIAMENTE PROPOSTA DE FIXAR RESIDÊNCIA NO ESTRANGEIRO
    http://www.kp.ru/daily/24352/540434/

    Um outro aspecto: posso estar enganada, mas penso que uma tal opção da família russa não seria mal vista pela opinião pública local, quer da parte das pessoas simples, quer mesmo a nível oficial.
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  125. Espero que seja tudo a sério mesmo. Estou torcendo muito!!!

    ResponderEliminar
  126. Acho ainda que tudo isto é mérito especialmente das pessoas que, ao longo deste tempo, conseguiram falar a bem com a avó da Alexandra e mostrar que os portugueses são pessoas de boa vontade ...
    Estes negociadores são um exemplo para todos nós, de como o bem pode vencer a desconfiança e o ódio...
    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  127. Que novidade boa Cristina Mestre!

    É verdade, Deus é grande e a boa vontade de todos vós fez com que acontesse!

    A senhora Olga vai gostar de cá estar e da proposta que lhe fizeram.

    Bem Haja a todos os que participaram nestas negociações.

    ResponderEliminar
  128. até me arrepiei... sim sim!!!

    Uma boa noticia... estamos cá para ajudar com orações e o qe for preciso acima de tudo um espirito aberto e muita amizade!!!!!!

    Cristina, quando diz que vem a avó quer dizer que vem tambem com a Natália e as filhas, certo?


    Desculpem há pouco... irritei-me ... não repito!!!

    Xaninha, Natalia , Valéria, Avó Olga venham conhecer o calor humano português ....

    Deus obrigada protege a Xaninha e permite que o seu regresso esteja para breve.

    Um beijinho Paula ODV

    ResponderEliminar
  129. Eu não estou ligada às negociações e só tenho a informação do jornal. O artigo só fala da avó, diz que o grupo de apoiantes portugueses organizou a viagem e que ela vem a Portugal ver a casa.
    O que se passa ao certo, não sei, mas tenho esperança que seja o melhor.
    Deus queira que tudo termine como nós desejamos.

    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  130. Boa noite a todos,

    Só agora, 20:01 acedí ao computador e estive a ler as últimas mensagens.
    Parece que há algo de novo e uma réstia de esperança se reacende.
    A notícia do Jornal de Notícias faz um relato da situação ou da realidade, que, em certo sentido, parece colidir com a notícia do Komsomolskaya Pravda.
    Seja como fôr, parece que ambos periódicos apontam no sentido que irão ser verificadas no local as condições das propostas (habitação, etc.).

    A casa, que já está alugada, já foi mostrada pelo Snr. Pinheiro, em reportagens da SIC e da RTP.

    É uma casa antiga, de pedra, relativamente grande, e que foi restaurada. De acordo com o relato do Sr. João (na RTP) tem quatro quartos. Embora restaurada, ele disse que ainda faltavam pequenos acabamentos (melhorias). Por ser de pedra, deve ser fresca de inverno, mas por ter uma parte de fachada em vidro, deve fria de inverno. Mais melhorais podem ser ainda introduzidas, inclusivé, uma lareira. caso se concretize a vinda de pessoas da família Zarubim (seja qual fôr o número de pessoas que venham) espera-se e serão naturalmente bem-vindas todas as pequenas contribuições individuais (ajudas) no sentido de melhorar ainda mais as condições da habitação (cada um poderá dar um pequeno ou grande contributo para ajudar no que fôr preciso e necessário).
    E, claro que é essencial (caso venham os avós e a Valéria) paz e tranquilidade, respeito pela privacidade das pessoas, e a boa-hospitalidade portuguesa, para que se possam, adaptar bem e viver em paz. A comunidade de Leste que vive na área, pode ajudar e muito, na integração. Sabe-se que há várias pessoas interessadas em ajudar (algumas que já contribuíram e outras que estão na disposição de ajudar, no essencial) caso as autoridades russas e portuguesas quisessem também, cooperar no apoio, seria óptimo. A Valéria parece que gostaria de tirar o curso de Arquitectura, esse é um curso que fica dispendioso, e o acesso à Escola de Belas-Artes do Porto (uma das melhores, se não a melhor do País) é muito exigente, tem numerus-clausus e exige notas altas. Oxalá não exista por esse lado grandes problemas, os alunos de leste costumam são muito bons. Algum mecenas que estivesse na disposição de ajudar a Valéria a tirar o curso de Arquitectura, seria excelente ajuda (a comunicação social pode dar uma ajuda neste aspecto, divulgando a situação).
    Vamos aguardar novos desenvolvimentos.

    Lí uma alusão por parte de Paula de Odivelas a um comentário de um anónimo, mas não ví nenhum comentário de anónimo que tivesse qualquer matéria que se relacionasse com o comentário de Paula ODV em relação a esse anónimo. De que se tratou? Foi apagado esse post?
    Como hoje cheguei tarde, não lí esse comentário anónimo e não sei o que se passou.

    Abraços

    ResponderEliminar
  131. bolas, por lapso, escreví fresca no Inverno, naturalmente que queria dizer, fresca no Verão.

    ResponderEliminar
  132. Vox... já apagaram e fizeram bem... deixe lá... era um comentário anónimo infeliz mas num discurso que me pareceu familiar de alguem frustado por falta de portagonismo...
    acusava-nos de não termos nada que fazer para estarmos a fazer comentários na hora do trabalho e que se a nossa entidade patronal soubesse íamos para o olho da rua... mas desculpou-se dizendo que estava a aquela hora no blogue porque já não trabalhava...
    enfim...

    Agora mais importante são as novidades ... que dão conta de alguma abertura da parte da familia Zarumbina... Queira Deus que assim seja e que o seu regresso esteja para breve e que a sua estadia que supere as expectativas desta familia. Concordo que se deva reunir apoio para ajudar esta familia... tenho a certeza que surgirá... contem comigo que transmitirei aos próximos desta familia o que está ao meu alcance ajudar...

    Força a todos que estão por bem, a ajudar esta criança a ser feliz...

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  133. Força para a Xaninha e para a família Pinheiro. Muito jogo de cintura para os adm. do blog. Oxalá se confirme a vinda da avó Olga. Penso que ela vai gostar das condições da casa. É tão boa em relação à que têm lá! Desejo que tudo corra bem, ou seja, como ansiamos.
    Um beijinho para a Xaninha.

    ResponderEliminar
  134. Querida xaninha

    Espero ansiosa que regresses para junto de´quem mais amas, para a tua terra natal.

    Queremos a tua felicidade!

    Vem Xaninha, tráz a mamã a mana e avó Olga.

    Estamos todos cá para vos ajudar.

    Queremos proporcionar harmonia e felicidade entre estas duas familias.

    Contém conosco!

    Um abraço e bem haja a quem está por bem.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  135. Quando os jornais russos (e portugueses tb) escrevem coisas que não vos agrada (quando contrariam a vinda da Natalia pra cá) vocês NUNCA ACREDITAM.
    Mas quando esses mesmos jornais já escrevem coisas que vos agrada (que vêem cá), JÁ ACREDITAM NELES.....

    A avó vir a Portugal????
    Mais depressa acredito no casamento da Natália.
    Vocês não têm bem a noção , é o que parece..
    A avó vir a Portugal!!!! Ainda se fosse a Natália agora a avó que nem vos pode ver à frente, que até foi ela que exigiu a Alexandra fora de Portugal e que disse que fará tudo pra impedir a sua vinda..... AGORA VEM A PORTUGAL. CLARO!!!!!!!!!

    Dá pra rir....

    ResponderEliminar
  136. Boa noite!

    Bárbara, não posso deixar de fazer uma alusão ao seu comentário, que considero de extremo mau gosto.
    Estou complectamente à vontade para o fazer, visto que, ainda não fiz qualquer comentário a estas notícias da vinda, ou não vinda, da avó da menina a Portugal.
    O que penso, é que a Bárbara se podia dirigir às restantes pessoas, com um pouco mais de delicadeza e, quando anda por aqui para saber novidades, não me parece que tenha a mesma postura. Toda a gente é livre de acreditar ou não naquilo que lê. Não necessita de ser irónica e mal educada, por favor. Sabe? É que podemos não ter todos a sua inteligência!
    Já agora, deixo-lhe uma pergunta: o que acha que andamos todos cá a fazer? A passar tempo? Olhe, pela minha parte, acredite que não, pois tenho muito mais do que fazer!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  137. Sra Dna Bárbara,

    Somos livres de acreditar no que quisermos e DEVEMOS respeitar as ideias de cada um, que é coisa que a Sra nao sabe fazer. Portanto se tem vontade de rir...ria-se á vontade.

    Na minha terra diz-se que quem ri por ultimo ri melhor.
    Uma Boa noite para si tb

    ResponderEliminar
  138. Barbara,

    1 - Quer-me parecer que você não é Portuguesa, quando diz "que a avó não vos pode ver á frente". Sendo assim, compreendo a sua postura.

    2 - Quando não se acredita no que os jornais russos dizem é porque temos fontes mais fidedignas em que acreditar, como os administradores do blog e pessoas que estão in loco (na Russia) em cima do acontecimento.

    3 - Para as pessoas que querem o regresso da Alexandra é uma notícia bem vinda, sinal de uma possivel mudança de opinião, ou querer pelos seus próprios olhos ver o que está em jogo. parece-me que é uma pessoa que conhece a vida.

    4 - Qualquer avó que se dê por esse nome, exigiria que a sua filha não regressasse e deixasse a sua filha noutro país, á semelhança do que já tinha feito com a Valéria. Isto não pode ser como as galinhas, que é só "pôr ovos".

    5 - Se a avó não "vos" quer ver à frente deve tudo aos comentários, mentiras e outras coisas que a natália fez quando regressou para tentar minimizar a sua "culpa", bem como esconder da própria mãe a vida que fez em Portugal.

    6 - Se "nós" não temos bem a noção (noção de quê?), é melhor explicar melhor qual é a noção. Talvez a Barbara esteja em condições de nos colocar ao corrente de notícias que aqui não chegaram. Mas notícias concretas, não especulações.

    ResponderEliminar
  139. Bom dia a todos os Amigos de Xaninha !

    A notícia que a n/amiga Cristina Mestre tão gentilmente nos trouxe é simplesmente maravilhosa ! É uma abertura, uma esperança.
    É óptimo que D. Olga venha a Portugal, venha conhecer a boa gente do Norte . Venha ver pessoalmente as condições que lhe oferecem. As condições que as suas netas terão para ter uma vida melhor, realizar os seus sonhos. E ainda receber todo o apoio das pessoas do Leste que aí vivem e podem testemunhar pelas suas vivências, que Portugal, apesar de toda a barafunda em que a maior parte de nós vive, ainda é um país muito bom e acolhedor para se viver e recomeçar a vida.
    É bom que D. Olga possa visitar a casa e a família onde Xaninha viveu, sentir o seu calor.

    Que Deus continue a iluminar e a facilitar todos os caminhos de quem, nos bastidores, continua a dar o seu melhor para devolver a felicidade a esta princesa! Bem hajam!


    Para ti, Xaninha querida, todos os dias são novos dias, novas oportunidades, novas esperanças! Fica bem. Que Deus te guarde, te proteja, te abençoe!

    ResponderEliminar
  140. Bom dia!

    Tal como todos estou muito esperançada e até emocionada com esta notícia da visita da Avó a Portugal!

    Caso se confirme acho que seria muito positiva esta visita, os Pinheiro são pessoas maravilhosas e mesmo sem falar a mesma lingua a Avó Olga vai perceber isso muito bem!

    Fico a torcer para que tudo dê certo, o tempo vai passando e a Xaninha continua tão distante...

    Força para todos!!!!!!

    Até breve Xaninha!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  141. Parece que as notícias são verdadeiras.Vejam a notícia na 1ª página do DN de hoje.

    Graças a Deus!

    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  142. Noticia JN de hoje:

    Avó da criança russa que viveu cinco anos com um casal de Barcelos vem a Portugal visitar clínicas para a filha. Ao mesmo tempo irá analisar as propostas de emprego de autarcas.

    A avó da Alexandra, a criança russa retirada a um casal de Barcelos, vem a Portugal visitar clínicas de reabilitação para Natália, a mãe da menor, se recuperar de algumas patologias de que sofre, soube o DN junto de fonte próxima do caso. "Estamos a tratar com médicos do Porto para ver se a Natália pode ter tratamento para se recuperar", confirmou João Pinheiro, o pai "adoptivo" da menor.

    A procura de clínicas será um dos motivos porque a avó de Alexandra chega, no próximo dia 6, a Portugal sem o resto da família. Segundo fonte ligada ao processo, já foram feitos contactos com clínicas que prestam apoio psicológico, no Porto, a pedido de Olga Ivanovna, a avó da Alexandra, que vai estar no País até dia 8.

    Segundo o casal de Barcelos, sempre foram conhecidos os problemas de alcoolismo de Natália quando vivia em Portugal. A comunidade russa recorda-se do episódio em que a progenitora foi encontrada alcoolizada em cima de um autocarro. Isto apesar do acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães, que ditou a entrega imediata da criança à mãe, referir o alcoolismo não ficou provado. Um exame médico-legal psiquiátrico, de 10 de Outubro de 2007, feito pelo Hospital de S. Marcos, em Braga, atestou que Natália "não é dependente do álcool, não carecendo de qualquer tratamento e revelando capacidade para ficar com a guarda da menor".

    Além de visitar as clínicas, Olga vem analisar as propostas de casa e emprego feitas por autarcas e empresários à filha.

    O advogado do casal de Barcelos, João Araújo, confirmou ao DN que Olga Ivanovna chega no próximo dia 6 e que ficará instalada num hotel do Porto. Será na cidade portuense que, explicou, a matriarca, acompanhada de uma jornalista russa, "irá aferir a idoneidade das propostas feitas à filha".

    Entre as hipóteses está a da irmã mais velha de Alexandra frequentar o curso de arquitectura de uma universidade portuguesa, garantiu o advogado. Entretanto, Natália já recusou a proposta feita por um empresário de lhe montar um café. Por isso, Olga Ivanovna terá de analisar outras possibilidades de emprego.

    Segundo o DN apurou, a vinda de Olga I a Portugal em vez de Natália, foi combinada numa viagem que fez a Moscovo com a criança russa e a irmã Valéria, a convite do casal de Barcelos e dos mentores do blogue http://xaninhanossa. blogspot.com. "A viagem é paga por uma conta que foi aberta no blogue", disse o pai "adoptivo" João Pinheiro, ainda incrédulo com a chegada da avó de Alexandra.


    Ana rocha

    ResponderEliminar
  143. A Alexandra vem com a avó? Duvido... a senhora é esperta não ia traze-la assim.

    Com quem vai ficar, sozinha com a bebada da mãe?

    ResponderEliminar
  144. Querida Xaninha

    Um beijo muito grande para ti.

    Mais um dia que começa e estás no meu coração.

    Querida, anseio por ti, como por um filho.

    Quero-te tanto!

    Meus amigos, lendo as noticias fico com muita esperança, e com muita fé.

    Peço a Deus que regresses depressa.

    Sobre os apoios a dar a Natália já desde o inicio que nos disponibilizamos para dar todo apoio que for necessário.

    Ajudar a Natália é ajudar a Xaninha e a Valéria a viverem num ambiente de páz e harmonia. E é isso que este grupo de amigos também pretende.

    Porque não ajudar?

    Por mim, já o disse várias vezes, estou disponível para proporcionar todo o apoio que necessitarem.

    Ajudar a Natália, não me incomoda. È a mãe biológica da menina que eu tanto quero,que insisto na sua felicidade.

    È proporcionar a harmonia a estas familias que me fáz lutar para trazer de novo o sorriso nos lábios e no olhar a uma criança que amo.

    Se fazemos pelos nossos porque não fazemos pelos outros?

    O meu coração ficará mais feliz se puder realizar este desejo.

    A Valéria é uma menina que terá todo o nosso apoio.

    Concerteza que ficando cá irá ter um processo de adaptação e integração, mas acredito que com uma familia como o casal Pinheiro, e com este grupo de amigos, com a calor humano e a dipsposição que entregamos às pessoas irá se sentir bem.

    Iremos permitir que o seu desejo de continuar os estudos se concretize, orientando-a, e a vivência com a irmã Alexandra será saudável para as duas.

    Sendo as noticias verdade, a D. Olga irá ver que estamos ansiosos por proporcionar às suas netas e à sua filha melhores condições de vida.

    E isto é humano.

    Amigos vamos ter esperança e fé.

    Bem hajam a todos que estão por bem.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  145. Estes comentários (Marta e Bárbara) são de tal forma despropositados e insultuosos quer para os que apoioam uma melhor qualidade de vida para esta família quer para a própria que quem os escreve ou não tem com o que se ocupar ou tem um desrespeito profundo pelos outros, o que não é nada bonito!

    ResponderEliminar
  146. Esta noticia apaziguou a angustia que tenho sentido relativamente a este caso.

    De facto, a mediação de conflitos e familiar, quando feita de forma racional e ponderada, é a melhor via para se encontrar uma solução.

    Bem -hajam TODOS os mediadores envolvidos

    Lembro-me do Video que a Marisa fez para a Xaninha onde dizia que deviamos fazer deste mundo um local melhor...é o que VOCÊS estão a tentar fazer

    A minha singela admiração por TODOS

    ResponderEliminar
  147. Haverá quem não tenha visto o Video dedicado à alexandra, feito pela Marisa?

    Vejam ou revejam

    É LINDO

    ResponderEliminar
  148. Caro(a) UNIVERSALISTA
    Não sei porque julgou dessa forma o meu comentário. Disse alguma coisa de mal?
    Estou preocupada em saber se a Alexandra vem com a avó ou se vai ficar com a bebada da mãe.
    Foi porquê, por ter dito que a avó é esperta ou por ter dito que a Natália é bêbada?
    Se calhar pelas duas coisas, mas não disse mentira absolutamente nenhuma. A avó é esperta e a Natália é bêbada.
    Sempre se leu por aqui diversas opiniões sobre a familia Zarubin e quando este blog começou poucos eram os que não insultavam a Natália a avó Olga!
    A minha frontalidade e sinceridade se calhar incomodou-o/a mas eu sou assim, digo o que penso e não disfarço.
    A mim, não me peçam para tratar a Avó e a Natália como dois anjinhos, por favor. Não dou para fingimentos.
    Mantenh: A avó é esperta e não trará a Alexandra, e a Natália é bebada e ela própria sabe bem disso.

    ResponderEliminar
  149. Removi a primeira porque me enganei!

    Marta,

    Quanto aos comentários que por aqui ouviu acerca da família biológica não me incluo neles. O facto de chamar bebada à mãe isso sim indignou-me porque ninguém o é porque quer, existem factores que contribuem para isso, eu pessoalmente evito essa forma de adjectivos porque tento não ofender ninguém muito menos gratuitamente sem que primeiro tente perceber os "porquês" que levaram a... É esta a minha maneira de ser! Quanto à avó Olga concordo consigo é esperta e acho bem que o seja!

    ResponderEliminar
  150. Como pessoa idónea e com uma vivência muito sofrida é naturalmente desconfiada e virá analisar ela própria as propostas e depois decidirá! Penso que é uma pessoa respeitável muito enérgica uma vez que é a única trabalhadora da casa o que me faz ter alguma admiração e respeito por ela!

    Aproveito para apresentar também aos pais de afecto todo o meu respeito e admiração pelo empenho e principalmente pelo Amor que dedicaram e dedicam a esta menina!

    ResponderEliminar
  151. Boa tarde amigos

    Mais um dia pela Xaninha e com notícias mais animadoras.

    Para ti minha querida muitos Beijinhos

    ResponderEliminar
  152. Olá a todos

    Estive de ferias e tenho tido algum trabalho, tenho vindo sempre espreitar para saber se existe novidades. Fiquei contente, mas preocupada por a Xaninha não vir. Mas já é um começo.
    Alguem sabe do Dr José Milhazes, iamos sabendo noticias verdadeiras por ele, e agora há muito tempo que não tem noticias sobre a Xaninha, isto também me preocupa.
    Vamos aguardar com alguma ansiedade a chegada da avó Olga.
    Beijinhos a todos do blog, à familia Pinheiro e um grande beijo cheio de saudades e com muito carinha para a Xaninha.
    NUNCA TE ESQUECEMOS, QUERIDA XANINHA.

    BEIJOS
    Isabel

    ResponderEliminar
  153. Olá!

    Incrédula estou eu!! Mas de uma maneira positiva. O Universalista até colocou esta hipótese de ser a avó a vir e eu achei na altura impossível!!! Com todo aquele rancor expresso pela avó... Bem, o que importa é que finalmente estamos a ver uma luz no fim do túnel!! Pelo menos, neste túnel.

    Abços

    ResponderEliminar
  154. Ah, esqueci de deixar os meus parabéns à família e a todos os apoiantes que tiveram a oportunidade de acompanhar este caso mais de perto.


    Abços

    ResponderEliminar
  155. Eu acredito que tudo irá correr bem.

    O casal pinheiro merece que tudo corra bem,a xaninha precisa beles.

    Muita força!

    Raquel

    ResponderEliminar
  156. Olá!
    Já temos uma luz ao fundo do tunel, e não nos podemos esqueçer de que uma caminhada começa com um pequeno passo...


    Isma

    ResponderEliminar
  157. Boa tarde a todos!

    Obrigada Ana Rocha por nos dar a conhecer a notícia do JN.

    Ora aqui está uma grande e boa surpresa!!!!
    Estou muito contente, porque tal como a Isma disse, temos que ir dando pequenos passos.
    Isto pode ser o início de uma grande reviravolta (e acreditamos que sim) na vida da nossa querida xaninha.

    Agora é esperar que tudo corra pelo melhor entre os dias 6 e 8 de Setembro. Vão ser dias decisivos!!
    Estou mesmo muito feliz e até emocionada!

    Um abraço
    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  158. Agora sim começo a ver luz ao fundo do túnel!

    Da Natália nunca esperei que viesse, mas se a avó entra em cena, a coisa muda de figura! É que sempre me pareceu que ali quem manda é a avó.

    Mas que boa notícia!!!

    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1350428

    ResponderEliminar
  159. Boa tarde!

    Família Pinheiro:

    parabéns por tudo o que fizeram pela Alexandra até Maio passado;
    parabéns por todas as batalhas que travaram desde Maio;
    parabéns por não terem desistido apesar de todas as dificuldades;
    parabéns pelo que já conseguiram.

    Administradores do blog:
    parabéns por toda a ajuda que têm dado nesta batalha.

    Já vemos uma luz ao fundo do túnel. Que bom!

    Se precisarem de nós, já sabem, nós continuamos aqui!

    Pela Xaninha, SEMPRE!!!

    Pombal

    ResponderEliminar
  160. Xaninha,

    Até breve.

    Obrigada a todos pelo vosso trabalho por acreditarem !!!

    Força familia Pinheiro.

    ResponderEliminar
  161. Boa Tarde a todos,

    Embora mais ausente, não deixei de apoiar esta causa nobre.

    Felizmente parece que começamos a ver uma luzinha no fundo do túnel.

    Acredito que a Avó da Xaninha não vai recusar as propostas que têm para a filha.

    À família Pinheiro um muito obrigado por continuarem a lutar. São FANTÁSTICOS.

    Aos adm. do blog muito obrigado por continuarem a acreditar e não desistirem.

    Se precisarem de nós sabem que podem contar. Eu também não vou desistir.

    Pela Xaninha Sempre.

    Até breve minha linda.

    Fátima - Sintra

    ResponderEliminar
  162. Boa noite a todos

    Estive a ler a notícia do DN e a confirmar-se o tratamento, e assim de momento, o que mais se me oferece dizer é que, então devia esfregar-se o relatório do Hospital de Braga, nas ventas do autor.
    Será que estas pessoas incompetentes nunca são penalizadas pelos seus actos?
    A propósito desta questão, eu tinha dito aqui no Blog há pouco tempo que deveria ter sido posto em causa esse relatório de Braga, e pedido outro, porque a realidade e a evidência, demonstravam que Natália era e é uma pessoa dependente do álcool. E além disso pode ter outras doenças (parece uma pessoa extremamente nervosa) que necessitarão de tratamento médico.

    Costuma dizer-se que um desastre resulta da conjugação de vários factores e neste caso caso Alexandra, muita coisa e muita gente falhou (SEF, SS, Juiz de Guimarães). Este, segundo relato do SEF não trabalhou em cooperação com o SEF, - a Juíza de Barcelos segundo a fonte do SEF, trabalhou em contacto com o SEF e deste recebeu cooperação nos esclarecimentos necessários.

    A lei portuguesa deveria ser mudada no sentido de os juízes serem penalizados por actos clamorosamente graves e injustos que causem sérios danos na vida das pessoas (independentemente da iniciativa dos lesados), isso poderia até ser feito por iniciativa de terceiros (alguém), ou até ser da responsabilidade obrigatória do Orgão que tutela os juízes.
    No caso de uma sentença judicial que dita uma injustiça clamorosa, caso os danos tenham sido causados, por uma decisão de um juiz que leu mal a lei ou aferiu erradamente a situação, assim aplicando mal o Direito (decisão ou sentença) responsabilidade seria do juiz.
    No caso de um juiz que aplicou bem uma lei, mas que é manifestamente imperfeita, incompleta, e manifestamente injusta, neste caso a responsabilidade deveria ser assacada não ao juiz, mas sim ao autor da lei, o legislador, segundo uma hierarquia de responsabilidade que poderia incluir até o Presidente na República, que é em última instância quem promulga a lei, e portanto o responsável último.

    Dir-me-ão que isto é um mero sonho e uma utopia que isto nunca se irá concretizar. Eu aceito. Mas não deixo de dizer e de insistir que o que seria justo, seria que, legisladores incompetentes ou ruins, isto é, fazedores de leis imperfeitas e danosas (sejam deputados, sejam membros do Governo), e Presidentes da República que promulgam, deviam sofrer consequências concretas, e não só a chamada "responsabilidade política" ou a "responsabilidade histórica", que é cousa que não tem substância real e é mera ficção sem contornos materiais, portanto uma responsabilidade sem consequências, logo, uma "ficção".

    ResponderEliminar
  163. Olá,

    Penso que foi a Angela que muito bem lembrou que as "Ordens" que existem em várias profissões (ordem dos médicos, ordem do supremo, etc) foram criadas com o objectivo de localizar questões éticas, más condutas, negligência... Well... Parece que hoje em dia o propósito é um pouco diferente...

    Abços.

    ResponderEliminar
  164. Boa Noite amigos

    Finalmente boas noticias. Temos que manter a calma e a esperança.

    Tenho a certeza que a Xaninha virá em breve

    Beijinhos para ti minha querida

    ResponderEliminar
  165. A avó vem pouco tempo, mas esperemos que seja o suficiente para ela perceber as diferenças de vida cá e lá. Terá concerteza contacto com algumas pessoas da comunidade russa. Provavelmente terá um(a) tradutor(a). Desejo que ela reconheça as potencialidades do futuro das netas cá em Portugal.

    Beijinho para a Xaninha!

    Força para todos os que por bem se envolveram nesta causa.

    ResponderEliminar
  166. Penso que seria importante não se noticiarem estas coisas para os jornais.

    Se eles já sabem que é dia 6... vão lá estar em massa todas as TVs!!

    Agora era preciso privacidade! Senão a sra pensa: " Oh não! Começa tudo outra vez! "

    Penso que deveriam ser mais cautelosos nesse aspecto.

    ResponderEliminar
  167. Olá Carla Buarque, no caso dos Juizes não há uma Ordem dos Juizes. Entretanto existe um sindicato.
    Como sabe, as Ordens (dos Médicos, dos Engenheiros, dos Advogados, Economistas etc.) lidam com questões deontológicas, Ética, e por aí adiante, desde logo, inscrição nas respectivas ordens para exercer a profissão, mas não lidam com questões sindicais - pelo menos, não é esse o seu propósito, e, abertamente, não o podem fazer). Para questões de índole profissional, de ordem reivindicativa, existem os respectivos sindicatos.
    No caso dos Juízes, antes do 25 de Abril, dependiam do Ministério da Justiça (dependiam portanto do Ministro). Era péssimo.
    Depois da revolução, estabeleceu-se que ficassem independentes, o que, em princípio é bom e desejável. O problema é que também ficou estabelecidos que são intocáveis na parte que respeita ao exercício da função, não podem ser responsabilizados, punidos, demitidos, etc. por decisões no âmbito da actividade.
    É um problema controverso, pois que algo deveria ser feito e algumas sanções ou consequências deveriam sofrer, em caso de erros clamorosos. E a sanção, caso fosse em dinheiro, deveria sair do bolso deles, e não do bolso de todos nós, os contribuintes (que é o que sucede se fôr o Estado a pagar as indemnizações, por culpa de pessoas concretas, substituindo-se a essas mesmas pessoas ou agentes que cumpriram mal as respectivas funções).

    ResponderEliminar
  168. Bom dia amigos!

    A serem verdade estas notícias não posso deixar de estar muito entusiasmada!

    É uma grande abertura a Avó vir cá confirmar as propostas, acho que o que mais a move será o futuro da Valéria, como boa Avó e Mãe que foi dela deseja o melhor para ela e concerteza saberá que em Portugal esse futuro será mais risonho.
    Agora duvidas e incertezas a Avó Olga terá muitas, não esqueceu que a filha veio com o sonho de ser mais feliz cá e as coisas não correram nada bem, por isso há que esclarecer muito bem a senhora.

    Já foi dada a sugestão penso que pelo VOX de algum benemérito ajudar a Valéria no seu curso de Arquitectura, acho que seria bom procurar alguém disposto a isso... Que acham?

    Bem, agora resta-nos aguardar e torcer para que não haja arrependimento na hora do embarque!

    Força para todos!!!!!!!

    Até breve Xaninha!!!!!!!

    ResponderEliminar
  169. Quando nós já todos vimos que o Estado, as instituições (quer portuguesas, quer russas) falharam neste processo, cabe-nos agora a nós, sociedade civil, ou melhor, pessoas simples, fazer o nosso melhor.
    Penso que já estamos a fazer. Se algum dia as duas famílias (Pinheiro e Zarubin) viverem em Portugal em paz entre elas, a Alexandra tiver por perto os pais afectivos, sabendo que a família biológica também está próxima e se preocupa com ela, se algum dia a Natália tiver um acompanhamento adequado (médico, psicológico) toda a família russa estiver legalizada em Portugal e for apoiada na sua nova vida...
    Nessa altura, nós podemos sentir que cumprimos o nosso dever.

    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  170. Bom dia amigos

    Mais um dia Pela Xaninha

    Para ti minha querida muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  171. Bom dia!

    Cristina Mestre,

    Não posso estar mais de acordo com o seu último comentário. É isso! Nessa altura, poderemos baixar os braços, respirar fundo e pensarmos: MISSÃO CUMPRIDA!
    Aproveito para lhe agradecer os seus comentários, cheios de experiência de uma mentalidade e cultura, um pouco diferentes da portuguesa e, também, as suas traduções.

    Teresa

    ResponderEliminar
  172. Olá bom dia a todos os amigos da Xaninha!

    Concordo com muitos dos comentarios aqui deixados, nos quais me identifico muitas vezes com os seus comentadores.

    Quero no entanto, perdoem-me os outros amigos, realçar o da Critina Mestre, à 9H40M de hoje.

    Os seus comentários são sempre muito interessantes, ajudam-nos a compreender muitas vezes a mentalidade de uma cultura diferente da nossa, a cultura russa, que como em todas as culturas tem dois lados, o bom e o mau.
    Parabéns pela sua postura e pelo seu contributo a esta luta.

    Desejo que a visita da avó Olga sirva para se dissiparem todas as dúvidas e receios que existam entre as familias Pinheiro e Zarubina.
    Que ambas as familias abram os seus corações e percebam que a felicidade de uma criança está em jogo, a ALEXANDRA, mas também o futuro poderá ser mais risonho para todos os elementos da familia Zarubina!
    Que esta senhora, venha de coração aberto para acolher as propostas da familia Pinheiro e aceitar esta mão que lhe estendem!
    Que a familia Pinheiro seja forte e confiante, que as suas palavras acalentem o coração da avó Zarubina e lhe dê confiança no amor que sentem pela Alexandra.
    Que ambas as partes tenham a humildade de perdoar os momentos menos felizes de ambos os lados e a coragem de lutarem juntos pela felicidade da Alexandra.

    É assim mesmo, se tudo acontecer dessa forma, se ambas as familias se unirem em prol da felicidade e do amor por esta menina, aí sim:

    Sentiremos que o esforço, a luta, as tristezas e angustias, a ansiedade, as noites mal dormidas, as lágrimas derramadas, a desilusão,,, etc, etc, etc,,, tudo valeu a pena!

    As nossas vidas poderão voltar ao normal, mas com enorme alegria : A Xaninha está feliz, está protegida, é amada!
    Conseguimos obter resultados desta luta : O BEM-ESTAR DA ALEXANDRA!

    Xaninha Querida,
    Estás sempre presente no meu coração e no meu pensamento!
    Rezo por ti todos os dias, pela tua felicidade, assim como rezo pelos meus filhos, familiares e amigos!
    Farás para sempre parte da minha vida!

    Um beijinho muito grande e um abraço do tamnho do mundo!

    Pela Alexandra e para a Alexandra, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE!

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  173. O blog russo de apoio à Alexandra refere dois artigos recentes publicados no jornal Komsomolskaya Pravda, que tentarei traduzir o mais breve possível.
    Novos dados: a Natália foi detida durante algumas horas pela Milícia (Polícia) local por beber demais e não tratar da filha;Natália não consegue trabalho porque não passou nos exames médicos, dizendo ser perseguida pelas autoridades locais.
    A situação lá parece pois estar bastante complicada.

    Cristina Mestre

    ResponderEliminar
  174. Bom dia a todos os Amigos de Xaninha !

    Também eu estou completamente de acordo com o seu último comentário, D. Cristina Mestre. É o que eu sinto. Só no final respirarei fundo. Tudo isto é uma tremenda de uma injustiça. Mas Deus não dorme.

    Sou uma pequena "formiguinha" algarvia, que lá bem no sul deste País ouviu e nunca mais esqueceu os gritos da nossa princesa. Toda a minha vida se alterou, como as vossas se alteraram. E é tão bom sentir que há mais gente - todos os Amigos de Xaninha que aqui nos reunimos, muitos sem se conhecerem... - que não esqueceu aqueles gritos e realmente se preocupa todos os diase aqui permanece.


    Adorei "Vox", aquele seu comentário de ontem, referente a "esfregar nas ventas" - sabe que é uma expressão muito utilizada por nós, algarvios de gema, hoje em dia já em desuso... É mesmo um caso de esfregar nas ventas de alguém, do responsável. Concordo plenamente a 100%.



    Família Pinheiro, um grande abraço de coragem! O Amor verdadeiro é eterno e eternas são as suas recompensas!

    D. Olga, seja benvinda na sua visita a Portugal! Desejo sinceramente que as suas netas um dia sintam por si tamanha gratidão e amor por tudo o que poderá fazer ainda por elas e pelos seus futuros, pois nas suas mãos estão muitas decisões importantes. Que Deus a ilumine!

    ResponderEliminar
  175. Bom dia querida Xaninha

    Um beijo muito grande para ti.

    Mais um dia a pensar em ti, contigo no coração e a pedir a Deus que o teu regresso a Portugal seja para muito breve, para viveres junto de quem mais amas.

    È esta felicidade que te quero proporcionar! Por isso aqui estou e estarei a té o conseguir.

    Cristina Mestre subscrevo completamente as suas palavras. È isso realmente que sinto e que peço a Deus que se realize o mais depressa possível.

    Sofia Fereiro também concordo com as suas palavras.

    Sempre defendi e defendo que por muito que custe a quem está desejoso de boas noticias lê-las na imprensa, não deveriam ser expostas assim.

    Defendo a privacidade das familias, dos administradores do blog e fundamentalmente acima de tudo o RESPEITO, PRIVACIDADE e AMOR por uma criança que está à espera que tudo se resolva para continuar a ser feliz.

    Parece-me que é preciso pensar nisto, por muito que custe, divulgem, se entenderem, quando a Xaninha já estiver em solo português, mas antes, a prudência nunca foi demais.

    Mesmo assim há que respeitá-las sempre.

    È uma menina!

    È só a minha opinião.

    A todos os que estão por bem e estão a lutar por tudo, que encontrem depressa a luz ao fundo do tunel.

    Um abraço

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  176. Bom dia, no blog russo, pelo que eu depreendi da tradução fraquinha do tradutor Yahoo, a Natália foi levada à presença da Milícia. As alegações eram de que tinha bebido e também não estava a cuidar das filhas. Ela explicou que as filhas estavam ausentes porque tinham ido com a avó a Moscovo (terá sido no dia do passeio a Moscovo da avó com as netas). Mais alegou que tinha ido dar um passeio com uma amiga e magoou-se num pé, daí a explicação para o andar um pouco cambaleante.
    Já a questão do avô, ocorreu no dia em que ele foi levantar a pensão de reforma, terá "celebrado" e desatou a falar demasiado, foi preciso chamar a milícia para ele se "acalmar".
    A Alexandra estava a andar de bicicleta no exterior com uma amiga e não se terá apercebido.
    Mas a Cristina Mestre dará uma melhor tradução.

    Quanto à questão do "dever cumprido" sim, mas dependendo do número de pessoas que vierem (se vierem, e, se vierem muitas claro está) penso que talvez tenhamos que continuar a fazer um pequeno sacrifício e a contribuir monetariamente, na medida das possibilidades de cada um.

    ResponderEliminar
  177. Cristina:

    Permita-me que dirija este comentário em especial a si...
    Quanto à sua observação no comentário das 9h40m não posso deixar de estar mais de acordo e dar-lhe os parabéns por ter conseguido expressar tão bem o que praticamente todos nós sentimos.
    Obrigado pela grande ajuda que tem dado!!!!

    Se o nosso sistema não funciona, nós como Sociedade Civil temos direitos e obrigações, e acho que decidimos encarar esta ajuda à pequena Alexandra como uma obrigação de remediar o tremendo erro que o nosso sistema cometeu.

    Quanto à notícia sobre a detenção da Natália... Bem, que podemos dizer, nada de novo, se foi encontrada cá em cima de um autocarro alcoolizada... As pessoas não mudam sem ajuda.

    A ser verdade é bom que a Natália se sinta vigiada lá pelas autoridades, enquanto assim for acho que a Xaninha poderá estar mais segura.

    Quanto aos exames, está mais que visto que a senhora não quer trabalhar!

    Mais uma vez penso e sofro com a triste vida a que condenaram a princesa...

    Como desejo que tudo isto termine em bem, e de preferência com um bom relacionamento entre as duas famílias, para felicidade da Alexandra.

    Força para todos!!!!

    Até breve Xaninha!!!

    ResponderEliminar
  178. Boa tarde amigos

    Nada mais quero acrecentar aos comentários anteriores pois subscrevo-os na totalidade.

    Para a nossa pequena queira Deus que só tenha de esperar mais um pouco para estar junto dos que mais ama e para ela um grande Beijinho.

    Estaremos SEMPRE aqui por ela para o que der e vier

    ResponderEliminar
  179. Olá a todos os que acompanham este blog

    Diariamente acompanho este blog porque é o único meio de ir sabendo como está o processo da Xaninha...
    Todos os dias espero ver publicado, no blog, que a Xaninha regressa a Portugal dia x...
    Raramente envio comentários... mas, julgo que tal como eu haverá muita gente anonima a acompanhar a Xaninha...
    Tudo isto para dizer que a Xaninha está no meu coração e espero que regresse o mais rápido possível...
    Tenho receio que se ela não regressar em breve, e dada a qualidade da mãe que tem... as autoridades russas qualquer dia retiram-na à mãe para a colocar em alguma instituição... estou assustada com essa possibilidade, uma vez que, a Natália já foi "detida por algumas horas" pela polícia...
    Enfim... que a Xaninha volte o mais rápido possível.
    Bem hajam todos os que apoiam a Xaninha..

    Manuela Gonçalves

    ResponderEliminar
  180. Boa tarde a todos os amigos da Xaninha.

    Estou com o coração muito apertado e aguardo com muita expectativa o desenrolar destas últimas notícias.

    Xaninha tens muitos amigos e bons que guardam com muita ansiedade um final feliz.

    A todos muita força e muito obrigado por acreditarem.

    Um beijo do tamanho do mundo para ti "Princesa".

    ResponderEliminar
  181. Boa tarde a todos,

    Devido ao elevado nº de comentários talvez seria melhor colocam nova noticia na pagina principal do blog..
    Apelo neste caso aos administradores do blog.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  182. Olá a todos!

    Concordo plenamente coma Sofia sobre a importância de manter este acontecimento longe da comunicação social. Contudo, deverá ser quase impossível, pois se bem os conhecemos....todos os orgãos devem aparecer em grande.

    Quanto ao VOX, é isso mesmo.
    Temos várias situações comprovadas de que a Natália continua doente e necessita de apoio. Que bom seria "esfregar isso nas ventas do autor".

    Em conversa com amigos e familiares sobre a Alexandra, houve uma pessoa que disse, em jeito de brincadeira mas também de angústia e frustração, porque é que não se fazia uma petição para o Juíz ser penalizado pelo seu erro e deixar de poder exercer a sua profissão.
    Ai se nós pudessemos e se ela pudesse ter efeitos....que bom que seria!!!!
    O jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho chegou a publicar um artigo em que falava precisamente da falta de punição para estes casos e sobretudo, de como estava estupefacto com o facto de o Juiz ter sido repreendido, não pelo seu erro, mas por ter falado à comunicação social.
    Palavras para quê?? Esse artigo,com o qual eu me identifiquei a 100%, concerteza, representou a indignação de mais pessoas.

    O que é certo é que nada, infelizmente, aconteceu ou vai acontecer.
    È o que eu tenho sempre dito, resta-nos a nós mexermo-nos. Está mais que na hora de a Sociedade Civil actuar contra o que está mal.

    Um abraço a todos

    Força casal Pinheiro e administradores do blogue!!!

    Pela xaninha, SEMPRE!!!!

    ResponderEliminar
  183. Boa tarde,

    Neste últimos 3 meses, quantas vezes pensei em desistir, com o coração amargurado pela injustiça, quantas vezes voltei para casa com a sensação de derrota……..quantas vezes aquela lágrima, teima em cair, justamente na hora em que precisei parecer forte, quantas vezes pedi a Deus um pouco de força e um um pouco de luz.

    Mas cá estou, aliás cá estamos! Sem desistir! A Insistir em Prosseguir! A Apoiar! A Acreditar!

    Um abraço apertado!

    Ana Petrucci

    ResponderEliminar