terça-feira, 10 de novembro de 2009

Carta do IAC

Boas,

Junto passo a transcrever carta que nos foi enviada pelo IAC (Instituto de Apoio à Criança)

Muito obrigado.

Carta de resposta

O Instituto de Apoio à Criança regista com agrado que diversas pessoas têm manifestado desejo de contribuir no sentido de ajudar a pequena Alexandra e agradece desde já os muitos apelos dirigidos ao IAC.
Como cremos ser do vosso conhecimento, o IAC afirmou publicamente a sua disponibilidade para apoiar a causa da Alexandra, designadamente através da mediação entre as autoridades portuguesas e russas.
Em nosso entender, o superior interesse desta menina passa pela preservação das relações afectivas profundas que desenvolveu no nosso País com a família que a acolheu durante mais de cinco anos, pelo que seria desejável conseguir que esses laços não se quebrassem, devendo ser feitos todos os esforços possíveis com esse objectivo.
O Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros mostrou-se também sensibilizado e preocupado com esta situação, pelo que existe aqui uma possibilidade de negociação diplomática.
Porém, importa analisar os factos por forma a projectarmos um objectivo viável.
Há, pois necessidade de nos situarmos para que os nossos esforços não sejam totalmente inúteis: Assim, tendo presente que houve uma decisão judicial que declarou a mãe titular em pleno das responsabilidades parentais e que esta manifesta, por vezes, intenção de regressar, cremos que seria aconselhável facilitar o regresso da mãe.
Para tanto, importará criar condições, não só de apoio financeiro e habitacional, mas sobretudo criar um ambiente favorável de compreensão pelas dificuldades que sentiu.
Somos de parecer que, se houver um ambiente hostil, poderemos afastar definitivamente esta mãe, o que não é desejável, pois poderá significar o afastamento da criança do nosso País.
Por outro lado, sem apoio, a mãe pode mostrar-se incapaz de cuidar da sua filha, o que poderá ter consequências ainda mais dramáticas, designadamente a sua institucionalização, o que tornará praticamente impossível o desejado regresso da criança.
Em síntese, deveremos manter um discurso conciliador, que permita a construção de pontes e não alimentar declarações hostis que só agravam conflitos e que cavam abismos dificilmente reversíveis.
Oferecer apoio à mãe é a única via, desde a ajuda financeira à terapia adequada, tudo é importante.
A nossa contribuição é importante no sentido de mudar o sentido do discurso culpabilizador a que temos vindo a assistir.
Agradecemos a todos quantos se dirigiram ao Instituto de Apoio à Criança não só pelo reconhecimento que esses apelos traduzem, mas sobretudo porque poderemos contactar convosco para nos ajudarem a ajudar.

138 comentários:

  1. Bom dia a todos e obrigado Miguel por ter transcrito a carta do IAC, mas ajudas à Natalia já voces o fizeram e até a avó Olga esteve em Portugal e não funcionou pior foi pobre e mal agradecida falou mal de voces. Sinceramente não acho que vá funcionar mas talvez seja eu que já estou completamente desesperada com a situação. cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!

    Obrigado Miguel!
    É bom saber que ainda há hipoteses e opções em aberto!
    Fico muito contente pelo apoio do IAC e por o Sr. Ministro demonstrar preocupação neste caso.

    Vamos continuar a ter fé e cá estamos para "ajudar a ajudar"!

    Liliana (Lili)

    ResponderEliminar
  3. Concordo consigo Liliana, inclusivamente na entrevista recente na SIC ela disse, preto no branco, que não quer vir para Portugal!

    Não acredito nesta possibilidade, o IAC estará informado do que já se fez nesse sentido?
    Melhor é impossível...

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,precisamente a aproximação á Natália a compreensão o respeito e nunca apontarem erros,falhas e defeitos por muitos que tenha nunca será bom,estou convencido com a ajuda de Deus a Natália será vencida pelo cansaço da vida na russia e pelo amor e carinho que demonstrarem para com ela. PAULO A

    ResponderEliminar
  5. Desculpem o meu comentário foi feito com email do meu colega de trabalho.PAULO A

    ResponderEliminar
  6. Olá UNIVERSALISTA,

    Sim o IAC tem essa informação!
    Mas também posso dizer que não é facto consumado que a Natália não queira vir...

    ResponderEliminar
  7. Ok, Miguel!

    Como tem autoridades portuguesas na negociação talvez se sinta mais segura!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Bom dia

    Obg. Miguel pelas notícias que nos vai transmitindo.
    Mas depois de tanta insistência anterior, sem resultados, será que a Natália muda de ideias?
    Que luta esta...
    Em relação à ida da Xaninha para um orfanato: era suposto que ao fim de 6 meses se não houvesse ninguém interessado.... certamente que na Rússia há muita criança à espera tb de adopção. Então e para a Xaninha que "chegou mesmo agora" já há uns poucos de casais a quererem-na? Não haverá um pouco de "maquinância" no assunto?
    Desculpem mas tenho andado com estes pensamentos há já alguns dias.
    Alguém me dá uma ajuda a tirar estes "maus" pensamentos?
    O tempo passa a correr.
    Espero que as nossas Autoridades não se fiquem só pela palavra e passem rápido à acção.
    Um abraço a todos.
    Força para o Casal Pinheiro
    Um Beijinho Xaninha.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  9. Obrigada Miguel

    Gostei muito da carta do IAC. Muito mesmo!

    Sempre apoiei e defendi que podiamos e deviamos ajudar a Natália. Ainda que esta se mostrasse um caso perdido, para mim, esta porta nunca se fechou.

    Talvez por maneira de ser, talvez por esperança, a via do diálogo, com todos para mim não estava posta de parte.

    Defendo e quero acreditar que a Natália ainda pode vir a ser outra mulher.

    A felicidade da Xaninha para mim é mais importante, a felicidade dela é a minha felicidade.

    Mas, como acredito que um ser humano é um ser humano, contem comigo para todo o apoio que for necessário para ajudar a reabilitação da Natália.

    Claro que todas as imagens, toda a história choca-me, entristece-me, deprime-me, a Xaninha não merecia ter tido o princípio de vida que teve, se não fosse os pais maravilhos que a acolheram, não sei o que teria sido!

    Mas, o meu pensamento é este, o meu coração sente assim, não menosprezo de forma alguma a juda à Natália, para bem dela, e principalmente para a união entre estas duas familias e a felicidade da nossa menina.

    Estes processos têm que ser bem acompanhados, bem orientados, com técnicos responsáveis, para que produza os fins que se propõem.

    Acredito que esta é uma via possível!

    Não tinha voltado a falar nesta possibilidade, porque entretanto esta orientação não continuou a ser defendida, no entanto, para mim, interiormente sempre a defendi.

    Estou ao dispor para tudo o que for necessário!

    A xaninha merece o nosso esforço, a nossa dedicação, o nosso empenhamento!

    Ela pediu para lutarmos por ela, é isso que estou a fazer!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  10. O Miguel tem razão a Natália não disse categoricamete que não quer vir ela disse isso sob efeito do alcool e as pessoas como elas com disturbio psiquicos não conseguem tomar uma decisão... os seus pensamentos são inconstantes...

    Contudo, falar com estas pessoas é extremamente dificil... elas só fazem o que querem o que lhes da prazer.

    acho q a chave pode passar pelo namorado que tem o visto a caducar e vai ter que tomar uma decisão ou volta para Portugal onde já tem visto de residencia ou para a terra dele... logo se as autoridades russas não derem autorização de permanencia este senhor vai-se embora e a Natália? Fica ou vai... penso que o melhor é negociarem com este individuo.

    mas acredito que a diplomacia fará um bom trabalho desde que queira e se mexa. Já passou muito tempo... as relações entre ambos os paises é boa deve-se tirar partido disso.

    Sempre atenta sempre por ti anjinho ...

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  11. Paula


    Concordo com as tuas palavras, as pessoas nestas situações, só se apercebem que precisam de ajuda quando estão no "red line".

    Acredito também na via diplomática, que tudo fará para devolver a felicidade a esta criança.

    Contudo, acredito que todas as hipóteses ainda estão a ser consideradas.

    A vida da Xaninha para Portugal é o nosso objectivo, e por ele lutamos, ao contrário a sua ída para um orfanato, será um mal menor, que desejariamos que nunca viesse a contecer.

    Lutamos pelo seu regresso, porque sabemos que nas condições onde está é que não está bem, e está em perigo!

    Acredito, que tudo se está a fazer para tornar a vida desta nossa menina, como os vídeos mostram e as imagens dela cá relatam.

    Nínguém é indiferente a essas imagens e por isso lutamos.

    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  12. Que me perdoem todos, mas continuo a achar que era preferível a menina ser adoptada por casais russos do que vir para Portugal entregue à Natália (tenho um familiar alcoólico que já fez vários tratamentos e não conseguiu nunca deixar a bebida) e ao namorado, com os quais pouco ou nada tem a aprender!

    ResponderEliminar
  13. A solução, para mim, se me é permitido, é a menina ficar com a família Pinheiro, não sendo a família que a amou, educou e protegeu a ficar com ela é, como digo acima, preferível ser adoptada por uma boa família russa!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Amigos,
    Permitam-me discordar - o IAC está dasactualizado.
    Depois de tantos esforços reais de ajuda, como manter Alexandra dependente da decisão de uma mãe e família desequilibrada, nada racional nem emocional.
    Os Institutos de Apoio à Criança em qqer país sentem-se confiantes numa ponte de diálogo com uma mãe biológica que afirma preferir que a filha morra?...
    Foi o que acabei de questionar (civilizadamente) em e-mail ao IAC.
    Natália regressará se as autoridades russas não lhe derem outra hipótese. Até lá, Alexandra continua a sofrer.

    Segundo li no DN, haverá decisão russa no dia 20. Se é verdade que
    "João Pinheiro decidiu reaver a guarda da criança. Desta feita, o pai afectivo da criança enviou para o Ministério Público russo um pedido nesse sentido. Sendo que a decisão da Comissão de Protecção de Menores do país do Leste está marcada para dia 20"
    devemos "entupir" as mailbox das autoridades russas de forma civilizada, claro.
    Se concordarem sistematizem todos os endereços - foi m.to útil q.do o Miguel colocou todos de seguida.
    Obrigada.
    Cmpts,
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde.De facto depois de ler esta carta do IAP, não vejo nada de novo, parece-me ainda que estão a achar que as propostas q fizemos á natália foram insuficientes e que devemos andar entretidos com isto mais uns tempinhos...e o pior da questão é que está o bem estar da menina em causa e ela é que passa pelos tormentos de aturar gente bebeda e sem moralidade nenhuma que nada de bom lhe podem nem conseguem dar, e os senhores do IAP, estão nas suas casas com todas as condições e com as suas familias todos os dias, e tem os beijinhos dos pais e dos filhos,etc...E Esta ciriança só tem direito a ter problemas desata natureza a que Portugal tem assistido á meio ano? Peço desculpa por ser assim tão curta e directa, pois uns concordarão comigo e outros discordarão.

    ResponderEliminar
  16. http://www.youtube.com/watch?v=u5Ft4F_

    só para dizer quwe a uniao faz a força com esforço conjunto havemos de conseguir...

    quem por favor posta os endereços mais importantes para fazer pressão???

    Força e coragem

    Maria

    ResponderEliminar
  17. Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social

    Dra. Maria Helena André

    Secretariado

    Maria João Donato

    Chefe de Gabinete:

    Secretariado

    Telefone: 21 842 41 00

    Fax: 21 842 41 08

    Praça de Londres, 2 - 16º

    1049-056 LISBOA

    Correio Electrónico: gmtss@mtss.gov.pt

    ResponderEliminar
  18. A/C SR MINISTRO NEG. ESTRANGEIROS LUIS AMADO: dirdg@dgac.pt

    ResponderEliminar
  19. ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA RUSSIA:
    - COLEM NO TRADUTOR DO GOOGLE -

    November 7, 2009, (recorded on November 2, 2009) Gorki, Moscow Region

    "I hope that we will be able to continue strengthening our relations with our European neighbors. I hope that the degree of mutual understanding on the majority of issues will be growing. I hope that many of the problems that the European continent is facing today, which are quite obvious, will be solved through our active joint involvement."

    Interview with Der Spiegel

    ResponderEliminar
  20. Acompanho este caso desde o 1º dia, todos os dias consulto o blog na esperança de poder ver e sentir algo positivo em função da nossa princesinha que conquistou os portugueses e o mundo, ainda tal não m foi possivel poder sentir, sei que de tudo está a ser feito desde a familia Pinheiro que tanto respeito aos administradores do blog passando pela comunicação social...
    Neste momento todas as ajudas são necessarias essencialmente as entidades que têm o poder de agir e intervir, para que a nossa xaninha volte a ter essencialmente estabilidade emocional.
    Só irei descansar assim que cá estiveres junto das pessoas que realmente te Amam e te querem bem...
    Adoro-te minha linda...

    ResponderEliminar
  21. ESCREVI CARTA CORDIAL NO SITE DO PRESIDENTE DA RUSSIA: http://eng.kremlin.ru - FAÇAMOS TODOS O MESMO.

    Your letter to the President of Russia has been received and will be examined by the Presidential Executive Office.

    ResponderEliminar
  22. «The President shall be the guarantor of human and civil rights and liberties»

    The Constitution of Russia

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde,

    Concordo com o comentário feito pela Maria F. às 13:18. Sinceramente e com todo o respeito, às vezes o IAC me parece um pouco diplomático demais e um pouco em "cima do muro" também. Penso que da forma como falaram (eu tb vi uma entrevista da Sra. presidente do IAC na SIC)é como se a via de reconciliação não tivesse sido ainda (tão) tentada. De qualquer maneira, penso que é sempre mais uma instituição a demonstrar interesse e segundo eu sei, eles estão angariando assinaturas há ANOS para a tal reestruturação da nossa lei "Biologizante" (desculpem pelo neologismo!!)
    Acho interessante que este movimento pela Alexandra tem conseguido captar muito mais atenções para este tema, do que os esforços do IAC durante este tempo todo, vale lembrar que os movimentos de cidadania organizados são capazes de ultrapassar muitas vezes as paredes de muitas instituições... ;)

    Abços

    ResponderEliminar
  24. Universalista:

    Concordo com você. precisamos insistir até não poderem mais. Vale sim mandar cartas aos partidos, ao presidente da república, a sua esposa, ao primeiro-ministro...

    Hoje à noite vou tentar criar o email e passo logo para cá.

    Abços

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde a todos

    Não tenho comentado mas tenho andado em cima dos acontecimentos, venho aqui varias vezes ao dia.

    Obrigada Miguel pelas noticias. Também quero dizer "ola" à Isabela que algum tempo que não tinha contacto.

    Espero que as nossas competencias governamentais que prometeram ajudar a Xaninha não fiquem só pelas promessas que entrem em campo e não fiquem parados à espera....do nada....que normalmente é o que acontece...como são casos que não lhes diezem respeito a eles e não ganham dinheiro com isto...é banal...emtão desprezam, prometem e não cumprem, é como quando andam em campanha, beijam, abraçam e prometem e depois já não se lembram e não se recordam, se fôr preceiso passam pelas pessoas e ignoram, espero que NÃO IGNOREM A XANINHA, SEJAM HUMANOS...PENSEM SE FOSSE COM ALGUEM VOSSO COMO É QUE NÃO SE SENTIRIAM...

    Peço desculpa mas ando desesperada com toda esta situação...já vai tantos dias que não à contactos com a Xaninha e isto desespera-me.

    Xaninha nós estamos a aqui a lutar por ti conforme tu pediste querida, não te esquecemos, adoramos-te...

    Beijinhos a todos que estam por esta causa, força ao Casal Pinheiro que muiyo os admiro...e aos amigos do blog que estão sempre em cima do acontecimento e muito obtrigada

    Isabel

    ResponderEliminar
  26. Catarina, se não for abusar, o que vc escreveu?

    Acho que isso pode dar alguma inspiração às pessoas.


    Alguém consegue o email do Sr. NICOLAI SVANIDZÉ???

    Desculpem a insistência, mas acho que se as pessoas por lá puderem dar uma "forcinha" era muito bom!!

    ResponderEliminar
  27. Encontrei isto no Portal do cidadão... não sei se se trata da mesma pessoa. http://queixas.co.pt/popup.php?id_queixa=6075

    "GLORIA MARIA BARREIRO PAIS BRANDÃO, VEM POR ESTE MEIO APRESENTAR QUEIXA CRIME CONTRA O MAGISTRADO JUDICIAL-DR. JOSE AUGUSTO GOUVEIA BARROS -DA 4ª VARA -3ªSECÇÃO-DO TRIBUNAL DAS VARAS CIVEIS DE LISBOA- O QUE O FAZ NOS TERMOS E COM OS FUNDAMENTOS SEGUINTES:



    EXISTE UMA GRANDE CORRUPÇÃO PRATICADA POR AQUELE MAGISTRADO JUDICIAL NO PROCESSO:172 /2002 DE RECONHECIMENTO DE UNIÃO DE FACTO-EM QUE O MESMO DENEGA JUSTIÇA CRIMINALMENTE-COLABORANDO COM ELE O DR. RUI DOS SANTOS COUTINHO- ADVOGADO DO EX-MARIDO DA QUEIXOSA- QUE QUER COMPULSIVAMENTE A CASA DA QUEIXOSA A FIM DE COLOCAR LÁ A VIVER A SUA IRMÃ-D. MARTA DOS SANTOS COUTINHO - APROVEITANDO-SE DOS BENS DA QUEIXOSA SOBRE ACTO COERCIVO PRATICADO PELO JUIZ DA 4ª VARA -3ª SECÇÃO DO TRIBUNAL DAS VARAS CIOVEIS DE LISBOA. O MESMO MAGISTRADO JUDICIAL, TEM VINDO A PRATICAR DESDE 30.08.2002 ACTOS ILICITOS, FRAUDULENTOS E COM RELEVÂNCIA CRIMINAL, ESCUDANDO-SE POR DETRÁS DA PROCURADORA DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA -DRª MARIA PAULA FIGUEIREDO. QUE NÃO FEZ NADA , RIGOROSAMENTE, SENÃO PROTEGER ILICITA ,CORRUPATA E FRAUDULENTAMENTE AS ATITUDES «CORRUPTAS , DE COMPADRIO E MOVIDAS POR INTERESSES PRÓPRIOS DO ADVOGADO DE MEU EX- COMPANHEIRO-DR. RUI DOS SANTOS COUTINHO.CXOM ESCRITÓRIO SITO NA AVENIDA ALMIRANTE REIS ,Nº 66- 3º ESQº EM LISBOA.

    AQULER ADVOGADO LADRÃO,APROVEITOU-SE DE TODOS OS DIREITOS DA QUEIXOSA -ROUBANDO-OS NA SUA TOTALIDADE- QUERENDO IMPÔR A FORÇA UMA ATITUDE PORCA, NOJENTA , PRATICADA COM DOLO CRIMINAL, DO JUIZ DA 4ª VARA 3ª SECÇÃO-DR- JOSE AUGUSTO GOUVEIA BARROS, QUE ALEGA QUE UMA UNIÃO DE SEIS ANOS DE VIDA EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS AS DOS C^ONJUGES ENTE RODOLFO AUGUSTO ALEXANDRE CORREIA E GLORIA BRANDÃO- NÃO DÁ QUAISQUER DIREITOS- A ATITUDE PORCA E NOJENTA PERPETRADA PELO JUIZ DA 4ª VARA 3ª SECÇÃO DO TRIBUNAL DAS VARAS CIVEIS DE LISBOA JÁ FOI ALVO DE INUMEROS PROBLEMAS. EXISTEM MAIS DE 18 PROCESSOS CRIME A DECORRER NO DIAP DE LISBOA CONTRA RODOLÇFO AUGUSTO ALEXANDRE CORREIA E ESTÁ O JUIZ DA 4ª VARA 3ª SECÇÃO -.A PROTEGER-LO DE FORMA ILICITA ILEGAL E COM RELEVÂNCIA CRIMINAL.A QUEIXOSA REQUER A REABERTURA DA INSTRUÇÃO NO PROCESSO 8/03.4TRLSB E COM FUNDAMENTOS EM FACTOS NOVOS.QUE SÃO TODOS ESTES E REQUER APRESENTAÇÃO DE NOVA QUEIXA CRIME COPNTRA A CORRUPÇÃO , PORCA,NOJENTA E FRAUDULENTA PRATICADA PELO JUIZ DA 4ª VARA 3ª SECÇÃO NOS PROCESSOS :172/2002, 97/2002 E 97A/2002 QUE ESTÁ A SRª PROCURADORA MARIA PAULA FIGUEIREDO DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA A DAR PROTECÇÃO A ESTE JUIZ CORRUPTO.

    MAIS INFORMA , QUE O RECURSO DO PROCESSO 97A/2002 NÃO SUBIU AO TRIBUNAL DA RELAÇÃO PORQUE A DVOGADA NOMEADA EM COMBINA COM O JUIZ DA 4ª VARA 3ª SECÇÃO -NÃO APRESENTOU AS ALEGAÇÕES QUE DEVERIA TER APRESENTADO. E QUE O JUIZ DA 4ª VARA 3ª SECÇÃO ESTÁ A DANIFICAR TODA A ACTIVIDADE NORMAL E LICITA DO PERCURSO NORMAL DO PROCESSO -COADJUVADO PELOS SEUS FUNCIONÁRIOS DA SUA SECRETARIA RESPECTIVA. REQUER CONSTITUIR-SE ASSISTENTE E REQUER PROCEDIMENTO CRIMINAL CONTRA O JUIZ DA4ª VARA 3ª SECÇÃO DR. JOSE AUGUSTO GOUVEIA BARROS - POR DOLO CRIMINAL, DENEGAÇÃO DE JUSTIÇA, CORRUPÇÃO E CONDUTA FRAUDULENTA EM TODO O DESENROLAR DOS PROCESSOS:172/2002 ; 97A/2002 E 97/2002."

    Entidade visada foi notificada em: 2003-10-08 13:19:21

    ResponderEliminar
  28. Oxalá me engane, mas acho que a menina nunca deveria ficar com a Natália, um alcoólico que se queira tratar de livre vontade acredito que se recupere, um alcoólico que o negue ser (é o caso da Natália)e vá para tratamento "obrigado" nunca se recuperará, eu por me preocupar tanto com a situação daquela criança é que do mal o menos, ou vem para a familia Pinheiro de novo ou então que seja adoptada por uma familia russa que lhe dê estabilidade e amor, tirem-na é daquele inferno onde vive o mais urgente possivel!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  29. Miguel,

    não percebi o post da falta de contactos...

    aquilo que diz cm toda a familia... sinceramente não percebi ( por acaso até sou loura...) mas não percebi as entrelinhas...

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  30. Boa Tarde

    Tenho estado a enviar mails para diversos org. para onde já tinha escrito, mas a pedir para darem um empurrão na rapidez de soluções uma vez que o tempo voa e o dia 20 chega num instante.
    Emb. Russia (aqui só apelei ao coração)
    Manuela Eanes
    Maria Cavaco Silva
    Presidente
    Alguns Partidos para que falem do assunto na A.R.

    Não podem dizer que desconhecem o assunto.

    Todos juntos certamente que estamos a dar muita força.

    Nem sempre tenho disponibilidade para poder escrever mas estou sp atenta ao que vai acontecendo.

    Meus amigos cada vez mais me envolvo com a Xaninha e não deixo de pensar no assunto.

    Um abraço aos Adm do blog. Continuem a contar connosco (penso que falo por todos)
    para que tenhamos um final feliz e rápido.

    Um beijinho para a nossa Xaninha

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  31. Amigos

    Eu quero acreditar que a ajuda à Natália não passa por entregar a Xaninha à sua guarda enquanto se tenta que recupere.

    Não foi este o intuito quando comentei, que tal poderia passar por uma situação assim.

    A situação que defendo é que a Xaninha seja entregue aos pais afectivos, aos pais do coração, dando a possibilidade à Natália de se recuperar.

    Bem sei, que esta vontáde não é voluntária, mas seria mais uma oportunidade para ser outra pessoa.

    A xaninha estaria sempre em segurança nos braços de quem a ama e protege.

    Nem outra situação me passaria pela cabeça!

    Entendam este comentário como um reforço do meu anterior.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  32. Mensagem que deixei para Presidente da Russia (Tem de ser poucos caracteres): Excellence, I am writIng once again to you Mr.President, because I want to ask you to don´t forget Alexandra. Please help childrens Suprem Interests come first.Portuguese Judge admitted mistake... She doesn´t deserve to suffer because adults.. Please bring her back to Portugal,to the family that took care of her for 4 years...And saved her.Thank you.

    ResponderEliminar
  33. Carla, só agora pude vir aqui.
    por favor se consegue abrir uma caixa de email, agradeço muito. Neste momento tenho muito pouco tempo, até me sinto mal de não poder ajudar mais a Xaninha.

    Carla, penso que o seu trabalho está ligado às crianças. É bom que continue a falar do que vê à sua volta, as pessoas às vezes esquecem o bom senso, ficam insensibilizadas ao mal que podem provocar, e isto quando têm poder, ou seja quando pensam que ninguém se apercebe e as pode criticar.

    Assim terá sido a decisão deste juíz baseada numa "impressão" que teve da D. Florinda. Se estamos sujeitos na (in)Justiça às impressões, então será que quando um juíz deixa em liberdade um pedófilo, poderá ser que foi "atormentado" pela diabruras de uma criança! Nunca se sabe, mas seria bom saber se as decisões que dizem respeito aos cidadãos de tenra idade (e não só) se baseiam em tão pouca consistência, reflexão e humanidade. No entanto, o certo é que o povo fica perplexo e tantas vezes cheio de interrogações e revolta.

    ResponderEliminar
  34. Boa noite,

    Minha cara Angela, não se preocupe em justificar nada, sei como são as coisas! Infelizmente vivemos em um verdadeiro turbilhão - ando me trabalhando para priorizar o que realmente importa na vida, espero um dia conseguir!- também só agora é que cheguei e logo farei o email.

    E não se sinta mal por não ajudar mais! Todos estamos fazendo um pouquinho... Mas repare em como esse pouco juntando com outro pouco, ali e aqui, fica muito!!

    Abços

    ResponderEliminar
  35. Registo com agrado, (embora estranhe a demora) da boa-vontade do IAC )Instituto de Apoio à Criança), parece-me ter uma posição ponderada e conciliadora.

    A estratégia do IAC pode ser bem sucedida, sugiro que destaquem uma psicóloga devidamente instruída e mandatada para apoiar e orientar a família Pinheiro, pois em cada entrevista que dão criam maior distância, quer da mãe biológica quer do pai.

    Face aos factos já consumados, a esperança da Alexandra voltar para Portugal é muito ténue, praticamente impossível.

    Eventualmente só regressará se a Rússia não a retirar à mãe e Natália seja convencida que em portugal poderá ser devidamente apoiada, resolvendo-se a regressar e trazer as duas filhas.

    Natália só se sentirá seduzida por Portugal se a nossa estratégia for delineada e cumprida ao milímetro. Para isso, o apoio do IAC do Ministério de Segurança Social e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, é fundamental, pelo que deviam criar um Grupo de Trabalho com a maior urgência, no sentido de traçar um plano concertado, definindo as etapas necessárias para atingir o fim que todos ansiamos.

    Seria uma vitória da estratégia e da diplomacia.

    ResponderEliminar
  36. Александра,
    не забыть о вас

    Alexandra,
    não nos esquecemos de ti

    Alexandra,
    not to forget about you

    ResponderEliminar
  37. Boa noite amigos!

    Tal como já vos tinha apelado e tal como a Catarina fez, também já enviei mail para o Presidente da Rússia. É muito fácil.
    O link fornecido está correcto. Se não souberem escrever a Inglês , mandem em Português.
    Vale tudo amigos.O que interessa é fazer alguma coisa. Se "choverem" lá mails em Portugu~es, concerteza que os mesmos serão lidos e traduzidos.
    Também recebi a mesma mensagem de volta Catarina.
    Agora, é só esperar que, realmente, surta efeito.

    Miguel:
    - Obrigada por nos dar a conhecer a carta do IAC.
    Estou muito contente por ela existir. Isso significa muita coisa...
    Quanto à mensagem, penso que existe algumas "entrelinhas" importantes.


    - Pelos vistos o casal Pinheiro continua sem conseguir falar com a Xaninha...
    Pode adiantar mais alguma coisa sobre o assunto?

    Continuação de bom trabalho
    Um abraço

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  38. António:

    Só agora vi o seu comentário porque estava a escrever o meu e é isso mesmo...
    O Casal Pinheiro está desesperado (e com muita razão, se até nós estamos, imaginemos eles...) e é muito difícil para eles gerirem todas estas emoções e toda esta pressão e ainda por cima em frente das Câmaras.
    A ultima participação deles no programa das Manhãs da SIC é disso exemplo.
    Eu comentei aqui precisamente isso, que o Sr. João está muito desorientado e desesperado e que mete aflição ver o seu desespero.
    Porque realmente este caso é desesperador!!!!
    Tal como o António defende, penso que, se por acaso ainda não existe ninguém a apoiá-los neste sentido, deverão urgentemente providenciar esse acompanhamento.

    Aliás, é dessas "entrelinhas" que eu falava no meu comentário anterior.....

    Por outro lado António, as suas frases: "Face aos factos já consumados, a esperança da Alexandra voltar para Portugal é muito ténue, praticamente impossível.
    Eventualmente só regressará se a Rússia não a retirar à mãe e Natália seja convencida que em portugal poderá ser devidamente apoiada, resolvendo-se a regressar e trazer as duas filhas", são muito preocupantes.

    Penso que o António também conhece bem a realidade Russa ou estou enganada?

    ResponderEliminar
  39. Soul,

    O link que indicou (Portal de Queixas) não sei a que organismo pertence e não sei nada sobre a credibilidade da queixa, que é datada de 2003.

    No entanto, o nome do magistrado lá referido, confere com o nome do magistrado juiz-auxiliar do Tribunal da Relação de Guimarães (pode ser a mesma pessoa ou duas pessoas com nome igual).

    Link de onde consta o nome completo do magistrado de Guimarães (ler no fundo do ecran, o nome completo):

    http://cid-a729e07b06c74745.spaces.live.com/blog/cns!A729E07B06C74745!464.entry

    ResponderEliminar
  40. Olá a todos

    Obrigado Miguel


    vamos mandar mais mails para todas as pessoas que mostraram interesse em ajudar a Xaninha toda ajuda é pouca

    Nao podemos deixar apagar a luz que se acendeu ao fundo do túnel temos de aproveitar todas as ajudas venham de onde vierem são sempre bem vindas


    por esta menina vale tudo já chorei muitas vezes já sorri já me passou tanta coisa pela cabeça que nem vos conto é tudo muito instável um dia vem uma boa nova no outro uma má mas espero e sei que vamos ter muitas boas novas e para sempre a sua felecidade


    XANINHA ESTAMOS A LUTAR POR TI QUERIDA


    Muita força a todos para continuar esta luta

    bjs Marianeves

    ResponderEliminar
  41. António,
    Gostei muito de ler o seu comentário das 22,11h!
    Concordo em absoluto, quando diz:

    "Natália só se sentirá seduzida por Portugal se a nossa estratégia for delineada e cumprida ao milímetro. Para isso, o apoio do IAC do Ministério de Segurança Social e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, é fundamental, pelo que deviam criar um Grupo de Trabalho com a maior urgência, no sentido de traçar um plano concertado, definindo as etapas necessárias para atingir o fim que todos ansiamos."

    Acho que, neste momento, será o melhor caminho para trazer a menina de volta a Portugal.

    PELA ALEXANDRA, SEMPRE!

    Ana_Palmela

    ResponderEliminar
  42. Olá Carla,

    Enviei para o email que mencionou e voltou para trás!

    ResponderEliminar
  43. Amigos

    Acredito na boa vontade e nos esforço das instituições, IAC com a ajuda de outras instuições e técnicos,par aque esta luz de esperança que se acendeu seja uma realidade.

    A familia Pinheiro está realmente a precisar de apoio para superar toda esta ansiedade, este desespero, não tenho adjectivos que qualifiquem o que estão a viver.

    Acredito que já se estará a providenciar neste sentido.

    Também leio nas entrelinhas da carta do IAC e isto dá-me um reforço de esperança e ainda mais força para lutar.

    Vamos, amigos, continuar a lutar pela nossa menina!

    A Alexandra precisa de nós, a Natália precisa de ajuda, esta familia precisa de estabilidade.

    As duas famílias precisam de estabilidade, união, amor partilhado.

    Vamos tornar isso possível.

    A nossa princesa é a menina que une os corações.

    As duas irmãs precisam de estabilidade, criar cumplicidade, criar laços de união mais fortes, acreditamos que a Natália será bem vinda para a apodermos ajudar a ser outra mulher, outra mãe.

    Continuo a acreditar nestes valores!

    Agora, não se pode mesmo parar!

    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  44. Bom Dia

    Não sei se já alguém leu, mas hoje no DN - Opinião vem um grande ARTIGO SOBRE A ALEXANDRA.

    Acho muito bem escrito e gosto principalmente do final.

    Nomear alguém importante(vejam quem) para ir a Pet...(desculpem não sei escrever o nome da terra) para serem intermediários de Portugal com a Rússia.

    É uma boa ideia. Será que aceitam?

    Já agora leiam e comentem também.

    Até mais logo.

    Um beijinho para a Xaninha. Que tenha um bom dia.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  45. Olá Isabel!

    Dê-me o link por favor; não estou a conseguir encontrar quando abro a página do DN.

    Obrigada!

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  46. Ana Carla,

    É este o link
    http://dn.sapo.pt/inicio/portuga​l/interior.aspx?content_id=141597​8

    ResponderEliminar
  47. Bom dia

    Mais um dia pela Xaninha

    Vem uma noticia no Correio do minho também mas eu não sei link.

    Para ti minha querida muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  48. Isabel:

    Dá sempre erro.
    De quem é o artigo ou qual é o título desse artigo para poder pesquisar na página central?

    Obrigada

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  49. Também não consigo aceder ao link.

    Vou continuar a tentar.


    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  50. Olá Solange!

    Obrigada pela informação. Esse artigo já consegui ler.

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  51. O link correcto do artigo a que se referem é:
    http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1416799&seccao=Convidados

    Titulo: "Em busca de Alexandra e da identidade portuguesa"

    ResponderEliminar
  52. Se forem à secção de OPINIÃO, clicam em "+opiniões" (porque não aparece na pag principal) e vêem logo o título.

    ResponderEliminar
  53. http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=17658

    AnA

    ResponderEliminar
  54. Desculpem que não tenho estado no blog.

    Só agora vi as vossas observações.

    Ia responder mas vejo que já conseguiram.

    Eu entrei no DN e vou sempre ver os artigos de Opinião. Calhou.

    Penso que esta muito bem escrito a chama bem a atenção para o caso.

    Mas para mim o final é o melhor.

    Vamos enviar mails a esses senhores mencionados para eles se envolverem no problema?

    Acham que estarão disponíveis?

    Para os que estão mais dentro do blog, acho que entenderão melhor o artigo do que certamente eu.

    Cá estou para o que for preciso

    Sempre com a Xaninha

    Um abraço a todos

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  55. Obrigada Soul e Isabel!
    Já consegui!

    Vou entrar agora no meu local de trabalho e não estarei disponível para fazer uma busca de endereços.

    Alguém pode tentar ver qual os endereços dos nomes mencionados neste artigo?

    Obrigada!

    Não custa nada tentar e como estamos mesmo a chegar ao fim da linha ( o dia 20 está perto), devemos tentar tudo, tudo, tudo.....

    Até logo amigos!
    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  56. IN DN

    "Alexandra relança uma questão de fundo: Será que o supremo interesse da criança não se deverá impor mesmo a nível transfronteiriço? É um desafio para a aldeia global.
    (...)
    Segue-se um outro dilema: Portugal deve lutar pelo regresso de Alexandra?

    (...)

    Fechada a via judicial em Portugal, a actuação do Estado servirá ainda para rectificar o que não deveria ter acontecido. "

    Excelente comentário... excelente visão... este não deve ser juiz...


    Paula ODV

    ResponderEliminar
  57. Bom tarde,

    Infelizmente tal como eu esperava nada de bom se pode esperar do "pai" biológico.

    Do Sr. Luís Amado também nada de bom espero, porque vi as declarações dele na tv e aquilo não foi auto iniciativa dele. O sr. foi interpelado pela jornalista e tinha que dar uma resposta, mas mexer-se, mexer-se não acredito muito que o esteja a fazer...

    Para se fazer mesmo a coisa a sério, o ideal seria realmente ir la alguém da diplomacia portuguesa, já que optaram por esta via e a do TEDH vai esgotar-se dentro de poucos dias.

    Será que alguém consegue os contactos da nova ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas?

    É uma ideia um pouco louca, mas penso que se deveria mandar e-mails para esta sra.
    Tive a oportunidade de conhecê-la há muitos anos e sei que é uma pessoa boa e muito sensível.

    Se a ideia de mandar lá alguém da diplomacia portuguesa chegasse a esta Sra, como ela agora pertence ao governo, penso que não hesitaria em falar com o PM para tentar ajudar.

    Penso que não custa tentar.

    Aliás neste momento já não há mesmo mais nada a perder.

    ResponderEliminar
  58. Já li, obrigada.

    Realço:

    Alexandra relança uma questão de fundo: Será que o supremo interesse da criança não se verá impor mesmo a nível transfronteiriço? È um desafio para a aldeia global.

    "Segue-se um outro dilema: Portugal deve lutar pelo regresso de Alexandra?"

    " Alexandra exige uma forte intervenção diplomártica. Se queremos ser um Estado forte no panorama internacional é aqui que a nossa diplomacia deverá consumir energias.
    Impõem-se, pois, a nomeação de uma delegação de alto nível que se instale em Pretchiestoe e batalhe pelo interesse da família de acolhimento e pelo interesse da criança, que, já agora, sublinhe-se,também nasceu em Portugal."


    Que artigo de opinião mais inteligente e humano!

    Por favor, criem a delegação para poder começar a operacionalizar toda esta mediação e trazer de novo a felicidade a esta criança inocente.

    Por favor, entidades responsáveis, ilustres representantes,não abandonem esta causa!

    Bem haja.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  59. Boa tarde!
    Não tenho deixado comentários, mas, estou cá diariamente.
    Estive a ler o artigo que a Paula ODV já referiu hoje e achei pertinente citar ainda as seguintes passagens:
    “Alexandra exige uma forte intervenção diplomática. Se queremos ser um Estado forte no panorama internacional é aqui que a nossa diplomacia deverá consumir energias. Impõe-se, pois, a nomeação de uma delegação de alto nível que se instale em Pretchistoe e batalhe pelo interesse da família de acolhimento e pelo interesse da criança, que, já agora, sublinhe-se, também nasceu em Portugal.
    (…)
    Fechada a via judicial em Portugal, a actuação do Estado servirá ainda para rectificar o que não deveria ter acontecido. A situação de Alexandra piora a cada dia que passa. Cruzar os braços perante Alexandra é continuarmos a definhar, acentuando a falta de apoio do Estado aos seus, tanto aqui como lá fora.
    A persistirmos nesta imobilidade vamos deixando de ser orgulhosamente nós, os portugueses.”

    Subscrevo.

    ResponderEliminar
  60. Este artigo foi publicado, hoje, pelo DN:

    http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1416799

    Pela Xaninha, SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  61. Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação :
    Secretário de Estado: João Gomes Cravinho
    senec@mne.gov.pt

    Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros :
    Ministro: Luís Amado
    Chefe do Gabinete: Francisco Ribeiro de Menezes
    Morada: Palácio das Necessidades, Largo do Rilvas - 1399-030 Lisboa
    Tel.: 213 946 000
    Fax: 213 946 070
    ministro@mne.gov.pt

    Gabinete da Ministra da Cultura :
    Ministra: Gabriela Canavilhas
    Chefe do Gabinete: Luís Chaby Vaz
    gmc@mc.gov.pt

    Gabinete do Ministro da Presidência :

    Ministro: Pedro Silva Pereira
    Chefe do Gabinete: Maria José Ribeiro
    gab.mp@mp.gov.pt

    Gabinete do Secretário de Estado da Segurança Social :

    Secretário de Estado: Pedro Marques
    Chefe do Gabinete: Jorge Damas Rato
    gabinete.sess@mtss.gov.pt
    Gabinete da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social

    Ministra: Helena André :gmtss@mtss.gov.pt

    ResponderEliminar
  62. Obrigado a todos que lutam pela felicidade da Alexandra,
    Uma pessoa a quem poderiamos enviar um mail era a Drª Maria Barroso que tem demonstrado o quanto os problemas das crianças a afectam. Lembra-se do que ela fez pela Esmeralda?.
    Se alguém tiver o mail dela que o divulgue.
    Continuo a acreditar que a Natália acabará por aceitar regressar a Portugal.
    Força para esta causa.

    ResponderEliminar
  63. A Drª Maria Barroso não fez hada pela Esmeralda, Nada mesmo. Fez sim, pelo seu amigo Luís Gomes, sobrinho do Coronel Gomes ... só porque era sobrinho do Coronel. E que fez? Apoiou-o na fuga à justiça, aos Tribunais, etc. Se virmos bem ... tudo em prejuízo de Esmeralda, que se fosse entregue ao pai quando devia e foi ordenado pelo Tribunal, podia ser hoje uma crinça normalíssima, e não estar sujeita a tantos desmandos só porque um sargento se julgou e julga acima da lei.

    Agora, a Alexandra não lhe diz nada e portanto não acredito mesmo que faça alguma coisa a seu favor.

    Tudo isto não passa de um desvario mediático que não leva a lado algum.
    A Alexandra está com a mãe na Rússia e nada a pode trazer para Portugal. Apenas a vontade da mãe o poderia fazer, mas já vimos que ela não quer, nem a família dela o quer. Aliás qual a família que o faria???? Vocès mendariam os vossos filhos para outro país. abdicando deles sem mais nem menos???
    Ou entregariam os vossos filhos a quem andou anos nos Tibunais para lhos tirar?

    O que vocês querem que Natália faça sem dúvida vocês o fariam. Tem que se entender desta forma. Então, que mães e pais vocês me sairam!!!!!

    Tudo isto não passa de um folhetim em que meia dúzia de personagens pensam que mandam nos filhos dos outros a começar pelos chefes da banda ... Os Pinheiros.

    E tudo isto com a ajuda de uma imprensa sensacionalista que de séria tem pouco ou nada.

    ResponderEliminar
  64. Queria pedir-vos uma coisa: Por favor não comentem o que o Sr. Álvaro acabou de escrever. Não VALE A PENA!!!
    Não nos desgastemso mais com este Sr. que obviamente tem direito a ter a sua opinião.

    ResponderEliminar
  65. Pelo que entendi o Sr. Álvaro é a única pessoa séria deste país... valha-lhe a seriedade porque de discernimento não tem nada!

    ResponderEliminar
  66. De facto é de uma enorme pobreza de espirito, este Álvaro, e é sem comentários que lhe respondo. Cada pessoa é livre de expressar a sua opinião, mas deve ser levado em conta tudo o que portugal e rússia tem assistido acerca da menina, de facto este Àlvaro n está minimamente interessado no bem estar desta criança, concerteza n é pai, ou se é, n é pai competente.
    Caso n tenha visto as reportagens e noticias acerca da criança em causa, recomendo que esteja mais atento, e seja sensato, e use de bom senso, porque o mundo precisa de crianças equilibradas e não o contrário, porque senão quando chegassem a adultas ficariam como o Álvaro, com as ideias todas desiquilibradas como se vê aqui.

    ResponderEliminar
  67. Ola

    tenho estado à procura mas só encontrei:
    Min. Cultura com:

    infocultura@min.cultura.pt

    Entretanto já enviei mail para Dr. Jorge Sampaio sobre o Artigo que lemos no DN. a apelar para a sua solidariedade neste assunto.
    Ainda não obtive qq resposta mas foi em recebido pelo Gabinete:

    se mais alguém quizer..se ainda não tiverem:

    geral@casadoregalo.pt

    Por agora nada mais posso fazer.

    Amanhã é outro dia

    Sempre pela Xaninha

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  68. Sr. Alvaro aconselho a ter moderação na sua forma de comentar. Quem não esta de acordo com este blog, por favor não o visite nem comente. Este blog foi feito para as pessoas que lutam pelo bem das crianças. Ja agora a Esmeralda esta bem? Ouvi dizer que não.
    Em função do que interessa a este blog, temos que aguardar pela decisao da russia.
    Em todo caso, apelo ao Miguel e à Isabela, para ver se é possivel, conseguir da diplomacia Portuguesa, para que juntamente com o advogado dos Pinheiro, poder fazer algo pela Alexandra.
    Ja contactaram a Embaixada Portuguesa na Russia? Pode tambem ser por ai..

    ResponderEliminar
  69. Não vale mesmo a pena comentar. Porque este senhor não é com certeza pai, nem de coração, nem biológico. Enfim...sem palavras. Desprezo é o melhor remédio.
    Mais importante: estamos todos a enviar email para endereços indicados? Eu espero que sim...

    ResponderEliminar
  70. Posso fazer-lhe uma pergunta Sr. Álvaro??
    Aviso desde já que sempre fui contra a acção do casal Gomes relativamente a Esmeralda.
    Mas a situação da Alexandra assombra-me porque toca os maus tratos, até uma possível tragédia! Uma mulher que ébria esfaqueia alguém...esse alguém pode vir a ser quem menos esperamos! Neste caso pode até ser a Alexandra. Depois convenhamos, há advogados que conseguem milagres safando os seus clientes de serem punidos por crimes alegando doenças psíquicas, alcoolismo etc etc. Veja-se o caso daquela mulher de Leiria que matou o namorado com ácido sulfurico!! Foi ilibada com a conivência de os nossos "médicos das mentes"...

    Agora a pergunta que lhe quero fazer:
    Com quem acha o senhor que Alexandra deve ficar???
    Com a mãe? Com tais comportamentos de risco, atestados até por tudo quanto é entidade russa?
    Com o pai? Que nunca, ao contrário de Baltazar, procurou saber da filha...se estava bem, se estava mal...segundo dizem até a quiz vender.
    Com uma nova família russa, fazendo passar novamente por uma mudança traumática! Ambos sabemos que o será...apesar de tudo!


    Agora a minha opinião? Seria melhor o regresso de Alexandra, apesar de altamente improvável. Senão veja:
    - mãe e pai saberiam da filha;
    - poderiam recuperar o seu amor e respeito;
    - voltaria para ambiente familiar sem traumas nem desgostos;
    - e talvez desta forma, a Natália abrisse os seus olhos e ganhasse coragem para se recuperar a si própria primeiro, com o intuito de ganhar o respeito da filha. Acredite que vendo a mãe degradar-se daquela maneira, o respeito pela mãe perde-lo-á certamente!

    Sei que não gosta de abrir excepções para evitar descalabros na "aquisição" de crianças...eu também não. Mas neste contexto não vejo melhor solução! Sinceramente.

    Sei que tudo o que é entidade falhou... Mas uma criança tem alma, tem coração, sofre... Apesar de saber que há muitas gente em desacordo comigo...este caso não é idêntico ao de Esmeralda! Apesar dos apesares também sei que Esmeralda pode ter sofrido, mas o ambiente de amor, ternura, carinho em que se insere, tudo supera! Até o casal Pinheiro o afirmou: Se soubesses que a Natália fosse uma boa mãe, JAMAIS tentariam separá-las!! E foi o que se viu. Eles tinham razão! A "sorte" daquela criança ainda é a avó!!! Mas ela não é omnipresente!
    Boa tarde...e venham sempre por bem! Deixem as "armas" em casa, que aqui a luta é pacífica, embora afincada!
    Um abraço a todos, com o Sr. Álvaro incluido!

    ResponderEliminar
  71. Estive a ler o Correio do Minho online, onde esta um artigo sobre a Xana, que passo a transcrever:
    Vários casais russos já manifestaram interesse em adoptar Alexandra, a menina russa que foi entregue à família biológica no passado mês de Maio por decisão do Tribunal da Relação de Guimarães.
    O cenário de adopção ganha cada vez mais consistência, já que a retirada da criança à mãe biológica é também cada vez mais provável, sendo que a decisão final será dada a conhecer no início da próxima semana.

    Quem não tem dúvidas de que Alexandra será retirada à mãe, Natália Zarubina, é o advogado da família de acolhimento de Barcelos, que cuidou da menina durante quatro anos.
    João Araújo considera que “é necessário colocar um ponto final nesta história”, no sentido, de uma vez por todas, resolver o destino de Alexandra.
    Nesse sentido, João Araújo afirma que Alexandra não deve continuar a viver coma família biológica e que, dessa forma, é preferível a institucionalização.

    O advogado da família de acolhimento considera muito difícil, se não impossível, o regresso da menina russa a Portugal, considerando que a Rússia, com o seu “patriotismo exacerbado e excessivo”, dificilmente cederá nesta questão, mesmo que a via diplomática seja accionada.
    “A nossa diplomacia não terá força para inverter a situação”, prossegue o advogado.

    João e Florinda Pinheiro já fizeram chegar a os tribunais russos um pedido de adopção da menina, mas tal só poderá acontecer se nos seis meses após a institucionalização da criança esta não for adoptada por nenhuma casal russo, partindo-se assim para uma adopção internacional.
    Como tal, as hipóteses do casal português são muito remotas. " Correio do Minho" 11/11/2009

    Espero que apesar de tudo, o Casal Pinheiro continue a ter esperanças do contacto com a Xana. A familia que a poderá acolher certamente ira ter em conta esta situação.
    Ainda tenho esperança de ver a Xana a passar ferias em Portugal, com a familia adoptiva, se assim se decidir..

    ResponderEliminar
  72. Vi comentário do Paulo Varela no seu Blog. Acho que um ponto importante é sublinhar que a diferença entre quem salvou a Alexandra uma primeira vez (pessoas do povo) e quem a deportou. Existe um grande fosso entre quem coloca o seu voto nas urnas e quem depois diz representar esse povo. Os Portugueses não se reconhecem nessas decisões, portanto está mal quando ouvimos dizer "então tiveram-na tanto e tempo e mandaram-na para cá!"

    Também gostei do comentário do António, sobre o grupo de trabalho para ajudar a fam. Pinheiro. Tanto que deles próprios têm dado. O desgaste é enorme.

    O artigo do DN também está bem feito. Afinal acho que muita gente começa a falar com o coração (pela felicidade de uma criança)

    ResponderEliminar
  73. Boa-tarde! Enquanto não se toma um rumo quanto ao destino – e não à vontade da criança, se é que querem assim dizer – por que não colocam a menina Alexandra na casa da família de Acolhimento?
    É horrível se ver uma situação dessa e as tais autoridades competentes com suas diplomacias e leis indiferentes a real situação da criança. Todos estão a dizer os responsáveis legais pela criança, quero ver quando ocorrer alguma coisa a menina quem realmente irá dar as caras e dizer "eu fui o responsável". De tudo isso se tira uma única verdade: os verdadeiros pais são Florinda vieira e João Pinheiro que estão a demonstrar o quanto amam essa criança! Demonstram a verdadeira forma de amar, não abandonando a criança em momento algum. Só as tais autoridades competentes não conseguem enxergar ou não querer enxergar para continuar com a novelinha. Se os pais biológicos não responderam às verdadeiras necessidades da criança, por que o Tribunal de Guimarães ainda não tomou nenhum posicionamento em relação a isso. Afinal de contas, são eles os principais responsáveis por tudo isso!

    ResponderEliminar
  74. Amigos

    Cada vez que acedo a este blog e vejo os olhos meiguinhos da Xaninha, dá-me vontade de revoltar o mundo para a ir buscar.

    Mas quem consegue estar na sua casa, no seu conforto, sem pensar nesta menina?

    Mas quem consegue ignorar o seu sofrimento?

    Mas quem consegue passar ao lado desta causa tão nobre e nada fazer para lhe devolver a felicidade?

    Esta menina não esqueceu os pais afectivos!

    Esta menina não esqueceu o português!

    Esta menina não esceceu a escola!

    Tenham respeito por esta criança, e perguntem-lhe onde ela quer e com quem quer viver.

    Esta menina merece ser respeitada, merece ser ouvida!

    Não ignorem, por favor, os seus sentimentos, as suas vontades.

    Não escondam a cabeça na areia, como se nada se tratasse.

    A Xaninha merece o nosso esforço a nossa dedicação.

    Bem haja a todos que estão por bem.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  75. Olá Universalista,

    Até agora o meu email não voltou. Vamos aguardar até amanhã.

    Também escrevi no site do presidente da Rússia, um texto curto e cordeal.


    Abços

    ResponderEliminar
  76. Amigos,
    Obrigada Catarina R. pelos e-mails, deram m.to jeito.
    Por via diplomática tudo é possível, pq razão temos que esperar pela boa vontade (dia Sim) de Natália?
    1. Por que razão não é concedida tb a nacionalidade russa ao casal Pinheiro (c/ a mesma brevidade com que foi dada a Alexandra)e assim adoptarem Alexandra, segundo as regras existentes na Rússia?
    2. Alternativamente, para que servem as Entidades de apoio à criança, inclusive UNICEF Russa, não é para colocarem o interesse da criança acima das limitações legais e fronteiriças e não permitirem que se separe o que deveria estar junto?
    Cmpts,
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  77. Bom dia Amigos

    A nossa cabeça parece um carrocel tal é o turbilhão de ideias, para salvar a nossa Xaninha.

    As ideias ocorrem umas atrás das outras, a tentar a mais acertada, a mais sensata, aquela que traga de novo a felicidade a esta criança.

    Também já tinha pensado na ideia da MariaF, assim como outras me ocorrem.

    Não havendo contactos entre a familia Pinheiro e a Xaninha como constactamos, pediamos que as entidades ou instituições russas aliviassem o sofrimento da menina e permitissem o contacto telefónico com a Xaninha.

    Meus, Deus é de uma criança que estamos a falar, de um ser humano, com sentimentos, com coração!

    Se a familia biológica não o permite então que sejam as autoridades russas a permiti-lo.

    A Xaninha não esqueceu os pais, não esqueceu Portugal.

    Somos todos, aqui como na Russia sensíveis e sofremos por ela, por isso estamos todos empenhados na solução para o seu bem estar.

    O desejável será a menina vir para Portugal, mas caso não seja possível para já, parece-me humano, que os pais Pinheiro falassem com a menina, sobre o que se está a passar, juntamente com a ajuda de um técnico especialista.

    Esta criança merece ser acompanhada, não mecere, ninguém merece que as decisãoes sejam tomadas à sua margem.

    Esta criança, repito, já sofreu muito, está a sofrer, tem sentimentos, não olhem para ela como um objecto.

    Este comentário é mais uma ideia que me assolou, das muitas que me ocorrem para a salvar.

    Um abraço.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  78. Uma notícia que saíu hoje no jornal

    A Carta da Compaixão, documento elaborado por personalidades religiosas de praticamente todo o mundo, é hoje revelada, no âmbito de uma iniciativa internacional que pretende alertar para a necessidade de entender o próximo.

    Ideia lançada em Fevereiro do ano passado por Karen Armstrong, uma ex-freira católica que se tem dedicado ao estudo das religiões monoteístas, a Semana da Compaixão inicia-se hoje com a revelação da Carta da Compaixão e termina na próxima quinta-feira.

    Em Portugal, o ponto alto das celebrações será uma cerimónia que reunirá ateus, agnósticos e representantes das várias religiões e credos no domingo.


    Realço:

    "para a necessidade de entender o próximo."

    Que seja hoje, o ponto de partida.

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  79. Olá Carla,

    Para o presidente russo seguiu sem problemas, para o Sr.Nicolai Svanidzé voltou para trás!

    ResponderEliminar
  80. Amigos,
    Nas primeiras levas de e-mails (Maio/Junho) chegeui ao site do Dmitry Medvedev rapidamente. Agora, não consigo.
    Podem reenviar o URL (na altura havia uma cx própria para as mensagens dos cidadãos) ou o e-mail do Presid. Russo?
    Obrigada.
    MF

    ResponderEliminar
  81. Olá MariaF,

    É este endereço: http://eng.kremlin.ru/articles/send_letter_Eng1a.shtml

    Um abraço

    ResponderEliminar
  82. MariaF eu acedi ao site do Presidente da Rússia e deixei a minha mensagem de apelo, tem se ser uma mensagem com poucos caracteres.

    http://eng.kremlin.ru

    Amigos, por favor acedam ao blog Russo, onde estão duas cartas uma com data de hoje e a outra com data de ontem. No comentario, colocam o nome completo, cidade, país e nº passaporte ou na falta deste o BI, estes dados ficam ocultos.

    http://community.livejournal.com/help_alexander/

    Bem haja a Todos

    Olga Coimbra (Nina)

    ResponderEliminar
  83. Ola já deixei mais um pedido no site do Presidente Russo: pedi-lhe que pensasse como se fosse uma criança quando estivesse a decidir o futuro da Alexandra.

    Estou assustada com a falta de contactos... parece-me propositado para a menina esquecer o portugues. Assim numa análise que fizerem a menina eles podem alegar que ela já não fala portugues pelo que um regresso a Portugal não faça sentido...

    É horrivel tanta manipulação ... a um ser tão inocente como esta pobre menina...

    E nós nesta situação frustante e angustiante de nada pudermos fazer...para proteger este anjinho...

    Porque tanta maldade neste mundo...

    Neste momento, aguardo um milagre.

    Vou rezar a são Judas Tadeu das Causas Impossiveis... é a unica força que está ao meu alcance...

    Beijos e Solidariedade a todos as companheiras e companheiros desta causa...

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  84. Boa tarde,

    Nao tenho comentado, mas hoje vou dizer algo, peço deculpa aos entendidos ser for uma grande barbaridade. Mas lança a ideia.

    O nosso Estado como forma de pedir desculpa á Xaninha pelo sofrimento causado, poderia conseder-lhe o título de Cidadão honororio português?

    Fica a pergunta?

    ResponderEliminar
  85. Boa Tarde

    Pois é PAULA. Também já tin ha pensado isso: a ideia é alegarem que já NEM fala português.
    Que Gente!

    Ontem enviei o mail para Jaime Sampaio e hoje já enviei para o Presidente da Ass. Rep. para ela dar um "empurrão" ao Dr. Luis Amado.

    É tudo facilidades, mas quando chega a hora...

    Também acabei de escrever ao Pres. Russo.

    não consigo perceber quais são as as cartas que a OLGA fala, não entendo nada do russo. Devo estar a fazer alg. coisa mal.
    Peço ajuda.

    Pela Xaninha.

    Um beijinho meu anjo.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  86. Alô, Alô

    14 online. Alguém me diz como assinar as cartas?

    Para CARMEZIM: não se importe se fôr uma "barbaridade", olhe que eu também já deixei aqui algumas.

    Todos nós tentamos arranjar maneira de ajudar a Xaninha.

    As ideias às vezes parecem absurdas e há alguém que as apanha...

    SEMPRE PELA XANINHA.

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  87. ISABEL ACHO QUE DEIXARES NO COMENTARIO O TEU NOME E CIDADE AS VEZES EM CIMA APARECE UMA BARRA COM TRADUTOR GOOGLE, SE APARECER CARREGA PARA TRADUZIR QUE JÁ SE ENTENDE...

    ResponderEliminar
  88. Isabel:

    http://community.livejournal.com/help_alexander/

    Rola o texto até encontar "leave a comment", clica e preenche o subject: Alexandra, na Message: Nome completo, cidade, país, nº passaporte ou na falta o nº BI.

    Assine a carta de hoje e faça o mesmo procedimento para a com data de ontem.

    Olga Coimbra

    ResponderEliminar
  89. Isabel Ferreira,
    também já deixei o meu comentário.
    Seleccione primeiro no "tradutor" o dicionário russo que está por baixo dos links, selecione a tradução de russo para português, depois traduzir, a seguir entre no blog russo de apoio à Xaninha e consegue entender mais ou menos o que está escrito, são as duas primeiras cartas.
    No final das mesmas pode comentar.
    Se tiver dúvidas diga.
    Nazaré

    ResponderEliminar
  90. Olá a todos

    Também já assinei ambas as cartas!

    Não tenho comentado ultimamente, pois não consigo expressar o que me vai na alma!

    No entanto continuo aqui, não desisto enquanto a Xaninha não for feliz!

    Por ti minha querida,

    Imploro para que aqueles que tem o poder de decidir o teu futuro, o façam com o coração!
    Que não te deixem sofrer mais, que tomem uma decisão Humana!
    Que te devolvam a felicidade que um dia te roubaram abruptamente!

    Um beijinho do tamanho do mundo, carregado de esperança, porque esta é a ultima a desvanecer!

    Pela Alexandra e para a Alexandra, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE!

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  91. Apelo a todos que assinem as cartas que se encontram no blog russo de apoio á Xaninha!
    No inicio do blog antes dos link, está explicado e muito bem, pelo Miguel Macedo, a forma de o fazer, assim como os respectivos link.

    Juntos iremos vencer esta prova, vamos acreditar que a felicidade da Xaninha ainda é possivel, e que nós todos podemos fazer parte dela.

    Vamos ser felizes por ela!

    Beijinho Xaninha!
    Continuamos por Ti, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  92. Obrigada

    Já assinei

    Aqui no escritório não dá para me concentrar lá muito bem. É tudo a correr.

    Há mais algum mail que se possa enviar?

    SEMPRE AQUI PELA XANINHA

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  93. Olá a todos

    Já assinei, pelo que eu percebi era só para colocar nome, cidade, pais e BI, certo? Foi o que eu fiz, mas se por acaso é para escrever algo, digam-me por favor, faço tudo o que for preciso. Também quero comunicar que o IAC me respondeu hoje, o texto é igual ao que o Miguel Macedo transcreveu.

    Eu ando muito preocupada, por tudo o que já foi dito aqui que não vale a pena estar a repetir. Será que só somos nós que nos preocupamos com esta criança?

    Espero que as nossas autoridades competeentes se andem a "mexer".

    Beijinhos Xaninha, adoramos-te

    Bem ajam a todos
    Isabel Bodiao

    ResponderEliminar
  94. Mais umas palavrinhas

    Vi agora que a Barbara Guimarães foi nomeada embaixadora para a UNICF.

    Enviei a notícia por mail para "pelaalexandra@gmail.com" não sei se foi recebido ou quem recebe.

    Esta f. semana não vou estar. Não puderei vir ao mail, mas levo a Xaninha comigo.

    Quem me dera que fosse verdade.

    Bom f. semana para todos.

    Quem me dera que 2ª. já tivesse aqui uma boa notícia.

    PELA XANINHA SEMPRE

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  95. Boa tarde Nazaré

    Não estou a conseguir activar o tradutor. Dicionário por baixo dos links?

    Agradeço ajuda se possível.

    ResponderEliminar
  96. Boa noite

    Universalista:

    Voltou mesmo. Logo que eu saiba outro endereço eu coloco aqui, mas acho que fomos as únicas que mandamos (tentamos) para o Sr. Nicolai Svanidzé.


    António Guterres "ganhou" uma boa posição em um ranking sobre as pessoas mais influentes do mundo, ficou em 64º. Ele é um alto comissário da ONU para refugiados.

    Não seria má ideia escrever para ele.

    ResponderEliminar
  97. Fiz toda questão de assinar. Claro que a menina Alexandra não esqueceu Portugal como também não esqueceu o português. Nem isso a ela foi dado direito, para que ela estivesse falado com os pais afectivos, como podem avaliar tal possibilidade. Infelizmente a menina estão cerceando o direito dessa criança ter contato com os pais afectivos, e por quê? Mas esquecer Portugal e os pais de acolhimento, de coração, jamais, nunca! Agora, continuem acreditando, não se pode desanimar em solidariedade à família que provou e prova o quanto ama essa criança.

    ResponderEliminar
  98. Em Louvor das Crianças

    Se há na terra um reino que nos seja familiar e ao mesmo tempo estranho, fechado nos seus limites e simultaneamente sem fronteiras, esse reino é o da infância. A esse país inocente, donde se é expulso sempre demasiado cedo, apenas se regressa em momentos privilegiados — a tais regressos se chama, às vezes, poesia. Essa espécie de terra mítica é habitada por seres de uma tão grande formosura que os anjos tiveram neles o seu modelo, e foi às crianças, como todos sabem pelos evangelhos, que foi prometido o Paraíso.
    A sedução das crianças provém, antes de mais, da sua proximidade com os animais — a sua relação com o mundo não é a da utilidade, mas a do prazer. Elas não conhecem ainda os dois grandes inimigos da alma, que são, como disse Saint-Exupéry, o dinheiro e a vaidade. Estas frágeis criaturas, as únicas desde a origem destinadas à imortalidade, são também as mais vulneráveis — elas têm o peito aberto às maravilhas do mundo, mas estão sem defesa para a bestialidade humana que, apesar de tanta tecnologia de ponta, não diminui nem se extingue.
    O sofrimento de uma criança é de uma ordem tão monstruosa que, frequentemente, é usado como argumento para a negação da bondade divina. Não, não há salvação para quem faça sofrer uma criança, que isto se grave indelevelmente nos vossos espíritos. O simples facto de consentirmos que milhões e milhões de crianças padeçam fome, e reguem com as suas lágrimas a terra onde terão ainda de lutar um dia pela justiça e pela liberdade, prova bem que não somos filhos de Deus.

    Eugénio de Andrade, in 'Rosto Precário'

    ResponderEliminar
  99. Boa noite amigos!

    Já assinei as cartas no blogue russo.
    Estou a enviar mail para o Dr. Jorge Sampaio.

    Obrigada Isabel Ferreira pelo endereço.

    Na semana passada também enviei um mail para a delegação da Unicef na Russia.
    moscow@unicef.org
    Enviem também,ok?

    Administradores:
    O que podem adiantar sobre a falta de contactos com a Xaninha?
    A Natália continua a "falar bem" com os vários membros da família Pinheiro e a Xaninha não vem ao telefone porque continua a "brincar, na escola ou não quer falar porque diz já não saber falar português"?
    E já lá vão 18 dias....

    Ok, continuamos a ter esperança!!!!!......

    Um abraço a todos
    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  100. Olá novamente e só para partilhar:

    Acabei de ver os meus mails e também recebi do IAC uma carta igual à que o Miguel colocou aqui.

    Uma boa noite a todos!
    Sempre com a Xaninha em nossos corações e pensamento.

    Amanhã cá continuaremos
    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  101. Assinei as duas cartas.
    Não tenho dito nada, mas todos os dias cá venho. Desejo que tudo corra pelo melhor. Parabéns ao autor do artigo do DN!
    Espero que exista diplomacia no nosso país!? MEXAM-SE, POR FAVOR!

    ResponderEliminar
  102. Carla,

    Também já enviei para a Organização das Nações Unidas para os Refugiados (engº Antonio Guterres) mas como não encontrei o email directo dele enviei para esta Organização no Brasil.

    Se conseguir o endereço directo dele, envio outro.

    ResponderEliminar
  103. Líndíssmo texto de Eugénio de Andrade e que triste verdade essa: "O simples facto de consentirmos que milhões e milhões de crianças padeçam fome, e reguem com as suas lágrimas a terra onde terão ainda de lutar um dia pela justiça e pela liberdade, prova bem que não somos filhos de Deus."

    Obrigada Carla por escolher um texto tão pertinente e tão "maçador" para aqueles que escolhem a forma mais simples de estar na vida, meros espectadores (distanciados) de um sofrimento maior e dos que criticando tudo nada fazem para mudar o rumo das coisas injustas!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  104. Bom dia a todos,
    Boa ideia Administradores, terem colocado as cartas e explicação no lado direito.
    Os nossos esforços têm que ser consequentes. Os políticos não podem enterrar a cabeça na areia.
    Cmpts,
    Maria Ferreira
    P.S. Obrigada Olga, pelo URL do Dmitry, mas cliacando send letter, nada acontece... Tentarei mais tarde.

    ResponderEliminar
  105. Bom dia a todos

    Também já assinei.

    Outros emails também já seguiram, pedindo que a Alexandra regreese para Portugal para junto de quem ela mais ama.

    A nossa, a miha angustia é enorme, o desespero apoderace de querer fazer mais, e não ter o poder suficiente para o fazer.

    Por isso, peço a Deus que estes gestos a interceder junto de quem pode decidir sobre o seu futuro, possam ser um grande gesto.

    O meu coração anseia por noticias da Xaninha, esta ausência de noticias desgasta-nos, deprime-nos, tememos o pior, começamos a imaginar cenários, por não sabermos nada.

    Mas quero acreditar que ela está a ser vigiada, tudo estão a fazer para restituir o seu bem estar, e devolver-lhe a felicidade.

    Acredito nos amigos do blog, acredito na nossa força, acredito nas autoridades russas, acredito na diplomacia e acredito fundamentalmente em deus enos coraçãoes de quem pode decidir, e decidir em bem.

    Obrigada, por conrunuarmos unidos.

    A nossa menina vais viver feliz, nós vamos lutar por ela, até ao fim!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  106. Tenho muita pena que a ignorância e a pobreza tenham feito isto por uma criança inocente, como mãe revolta-me até às lágrimas! Como foi possível ouvir o juiz dizer que não sente remorsos, ser humano é admitir que se erra, ele errou. Com a vossa ajuda acredito que a menina volte e consiga ser mais feliz. Não desistam!

    ResponderEliminar
  107. Bom dia a Todos.

    Lindo o texto de Eugénio de Andrade, mas uma triste verdade.

    Carla eu tambem tentei enviar email para o Sr. Nicolai Svanidzé e falhou sempre.

    Maria F, penso pq aconteceu com quem enviou o email para o Presidente, que não recebe qq mensagem de envio.

    Obrigada Amigos, a Xaninha ainda vai ser novamente Feliz.

    Olga Coimbra( Nina)

    ResponderEliminar
  108. Dá que pensar:

    " Errar é próprio do Homem;
    Persistir no erro é próprio dos loucos...! "

    Vamos continuar, e esperar que a inteligência do coração se sobreponha à inteligência da mente... até porque " a nossa verdadeira nacionalidade é a Humanidade! "

    Bem Haja a todos!

    ResponderEliminar
  109. Senhor Miguel, tenho tentado ficar calado quanto ao tema que encabeça este quadro de comentários, mas, e oxalá esteja enganado, parece-me mais do mesmo.

    Podem ser encontradas várias referências e opiniões quanto ao caso Alexandra (e até casos Esmeralda, Vanessa e outros) nos links a seguir indicados.

    O IAC já tentou modificar a lei e a proposta ficou na gaveta.

    Digo eu: fosse para facilitar o enriquecimento ilícito, dificultar a investigação de titulares de cargos públicos e figurões partidários suspeitos de crimes, e coisas do géneros, e o Parlamento ou o Governo, legislavam num ápice.
    Infelizmente, é o que temos. E cada povo, em democracia, tem o Governo e os representantes que merece.
    Porque o voto expresso do povo, é que os coloca lá.

    Quanto às opiniões da Dr. Dulce Rocha, concordo com algumas, discordo quando diz que é um problema de interpretação da lei - só se fôr por causa da cabeça do intérprete em funções no tribunal e no caso concreto, todos sabemos o nome do(s) intervenientes(s) - sinceramente, não estou a ver que, como se diz num dos links, ela tenha lidado com muitos casos iguais ao da Alexandra, porque o caso da Alexandra, pelos seus contornos, é único e raro, e, não tenhamos ilusões, a lei não vai ser mudada somente por causa do caso Alexandra, aliás, uma secretária de Estado-de-qualquer-coisa (membro do Governo no poder) já disse peremptoriamente que a lei não vai ser mudada.

    Dito isto: desculpem-me, mas ... não diabolizar a Natália ...? Mais compreensão ...? Mas como deveremos então caracterizá-la? Como exemplo de mãe virtuosa? Vítima das circunstâncias?
    Acaso não está já completamente esclarecido que tanto a mãe como o pai (que queria vender a filha por 30.000 Euros) são pessoas sem qualquer idoneidade ou qualificação para exercerem funções parentais, e que se estão a aproveitar da filha como se ele fosse uma galinha dos ovos de ouro?
    Por amor de Deus ...
    E como entender que este "pai biológico" se mantenha para aí há uns 10 anos, ilegal no país, circule livremente, inclusivé conceda entrevistas a jornais e à televisão, e ninguém do SEF o consiga detectar?

    Ora bolas ...

    Links para quem quiser ter a paciência de ler:

    http://www.smmp.pt/?p=5510

    http://www.publico.clix.pt/Sociedade/presidente-do-iac-relembra-urgencia-de-clarificacao-na-lei-do-conceitosuperior-interesse-da-crianca_1383365

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1248352

    Sejamos honestos (eu compreendo perfeitamente que a magistrada do IAC não queira fazer comentários em relação à sentença de Guimarães) esta opção pela "solução amigável" não será o reconhecimento implícito de que a lei e o Direito (por razões várias que podem ir desde a deficiência, imperfeição, ou até mera falta de legislação apropriada ao caso, ou, pela falta de racionalidade e de bom-senso por parte de quem julga, ou até, por ambos os motivos) não dá solução para este caso?

    E depois quem vai pagar a factura?
    A Natália, já disse peremptoriamente que não quer pagar impostos em Portugal. Aliás, eu penso até, que ela, pura e simplesmente, não quer sequer, é trabalhar. Com terapia ou sem ela.
    Desculpem o desabafo ...

    ResponderEliminar
  110. Muito bom desabafo Vox...
    Desabafe sempre...que me tira um peso de cima! Era também um desabafo meu! Assim escuso de dedilhar no teclado.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  111. Miguel,

    A familia Pinheiro não pode liogar para o infantário para falar com a menina uma vez que não tem sido possivel em casa?

    paula ODV

    ResponderEliminar
  112. VOX...

    "Desculpem o desabafo" por amor de DEus continue a desabafar faço das suas palavras as minhas...

    paula ODV

    ResponderEliminar
  113. Este é um país muito bom para malandros! O "deixa andar" das nossas instituições deviam de estar escarrapachado nos cartazes publicitários do país! Nem disso se precisa que a fama já vai além fronteiras!
    10 anos...10 anos...10 anos...ilegal!!!
    Daqui a nada tem direito a casa, a subsidios e tudo mais!

    ResponderEliminar
  114. Bom dia a todos

    Concordo consigo "Vox".
    Desconfio que as nossas autoridades que prometeram ajudar estão "paradas". Peço desculpa se estou enganada. Mas anda tudo muito silencioso, nunv«ca mais se ouviu o M.N.Estrangeiros e falar deste melindroso assunto "Alexandra". Porque não lhes toca directamente, porque se tocasse....faço minhas as palavras de "Vox".

    Se souberem mais alguma noiticia sobre a Alexandra por favor divulguem porque andamos todos numa ansiedade.

    Xaninha estamos contigo e por ti

    Força Casal Pinheiro

    Beijinhos ao amigos do blog

    Beijos a todos

    Isabel

    ResponderEliminar
  115. É isso mesmo Vox, aliás também já manifestei essa mesma opinião num comentário!

    É uma perda de tempo...volta tudo ao início só para "fazer de conta" que se faz alguma coisa!

    ResponderEliminar
  116. Caro Soul

    Isto só tinha uma solução:

    - O juiz, (ou o colectivo dos 3 juízes, já nem sei) pública e humildemente, fazer(em) uma declaração, admitindo que errou (erraram);

    - As nossas autoridades (Governo), muito claramente, assumirem que falharam a vários níveis (SEF que não detectou atempadamente a situação ilegal dos progenitores, Organismo para a Detecção de Crianças em Risco e Segurança Social, que não cumpriram cabalmente as suas funções) depois, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, tentar entabular conversações com as autoridades russas, no sentido de os tentar persuadir que a melhor solução para a Alexandra seria a de que ela ficasse em Portugal, com os parentes afectivos (existe muito boa gente na Rússia que entende que a miúda tem uma matriz 100% portuguesa, e que encara esta solução como boa e até a melhor).
    Depois era só esperar pela boa-vontade das autoridades russas (que no tocante à vigilância exercida sobre a Natália, têm tido um desempenho impecável, que nunca existiria neste país de brandos-costumes e laxismo).

    Mas alguém acredita que as iniciativas acima sugeridas, vão acontecer?
    Oxalá, seria um milagre!

    ResponderEliminar
  117. Bom dia

    Faço minhas as palavras do Vox, de boas intenções anda o mundo cheio, não se sabe noticias nenhumas se a diplomacia estivesse a fazer alguma coisa ja se sabia.

    ResponderEliminar
  118. Bom dia a todos

    Ao ler alguns comentários do blog russo encontrei este site, em que o pai biológico da Xaninha, dá mais uma entrevista ao jornal russo pravda, esta noticia é do dia 11-11-2009.


    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-PT&sl=ru&u==pt&u=http%3A%2%2Fcommunity.livejournal.com%2Fhelp_alexander%2F


    Continuo SEMPRE AQUI PELA XANINHA!


    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  119. Bom dia novamente

    Paula ODV à semelhança dum comentário meu anterior em que perguntava se as instituições ou as autoridades possam facultar o contacto telefónico da Xaninha com os Familia Pinheiro, questiono o mesmo.

    Poderão eles comtactar para o infantário para falar com a menina.

    Por favor, por tudo, imploro, não obriguem esta menina a esquecer o que não esquecível, não obriguem esta menina a sofrer mais.

    Quando se assinala a queda do muro de Berlim, onde tantos obstáculos foram derrubados, que seja um ponto de viragem, hoje, para quebrar outros preconceitos, outros orgulhos.

    Uma criança está a cima de tudo!

    As boas relações entre estes dois paízes poderão fazer a diferença!

    Esta criança poderá ser uma ambaixadora da Páz entre os dois paízes!

    Não é difìcil isto acontecer!

    Se calhar é um sonho, mas não é impossível!

    È mais um desabafo, e um desejo no meio de tantos!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  120. QUERO O ENDEREÇO DE E-MAIL DO SENHOR NICOLAI SVANIDZE. Alguém pode me enviar. Quero fazer questão de enviar também... Obrigada!

    ResponderEliminar
  121. O pedestal onde eles estão não lhes permite serem humildes, são os senhores intocaveis mais mal e da criança.

    ResponderEliminar
  122. Vox : estou de perfeito acordo com os seus comentários!

    Mas Milagres também acontecem! VAMOS TER ESPERANÇA!

    Paula ODV e Graça Lobato : também já me passou essa ideia pela cabeça, será que há a possibilidade de a familia Pinheiro contactar a Xaninha no infantário? (seria muito bom!)

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  123. Desculpem,

    Mas penso que o link que postei acima não abre, para lerem a entrevista do piai biologico da Xaninha utilizem :

    http://yar.kp.ru/daily/24392/570631/

    e depois façam a tradução no google, sempre é mais fácil.

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  124. Vox e todos os demais,

    Em duas entrevistas que eu vi da representante do IAC, quando abordada sobre o que achava da sentença do juiz, a senhora nitidamente titubeou, numa atitude clara de não querer desagradar nem a gregos nem a troianos. Já agora uma questão, o IAC é uma ONG, uma associação ou uma instituição (paga pelo governo)?

    Se esta tal secretária de estado de qualquer coisa disse que a lei não ia mudar, gostaria muito de saber quem é.


    Peço a todos que quando este caso se resolver (sou daquelas que acreditam em reviravoltas milagrosas, ou em outras palavras, em uma remissão do problema) não deixem de exigir pela mudança da lei, mentalidade, maneira de agir (etc) com as crianças de risco. Acreditem que este país não está a cuidar bem delas. O problema de países como o nosso, é que os governantes pensam e agem com uma visão de curta distância, ninguém está muito preocupado com o que será do país nas próximas gerações, pois se assim fosse, cuidava-se melhor das crianças de hoje.


    Logo que eu consiga o mail do Sr. Nicolai Svanidzé eu colo aqui.

    Abços

    ResponderEliminar
  125. Boa tarde a todos os amigos da Xaninha.

    Deixa-nos realmente em desespero o facto de não ser permitido o contacto da família Pinheiro com a Xaninha.

    Eu tenho uma dúvida, se alguém me puder responder, tenho ideia de que na base da sentença que permitiu a ida da xaninha para a Rússia, ficou determinado que seria facilitado ou assegurado o contacto entre os pais afectivos e a menina?

    Não sei se a embaixada Russa não poderá intervir nesta situação, uma vez que não se está a cumprir o estabelecido.

    A hipótese de telefonar para o infantário é muito boa.

    Uma intervenção das autotidades locais nesse sentido também seria de ponderar, se realmente se respeitasse o superior interesse da criança e o seu bem estar psicológico fosse tido em conta.

    Desculpem se estou a dizer disparates, mas a felicidade da Princesa é muito importante para todos nós,temos que lutar por ela.

    Com respeito às nossas autoridades, as mes,mas só se irão pronunciar depois das autoridades russas o fazerem e com a desculpa de já ser muito tarde.

    É sempre o mesmo....

    Para ti querida um beijo do tamanho do mundo, continuamos aqui.

    Nazaré

    ResponderEliminar
  126. Desculpe Gabriela já consegiu utilizar o tradutor para ler as noticias do blog russo?

    ResponderEliminar
  127. Carla,

    Em resposta ás suas perguntas:

    - Quanto ao IAC, veja o site deles, que é o seguinte:

    http://www.iacrianca.pt/

    Nos links "Quem Somos" e "Patrocínios" encontra a resposta às suas questões.

    - Quanto à não mudança da lei de Adopção, veja, por exemplo, entre outros, este link(notícia sob o título de "Governo não altera a Lei da adopção", datada de 06 Abril 2009). A autora da frase foi Idália Moniz, secretária de Estado-Adjunta e da Reabilitação. Não sei se ela foi reconduzida neste governo, quanto à posição política do governo actual, penso que não se alterou.

    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1192682

    Quanto à proposta de alteração da lei, apresentada pelo IAC em 2008 (e que ficou na gaveta da Assembleia da República) veja este link:

    http://anarod.bloguepessoal.com/14/

    A posição do Juiz de Direito Dr. António José Fialho, que na altura se pronunciou contra a proposta do IAC (agora o juiz também quer influenciar o legislador ???) pode ser lida aqui:

    http://www.justicaindependente.net/artigos/superior-interesse-crianca.html

    ResponderEliminar
  128. Anabela
    Boa tarde,
    Peço desculpa, queria partilhar convosco os meus sentimentos em relação à NOSSA XANINHA, mas não tenho conseguido, vou tentar agora.
    O meu beijinho de hoje à minha FOFINHA, que está tão longe...mas que eu não esqueço nem um minuto.

    ResponderEliminar
  129. Boa noite,
    É a primeira vez que escrevo aqui no blog e não serei concerteza uma comentadora assídua. Saliento também que não tenho qualquer capacidade para influenciar os poderes envolvidos nesta triste situação.
    Mas queria deixar expresso que podem contar comigo e que estou convosco nas decisões que tomarem, tendo como objectivo a felicidade desta criança.
    Já mandei mails, assinei as cartas russas e estarei atenta a outras iniciativas.

    ResponderEliminar
  130. Obrigado Nita pelo seu empenho. É sempre bom sabermos que há pessoas, para além destas que se manifestam aqui, que apoiam a nossa causa, a nossa Xaninha.
    Mais importante do que vir aqui desabafar o que nos vai na alma é fazer ALGO. E foi isso que fez quando enviou mails e assinou as cartas.
    Continue por aqui.

    ResponderEliminar
  131. Boa noite,

    Obrigada Vox pelos links.

    O IAC tem ao meu ver óptimas propostas e um discurso muito coerente e verdadeiro, mas acho que falta envolver mais a sociedade comum neste debate.


    Impressiona-me como aqui e ali, fala-se tanto desses verdadeiros furos na justiça que vai destinando - MAL - os destinos de crianças e jovens e ainda assim encontramos pessoas tão obtusas e resistentes, afirmando que está tudo bem!! Como por exemplo essa Sra Idália Moniz
    (mas agora não há maioria na AR, portanto a "banda" pode começar a tocar diferente) e esse juiz José António Fialho, distante da realidade (duríssima) de tantas crianças. E se for para melhorarmos e evoluirmos, que se façam leis todos os dias sim! Isto não é argumento que se dê!



    Vou Colar aqui novamente o link do artigo do DN que colocou no seu comentário, acho que vale a pena. Quem puder leia:

    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal
    /interior.aspx?content_id=1192682


    Quanto a mim vou escrever para o partido em que votei e pedir que olhem para essas situações urgentes.


    Sites interessantes sobre adopção nacional e internacional:

    http://www.meninosdomundo.org/

    http://www.bmqueres.org/

    ResponderEliminar
  132. Olá a todos!

    À Nita:
    Estou totalmente de acordo com a Cristina Magalhães. O que importa é as acções que praticamos. Comentar ou não aqui, não é sem dúvida, o que importa.
    Continue a ajudar... quantos mais formos, mais hipóteses teremos de conseguir alguma coisa.

    À Maria Eiriz:
    Tentei ver a notícia que refere, mas o link que deixou aqui não o permite. Dá sempre erro. Contudo, obrigada na mesma. O que conta é a intenção!

    Um desabafo:
    A comunicação social em geral anda tão silenciosa...não é estranho???
    Será que os que alguns dizem aqui sobre nada se estar a fazer por parte da nossa diplomacia, é verdade?
    Começo a recear que sim....
    Aguardemos.....

    Aos Administradores:
    A falta de contactos continua....
    Tal como alguns referiram aqui, não há hipótese de se tentar contactar a Xaninha através do Infantário ou também já tentaram e sem sucesso?
    Isto está a tornar-se um pesadelo!!!

    Um abraço cheio de força e coragem ao casal Pinheiro!
    Para voçes, também um abraço cheio de energia positiva para continuarem o vosso trabalho.
    Se precisarem de mais alguma coisa...já sabem, È SÓ CHAMAR!!!

    Pela Xaninha, SEMPRE!!!

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  133. Ana Carla Carvalho

    É este o link que abre:

    http://yar.kp.ru/daily/24392/570631/

    trata-se de uma entrevista que o pai biológico da Xaninha deu ao jornal russo no dia 11-11-2009.
    tem de o colar na barra do google

    Maria Eiriz

    ResponderEliminar
  134. http://golishev.livejournal.com/1176935.html

    http://community.livejournal.com/help_alexander/24610.html?thread=471842#t471842


    http://yar.kp.ru/daily/24392/570631/


    Coloquei aqui alguns links do Blog russo sendo que a entrevista dada pelo pai da Alexandra suscitou umas nove folhas de comentários.

    o texto que a Carla nos trouxe é realmente lindo. Efectivamente as crianças são as criaturas que emprestam a sua imagem aos anjos.

    Augusto Gil também questiona Deus todo poderoso na sua Balada da Neve


    Batem leve, levemente,
    Como quem chama por mim.
    Será chuva? Será gente?
    Gente não é, certamente
    E a chuva não bate assim.

    É talvez a ventania:
    Mas há pouco, há poucochinho,
    Nem uma agulha bulia
    Na quieta melancolia
    Dos pinheiros do caminho...

    Quem bate, assim, levemente,
    Com tão estranha leveza,
    Que mal se ouve, mal se sente?
    Não é chuva, nem é gente,
    Nem é vento com certeza.

    Fui ver. A neve caía
    Do azul cinzento do céu,
    Branca e leve, branca e fria...
    -Há quanto tempo a não via!
    E que saudades, Deus meu!

    Olho-a através da vidraça.
    Pôs tudo da cor do linho,
    Passa gente e, quando passa,
    Os passos imprime e traça
    Na brancura do caminho...

    Fico olhando esses sinais
    Da pobre gente que avança,
    E noto, por entre os mais,
    Os traços miniaturais
    Duns pezitos de criança...

    E descalcinhos, doridos...
    A neve deixa inda vê-los,
    Primeiro, bem definidos,
    Depois, em sulcos compridos,
    Porque não podia erguê-los!...

    Que quem já é pecador
    Sofra tormentos, enfim!
    Mas as crianças, Senhor,
    Porque lhes dais tanta dor?!...
    Porque padecem assim?!...

    E uma infinita tristeza,
    Uma funda turbação
    Entra em mim, fica em mim presa.
    Cai neve na Natureza
    - e cai no meu coração

    Xaninha minha querida rezamos por ti.

    ResponderEliminar