domingo, 8 de novembro de 2009

Porque será?

Boa noite a todos,


Como vocês sabem, não tenho feito comentários, mas tenho estado atento a tudo que transmitem nos vossos, e desde já a todos muito obrigado, e não desistam!
Neste momento também parece ser importante estarem atentos ao que as nossas autoridades irão fazer, refiro-me concretamente às vias diplomáticas, pois cada vez mais, considero que este caso terá de ser resolvido ao nível da diplomacia, de modo a que os possíveis interesses de cada um dos Países envolvidos, sejam satisfeitos, e por consequência os da Alaxandra.

No entanto tomo a liberdade de colocar algumas questões no ar!
Outras existiram, mas esperemos nunca ter de as colocar!!


Porque será, que 4 dias depois da Alexandra ter sido entregue à mãe biológica, quando eu e outros membros do blog, fomos a um seminário promovido por uma escola, onde se debatia a temática “cidadania”, e onde por acaso estavam 2 magistrados, os quais após uma ligeira apresentação nossa sobre o que nos movia nesta causa, sentiram a necessidade de se manifestarem comentando o que estávamos a fazer (na altura não era nada mais que a criação de um blog), dizendo:
“Temos de parar com as especulações mediáticas” referindo-se que este caso não era mais do que um devaneio mediático!
“Posso-lhe dizer que o acórdão da relação de Guimarães, está muito bem redigido e fundamentado”, comentando após me ter perguntado se conhecia o acórdão (na altura ainda não conhecia)
“Vocês não estão a ser sérios”, acusando-nos de deturpar a realidade dos factos.
“Se não vejamos, eu tenho uma coisa que decido emprestar, após algum tempo solicito que ma devolva, mas o senhor porque passou a gostar dela, decide não devolver”, este foi o modo que o Sr. Magistrado encontrou para se referir à Xaninha e explicar à plateia o caso.

Porque será que o Dr. Juiz Gouveia de Barros diz em entrevista, logo após às imagens das “palmadas” que o caso o tem “afectado pessoalmente”, diz também ter ganho “animosidade” contra D. Florinda porque achou que os motivos que a moviam eram fúteis.

Porque será que o Dr. Juiz Gouveia Barros, na entrevista ao Expresso, admite ter conhecimento que “a menina se queixava de agressões físicas, embora isso, por si só, não pudesse ser motivo para separar uma mãe da filha”. Mas, no acórdão (só) refere “sinais de desnutrição e de evidente negligência de cuidados ao nível da alimentação, higiene e saúde”.

Porque será que o Dr. Juiz Gouveia Barros diz que decisão foi tomada pelo colectivo de Juízes em tempo recorde, oito dias, “por causa do processo de expulsão”. No entanto, o próprio SEF, através do director-adjunto Francisco Alves, veio dizer que o Juiz não está a falar verdade: “Por várias vezes, demos à mãe a possibilidade de obter uma autorização de residência e ela nunca aceitou”. Além do Dr. João Araújo dizer “O director do SEF do Norte foi testemunhar ao tribunal de Barcelos e garantiu que a Natália poderia ficar em Portugal com o processo pendente até haver uma aproximação lenta e gradual com a filha”.

Porque será que na entrevista ao Expresso, o Juiz afirma: “Na altura, não havia no processo qualquer referência de que a mãe fosse alcoólica ou prostituta”. No entanto no acórdão refere. “Nas visitas a mãe da menor, por vezes, surgia alcoolizada e acompanhada por elementos do sexo masculino”. Bem como, “A progenitora, encontrando-se alcoolizada, foi encontrada em cima de um autocarro, tendo sido necessário solicitar a presença da PSP e o auxílio de bombeiros… Ficou internada, mas não aceitou manter o internamento e saiu contra o parecer médico na manhã seguinte”.

Porque será que embora no acórdão refira, “a menor e a sua progenitora dispõem no seu país-natal de uma situação económica e familiar que legitima a convicção que… encontrarão o conforto económico que entre nós lhes faltou, sendo o apoio social prometido pelas autoridades”. No entanto a advogada de defesa, Aline Campos afirma, “A realidade não é espelhada nos documentos”

Porque será, que existe tantas diferenças entre as duas decisões (tribunal de Barcelos e Relação de Guimarães)? Uma com certeza estará errada, qual?

Porque será, que a quando da tomada de decisão o Juiz relator do acórdão de Guimarães, mesmo tendo em conta que essa sua decisão é em tudo completamente oposta à decisão tomada pelo tribunal de Barcelos, não achou por bem ouvir novamente os intervenientes no processo?

Porque será que a Natália, aquando da sua chegada à Rússia foi recebida como uma heroína?

Porque será que o presidente Russo Dmitri Medvedev, e segundo o diário Komsomolskaia Pravda, decidiu "esclarecer a essência e as causas dos dramas familiares que há vários anos chamam a atenção da opinião pública russa".

Porque será que existe muita dificuldade das autoridades Russas tomarem uma decisão?

Porque será que a embaixada Russa em Portugal, fez a 20 de Maio de 2009, o comunicado que conhecemos?

Como exemplo, relembro um paragrafo desse mesmo comunicado:

Gostaríamos de sublinhar que a Natália Zarubina nunca entregava a sua criança para ser adoptada e nunca se recusou da sua filha. As circunstancias tomaram uma forma de que em 2004 a Natália Zarubina ficou completamente sozinha com a criança de 17 meses ao colo – sem marido, sem dinheiro e sem emprego. Naquela altura difícil e cheia de sofrimento, a família portuguesa sugeriu à Natália a sua ajuda – nomeadamente tomar conta da pequenina Alexandra enquanto a mãe estava a trabalhar. Todo o seu tempo livre de trabalho a Natália passava com a sua filha.

Como disse estas são só algumas questões…

Fontes:
http://aeiou.expresso.pt/sentenca-do-caso-alexandra-mal-explicada=f518461
http://cidadaniaresponsavel.wordpress.com/2009/06/11/sentenca-do-caso-alexandra-mal-explicada/
http://www.portugal.mid.ru/port/news_25.html
http://darussia.blogspot.com/2009/09/presidente-russo-analisa-legislacao.html
http://www.dgsi.pt/jtrg.nsf/c3fb530030ea1c61802568d9005cd5bb/3f15b684ad7384368025744a004f8834?OpenDocument

Bem ajam...

57 comentários:

  1. Acrescento mais uma questão Miguel, será que as nossas autoridades diplomáticas estão a fazer alguma coisa?

    É uma tristeza, vermos que outros interesses se sobrepõem a valores humanitários!

    Quando é que a política se humaniza?

    Vi a reportagem, não mostrou nada de novo no entanto serve para avivar memórias...de quem nada fez na altura e tinha poder para agir!

    Que tentem reparar o erro agora (será?)!

    ResponderEliminar
  2. Que força é esta que arrancou e mantem refem esta pobre criança na Russia...

    Porquê? Porquê?

    Nesta história há tantos culpados mas só uma inocente a pobre menina ...

    Considero muito mais grave o desempenho da justiça e das instituições portuguesas do que as Russas... logo entendo que o Estado deve admitir a sua responsabilidade e reparar esta injustiça...

    Alexandra perdoa-nos não termos impedido a tua partida... perdoa-me ser contribuinte de um Governo que te maltratou e te provocou tanta dor...

    As tuas lágrimas e os teus gritos são a ferida da minha alma... que não cicatriza enquanto não te ver feliz com os que tu verdadeiramente amas...

    Houve uma força que te levou para aí mas há uma muita mais forte, em que eu acredito que te vai trazer de volta : DEUS e agora é nele que deposito toda a minha esperança que ilumine quem está por bem e te possa ajudar.

    ès realmente especial Alexandra...

    VAIS SER FELIZ!!!

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Miguel

    Obridado por tudo


    Porque será

    nunca vamos ter resposta a essa pergunta só sei que no meio desta politica toda está uma criança de 6 anos que devia a esta altura estar na escola a ter uma alimentção saudável brincar ter amigos uma familia normal mas não tem nada disto tem sim todos os dias uma vida instável sem saber o que mais lhe vai aconteçer amanhã


    eu peço a todos que ouçam a Alexandra façam uma pergunta só para ver a resposta desta criança e ai vamos ver a sua opinião isso deveria ser feito porque a Alexandra é um ser humano e sabe quem lhe deu amor e uma vida como deve ser com tudo que ela mereçe


    não podemos fechar os olhos a este caso é uma criança que está a sofrer a vida que devia ser um mundo côr de rosa é um mundo negro como ela pinta nos seus dezenhos é o que está a sentir a menina


    acabei de ver a reportagem e estou muito triste com a nossa justiça foi má e cruel


    Força amigos não vamos deixar de lutar pela Xaninha

    Força Familia Pinheiro

    Força Admt do blog

    Marianeves

    ResponderEliminar
  4. por favor deixam aqui video do reportagem que passou no SIC

    ResponderEliminar
  5. Miguel, é isso mesmo: PORQUE SERÁ???
    É mesmo a única coisa que me ocorre!

    ResponderEliminar
  6. Porque será?

    A resposta é muito simples: porque, salvo poucas e honrosas excepções, os cargos e as instituições do Estado, a vários níveis, estão ocupados e capturadas por incompetentes e irresponsáveis, que não tendo que prestar contas a ninguém, mais não vão fazendo que borrada atrás de borrada, e, isso, para além de irem auferindo chorudos vencimentos.

    A verdade é triste, e é esta: nós, como povo, e salvo raras, poucas e honrosas excepções, não somos grande coisa.

    Estive a ver a Grande reportagem da SIC sobre o caso Alexandra e tudo o que tenho a dizer, pelo que ví, é que as autoridades locais russas estão a desenvolver um bom trabalho, de vigilância, apertada, sobre o comportamento da Natália.
    Não fosse isso, e a criança talvez estivesse há muito a passar por maus momentos.
    Mas claro, a vigilância não pode ser exercida dentro do local da habitação e existe o tremendo perigo de algo de grave acontecer à Alexandra: tenho em mente, o que ouví na reportagem, dito pela Natália: prefiro morrer e que ela morra, a vê-la voltar para Portugal.
    Sendo Natália uma pessoa comprovadamente desequilibrada emocional, e, provavelmente, mental, temo que algo de muito grave possa vir a acontecer.

    Cumprimentos a todos, e mude-se rapidamente o funcionamento dos tribunais para que os juízes passem a analisar estes casos olhos nos olhos, isto é, com a presença física dos intervenientes, nos tribunais, e não a olharem para papéis e relatórios.

    E já agora, mude-se a lei, no sentido de a luta contra a corrupção e o enriquecimento ilícito por parte de detentores de cargos públicos, possa ser conduzida com base na inversão do ónus da prova, isto é, o novo-rico, quando detentor de fortuna colossal, sempre que existam suspeitas de corrupção e tráfico de influencias, por não ter outros rendimentos que possam justificar a acumulação de tal fortuna, seja ele próprio, o garoteco e ordinareco, a ter que explicar e a justificar perante o tribunal, como acumulou tal património.

    O governo já disse que não quer tal lei.
    Estamos portanto esclarecidos, quanto ao que se quer esconder, e a quem se quem proteger.

    Obrigado por terem lido.

    ResponderEliminar
  7. Tantos porquês e nenhuma resposta por parte de quem a deveria dar é esta a politiquice em que vivemos, a Xaninha foi simplesmente "despachada" e sinceramente agora estão todos à espera que o povo portugues se esqueça, como se costuma dizer que com o tempo tudo se esquece, oxalá nunca seja esquecido este caso para bem da própria criança!!!
    Um abraço
    Ana

    ResponderEliminar
  8. OlesYa,

    Julgo ser este o link

    http://sic.sapo.pt/online/noticias/programas/reportagem+sic/.

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos!

    VOX:
    Mais uma vez estou de acordo consigo e sobretudo quando chama a atenção para essa frase da Natália...Nem mais!!! Também fiz o mesmo comentário junto das pessoas que estavam a ver a reportagem comigo.

    Cheguei a dizer aqui, várias vezes, que ainda bem que as autoridades e a comunicação social estavam por perto. Esta ainda era e é a grande "sorte" da Xaninha.
    Senão, tal como refere, sabe-se lá o que já poderia ter acontecido...
    Se bem que Vox, maus momentos já está a xaninha a viver.

    Essa frase da Natália é deveras preocupante, mas também não nos surpreende...Afinal de contas, há 14 dias que o casal Pinheiro não consegue falar com a Xaninha...
    Toda a gente percebe o que isso significa.
    E pior....ainda e segundo os administradores, ela "parece falar muito bem com a família, e diz para ligarem mais tarde..."

    Realmente e agora sim, chegámos mesmo ao momento crucial.
    Penso que daqui para a frente é esperar que a nossa diplomacia consiga reparar o erro (tal como o Miguel pergunta, também eu agora digo:"SERÁ"?!)

    E muito cuidado...isto está a ficar realmente muito feio!!!!

    Para terminar, no Post anterior (para quem não leu, informei qe o blogue russo tem um Post novo com notícias sobre a NTV ter analisado o caso da Alexandra.

    Um abraço a todos
    Continuação de bom trabalho a todos
    Vamos continuar a enviar mails, sobretudo para a Rússia.

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  10. Boa noite.

    Realmente ficamos a pensar em tanta coisa, e ao mesmo tempo sentimo-nos tão impotentes para ajudar!

    É preciso sim, ter cuidado com as ameaças da Natália. Ela é uma pessoa desiquilibrada pelas atitudes que já teve e foram divulgadas. Atenção também ao pai da Natália, que também já fez ameaças.

    Ficámos com tanto receio. Deus permita que este tormento acabe para a Alexandra. Que haja acções favoravéis á Alexandra pelas autoridades russas. Desejo tudo de bom para ela.

    ResponderEliminar
  11. Mais uma análise, numa perspectiva diferente, quanto à pergunta formulada, "Porque será?"

    É porque, o Direito, não tem resposta nem solução para tudo, e porque tem faltado bom-senso.

    Neste momento, esta criança é alvo de um processo kafkiano em que três famílias e três nações "disputam" o seu destino.

    Vejamos:

    - O pai biológico, diz agora ter boas condições e reclama a posse da filha. Segundo ele, tem um apartamento e está a ganhar um bom ordenado.
    Mas isso não é o suficiente.
    Um pai, sozinho, dificilmente consegue criar um descendente (para mais, uma filha, e, pior, sendo ele emigrante ilegal, num país estrangeiro).
    O avô paterno, segundo relatado aqui, viajou da Ucrânia para a Rússia, para visitar a neta, e foi mal recebido.

    - a mãe biológica, exibe o comportamento desequilibrado que todos sabemos e não tem condições.
    E não mostra vontade de querer mudar.
    Ela, é o problema.
    Vivendo sob o tecto da mãe, a Alexandra não pode ficar com a avó.
    O resto da família é problemática (com excepção da irmã e porventura dos dependentes do tio e da esposa deste).

    - resta a família Pinheiro, com quem Alexandra passou a maior parte da vida, e que são considerados pessoas idóneas.

    Uma solução de bom-senso seria pois, a diplomacia portuguesa, tentar fazer ver isso aos olhos dos russos e ucranianos.

    Quanto ao Direito e ao juiz, não dá solução.
    O juiz pode sempre refugiar-se na lei (dizendo que a aplicou correctamente, embora isso seja discutível) e esquivar-se a responsabilidades, dizendo que não podia fazer futurologia, que decidiu com bases nos elementos ao dispôr, etc. e tal.

    Porque será?

    Pois ...
    Resulta da imperfeição do Direito (produto de concepção humana) que não tem solução nem remédio para tudo, e, sobretudo, quando ele, se torna um obstáculo a que se possa fazer Justiça.

    Nestes casos, tem que entrar em acção o bom-senso, e a diplomacia.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia,

    Não seria motivo suficiente, - a frase da Natália na entrevista, e a do pai dela sobre a ameaça de morte à família Pinheiro com a insinuação de haver por lá muitos pântanos etc etc..,- para a retirada imediata da menina àquela família de loucos???

    Eles próprios demonstraram perante as câmaras da televisão o perigo que representam não só para a sociedade como principalmente para a pequenina Alexandra!

    ResponderEliminar
  13. Bom dia

    Porque será que é uma criança inocente de seis anos que tem que sofrer todos estes erros judiciais?

    Porque será que é uma criança inocente que tem que viver nesta angustia, porquê?

    Tantas perguntas sem resposta!

    Agora, quando somos estimados por tantos povos, tanta gente, tantos povos que vêm os portugueses como bondosos, solidários, pessoas acolhedoras, como é possível ouvir opiniões tão diferentes destas.

    A mim, e concerteza a muitos doi e parte-nos o coração.

    Não entendo, esta falta de sentimentos, esta falta de gratidão.

    O meu coração não percebe, choca-me!

    Como será possível eu e muitos amar-mos e querer-mos tanto a uma criança que só conhecemos da televisão, que já fáz parte das nossas vidas e isso não ser aceite nem compreendido?

    Alexandra, perdoa-me amarte-te tanto e não ter conseguido evitar a tua partida.

    Querida, perdoa-me ter que viver num país onde outros valores se sobrepõem.

    Mas, não cruzo os braços, não vou desistir de ti, isso posso garantir-te!

    Os teus gritos não me seem do pensamento, por isso sabendo que não estás feliz vou continuar a lutar!

    A tua felicidade é a minha felicidade!

    Só vou ficar bem quando tu ficares bem!

    Acredito em Deus, que te protege e guarda e te trará para junto dos teus verdadeiros pais e para junto de todos aqueles que te amam e que amas e não esqueces.

    Peço, por isso que a diplomaciaportuguesa e russa considere este caso de grande humanismo e dê a possibilidade a esta criança a possibilidade de voltar a ser feliz.

    Acredito nas autoridades russas que estão a olhar para este caso com dedicação e atenção, e quero acreditar que as autoridades portuguesas vão colaborar para que haja um final feliz.

    È só isto que se pede Senhores governantes, que a vida de uma menina, que está em perigo, junto de uma familia, dentro de uma casa, não tenha outras consequências.

    Está-se a tempo de reparar o que foi feito!

    Xaninha, tu vais voltar a ser feliz!

    Graça Loabto

    ResponderEliminar
  14. olá, Miguel
    as respostas são obvias, resta ás autoridades Russas não cometerem os mesmos erros que o juiz Gouveia de Barros.
    No meio disto tudo está uma criança que precisa urgentemente de estabilidade.
    Vi a grande reportagem e foi duro rever as imagens, resta-me acreditar que a nossa diplomacia vai fazer todos os esforços para resolver este problema.

    Muita coragem casal Pinheiro.
    Não desistam pois não desistiremos.

    RAQUEL

    ResponderEliminar
  15. Bom dia
    Concordo totalmente com o seu comentátio Graça Lobato,
    "Diz-se,"Quem meus filhos beija, minha boca adoça", mas para esta familia este proverbio não se aplica Acho que é porque não a amam verdadeiramente.
    Não teve sorte nem com a mãe nem com o pai, a quem agora surgiu um súbito amor pela criança, que segundo a familia PInheiro um dia quis vender!Não é de todo confiável, até porque quer mantê-la longe da familia que a criou...como é possivel?
    Tambem não entendo tanta ingratidão, tambem fico chocada,revolto-me e choro!
    Que ao menos as autoridades Russas, olhem para os factos e sejam iluminadas ao ponto de ajudarem esta anjinho a sair do deste inferno.
    Um beijinho Xaninha, sempre aqui por ti.

    Sonia

    ResponderEliminar
  16. Boas a todos,

    Ainda bem que continuam com toda essa força.
    Eu não tenho aparecido por cá mas não é por ter desistido! Ainda ontem, após ma reportagem na SIC, escrevi um artigo no meu blog (paulovarela.com) sobre este assunto.
    Quem quiser passar lá e ler, ou até dizer o que acha, apenas para não estar a copiar para aqui por o texto é extenso...

    Abraços a todos e bjinhos para a Alexandta

    ResponderEliminar
  17. Bom dia

    Mais um dia pela Xaninha

    Não vamos desistir nunca

    Para ti muitos beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  18. Porque?

    Não sei a resposta excepto que de facto no meio de um povo podre como o nosso ainda existe a rara honrosa excepção de gente mencionada pelo VOX, e esses estão aqui todos neste blogue representados

    Não se desiste não se esquece ...

    PELA ALEXANDRA SEMPRE.

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  19. Bom dia a todos.

    Espero de verdade que alguma coisa seja feita, pois deixa o nosso poder judicial numa situação de descrebilidade total(ainda mais).

    Vimos todos os dias situações que nos faz não confiar nos nossos tribunais, vergonhoso.

    Eu sou pai e não sei o que faria numa situação desta dá que pensar, depois vê-se casos de grande revolta chegando a radicalismos.

    PAULO

    ResponderEliminar
  20. Bom dia a todos

    Alguém sabe explicar porque é que não há contactos com a Xaninha desde à 15 dias?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  21. Peço desculpa, mas só agora reparei que a explicação está na página inicial: "Falta de contactos!!!
    Como vocês já se aperceberam, a família Pinheiro não tem conseguido falar com a Xaninha!
    No entanto tem havido vários contactos, mas só com a Natália, a qual parece falar muito bem com a família, e diz para ligarem mais tarde para falarem com a menina, mas quando eles ligam, a menina ou não vem ao telefone, ou grita, ou está a brincar, ou a Natália diz que ela não quer falar porque já não fala português!!
    Quando digo fala com a família, refiro-me a vários membros da família!!

    Tenhamos esperança!!!"

    ResponderEliminar
  22. Amigos,
    Sem demoras, subscrevo as palavras de quem disse: " A frase de Natália não é suficiente para as autoridades russas retirarem urgentemente Alexandra daquele Inferno?"
    Quem é fluente em inglês que coloque p.f. ênfase nesta frase de Natália, para que as autoridades russas possam perceber onde Alexandra está e devolver-lhe a felicidade urgentemente, antes que seja tarde.
    Cmpts,
    Votos de bom trabalho.
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  23. Bom dia.

    Aqui fica para quem não viu ou para quem queira rever, o link da "Grande Reportagem", transmitida ontem na SIC.

    http://sic.sapo.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=reportagem%20sic&videoId={49FD15EC-455C-4771-9D68-E974A0C625B4}

    Beijinhos e continuem connosco.

    ResponderEliminar
  24. Bom dia mais uma vez

    Será que as palavras da Natália não são mais que suficientes para ver em que perigo a Xaninha se encontra?!

    Mais palavras para quê?

    Quando palavras desta gravidade são ditas na televisão pela mãe (?) por quem a teve!, para um país enorme ouvir, principalmente "duas provincias próximas do local onde vive, maiores que Portugal" ouviram, juntamente com palavras insinuosas por outros membros da familia, não é suficiente para agir o mais depressa possível?

    Não estamos numa telenovela em que o guião já está escrtito, e sabemos que tudo é a fingir.

    Aqui, por muito duro que seja é real, as personagens são reais, e tudo posse se tornar imprevisivel!

    Apelo, por isso às autoridades russas que nos ajudem e protejam e retirem a Xaninha deste pesadelo e lhe proporcionem e lhe dêm de novo a felicidade.

    Já está mais que visto que aquela familia é um perigo eminente.

    A Xaninha não merece, ela é uma criança que sabe o que é o bem, o amor e o carinho e uma vida tranquila.

    POR ELA, AJUDEM-NOS!

    Porque será que na escola as professoaras dizem que a menina é bem comportada, educada e boa?

    Porque será?

    Quem lhe deu esses princípios, quem a educou?

    Não é preciso responder eles reconhecem isso!

    POR ELA, AJUDEM-NOS!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  25. Bom dia a todos!

    Mais um dia pela Xaninha!

    É isso mesmo Universalista!!!A frase da Natália é muito preocupante (já o disse aqui ontem á noite), mas a do pai dela....mais explicito que isso é impossível!!!

    Agora percebe-se porque tantas vezes aqui no blogue se dizia para o casal Pinheiro viajar até à Russia e nunca houve uma resposta dos administradores sobre esse assunto...
    Pelos vistos, eles saberiam, estariam avisados para não se deslocarem até lá porque poderia ser "perigoso".

    Bem...isto realmente contado ninguém acredita!!
    Ainda bem (infelizmente) que a SIC conseguiu aquelas imagens e aquele discurso. Só assim, para os mais descrentes e cépticos, a verdade sobre este caso fica ao de cima e transparente como água.

    Um abraço ao casal Pinheiro e aos Administradores.
    Muita força e continuação de bom trabalho!

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  26. Sim, agora, e porque os tempos de negociações com a Natália e respectiva família, em relação ao seu regresso a Portugal estão fora de questão, é possível todos vós começarem a entender "tudo" (ainda não está tudo em cima da mesa) que envolve esta historia!
    Mas relembro mais uma vez, que neste momento precisamos de aproveitar a “onda” para implorar a intervenção das nossa autoridade, mais concretamente as diplomáticas!

    No entanto, obrigado por continuarem cá!

    Bem ajam…

    ResponderEliminar
  27. pessoal do blog,
    família Pinheiro:estamos aqui!!!

    querem sugerir e dar orientações????
    é mque neste momento já nem sei mais o que faça ou que acções podem ser úteis e proveitosas...
    orientem-nos

    beijos a todos

    a união faz a força e, como ouvi ontem num programa sobre a queda do muro de berlim:NÃO HÁ IMPOSSIVEIS!!!
    FORÇA E CORAGEM!

    ResponderEliminar
  28. Bom dia amigos,
    Foi bom ver na reportagem o Miguel e a Isabel. Foi bom ver algumas imagens da menina. Mas como já muitos disseram, que preocupação ouvir aqueles comentários frente à câmaras, como poderá ser quando ninguém está a testemunhar!!!

    Alguém saberá porque terá desaparecido o post do dia 8 no Blog Russo onde estavam descritos os passos da vida da Xaninha e as traduções dos processos de tribunal? Ou estarei a ver mal?

    Como já todos passamos para este post, quero também recolocar o texto que escrevi no post anterior, porque acho perfeitamente injusto quando se descredibiliza um povo, neste caso o nosso. Não é por a justiça ser tão má, que se deve dizer mal do povo! Simplesmente há muitos ciclos na vida dos países ao longo dos séculos, uns melhores do que outros.

    “”””
    Também vi os posts e comentários no Blog russo do dia 5 e do dia 8 de Novembro, e pelo que consigo entender, os russos baseiam-se agora muito mais em factos próximos da realidade e traduzem as próprias decisões do tribunal. Que os nossos comentários continuem a contribuir para que a história desta criança nunca fique esquecida.
    Vox e Teresa, tenho a certeza que felizmente nenhum de nós se reconhece na descrição desse povo “imbecilizado e resignado….”.

    Penso que os nossos grandes escritores (Guerra Junqueiro, Antero de Quintal) a par de uma crítica sempre tão negativa sobre o povo, deveriam também transmitir o sentido da participação activa e da solidariedade. Aí sim, há sempre tanto que se pode fazer. O tempo é que nem sempre nos permite uma maior disponibilidade. Vejam para nos ajudar com a auto- estima, Portugal escolhido 10 destinos para o ano 2010 pelo “Lonely Planet”. É bom ver que as nossas festas foram honradas nessa escolha.

    http://turismocristinaliranatal.blogspot.com/2009/11/portugal-e-destino-obrigatorio-em.html

    Por outro lado às perspectivas de Antero de Quental sobre o catolicismo poderemos opor “O livro negro do colonialismo de Marc Ferro, que descreve como foi consumado o extermínio dos índios na América do Norte, o Imperialismo e Globalização de Samir Amin que diz”a primeira fase deste empreendimento em desenvolvimento, organizou-se em torno da conquista das Américas, de acordo com as regras do sistema mercantil da Europa Atlântica daquela época. O resultado claro foi a destruição das civilizações indígenas e a Hispanização/Cristianização ou simplesmente o genocídio total, sobre o qual se construiu os EUA. O racismo dos colonos anglo-saxónicos explica porque é que o modelo se reproduziu em todo o lado, na Austrália, na Tasmânia (o maior genocídio da história), e na Nova Zelândia” ou a história da “Ku Klux Klan (também conhecida como KKK) pode ser considerada uma das organizações racistas mais atuantes e cruéis de toda a História. A KKK tem origem no sul dos EUA, principalmente em estados como Texas e Mississipi. Possui uma ideologia política de extrema direita e prega a supremacia branca e o protestantismo” ou seja tudo isto obra dos protestantes. Se isto não é ser” inimigo das nações e túmulo das nacionalidades”, não sei…

    Entretanto a tantos quilómetros de distanciam muitas pessoas de boa fé juntam s suas preces pela felicidade de uma criança””.


    Adm. do Blog e família Pinheiro, a Alexandra já foi salva uma primeira vez...

    ResponderEliminar
  29. Confesso que ontem pela primeira vez vi as imagens da entrega da Alexandra , pois das outras vezes nunca tive coragem de ver ate ao fim. As lágrimas correram-me pela cara, mas houve algo que eu reparei e me chocou imenso, foi o facto do sr João a ter largado do colo na porta da SS e dizer "A mãe que a venha buscar ai".. a forma como a largou... ao "Deus dará"
    Eu nem imagino como se deve ter sentido a Alexandra neste momento... abandonada! Não seria possivel naquele momento o casal ir leva-la la dentro, ate a Natália?? Seria necessário dar-lhe toda aquela sensação de abandono?? Bolas, largou-a assim daquela forma! Ainda hoje estou CHOCADA! Não fazia ideia!
    Como se sentira ainda hoje a Alexandra perante isso? A ultima imagem que tem do seu pai!
    Talvez isto agora nem interesse... Mas fiquei tão perturbada com este pequeno pormenor que desculpem tive que partilhar.
    Quanto ao resto esta tudo dito.

    ResponderEliminar
  30. Mel,
    eu já vi essas imagens e aquilo foi mais um acto de "protecção" e desespero...era preciso fazer alguma coisa perante tanto tempo de dramática dor...e com as lágrimas nos olhos com o desespero de quem quer por fim aquela situação o sr. João tomou uma atitude...
    a multidão estava a descontrolar-se,a xaninha chorava quase em estado de choque e a dona Florinda quase que desvanecia de dor...

    ResponderEliminar
  31. Miguel

    Obrigada.


    Mas as palavras "No entanto, obrigado por continuarem cá!" deixa-me um nó na garganta!

    Não consigo explicar mais!

    Mas continuo sempre!

    Graça Lobato

    ResponderEliminar
  32. Sinto-me abatida...
    Ando em baixo...
    Estou triste...
    Mas a minha tristeza será sempre infinitamente inferior à tristeza da Alexandra quando confrontada com uma nova e triste realidade!
    Fico por cá...mas não sou demasiado crente na nossa diplomacia...
    Desculpem-me a onda negativa que estou a passar! Sinto-me um nada...impotente perante uma situação que precisava ser resolvida da maneira mais improvavel!

    ResponderEliminar
  33. Boa tarde amigos!

    Novamente aqui para dizer (a quem não teve oportunidade de ver) que o casal Pinheiro esteve hoje no programa "Companhia das Manhãs" na SIC a comentar a grande reportagem de ontem.

    Fiquei muito emocionada (mais até do que a ver a reportagem), porque percebeu-se perfeitamente que o casal, sobretudo o Sr. João) já está muito descrente e consequentemente, desesperado.

    Mete aflição o seu desespero! Muito nervoso e angustiado!

    Na sequência do que o Miguel apela,informo a todos que ontem enviei um mail ao Presidente Russo e à delegação da Unicef na Russia.

    Por favor, não é difícil, basta aceder à página da Presidência Russa (já vos deixei 2 vezes o link).
    Enviem mails para lá, mesmo quem tenha mais dificuldade com o Inglês, envie em Português, pois penso que há-de haver alguém que consiga traduzir a mensagem.

    Penso que não basta enviar mails só para as nossas entidades, governo, etc....temos que apelar à Rússia.

    Obrigada!

    Miguel:
    Isso não é para nós...claro que continuamos todos por cá!!!! Não é preciso agradecer!

    Amigos, força , vamos continuar a trabalhar e, tal como o Miguel diz, "vamos aproveitar a onda".

    Ana Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  34. Mel,
    aquilo que se passou consigo, foi precisamente o que me aconteceu.
    Foi a primeira vez que tive coragem de ver as imagens da entrega da Xaninha e não tenho palavras que descrevam o que me vai na alma.
    Meu anjinho aqueles gritos expressaram bem o sofrimento a que foste submetida, o desespero era tão grande que sufoca.
    Minha querida apenas te posso dizer que enquanto mantiver os meus olhos abertos, nunca...mas nunca esquecerei aquelas imagens, permanecerás sempre na minha memória.
    Espero que um dia ainda sejas feliz, que essa felicidade apague todo este sofrimento a que os adultos te submeteram.
    Xaninha um beijo cheio de carinho e com muito amor.
    Nazaré

    ResponderEliminar
  35. Mel, eu também considero que a Xaninha terá ficado confusa, mas lembro que o Sr. João e o filho (Miguel) foram se despedir de Xaninha ao aeroporto.

    ResponderEliminar
  36. Mel, a D. Florinda, a madrinha e o padrinho da menina, depois disso ainda estiveram com a menina nos braços.

    ResponderEliminar
  37. Mel, tudo ali esteve mal.
    Bem pior acho, que foi ceifarem a vida desta criança daquela maneira eu jamais seria assistente social pois jamais faria aquilo o SR.JUIZ que fosse lá ele, e ouvisse aqueles gritos de socorro o sofrimento da xaninha terá sempre um rosto GOUVEIA DE BARROS.
    Devia ser expulso da magistratura.

    ResponderEliminar
  38. Olá boa tarde Amigos!

    Porque será que só não vê, quem não quer ver?!

    Obviamente que esta criança estava muito melhor com a família Pinheiro!

    Paula de Coimbra

    ResponderEliminar
  39. Apesar de toda esta situação tragica, ainda bem que a Russia tem aquela criança " debaixo de olho" algo que aqui em Portugal não aconteceu.
    Ontem vi a reportagem na Sic, e quero salientar um obrigada a todos deste blog, mas sobretudo ao Miguel e à Isabela, que apesar de acharem que fizerem pouco, eu acho que fizeram muito.
    Quanto ao juiz, infelizmente vivemos num pais de brandos costumes, considero um mero funcionario publico, com o seu horario das 09H as 17.00 H, às espera do seu ordenado ao final do mês, pago por todos nós que trabalhamos.
    O povo que fez o 25 Abril ja quase não existe, mas era bom que existisse para eliminar de vez este tipo de situaçoes.
    Apesar de tudo vamos continuar a ter esperanças. Esperanças de nunca perdermos o contacto com a nossa Xaninha, a esperança que:
    1º caso ela fique com a mãe, continua a ser seguida pela Protecção da Russia, que a familia Pinheiro continue em contacto com ela, e que todos em conjunto possamos enviar sempre bens para ela,de acordo com as suas necessidades para esta menina continuar a saber que existimos, e que apesar de não a conhecermos iremos ajuda-la na sua vida futura.
    2º Caso seja entregue ao orfanato, penso que ninguem ira contra o contacto da familia Pinheiro, e assim tambem continuarmos a acompanha-la.
    Vamos todos ter fé que o melhor será decidido para a sua felicidade.
    Paula SJM

    ResponderEliminar
  40. Obrigada Teresa, pelo endereço da presidência russa, já enviei mas não sei se seguiu!

    Obrigada

    ResponderEliminar
  41. Embora presente diariamente, nao tenho feito comentários. Hoje nao me consigo calar, é tempo de fazer os possiveis e os impossiveis para devolver a felicidade roubada á Xaninha. Quanto ao juiz devia ser expulso de Portugal, mas acho que a nossa prioridade para já é a Xaninha.

    Por ela vamos continuar SEMPRE.


    Fernanda (Mafra)

    ResponderEliminar
  42. Caros amigos

    Não tenho comentado mas estou em cima do acontecimento
    Não vi o programa desta manha mas vou ver mais logo.
    Quanto à GRANDE REPORTAGEM é de tal maneira triste tudo aquilo que nem sei que hei-de dizer.
    Já todos sentimos e dissemos o que nos ia na alma.
    Ameaças? Mas que é isto? Onde é que aquela gente é capaz de chegar?
    Fiquei apreensiva com as palavras da Natália. Isto do vinho é perigoso.
    É bom nem pensarmos em coisas tão más.

    Casal Pinheiro tenham coragem e principalmente muita FÉ. Costuma-se dizer que é o que nos salva.

    Também vou enviar mail.

    A tristeza é muita mas a esperança é maior.

    Obrigada ao Miguel pelas suas palavras.

    Um beijinho para a nossa Menina

    Isabel Ferreira

    ResponderEliminar
  43. Sr. Miguel

    Porque não colocam nos links, a sentença do Tribunal Judicial da Comarca de Barcelos?

    O link é este

    http://static.publico.clix.pt/docs/sociedade/sentencabarcelos.pdf

    Recomendo que leiam, cuidadosa e atentemente, desde a página 9, onde se lê, ponto 4. Discussão Jurídica da Causa, até à página 18.

    Vejam bem a excelente clareza, a boa visão, e a muito boa fundamentação da sentença de Barcelos, e depois comparem com a lenga lenga do colectivo de juízes de Guimarães, em que foi relator o juiz Gouveia Barros.

    É caso para dizer, esta juíza de tribunal de Barcelos, que é tribunal de hierarquia inferior, deveria era ser promovida e era quem deveria estar em Guimarães ou em outro qualquer tribunal de hierarquia superior.
    Não vos parece?

    E não ficaria mal que os autores da funesta sentença, fossem despromovidos e colocados no tribunal de hierarquia inferior.

    Depois veja-se isto (estas perplexidades):

    "Juiz que ordenou entrega de criança está arrependido"

    Fonte:
    http://www.destak.pt/artigos.php?art=30907

    depois compare-se com o dossié do jornal expresso:

    Fonte:
    http://aeiou.expresso.pt/sentenca-do-caso-alexandra-mal-explicada=f518461

    Finalmente, leia-se na Horta do Zorate, sob o título, "A redundância de Gouveia Barros, juiz do Tribunal da Relação de Guimarães..." a declaração do mesmíssimo magistrado aos jornalistas, de onde se evidencia, "Não há mães perfeitas".

    http://hortadozorate.blogspot.com/2009/05/redundancia-de-gouveia-barros-juiz-do.html

    Então, pergunto eu: ele estará mesmo, mesmo sinceramente arrependido, ou trará no bolso, um papel escrito, com o seguinte dizer " ENTREGAR SEMPRE, À MÃE BIOLÓGICA!" ???

    É que já não sei ...

    ResponderEliminar
  44. Verdade, o sr João também estava bastante perturbado e por isso fez aquilo para acabar de vez mas mesmo assim impressionou-me , mas ainda bem que ainda estiveram, com ela depois.
    Alias aquela entrega, foi horrorosa, e o aparato das pessoas a muito ajudou. Imagino que hoje a Alexandra ainda tenha pesadelos com aquele dia.

    ResponderEliminar
  45. Boa noite,

    O caso da Xaninha não foi um acidente de percurso, uma sentença inédita, um caso isolado.

    Aqui na minha cidade, as casas da segurança social que recebem as crianças em risco têm muitas histórias... inacreditáveis, cruéis. Não há outro nome, cruéis.

    Lembram-se sobre aquele caso das duas pequenas irmãs com muitos problemas psico-afectivos que eu conheci e falei-vos um pouco? Pois bem, ano passado, o juiz daqui deliberou que as duas meninas iriam para a adopção; já havia uma família interessada não em uma, mas nas duas meninas, considerando a importância em não as separar. A história é longa, mas não vou entrar em detalhes. Bem, a mãe bio conseguiu um advogado e este recorreu ao tribunal superior de Lisboa. Adivinhem??? O juiz deu "ganho" de causa à mãe biológica. Pequenos detalhes: A mãe teve 11 filhos. Todos foram para uma instituição, alguns já tiveram até filhos que por sua vez ... já estão também em instituição. Esta mãe não tem condições de exercer o seu papel de mãe, provavelmente essas crianças nunca serão devolvidas, mas também nunca serão adoptadas.
    Isto é ou não é uma sentença de morte lenta?

    Se cada um daqui, vasculhar um pouquinho, vai encontrar histórias dessas também em suas cidades e regiões.


    Porque será?

    Como o Miguel contou, a analogia que o tal juiz fez com o "emprestou e não quis devolver"! É isso. Essas crianças são COISAS para eles e Eles, são despreparados, incompetentes e mesquinhos.

    Estou cada vez mais revoltada.

    Angela, vou tomar a iniciativa e criar o email, sim?


    Abços

    ResponderEliminar
  46. Bom dia amigos

    Mais um dia pela Xaninha

    Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
  47. Olá Carla,

    É de facto revoltante que se continue a privilegiar as família biológicas, pobres meninas! Tem um trabalho muito nobre, Carla!

    Para além do email que pretende criar Carla, deveríamos continuar a insistir junto do Parlamento e do Governo no sentido de alterar a lei, que acha?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  48. Olá, bom dia

    O link para o programa de ontem - companhia das manhãs- com a presença dos pais afectivos da Alexandra é:
    http://sic.sapo.pt/online/video/programas/companhia-das-manhas/2009/11/caso-alexandra09-11-2009-1729.htm

    ResponderEliminar
  49. tudo é revoltante como alguem disse o sofrimento da alexandra tem a cara do juiz... esse homem é um verme ...

    ver os russos a dizerem que um tribunal deles nunca entregaria uma criança a uma mãe daquelas mostra bem a "qualidade" deste pseudo-profissional da justiça...

    uma vez uma amigo meu estrangeiro disse:
    " em portugal vive-se bem desde que não se fique doente e não se precise da Justiça ... senão é um inferno..."

    como agora o entendo...

    VAMOS CONTINUAR A LUTAR !!!

    XANINHA TU VAIS SER FELIZ

    Paula ODV

    ResponderEliminar
  50. Florinda e João Pinheiro acreditam que a menina russa será retirada à mãe biológica, mas, devido às dificuldades na adopção, reivindicam a urgente acção do Governo e sugerem como recurso a sua institucionalização.
    O casal de Barcelos que acolheu, durante quatro anos, a menina russa Alexandra Tsyklauri ficou "satisfeito" com a reportagem de ontem da SIC que, recordando os contornos mais importantes do caso, confirma os "problemas de álcool e demência" da mãe biológica, Natália Zarubina, que a família na Rússia "não é abastada nem tem casa com todas as condições", ao invés do que refere a sentença do Tribunal da Relação de Guimarães, e ainda que o pai biológico, o ucraniano Heorhiy Tsyklauri, "não saberá cuidar" da menor.
    "Retirar-nos Alexandra foi a maior vergonha da Justiça e Segurança Social portuguesa. Resta a mediação da diplomacia de Lisboa até dia 20, a tempo de a comissão constituída na Rússia retirar a menor à Natália e a bem da miúda esquecer patriotismos e justiça politizada, trazendo-a ao país onde nasceu", disse o pai de afecto. João Pinheiro admite, porém, que a ida para o orfanato russo talvez seja a principal hipótese - mas o casal de Barcelos só pode pedir adopção se durante seis meses nenhum russo o tiver feito. "É quase impossível para nós; ela é engraçada, inteligente, mediática", resignou-se em declarações ao JN.
    E entregá-la a Heorhiy? [pai biológico] "Não, mais vale o orfanato! Então, ele quis vendê-la por 30 mil euros, nunca deu um tostão mensal e agora faz-se de salvador? Diz-se encarregado de empresa, mas está cá há nove anos ilegal, será que o Governo protege clandestinos?!", indagou João Pinheiro. O barcelense não quis, contudo, comentar se está a contactar alguma família de acolhimento ou de adopção na Rússia que queira receber Alexandra.
    "Pela menina, vou até ao fim, sempre o disse e nunca houve qualquer 'impostorice'", respondeu, lacónico
    Jornal de Noticias

    ResponderEliminar
  51. Vox,

    Boa ideia, já está o link com a sentença de Barcelos.

    ResponderEliminar
  52. Александра,
    не забыть о вас

    Alexandra,
    não nos esquecemos de ti

    Alexandra,
    not to forget about you

    ResponderEliminar
  53. Já tentei assinar as cartas no blog russo,mas no memento de enviar nao consegui,pedi a opção anonimo,pois as outras penso que é preciso ter uma conta.Alguem pode me dizer se devo clicar em post comment???e depois que devo fazer???obrigados

    ResponderEliminar
  54. Александра,
    не забыть о вас

    Alexandra,
    não nos esquecemos de ti

    Alexandra,
    not to forget about you

    ResponderEliminar