sábado, 30 de maio de 2009

Caso Alexandra não deve ser analisado do ponto de vista patriótico

Nikolai Svanidzé, um dos mais conhecidos membros da Câmara Social junto do Presidente da Rússia, considera que, no "caso Alexandra", os interesses da criança devem ser postos acima do "ponto de vista estatal-patriótico".

"'Vencemos Portugal, a criança irá ser educada no nosso país'. Considero que aqui não se deve pensar em que país deverá ser educada a menina, mas pensar nela. E se lá os pais eram normais e aqui as condições forem realmente horríveis e a mãe for alcoólica... Se esta for tão desequilibrada e tão terrível no tratamento com a criança ao ponto de ser necessário privá-la dos direitos maternais, então isso deve ser feito e a menina deve ser entregue aos pais portugueses", considera Svanidzé, em declarações à rádio Eco de Moscovo e à Agência Lusa.

Este conhecido jornalista e historiador russo critica a posição daqueles que defendem que Alexandra deve viver na Rússia, mesmo que em condições difíceis.

"Não conheço os detalhes do processo, não sei com que idade ela (Alexandra) se viu em Portugal. Aqui, dentro de algum tempo, ela esquecerá o português e começará a falar russo. Isto é, se se puder chamar russo à língua com que a mãe irá falar com ela, a menina irá falar russo. Neste caso, a língua é secundária... O importante consiste no modo de vida que ela terá e o que lhe vai ser dito em russo", acrescenta.

Nikolai Svanidzé afirma que a Câmara Social, órgão consultivo junto de Dmitri Medvedev para Direitos Humanos e Questões Sociais, irá acompanhar o caso, mas não exclui a possibilidade de isso ser insuficiente.

"Pensa que as pessoas, toda a nossa respeitada Câmara Social, da qual sou membro, irão constantemente à terra onde vive a criança para verificar em que condições ela vive?.. Foram desvendados muitos crimes que tiveram grande ressonância no nosso país e que estiveram sobre o controlo dos mais altos dirigentes do Estado?", interroga Svanidzé.

"O mesmo se passa neste caso. Se a mãe for tão terrível como se escreve, o destino da criança também será terrível", frisou.

"Penso que temos forças e braços compridos, incluindo da Câmara Social, para acompanhar este caso. Mas se não se conseguir privar a mãe dos direitos maternais e ela continuar a humilhar a criança... pobre criança", acrescentou.

Nikolai Svanidzé reconhece que o problema da adopção na Rússia é um "problema terrível".

"Todos nós falamos dos americanos que maltratam as nossas crianças por eles adoptadas. Se se comparar a percentagem de maus tratos em relação às nossas crianças nas famílias americanas e a percentagem de maus tratos e de mortes de crianças nas nossas famílias biológicas, para já não falar das famílias de acolhimento, a percentagem, falando suavemente, não nos é favorável", sublinhou.

"Trata-se de um problema ético, moral. A situação das crianças é pesadíssima, temos um baixo nível de responsabilidade paternal. Semelhantes situações são analisadas, no nosso país, do ponto de vista estatal-patriótico", lamentou.

A menina Alexandra, de seis anos e filha de uma imigrante russa, estava à guarda de uma família de Barcelos, em Portugal, há quatro anos, mas uma decisão do Tribunal da Relação de Guimarães, confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça, determinou que fosse devolvida à família biológica, apesar dos problemas de alcoolismo que os técnicos referenciaram na mãe. O pai, um imigrante ucraniano, vive em Espanha.

A criança, que fala apenas português, passou a viver recentemente com a mãe e a avó numa cidade russa, a 350 quilómetros de Moscovo.

Jornal de Noticias - 30 de Maio de 2009



5 comentários:

  1. A Alexandra desconhece qual vai ser o seu futuro e não entende nada de orgulho patriótico nem percebe o que é um conflito diplomático, o que ela sabe é que tinha uns papás que a amavam e que a rodearam de tudo que a poderia fazer feliz, só quer ser feliz! A inocência precisa de protecção, muito amor, e que recepção ela teve de palmadas?Não entende porque está a viver com aquelas pessoas, naquele casa feia e estranha, a dormir naquela cama horrível, porquê a sua Lúcia há-de estar presa a uma corrente, porquê tudo isto? Ela não sabe os porquês, mas nós sabemos!
    Este senhor representante da Cãmara Social Russa demonstra sensabilidade para uma boa solução para a menina, oxalá que se pudesse estender a outras organismos estatais.
    Apelo veeamente a quem de direito que a Alaxandra não quer contagem de espingardas, seguramente, quer os seus papás, o seu quarto, os seus brinquedos, o afecto que deixou na família afectiva,o ambiente, os amiguinhos é isto o interesse superior dela e não orgulhos, ela não sabe o que isso é.Se a mãe biológica lhe conseguir dar muito amor(?)Então temos a Alexandra uma menina feliz, isto pode ser mesmo ficção!
    QUANDO DO CASO MADIE HOUVE INFLUÊNCIA DIPLOMÁTICA, OS MÉDIA, FIGURAS PÚBLICAS, RONALDO FIGO,etc.,etc.. todos se interessaram pela criança, porque não agora com a Xaninha? Duas crianças com destinos diferentes. Estas pessoas deviam ser sensibilizada para que adiram à causa.
    Fazer chegar à Assembleia da República, aos grupos parlamentares, um grande PROTESTO pelo que foi feito a uma criançaa e se debruçarem problemas que envolvem crianças que não pediram para nascer...A Alaxandra foi um FAZ DE CONTA, assim foi vítima de uma má decisão um horrível equívoco e irreparável.
    A família portuguesa mostrou que ama a Alaxandra, não é um caso de oportunismo nem são eles mediáticos para constarem dos anais das odopçôes famosas, nem são americanos, são pessoas simples que querem o bem da Alexandra. Vamos admitir que a mãe vai ter cuidado, porém quando o pó assentar e ela negligenciar a menina na alimentação,no vestuário,na educação e se se vier a verificar que continua a viver num antro de álcool e falta de higiene, de maus tratos? Institucionalizá-la, oh meu Deus!, NÃO POR FAVOR NÃO!...A Alexandra só quer miminhos e muito amor, senhores autoridades russos, deixem esta criança ser feliz, já que as autoridades portuguesas falharam. OS DIREITOS UNIVERSAIS DA CRIANÇA, onde ficam? Sr. Putin, olhe os olhos da ALEXANDRA, quando estiver a navegar na net, que lhe dizem eles?

    ResponderEliminar
  2. Meu Deus o horror desta criança quando foi abropetamnte retirada dos pais afectivos será que tamanho sofrimento não chegou ao coração daquela mãe que em tempos a rejeitou.Sou mãe e no lugar dessa mãe, embora nunca fizesse o que ela fiz,cortava-me o coração(ainda mais doque aos anonimos que ali estavam) ouvir aqueles gritou de panico. Agora com as palavras daquele ministro russo surje em mim ua esperança que a menina regresse ao menos provisoriamente até ela poder escolher. Perante isto e porque sou mãe, peço aos pais afectivos que lutem e tenham força embora em algumas vezes talvez não saibam a onde as ir buscar.FORÇA

    ResponderEliminar
  3. quero que com esse comentario dar força e esperança a esses pais que desde os 17 meses cuidaram da pequena alexandra com amor e carinho nao deixei de lutar sempre ela merece. tambem sou mae e ao ver aquelas imagens em frente ao tribunal percebi o desespero de ambas as partes tenhas forças deus ainde ajudar vos . outra coisa façam tudo para que a comunicaçao televisiva nao vos esqueçam ela e um pedaço muito importante. ja agora se alguem famoso o famosa ler isso queria que pensasem que podem ajudar essa familia ,

    ResponderEliminar
  4. Este caso foi um erro, agora os nossos Governantes que fassam alguma coisa não é só pensar em eleiçoes, mas sim ajudar quem os elege, sempre que for preciso,e não ignorar quem deles precisa numa hora destas!!!!È nestas alturas que me arrependo de votár,se é um dever de todos nós onde está a obrigação dos nossos governantes?????????????

    ResponderEliminar
  5. Tenho mesmo pensado onde estaria o juiz com a cabeça para tomar uma decisao como esta. Eu nao sou juiz nem para lá caminho,mas de certeza k faria melhor o lugar dele. O meu medo é k tudo isto passe e a menina seja eskecida. Tenho uma menina com a mesma ideda e morria se ma tirassem. Imagino o medo em k a alexandra deve viver. So peço k se continuem a fazer coisas destas,k nao deixem morrer o caso enkuanto nao houver alguem com coraçao e poder de a devolver ao lugar dela, AO SEU PAÍS NATAL E AO LADO DE KEM A AMA D VERDADE. Alexandra,volta a Portugal.

    ResponderEliminar