terça-feira, 26 de maio de 2009

Parece-me importante destacar.....

Parece-me que todos nós devemos ver este comentário deixado neste blog:

Dear João Pinheiro и Florinda Esmoreça,
We, Russian parents, are greatly distressed for little Alexandra.
We also have children, and the most important thing for us is their well-being, even if it brings to our personal losses.
Probably, politics, ambitions and egotism of the adults are involved in this case. But we do not show pseudo-patriotism, we believe that children must live in the place where they feel well, where they are taken care for - and not necessarily in their motherland.
We cordially wish you wisdom and self-restraint and sincerely hope that you will succeed in keeping relations with Alexandra and in finding understanding with her present-day family. We can imagine how hard it is for you and for the girl.
Do recollect courage and patience. WE will follow the events with great attention. You can count on our support and sympathy.

The Russian forum of the St.-Petersburg parents.

19 comentários:

  1. Acho que é altura de os portugueses deixarem de assistir a estas injustiças, sempre sentadinhos e sem fazer nada! É sempre o deixa andar!

    Que tal uma manifestação à porta do júíz ou uma vígilia em frente à embaixada da Rússia?

    Lembro-me de os portuguesesse se terem manifestado aquando do problema de Timor, e inclusive terem feito um cordão humano.

    De que estamos à espera??

    Sofia Fevereiro

    ResponderEliminar
  2. Uma mensagem de grande significado!!

    Dear sirs,
    We thank you for your support...
    And for your message which has a great meaning to us!
    THANKS.

    ResponderEliminar
  3. BONS PAIS EXISTEM EM TUDO MUNDO!!

    Good parents are in all world!!!

    Thanks Russian parentes for your understanding...

    Please in your countrie help this little girl to be happy!!!

    ResponderEliminar
  4. Russian forum of the St-Petersburg parents
    Help Alexandra, please!
    Be persistents to the russian government. The portuguese decision was a bad mistake...
    We believe that the Alexandra happiness is with her love parents.
    We thank you very much for your support.

    ResponderEliminar
  5. Desculpem, mas será que alguém poderá traduzir este comentário? Agradecia muito.

    Quanto aquilo que podemos fazer eu estou disposta a ajudar naquilo que for necessário.

    Acho uma crueldade o que fizeram com esta menina por isso não vou descansar enquanto não houver certezas que ela está bem (e com certeza não será com a mãe biológica).

    Ela tem uma família que a ama muito por isso deveria voltar (coisa que acho muito difícil) mas a esperança é a última a morrer.......

    Que nossa Senhora de Fátima guie o teu caminho Xaninha e te traga de novo a Portugal para junto da tua família.

    ResponderEliminar
  6. PRIMEIRO AS CRIANÇAS!


    VANESSA

    Vanessa tinha cinco anos. Morava, há meses, com a avó, o pai e a tia. O seu corpo foi encontrado a boiar no rio Douro e marcas de queimaduras revelavam que a morte não se devera a afogamento. Agonizou durante três dias, morreu sufocada e os seus familiares tê-la-ão transportado, morta, por mais de dois quilómetros, para ocultar o crime, lançando o corpo ao rio.Em Dezembro de 2004, e por razões não esclarecidas, a avó de Vanessa, Lola, decidiu que queria a menina. Tirou-a madrinha, uma mulher que desde o primeiro ano de vida cuidara dela, e pediu a sua custódia.Até morrer, em Maio, Vanessa foi sujeita aos mais variados maus tratos. Diz a acusação que era fechada em quartos escuros sempre que se portava mal. Que era espancada e que passara a ser uma menina triste e assustada. Que, nos cinco meses que morara com a família de sangue, regredira. As técnicas do Instituto de Reinserção Social (IRS) que acompanhavam o caso da criança nunca se aperceberam da sua amargura. No dia anterior à agressão fatal, estiveram na casa da família e viram a criança. Para elas, Vanessa poderia ser amada naquela família, tendo por isso sugerido ao juiz que a entregassem à avó, que ficaria com a custódia legal.No dia seguinte, longe dos olhares dos responsáveis do IRS, terminava o calvário da menina. Porque se recusara a dizer que gostava mais da avó do que da madrinha, Vanessa terá sido mergulhada em água quente.

    ESMERALDA

    A menina que é disputada por dois pais, foi entregue hoje ao pai biológico, Baltazar Nunes, com quem irá passar a época de Natal, aos gritos num momento dramático. A entrega da criança foi efectuada às 12h30m no Tribunal de Torres Novas, deixando os pais afectivos Adelina Lagarto e Luís Gomes.
    “Pai vamos embora daqui” e “não quero ir” foram duas das afirmações de Esmeralda, citada pelo sargento Luís Gomes. A entrega foi efectuada sob fortes medidas de segurança onde os jornalistas ficaram na rua e até à mãe biológica da menor, Aidida Porto, foi impedida pela polícia de se aproximar.

    ALEXANDRA

    A estação de televisão russa NTV revelou imagens que mostram a mãe biológica da menina de seis anos que foi para a Rússia com a mãe biológica por ordem judicial a dar violentas palmadas na criança e a empurrá-la, quando a pequena Alexandra pedia para ir ter com Valéria, a irmã russa.
    As imagens que chegaram ontem a Portugal desde logo motivaram a indignação de toda a família de acolhimento, principalmente dos pais.
    “É para isto que nos tiraram a menina. Imaginem o martírio que está passar”, disse o pai da menina bastante revoltado com o que tinha visto.

    ResponderEliminar
  7. Continuação:Estas três reportagens introdutórias a este texto tem como objectivo recordar e alertar as mentes mais ‘’distraídas’’ para esta forma cega de aplicar a lei da biologia acima de qualquer outra questão, esquecendo como é óbvio o bem-estar dos envolvidos, neste caso, as crianças.

    Urge alertar o mundo e urge mudar as leis.

    As crianças não podem continuar a ser tratadas como objectos com título de propriedade passado ao ser humano com a sequência de ADN mais compatível.

    No caso de Vanessa, a criança estava bem com a madrinha, era feliz, era bem tratada mas quem tinha a responsabilidade de julgar, não julgou pela continuação do seu bem-estar, nem pela sua segurança. O que falou mais alto foi apenas e só o ADN. A criança acabou assassinada barbaramente, agonizando durante 3 dias apenas porque gostava mais da madrinha em vez da avó que a maltratava em bases regulares. A justiça fez justiça e condenou a avó e o pai. E a Vanessa? O que fizeram por ela, para evitar que morresse e que sofresse o que sofreu?

    Esmeralda, caso sobejamente conhecido e do qual tenho falado continuamente é outro caso escandaloso da nossa praça. Mau grado os erros dos adultos envolvidos, a justiça decide que é Esmeralda quem deve pagar a pena! O pai biológico que só a ama depois dos famigerados testes de ADN pagos por todos nós contribuintes, não perdendo um minuto de sono nesse tempo (1 ano e 12 dias exactamente), se a filha teria que comer, que vestir, se estaria doente. Sem provas não há amor e muito menos auxilio! A mãe biológica que face ao abandono do pai biológico resolve entregar a criança a um casal em vez de entrega-la numa instituição (sinceramente, tenho alguma dificuldade em considerar esta acção uma acção desprezível, já que foi obviamente preferível que a criança crescesse num meio familiar em vez de aos caídos num qualquer ‘’ajuntamento de órfãos’’), os pais afectivos que em desespero de causa e por amor aquela que já consideravam filha não tentaram um qualquer acordo com o pai biológico que lhes permitisse um acompanhamento do crescimento da criança. (Se os entendo? Entendo! Eles não o conheciam de lado nenhum, desconheciam se ele teria capacidade para tratar da miúda, entregar assim um anjo só E DIGO SÓ, porque o ADN ''manda''?? Quantas vezes há-de a madrinha de Vanessa pensar que mais valia ter fugido com ela em vez de entrega-la à morte??) Continuando…Mau grado todos os disparates de todos os adultos, a justiça decide implacável. Esmeralda é retirada aos gritos dos pais que sempre conheceu e foi viver com pessoas estranhas, para uma casa estranha, com colegas novos, numa escola nova e ninguém meteu a mão na consciência sobre que mal teria feito aquela criança ao mundo para semelhante provação? Eu digo-vos o mal que Esmeralda fez: Foi sobreviver a uma gravidez não acompanhada e apesar de todos as provações estar aí, bonita, forte e normal. Agora tem tudo, até demais. Dois pais, três mães e até um soberbo candidato a padrinho que destila ódio em cada palavra que escreve e cada golfada de ar para novo fôlego é apenas e só para expirar maledicência e calúnia em todas as direcções. É por amor a Esmeralda perguntarão vocês?

    ResponderEliminar
  8. continuação:Como se ele nem conhecia Esmeralda quando prometeu a Baltazar no início da batalha na blogosfera: ‘’Até os comemos!!’’ (Nota-se a ‘’finesse’’ da criatura) É ódio, é ressabiamento, é frustração, é necessidade de ser paparicado, é uma profunda demência de quem quer ser conhecido e reconhecido. Acham que alguém que é realmente bom e que gosta de ajudar o próximo passa a vida anunciando na net o que dá e o que deu? Acham que alguém que é realmente bom tira prazer de provocar dor e mágoa a uma criança? É notoriedade o que a criatura procura e a Esmeralda é a via verde para as LUX, VIP’s e poder político.

    Quando à Alexandra, ontem, à hora do jantar para horror de quem assistia, as televisões portuguesas emitiram uma reportagem duma TV russa (pelo menos não podem acusa-las de parcialidade) em que a mãe biológica claramente alcoolizada caluniava a família de acolhimento da filha e agredia a criança sem um mínimo de amor e carinho nos seus olhos. Quem julgou o futuro de Alexandra achou que era justo para a mãe viver com a filha mas, é justo para a Alexandra? Incorporada como se uma coisa se tratasse numa miserável família degradante que sonham em processar a família de acolhimento e daí retirar dividendos, com uma mãe alcoólica que não nutre por ela qualquer tipo de amor ou carinho. A senhora estava completamente enfadada e profundamente irritada com uma birra duma criança.

    Não sejamos mais papistas que o papa. Não é a palmada que me choca. Todos os pais e mães já em alguma altura deram uma palmada nos filhos para controlar uma birra. Já não é normal que o façam em frente a uma equipa de reportagem e menos ainda quando essa criança não revê o pai ou mãe como figura parental.

    Uma criança recém retirada ao seu meio familiar e entregue aos pais biológicos terá que obviamente passar por um período de adaptação. Adaptação essa que terá muitas birras e muitas fitas. Quantas vezes os nossos filhos, nunca tendo conhecido outros pais não nos dizem cara-a-cara numa birra: Não gosto de ti!??? E são nossos, são criados com amor e carinho e sabem-no!! Agora a Alexandra não tem esses sentimentos pela mãe biológica. A mãe biológica abandonou-a, não cuidou dos seus interesses básicos, como alimentação, higiene e carinho. A Alexandra não lhe deve amor e carinho. É a mãe que está em falta, que tem uma ‘’conta por pagar’’ monstruosamente grande para com a filha e o que faz à 1ª birra da criança?? Profundamente enfadada bate-lhe perante as câmaras da Tv.

    Dir-me-ão que quem julgou estes casos, apenas aplicou a lei. Que seja! Mudemos as leis então.

    ResponderEliminar
  9. continuação:Façamos leis que protejam as nossas crianças de progenitores que não deveriam ter direito a procriar!!!!!

    Acabe-se esta cega ligação ao ADN.

    As crianças não são objectos que se possam colocar na prateleira enquanto os adultos decidem e voltam a decidir, hesitam e duvidam. Ora agora não amo, afinal já amo. Ora agora não a quero que prefiro andar bêbeda pelas ruas, ah afinal estou muito arrependida, venha para cá a miúda.

    Mude-se as leis já!!!
    Pai ou mãe que abandone, que tenha perdido o poder parental, que demonstre profundo desinteresse pelo bem-estar do seu filho ou filha antes de testes de ADN, pais que põem em risco os seus filhos devem passar por um rigorosíssimo controlo de qualidade antes sequer de lhe ser permitido aproximar dos seus filhos.

    Entregas de crianças que estão bem, que são amadas, que são bem tratadas e que revêem as famílias de acolhimento como figuras parentais devem ser rigorosamente estudadas. ACABE-SE COM ESTE ‘’TOMA LÁ, DÁ CÁ!

    Não quero com isto dizer que sou contra a que um adulto que cometeu erros não possa redimir-se dos mesmos. PODE. DEVE!!!! Mas não pode redimir-se dos erros cometidos fazendo mais um! Isto é continuar a infligir maus tratos!!! Já não basta o que lhes fizeram (abandono, desinteresse, maus-tratos variados) e depois ainda lhes ROUBAM COM A MAIOR CARA DE PAU as únicas pessoas que lhe trouxeram felicidade e amor à vida????????????

    ISTO É PROFUNDAMENTE INADMÍSSIVEL E DEIXA QUALQUER SER HUMANO (DIGNO DESSE NOME) DOENTE.

    Altere-se a lei já. A criança primeiro que os adultos. A biologia vale o que vale. Afinal aquela pessoa (Pai ou mãe biológico) só significa que tem um maior número de genes idênticos porque no fundo todos nós seres humanos partilhamos o mesmo ADN.
    Entenda-se de uma vez por todas que primeiro estão as crianças e aquilo que é melhor para elas. E melhor para elas será serem amadas e bem tratadas. Corra-se de vez com esses pais biológicos que não assinam para os filhos serem entregues para adopção e os pobres crescem abandonados em instituições degradantes. Ignore-se as pretensões de pais e mães que já tendo demonstrado desprezo pela segurança e saúde, que tenham recusado auxilio e protecção dos seus filhos gritam agora : Aqui dél rei que é meu! Querem conviver com os seus filhos que já anteriormente abandonaram ou ignoraram? Comecem de baixo, subindo um degrau de cada vez mas NUNCA arranca-los da sua família onde são felizes e onde encontraram o amor e a protecção de que por um motivo ou outro não lha deram quando foi preciso.

    Senhores legisladores deste país, é hora de mudar as leis e é hora de pensar no bem-estar das nossas crianças. Quantas mais vitimas terão que existir para verem aquilo que eu vejo? Chega de crianças aos gritos arrancadas ao seu lar. Chega de crianças assassinadas e espancadas em horário nobre.
    BASTA!!!!!

    PRIMEIRO AS CRIANÇAS!

    ResponderEliminar
  10. Ai angel angel!!!!
    Falas muito mas misturas tudo no mesmo saco!
    Baltazar há muito que mostrou amar incondicionalmente a sua filha! Jamais a exporia como gostarias!
    Vamos por então todos os polícias no mesmo saco? Serão todos os assassinos que o Cabo Costa foi??
    Não misturem os casos!
    Esmeralda esté bem e recomenda-se!
    Felicidade estampada na menina é o que não falta...em vez de Risperdal!

    ResponderEliminar
  11. Gente que despreza os filhos só pode estar mesmo no mesmo saco.

    Este anónimo veio do Esmeralda sim que pelos vistos quando se lhe pediu que publicasse o apelo por Alexandra,recusou alegando que os pais afectivos são oportunistas,e que a Alaxandra tinha que seguir a via indicada,biológicamente falando.

    Portanto quêm precisa de Risperdal é aquela gentinha sem coração.

    ResponderEliminar
  12. Olhe Dona Ana Rita...
    Não ponha palavras na minha boca!!!
    Jamais achei que este casal agiu mal em momento algum!!!
    Não fale do que não sabe...
    Este casal até tentou ajudar a mãe!
    Este casal não foi do mais decente possível...
    Esta mãe é que não está psiquicamente saudável para educar uma criança! Tem claros desvios...
    Se fosse uma boa mãe...
    O próprio casal disse em entrevista que se soubessem que Alexandra iria ser bem tratada e fosse para onde lhe fosse dado muito amor e carinho nada teriam feito contra! Mas sabiam muito bem com quem estavam a lidar! Sabia e conheciam em primeira pessoa a Dona Natália! Não fora de ouvir falar!
    Seja correcta para comigo!
    Estou aqui para ajudar e não prejudicar!
    E acho que são dois casos muito diferentes!
    Olhe que não me considero "gentinha sem coração". No meu coração há espaço para todos: os que me compreendem e os que não me compreendem!
    Não me compreende? Paciência...
    Agora que estou aqui de peito aberto para ajudar e apoiar este casal...lá isso estou!
    Cada caso é um caso!
    É muito fácil julgar...agora julgar bem...Quase ninguém consegue!! Somos na maioria das vezes demasiado ásperos...assim como a senhora foi comigo!
    Mas olhe...estendo-lhe a mão em cumprimento! Se me quiser dar a sua, é bem vinda e aceite!
    Antes do mais este caso requer união...e não desavença!
    Repito: para mim cada caso é uma caso!

    ResponderEliminar
  13. Eu gostaria que me explicassem o que se pode fazer perante uma decisão tomada por um tribunal português de entregar a criança à mãe, penso que em Portugal nada mais se pode fazer, agora tem que ser um tribunal russo a alterar esta decisão, correcto? Ainda não consegui perceber se podemos ou não ajudar esta criança, devolvê-la aos pais adotivos. Eu como mãe este caso dá-me uma grande revolta, é o País que temos. Que Deus nunca mais dê um minuto de paz aos juizes deste caso, por tudo que este anjo está a passar e passará.

    ResponderEliminar
  14. Peço desculpa...
    No comentário das 17h35m...Queria dizer:

    "Este casal foi do mais decente possível"
    Peço desculpa pelo lapso.

    ResponderEliminar
  15. Please, make a site multilingual.
    With Russian and English.
    At least with English.

    WE SHOULD MAKE COMMON CAUSE.

    St.-Petersburg parents

    ResponderEliminar
  16. VOLTO A RELEMBRAR, A IDEIA DESTE BLOG, E POR ISSO É QUE ESTOU AQUI, É AJUDAR A ALEXANDRA, E NÃO TROCAR CALÚNIAS...

    ResponderEliminar
  17. «Please, make a site multilingual.
    With Russian and English.
    At least with English.»

    Why do not use Google Translator? Like I need to use to read the some jokes writen by the russian press...

    Best regards

    ResponderEliminar
  18. Quando eu defendia o casal de Barcelos diziam-me "a criança foi para a Rússia com a MÃE e ao que parece vai viver também com a AVÓ e a uma IRMÃ mais velha" viram só a cara de louca da "mãe" quando deu as palmadas à menina, e viram também a reacção da da "avó" nem mexeu um dedo para a defender, isto é avó. Todos nós concerteza já fomos defendidos pelas nossas avós. VAMOS SALVAR ESTE INOCÊNTE!!! Eu acho que devemos começar a pensar em arranjar um bom advogado russo para começar o processo na russia. Não acham?

    ResponderEliminar
  19. Lots of people in Russia and Russians around the world are with you and wish that girl to be returned home(Portugal). So you can expect a lots of support with Russians (us), Just don't give up. Do what ever it takes to get her back.
    If oficials can not help - REMEMBER MONEY IN RUSSIA CAN DO EVERYTHING.

    ResponderEliminar